Cidadeverde.com

Oeiras ganha destaque em Encontro Nacional de Vigilância Sanitária

O trabalho do município de Oeiras no desenvolvimento do projeto Educanvisa ganhou destaque nacional. A convite da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, e a fiscal sanitária, Albina Neres, participaram nos dias 21 e 22 de junho, do Encontro do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – Práticas de Gestão e Responsabilidades Federativas, realizado em Brasília.

O encontro contou com a participação de cerca de 80 convidados, representantes das Vigilâncias Sanitárias Estaduais, dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde, da Anvisa e do Ministério da Saúde. O propósito da reunião foi propiciar um momento de integração e identificar oportunidades para a melhoria da atuação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Na ocasião, foram abordados temas como a educação permanente na prática da Vigilância Sanitária e os caminhos para a coordenação descentralizada do Educanvisa, através da modalidade de Educação à Distância (EaD). “Fomos convidados a participar da mesa de discussões para debater sobre o assunto, como também para dar nossa contribuição relatando a experiência do município com o projeto”, explica a fiscal sanitária, Albina Neres.

Segundo a Anvisa, Oeiras é a única cidade do Brasil que aplica o projeto em todas as escolas municipais. “Oeiras aderiu ao Educanvisa em 2015, onde 58 escolas municipais desenvolveram as estratégias do referido projeto com a participação de 6.330 alunos. E desde então vem desenvolvendo o projeto em toda a Rede Municipal de Ensino. A continuidade do projeto só vem sendo possível por contar com o apoio da gestão e compromisso dos professores, gestores e coordenadores da rede municipal de ensino”, ressalta Albina Neres, que coordena o Educanvisa no município, ao lado da professora Carlane Leal, da Secretaria Municipal de Educação.

Além de representar em Oeiras, Auridene Freitas participou do evento representando o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS). Para ela, o êxito do projeto Educanvisa em Oeiras é resultado do trabalho integrado das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

“Experiência ímpar para a Gestão Municipal de Oeiras, onde só foi possível a implantação do projeto Educanvisa de maneira eficaz, graças ao compromisso da gestão em conduzir a ação com zelo. Através de uma parceria firmada entre a Saúde e Educação e, por entender o impacto positivo ao município, as ações entre as pastas precisam estar alinhadas e incorporadas ao Plano Municipal/Programação Anual de forma a garantir a continuação do programa no munícipio, independente de quem esteja na gestão”, defende a secretária municipal de Saúde.

Educanvisa

O Educanvisa é um projeto educativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destinado à capacitação de professores da rede pública de ensino em assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar. É uma atividade de promoção da saúde e de prevenção de doenças, cuja ideia central é prevenir sobre os riscos e os danos associados ao uso inadequado de produtos sujeitos ao controle sanitário.

A proposta do Educanvisa é que os estudantes orientarem a família e a população local a partir dos conhecimentos adquiridos através das atividades do projeto. Uso racional de medicamentos, alimentação e hábitos de vida saudáveis, vigilância sanitária, higiene pessoal e cuidados com o meio ambiente são alguns dos temas trabalhados, em sala de aula, por professores da rede municipal de ensino no projeto Educanvisa, em Oeiras.

 Fonte: Ascom

Oeiras participa de capacitação sobre Manejo Clínico da Tuberculose

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Oeiras participaram nos dias 19 e 20 de junho, em Teresina, de uma capacitação em Manejo Clínico da Tuberculose em Adultos, ministrada por técnicos do Ministério da Saúde. O evento reuniu profissionais de saúde de diversas cidades do Estado.
O município de Oeiras esteve representado pelo coordenador municipal de Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Miguel Ângelo Ribeiro, e pela coordenadora municipal de Controle da Tuberculose, enfermeira Jéssica Cavalcante. "A Tuberculose é uma doença considerada um problema de saúde pública que merece atenção e exige o desenvolvimento de estratégias de controle", explica Miguel Ribeiro.

Durante a capacitação foram discutidos o novo manejo para enfrentamento da doença, o perfil epidemiológico do Estado do Piauí e dos municípios presentes, experiências vivenciadas dentre outros assuntos relacionados.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica observa uma redução no número de casos da doença notificados no município de Oeiras. "Oeiras tem recebido total apoio dos gestores locais e que há um grande compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em cumprir com as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e que confrontando dados comparativos percebe-se uma redução no número de casos, pois de acordo com dados no banco de dados em 2016 foram notificados 12 casos, 2017 com 09 casos, todos notificados, investigados, devidamente acompanhados e encerrados dentro do prazo pelo critério de cura. Já em 2018 já temos notificados 03 casos que estão em andamento, visto que é uma doença que leva em média 6 meses de tratamento a partir da sua detecção", detalha Miguel Ribeiro.

“Nosso compromisso agora é capacitarmos a equipes de Estratégia Saúde da Família do município e permanecermos vigilantes”, finaliza o enfermeiro.

Fonte: Ascom

Prefeitura doa terreno à OAB-PI para construção de Clube dos Advogados em Oeiras

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, assinou na manhã desta quinta-feira, 21, o termo de doação de um terreno para a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí. A área é destinada à construção do Clube dos Advogados no município. 

A solenidade de doação do terreno aconteceu na Galeria dos Prefeitos, no Paço Municipal, e contou com a participação de secretários municipais, vereadores, de dezenas de advogados, que atuam em Oeiras e cidades vizinhas e do presidente da OAB-PI, Chico Lucas. “Os advogados de Oeiras têm o direito de reivindicar um espaço de lazer e nós estamos fazendo justiça a este pedido. Agradeço à Prefeitura de Oeiras e a todos que se empenharam para este momento”, pontua Chico Lucas.

O terreno possui uma área de cinco mil metros quadrados e está localizado no Bairro Uberaba I, ao lado do portão principal de acesso à antiga edificação do Colégio Agrícola. O imóvel é servido de acesso pavimentado, saneamento básico, energia elétrica trifásica e água encanada.

Ao fazer a doação do terreno, Zé Raimundo falou do trabalho de sua gestão em torno da organização administrativa do município e da importância da construção do clube da advocacia em Oeiras. “O município terá mais esta ferramenta e este local de lazer, como tantos outros que nossa cidade contempla. Como gestor, fico feliz em poder estar doando esta área para o Clube do Advogados de Oeiras, que acho que é de suma importância e de grande relevância para nosso município”, afirma o prefeito.

“Aqui se materializa o sonho construído outrora Articulador da iniciativa, o advogado Adriano Dantas. É momento de alegria e de festejarmos essa conquista, que é de todos”, celebra o advogado Adriano Dantas, articulador da iniciativa.

Fonte: Ascom

Curso de Rádio e TV de Oeiras é avaliado por instituição suíça

Oeiras recebeu nesta terça-feira, 19, a visita do avaliador holandês, Wouter Van Oosterhout, representante da Brücke Le Pont, instituição da Suíça que financia projetos no Brasil. Entre os projetos custeados pela organização suíça está o curso técnico em Rádio e TV, desenvolvido em Oeiras pelo Instituto Comrádio em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Juventude.

Iniciado em abril, o curso está capacitando cerca de 60 jovens oeirenses para atuarem como radialistas profissionais nas áreas de rádio, televisão, assessoria de comunicação, cerimonial e evento e internet. Ao término da capacitação, os alunos considerados aptos, podem emitir junto ao Ministério do Trabalho, o registro de radialista profissional, documento válido em todo o território nacional.

Na visita ao município de Oeiras, o avaliador da Brücke Le Pont conheceu o laboratório de informática e o espaço Cultura e Arte da Praça da Juventude, ambientes onde acontecem as atividades do curso. A inspeção foi acompanhada pela secretária municipal de Juventude, Heloísa Helena; Jessé Barbosa, presidente do Instituto Comradio e pelo coordenador da Juventude, Antônio Avelino. Na oportunidade, a instituições compartilharam perspectivas e estratégias para a realização de novos projetos em parceria com a Brücke Le Pont.

Fonte: Ascom

Oeiras representa o Piauí em Fórum Nacional de Desenvolvimento Econômico

A secretária municipal de Indústria e Comércio de Oeiras, Carla Martins, representou o Piauí no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, realizado nesta terça-feira, 19, em João Pessoa, na Paraíba.

O propósito do evento é articular, capacitar e promover a troca de experiência entre gestores municipais de áreas relacionadas à temática desenvolvimento econômico. O Fórum identifica e compartilha políticas públicas exitosas e que possam ser replicadas por outros gestores públicos, governos locais e entidades em prol do desenvolvimento econômico local.

Além de Carla Martins, participou do evento representando o Piauí, o secretário de Indústria e Comércio do município de Beneditinos. Os gestores foram escolhidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela atuação à frente da pasta.

Dentro do evento, foram realizadas oficinas e visitas técnicas para que os gestores municipais conhecessem experiências exitosas das prefeituras de João Pessoa e Campina Grande.  

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico é um espaço privilegiado de articulação, interlocução e mobilização de secretários e dirigentes municipais de desenvolvimento econômico. Foi criado em março de 2010, no âmbito das ações desenvolvidas pelos Convênios realizados entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), fruto da necessidade de organizar e consolidar uma rede de dirigentes municipais das áreas voltadas à promoção do desenvolvimento local e subsidiar a gestão municipal na formulação e implantação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico local.

Fonte: Ascom

10° Arraiá da Semas começa com quadrilhas e danças típicas em Oeiras

  • Semas_Oeiras_1.jpg Ascom
  • Semas_Oeiras_3.jpg Ascom
  • Semas_Oeiras_5.jpg Ascom
  • Semas_Oeiras_2.jpg Ascom

Iniciado na noite da última sexta-feira, 15, o Arraiá da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) transformou a Praça de Eventos numa grande arena junina. As danças típicas, quadrilhas e apresentações folclóricas organizadas pelos grupos mantidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) garantiram a animação na abertura do Arraiá da Semas, que este ano chega à sua 10ª edição.

Esta semana acontecem as apresentações do Instituto Federal do Piauí, Instituto Gandhi e das escolas municipais Girassol, Júlia Miranda, Visconde da Parnaíba, Cebolinha, Juarez Tapety e Lourenço Castelo Branco.

A programação do evento se estende até o dia 05 de julho, com atividades e confraternizações juninas de diversas instituições públicas e privadas de Oeiras.

 Fonte: Ascom

Comissão Intersetorial do Selo Unicef debate elaboração do diagnóstico situacional em Oeiras

Reunidos nesta quarta-feira, 13, na Secretaria Municipal de Educação, a Comissão Intersetorial de Oeiras do Selo Unicef (2017-2020) debateu a elaboração do diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município.

A proposta de diagnóstico situacional é levar a conclusões acerca da realidade do município, seguindo um processo analítico que permita identificar os principais desafios e oportunidades para garantir os diretos da infância e adolescência.

O diagnóstico é o ponto de partida para o debate com representantes da comunidade que estarão no 1° Fórum Comunitário e para a construção do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

O plano deverá indicar condutas propostas para fortalecer sistemas existentes para melhor atingir e resolver os desafios enfrentados pelos meninos e meninas de zero a 17 anos completos, residentes no município. Para a apresentação, serão feitos mapas, gráficos e imagens.

Selo Unicef

O Selo Unicef representa uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes no Semiárido Nordestino e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de jovens em situação de vulnerabilidade social, como por exemplo, vítimas de violência, exploração de mão de obra infantil, entre outros.

A ação contribui para que os estados alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fonte: Ascom

Semas abre 50 vagas para cursos do Pronatec Mulheres Mil em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), abre nesta sexta-feira, 15, as pré-matrículas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), modalidade Mulheres Mil. As pré-matrículas acontecem até terça-feira, 19, na sede da SEMAS, localizada em frente à Praça Costa Alvarenga.

O Programa oferece 50 vagas em Oeiras – 25 vagas para o curso de Microempreendedora Individual, 25 vagas para o curso de Vendedora. As alunas receberão Assistência Estudantil (Bolsa) no valor de R$ 2,00 reais a hora aula.  O curso será ofertado no período noturno e é destinado para mulheres inscritas no Cadastro Único, que tenham idade a partir de 16 anos. 

Pronatec Mulheres Mil

•             MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (25 VAGAS) – 198 h/a

Requisitos: maior de 16 anos com Ensino Fundamental I Completo (1º a 5º)

•             VENDEDOR (25 VAGAS) - 198 h/a

Requisitos: maior de 16 anos com Ensino Fundamental II Completo (6º a 9º)

Documentação Exigida (cópias):

                RG

               CPF

               Comprovante de escolaridade

                 Declaração do CRAS

Atenção: Menores de 18 anos tem que apresentar também a cópia do RG, CPF e comprovante de endereço do responsável.

Mais informações: (89) 3462-2543

Fonte: Ascom

Após sabatina, Câmara aprova nome de Assuéro Rêgo para presidência do SAAE de Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras aprovou nesta segunda-feira, 11, a indicação do engenheiro civil, Assuéro César Rêgo Pinheiro, para a presidência do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Indicado pelo prefeito José Raimundo, o nome do engenheiro foi aprovado, por unanimidade, após a realização de uma sabatina, com questionamentos feitos pelos vereadores.

Autarquia municipal responsável pelo gerenciamento do sistema de distribuição e tratamento de água e esgotamento sanitário de Oeiras, o SAAE foi criado através da Lei Municipal Nº 1.826, de 10 de agosto de 2017, e implementado após um processo de transição, envolvendo a equipe técnica da autarquia, a direção da Agespisa e do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI).

O órgão entrou em funcionamento no início de maio. Assuéro Rêgo participou do processo de transição e, antes da aprovação da Câmara Municipal, ocupava o cargo de presidente da autarquia de forma interina, desde fevereiro deste ano.

Para o gestor, o maior desafio do SAAE é a universalização do sistema de água e esgoto de Oeiras. “Nosso maior objetivo é a universalização do serviço de água e esgoto no nosso município. Não é uma tarefa fácil. Tratar a água, entregar uma água de qualidade para a população e certificar, dar garantia que estamos prestando um serviço de qualidade”, pontua o presidente, acrescentando que neste primeiro mês de funcionamento, o SAAE já realizou diversos serviços na rede, como novas ligações, retirada de vazamentos e substituição de bombas.

“Nós aprovamos o nome do Assuéro. Fizemos questionamentos sobre a qualidade da água; do Sisar [Sistema Integrado de Saneamento Rural], que já atende alguns povoados; a questão do concurso público e ele foi respondendo tudo e com essas respostas vamos cobrar depois”, afirma o vereador Pedro Freitas.

Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, o vereador José Alberto avalia positivamente a indicação de Assuéro Rêgo para o cargo. “O prefeito Zé Raimundo foi muito feliz na indicação do Assuéro, que se mostrou hoje preparadíssimo para o cargo, pelo seu conhecimento. Engenheiro formado pela Universidade Federal do Piauí, com vários cursos de pós-graduação e vários cursos de aperfeiçoamento. As perguntas feitas pelos vereadores foram bem respondidas por ele e isso mostra que ele está preparado para o cargo”, analisa o parlamentar.

Assuéro Rêgo

Assuéro César Rêgo Pinheiro é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tem pós-graduações em Avaliações e Perícias de Engenharia pela Universidade Cidade de São Paulo e em Estruturas e Fundações pelo Instituto de Pós-graduação-IPOG. Foi Gerente de Recursos Hídricos na Secretaria Estadual de Meio Ambiente; atuou na elaboração de orçamentos e fiscalização de obras na Fundação Municipal de Saúde de Teresina, na Secretaria Estadual de Defesa Civil e no gerenciamento de obras civis nas construtoras Remanso e Brick by Brick Construções. É engenheiro civil concursado na Prefeitura Municipal de Oeiras, desde o ano de 2016, e atualmente preside o SAAE.

Fonte: Ascom

Caminhada marca Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em Oeiras

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), realizou uma caminhada alusiva ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado nesta terça-feira, 12 de junho.  

A caminhada contou com a participação de dezenas de crianças e adolescentes, integrantes dos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolvidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II), além de alunos da escola estadual Costa Alvarenga. A caminhada percorreu as principais ruas do centro da cidade, sendo encerrada no Mercado Municipal Dona Lili, onde aconteceram diversas apresentações culturais realizadas pelas crianças.

“A caminhada é, sem dúvida, uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque à essa questão social, potencializando esforços para acelerar a erradicação do trabalho infantil no Brasil e em Oeiras”, pontua Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social.

As Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- AEPETI realizam anualmente esse momento de luta e reflexão com o objetivo de alertar a população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente, quando deveriam estar na escola em busca do conhecimento e da construção de um futuro melhor para si e para as suas famílias.

Fonte: Ascom

Posts anteriores