Cidadeverde.com

Professor da Uespi de São Raimundo Nonato lança livro sobre política

O cientista Social, professor e pesquisador Clodson Silva, da Universidade Estadual do Piauí  (Uespi), do Campus Professor Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato, vai lançar o livro Do lado de cá & do lado de lá - tempos e espaços dos conflitos da política, no dia 1° de setembro, às 19h, na Livraria Cultura em Fortaleza (CE).

A obra, originalmente tese de doutorado em Sociologia, é o segundo livro da série Cultura e Política, editada com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará e do Laboratório de Pesquisa em Cultura e Política (UFC).

Esse é o primeiro livro do professor Clodson Silva e os temas retratados são política, conflitos e rituais, que acontecem em anos de período eleitoral e, através do método de pesquisa etnográfico realizado durante 4 anos com os moradores da cidade de Santana do Acaraú (CE), o pesquisador diagnosticou que há transformações nas relações sociais, de amizade, vizinhança e até mesmo familiares no chamado “tempo da política”. “Acredito que isso é uma realidade de outras cidades pequenas que existem no País. E mais, essas transformações são expressas até fora do período eleitoral”, afirma.

Ainda segundo o cientista Social, “o diferencial da linha de pesquisa antropológica política foram as questões dos conflitos encontrados fora do período eleitoral, onde características do tempo da política são expressas no cotidiano da sociedade estudada, desde casos de onde a eleição é contestada e que o conflito permanece por parte da oposição, a abertura de cassações de mandatos, etc. Isto pode ser visível em vários municípios pequenos no Brasil, onde a política é bastante forte”, finaliza.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais