Cidadeverde.com

Campanha ‘Liquida Oeiras’ vai sortear prêmios em dinheiro e uma TV de 32 polegadas

Foi lançada na noite desta quinta-feira, 09, a campanha ‘Liquida Oeiras’. Realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), Câmara Dirigentes de Lojistas e Associação de Comércio, Indústria e Agricultura Oeirense (CDL/ASCOM), a campanha vai sortear prêmios em dinheiro e uma TV de 32 polegadas. O lançamento aconteceu no auditório da CDL/ASCOM e contou com a presença de representantes do empresariado local.

O objetivo, segundo a secretária municipal de Indústria e Comércio, é aquecer as vendas e promover a circulação econômica nos setores de comércio e de prestação de serviço da cidade. “Demos esta nova roupagem à campanha, com sorteios semanais, que serão feitos através de links ao vivo, em algum lugar público. Pensamos no antigo Mercado Público”, pontua Carla Martins.

“É uma campanha interessante, o custo para cada empresário participar é somente de R$ 100, um valor irrisório para o cliente dele participar de nove sorteios. Toda sexta-feira, a partir de 31 de agosto serão sorteados três cheques no valor de R$ 300. Esse cheque a pessoa pode resgatar na CDL, em até sete dias corridos. E no último sorteio, na nona sexta-feira, além dos três cheque também será sorteada uma televisão de 32 polegadas”, detalha a secretária municipal de Indústria e Comércio, informando que a campanha acontecerá até 26 de outubro.

Para participar dos sorteios, o consumidor deve adquirir os cupons da campanha, fazendo compras nas empresas cadastradas e adesivadas com o selo Liquida Oeiras. De acordo com o presidente da CDL/ASCOM, Último Campos, a meta é que 220 empresas participem da campanha.

“Nossa proposta é otimizar a campanha Liquida Oeiras, que já vinha sendo desenvolvida pela, Semic, e agora com a parceria da CDL, estamos trazendo incrementos de renovação e mobilização, através da capilaridade que a CDL tem com as pessoas jurídicas, pela sua gama de associados. Nosso próximo passo é mobilizar e fazer com que a gente atinja a nota de empresas participantes. Vamos unir forças para mobilizar e fazer uma grande campanha”, comenta o presidente da CDL/ASCOM.

Fonte: Ascom

Semana do Bebê e da Amamentação acontece de 13 a 17 em Oeiras

Com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças prioridade na agenda do município, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove de 13 a 17 de agosto a Semana do Bebê.

A iniciativa é apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e contribui para mobilizar diversos setores da sociedade sobre os cuidados com a primeira infância – que vai de zero a seis anos de idade – e para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças.

“A Semana do Bebê é um demonstrativo do que o município já faz. É uma semana que vem fortalecer as garantias e direitos da crianças do nascimento até o sexto ano de vida. Nesta estratégia, realizamos durante toda a semana uma mobilização em favor dos direitos da criança e da gestante, observando o que os atores do município estão fazendo, em termo de Secretaria Municipal de Saúde, Educação e de Assistência Social”, explica a nutricionista Márcia Estevão, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O evento acontece integrado à Semana da Amamentação, que reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Como estamos no mês de agosto, o Agosto Dourado, estamos intensificando as ações de amamentação e incentivo ao aleitamento materno”, pontua Márcia Estevão.

Entre as atividades da Semana do Bebê está a entrega do título de bebê prefeito. “Durante esta semana, a primeira criança que nascer entre o dia 13 e o dia 17, de parto normal, que mãe tiver feito no mínimo sete consultas de pré-natal e que seja do município de Oeiras, será o bebê-prefeito. E assim nós finalizaremos a Semana do Bebê, mas continuaremos por todo o mês de agosto fazendo eventos de estímulo à amamentação”, conclui a coordenadora do NASF.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

SEGUNDA-FEIRA - 13/08/2018

 14:00 H: ABERTURA OFICIAL DO EVENTO (SEMANA DO BEBÊ E AMAMENTAÇÃO)

LOCAL: CINE TEATRO DE OEIRAS

Público: profissionais da Semusa, Semas e Semed

17:00H:PRAÇA DA VITÓRIA

Atividades recreativas e abordagem lúdica sobre a alimentação Saudável na Primeira Infância

Público:alunos menores de 6 anos das escolas municipais (Mercês Romão e Mãe Tança)

17:00H - PRAÇA DE EVENTOS

Atividade: MAMAÇO

Público: gestantes e lactantes

 

14/08/2018– 08:00 HORAS

LOCAL: UBS TAMBORIL SALINAS

Atividades: Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento materno e Shantala (massagem para bebês)

Oficina: Alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 2 anos e atividades recreativas

Público: mães, gestantes e crianças menores de 02 anos.

 

14/08/2018 – 08:00 HORAS

LOCAL: UBS OEIRAS NOVA E GERARDO MAGELA

Atividades:  Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento materno e Shantala (massagem para bebês)

Público: gestantes e lactantes.

 

14/08/2018 – 14:00 HORAS

LOCAL: UBS DR. HAILTON ALVES e DR. PEDRO BARBOSA

Atividades: Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento materno e Shantala (massagem para bebês)

Público: gestantes e lactantes.

 14/08/018 – 14:00h

LOCAL: CRAS I E II

Atividades:  palestra: Acorda mamãe

Exercícios: como manter a autoestima

Público: gestantes e lactantes 

 14/08/2018 – manhã e tarde

LOCAL: Escola Municipal Júlia Miranda

Antropometria e avaliação nutricional

Oficina: alimentação Saudável na Primeira Infância.

Atividades recreativas.

Público: alunos menores de 6 anos, pais, diretores e professores.

 16/08/2018 – 08:00 HORAS

LOCAL: UBS FOMENTO

Atividades: Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento Materno e Shantala (massagem para bebês)

Orientações sobre a importância do teste do pezinho

Oficina: Alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 02 anos

Público: mães, gestantes e crianças menores de 02 anos.

16/08/2018 – manhã e tarde

 LOCAL: Escola Municipal Santinha Nunes

Antropometria e avaliação nutricional

Oficina: alimentação Saudável na Primeira Infância

Atividades recreativas

Público: alunos menores de 6 anos, pais, diretores e professores

 

16/08/2018 – 08:00 HORAS

LOCAL: UBS RODAGEM DE PICOS

Atividade: Puericultura compartilhada

Oficina: Alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 02 anos

Saúde bucal e atividades recreativas

Público: mães e crianças menores de 02 anos.

 16 e 17/08/018 – 18:00 HORAS

LOCAL: ESCOLAS MUNICIPAIS

ATIVIDADE:   Roda de conversa sobre o fortalecimento do vínculo como prevenção à violência e Alimentação Saudável na Primeira Infância

Público: Pais de alunos menores de 06 anos e profissionais

 17/08/2018 – manhã e tarde

 LOCAL: Escola Municipal Balduíno de Deus

Antropometria e avaliação nutricional

Oficina: alimentação Saudável na Primeira Infância

Atividades recreativas

Público: crianças menores de 6 anos, pais, diretores e professores

Fonte: Ascom

Povoado Alagoinha terá sistema de abastecimento d’água ampliado em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estão ampliando a rede de distribuição e tratamento d’água, no povoado Alagoinha, na zona rural do município. Na manhã desta terça-feira, 07, o prefeito José Raimundo visitou a comunidade e acompanhou o andamento dos trabalhos.

Assuéro Rêgo, presidente do SAAE, explica que com a obra de infraestrutura hídrica, a água consumida na comunidade será captada no Rio Salinas e, em seguida, passará uma Estação Compacta de Tratamento, implantada através de uma parceria da Prefeitura com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Segundo Zé Raimundo, a ampliação do sistema de abastecimento beneficiará toda a população do povoado com água tratada. Ele adianta que o novo sistema será entregue em breve à comunidade, junto com uma série de benfeitorias que a Prefeitura de Oeiras está realizando, como melhorias na infraestrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS), revitalização da praça e instalação de uma Academia da Saúde no povoado.

Fonte: Ascom

Oeiras: preso em flagrante por estupro é posto em liberdade

A juíza Maria do Socorro Rocha Cipriano, juíza de Direito da 2ª Vara da Comarca de Oeiras, concedeu liberdade provisória a Jaílson Dias de Sousa, que foi autuado em flagrante pela polícia de Oeiras por lesão corporal, ameaça e tentativa de estupro contra uma senhora de 58 anos, na localidade Curralinho, região do povoado Lagoa do Meio.

Jaílson Dias foi preso na sexta-feira, após agredir física e moralmente a senhora, derruba-la e bater com sua cabeça no chão provocando diversos ferimentos e ter tentando estuprá-la. Com os atos de violência, a senhora fingiu-se de morta, fazendo com que Jaílson deixasse o local, para depois ser amarrado pelos moradores até a chegada da polícia.

Após a chegada dos policiais, Jaílson Dias de Sousa, que já tem passagem por roubo e tráfico de drogas, foi conduzido a delegacia regional de Oeiras, onde foi autuado em flagrante pelo delegado Francisco Rodrigues por lesão corporal, ameaça e estupro tentado.

Já no dia seguinte, a juíza Maria do Socorro da Rocha Cipriano concedeu a liberdade provisória do acusado, alegando falta de requisitos que justificasse a prisão preventiva de Jaílson Dias. Na decisão, a juíza reconhece que há indícios da prática de lesão corporal leve, ameaça (menor potencial ofensivo) e tentativa de estupro, crime com pena máxima superior a quatro anos de prisão, motivo pelo qual não foi concedida a fiança pela autoridade policial.

Mesmo reconhecendo tal situação, a juíza asseverou que apesar de Jaílson Dias ter sido preso em flagrante, possui residência fixa e sua liberdade não representa prejuízo ao andamento processual nem prejudica a aplicação da lei. Também não oferece risco para o ordem pública ou econômica e o fato dele responder por outros processos criminais ainda não julgados, não pode ser considerado para fins de antecedentes criminais.

Partindo desses pressupostos, a Dra. Maria do Socorro da Rocha Cipriano entendeu ser desnecessária a manutenção da prisão de Jaílson Dias, por verificar a ausência de requisitos para a prisão preventiva, determinando a sua liberdade provisória e estabelecendo as seguintes medidas cautelares: comparecer em juízo a cada seis meses para informar e justificar suas atividades; proibição de manter contato ou proximidade com as vítimas; proibição de ausentar-se da comarca e recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga.

Jaílson Dias foi posto em liberdade, enquanto a senhora vítima da violência praticada pelo mesmo, esteve nesta segunda-feira, na cidade de Picos, realizando uma série de exames, para detectar a gravidade das lesões, sobretudo devido às fortes pancadas que levou na cabeça e que provocou diversos ferimentos.

Familiares e moradores da localidade Curralinho, região do povoado Lagoa do Meio, manifestaram uma profunda revolta com a decisão da juíza. "Estamos muito revoltados com esta decisão. Este homem agrediu fisicamente e quase provocou a morte de uma senhora de 58 anos, além de tentar violentá-la sexualmente. É incompreensível ver em liberdade um homem que vem assustando os moradores daquela comunidade rural. O que seria então colocar em risco a ordem pública? Precisaria mais do que o que foi feito por ele? Infelizmente não dá pra entender esta decisão", desabafou uma sobrinha da vítima que preferiu não se identificar.

Leia abaixo a decisão

decisão judicial oeiras_1533642747.pdf

Fonte: mural da vila

Oito são mantidos reféns em assalto a agências bancárias no Piauí

  • bbo.jpg Mais Oeiras
  • bbco2.jpg Mais Oeiras
  • bbc33.jpg Mais Oeiras
  • bbc3.jpg Mais Oeiras
  • bala.jpg Mais Oeiras

Bandidos fortemente armados explodiram, simultaneamente, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste da cidade de Oeiras, no interior do Piauí. Para evitar a aproximação da Polícia Militar, os criminosos levaram oito clientes de um bar como reféns que seriam usados como "escudos" em um possível confronto. 

O ataque as agências bancárias ocorreu por volta de 1h30, desta quinta-feira (02). O comandante da PM de Oeiras, coronel Jorge Neto, conta que pelo menos 12 bandidos praticaram o crime e só conseguiram explodir o cofre de uma das agências. Os caixas eletrônicos não foram danificados.

"Os explosivos que colocaram no Banco do Nordeste não foi suficiente para abrir o cofre. No Banco do Brasil, eles conseguiram estourar o cofre que tinha menos dinheiro. A gerência do banco nos repassou que não levaram uma grande quantia, pois com a explosão, caiu muito entulho por cima. No local encontramos muita nota no chão. Tudo foi rápido, cerca de 10 minutos", explica o comandante. 

O coronel conta ainda que os criminosos efetuaram vários disparos de arma de grosso calibre, incluindo fuzil. 

"Não entramos em confronto por que havia reféns e tínhamos que preservar a vida deles. Eles foram muito ousados e pegaram os reféns antes mesmo de explodirem os banco, justamente para inibir a ação policial. Os reféns seriam usados como moeda de troca, se a PM avançasse", acrescenta o militar. 

Os reféns foram liberados a cerca de 5 km das agências bancárias. Policiais civis e militares estão em diligência. Não há informação sobre a quantia em dinheiro roubada.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Fernanda Takai é atração do projeto Seis e Meia em Oeiras

A cantora e compositora Fernanda Takai é a atração do projeto Seis e Meia, no próximo dia 15 de agosto, em Oeiras. Ela faz show no Cine Teatro, cantando seus maiores sucessos. A entrada para a apresentação custa R$ 30. Os ingressos serão vendidos no dia 08 de agosto, na bilheteria do Cine Teatro, a partir das 7h da manhã.

Cantora, compositora e cronista, Fernanda Takai é vocalista da banda mineira Pato Fu há 25 anos, há 10 lançou-se numa carreira solo com repercussão nacional e internacional, chegando a gravar um CD de inéditas com o guitarrista Andy Summers (The Police) em 2012. Lançou 18 álbuns e 7 DVDs. Tem 4 Discos de Ouro, vendeu mais de um milhão de cópias. Artista multipremiada, ela recebeu prêmios da APCA, Grammy Latino, MTV Brasil, Multishow, Revista Bravo!, Prêmio da Música Brasileira, entre outros. Tem 4 livros publicados e conquistou recentemente um prêmio Jabuti.

Com talento reconhecido fora do Brasil, Fernanda Takai já se apresentou no Japão, Inglaterra, Portugal, Nova Zelândia, Austrália, Argentina e Estados Unidos. Participou como convidada de projetos de Rita Lee, Zélia Duncan, Roberto Menescal, Maki Nomiya, João Donato, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Duran Duran, Renato Russo, TV Cultura, Rede Globo e muitos outros. Também participou em trilhas de curtas, longas e documentários como cantora, dubladora e compositora, com trabalhos para Disney, Otto Desenhos (Kikito em Gramado pelo Júri Popular), Jorge Furtado entre outros.

Casada com o produtor e guitarrista, John Ulhoa, ela tem uma filha de 13 anos chamada Nina. De ascendência japonesa por parte de pai e portuguesa por parte de mãe, Fernanda Takai tem um apetite inesgotável por novos & velhos lugares, comidas, sons e imagens.

O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio cultural da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Fonte: Ascom

Oeiras apresenta experiência exitosa na prevenção do suicídio em Congresso Nacional

Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Núcleo de Prevenção do Suicídio levaram a experiência exitosa do município de Oeiras na prevenção do suicídio ao 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e 6º Congresso Norte e Nordeste, realizado entre 25 e 27 de julho, em Belém-PA.

A experiência exitosa foi apresentada na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, que acontece dentro da programação do Congresso Nacional. Intitulado “A Importância da Campanha Setembro Amarelo na Prevenção do Suicídio no município de Oeiras”, o trabalho foi apresentado pela coordenadora do CAPS, Sueli Viana, e pela coordenadora do Núcleo de Prevenção do Suicídio em Oeiras, Evanilde Borges. A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, também participou do evento que contou com a presença de 1.478 secretários municipais de Saúde.

A Mostra dá oportunidade para divulgação de experiências exitosas de secretarias municipais de Saúde de todos os estados do país com objetivo de mostrar o SUS que dá certo, experiências bem sucedidas que podem inspirar profissionais de saúde e gestores. Os trabalhos são apresentados oralmente pelos autores, divididos em salas com a participação do público e de avaliadores.

Prevenção do Suicídio

Instituído em 2010 pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o Núcleo de Prevenção do Suicídio desenvolve ações e propostas focadas na linha de cuidado em rede, com encaminhamento aos serviços de referência e construção do Projeto Terapêutico Singular e Matriciamento.

Aliado ao Núcleo, foi criado em 2017 o Grupo de Apoio Permanente e Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento do Suicídio, que é composto por representantes de diversos segmentos da sociedade, entre eles, membros da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal da Juventude, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Polícia Militar, Igreja Católica e Igreja Batista.

Desde 2010, o CAPS faz o monitoramento de casos de suicídio, de tentativas e ideação suicida, e realiza visitas domiciliares para combater o fenômeno em Oeiras. As ações de prevenção e enfrentamento do suicídio são desenvolvidas dentro da rotina dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Ascom

Zé Raimundo assina contratos para construção de 42 casas em Oeiras

O prefeito José Raimundo assinou na tarde desta quarta-feira, 25, na Superintendência Regional da Caixa Econômica, em Teresina, os contratos para construção das casas do Alto do Canela, através do Programa Minha Casa Minha Vida. O gestor explica que, neste primeiro momento, serão construídas 42 unidades habitacionais, de um total de 60. Em cada imóvel serão investidos R$ 65 mil.

Além do prefeito, participaram da solenidade de assinatura dos contratos: Elizomar Guimarães, superintendente regional da Caixa Econômica; Edgar Pereira, gerente de Habitação da Caixa; Marcelo Diniz, da Gerência de Governo da Caixa Econômica Federal (Gigov); Paulo César, gerente regional de Governo e o ouvidor da Prefeitura de Oeiras, Júnior Sá.

Zona rural terá novos campos de futebol

Também nesta quarta-feira foi autorizado pela Caixa Econômica o processo licitatório para a construção de quatro campos de futebol na zona rural de Oeiras. Segundo a Prefeitura, os recursos já estão garantidos. Serão contempladas as localidades Buritizinho, Curral Velho, Buriti do Rei e Ipueiras.

Os campos são dotados de alambrado, arquibancadas e de toda a infraestrutura necessária para a prática desportiva. Com estas obras, a Prefeitura de Oeiras amplia os espaços de lazer e convivência na zona rural e estimula os atletas amadores do município.

Fonte: Ascom

Prefeitura adquire reprodutor bovino para fomentar bacia leiteira em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal da Agricultura, está investindo no melhoramento genético do rebanho bovino para fomentar a bacia leiteira do município. Para isso, adquiriu no leilão da 6ª Expoeiras um reprodutor bovino do tipo Gir P.O.

O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável da bacia leiteira e melhorar a qualidade do rebanho utilizado na produção de leite, contribuindo para o incremento da produtividade e da renda dos pequenos produtores rurais que trabalham nesta atividade.

Segundo o secretário municipal da Agricultura, Juvenal Souza, o animal já passou por algumas propriedades rurais do município e está à disposição dos produtores de leite. “Esta iniciativa é de suma importância para a evolução e melhoramento genético do rebanho leiteiro”, diz o secretário, informando que os interessados no melhoramento do rebanho devem se cadastrar na Secretaria Municipal da Agricultura.

Fonte: Ascom

Prefeito entrega máquinas agrícolas na comunidade Caraíbas, na zona rural de Oeiras

O prefeito José Raimundo realizou no último sábado, 21, a entrega de máquinas e implementos agrícolas aos produtores rurais da comunidade Caraíbas, na zona rural do município. Agora, através da parceria entre a Prefeitura de Oeiras e a Associação de Desenvolvimento Comunitário das comunidades Caraíbas, Feitoria e Morro Grande, os agricultores familiares da região têm acesso a um trator, grade aradora, ensiladeira, calcareadeira e batedeira de cereais.

Segundo Zé Raimundo, os equipamentos que irão impulsionar a produção agrícola local. “Estes equipamentos vão facilitar a vida dos produtores e torna-los independentes financeiramente”, comenta o prefeito, acrescentando que o maquinário representa a possibilidade de geração de emprego e renda no campo, além de contribuir para dinamizar a economia do município.

Além das Caraíbas, produtores das comunidades Contentamento, Várzea Tranqueira e Canto da Vereda também foram contemplados com os equipamentos, adquiridos através de emendas parlamentares do senador Ciro Nogueira e do deputado federal Mainha. Ao todo, foram investidos R$ 930 mil na compra das máquinas agrícolas.

Para Zé Raimundo, a iniciativa fortalece a agricultura familiar, desenvolve o meio rural e leva ao homem do campo condições para que ele empreenda, através da produção e comercialização dos frutos do seu trabalho.

“Não é toda cidade que tem essa sorte de receber um benefício como este. Daqui a um tempo, vocês vão andar aqui e dizer Caraíbas mudou”, afirma o agricultor Valdo Abrão, morador da comunidade Caraíbas.

Fonte: Ascom

Posts anteriores