Cidadeverde.com

Saúde inicia campanha de vacinação contra gripe em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa de Imunização, deu início oficialmente nesta quinta-feira, 03, à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em Oeiras. A imunização segue até o dia 1° de junho. A campanha de vacinação foi aberta no Clube da Melhor Idade, onde foram imunizados idosos e servidores da instituição, mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Dia D da vacinação ocorre no dia 12 de maio. Os grupos de risco contemplam pessoas consideradas mais vulneráveis ao vírus Influenza. “Durante o Dia D, nós teremos abertas – a partir de 8h da manhã até as 5h da tarde – todas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e ainda o ponto de atendimento da Escola Municipal Cebolinha, porque a Rodagem de Picos é um bairro muito grande e vamos concentrar a oferta da vacina em dois locais específicos. Pedimos que as pessoas levem seu cartão de vacina, bem como o cartão do SUS, no ato da vacina. É muito importante levar esses dois documentos”, pontua a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

Estão enquadrados nos grupos prioritários da vacinação: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da saúde, professores das redes pública e privada (ativos em sala de aula), pessoas privadas de liberdade e servidores do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. 

De acordo com a secretária, a meta determinada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. “Nos dias 26 de abril e 1° de maio, fizemos uma mobilização onde profissionais de saúde do Hospital Regional, da UPA, da Secretaria Municipal de Saúde, bem como dos hospitais privados foram imunizados”, informa Auridene Freitas, acrescentando que a vacinação já foi iniciada em parte dos povoados da zona rural da cidade. 

As vacinas são disponibilizadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios para o público-alvo. “Temos a atenção de levar a vacinação aos idosos, aqui no Clube da Melhor Idade, melhorando a qualidade de vida de cada um deles. Essa é mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, oferecida na zona rural e urbana do município”, destaca o prefeito José Raimundo.

Fonte: Ascom

SAAE assume gerenciamento do sistema de água e esgoto de Oeiras

Entrou em funcionamento nesta quarta-feira, 02, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE, autarquia municipal responsável pelo gerenciamento do sistema de distribuição e tratamento de água e esgotamento sanitário de Oeiras.

Segundo o prefeito José Raimundo, a implantação da autarquia vai impactar positivamente na saúde pública e na melhoria da qualidade de vida da população oeirense. “O SAAE veio para transformar a qualidade de vida dos oeirenses. Acredito que quando se propõe oferecer água tratada, estamos propondo dar qualidade de vida. Água é saúde. Então, o propósito número 1 do SAAE é levar à toda população de Oeiras água tratada”, afirma o prefeito.

Ele diz que o SAAE corrigirá inadequações no tratamento da água oferecida aos oeirenses e explica que o objetivo principal da criação da autarquia é a universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário, com foco na qualidade e eficiência desses serviços no município.

“Prefeitos anteriores foram criando sistemas de abastecimento autônomos nos bairros da periferia, levando a uma parte da população um sistema de uma forma e a outra parte, outro tipo de sistema. Ao ponto que hoje, nós termos 26 sistemas de abastecimento de água mantidos pela Prefeitura, com água de qualidade duvidosa. São nessas distorções onde o SAAE, primeiramente, irá agir, sempre atento ao dia a dia da população e em como funcionava o sistema na gestão da Agespisa”, pondera Zé Raimundo.

O SAAE foi criado através da Lei Municipal Nº 1.826, de 10 de agosto de 2017, e implementado após um processo de transição, envolvendo a equipe técnica da autarquia, a direção da Agespisa e do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI).

A autarquia municipal está localizada na Rua André Holanda, 716, no Centro de Oeiras.

Fonte: Ascom

Oeiras sediará ciclo de capacitação do Selo Unicef dia 09 de maio

Oeiras sediará o 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef – edição 2017-2020. O evento acontece dia 09, no Centro de Diocesano Dom Expedito Lopes, e vai capacitar articuladores do projeto e presidentes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de mais de 40 municípios piauienses.

O projeto busca reconhecer os municípios que conseguiram melhorar a qualidade de vida para crianças e adolescentes durante os quatro anos que o projeto vigora. A capacitação é a primeira fase do projeto.

No encontro serão abordados temas, como: metodologia de agrupamento dos municípios para monitoramento dos indicadores sociais; apresentação da linha de base dos municípios (indicadores sociais), apresentação da plataforma virtual do Selo Unicef; Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) e 1° Fórum Comunitário.

O Selo Unicef representa uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes no Semiárido Nordestino e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de jovens em situação de vulnerabilidade social, como por exemplo, vítimas de violência, exploração de mão de obra infantil, entre outros.

A ação contribui para que os estados alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fonte: Ascom

Troca de ingressos para a 6ª Expoeiras inicia dia 02 de maio

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inicia na próxima quarta-feira, 2 de maio, a troca de ingressos para a 6ª Expoeiras. As entradas para as apresentações musicais serão disponibilizadas mediante troca de alimentos não perecíveis, que foram divididos em lotes.

Os lotes são compostos por diferentes tipos de mantimentos (veja abaixo os itens). O primeiro lote terá arrecadação de 02/05 a 11/05. Já a arrecadação do segundo lote acontece de 14/05 a 25/05. O ponto de troca de ingressos ficará situado na Avenida Zacarias de Góis, em frente à Praça Costa Alvarenga, no endereço da antiga sede do CRAS.

Os alimentos arrecadados serão revertidos para famílias em situação de vulnerabilidade social no município. De acordo com a Administração Municipal, a medida vislumbra a possibilidade de o evento, ao mesmo tempo levar diversão e entretenimento para a população, e contribuir para arrecadação de alimentos, que serão distribuídos para a famílias carentes.

Maior feira agropecuária do Piauí, a Expoeiras está em sua 6ª edição e terá como atrações musicais: Aviões do Forró, Solteirões do Forró, Skema 10, Luan Estilizado, Gabriel Diniz (GD), Alcymar Monteiro, Wallas Arrais, Taty Girl e Gonzaga Lu.

O evento atrai uma grande quantidade de agricultores familiares, produtores rurais e empreendedores do agronegócio e está firmado como oportunidade para compartilhamento de ideias, troca de informações, experiências e conhecimento para aplicação em iniciativas agrícolas.

Os ingressos devem ser trocados pelos seguintes itens:

Lote 1:

01 kg de açúcar

01 lata de óleo

01 kg de arroz (branco)

01 kg feijão

01 pacote leite em pó

01 pacote biscoito de sal – tipo cream craker (3 em 1)

Lote 2:

02 latas de sardinha (125g)

02 pacotes de macarrão

04 pacotes de massa de milho

01 kg de goma

01 pacote de biscoito doce – tipo Maria (3 em 1)

01 pacote café (250g)

Fonte: Ascom

TCE-PI realiza capacitação sobre Efetividade da Gestão Municipal em Oeiras

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou nesta quarta-feira, 25, na Câmara Municipal de Oeiras, uma capacitação sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), indicador que mede a efetividade das políticas públicas implementadas nos municípios.

O treinamento reuniu prefeitos, secretários municipais, técnicos e vereadores de Oeiras e de outras três cidades da microrregião – Colônia do Piauí, Tanque do Piauí e Várzea Grande.  Implantado no TCE-PI em 2017, o IEGM é um indicador que afere, por meio de questionários, a efetividade da aplicação de políticas públicas implementadas nos municípios. O índice é elaborado com base nas informações fornecidas pelas prefeituras em sete áreas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia.

“Essa capacitação envolve toda a administração pública, são relatórios importantíssimos para os gestores e prefeitos tomarem conhecimento sobre sua gestão”, afirma Francisco Mendes, coordenador executivo da Escola de Gestão e Controle (EGC), lembrando que o prazo final de envio das respostas dos questionários do IEGM, referente ao exercício de 2017, vai até a próxima segunda-feira, 30 de abril. 

O curso foi ministrado pelas auditoras de Controle Externo do TCE-PI, Lucine Batista, Olívia Reis e Sandra Maria Saraiva, que além das explicações técnicas, destacaram a importância do IEGM para as cidades. Elas também falaram sobre a aplicação do índice e alertaram sobre as penalidades que podem sofrer os gestores que não fornecerem os dados corretos dos municípios. Informaram ainda que, a partir desde ano, os dados do IEGM já serão utilizados para efeito de julgamento das contas de governo dos municípios.

Oeiras entre os 12 melhores índices do Piauí

O IEGM é composto pela combinação dos dados governamentais, da prestação de contas e informações levantadas a partir de questionários preenchidos pelas prefeituras municipais. Esses dados permitem avaliar a qualidade de gastos e a efetividade das políticas públicas e atividades municipais na educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Levando em consideração dados de 2016, Oeiras figura entre as 12 cidades que atingiram os melhores índices do Piauí, superando municípios como Picos, por exemplo. A avaliação permite aos gestores a correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do seu planejamento, contribuir para a transparência e aprimoramento da gestão pública, melhorar a sistemática de acompanhamento e avaliação das políticas públicas, alcançar eficácia e efetividade nas ações de controle externo e fortalecer o controle social.

 Fonte: Ascom

Prefeitura entrega veículo para ações do Bolsa Família em Oeiras

O prefeito José Raimundo entregou nesta terça-feira, 24, para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), um automóvel que vai reforçar o atendimento prestado aos beneficiários do Programa Bolsa Família, em Oeiras.

O veículo irá auxiliar no trabalho e ações desenvolvidas pela equipe responsável pelo programa federal de transferência de renda, ampliando as visitas domiciliares e acompanhamentos das famílias beneficiadas no município.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, o carro foi adquirido com recursos do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família – IGD/PBF, do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, e será fundamental para o dia a dia dos profissionais que atuam no programa. 

Fonte: Ascom

Prefeito Zé Raimundo inaugura energia elétrica em comunidade rural de Oeiras

  • Oeiras_luz_4.jpg Ascom
  • Oeiras_luz_1.jpg Ascom
  • Oeiras_luz_3.jpg Ascom
  • Oeiras_luz_5.jpg Ascom
  • Oeiras_luz.jpg Ascom

A chegada da energia elétrica está transformando a realidade de 16 famílias residentes na comunidade Canto da Vereda, na zona rural do município de Oeiras. No último sábado, 21, prefeito José Raimundo inaugurou oficialmente o sistema de eletrificação na localidade.

“É um momento de muita felicidade. Com todo o compromisso, com toda a vontade estamos fazendo as coisas acontecerem em nosso município. Batalhamos sempre para que as cosias aconteçam e, hoje, a comunidade Canto da Vereda saiu do isolamento por inúmeros motivos. São 16 famílias que não tinham energia elétrica e, por isso, não podiam beber uma água gelada, assistir televisão...E outras alternativas de conforto e lazer que a energia proporciona”, comenta o prefeito.

Ele adianta que, durante a Expoeiras, que acontece entre 25 e 27 de maio, a Prefeitura entregará para Associação de Moradores da comunidade uma patrulha mecanizada e outros equipamentos agrícolas. “Acreditamos nós que, com a força produtiva, força de trabalho de todos que moram nesta comunidade, tendo estes equipamentos para propulsar a produção, toda a região será um grande celeiro agrícola da zona rural de Oeiras. Com a economia rural fortalecida, a economia da cidade se transforma. O homem do campo produzindo, o interior sai fortalecido”, avalia Zé Raimundo.

Além da implantação da rede de energia elétrica, a Prefeitura Municipal investe na introdução de sistemas de energia solar na comunidade. Os dispositivos que estão fortalecendo a agricultura familiar, com a produção de milho, abóbora, hortaliças e outras culturas agrícolas já desenvolvidas na comunidade. A Administração Municipal também está incendiando a piscicultura no Canto da Vereda, através da produção de peixes em tanques escavados.

O líder comunitário, Samauro Vieira, não esconde a satisfação com a implantação da energia elétrica e com os investimentos feitos para estimular a produção agrícola na comunidade. “A energia é um sonho nosso de muito tempo e acredito que sem o apoio do prefeito e de Dr. B.Sá, seria impossível. Nosso objetivo é crescer, nosso pensamento é que a gente se desenvolva, para que possamos nos orgulhar de dizer que moramos aqui. Com tecnologias que são adaptadas a nossa região a gente colhe resultados satisfatórios para nossa agricultura familiar”, celebra o líder comunitário.

Fonte: Ascom

Tânia Alves abre nova edição do projeto Seis e Meia em Oeiras

A cantora, atriz e dançarina Tania Alves abre, no próximo dia 07 de maio, a nova edição do projeto Seis e Meia, no Cine Teatro Oeiras. Os ingressos serão vendidos ao preço de R$ 30 mais 1 kg de alimento não perecível. A venda das entradas acontece no dia 03 de maio, na bilheteria do teatro, que ficará aberta das 8h ao Meio Dia.

Com o show “Alma Latina”, a artista homenageia grandes intérpretes da música brasileira. No repertório estão canções que se tornaram ícones da música romântica, na voz dos grandes intérpretes da “dor de cotovelo, como Altemar Dutra (“Brigas”), Nelson Gonçalves (“Fica comigo Esta Noite”), Dalva de Oliveira (“Que Será?”), entre outros.

Abraçando a trajetória dos maiores sucessos do rádio, Tânia segue cantando o amor ao interpretar hits da bossa nova, um medley de um dos maiores representantes da música romântica no Brasil, e ainda sucessos de Roberto Carlos, Rita Lee e Caetano Veloso.

A cantora ainda passeia pelas raízes do gênero, cantando canções em espanhol e mostrando sua versatilidade também com marchinhas de carnaval, uma celebração ao espírito festeiro e à latinidade brasileira.

Além de Oeiras, a cantora fará shows dia 8, no Theatro 4 de Setembro em Teresina, dia 9 no Teatro João Cláudio Moreno em Piripiri e no dia 10 de maio em Parnaíba, no Teatro Saraiva.

O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio cultural da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Fonte: Ascom

Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano tomam posse em Oeiras

Tomaram posse nesta quarta-feira, 18, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. O CMDU é composto por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, com representatividade dos vários segmentos sociais. 

A principal atribuição do Conselho é acompanhar a aplicação do Plano Diretor, conforme disposto na Lei Municipal n° 1.830, de julho de 2017, a fim de avaliar e propor ações voltadas para o desenvolvimento urbano do município.

Presidido pelo secretário municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, Luiz Fernando Costa, o órgão colegiado é responsável pelo controle social de matérias de natureza urbanística e de política urbana. O CMDU tem caráter deliberativo e de assessoramento e o objetivo de propor diretrizes para a formulação e implementação da política municipal de desenvolvimento urbano, bem como acompanhar e avaliar sua execução.

A solenidade de posse aconteceu no Paço Municipal e, além dos conselheiros, contou com a participação do chefe de gabinete da Prefeitura de Oeiras, Gustavo Rêgo, que no ato representou o prefeito José Raimundo. A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 19 de junho.

São membros do Conselho:

Poder Público

Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano

Titular: Luiz Fernando Costa

Suplente: Francisco Ronaldo Santos

Secretaria Municipal de Administração e Planejamento

Titular: Luiz Henrique Babosa Nunes

Suplente: Claudenice Ferreira Sousa

Secretaria Municipal de Educação

Titular: Maria dos Remédios Santos

Suplente: Francisca Inez dos Santos

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Titular: Marineide da Silva Soares Rêgo Leite

Suplente: Luziane Barroso de Moura Sousa

Secretaria Municipal de Saúde

Titular: Lívia Maria Viana Rêgo

Suplente: João de Deus Carvalho Silva

Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente

Titular: Adriano Ferreira Costa dos Santos

Suplente: Francisco das Chagas dos Santos Carvalho

Sociedade Civil

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

Titular: Último Campos Reis Bezerra Filgueira

Suplente: Marcelo Dantas Cavalcante Mariano

Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Oeiras-PI

Titular: Gerson Oeirense Lopes Reis

Suplente: Handerson Aragão Portela Barbosa

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí – CREA

Titular: Antônio Pereira Lopes Júnior

Suplente: Kelson da Silva de Almeida

Conselho de Arquitetura do Piauí – CAU

Titular: Edmo Campos Reis Bezerra Filgueira

Suplente: Rannieri Sousa Pierotti

Fonte: Ascom

Prefeitura promove ação educativa contra a poluição sonora em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), e em parceria com a Polícia Militar, está realizando ações educativas de conscientização e combate à poluição sonora, que é considerada crime ambiental.

Na campanha educativa – realizada no último sábado, 14, e nesta segunda-feira, 16 – agentes da GEMA e da PM alertaram os motoristas de carro de som sobre a legislação vigente, os níveis de decibéis permitidos e sobre os transtornos ocasionados pela poluição sonora.

De acordo com a Lei Municipal N° 1.836, de outubro de 2017, a emissão de sons e ruídos decorrentes de qualquer atividade desenvolvida no município de Oeiras obedecerá aos padrões estabelecidos legalmente, objetivando garantir a saúde, a segurança, o sossego e o bem estar público.

A legislação rege, ainda, que os níveis máximos de sons e ruídos, de qualquer fonte emissora e natureza, em empreendimentos e atividades residenciais, comerciais, de serviços, institucionais ou especiais, públicas e privadas, assim como em veículos automotores obedecerão aos níveis de decibéis que variam de 45 Db a 65 Db, de acordo com a região da cidade.

Segundo a GEMA, as ações devem acontecer de forma continuada no município e, além do viés educativo, têm a função de fiscalização e controle do sossego público.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam a poluição sonora como o terceiro maior problema ambiental em todo o mundo. Mais do que barulho, esses ruídos podem causar também prejuízos à saúde humana. Estresse, dificuldades de concentração, fadiga, irritabilidade, aumento da pressão arterial e insônia estão entre as complicações decorrentes do excesso e intensidade dos ruídos.

Fonte: Ascom

Posts anteriores