Cidadeverde.com

SDR apresenta programas sociais para firmarem parceria com técnicos do IFPI

O secretário Francisco Limma se reuniu em Oeiras, com um grupo de professores do IFPI dos municípios de Oeiras e Floriano para apresentação do Programa Viva Semiárido, Programa de Aquisição de Alimentos e Crédito Fundiário afim de construírem uma proposta de parceria técnica de aproveitamento de docentes, bolsistas e técnicos na capacitação e acompanhamento das famílias beneficiárias destes programas no território e para os técnicos que farão a inspeção sanitária no abate de animais dos matadouros que estão sendo construídos pela SDR.

Além da capacitação, o secretário incentivou o IFPI a elaborar  editais que permitam a instituição a aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação dos estudantes. “É preciso buscar parcerias com as diversas entidades. Precisamos aprimorar a produção, mas essa produção também precisa ser adquirida para que o ciclo da sustentabilidade aconteça. O nível do corpo docente do IFPI é muito bom e fiquei muito animado com a boa receptividade deles para o que foi proposto”, disse Limma.

Além dos professores, participaram da reunião o presidente do STTR de Oeiras, vereador Gilmar Fontes, o assessor Nelson Júnior, o coordenador regional do Programa Viva Semiárido, Osvaldo Vieira Filho, o coordenador regional da Adapi, José Luis Guedes, e os diretores gerais do IFPI de Oeiras e Floriano, Sebatião Pereira e Odimógenes Soares  Lopes.

“Foi muito oportuna a proposta apresentada pelo secretário Limma no sentido de desenvolver realmente as cadeias produtivas do território Vale do Canindé. Nesse sentido, com seu corpo docente e técnico vem a somar nessa parceria. O nosso próximo passo é reunir nosso corpo docente e técnico para preparar um projeto com as cadeias produtivas prioritárias para poder apresentar à SDR”, disse o diretor do IFPI, Sebastião Pereira.

 

[email protected]

Prefeitura assina convênios para pavimentação em Oeiras

O prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes, assinou nesta quarta-feira, 29, em Teresina, três convênios para pavimentação poliédrica de novas vias no município.

Os acordos para a execução das obras foram assinados com a presidente da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Gilvana Gayoso. As comunidades atendidas serão: Conjunto Wellington Gonzaga e os povoados Malhada Grande e Briona.

Mais obras

A Prefeitura de Oeiras também está investindo na recuperação e abertura de estradas vicinais na zona rural do município. Na última semana, o prefeito Zé Raimundo visitou obras estruturantes em diversas comunidades rurais.

Foi concluída a estrada que liga o povoado Boa Nova ao município de Inhuma, benfeitoria que vai facilitar o acesso entre as duas cidades. A Prefeitura também finalizou a estrada da Malhadinha do Meio à comunidade Escalvado e iniciou a abertura de estradas nas localidades Formosa, Iran Canadá e Barra do Rio.

Também na última semana, Zé Raimundo entregou a reforma da quadra esportiva da Escola Municipal Agrotécnica (antigo Colégio Agrícola), no Bairro Uberaba. Com o investimento da Prefeitura, a quadra ganhou novo piso, alambrados, traves e estrutura de iluminação.

Fonte: Ascom
[email protected]

Defensora debate violência contra mulher na zona rural de Oeiras

A defensora pública Karla Andrade, titular da 2ª Defensoria Pública Regional de Oeiras, participou de uma roda de conversa sobre o empoderamento feminino e o fim da violência contra a mulher na localidade Contentamento, zona rural da primeira capital do estado.

O evento realizado pela parceria das secretarias de Saúde e Assistência Social do município e a Ordem dos Advogados do Brasil Oeiras contou com a presença de mulheres e também de homens do povoado.

Na oportunidade, a defensora abordou  a importância dos movimentos sociais na luta pelo fim das diferenças de gênero, dando ênfase ao trabalho da Defensoria Pública nessa área, buscando sempre encorajar as mulheres que recorrem à instituição no sentido de que não se submetam a qualquer forma de violência.

“O ambiente, a igreja do povoado, favorece uma atmosfera de cumplicidade. E naquele momento, homens  e mulheres se sentiram a vontade para questionar, sugerir e consultar. Eu acho indispensável este movimento de aproximação. Muitas causas se resolvem extrajudicialmente, mas para que a Defensoria possa executar satisfatoriamente seu papel, tem que conhecer a realidade local”, afirma Karla Andrade
 
Fonte:Ccom
[email protected]

Prefeito vai a Brasília em busca de investimentos federais

O prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes, está em Brasília em busca de investimentos federais para o município. Nesta terça-feira, 28, o gestor esteve reunido com a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Anasenko Marcelino.

No encontro, o gestor encaminhou o termo de referência de planilha orçamentária para execução do projeto básico de engenharia, que contempla a segunda etapa dos serviços de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Oeiras. A obra está avaliada em R$ 742 mil.

Zé Raimundo também teve uma audiência com o secretário nacional de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo, José Dória. No órgão, que é vinculado ao Ministério da Agricultura, o prefeito pleiteou a aquisição de máquinas agrícolas e retroescavadeiras. “Queremos um incremento das atividades do nosso homem do campo, no tocante ao preparo do solo e construção de tanques para piscicultura”, planeja o gestor, que na ocasião estava acompanhado pelo deputado federal, José Maia Filho.

No início de março, a Prefeitura de Oeiras, através de parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Seca (Dnocs), adquiriu cerca de 200 mil alevinos junto à estação de piscicultura ‘Ademar Braga’, em Piripiri. Em breve, os alevinos serão distribuídos para incentivar à piscicultura no município.

Com três meses à frente da Administração Municipal, esta é a segunda vez que Zé Raimundo visita à capital federal em busca de parcerias e investimentos para Oeiras. No início de janeiro, o prefeito foi a Brasília participar de audiência com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, com o objetivo de captar recursos para obras de infraestrutura no município.

 

[email protected]

Conselho Tutelar entrega menina raptada à família em Brasília

O Conselho Tutelar de Oeiras devolveu à família, a garota de 11 anos, raptada de Ipameri-Goiás na última quarta-feira(22). Uma conselheira foi com a criança, nesta segunda-feira(27), até o aeroporto de Brasília-DF onde a entregou para mãe, que estava acompanhada de conselheiras tutelares da cidade natal. 

Ao contrário do que ocorreu no fim de semana, quando a garota teria demonstrado que não queria retornar para casa, nesta segunda ela havia mudado de opinião. “Nós saímos de Teresina às 6h10 da manhã e no avião ela estava apreensiva, nervosa, mas disse que estava ansiosa para voltar. Ontem, ela já queria voltar para casa”, informou a conselheira, que pediu para não ser identificada. 

A garota, de iniciais R. F. B., foi encontrada na noite da última sexta-feira(24), na casa do irmão do auxiliar de serviços gerais, Regivaldo Quirino de Araújo, 38 anos, em Oeiras, dois dias depois que os eles haviam deixado Ipameri, no sul de Goiás. A menina havia saído para a escola e não retornou mais para casa. 

As investigações policiais apontam que Regivaldo aliciava a menor desde dezembro do ano passado e a ludibriava com falsas promessas. O suspeito chegou dar uma aliança de “compromisso” para a criança, prometendo casar com ela. Ele foi autuado por estupro de vulnerável. 

Um laudo de conjunção carnal foi feito na garota pelo Serviço de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sexual (Samvvis) e deve ser encaminhado à polícia nos próximos 30 dias.


Caroline Oliveira
[email protected]

Menina de 11 anos raptada diz que saiu por vontade própria

A criança, de 11 anos, que foi raptada em Ipameri-GO e achada em Oeiras-PI, com o suspeito do crime, informou ao Conselho Tutelar da cidade que saiu de casa por vontade própria. A criança passa por exames em Picos, para detectar uma possível conjunção carnal. O suspeito, Regisvaldo Quirino de Araújo, 38 anos, foi preso. 

De acordo com uma conselheira tutelar, que não quis se identificar, a garota afirma que quis sair de casa porque, supostamente, era maltratada pela mãe e diz não querer retornar para a família. 

Os familiares foram informados e devem estar a caminho de Oeiras para buscar a criança. “Ela está tranquila, um pouco assustada com o que aconteceu, mas está bem. Ela diz que não quer voltar para casa, mas estamos acionando uma psicóloga para conversar com ela”, afirma a conselheira.

A conselheira relata que fatos como são denunciados ao Conselho ou à Secretaria de Direitos Humanos. “Não é comum, mas quando as pessoas presenciam menores com uma pessoa mais velhas elas denunciam”, destacou. 

Entenda o caso

Regisvaldo Quirino de Araújo foi preso nesta sexta(24) suspeito de raptar a criança de 11 anos em Ipameri-GO na última quarta-feira(22). A menina saiu de casa para ir para a escola e não retornou mais para casa. Testemunhas informaram que viram os dois em um mototaxi saindo em direção a cidades vizinhas e de lá tomaram destino ignorado. A Polícia Militar de Goiás acionou a PM do Piauí, já que o suspeito é natural do estado e conseguiram localizar os dois na casa de parentes dele em Oeiras, onde foram encontrados com ajuda da Polícia Civil.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Suspeito de raptar menina de 11 anos em GO é autuado por estupro no PI

Ação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil de Oeiras, distante 313 km de Teresina, resgatou uma criança de iniciais R. F. B., de 11 anos, que foi raptada na cidade goiana de Ipameri. A menina estava em uma residência da família do auxiliar de serviços gerais, Regivaldo Quirino de Araújo, 38 anos, que foi autuado na noite dessa sexta-feira (24)  por estupro de vulnerável. 

Regisvaldo Quirino

O delegado Francisco Rodrigues, da delegacia de Oeiras, informou ao Cidadeverde.com que a menina estava na casa de um irmão de Regivaldo, localizada atrás da rodoviária de Oeiras. As investigações policiais apontam que Regivaldo aliciava a menor desde dezembro do ano passado e a ludibriava com falsas promessas. O suspeito chegou dar uma aliança de “compromisso” para a criança, prometendo casar com ela. 

R.F.B. foi raptada por Regivaldo na última quarta-feira (22). A menina desapareceu após ser vista pegando um mototáxi com auxiliar de serviços, que é conhecido da família.

“A criança está sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar. Solicitamos um exame para averiguar se houve conjunção carnal. O suspeito foi autuado por estupro de vulnerável”, informou o delegado. 

Família em Goiás

Em entrevista a um site local, a mãe da adolescente, Simone Theodoro Freitas, disse que a filha saiu no início da manhã para ir à escola, a pé, mas não chegou ao destino. 

“Ela se despediu, falou ‘tchau, mãe, estou indo’. Se despediu da minha mãe, dizendo ‘vó, estou indo para a escola’, e saiu, levando só os materiais, mas não entrou na escola”, relatou em entrevista.

A mãe da garota relatou, ainda, que a família esteve em uma festa de Natal na casa do Regivaldo  a convite de um amigo do avô da menina.

Ela acredita que o suspeito pode ter enganado Rafaela para levá-la. “Acho que assim, alguma promessa que ele fez para ela, alguma coisa que ele falou para ela. Até pelo que ficamos sabendo, ela nem sabia para onde ela estava indo com ele”, disse.

Regivaldo é piauiense e morava há um tempo em Goiás. O suspeito encontra-se preso no sistema prisional do Estado. 

 

Izabella Pimentel com informações do G1-Goiás 
Especial para o cidadeverde.com
[email protected] 

 

Polícia prende, em Picos, suspeito de abastecer tráfico de drogas em Oeiras

A Delegacia de Oeiras continua a Operação Mercador, em conjunto com a Delegacia de Picos, e deu cumprimento nesta quarta-feira (22), aos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na residência de Francisco José Ferreira Teixeira Noronha, residente no bairro Belo Norte em Picos. 

Com ele foi encontrado mais de dois quilos de pasta base de cocaína, um quilo de crack e dois quilos e meio de maconha.

Na investigação da Operação Mercador, deflagrada em Oeiras em  23 de fevereiro, descobriu-se que Francisco José era quem abastecia o tráfico e responsável por fornecer maior parte da droga que entrava no município. 

Com essa prisão encerra-se a operação, com  resultado de oito prisões realizadas e mais de 20kg de drogas apreendidos.

 

[email protected]

Diocese de Oeiras se prepara para a acolhida do novo bispo

A diocese de Oeiras está em preparação para a chegada do novo bispo, Monsenhor Edilson Soares Nobre. A acolhida será no dia 01 de abril, com a participação de todos os fieis diocesanos, padres, bispos e caravanas. A comissão central que está direcionando os trabalhos é formada pelo Pe. Geraldo, Pe. João de Deus, Pe. Possidônio, Pe. Juvenal e Pe. José Francisco. E as equipes estão divididas em: Preparativos, Acolhida, Liturgia, Confraternização, Comunicação e Financeiro. Todos os padres da diocese, religiosas, grupos, pastorais e movimentos estão em processo de motivação e articulação para esse grande evento religioso.

A tônica da acolhida está centrada no Espírito de Igreja em comunhão diocesana, com a inserção do novo bispo na vida do seu povo. O pastor que é acolhido, acolhe e caminha com seu povo.

A ordenação episcopal acontecerá em Natal (RN) no dia 20 de março, às 17h, na catedral metropolitana, mas o novo bispo só chegará em Oeiras, no dia 01 de abril. A programação terá início no final da tarde, a partir das 16h, com a acolhida do novo bispo, Mons. Edilson, no portal da cidade – sentido Picos. Lá o novo bispo será recebido pelas autoridades civis, militares e eclesiástica, bem como pelo povo de Deus; em seguida carreata até a residência episcopal, onde sairão em caminhada até a Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, para a celebração eucarística e posse canônica.

O Mons. Edilson Soares Nobre nasceu em 09 de maio de 1965, em Touros (RN). Ingressou no Seminário de São Pedro em 1984. Cursou filosofia no Seminário de São Pedro e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nos anos de 1985 e 1986. Fez Teologia no Seminário de São Pedro, de 1987 a 1990. Foi ordenado diácono no mesmo ano e presbítero em 1991. Atuou como representante do clero na Comissão regional de Presbíteros e Coordenador da Pastoral Presbiteral. Foi vigário episcopal e também atuou como assistente eclesiástico da PASCOM. Atualmente exercia a função de vigário geral da Arquidiocese de Natal.

Da Redação
[email protected]

Operação desarticula quadrilha do tráfico e apreende 20 quilos de maconha

  • 7027e854-56e8-435b-af37-e13113b0c7fa.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 81cc93d7-89a2-41ba-b1d4-599ff783b80e.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 5d615b08-4ac8-4ab2-8879-c22af5035dbe.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 5ca516bb-f41a-4146-8811-3504646c1bb7.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 1f008a95-422a-4745-aac6-38f7b954d951.jpg Polícia Civil do Piauí
  • 1dd55163-2f06-4be4-9371-ae4b54723ed0.jpg Polícia Civil do Piauí

Cinco pessoas foram presas em cumprimento a mandados judiciais na região da cidade de Oeiras, a 303 km de Teresina. De acordo com o delegado Everton Férrer, gerente de policiamento do interior, os suspeitos tem envolvimento com o tráfico de drogas e roubos e vinham praticando crimes há cerca de um ano. 

Ao todo estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão. Os presos- que ainda não tiveram a identidade revelada- foram presos em casa. Até o momento foram apreendidos uma moto CB 300, avaliada em média em R$ 10 mil, televisores, celulares, tabletes e 20 kg de maconha. 

O delegado conta que os suspeitos agiam, geralmente, em farmácias e postos de combustíveis. A operação Mercador, deflagrada na manhã desta quinta-feira (23), soma-se a outras ações policiais com o objetivo de garantir tranquilidade aos foliões durante o Carnaval. 

"Eles vivem do crime, moram em casebres, mas tinham pertences de valor alto e terão que comprovar a propriedade dos bens. Nas investigações revelaram que eles agem em conexão e, inclusive, dividem os pontos de venda de entorpecentes. Percebemos também que os traficantes da região também estão enveredando em roubos", explica o delegado. 

Equipes das polícias civil e militar continuam em diligência. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Posts anteriores