Cidadeverde.com

Agricultores familiares serão contemplados com kits de irrigação em Oeiras

Seguindo a política de incentivo à agricultura irrigada, a Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal da Agricultura, e em parceria com a Coordenadoria Estadual de Fomento à Irrigação (COFIR), planeja a distribuição de kits de irrigação para mais 40 agricultores familiares do município.

Na última sexta-feira, 06, o secretário municipal da Agricultura, Juvenal Souza, e o coordenador da COFIR, B.Sá, estiveram reunidos com produtores de diversas comunidades de zona rural de Oeiras – Tamboril Salinas, Capão, Porteira, Tiúba e Assentamento Esperança – falando sobre os benefícios que a implantação dos kits de irrigação provoca na agricultura familiar.

Segundo Juvenal Souza, o propósito é desenvolver projetos de irrigação, voltados para o aproveitamento do potencial da Barragem Salinas. “Tivemos uma reunião muito produtiva. Nossa proposta é contemplar famílias que tenham potencial para a irrigação. O Salinas está perenizado e nós estamos querendo fazer com que esses agricultores familiares aproveitem a água que está descendo”, afirma o secretário.

Ele acredita que os kits de irrigação irão impulsionar a produção agrícola na região. “É uma forma de dinamizar, de fazer com que essas famílias gerem produção, emprego e renda e se fixem melhor nas margens da Barragem Salinas”, finaliza Juvenal Souza.

Fonte: Ascom

Atriz Solange Couto apresentará comédia “Cinco mulheres por um fio” em Oeiras

Conhecida por diversos trabalhos na TV Globo, a atriz Solange Couto apresenta, em Oeiras, na próxima quinta-feira, 12, a comédia "Cinco Mulheres por um fio". O espetáculo acontecerá no Cine Teatro, às 20h. O ingresso é um quilo de alimento, que será trocado na terça-feira, dia 10, na bilheteria do teatro, das 8h às 12h. Classificação indicativa: 15 anos.

A peça é um monólogo, onde Solange permanece no palco por 60 minutos dando vida a cinco mulheres, que com seus medos e anseios, buscam superar o mesmo mal: a solidão. A história é conduzida pela psicóloga e sexóloga Marta, que atende a pacientes de uma forma inusitada. A personagem também será feita por Solange. O espetáculo já foi apresentado por todo o Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos.

A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e Grupo Scarlet, com apoio cultural da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Carreira
Solange Couto se consagrou na TV em 2001 com a personagem Dona Jura, na novela “O Clone”, de Glória Perez. Na trama ela fez sucesso com o bordão “Né brinquedo não!”. Após trabalhos na Record, em 2016, ela integrou o elenco da novela “Malhação”. Atualmente, Solange dedica-se ao teatro, tendo participado este ano do espetáculo “Paixão de Cristo”, em Floriano.

Serviço
Espetáculo: “Cinco Mulheres Por Um Fio”
Quando: 12/04 (quinta-feira)
Onde: Cine teatro Oeiras
Horário: 20h 
Classificação: 15 anos
Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Fonte: Ascom

Entrada na Expoeiras será 1 kg de alimento, anuncia Prefeitura

A Prefeitura de Oeiras anunciou nesta quarta-feira, 04, uma novidade na forma de ingresso do público aos shows musicais da Expoeiras, que acontece de 25 a 27 de maio, no Parque de Exposições ‘Antônio Tapety’. Este ano, as entradas para as apresentações musicais serão disponibilizadas mediante troca de alimento não perecível – 1 quilo (kg) por cada dia de evento.

Em breve, a Prefeitura divulgará os locais para troca de ingressos. Os alimentos arrecadados serão destinados à Secretaria Municipal de Assistência Social, e depois revertidos para famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

De acordo com a Administração Municipal, a medida vislumbra a possibilidade de o evento, ao mesmo tempo levar diversão e entretenimento para a população, e contribuir para arrecadação de alimentos, que serão distribuídos para a famílias carentes.

Evento terá nove atrações musicais

Maior feira agropecuária do Piauí, a Expoeiras está em sua 6ª edição e terá nove atrações musicais – Aviões do Forró, Solteirões do Forró, Skema 10, Luan Estilizado, Gabriel Diniz (GD), Alcymar Monteiro, Wallas Arrais, Taty Girl e Gonzaga Lu.

O evento atrai uma grande quantidade de agricultores familiares, produtores rurais e empreendedores do agronegócio e está firmado como oportunidade para compartilhamento de ideias, troca de informações, experiências e conhecimento para aplicação em iniciativas agrícolas.

Consolidada no cenário do agronegócio, a Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras potencializa a interação entre produtores rurais e representantes de empresas fornecedoras de insumos, defensivos e maquinários, dinamizando as transações comerciais durante e após o evento.

Fonte: Ascom

Oeiras inicia implantação de política pública de assistência integral à Saúde do Trabalhador

O município de Oeiras iniciou a implantação de uma política pública de Saúde do Trabalhador, que tem como finalidade definir as diretrizes e as estratégias para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

Na manhã desta terça-feira, 03, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, com os agentes de endemias, as primeiras medidas para implantação da política pública em Oeiras.

“Na Secretaria Municipal de Saúde, como são várias categorias profissionais, iniciamos pelos agentes de endemias. Estamos fazendo todo um acompanhamento. Eles lidam muito com inseticidas, então, já colhemos a colinesterase, que é um exame que é necessário ser feito a cada quatro meses, fizemos a parte de imunização e tratamos sobre a biossegurança e gerenciamento de resíduos”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária, Lívia Rêgo.

A ação está em consonância com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora alinhando-se com o conjunto de políticas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e o trabalho como um dos determinantes do processo saúde-doença.

Fonte: Ascom

Motocross atrai mais de 80 competidores e reúne grande público em Oeiras

Foi realizado neste domingo, 1º, em Oeiras, o IV Motocross Primeira Capital. Organizado pela Erbim Moto Peças em parceria com a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a competição, que movimentou a cidade, aconteceu na pista de motocross do Bairro Uberaba II e atraiu mais de 80 competidores de vários estados do Nordeste.
O motocross se destaca como uma das modalidades mais emocionantes, tanto para quem participa competindo, quanto para o público, que acompanha a desenvoltura dos pilotos, manobra por manobra.

Os competidores disputaram premiações em dinheiro em cinco categorias – Local, Intermediário, 200 cc, Força Livre e MX1. Na categoria Amador, os cinco primeiros melhores colocados receberão troféus pela participação.

Um grande público prestigiou o evento e lotou as áreas no entorno da pista, acompanhando e vibrando com as largadas, os saltos em alta velocidade e as disputas por posições que aconteceram em cada categoria.

Confira resultado oficial do IV Motocross Primeira Capital:

Categoria Local

1° #134 Yan

2° #71 Michel

3° #200 Jhon Lenon

4° #102 galeguinho

5° #246 Cleiton Carlos

 

Categoria Amador

1° #200 Cleiton Carlos, Oeiras-PI

2° #09 Victor Cross, Picos-PI

3° #432 Jairo Lama, Juazeiro-BA

4° #12 Célio, São Francisco-PI

5° #07 Jenivaldo Oeiras-PI

 

Categoria Intermediário

1° #134 Yan, Oeiras-PI

2° #50 Foguetão, Remanso-BA

3° #428 Nil Bergue, Picos-PI

4° #21 Krigor, Uruçuí-PI

5° #200 Jhon Lenon, Oeiras-PI

 

Categoria 200cc

1° #11 Thiago Sales, Floriano-PI

2° #77 Tárcio Brasil, Floriano-PI

3° #52 Maria Eduarda, Floriano-PI

4° #102 Marcus Vinicius, Oeiras-PI

5° #7 Venilson Cross, Santa Rosa-PI

 

Categoria Força Livre Nacional

1° #9 Rodriguinho, Casa Nova-BA

2° #8 Washington Luiz, Juazeiro-BA

3° #428 Nil Bergue, Picos-PI

4° #50 Foguetão, Remanso-BA

5° #11 Thiago Sales, Floriano-PI

 

Categoria MX1

1° #9 Rodriguinho, Casa Nova-BA

2° #8 Washington Luiz, Juazeiro-BA

3° #428 Nil Bergue, Picos-PI

4° #432 Jairo Lama, Juazeiro-BA

5° #4 Alexandre Sales, Floriano-PI

Fonte: Ascom

Prefeitura de Oeiras divulga atrações musicais da 6ª Expoeiras

A Prefeitura de Oeiras divulgou neste sábado, 31, as atrações musicais da 6ª edição da Expoeiras, que acontece de 25 a 27 de maio, no Parque de Exposições Antônio Tapety. As atrações são: Aviões do Forró, Solteirões do Forró, Skema 10, Luan Estilizado, Gabriel Diniz (GD), Alcymar Monteiro, Wallas Arrais e Gonzaga Lu.

Maior feira agropecuária do Piauí, a Expoeiras atrai uma grande quantidade de agricultores familiares, produtores rurais e empreendedores do agronegócio. O evento é uma oportunidade para compartilhamento de ideias, troca de informações, experiências e conhecimento para aplicação em iniciativas agrícolas.

Consolidada no cenário do agronegócio, a Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras potencializa a interação entre produtores rurais e representantes de empresas fornecedoras de insumos, defensivos e maquinários, dinamizando as transações comerciais durante e após o evento.

Como acontece desde que foi lançada, o último dia de Expoeiras é destinado à tradicional Festa do Vaqueiro. A festividade acontece em Oeiras há mais de 60 anos e tem o intuito de homenagear o vaqueiro, importante figura na construção histórica e sociocultural da cidade e do Estado do Piauí.

Fonte: Ascom

Saúde realiza oficina de Indicadores de Pactuação em Oeiras

Profissionais das 14 equipes da Estratégia Saúde da Família de Oeiras estiveram reunidos na última quinta-feira, 22, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para a Oficina de Indicadores de Pactuação da Atenção Básica.

“Este é um momento de avaliação dos indicadores de Oeiras, para que possamos fazer um planejamento das ações voltadas para a Saúde. Aqui, o município começa a se olhar e ver o que foi feito no ano anterior, o que precisa melhorar neste ano de 2018 e, a partir daí, iremos nos organizar, no sentido de intensificar as ações naqueles pontos que sejam necessários”, pontua a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

A oficina foi ministrada por coordenadores de diversas áreas técnicas da Semusa – Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Reinaldo Ferreira; Sistema de Informação de Natalidade/ Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SIM/SINASC), Raíssa Tôrres; Bolsa Família, Jardilene Damasceno; Doenças Endêmicas – Setor de Tuberculose e Hanseníase, Jéssica Cavalcante; Saúde da Mulher, Alexsandra Fontes; Saúde Mental, Suely Viana; Saúde Bucal, Wertey Moura; Vigilância Epidemiológica, Miguel Ribeiro; Programa Saúde na Escola, Katerine Dantas e Coordenação de Imunização, Júlia Sene – que apresentaram dados para traçar uma matriz de intervenção para o município.

“Cada área do município tem um cenário, um perfil. A partir deste levantamento temos condições de organizar as ações para que as equipes tenham um foco direcionado. Então, este é um momento rico e importante, que precisa acontecer nos primeiros três meses do ano”, conclui a secretária municipal de Saúde.

Fonte: Ascom

Prefeitura inaugura Galeria dos Prefeitos em Oeiras

Foi inaugurada nesta quinta-feira, 22, a Galeria dos Prefeitos de Oeiras. O espaço fica localizado no Paço Municipal e é reservado à valorização da história política oeirense, através da memória dos governantes que contribuíram para a construção e desenvolvimento do município.

“Temos aqui um espaço que faltava para quem precisa conhecer mais sobre a história política de Oeiras, principalmente para os mais jovens. A galeria conta um pouco dessa história, desde os prefeitos lá de trás até os mais contemporâneos”, resume o prefeito José Raimundo, revelando que a ideia da criação da galeria partiu do professor Júnior Vianna, atual presidente do Instituto Histórico de Oeiras, e foi realizada através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Além do atual prefeito, a inauguração contou com a presença de cinco ex-prefeitos – Waldemar Freitas, Adelino Rocha, Marco Santana, Antônio Portela e Benedito de Carvalho Sá, B. Sá, que falou em nome dos mandatários homenageados. 

 “Esta galeria vai servir, sem dúvida, para visitações, sobretudo, de alunos preocupados em conhecer um pouco da história. E é aí onde está a importância de uma galeria como esta, porque é uma forma de a gente reverenciar o passado”, pontua B.Sá.

Também participaram da solenidade, o vice-prefeito de Oeiras, Martinho Meneses; secretários municipais, vereadores, o deputado estadual Bessah Araújo e familiares dos prefeitos homenageados.

O historiador Júnior Vianna comenta que a exposição guarda detalhes importantes da história do município de Oeiras. “A Galeria dos Prefeitos, de maneira iconográfica, conta a trajetória política dos prefeitos dos município, desde a Proclamação da República, quando eram nomeados os intendentes, passando por um período em que o Brasil foi governado pelo Getúlio Vargas, onde eram nomeados administradores de acordo com a conjuntura política em nível federal e estadual, que refletia diretamente nos municípios, e políticos que foram eleitos de maneira direta, já pelo voto, num período bem mais democrático. Então, a pessoa que visita esta galeria vai de encontro com uma parte da história de Oeiras contada por meio da imagem de administradores, que ao logo desse tempo contribuíram significativa para o desenvolvimento do município”, argumenta o historiador.

A Galeria dos Prefeitos ficará aberta à visitação pública, nos dias e horários de expediente da Prefeitura Municipal. 

Fonte: Ascom

Saúde oferece curso para profissionais dos NASF em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou nesta terça-feira, 20, o Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica, com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Cerca de 30 profissionais de saúde participam da capacitação, que tem como público-alvo os profissionais dos NASF, das equipes de referência da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Apoio Matricial e coordenadores da Atenção Básica.

Realizado no auditório da Semusa, o curso conta com a parceria do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e da Coordenação de Educação a Distância (EAD/ENSP) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Os tutores são a nutricionista, Márcia Estevão, e o fonoaudiólogo, Gilson Miranda.

“Objetivo maior é que todos possam estar montando uma matriz de intervenção, conhecendo o que é o apoio matricial, o processo de integração das ações que já existem na Unidade Básica de Saúde com os profissionais do NASF e de toda a rede. O apoio matricial permite a integração de todas as áreas técnicas para melhor assistir e atender as necessidades do nosso usuário”, comenta a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

O Apoio Matricial é uma metodologia para gestão do trabalho, que contribui com práticas mais humanizadoras e resolutivas, auxiliando nas atividades interdisciplinares para mudanças de paradigmas no processo de trabalho e oportunizando diálogo entre especialistas e os profissionais da Atenção Básica.  O curso acontece em quatro módulos, com duração de 80 horas/aulas.

Fonte: Ascom

Em Oeiras, gestores de saúde de 13 municípios discutem fluxo de atendimento da RAPS

Secretários e representantes de secretarias municipais de Saúde de 13, dos 14 municípios do Território Vale do Canindé, participaram nesta quarta-feira, 21, em Oeiras, de um encontro da Comissão de Intergestores Regional (CIR).

A reunião contou também com representações do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS-PI), da área técnica e de outros setores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) – Diretoria de Unidade e Planejamento, Educação Permanente e Saúde Mental.

Em discussão, o regimento interno da CIR, a organização e inscrição de trabalhos para apresentação no Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí, que acontecerá em junho, e a elaboração do relatório anual de gestão do ano de 2017.

“Temos discutido muito a questão da importância dos instrumentos de gestão dentro dos municípios – o Plano Municipal de Saúde, a programação anual e o relatório anual de gestão, que precisa ser informado até o dia 30 de março. É uma prestação de contas das ações que aconteceram no ano anterior”, pontua a coordenadora da CIR e secretária de Saúde de Oeiras, Auridene Freitas.

No encontro também foi debatido o prosseguimento das ações da carreta Central da Mama, projeto que tem encontrado dificuldade de efetivação em alguns municípios que compõem o Território Vale do Canindé. “São discussões que estão sendo feitas a nível de Estado para que a oferta deste serviço possa estar retornando. Oeiras foi contemplada, no entanto, ainda temos algum dificuldade em relação a entrega dos exames, pendente de uma discussão que deverá acontecer com o secretário de Saúde do Estado”, informa.

Auridene Freitas comenta que, mesmo com a representação da quase totalidade dos municípios que fazem o Território Vale do Canindé, o tema do central do encontro, o desenho do Fluxo de Atendimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no município de Oeiras, ficou comprometido pela ausência de uma representação do Hospital Regional Deolindo Couto.

“Tínhamos que ter tido a presença da representação do Hospital Regional na reunião e, por isso, a pauta foi fragmentada. Estamos aqui discutindo um ponto importante, que é o desenho do fluxo de atendimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) aqui no município de Oeiras e para os 14 municípios do território. Essa pauta é o carro-chefe da nossa reunião de hoje, uma oportunidade de organizar todo esse fluxo. Mas, para que esta pauta possa ser discutida de uma forma mais completa e fortalecida, nós precisávamos, realmente, da presença da representação do Hospital Regional Deolindo Couto”, lamenta a coordenadora da CIR, acrescentando que a pauta voltará a ser discutida e que os assuntos debatidos serão levados ao secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Fonte: Ascom

Posts anteriores