Cidadeverde.com

Escolas de Oeiras não aderem greve estadual e tem aulas normalmente

Os professores da rede estadual de ensino, em greve desde o dia 27 de fevereiro, realizaram assembleia geral na manha desta segunda-feira (07) e decidiram manter a greve da categoria. Os docentes recusaram a proposta apresentada pelo governo do estado no último sábado (05).


Apesar da greve, as escolas públicas de Oeiras estão seguindo suas atividades normalmente, ao contrário da greve da classe dos trabalhadores em educação, todas as escolas do município estão fora da paralisação estadual.

Segundo a presidente do Sinte, professora Odeni, a classe recusa a proposta do governo em o reajuste ser parcelado em quatro vezes, o fim da regência e a garantia do retroativo referente aos primeiros meses do ano.


A presidente conta que é importante o valor apresentado pelo governador, de 22% linear para todas as categorias, mas a demora no pagamento é o maior obstáculo para finalizar o movimento. Com palavras de ordem e discursos inflamados, os professores continuam acampados no estacionamento do Palácio de Karnak.

A exemplo de outras cidades  vizinhas, Oeiras é uma das que não sentiu muito impacto com a paralisação. A escola Estadual Armando Burlamaqui é um exemplo das escolas que não aderiram a paralisação, a diretora Marsonia dos Santos sente-se muito feliz por tudo estar ocorrendo normalmente. “Todos os funcionários dessa escola estão trabalhando, não podemos prejudicar essas crianças", ressalta.

Todas as escolas de Oeiras estão funcionando com todos os professores, assim como os alunos estão recebendo seus livros, a merenda e realizando atividades extras.

Com informações de Mural da Vila

Acusados de aplicar golpes em idosos são presos

Policiais militares prenderam neste sábado (05) dois homens acusados de praticar golpes contra idosos no interior das agências bancárias em Oeiras. José Raimundo da Silva, de Caxias - MA e Valdeci Alves de Sousa, de Manaus – AM, foram presos no interior do Banco do Brasil, quando tentavam aplicar o golpe em  mais um idoso. 

José Raimundo da Silva

"Eles ofereciam ajuda aos idosos que não sabiam usar o Caixa Eletrônico. De posse do cartão e senha, efetuavam o saque. Todavia, enquanto a máquina fazia a contagem das cédulas, um dos acusados dizia ao idoso que o dinheiro havia acabado, enquanto o outro passava e recolhia o dinheiro que acabara de ser entregue pelo caixa", relatou a delegada Janaína Nobre.

Valdeci Alves de Sousa

Nesta segunda-feira (07), vítimas dos golpes estão comparecendo à delegacia para registrar ocorrência e fazer o reconhecimento dos acusados. 



Fonte: Com informações Mural da Vila

Liminar suspende o bloqueio de energia em prédios públicos de Oeiras

Uma liminar expedida pelo Juiz Federal Substituto, Rafael Leite Paulo determina que seja suspenso o bloqueio do fornecimento de energia elétrica dos prédios públicos de Oeiras, notadamente na sede da Prefeitura Municipal, na Secretaria de Assistência Social, na Rodoviária  Municipal, no Açougue Municipal, no Estádio Gérson Campos, na Praça da Bandeira e outras praças locais, e de qualquer outra unidade consumidora do Município. 

A liminar proíbe a Eletrobrás de realizar novos cortes de energia até a decisão de mérito, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Em sua decisão o juiz afirma que “a abrupta interrupção do fornecimento de energia elétrica utilizada como forma de compelir o consumidor ao pagamento das dívidas decorrentes da prestação do serviço, é fato que extrapola os limites da legalidade e da moralidade."

Segundo a liminar, a cobrança do débito deve dar-se através das vias ordinárias de cobrança. reforçando que a energia é um serviço público indispensável a liminar ordena o impedimento de novos cortes.subordinado ao princípio da continuidade de sua prestação.


Fonte: Mural da Vila

Com desistência de concorrente, Kléber Eulálio espera que candidatura cresça

O deputado Estadual Kléber Eulálio afirmou, durante entrevista no Jornal do Piauí desta quarta-feira (02), que sua candidatura à prefeitura de Oeiras será beneficiada com a desistência do pré-candidato padre Walmir.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“A minha expectativa é que todos aqueles que iam votar no padre passem a me apoiar. Passei muito tempo como deputado. Agora, resolvi atender o chamado da minha cidade e não posso me negar a ser candidato”, avaliou o parlamentar do PMDB.

O também líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado afirmou que está confiante e contente com as articulações em torno de sua candidatura a chefe do executivo da primeira capital do Piauí. 


“A expectativa é que a minha candidatura se torne mais forte e mais competitiva. Houve esse desistência e espero o apoio do padre Walmir. O perfil do eleitor dele é parecido com o do meu eleitor”, avaliou o pré-candidato.

Lívio Galeno
cidades@cidadeverde.com

PT de Oeiras decide por candidatura própria e indica Edmilson Carvalho como pré-candidato

O Partido dos Trabalhadores decidiu no último sábado sábado (28), que terá candidatura própria para prefeitura de Oeiras este ano. A decisão foi tomada em encontro realizado na sede do PT. Foi indicado como pré-candidato o militante Edmilson Carvalho, filiado desde 1990, funcionário público federal concursado.



A ala que defendia aliança com o PSB fez uma reunião paralela não reconhecida pela Executiva Municipal por não ter seguido os prazos definidos pelo regimento eleitoral do Partido, conforme argumenta o presidente estadual do Partido, o deputado Fábio Novo.

“O PT tem um regimento próprio, aprovado pela Executiva Nacional e nele diz que quem quisesse decidir por aliança, tinha de fazê-lo até o dia 30 de março passado e isso não aconteceu aqui em Oeiras. Portanto, aqui não há outra alternativa que não a candidatura própria,” concluiu.

Durante o encontro na sede oficial do Partido, o secretário da Assistência Social, Francisco Guedes, afirmou que não se pretende valorizar essa divisão, mas que está sendo inevitável por conta do desrespeito com que alguns petistas vem tratando o processo. “Não queremos alimentar essa divisão, mas se alguém quiser mudar de partido, esteja livre para fazê-lo, mas não admitimos vender o Partido,” disse.

Entenda o caso

No último dia 7 de março, o Diretório Municipal do PT de Oeiras, decidiu pela candidatura própria em que apresentou como pré candidato o irmão do deputado Assis Carvalho, o advogado Edmilson Carvalho.

Logo após a decisão, alguns filiados denunciaram que o presidente do partido, o vereador Deri Gonzaga, e o secretário Cabo Chico estavam procurando alguns filiados com propostas financeiras ou favorecimentos políticos para mudarem de posição e provocarem outra reunião para decidir pela aliança.

As denúncias estão sendo apuradas a partir da instauração de processo disciplinar dentro da comissão de ética local e será encaminhado para a estadual, conforme explica o advogado José Maria Araújo Costa, membro da Comissão de Ética Estadual.

“Estas denúncias serão todas apuradas em no máximo 60 dias e se forem constatadas, são faltas consideradas gravíssimas que incorrerão seguramente em expulsão dos filiados responsáveis que, no caso do vereador, impedirá sua candidatura para este pleito que virá, vez que não terá uma legenda para se candidatar já que a lei exige um ano de filiado para poder ser candidato”.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Escolha de candidato próprio do PT causa impasse dentro do partido

A decisão para a escolha de um candidato próprio para concorrer as eleições municipais em Oeiras causa impasse no município. De acordo com o vereador e presidente do PT , Deri Gonzaga, a reunião acontece neste sábado (28), na Câmara Municipal de Oeiras, a partir das 08h.. Para o pré-candidato do PT, Edmilson Carvalho, não haverá encontro com poder de deliberar sobre posição do partido em relação a candidatura. 


O vereador Deri Gonzaga defende que o partido formalize uma aliança com o PSB que deverá lançar Lukano Sá como candidato a prefeito.“Tenho dito que é pra ter a eleição. Ela está confirmada. Se ela não ocorrer é por que houve forças ocultas, ou seja, em forças ocultas você não tem o que barrar, todos nós sabemos como elas funcionam. Mas até onde eu tenho conhecimento, está tudo registrado, tudo legalizado perante o partido e não tem nada que impeça a sua realização”, afirma o presidente.

Contestando o que foi dito por Deri Gonzaga, o pré-candidato do PT, Edmilson Carvalho, conta que não há ata convocando a eleição, e que o prazo para que o partido convocasse essa reunião de estratégia e tática de partido terminou no último dia 30 de março, quando a executiva municipal deveria fazer uma comunicação ao diretório estadual.


Ainda de acordo Edmilson Carvalho, outro impedimento para que a decisão não aconteça é a situação financeira do diretório municipal. "O diretório precisa estar em situação financeira legal para com o diretório estadual. O encontro tratará, portanto apenas de definir estratégias do partido bem como de fazer articulação com os nossos pré-candidatos a vereadores e analisar a atual conjuntura política", finalizou.


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Força Tática da PM prende homem com arma e cigarros contrabandeados

Durante uma barreira policial na BR 230 em Oeiras, a guarnição da Força Tática da Polícia Militar abordou um veículo procedente de Picos, em atitude suspeita. No veículo, Ford Ka, placa NIU 665,  foram encontrados um revólver calibre 38 com 12 munições intactas, caixas de cigarros contrabandeados que seriam comercializados, vários cheques e cartões de crédito.

Marcos Vinicius Serafim de Lima, condutor do veículo, argumentou que havia recebido o revólver como pagamento de uma dívida. 

O acusado foi conduzido a Delegacia de Oeiras, onde prestou depoimento e foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e contrabando.


Com informações Muraldavila
cidades@cidadeverde.com

Metade da população de Oeiras tem apenas três anos de estudos

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE revelam uma situação curiosa sobre a população de Oeiras. Uma cidade que sempre se destacou pelo seu bom nível de ensino possui uma população em sua maioria de cidadãos com pouco grau de estudo.


De acordo com a estatística os números absolutos são referentes a pessoas com idade entre dez anos ou mais. O dado impressiona pela quantidade de pessoas com pouca instrução na cidade.

Os números mostram que quase sete mil pessoas são sem instrução ou tem menos de ano de estudo em Oeiras; são 6.759 pessoas, o que corresponde a 25% da população em números absolutos. Já a população com um a três anos de estudos passa dos oito mil habitantes; são 8.262 pessoas o que corresponde a 30,9% em números absolutos do número de pessoas pesquisadas.

Portanto, a soma das pessoas com menos de um ou até três anos de instrução passa de quinze mil pessoas; são 15.021 habitantes. Isso equivale a 56,2% da população absoluta do grupo de pessoas pesquisadas com dez anos ou mais de idade. Foram pesquisadas 26.752 pessoas nessa faixa etária.

Confira o grau de instrução da população com 10 anos ou mais:

Sem instrução e menos de 1 ano 6.759 (25,3%)

De 1 a 3 anos 8.262 (30,9%)
De 4 a 7 anos 6.612 (24,7%)
De 8 a 10 anos 2.413 (9,0%)
De 11 a 14 anos 1.841 (6,9%)
De 15 anos ou mais 201 (0,7%)
Não determinados 663 (2,5%)


Fonte: FolhadeOeiras

Secretário de Juventude pode ser expulso do PT após assumir pasta

O PT de Oeiras decidiu suspender a filiação do militante do partido dos trabalhadores Nestor Júnior, após a nomeação como Secretário da Juventude, na administração de Portela Sobrinho.


De acordo com o partido a decisão do petista em assumir uma secretaria municipal contraria as diretrizes atuais da sigla. O PT de Oeiras não aceita que nenhum dos seus membros ocupe mais nenhum cargo na administração municipal. Essa decisão foi tomada logo no início do ano quando o PT rompeu com o prefeito Portela e lançou candidatura própria.

A sigla abriu um processo disciplinar contra o atual secretário da juventude que prevê penalidade que varia desde uma advertência até uma expulsão.

Em entrevista ao cidadeverde.com, Nestor Júnior afirmou que tinha conhecimento deste documento e que, diante da atual situação,  pediu uma desfiliação amigável dentro do partido. 

"Ainda esta semana entregarei a defesa que será julgada. Diante dos fatos prefiro ser expulso a assinar a desfiliação", disse o secretário.

Sobre a postura do partido, o gestor acredita em 'perseguição' devido seu posicionamento efetivo nas causas defendidas. 

Entre as ações a serem implementadas na recém secretaria, Nestor Júnior destaca que após assumir o cargo, a primeira conversa com o prefeito acontece nesta terça-feira(24) onde apresentará a proposta de um mini projeto, para 1º  Festival de Talentos e Paródias de Oeiras.


Com informações Folhadeoeiras
gracianesousa@cidadeverde.com

Caminhões-pipa serão utilizados para amenizar o problema da seca

Cerca de 300 carros-pipas deverão ser contratados para o abastecimento de comunidades rurais castigadas pela seca. A previsão, de acordo com o Governo do Estado, é que em um prazo de 15 dias, os caminhões possam chegar aos 53 municípios mais castigados pela falta de água, escassa até mesmo, para consumo humano.


O governo prevê ainda que sejam assegurados projetos que garantam a alimentação de pessoas e animais por um período de seis meses. 

As pessoas atingidas pela seca serão cadastradas pelas prefeituras municipais e terão direito a cesta básica, gás de cozinha e ração para os seus rebanhos. A cesta básica e a ração para os animais serão distribuídas mensalmente. Cada família terá direito a um botijão de gás a cada dois meses.

Segundo o gerente da Unidade de Projetos Especiais da Secretaria Estadual da Defesa Civil, Francisco Santos, o início da contratação dos carros-pipa depende apenas de publicação de portaria do Ministério da Integração Nacional no Diário Oficial da União, liberando R$ 15 milhões para a execução de ações emergenciais no Piauí. No total, serão R$ 61,8 milhões.

Confira os municípios 

Os municípios beneficiados nesta primeira etapa serão Alegrete do Piauí, Bela Vista do Piauí, Bonfim do Piauí, Campinas, Capitão Gervásio Costa, Caracol, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Curral Novo do Piauí, Dom Expedito Lopes, Dom Inocêncio, Flores do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Santos, Fronteiras, Inhuma, Ipiranga, Isaías Coelho, Jurema, Lagoa do Barro, Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí, Oeiras, Padre Marcos, Paes Landim, Paquetá, Picos, Pimenteiras, Queimada Nova, Santa Cruz dos Milagres, Santa Rosa do Piauí, Santana do Piauí, Santo Inácio, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Francisco do Piauí, São João da Serra, São João da Varjota, São João do Piauí, São José do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Luís do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Raimundo Nonato, Simões, Simplício Mendes, Valença, Várzea Branca, Vila Nova do Piauí e Wall Ferraz.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde

Posts anteriores