Cidadeverde.com

Justiça Eleitoral diploma candidatos eleitos em Oeiras

Foram diplomados nesta quarta-feira, 19, os prefeitos e vereadores das cidades que compõem a 5° Zona Eleitoral sediada em Oeiras.

Fotos: Mural da Vila

Os eleitos foram diplomados pelo Juiz Eleitoral Dr. João Antônio Bittencourt Braga Neto em solenidade realizada na AABB de Oeiras. 


Além de Lukano Sá, foram diplomados os prefeitos: Aldemir da silva Castro, prefeito de Cajazeiras; Celindo Moura Tapety, prefeito de Colônia; Edgar Castelo Branco, prefeito de Santa Rosa; Francisco de Assis Oliveira, prefeito de São Francisco do Piauí; Raimundo Nonato Barbosa, prefeito de São João da Varjota e o prefeito de São Miguel do Fidalgo, Cristóvão Dias. Foram diplomados também os vice-prefeitos e os vereadores eleitos.

Fonte: Mural da Vila

Símbolo histórico do Piauí, Casa da Pólvora é reformada pelo Iphan

A Casa da Pólvora foi devolvida à população de Oeiras, Piauí. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promoveu os serviços de consolidação das alvenarias, recomposição da cobertura, drenagem e proteção contra a ação das águas pluviais. 


A obra, no valor de R$ 38.310,00, foi executada pela Érica Construções ltda. com recursos e fiscalização do Iphan do Piauí. Os moradores da vizinhança tiveram papel relevante, dando apoio aos operários, auxiliando a fiscalização, e compartilhando os conhecimentos dos mais velhos sobre a edificação.

Bem de valor inestimável à história do Piauí, este monumento é de propriedade da comunidade local que o vigia e o mantém. Esta é provavelmente a única edificação militar do período colonial no Piauí ainda existente, visitada quase diariamente por turistas e estudantes.

Durante a intervenção foram identificados elementos que auxiliarão na historiografia do monumento, como as marcas de intervenções anteriores e escavações recobertas há pelo menos 50 anos, que não constam em livros, tampouco em relatos de historiadores e memorialistas.

A chave da Casa da Pólvora foi devolvida à comunidade, que a guardará e continuará responsável pela segurança deste Bem, integrante do Conjunto Histórico e Paisagístico de Oeiras.

Fonte: Iphan

Aline Cabral homenageia a "Casa do Divino" de Oeiras no especial "Natal da cidade"

A Casa do Divino é uma das maiores demonstrações de religiosidade de Oeiras, considerada a capital da fé no Piauí. Para homenagear esse que é um símbolo da fé a cantora Aline Cabral interpretou a música "Bandeira do Divino", do cantor e compositor Ivan Lins.

Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

A cada ano uma família de Oeiras é sorteada para a missão de guardar o divino Espírito Santo e de receber os fiéis que o visitam todos os dias. Os devotos do divino abrem a morada e louvam a bandeira. 

Aline Cabral foi uma das participantes do concurso A Voz de Ouro do programa Talentos do Piauí, que hoje tem a carreira alavancada e divide todo esse sucesso no palco do "Natal da Cidade". 


"Nenhuma pessoa vai a lugar algum se não tiver fé. Com ela se consegue tudo", afirmou a cantora.

Confira a letra interpretada por Aline:

Os devotos do Divino vão abrir sua morada
Pra bandeira do menino ser bem-vinda, ser louvada, ai, ai
Deus nos salve esse devoto pela esmola em vosso nome
Dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome, ai, ai

A bandeira acredita que a semente seja tanta
Que essa mesa seja farta, que essa casa seja santa, ai, ai
Que o perdão seja sagrado, que a fé seja infinita
Que o homem seja livre, que a justiça sobreviva, ai, ai

Assim como os três reis magos que seguiram a estrela guia
A bandeira segue em frente atrás de melhores dias
No estandarte vai escrito que ele voltará de novo
E o Rei será bendito, ele nascerá do povo,ai, ai

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Homem morre em acidente quatro dias antes do casamento em Oeiras

Um acidente de moto na tarde deste domingo provocou a morte de José Fernandes de Araújo, de 34 anos, na localidade Cocos, região do povoado Alagoinhas, zona rural de Oeiras.

De acordo com informações de familiares, José Fernandes estava numa feira, e ao retornar para a sua residência, perdeu o controle da motocicleta, e ao cair bateu com a cabeça em uma pedra.

A vítima ainda chegou a ser socorrida e conduzida para o Hospital Deolindo Couto em Oeiras, onde já chegou sem vida.

José Fernandes chegou recentemente de São Paulo. Ele veio para casar-se no próximo dia 20.

Após exame cadavérico, seu corpo foi liberado para família, que fez o traslado para a localidade em que reside sua família.


Fonte: Mural da Vila

Secretário de Finanças: "Lukano Sá não herdará débitos de Portela"

Mediante certidão emitida pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí, a Prefeitura Municipal de Oeiras, comprova que não está inadimplente com seus balancetes do ano referentes à 2012.


"O prefeito Portela deixará as contas em dias, sem nenhum débito ao prefeito eleito Lukano Sá", disse o Secretário de Finanças, Maurício Tapety.

O gestor financeiro ressaltou ainda que a suposta inadimplência da Prefeitura foi veiculada, informando que nos cofres do executivo municipal haveriam cerca de R$ 900 mil. "Após análise dos balancetes, constatou-se que não existe o saldo em caixa declarado", finaliza Tapety.


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Última sessão da Câmara é marcada por intensa discussão

A última sessão da Câmara de Vereadores de Oeiras foi marcada por intensa discussão sobre pagamentos de empréstimos consignados e inclusão de nomes de funcionários e vereadores nos cadastros de Serviço de Proteção ao Crédito-SPC.

Segundo a vereadora Fortunata Fontes,  a presidência da casa não estava repassando o pagamento dos empréstimos consignados de alguns funcionários da Câmara, bem como também de vereadores. 

"Existem funcionários e até vereador com o nome no SPC por que não o repasse não está em dia com os bancos. Gostaria de saber para onde está indo este dinheiro”, cobrou a vereadora.

Em resposta, o presidente da casa Vereador Deri Gonzaga argumentou que assumiu o cargo, antes ocupado por Fortunata Fontes, com quatro meses em atraso. 

"Além disso existem débitos devido ao confisco de dinheiro da prefeitura que não fez o repasse completo para Câmara Municipal, que por sua vez,  e não teve como realizar o pagamento", explica o presidente da casa.

Em resposta, Fortunata Fontes confirmou o debito que deixou durante os quatro meses na presidência da casa e explicou que a dívida foi herdada pelo então vereador Portela Sobrinho, atual prefeito de Oeiras. "Não deixei nenhum débito, herdei essa conta do Portela. Na ocasião o débito era de vinte mil reais e hoje já são quarenta mil reais", reitera.  

Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

PRF prende idoso que pilotava moto com motor de outra marca

O lavrador identificado apenas como A.L.P.S., de 61 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal, após uma fiscalização na moto em que conduzia. O veículo estava com a numeração do motor raspada. A prisão ocorreu na noite desta segunda-feira (10) no km 203 da BR 230, município de Oeiras.


A rotina do procedimento de fiscalização levou a consulta da numeração da moto, e ao vistoriar o motor, foi constadado que era de outra marca. S moto era modelo Yamaha, DT 180Z e o motor era Honda. Segundo a PRF, não foi apresentada documentação que comprovasse a origem do motor e por estar este com numeração destruída, o condutor foi encaminhado a 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Oeiras.

O acusado será responsabilizado por suposta adulteração de sinais identificadores de veículo automotor e terá uma pena prevista de três a seis anos de reclusão e multa.


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Ônibus que transportava estudantes atropela motociclista

Um motociclista identificado como Geovani de Oliveira Santos, 18 anos, foi atropelado na noite desta sexta-feira (07) por um ônibus que transportava estudantes do município de Valença para São Raimundo Nonato.

O acidente aconteceu por volta da meia noite, na cidade de Colônia do Piauí, na altura da entrada do povoado Pau Ferro, a 24 km do município de Oeiras. Segundo informações do motorista do ônibus, Waldefran Vieira,  que prestou socorro à vítima, o acidente aconteceu após uma ultrapassagem. 

"Estávamos no mesmo sentido, quando ele fez uma ultrapassagem e entrou imediatamente na frente do veiculo", disse o condutor do ônibus que permaneceu no local aguardando a perícia da Policia Civil para prestar os devidos esclarecimentos.

Geovani Oliveira foi levado imediatamente ao Hospital Deolindo Couto em Oeiras e transferido para um hospital em Teresina.


Com informações Muraldavila
cidades@cidadevedrde.com

Comerciantes do mercado público começam a ser transferidos

Os comerciantes do mercado publico de Oeiras, situado à praça Coronel Orlando Carvalho, começaram a ser retirados nesta quarta-feira (05).

A desocupação do local atende a uma ordem judicial emitida através de uma ação do Ministério Público juntamente com o Juiz federal da 7ª Vara, Rafael leite Paulo.

Os comerciantes estão sendo transferidos para o Mercadinho, localizado atrás do açougue municipal. 

Após a desocupação, o Mercado Público passará por uma ampla reforma através do Programa  Monumenta, que tem por objetivo restaurar monumentos das cidades históricas brasileiras.

Matérias relacionadas


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Jovem cochila no volante e morre após cair em ribanceira no Ceará

Natural de Oeiras, o motorista  Anísio Rodrigues, 21 anos, morreu neste fim de semana, após perder o controle do veículo e cair em uma ribanceira no município de cidade de Tauá, no estado do Ceará.


Segundo informações preliminares, o condutor possivelmente teria cochilado e  foi arremessado para fora do caminhão, onde caiu e bateu a cabeça em uma pedra. O passageiro do  veículo  não sofreu ferimentos graves.

O corpo da vítima chegou ao município de Oeiras ainda neste domingo (02) para ser velado e sepultado. 

Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores