Cidadeverde.com

Governador inaugura ampliação da UTI de Piripiri

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta sexta-feira (30), a reforma e ampliação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. Agora, a unidade hospitalar conta com dez leitos novos e totalmente equipados, para toda a região dos Cocais. Para isso, foram investidos R$ 1.490.529,61, entre obras e aquisição de equipamentos, incluindo ainda a sala de Raios X.

Além de Piripiri, a Secretaria da Saúde está investindo cerca de R$ 7 milhões na construção e ampliação de leitos de UTI adulta, neonatal e Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) nos municípios de Teresina, Parnaíba, Oeiras e Floriano. A meta é dobrar o número de leitos para tratamento intensivo até o ano de 2018. De acordo com o governador Wellington Dias, o objetivo é descentralizar cada vez mais os serviços de saúde. “Estamos descentralizando os serviços para todas as regiões e, ainda assim, ampliando o da capital”, pontuou ele.

Francisco Costa, secretário de Saúde do Estado, explica que com os dez leitos, a UTI será credenciada ao Ministério da Saúde. “O Hospital Chagas Rodrigues funcionava anteriormente com uma UTI com sete leitos e precisava ofertar mais leitos, necessidade inclusive para habilitação junto ao Ministério da Saúde. Optamos, portanto, por fazer essa ampliação e entregar agora esses dez leitos para a população e toda a reestruturação nos equipamentos”, comenta o secretário. O diretor do Hospital Chagas Rodrigues, Ricelli Barbosa, explicou que com o credenciamento Piripiri só irá se desenvolver mais em relação à saúde: “Com o credenciamento, torna-se viável fomentar recursos que vão além da estrutura do hospital, mas também para condições de atendimento, com uma excelente equipe técnica”, explicou ele.

A Unidade de Tratamento Intensiva de Piripiri foi fechada em março desde ano após a ampliação ser aprovada pelo governador Wellington Dias e o secretário Francisco Costa. Hoje ela reabre e já passa a funcionar com os dez novos leitos e com equipamentos de alta qualidade.  “Nossa perspectiva é cada vez ampliar a oferta de leitos para tratamento intensivo. Como na cidade de Parnaíba, Teresina, também no interior do estado, como Oeiras, Floriano e Picos, também estão passando por essa reestruturação. Além de Bom Jesus, que após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e ainda Campo Maior, que terá dez leitos, fruto de emenda parlamentar da senadora Regina Sousa, numa perspectiva para 2016”, explica Francisco Costa.

Em obras ou em processo licitatório, o Estado trabalha na ampliação de 102 novos leitos para tratamento intensivo, tanto em Teresina como no interior, o secretário Francisco Costa explicou que o número de leitos de UTI irá dobrar até 2016. “Essa oferta de leitos de UTIs no interior do estado busca, além de aumentar a descentralização dos serviços, resolver os casos que requerem tratamento intensivo nas regiões de saúde, não precisando, assim, se deslocar para buscar a já pequena oferta de leitos na capital. Esse é o desejo do governador Wellington Dias de levar os serviços, não só de média, mas de alta complexidade, para todo o estado do Piauí, para que a oferta fique mais próxima da necessidade da população”, acrescentou o secretário da Saúde.

Durante a solenidade de inauguração, o governador Wellington Dias assinou ordem de serviço para asfaltamento das ruas de Piripiri, implantação da sucursal da TV Antares em na cidade, ampliação do hospital e implantação de dez leitos de neonatal. Além disso, ele visitou as obras do Esgotamento Sanitário de Piripiri, que tem previsão para ser entregue no primeiro semestre de 2016 e vai levar ainda mais saúde para a população de Piripiri.  

Da Redação
[email protected]

Governador diz que Piauí enfrenta pior seca e faz apelo em Piripiri

  • diaspiripiri3.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri8.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri7.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri6.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri5.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri4.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri2.jpg Ana Maria
  • diaspiripiri1.jpg Ana Maria

O governador Wellington Dias (PT) fez um apelo nesta sexta-feira (30) no município de Piripiri afirmando que o Piauí enfrenta a “maior seca da história”. Na solenidade, Wellington Dias condenou lideranças que estão contrários a projetos que ajudam comunidades que enfrentam racionamento de água. No Estado, mais de 200 municípios estão em situação de emergência, devido à seca.

Wellington Dias aproveitou a solenidade onde anunciou 10 leitos de UTI, no hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, para fazer o alerta.  O governador disse que este ano choveu apenas 370 milímetros, o que é insuficiente afetando o lençol freático e os reservatórios.

“Temos um mapa com vários municípios em que os reservatórios estão em situação critica como São Raimundo Nonato, Paulistana, Pio IX e região de Pedro II”.

Ele disse que vai se reunir com a presidente Dilma Rousseff e discutir projetos para a construção de adutora de engate rápido. 

Um dos projetos irá beneficiar o município de Pedro II já que o açude da Joana, único que abastece a cidade, está com 30% de capacidade.

A proposta é de usar a adutora de engate rápido puxando água do açude Caldeirão para levar água a Pedro II. No entanto, o projeto enfrenta rejeição de líderes de Piripiri. 

“Nossos reservatórios baixaram muito e temos oposição a tudo, menos para salvar seres humanos. Liderança nenhum pode ser conta um projeto como esse. Não podemos negar um copo de água a ninguém”, disse o governador durante seu discurso no hospital.

Aumento de leito no hospital de Piripiri

Wellington Dias iniciou o discurso afirmando que trabalha para aumentar a expectativa de vida do piauiense para 75 anos. Nos últimos anos passou de 60 anos para 71 anos a expectativa de vida no Piauí. Segundo ele, um dos fatores que contribui é a violência no transito e a criminalidade.

Wellington Dias anunciou os 10 leitos no hospital, a implantação de mamografia, tumografia, de sistema de água tratada. Ele informou que trabalha vários projetos com o ministro Marcelo Castro. 

Na cidade, o governador prometeu levar o sistema da TV e rádio Antares para Piripiri e implantar a telemedicina com canal direto com o Hospital Getúlio Vargas (HGV) para ajudar nos diagnósticos aos pacientes, além de vídeo aulas para alunos de escolas públicas. 

 

 

Flash Yala Sena

[email protected]

Cães farejadores da PRF localizam 40 kg de maconha em ônibus

Na noite desta quinta-feira (29), no km 189 da BR 343, em Piripiri, Policiais Rodoviários Federais apreenderam 40 kg de maconha que estava sendo transportada por V. B. S., passageiro de um ônibus da em empresa Guanabara que estava indo a Fortaleza.

Levantamentos feitos no local revelaram que a droga teria sido adquirida em São Paulo e iria para a capital do Ceará. A droga estava sendo transportada em uma caixa de papelão, envolvida por roupas, com o provável intuito de burlar a fiscalização. 

Para realizar o trabalho, a PRF usou cães e uma equipe especializada no combate ao narcotráfico. Na semana passada, dia 22/10, a PRF apreendeu 38 kg de maconha em Lagoinha/PI.

 As ações da PRF no combate ao narcotráfico em todo o Brasil. Nos últimos 5 anos, o órgão já apreendeu 37,2 toneladas de cocaína e 610 toneladas de maconha, gerando um prejuízo ao tráfico de drogas que supera 1,5 bilhão de reais, representando uma importante forma de combate a este crime.

Além disso, a PRF realiza palestras para toda a comunidade orientando jovens e adultos sobre assuntos que envolvam os prejuízos que circulam o uso de drogas. É a PRF trabalhando para levar segurança com cidadania a todo o Brasil. Em caso de emergência, a PRF atende pelo telefone 191. 

 

Da Redação
[email protected]

Mulher desaparece após mensagem para ex-marido e preocupa família em Piripiri

Uma mulher identificada como Eliana Maria de Oliveira Sousa, de 45 anos, desapareceu na manhã da última segunda-feira (26) após enviar uma misteriosa mensagem de texto para o ex-marido. Natural de Piripiri, a contabilista sumiu em Teresina, para onde tinha viajado para resolver questões relacionadas ao seu trabalho.

Filho de Eliana Maria, o jovem André Felipe Teles de Sousa disse ao CidadeVerde.com que a família está muito preocupada e que a mãe desapareceu logo após mandar uma mensagem para o celular do ex-marido, com quem mantém uma relação bastante cordial.

"Na mensagem, ela disse mais ou menos para ele cuidar da gente. Disse também que teria que sumir, mas que um dia voltaria para consertar tudo. Depois disso, desligou o telefone, sumiu e não deu mais notícias".

De acordo com André Felipe, a família de Eliana Maria, que morava e trabalhava em Piripiri, registrou um boletim de ocorrência no 2º Distrito Policial de Teresina. "Ela estava agindo normal. Esse sumiço foi uma surpresa para todo mundo. Estamos todos angustiados. A preocupação é enorme. Queremos que ela pelo menos dê um sinal de vida", comentou o jovem.

Responsável por registrar o boletim de ocorrência na capital, o irmão de Eliana Maria também se mostrou surpreso com o desaparecimento. "O próprio delegado disse que a situação era totalmente atípica, porque ela tem residência fixa e emprego", argumentou Paulo Adriano, que é advogado.

Mesmo com a Polícia Civil já acionada, a família pede que quem tenha alguma informação sobre o paradeiro de Eliana Maria ligue para os números 9 9973 4691 e 9 9952 4504. O primeiro pertence a André Felipe; o segundo, a Aline, a outra filha da contabilista.

Flávio Meireles
[email protected]

Presos serram ferrolhos, fogem de cadeia de Piripiri e delegado desabafa

Três presos fugiram na madrugada desta segunda-feira (26) da antiga Cadeia Pública de Piripiri, a 160 quilômetros de Teresina. De acordo com informações da Polícia Civil, o trio serrou os ferrolhos das celas e pulou o muro que dá acesso à parte externa do prédio. Após o episódio, o delegado da cidade, Jorge Terceiro, desabafou e pediu providências ao Governo do Estado.

A fuga de Ricardo Pereira de Sousa, o "Pantoja" (furto), José Ailton dos Santos Braz, o "Hilton" (tentativa de furto), e Charles Barreto de Sousa, o "Paulista" (assalto), aconteceu por volta das 2h30 desta segunda-feira. "Os agentes só tomaram conhecimento por volta das 7h30, quando foram levar o café da manhã para os presos. A essa hora, eles já deviam estar distantes", lamentou o delegado Jorge Terceiro, que lembrou que o prédio no qual o trio estava recolhido não fica dentro do Complexo de Delegacias de Piripiri.

"Na realidade, as celas onde ficam os presos não fazem parte da Delegacia de Piripiri, mas no antigo prédio da Cadeia Pública, localizada na esquina contrária à delegacia. Na delegacia mesmo não há celas. Aliás, no complexo todo não há celas", argumentou o delegado.

Segundo Jorge Terceiro, a busca pelo trio de fugitivos segue em curso. "Dois deles são da região, mais precisamente de Pedro II. Ou seja: mais cedo ou mais tarde, vamos localizá-los. As equipes da Polícia Civil de Piripiri estão em campo. A Polícia Civil em Pedro II também foi informada. E a Polícia Militar também já está sabendo".

Mesmo que os três sejam recapturados, o delegado não mostra muito otimismo para mantê-los recolhidos. "As celas nas quais os presos ficam já foram interditadas pela Justiça. As grades são cheias de solda. É até fácil de quebrar. As paredes são de tijolo de barro cru. Nesse prédio da antiga cadeia pública não há nem instalação. Não dá nem para colocar um policial lá, o que eu já não posso fazer porque o policial civil não pode trabalhar como agente penitenciário. Já informamos ao Governo do Estado. Até a OAB já pediu providências".

Cansado, Jorge Terceiro completou o desabafo. "Piripiri é a terceira maior cidade do interior, mas não há cadeia pública. Cusdodiar presos não é incumbência da Polícia Civil ou da Polícia Militar. Estão todos informados sobre a situação de Piripiri. Nós estamos aguardando uma solução dos gestores. Não há mais condições de sustentar. Não há condições e não há pessoas qualificadas. Espero que os gestores providenciem resolução. A Polícia Civil sofre um desgaste que não merece", finalizou o delegado, que está na cidade há pouco mais de um ano.

Flávio Meireles
[email protected]

Estudante mente para Polícia e morador de rua é preso injustamente

Foto: Reprodução / Google Maps

Após uma mentira de um estudante de 16 anos, um morador de rua acabou preso injustamente em Piripiri, município a 157 km de Teresina. De acordo com o delegado titular Jorge Terceiro, a história começou quando o jovem, aluno do Centro Educativo Municipal Antônio Ferreira Neto, no Centro, contou à mãe que um morador de rua estava o extorquindo por dinheiro todos os dias quando chegava para a escola. 

"Ele contou para a mãe que tinha um homem que estava extorquindo um dinheiro e teria exigido mais dele, o ameaçado. Eles vieram direto para a delegacia, enviamos a Polícia lá, que localizou o suspeito, prendeu e o trouxe até aqui, mas o que acontece é que constatamos que não ocorreu isso. Na verdade, o garoto pegava o dinheiro dos pais para comprar videogames e outras coisas e encontramos tudo na mochila dele", descreveu o policial.

A família do garoto esteve na delegacia e segundo o delegado alguns familiares chegaram a chorar ao saberem da verdadeira história. Por conta da mentira, o adolescente responderá a um processo semelhande a denunciação caluniosa que será levado ao Ministério Público que decidirá as providências à serem tomadas.  "Foi uma atitude bem grave, uma notícia falsa, um adolescente impulsiona uma operação, mobilizamos policiais, localizamos um indivíduo e prendemos uma pessoa injustamente. É extremamente reprovável", acrescentou o delegado.

O jovem responderá em liberdade e o morador de rua, natural de Alto Alegre, foi liberado.

Rayldo Pereira
[email protected]

Velas derretidas em procissão provocam acidentes em Piripiri

A tradicional procissão luminosa de Nossa Senhora dos Remédios marcou o encerramento dos festejos em Piripiri na tarde de sexta-feira (16). Mas foi neste sábado (17) que vários moradores da cidade localizada 160 quilômetros ao Norte da capital Teresina levaram seus joelhos ao chão. Não entendeu? É que a vela derretida na peregrinação provocou uma série de pequenos acidentes próximo à Igreja Matriz do município, local de concentração dos fiéis após a caminhada.

Com a alta temperatura que fez em Piripiri neste sábado, a cera derreteu no asfalto, deixou o piso escorregadio e provocou pelo menos sete pequenos acidentes no local.

Para solucionar o problema, a  Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a Superintendência de Trânsito de Piripiri realizaram medidas para evitar mais acidentes, interditando parte da Avenida Tomaz Rebelo e providenciando a retirada dos restos de vela.

Flávio Meireles
[email protected]

Festa de vaqueiros anima os festejos da padroeira de Piripiri

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (15), no JM Palace, a tradicional missa e café da manhã dos vaqueiros. A programação faz dos festejos de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Piripiri.

Após a missa, vestidos a caráter e ao som do aboio em homenagem aos vaqueiros que já morreram, cerca de 300 vaqueiros percorreram as principais ruas da cidade, passando pela Igreja Matriz, onde eles receberam as bênçãos. Na frente da cavalgada, a Santa foi conduzida em veículo pelo Frei Fernandes. 

Com os chapéus de couro nas mãos, eles cantaram em louvor à Nossa Senhora do Remédios. A reverência diante das orações é uma das características dos homens que se apegam à religiosidade para enfrentar o trabalho no campo.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Empresário é encontrado morto às margens de BR em Piripiri

Moradores da localidade “Rampa da Bananeira”, em Piripiri, encontraram no começo da noite desta sexta-feira (2), o corpo do empresário Luiz Gonzaga, de 50 anos, conhecido como Gonzaga da Farmácia. Ele estava desaparecido há mais de uma semana. O corpo foi encontrado às margens da BR-222 no meio do mato. Ao lado do empresário estava uma moto. O local está isolado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) até a chegada de uma equipe pericial de Teresina que se desloca neste momento para Piripiri.

O delegado Jorge Terceiro informou ao Cidadeverde.com que ainda não é possível afirmar nada sobre o que teria acontecido com o empresário. “Nós localizamos a moto e o corpo às margens da BR-222 em Piripiri. A perícia foi acionada e vai dizer se ele foi desovado lá, há quanto aconteceu a morte e se alguns dos pertences dele foram levados”, disse o delegado.

De acordo com o delegado, pessoas que passavam pelo local acionaram a polícia. “Quem primeiro chegou ao local foi a Polícia Militar. Ele foi encontrado na ladeira da bananeira na saída para o Ceará, a cerca de 2km da cidade”, declarou.

A polícia informou ainda que o empresário encontrava-se vestido normalmente, mas que ainda não tem como dizer se houve algum trauma. “Só a perícia vai dizer se houve algum trauma causado por algum objeto contundente ou pode ter sido vítima porque estava passando mal ou pode ter sido morte natural mesmo”, afirma.

O empresário estava desaparecido desde a última terça-feira (22), quando saiu de casa dizendo que iria resolver problemas no bairro Horto Florestal.

Hérlon Moraes
[email protected]

Há uma semana desaparecido, família continua sem pistas de empresário

A família de Luiz Gonzaga, de 50 anos, conhecido como Gonzaga da Farmácia, continua sem pistas  de seu paradeiro. O empresário está desaparecido desde a última terça-feira (22), quando saiu de casa dizendo que iria resolver problemas no bairro Horto Florestal.

Raimundo Gonçalves, irmão do empresário, afirma que a família continua com esperanças de encontra-lo com vida e que vai continuar as buscas até que ele seja encontrado. "Continuamos aguardando uma posição da Polícia sobre o inquérito, eles estão empenhados nas buscas e nós estamos a procura de Gonzaga até hoje", afirmou o irmão.

O delegado titular de Piripiri, Jorge Terceiro, afirmou ao Cidadeverde.com que todos os locais informados pelas últimas pessoas que viram Gonzaga no município foram vistoriados pela Polícia. Segundo ele, um relatório foi produzido e a investigação entra em uma nova fase com ação do judiciário. 

"Todos os locais que ele frequentou foram vistos e até sexta-feira a tarde fomos aos locais onde ele foi visto. Fizemos as buscas numa área de mata, mas não localizamos nem ele e nenhum suspeito", afirmou o delegado.

Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores