Cidadeverde.com

Vítima de estupro coletivo estava inconsciente durante crime, diz delegado

Em fase de conclusão do inquérito que apura o estupro de uma jovem em Oeiras, a 313 km de Teresina, o delegado da cidade informou os três acusados já estão detidos em unidades prisionais e de ressocialização – já que um é adolescente- e que há um conflito entre depoimento de testemunhas e suspeitos. Já a vítima alega que estava desacordada durante todo o ato.

O crime aconteceu após uma festa no último fim de semana. A jovem de 26 anos teria bebido muito e foi levada por um grupo de colegas desacordada, em coma alcoólico, para a sua casa. No local, os jovens teriam a estuprado. Ela foi encontrada no outro dia por vizinhos, despida e ainda inconsciente em sua cama.

Um Laudo do Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (Savvis) confirmou o estupro contra a jovem e três suspeitos foram detidos.

De acordo com o delegado regional de Oeiras, Antônio Nilton, em depoimento, os jovens declararam que não cometeram o ato sexual, mas confirmaram que foram até a casa da jovem levando-a desacordada. No entanto, as declarações conflitam com os depoimentos das testemunhas. “A versão, com alguns detalhes, não batem com as versões das testemunhas”, afirma, destacando que pelo menos 15 pessoas foram ouvidas e eles foram vistos saindo da festa com a garota e chegando na residência, onde teriam demorado.

Segundo o delegado, a vítima também prestou depoimento e alegou que não se lembra de muita coisa devido o estado de embriaguez. “O depoimento dela neste caso não é importante porque ela estava desacordada”, acrescenta.

Os suspeitos foram detidos pouco tempo depois do crime e responderão pelo crime de estupro de vulnerável, tendo em vista o estado de inconsciência da vítima. Dois deles estão no presídio de Oeiras e o adolescente foi encaminhado para um centro de ressocialização em Picos.

Diego Iglesias
[email protected]

Estudantes protestam contra recentes casos de estupro em Oeiras

           Fotos: Mural da Vila

Estudantes da Universidade Estadual do Piauí, campus de Oeiras, realizaram caminhada para protestar contra os recentes casos de estupro na cidade. Somente no último fim de semana, foram três registros de violência sexual contra mulheres, sendo um caso de estupro coletivo. 

A caminhada saiu da sede da Uespi, percorreu ruas do centro histórico até à  Delegacia Regional de Oeiras. Além de universitários se juntaram ao movimento, estudantes de escolas municipais, representantes do Sinte, CUT, e secretarias municipais.  

Por meio de cartazes,  os manifestantes destacaram a atuação dos órgãos de segurança e a importância de denunciar os agressores. 

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Muraldavila

Laudo confirma estupro de mulher que foi abusada em coma alcoólico

Laudo do Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (Savvis) confirmou o estupro contra a jovem de 26 anos no município de Oeiras. A moça, segundo relato da polícia, foi levada em coma alcoólico após uma festa e abusada sexualmente por três rapazes – entre eles um adolescente. O crime ocorreu dentro da residência da vítima.

“O laudo do Savvis confirmou o estupro. Os suspeitos negam, mas temos testemunha que viram eles entrarem juntos e saírem juntos”, disse o delegado William Moraes, gerente de policiamento do interior.

Segundo o delegado, a vítima não lembra de nada, pois estava em coma alcoólico. O crime foi denunciado  por sua vizinha.

“A vizinha encontrou a vítima só de calcinha e acionou a polícia. Ela não sabia nem que tinha sido estuprada”, disse o delegado.

O promotor João Batista de Castro Filho, que acompanha a investigação, ouviu hoje o menor. Acompanhado da mãe, o adolescente nega participação no estupro e apontou duas testemunhas. 

O Ministério Público pediu a internação provisória para o menor.    

Três estupros

A cidade de Oeiras registrou três casos de estupro em 24h somente este final de semana. Além da jovem de 26 anos que sofreu estupro coletivo após sair de uma festa na cidade, a Polícia registrou abuso sexual contra uma criança de 10 anos e outra vítima foi uma jovem de 17 anos.

O delegado Antônio Nilton, que preside o inquérito, colheu depoimento de suspeitos e testemunhas. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Após morte de criança, Vigilância Sanitária retira achocolatado das prateleiras

Após a morte de uma criança no Mato Grosso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou a interdição em todo Brasil, do lote nº 21:18, com validade de 21 de novembro de 2016, do produto bebida láctea UHT sabor chocolate, 200ml, marca: ITAMBEZINHO, fabricado por ITambém Alimentos S/A. A Vigilância Sanitária municipal de Oeiras já retirou mais de 900 unidades do produto dos supermercados da cidade.

Uma criança de 2 anos morreu uma hora após ingerir o achocolatado em Cuibá/MT e duas pessoas da mesma residência também foram afetadas.

No Piauí, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) está orientando os municípios para que façam a interdição cautelar do lote indicado nos estabelecimentos comerciais. “É uma medida de precaução, uma vez que as investigações ainda estão sendo realizadas”, explicou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Em Oeiras, foram retiradas mais de 900 unidades do produto em apenas dois supermercados do município. “Os fiscais lacraram os produtos e foram segregados em depósitos dos próprios supermercados”, disse a coordenadora da Visa de Oeiras, Lívia Rego.

Cabe esclarecer que a interdição cautelar é uma atividade de praxe e utilizada rotineiramente pelas Vigilâncias Sanitárias quando existe a suspeita de contaminação ou desvio de qualidade de qualquer tipo de produto de interesse à saúde.

Em caso de dúvida, os consumidores poderão entrar em contato com as vigilâncias sanitárias municipais ou através do e-mail [email protected].

Morte da criança 

A mãe da criança, D.C.S, 28 anos, informou que seu filho R.C.S.S, 02 anos, tomou a bebida, por volta das 9 horas, na residência da família, no bairro Parque Cuiabá, em Cuibá-MT. Ela contou que o filho estava há dois dias resfriado, soltando coriza pelo nariz, mas sem febre.

Conforme a mãe, o menino pediu algo para comer e, então, deu uma caixinha do achocolatado. Minutos após ingerir o líquido, o menino teria apresentado falta de ar, ficando com o “corpo mole e com princípio de desmaio”. A criança foi levada para atendimento na Policlínica do Coxipó, onde por cerca de uma hora os médicos tentaram reanimá-lo. A criança não resistiu e morreu no local.

A mãe relatou que bebeu um pouco do achocolatado e também passou mal, sentindo tonturas e náuseas, assim como o tio da criança, que chegou a ser encaminhado a uma unidade hospitalar.

[email protected]

Jovem em coma alcoólico é vítima de estupro coletivo em Oeiras

Uma jovem de 26 anos foi vítima de estupro coletivo na cidade de Oeiras (313 km de Teresina), entre a noite de sexta-feira (26) e a madrugada do sábado (27). Após deixar uma festa com três rapazes, a moça foi vítima da violência sexual em sua própria casa. Os três foram presos ainda no período do flagrante, nesse sábado (27). 

Segundo o delegado titular da regional de Oeiras, Antônio Nilton, a vítima foi encontrada por vizinhos desacordada e sem roupas em sua própria cama. 

"Foram ouvidas várias testeminhas que presenciaram indivíduos saindo da festa com a mulher e outras que presenciaram os três entrando na residência com ela nos braços", explicou o delegado. 

Relatos das testemunhas informaram à polícia que os suspeitos estavam com a jovem na festa e depois deixaram o local com ela já em coma alcoólico, completamente desacordada. 

Os três já foram identificados e localizados. Dois são adultos e um é um adolescente de apenas 15 anos. Devido ao estado de inconsciência da jovem, os três responderão pelo crime de estupro de vulnerável. 

O delegado informou que a moça recebeu toda a assistência necessária e esteve em Teresina para realizar exames de comprovação da violência. 

 

Maria Romero
[email protected]

SDR entrega kit agrícola para agricultores familiares de Oeiras

A agricultura familiar de Oeiras e seu entorno está em festa. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) assinou na última sexta-feira (19) um contrato em comodato com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Oeiras para entrega de um kit agrícola contendo um trator de 75 cv, uma grade aradora de 14 discos, uma carreta, uma batedeira de cereais e uma roçadeira hidráulica, totalizando um investimento de R$ 116.829,80 de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho.

A entrega deste equipamento visa promover a utilização da mecanização agrícola na agricultura familiar em municípios do Piauí com estratégia de inclusão produtiva, reforçando o processo organizativo com geração de renda. Os municípios de União, Jaicós, Madeiro e Buriti dos Lopes também serão beneficiados com a entrega de kits agrícolas. Este contrato tem duração de cinco anos, ou seja, os produtores rurais têm até 2021 para utilizar o equipamento.

O secretário da SDR, Francisco Limma, ressaltou a relevância da agricultura familiar na região de Oeiras com seus quase quatro mil produtores. “Ano passado, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Oeiras solicitou o kit agrícola e estamos aqui fazendo a entrega deste equipamento como meio de impulsionar a produtividade nesta região. A SDR tem trabalhado para o fortalecimento da agricultura familiar com a entrega de implementos, equipamentos na parte de mecanização e irrigação”, comentou Francisco Limma.

“Os agricultores familiares de Oeiras e região comemoram esta aquisição que é de extrema importância para alavancar a produtividade. Tarefas no campo que demoravam meses para serem realizadas, agora poderão ser concluídas em poucas horas. É o governo do Estado incentivando nossos produtores, diminuindo esforço físico e aumentando a geração de renda”, ressaltou Nilton Leal, presidente interino do STTR de Oeiras.

A SDR também tem executado ações de convivência com o semiárido no Vale do Canindé, através do programa Viva o Semiárido, como  a assinatura de convênios com associações para o fortalecimento da ovinocaprinocultura, da avicultura caipira e também da pequena irrigação. Em Oeiras, três planos de negócios foram provados pelo Viva o Semiárido. Serão beneficiadas: Associação de Moradores das Comunidades Boqueirão, Mocambinho e Tanque Velho, Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais da localidade Cocos e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Soares.

A secretaria também tem ações na área da regularização fundiária, por meio do Programa Nacional do Crédito Fundiário e ainda recuperação de pequenas barragens, matadouros municipais, dentre outras.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Candidatos a prefeito em Oeiras marcam primeiro comício

O primeiro comício dos candidatos que disputam a prefeitura de Oeiras já tem data marcada. Os eventos políticos acontecem na noite desta sexta-feira (19). Abimael Rocha (PTN) e Zé Raimundo Lopes (PP) também apostam no corpo a corpo com eleitores neste início de campanha. 

O candidato do Partido Progressista conta com o apoio do atual prefeito Lukano Sá. Na disputa eleitoral, Zé Raimundo Lopes tem estreitado o diálogo com jovens eleitores e visitado vários bairros. 

Candidato Zé Raimundo

"O carinho dos moradores fortalece a nossa luta e nos dá a certeza de que Oeiras quer continuar seguindo em frente", disse o candidato pelo PP. 

O candidato Abimael Rocha percorreu bairros como Rodagem de Floriano, Rosário e também alguns povoados de Oeiras. Para reforçar a campanha, ele conta com apoio de lideranças políticas como o deputado Federal Assis Carvalho, Edmilson Carvallho e Tapety Neto. 

Candidato Abimael Rocha

"Temos recebido palavras de incentivo de pessoas que acreditam em um novo projeto para a nossa cidade", comemora o candidato da oposição. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Mutuários de Oeiras recebem ofícios de liberação de hipoteca de imóveis

Técnicos da Emgerpi voltaram ao município de Oeiras para entregar ofícios de liberação de hipoteca aos mutuários do Conjunto Nogueira Tapety e Parque Leste, que tinham solicitado durante a Ação Itinerante do Programa Minha Casa Legal, ocorrida nos dias 27 e 28 de maio, na cidade. O retorno faz parte dos serviços que a empresa realiza para auxiliar os mutuários a concluírem o processo de regularização fundiária e financeira dos imóveis construídos pela extinta Cohab.

Segundo a diretora da Casa do Mutuário, Ana Lúcia Gonçalves, essa ação de retorno, além de fazer a entrega das certidões de quitações daqueles mutuários que já haviam solicitado a regularização dos seus imóveis, visa informar o passo a passo sobre como esse processo de averbação é feito. Essa ação, ocorrida no sábado (30), das 8h às 13h30, no Espaço Cidadania de Oeiras, também serviu para que os técnicos pudessem verificar os mutuários que ainda têm pendências documentais.

Os mutuários do Residencial Parque Leste também receberam ofícios de liberação de hipoteca durante a ação. Sobre isso, Ana Lúcia falou que a entrega (algumas feita de forma domiciliar) desses documentos foi realizada durante reunião com os mutuários e membros da Associação de Moradores desse empreendimento habitacional.

Vale destacar que, após o encontro, os técnicos entregaram aos membros da associação uma lista dos 11 mutuários que ainda não solicitaram a regularização dos imóveis. A advogada e o gerente regional do Escritório da Emgerpi de Picos, Vivian Batista e Fabrício, respectivamente, também participaram da ação promovida na região do Vale do Canindé.

 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Idoso é esfaqueado pelo sobrinho em Oeiras

Um idoso foi esfaqueado após uma discussão com o sobrinho na zona rural da cidade de Oeiras, a 313 km da capital. Armado com um facão, o jovem teria resistido à prisão e imobilizado com arma de choque pela Polícia Militar. 

De acordo com informações do 14° Batalhão da Polícia Militar, o fato aconteceu na tarde deste sábado (16) na localidade Briona quando o jovem identificado como Francisco de Assis Sena teve uma discussão com o tio, o idoso Otacílio de Sena Rego, que acabou sendo esfaqueado.

Ema equipe da Força Tática foi acionada e o jovem, bastante alterado, teria resistindo à prisão e ameaçado os militares com um facão. Diante da situação, os policiais tiveram que utilizar um taser, uma pistola de choque, que imobilizou o acusado.

O idoso foi encaminhado para o Hospital de Oeiras e o sobrinho conduzido para a Delegacia de Oeiras, onde foi autuado em flagrante por lesão corporal grave.

Da Redação
[email protected]

Adolescentes invadem ótica e tentam furtar mais de 70 óculos

Fotos: Diariopolicialdeoeiras

Dois menores de idade foram apreendidos após invadirem uma ótica no centro da cidade de Oeiras. O ato infracional foi percebido pelo vigia da rua que acionou a Polícia Militar. 

Os adolescentes tentavam furtar mais de 70 óculos de grau e solar, além de lentes de contato, uma câmera e R$ 261 em dinheiro. Parte do material foi apreeendido do lado de fora da ótica.

Para ter acesso ao interior da loja, os suspeitos entraram pelo teto. A proprietária- que preferiu não ser identificada- avalia que o prejuízo causado foi em torno de R$ 20 mil. 

 

Com informações Diariopolicialdeoeiras
[email protected]

Posts anteriores