Cidadeverde.com

Oeiras apresenta Plano Diretor Participativo

A Prefeitura de Oeiras apresentou nesta quinta-feira, 08, a minuta do projeto de lei do Plano Diretor Participativo (PDP). A audiência pública de apresentação à população aconteceu no plenário da Câmara Municipal e reuniu representantes de diversos órgãos e segmentos sociais.

O Plano Diretor Participativo foi desenvolvido por uma equipe de profissionais, coordenada pelo engenheiro civil e urbanista, Roberto Raulino. O evento, denominado Congresso da Cidade, faz parte da etapa final de elaboração do PDP, que vai orientar os investimentos e a destinação de recursos e convênios públicos para o município de Oeiras. Agora, o projeto de lei será analisado e votado pela Câmara.

Desde 2013, a Prefeitura de Oeiras e equipe do urbanista Roberto Raulino vêm realizando audiências públicas de consulta à população, oficinas e fóruns para elaboração de diagnósticos da realidade local do município, que serviram como base para a elaboração do Plano Diretor. “Nossa equipe só faz formatar, é a população que constrói o Plano Diretor. Escutamos, fizemos fóruns, discussões e hoje apresentamos”, assinala Roberto Raulino.


Fonte: Ascom

Realizada oficina de avaliação dos indicadores de atenção à saúde em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou nesta segunda-feira, 05, uma oficina de avaliação dos indicadores de atenção à saúde no município de Oeiras. O evento aconteceu no auditório da Semed e reuniu profissionais de todas as equipes de estratégia de Saúde da Família – médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas e agentes comunitários de saúde – das zonas urbana e rural.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, a oficina tem o propósito de promover um momento de integração entre as 14 equipes de estratégia de Saúde da Família. “A proposta é fazermos a apresentação dos indicadores que foram pactuados pelo município, onde assumimos o compromisso de atingir todas essas metas. Para isso, precisamos estar socializando e colocando esses resultados para que as equipes possam estar se olhando”, argumenta a secretária.

No evento, foi feita a avaliação dos indicadores por equipe e debatidas medidas de intervenção voltadas para cada área de atuação. “A partir do momento que avaliamos, construímos um produto de trabalho dentro da realidade de equipe. Fazemos um levantamento das necessidades que são apontadas dentro de cada área de atuação e construímos um plano de intervenção voltado para as equipes, diante do diagnóstico dos pontos que precisam ser melhor trabalhados”, afirma Auridene.

A oficina envolveu também integrantes de todas as coordenações da Secretaria Municipal de Saúde. “Fazemos uma apresentação geral de todos os programas que são implantados no município e, a partir daí, fazemos um processo de unificação da estratégia de trabalho para que tenhamos condições de trabalhar melhor articulados, com base no nosso Plano Municipal de Saúde e na programação anual de Saúde, que são instrumentos de gestão que precisamos estar acompanhando e a cada quatro meses estamos fazendo uma prestação de contas”, destaca a gestora.

“Na apresentação do relatório quadrimestral fazemos uma exposição de gastos financeiros, através dos recursos que nós recebemos no município, e mostramos quais foram as ações que conseguimos desenvolver durante aquele período de quatro meses. Estamos compartilhando tudo isso para que ao final tenhamos um resultado mais positivo”, completa a secretária.

Fonte: Ascom

Prefeito conversa com permissionários e anuncia novidades no Mercado Municipal de Oeiras

O prefeito José Raimundo Lopes conversou na manhã desta sexta-feira, 02, com permissionários de diversos segmentos comerciais que atuam no Mercado Municipal Dona Lili. No bate-papo, os permissionários reclamaram das dificuldades nas vendas, fizeram reivindicações, sugestões e levaram ideias para melhorar a movimentação financeira e as condições de trabalho no local.

“Me angustia esta situação que, infelizmente, é reflexo do que, hoje, a economia do país, do nosso Estado e do nosso município passam. Mas estamos promovendo ações que irão colaborar para que a atividade no mercado se torne mais atraente”, diz o prefeito, ao anunciar novidades para dinamizar o fluxo de pessoas e a movimentação financeira no mercado.

De acordo com Zé Raimundo, no dia 24 deste mês, será aberto o processo licitatório para ocupação dos pontos ociosos no Mercado Municipal. O prefeito também anunciou para o local a instalação de um posto do programa Bolsa Família, viabilizado através da Secretaria Municipal de Assistência Social. 
“É uma forma de colocar mais clientes lá dentro”, pontua Zé Raimundo, acrescentando que também serão disponibilizados: serviço de acesso à internet sem fio (wi-fi) e um bebedouro coletivo no espaço.

“Por questões de segurança, existe uma dificuldade para o sistema financeiro em abrir uma agência bancária dentro do mercado, mas conseguimos instalar um Caixa Aqui, que já está em funcionamento”, argumenta o prefeito ao falar sobre estabelecimento de agências bancárias no Mercado, reivindicação frequente dos permissionários.

Prefeitura avalia redução de taxas
A Prefeitura Municipal avalia a possibilidade de redução do valor das taxas de concessão dos pontos e a ampliação do prazo de carência para que estes pagamentos aconteçam. “Vamos avaliar e, em seguida, daremos uma resposta para que, tanto o poder público quanto os permissionários, saiam satisfeitos”, pondera o prefeito.

Zé Raimundo comenta ainda que, dentro do Mercado Municipal, deve construído um galpão da Ceasa, que vai servir de entreposto para comercialização de produtos em grande quantidade. “O projeto já foi feito. Estamos fazendo um convênio com a Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura) para, em seguida, fazermos a licitação para construção deste galpão, que vai servir de apoio a quem comercializa produtos no atacado. Mais uma forma de levar mais ação para dentro do mercado”, adianta o prefeito.

“Estamos sempre abertos a ouvir, discutir e encontrar formas de promover o melhor funcionamento do mercado. Estamos sempre abertos a um bom diálogo”, finaliza Zé Raimundo. 

Fonte: Ascom

Oeiras realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram nesta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, no auditório do Centro Diocesano Dom Expedito Lopes (antigo Frei Jordão), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”, o evento reuniu usuários de políticas sociais, entidades e organizações ligadas ao Sistema Único de Assistência Social.

Na noite de terça-feira, aconteceu a abertura da Conferência, com a presença do prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes; da secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo; da presidente do Conselho Municipal de Assistência, Suely Azevedo, de membros do Poder Legislativo e da sociedade civil.

O evento teve apresentações do balé do Serviço de Convivência da Assistência Social, do coral Boa Semente, formado por alunos e alunas da rede municipal de Educação e do hino de Oeiras executado pelo bandolinista mirim, Rian Victor, também aluno da rede municipal.

Durante a solenidade, Vanessa Reinaldo destacou a importância da Conferência na promoção do debate e avaliação da política de Assistência Social no município de Oeiras. “Entendemos que ainda podemos avançar. E nada mais adequado do que estarmos discutindo nessa conferência a garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS. Precisamos continuar atuando de forma incisiva, sempre avançando para que da mesma forma que a saúde se estruturou com o SUS, consigamos trilhar para que a Assistência Social se consolide com o SUAS. Para isso, é necessária a atuação de todos, sejam profissionais, gestores e a sociedade em geral”, argumenta a secretária.

“Visamos também oportunizar à coletividade uma participação mais representativa, através das organizações da sociedade civil, que representam usuários, trabalhadores e entidades de assistência social. Esta 10ª Conferência acontece no momento adequado na salvaguarda dos diretos garantidos com tanta luta e esforço para a parcela mais vulnerável de nossa sociedade”, completa a gestora.

O prefeito Zé Raimundo falou sobre o trabalho que a Prefeitura, através da Assistência Social, realiza para a melhoria das condições de vida da população carente. “Temos trabalhado para que todos, em especial aqueles que ainda se encontram em situação de vulnerabilidade social, possam ter mais qualidade de vida e acesso a mais serviços e benefícios. Desejamos que os trabalhos realizados neste evento sejam exitosos e que a cada eixo desenvolvido possamos garantir o cumprimento de objetivos comuns, na possibilidade de oportunizar a nossa sociedade o fortalecimento da atuação das políticas públicas de assistência social e na garantia da redução das desigualdades”, pontua o prefeito.

Nesta quarta-feira, aconteceu a aprovação do Regimento Interno e a conferência magna do evento, proferida pelo coordenador estadual do Bolsa Família, Roberto Oliveira. Também foram promovidas atividades em grupo, votação das propostas e eleição dos delegados.

 As Conferências de Assistência Social são realizadas a cada dois anos, pelas esferas municipal, estadual e federal para avaliar e discutir as melhorias para a Política de Assistência Social. 

Fonte: Ascom

Vitrine para o agronegócio no Piauí, Expoeiras deve atrair 90 mil pessoas

Firmada como grande vitrine para o agronegócio no Piauí, a Expoeiras deve atrair cerca de 90 mil pessoas nos quatro dias de feira, segundo estimativa da organização do evento. Desde que começou, em 2013, Exposição dos Potenciais do Homem do Campo tem influenciado diretamente no sucesso de transações comerciais entre produtores rurais e empresas fornecedoras de insumos agrícolas.

Já reconhecida como maior feira agropecuária do Estado, a Expoeiras tem início nesta quinta-feira, 25, no Parque de Exposições Antônio Tapety, com exposições, competições, palestras, julgamentos de caprinos e ovinos e grande show musicais – Aviões do Forró, Mano Walter, Os Gonzagas, Forró Pegado, Léo Cachorrão, Anderson Rodrigues, David Ostentação, Kariny Santos e Edy Sacana.

O evento também agrega a tradicional Festa do Vaqueiro, que chega à sua 68ª edição com competições em que serão disputados R$ 20 mil em prêmios, e um almoço, animado pelo cantor Gonzaga Lu e Trio Asa Branca.

Confira a programação completa da V Expoeiras:
Dia 25/06
8h às 11h – Pesagem e mensuração dos animais (caprinos e ovinos)
14h às 16h – Julgamento de ovinos e caprinos
18h – Abertura Oficial
22 h – Atrações musicais – David Ostentação, Aviões do Forró e Léo Cachorrão

Dia 26/05
Exposições e Competições
8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos
14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos
Palestras
8h30min às 10h – Palestra: Manejo e inseminação artificial em caprinos e ovinos. Palestrante: João Mendes, médico veterinário (UFPI), doutor em Reprodução Animal.
14h às 15h30min – Palestra: Produção de Hortaliças. Palestrante: Adriano Ferreira, engenheiro agrônomo, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
16h às 18h – Palestra ICMS Ecológico. Palestrante: Consultor Ambiental
Atrações Musicais
22 h – Atrações musicais – Edy Sacana, Mano Walter e Anderson Rodrigues

Dia 27/05
Exposições e Competições
8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos
14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos
19h – 1º Grande Leilão Expoeiras
Palestras
8h30min às 10h – Palestra: Manejo e inseminação artificial em caprinos e ovinos. Palestrante: João Mendes, médico veterinário (UFPI), doutor em Reprodução Animal.
10h às 12h – Palestra Defesa do Consumidor – PROCON. Palestra: Natan Pereira Dias, coordenador do Procon de Oeiras.
14h às 15h30min – Palestra: Produção de galinha caipira. Palestrante: Pedro Silva, professor da UFPI e especialista em Produção Animal
15h30 às 17h – Palestra: Piscicultura (tanque escavado). Palestrante: Franielson Lopes, técnico em Agropecuária – EMATER-PI.
22h – Atrações musicais – Kariny e Banda – Os Gonzagas – Forró Pegado

Dia 28/05
68ª Festa do Vaqueiro de Oeiras
6h – Café da Manhã na Fazenda Barreiro
8h – Cavalgada e Bênção dos Vaqueiros
9h – Início dos páreos no Parque de Exposições Antônio Tapety
13h – Almoço e Forró dos Vaqueiros com show de Gonzaga Lu
 

Fonte: Ascom

V Expoeiras começa nesta quinta (25) reunindo grande atrações; veja!

Acontece de 25 a 28 de maio, em Oeiras, a maior feira agropecuária do Piauí – Expoeiras. A Exposição dos Potenciais do Homem do Campo atrai uma grande quantidade de produtores e empresários de várias partes do país, que compartilham estratégias e buscam, sobretudo, adquirir informações e conhecimento para aplicar em seus empreendimentos. "Entendemos que devemos fortalecer a agropecuária para gerar emprego na cidade", afirma o prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes.

Consolidada no cenário do agronegócio, a Expoeiras potencializa a interação entre produtores rurais e representantes de empresas fornecedoras de insumos, defensivos e maquinários, dinamizando as transações comerciais durante e após o evento.

Além de agregar oportunidades de negócios, funcionando como vitrine para o setor agropecuário, o evento reúne grandes atrações musicais – Aviões do Forró, Mano Walter, Os Gonzagas, Forró Pegado, Léo Cachorrão, Anderson Rodrigues, David Ostentação, Kariny Santos e Edy Sacana.

Dentro da Expoeiras, também acontece a tradicional Festa do Vaqueiro com competições em que serão disputados R$ 20 mil em prêmios. Este ano, a festa será animada pelo cantor Gonzaga Lu e Trio Asa Branca.

Confira a programação da V Expoeiras:

Dia 25/06

8h às 11h – Pesagem e mensuração dos animais (caprinos e ovinos)

14h às 16h – Julgamento de ovinos e caprinos

18h – Abertura Oficial

22 h – Atrações musicais – David Ostentação, Aviões do Forró e Léo Cachorrão

Dia 26/05

Exposições e Competições

8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos

14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos

Palestras

8h30min às 10h – Palestra: Manejo e inseminação artificial em caprinos e ovinos. Palestrante: João Mendes, médico veterinário (UFPI), doutor em Reprodução Animal.

14h às 15h30min – Palestra: Produção de Hortaliças. Palestrante: Adriano Ferreira, engenheiro agrônomo, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

16h às 18h – Palestra ICMS Ecológico. Palestrante: Consultor Ambiental

Atrações Musicais

22 h – Edy Sacana, Mano Walter e Anderson Rodrigues

Dia 27/05

Exposições e Competições

8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos

14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos

19h – 1º Grande Leilão Expoeiras

Palestras

8h30min às 10h – Palestra: Manejo e inseminação artificial em caprinos e ovinos. Palestrante: João Mendes, médico veterinário (UFPI), doutor em Reprodução Animal.

10h às 12h – Palestra Defesa do Consumidor – PROCON. Palestra: Natan Pereira Dias, coordenador do Procon de Oeiras.

14h às 15h30min – Palestra: Produção de galinha caipira. Palestrante: Pedro Silva, professor da UFPI e especialista em Produção Animal

15h30 às 17h – Palestra: Piscicultura (tanque escavado). Palestrante: Franielson Lopes, técnico em Agropecuária – EMATER-PI.

Atrações musicais: Kariny e Banda – Os Gonzagas – Forró Pegado

Dia 28/05

68ª Festa do Vaqueiro de Oeiras

6h – Café da Manhã na Fazenda Barreiro

8h – Cavalgada e Bênção dos Vaqueiros

9h – Início dos páreos no Parque de Exposições Antônio Tapety

13h – Almoço e Forró dos Vaqueiros com show de Gonzaga Lu

Fonte: Ascom

Campanha para aquecer comércio em Oeiras

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas do Piauí (Sebrae-PI) estão elaborando uma campanha para estimular as vendas no comércio em Oeiras. Na semana passada, os órgãos promoveram um encontro entre representantes do empresariado local, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Banco do Nordeste para discutir a realização da campanha.

A consultora do Sebrae, Teresa Sotero, afirma que o objetivo da iniciativa é aquecer as vendas no comércio local e promover o desenvolvimento da economia do município. 

“Estamos passando por um momento economicamente delicado na economia do país, e no nosso Estado não é diferente. O intento da campanha promocional é fazer com que o comércio venda mais que o normal, dando desconto num produto ou serviço, fazendo com que o dinheiro circule mais no comércio e dê uma dinâmica na economia local. A partir do momento que o comércio vende mais, ele gera mais renda, mais emprego, e o município se desenvolve”, defende a consultora do Sebrae.

Denominada “Liquida, Oeiras 300”, a campanha vai buscar adesões no comércio local. Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio, diz que a Semic vai realizar um levantamento das empesas interessadas em participar da campanha.

“Chegamos à conclusão de que a melhor forma de dar uma movimentada no comércio é liquidar. Como em Oeiras não temos esse hábito é interessante que exista esse projeto, essa movimentação da rede do Desenvolvimento Econômico Territorial do Vale do Canindé, Semic, Sebrae e parceiros. Vamos apresentar este projeto para o empresariado, sair in loco para conversar e mostrar como o projeto vai acontecer”, comenta Carla Martins.

As adesões ao “Liquida, Oeiras 300” devem ser feitas durante todo o mês de junho. A campanha acontece de 28 de agosto a 02 de setembro.
 
Fonte: Ascom

Expoeiras reúne produtores e expõe potenciais em Oeiras

Acontece de 25 a 28 de maio, em Oeiras, a maior feira agropecuária do Piauí – Expoeiras. A Exposição dos Potenciais do Homem do Campo atrai uma grande quantidade de produtores e empresários de várias partes do país, que compartilham estratégias e buscam, sobretudo, adquirir informações e conhecimento para aplicar em seus empreendimentos.

Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (17), o prefeito Zé Raimundo, comentou a importância do evento para a economia do município e reforçou o convite. "Nós entendemos que devemos fortalecer a agropecuária para gerar emprego na cidade", afirmou o gestor.

Consolidada no cenário do agronegócio, a Expoeiras potencializa a interação entre produtores rurais e representantes de empresas fornecedoras de insumos, defensivos e maquinários, dinamizando as transações comerciais durante e após o evento.
Além de agregar oportunidades de negócios, funcionando como vitrine para o setor agropecuário, o evento reúne grandes atrações musicais – Aviões do Forró, Mano Walter, Os Gonzagas, Forró Pegado, Léo Cachorrão, Anderson Rodrigues, David Ostentação, Kariny Santos e Edy Sacana.

Dentro da Expoeiras, também acontece a tradicional Festa do Vaqueiro com competições em que serão disputados R$ 20 mil em prêmios. Este ano, a festa será animada pelo cantor Gonzaga Lu e Trio Asa Branca.

Confira a programação da V Expoeiras:

Dia 25/06
8h às 11h – Pesagem e mensuração dos animais (caprinos e ovinos)
14h às 16h – Julgamento de ovinos e caprinos
18h – Abertura Oficial
22 h – Atrações musicais – David Ostentação, Aviões do Forró e Léo Cachorrão

Dia 26/05
Exposições e Competições
8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos
14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos
Palestras
8h30min às 10h – Palestra: Manejo e inseminação artificial em caprinos e ovinos. Palestrante: João Mendes, médico veterinário (UFPI), doutor em Reprodução Animal.
14h às 15h30min – Palestra: Produção de Hortaliças. Palestrante: Adriano Ferreira, engenheiro agrônomo, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
16h às 18h – Palestra ICMS Ecológico. Palestrante: Consultor Ambiental
Atrações Musicais
22 h – Edy Sacana, Mano Walter e Anderson Rodrigues

Dia 27/05
Exposições e Competições
8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos
14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos
19h – 1º Grande Leilão Expoeiras
Palestras
8h30min às 10h – Palestra: Manejo e inseminação artificial em caprinos e ovinos. Palestrante: João Mendes, médico veterinário (UFPI), doutor em Reprodução Animal.
10h às 12h – Palestra Defesa do Consumidor – PROCON. Palestra: Natan Pereira Dias, coordenador do Procon de Oeiras.
14h às 15h30min – Palestra: Produção de galinha caipira. Palestrante: Pedro Silva, professor da UFPI e especialista em Produção Animal
15h30 às 17h – Palestra: Piscicultura (tanque escavado). Palestrante: Franielson Lopes, técnico em Agropecuária – EMATER-PI.
Atrações musicais: Kariny e Banda – Os Gonzagas – Forró Pegado

Dia 28/05
68ª Festa do Vaqueiro de Oeiras
6h – Café da Manhã na Fazenda Barreiro
8h – Cavalgada e Bênção dos Vaqueiros
9h – Início dos páreos no Parque de Exposições Antônio Tapety
13h – Almoço e Forró dos Vaqueiros com show de Gonzaga Lu

Da Redação
[email protected]

Oeiras registra a 3ª maior chuva do país; temporal inunda ruas e casas

  • oeiras-08.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-07.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-06.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-05.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-04.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-03.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-02.jpg Fotos: Mural da Vila
  • oeiras-01.jpg Fotos: Mural da Vila

O município de Oeiras, 313 quilômetros ao Sul de Teresina (PI), teve ruas alagadas poro um temporal na tarde da última quarta-feira (12). A chuva foi a terceira maior registrada no país. 

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que o volume de chuva em Oeiras foi o terceiro maior do país nas medições feitas entre ontem e hoje (13): 73,2 milímetros. O temporal alagou ruas, derrubou muros e árvores e invadiu casas na cidade. 

Segundo o site Mural da Vila, uma professora teve a casa inundada e foi resgatada por vizinhos, que tiveram de quebrar uma porta para que a água escoasse. 

Gestores do município visitaram locais que sofreram danos por conta da forte chuva, entre eles Luiz Fernando Costa, secretário de obras e serviços públicos, e Luiz Henrique, secretário de planejamento. A Prefeitura de Oeiras providenciou a retirada de entulho e outras medidas para que a normalidade fosse retomada. 

Fábio Lima
[email protected]

 

Fapepi leva proposta de realização de Seminário Internacional em Oeiras

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) levou para o município de Oeiras uma proposta para a realização do Seminário Internacional Oeiras +300. Trata-se de um evento cultural e acadêmico, paralelo aos tradicionais Festival Cultural de Oeiras e Feira de Literatura de Oeiras (Flor), com previsão de realização entre 13 e 18 de novembro de 2017. O objetivo é promover um intercâmbio de informações pautadas na história de Oeiras em seus 300 anos com a contribuição de portugueses, africanos e o povo nativo da cidade.

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, ressalta a importância de valorizar a história de Oeiras como um dos pontos mais fortes do município e que a programação deve ser construída junto à população através da oficina de planejamento realizada na cidade.

“A proposta é justamente a troca de experiências. É promover um seminário internacional sobre os 300 anos de Oeiras. Um dos pontos mais importantes da cidade é sua história e nós temos que valorizá-la. Vamos trazer professores, intelectuais e adidos culturais dos países de origem desse pessoal que construiu Oeiras, tanto de Portugal como da África, especialmente do Congo e da Argélia, que foram de onde vieram o maior número de escravos para o Piauí. Então, é essa troca de experiência que a gente tem que valorizar aqui nesse momento. Estamos numa oficina de planejamento com a direção do Instituto Histórico de Oeiras, dirigentes da Prefeitura de Oeiras e professores e alunos das Universidades Federais e estadual e da Secretaria de Educação, além de várias entidades e instituições de Oeiras construir a programação e realizarmos mais um belo evento ao lado dos tradicionais que são o Festival de Cultura e a Feira de Literatura de Oeiras”, explica.

O bispo de Oeiras, Dom Edilson Soares, parabenizou a iniciativa da Fapepi e diz que a Igreja Católica recebe, com entusiasmo, a proposta. “A gente vê que é uma forma inteligente de pensar, de fazer a memória. De pensar qual a perspectiva que a cidade pode ter. Estão buscando as pessoas que estudam essas questões e colocando em torno da mesa essas pessoas que podem colaborar culturalmente com a nossa cidade. Eu acredito que a gente pode trazer perspectiva novas através dessas discussões. Eu elogio e parabenizo todos os envolvidos e, sobretudo, a forma que está sendo construída, buscando opinião de diversas instituições para a melhor forma de realizar o seminário. Parabéns! ”, congratulou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira, afirmou que a Prefeitura será parceira na construção da programação do seminário. “Nós recebemos com muita alegria a proposta da Fapepi, na pessoa do Guedes, que é um oeirense, e a Prefeitura vai ser uma parceira dentro desse evento. Queremos, realmente, promover um intercâmbio cultural e acadêmico, onde o povo de Oeiras possa ser protagonista, os estudantes, os poetas, os produtores de conhecimento. É com muita satisfação que o município recebe esse evento, nos colocando à disposição para a construção de uma programação que possa abrilhantar ainda mais dois eventos que já existem, o Festival de Cultura de Oeiras e a Feira de Literatura. “

Após a realização da oficina de planejamento, coube ao Instituto Histórico de Oeiras (IHO) a organização do evento. Para o presidente do IHO, Júnior Vianna, a inciativa da Fapepi traz um olhar diferenciado nas comemorações típicas de aniversários municipais. “Olha, essa iniciativa da Fapepi é louvável porque, normalmente, na comemoração de aniversário das cidades é comum que as gestões se preocuparem em fazer algo mais do ponto de vista de festas populares. A proposta de trabalhar com a história, a memória e a identidade do município provoca uma reflexão do ponto de vista de que aquilo que não se conhece, possivelmente, não se ame e o povo de Oeiras tem um sentimento muito afetuoso por sua terra, sentimento esse que a gente costuma chamar de ‘oeirensidade’. Então, a Fapepi ombreada a outras instituições como a municipalidade por meio da secretaria de cultura e o próprio IHO, isso viabiliza que a população vivencie muito mais intensamente sua história, memória e tradições por meio de um evento que vai dar visibilidade não somente local, mas internacional. É um momento oportuno para que possamos discutir e compartilhar informações, histórias e tradições que as vezes estão adormecidas e por meio desse evento voltam a ser afloradas”, pontua.

Em janeiro desse ano, o Governo do Estado transferiu a sede do executivo para Oeiras nos dias 23 e 24 de janeiro em comemoração aos 194 anos de adesão do município à Independência do Brasil e marcando o início das comemorações pelos 300 anos da primeira capital do Piauí, ocasião em que o governador Wellington Dias orientou a realização deste grande evento.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores