Cidadeverde.com

Parada da diversidade de Oeiras acontecerá em setembro

A cidade de Oeiras, capital da fé, também declara respeito as diferenças com referências a civilidade e ao humanismo. Em setembro, acontece a  4ª Parada da Igualdade de Oeiras a ser realizada no dia 30 de setembro, a partir da  14h.


Segundo Katia Tapety, organizadora do evento e atual líder LGBT de Oeiras e Região, este ano o evento contará com algumas novidades. 

"Serão realizados um seminário para discutir direitos humanos, DST E AIDS  e conscientização do voto  limpo. Artisticamente, contaremos trios elétricos gogoboys e  girls e muita gente bonita vinda de todas as partes do Piaui", disse Tapety


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Candidata a vice-prefeita do PSOL de Oeiras é substituída por ter 19 anos

Por determinação judicial o PSOL de Oeiras teve que substituir a candidata a vice-prefeita Gláucia Araújo de apenas 19 anos. A legislação não permite que candidatos a cargo majoritário tenham idade inferior a 21 anos.

Com a substituição, o cargo a vice na chapa encabeçada por Carlos Oliveira será ocupado por  Maria do Socorro Silva.

Candidata do PSOL,Gláucia Araújo, é substituída por não ter idade legal para concorrer ao cargo.

“Não havíamos nos atentando mas a lei eleitoral é clara, nenhum candidato a cargo majoritário como é o caso da Gláucia pode ter idade inferior a 21 anos. Nossa candidata tem apenas 19 anos. Então tivemos que fazer uma mudança de nomes na nossa chapa”, esclareceu o  secretário do partido, Washington Araújo.

Além da candidatura a prefeito, o  PSol ainda dispõe de oito candidatos a vereador. 


Com informações Folhadeoeiras

Em Oeiras 56 candidatos concorrem a 11 vagas na Câmara de vereadores

Terminado o prazo para registro de candidatura na última quinta-feira, na Justiça Eleitoral em Oeiras foram registradas 56 candidaturas para o cargo de vereador.

Este ano, houve um aumento no número de vagas na Câmara Municipal, que passou de 09 para 11 vagas.

Os 56 candidatos estão distribuídos pelas quatro coligações:
Oeiras acima de tudo (PSB) com 22 candidatos a vereador; O Povo no Poder (PMDB-PP) com 13; Partido Socialismo e liberdade (PSOL) com 8 e Coragem para Mudar (PT) com 13.

Fonte: Mural da Vila

PPS Nacional determina que deverá indicar vice na chapa de Edimilson Carvalho

A Coordenação Eleitoral Nacional do PPS, determinou através de ofíciom a coligação com o PT, na cidade de Oeiras (313 km de Teresina). No texto do documento o partido avalia como positiva a coligação cumprimento a um acordo firmado entre os partidos anteriormente.


O presidente do PPS, Roberto Freire, entendeu que a coligação é favorável e o presidente do Diretório Estadual do partido no Piauí, Celso Henrique, cumprirá o acordo indicando o vice na composição com o PT na chapa majoritátia.

O PT tem como candidato Edimilson Carvalho que é irmão do deputado estadual Assis Carvalho. O Cidadeverde.com entrou em contato com Celso Henrique, que encontrava-se em reunião para discutir a definição do vice para o município.


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Caminhão carregado de milho tomba em rodovia e carga é saqueada

Um caminhão carregado de milho tombou na rodovia estadual que liga Oeiras a Colônia do Piauí, no final da tarde desta quarta-feira, na altura do local conhecido como “Ladeira da Colônia”.


O condutor perdeu o controle do veículo, vindo a tombar derramando toda a carga na pista provocando um grande congestionamento nos dois sentidos.


Populares ajudaram a tirar o carro da pista para que o tráfego fluísse. Enquanto isso, a carga era saqueada por um grupo de pessoas. Segundo um portal local a ação não pode ser impedida pela polícia devido ao pequeno efetivo.


O motorista teve várias escoriações e foi conduzido ao hospital Deolindo Couto em Oeiras.


Fonte: Mural da Vila

Oeiras: Ministério Público recomenda preservação do centro histórico durante período eleitoral

Com o objetivo de proteger o patrimônio histórico e artístico do Município de Oeiras, o Ministério Público expediu a Recomendação nº 02/2012, advertindo os candidatos, partidos políticos e coligações daquele município que se abstenham de utilizar bens tombados, inclusive da sua vizinhança, para a propaganda eleitoral de qualquer espécie, como faixas, placas, cartazes e outdoors, que impeçam ou reduzam a sua visibilidade.


O documento, assinado pelo Promotor de Justiça Carlos Rubem Campos Reis, no exercício das funções eleitorais junto a 5ª Zona Eleitoral, lembra ainda que a veiculação de propaganda eleitoral em bens tombados caracteriza infração à proibição contida no art. 37 da Lei 9.504/97, impondo-se ao infrator a reparação do bem lesado e multa, bem como se enquadra nos crimes ambientais previstos nos arts. 62 e 63 da Lei 9.605/98.


A relação dos bens tombados pode ser acessada através dos arquivos anexos.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

PT de Oeiras anuncia Marcelo Freitas como vice de Edmilson Carvalho

O PT de Oeiras anunciou na noite desta terça-feira (03) o candidato a vice na chapa de Edmilson Carvalho. O atual vice-prefeito Marcelo Freitas (PR) entrará na disputa ao lado do petista que ainda recebe o apoio DEM, PTN e PR.

                        Foto: Folhadeoeiras

Freitas, até o último sábado (30) era tido como companheiro de chapa de Tapety Neto (PMDB) que optou por Severino Barbosa.

Na ocasião, o PT também recebeu a adesão do DEM, presidido pelo empresário Samuel Araújo.


Fonte: Muraldavila

Folguedos Juninos da Educação retratam tradição nordestina em Oeiras

A festa junina é uma manifestação cultural que traz a essência do povo nordestino e foi com esse pensamento que a 8ª Gerência Regional de Educação (GRE) realizou nos dias 29 e 30 de julho, na praça do Estádio Gerson Campos, o I Folguedos Juninos da Educação de Oeiras.


Segundo a gerente regional da 8ª GRE, Marileide Soares, o objetivo foi "desenvolver a expressão artística e corporal dos alunos para a integração social do grupo escolar, assim como todos os integrantes da comunidade através da troca de idéias e experiências".

“Com o tema '100 anos de Gonzagão: O reconhecimento de um artista pela força de sua cultura', o evento promoveu o fortalecimento dos valores culturais de nosso povo, e contou com  a participação das escolas de Oeiras, Campinas e Colônia do Piauí”, relata a Gerente.


As unidades participantes realizaram confecção de murais, de bonecos, comidas típicas em suas respectivas barracas, produção de caricatura de Luiz Gonzaga, danças juninas e quadrilhas, tudo com muita animação e participação de milhares de pessoas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

PMDB confirma Tapety Neto e Severino Barbosa como candidatos a prefeito e vice

A coligação formada pelo PMDB, PP e DEM lançou a candidatura de Tapety Neto a prefeito, e do empresário Severino Barbosa como candidato a vice-prefeito de Oeiras. 

                         Fotos: Folha de Oeiras

A convenção aconteceu na noite deste sábado (30), no Oeiras Clube, e contou com a presença do deputado federal Marcelo Castro, presidente estadual do PMDB e do deputado estadual Mauro Tapety.


Durante o evento onze candidatos a vereador também foram homologados. Pelo PMDB 
Miguel Ângelo, Margarett Carvalho, Gracinha Leite, Pedro Freitas Beron, Lívio Lacerda, Calebe, Cabo Dorgival e Mazinho Sena; Pelo PP, Lameck Valentim e José Augusto Barros.



Fonte: Muraldavila

Lukano Sá é lançado candidato a prefeito de Oeiras

Com a presença do governador Wilson Martins, o PSB e partidos aliados lançaram Lukano Sá e Abmael Soares com candidatos a prefeito e vice-prefeito de Oeiras, em convenção realizada nesta quinta-feira (28).

                          Fotos: Mural da Vila

A coligação composta pelo PSB, PSDB, PC do B, PPS, PTB, PTN, PRB e PDT também lançou os candidatos a vereador. 



Os candidatos José Alberto, Expedito Martins, Letiano, Neander, o mototaxista Edilson (PDT), a professora Heloísa Helena (PPS), Luiz Henrique (PSDB), Paulo Hércules (PRB), o jornalista Emerson Gonzaga (PTB), Antônio Alexandrino “Buriti” (PSB), o motorista Edvaldo Lima (PSB), Galego das Fitas (PSB), Martinho Meneses (PSB), Marcilene dos Anjos “Cláudia Raia” (PSB) e Cláudio do Gás (PSB) também foram homologados durante o evento. 


Fonte: Muraldavila

Posts anteriores