Cidadeverde.com

São Raimundo Nonato investe em testes para evitar disseminação do Covid-19

Foto: prefeitura de São Raimundo Nonato

A Prefeitura de São Raimundo Nonato vem investindo na compra de testes rápido com o objetivo de identificar de forma precoce quem esteja contaminado com o Covid-19, principalmente em casos  “pré-sintomático” (em que alguém que testou positivo para o vírus, ainda não desenvolveu sintomas) e assintomáticos (alguém que vai passar todo o curso da doença, até seu sistema imune eliminar o vírus, sem manifestar sintoma nenhum.)

De acordo com a Prefeita Carmelita Castro a realização desses testes é imprescindível para isolar esses casos e evitar uma quantidade maior do contágio.

“ Se o paciente testar positivo a equipe de saúde orienta esse paciente para que fique isolado e pede que ele informe com quem teve contato, então imediatamente a equipe da saúde entra em contato com essas pessoas e faz agendamento para a realização de testes. Por meio dessa ação identificamos um alto índice de assintomáticos e pré- sintomáticos, o que está nos possibilitando evitar um número maior de pessoas contagiadas”, afirmou a gestora.

O Secretário Municipal de Saúde, Jussival Júnior, ressaltou que devido à grande quantidade de testes rápidos que vem sendo realizados, foram identificados ainda casos em que houve contaminação e esses já estão curados.

“Para a realização desses testes, se usa amostra de sangue, em que se detecta anticorpos IgM e IgG. Sendo o IgM (Doença ativa)  eIgG  (Presença de anticorpos, já teve a doença). Algumas pessoas que recebem o exame com esse resultado acabam identificando que em determinado dia teve um dos sintomas, mas não se atentou, ou não buscou atendimento médico por medo de ser diagnosticado com o Covid-19”, disse o secretário.

Um desses casos foi o da professora Auricélia Ribeiro Silva, 56 anos, que testou e resultou em IgG  positivo. “Fiquei surpresa ao receber o resultado, mas lembrei que logo no início dessa campanha de isolamento social em que se falava da gravidade da pandemia, eu senti indisposição, dor de cabeça e febre. Eu fiquei com um pouco de medo, me questionando se não estaria com o Covid-19, mas sempre na certeza de que não estaria contaminada. Quando eu fui informada pela equipe de saúde que eu já tive, foi um susto”.

Diariamente a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato divulga o boletim Covid-19, informando a quantidade de casos de contaminados, recuperados e óbitos. “Mesmo essas pessoas que já tiveram coronavírus e estão recuperadas, são contabilizadas no nosso boletim, aumentando o número de casos e causando um impacto na população, mas chamo a atenção para que analisem também o número de recuperados. Antes realizávamos 20 testes por dia, hoje realizamos cerca de 200 testes no dia”, explica Jussival Júnior.

A ação desenvolvida pela Prefeitura de São Raimundo Nonato é fruto do Programa Busca Ativa do Governo do Estado do Piauí em Parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) que visa reduzir o contágio e principalmente, evitar óbitos. De acordo com órgãos de saúde, a testagem é a maneira mais eficaz de evitar a proliferação do vírus, pois tira de circulação assintomáticos e pré assintomáticos aumentando a chances de que mais pessoas não sejam contaminadas.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais