Cidadeverde.com

Em Floriano, PRF prende dois homens suspeitos de fraudar INSS


Foto: PRF/PI

A Polícia Rodoviária Federal prendeu duas pessoas suspeitas de aplicar golpes em instituições financeiras e nos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As prisões ocorreram ontem (6) na BR-230 do Km 305, no município de Floriano. Com a dupla foram encontrados materiais destinados à falsificação de documentos para as fraudes.

Em nota, a PRF informou que “os policiais abordaram o veículo FIAT/PALIO FIRE de placa PMM-7230, conduzido por A.O.F. (37), na companhia de F.I.O. . Em consulta aos sistemas foi encontrado um mandado de prisão em aberto em desfavor de A.O.F. por crime de estelionato, na comarca de Aracaju-SE”. 

Com a dupla também foi apreendidos R$ 1.125,40, cartões bancários das possíveis vítimas, dados de aposentados do INSS, coletor de digitais e diversas anotações.

A.O.F. já cumpriu pena pelo crime de estelionato decorrente de crimes nas cidades de Petrolina(PE), Cabrobró(PE), Juazeiro (BA)  e Castelo do Piauí (PI). Já o F.I.O.  respondeu no estado do Ceará por estelionato, falsificação de documento público e homicídio. Segundo informações coletadas, os dois já causaram prejuízos significativos para as instituições bancárias e ao INSS.

O caso foi encaminhado para a Polícia Civil de Floriano. 

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Território apresenta propostas para o Plano Estadual de Segurança

A plenária Diálogos Territoriais: Segurança, participação e desenvolvimento sustentável, chegou ao Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira. O encontro, promovido pela Secretaria de Segurança, em parceria com as Secretarias de Planejamento e de Governo, além do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD, aconteceu na última sexta-feira (31) em Floriano reunindo representantes dos municípios da região.

Na formação da mesa a Secretaria de Segurança foi representada pela subsecretária, delegada Eugênia Villa, pela Secretaria de Planejamento, Rejane Tavares, Secretaria de Governo, Núbia Lopes, Antônio José Medeiros, Fundação Cepro, a sociedade civil por Conceição Castro, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francisco Ayres e os gestores municipais através do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.

Em seguida, o Núcleo de Estatísticas da SSP-PI fez a apresentação do diagnostico criminal da região. O Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira possui 19 municípios e uma população com mais de 157 mil habitantes. Houve um crescimento de 21,74% no número de homicídios de 2015 para 2016. Das sete cidades que registraram este tipo de crime Floriano concentrou 67,86% dos homicídios. Apesar disso, os maiores registros são de roubo (52%), violência contra mulher (20%) e de trânsito (16%).

José Claudenor, representante do PNUD, cobrou as presenças do Judiciário e Ministério Público nas plenárias. Ele elogiou ainda a transparência da Secretaria de Segurança em mostrar os dados estatísticos defendendo ainda a forma participativa na construção do Plano Estadual de Segurança Pública.

“Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU existem aqueles que dialogam direto com o território e com segurança: paz, justiça e instituições eficazes. Por isso este é um importante momento. É este diálogo com vários setores que podemos colaborar a promoção de uma sociedade pacífica e inclusiva para o desenvolvimento sustentável”, destacou.

Mesas temáticas

As mesas temáticas são orientadas pelo texto base normativo das plenárias para os seguintes eixos: valorização do profissional de segurança pública; governança da segurança; segurança e participação social; prevenção social do crime e violência; segurança e desenvolvimento econômico.

Coordenado pela Delegada Anamelka Cadena, o Grupo de Trabalho que debateu a prevenção social do crime e violência mostrou a problemática da região e apontou sugestões não apenas para segurança pública como também para setores como educação.

“Tivemos propostas pertinentes de caráter preventivo com a reafirmação dos Conselhos de Segurança. Além disso, também discutir o cenário local, não apenas neste momento para elaboração do plano, mas para outras políticas públicas, como na área educacional, que mesmo não sendo do âmbito da segurança também são aqui consignadas”, avaliou Anamelka Cadena.

“Quem ganha é a sociedade. Foram discutidos vários temas e isso tem que ser feito mesmo pela população, porque a segurança não é só polícia é também participação social”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Segurança de Floriano, Ivan Nunes.
“Deixei como sugestão a criação da polícia de fronteira para combater entrada de drogas em nosso Estado e que corrompe nossa sociedade. Reduzindo a oferta de drogas acredito que a própria violência reduziria naturalmente”, destacou Antônio Alves Feitosa, vice-presidente da Câmara Municipal de Pajeú. 

“Entendemos de segurança pública, mas é a partir das informações da sociedade que podemos ter um plano de segurança dentro da realidade dos territórios do desenvolvimento. Pela primeira vez o Piauí terá um plano estadual de segurança e, também pela primeira vez, a Secretaria de Segurança ouve a opinião das comunidades, algo pioneiro no país”, concluiu a subsecretária, delegada Eugênia Villa.

As próximas plenárias Diálogos Territoriais seguem de acordo com o calendário: 
Dia 04/04/2017 – Território Serra da Capivara – Sede: São Raimundo Nonato
Dia 05/04/2017 – Território Vale do Rio Canindé – Sede: Oeiras


cidades@cidadeverde.com

Saúde amplia neurocirurgia para Floriano e Parnaíba

A assistência em média e alta complexidade no interior do Estado está se consolidando com a expansão do serviço de neurocirurgia na rede hospitalar estadual, tanto em Parnaíba como em Floriano. Em pouco mais de um mês de implantação, foram 307 atendimentos realizados, comprovando a resolutividade da descentralização do serviço de neurocirurgia.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, explica da necessidade de implantação do serviço. “Montamos uma estratégia de fortalecer um ponto no sul do Estado e outro no norte, já que a neurocirurgia vinha sendo um dos grandes problemas de saúde pública para o nosso Estado, devido ao número crescente de acidentes, principalmente de motocicletas, o que gerava um número significativo de transferências dos hospitais regionais para o HUT. Mesmo com o fortalecimento da ortopedia, em vários hospitais, o paciente, decorrente do traumatismo craniano encefálico, tinha que se transferido para capital”.

Na região Sul, o serviço foi implantado no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, que iniciou a oferta da especialidade durante o carnaval e desde então, já foram 160 atendimentos, com 16 cirurgias neurológicas, 56 internações e apenas cinco transferências para Teresina. “Iniciamos na região de Floriano, onde colocamos o serviço com plantão 24 horas. Já no primeiro mês, com grande impacto e com redução significativa nas transferências de pacientes daquela região”, afirma Costa, explicando ainda que os pacientes do sul do Estado são atendidos pelo hospital de Floriano.

Para implantação da neurocirurgia, a Secretaria de Estado da Saúde abriu o Centro de Diagnóstico por Imagem, com a oferta de exames de Tomografia Computadorizada. A realização desse procedimento impulsionou a instalação do serviço, o primeiro no centro-sul do Piauí a ofertar o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital conta ainda com 10 leitos de Terapia Intensiva (UTI) adulta.

“E da mesma forma buscamos avançar também na implantação do serviço, logo em sequência, na cidade de Parnaíba. Com regime de 24 horas, também aumentamos a capacidade resolutiva do hospital (Dirceu Arcoverde)”, diz. Em 30 dias de atendimento, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, que conta também com 10 leitos de UTI adulta, fez 147 avaliações neurológicas, nove cirurgias, 20 internações e nenhuma transferência.

“Essa é a proposta do nosso governador Wellington Dias, de descentralizar os serviços de saúde, com a perspectiva que a urgência e a emergência possam ser resolvidas também nas regiões de saúde. Cada vez mais estamos avançando no seu nível de complexidade para cada vez menos possamos precisar aqui dos serviços da capital”, afirma.


redacao@cidadeverde.com

Suspeito de corrupção de menores no Mato Grosso é preso no Piauí

Foto: PRF-PI

A Polícia Rodoviária Federal prendeu em Floriano (PI), na manhã desta quinta-feira (30), um homem suspeito de corrupção de menores no Mato Grosso. 

R.P.C. foi preso durante rondas na BR-230 em um Uno Mille de placa KAL-7172. Após consulta, os policiais descobriram que o motorista e proprietário do carro tinha mandado de prisão expedido pela 5ª Vara Criminal de Sorriso (MT).

O caso foi encaminhado para a Polícia Civil em Floriano, para a adoção das providências legais. 

A PRF também ajudou na prisão de outras três pessoas na manhã desta quinta-feira, desta vez no município de Barão de Grajaú (MA), separado de Floriano pelo rio Parnaíba. Os três suspeitos tinham mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. 

Na abordagem da Polícia Civil de Barão de Grajaú, que contou com o apoio da PRF, foram encontrados maconha, balança de precisão e outros instrumentos utilizados no tráfico. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Paixão de Cristo de Floriano tem entrada gratuita e contará com 350 atores

Um dos maiores espetáculos do Brasil acontece a céu aberto todos os anos no período da Semana Santa, em Floriano (a 340 km de Teresina). Com 350 atores, que participam de 20 cenas, o Grupo narra a trajetória de Jesus, com suas parábolas, milagres, predições, que vão do Batismo à Ressureição, uma versão original e fiel aos textos do Evangelho.  As apresentações acontecem dias 14 e 15 de abril, no Teatro Cidade Cenográfica, às 20h, com entrada franca.

Para garantir a qualidade da atuações, o elenco local vem desde o início do ano participando de ensaios. Em janeiro, a produção do espetáculo esteve no Rio de Janeiro realizando as gravações, fotos e testes de maquiagem com os atores convidados Werner Schunemann, Anderson di Rizzi, Nivea Maria e Carolina Kasting.
 
A direção da Paixão de Cristo optou por um novo ator que este ano interpretará Jesus: Edson Oliveira é estudante e vem se destacando durante os ensaios. Para ele, a experiência é única: “Tenho aprendido coisas novas, coisas sensacionais, simples. Procuro em cada cena a verdade que ainda precisamos compreender, a sutileza e a leveza de ser Jesus durante duas horas de encenação".
 
Ronie Costa também participa pela primeira vez do espetáculo. “Fico grato e com muito orgulho de interpretar Herodes, pois só quem participa de um espetáculo como este sabe o quanto nosso coração se enche de Deus", afirma o ator. Ele contracenará com atores conhecidos nacionalmente, como, Carolina Kasting, Werner Shunemann e Anderson di Rizzi, “será uma prova de fogo, mas garanto que nunca ninguém viu um Herodes mais dedicado ao seu trabalho e emprenhado em fazer o melhor", completou Ronie.
 
“Acreditamos no talento do Piauí, principalmente no elenco que vem sendo formado ao longo dos 30 anos do grupo Escalet. Quem assistir a encenação este ano, entre muitos outros atrativos, poderá se encantar com o elenco local, com a prata da casa.” Disse-nos, Cesar Crispim, diretor do espetáculo.
 
A atriz Carolina Kasting que estreou nas telas da Globo em 1996 como protagonista da novela Anjo de Mim e esteve nos  sucessos como: "Terra Nostra", "Mulheres Apaixonadas", "Amor à Vida" e "Além do Tempo", também falou sobre sua participação na montagem: “Nunca fiz teatro para um público tão grande. Será minha primeira Paixão de Cristo. Considero uma honra participar de um espetáculo conhecido culturalmente no meu país. A personagem Herodias é rainha, tem poder, pensa que está acima do povo, mas na última hora, tem um instante de lucidez. Com toda sua arrogância, duvida se o que está fazendo é certo, contudo já é tarde demais. A caracterização dela é bem luxuosa, cheia de pedrarias e plumas, bem distante dos meus últimos personagens. Adoro mudar!”
 
A encenação acontecerá dias 14 e 15 de abril, no Teatro Cidade Cenográfica, às 20h, com entrada franca. É uma realização do Grupo Escândalo Legalizado Teatro, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, Governo do Estado do Piauí, patrocínio das empresas: Drogarias Globo, Credshop, Grupo Ferronorte, Grupo Carvalho, Armazém Paraíba, Grupo R. Damásio, São Jorge Supermercado e Prefeitura Municipal de Floriano.

redacao@cidadeverde.com

PRF apreende 22 canários em ônibus na BR-230 em Floriano

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu em Floriano, no km 305 da BR-230, 22 pássaros silvestres. A ação foi na noite desta sexta-feira (17). Os animais, conhecidos popularmente como "canário da terra", estavam em posse de um idoso com 63 anos, de iniciais F.G.O.

A apreensão aconteceu quando os policiais abordaram um ônibus que seguia de Brasília-DF para a cidade de Patos-PB e, ao verificar as bagagens dos passageiros, encontraram dentro de uma mala uma gaiola com os 22 pássaros.

Os canários estavam sem ventilação e correndo risco de morte. O homem disse à polícia que não possuía licença para transportá-los e que levaria os pássaros para Patos-PB. 

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Floriano e os animais entregues ao IBAMA. O homem foi preso e enquadrado por transporte ilegal de animal silvestre.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Homem é preso pela PRF com 30 kg de maconha em Floriano

  • prf1.jpg Divulgação/PRF
  • prf2.jpg Divulgação/PRF
  • prf3.jpg Divulgação/PRF
  • prf4.jpg Divulgação/PRF
  • prf5.jpg Divulgação/PRF

No início da noite desta segunda-feira (13),na BR230,km 305 ,em Floriano -PI, policiais rodoviários federais prenderam um homem de iniciais R.F.S.N. (37 anos) transportando aproximadamente 30kg de substância análoga à maconha. 

Os policiais abordaram um ônibus que fazia a linha Goiânia - Fortaleza quando, ao verificar as bagagens no compartimento de carga, foi encontrada uma mala pertencente a um dos passageiros  contendo 35 tabletes de substância análoga à maconha. 

Aos policiais, o homem declarou que trabalhava como operador de programação de TV e que estava desempregado há um ano e meio. Ele acrescentou que ía de Brasília para Fortaleza e receberia R$1600,00 pelo transporte. 

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Floriano para a tomada das providências cabíveis. 

O homem foi enquadrado por tráfico (Lei 11.343/06) - Art. 33.  Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. 

 

redacao@cidadeverde.com

Primeira neurocirurgia no interior do Piauí é realizada em Floriano

O sul do Estado agora também é referência na assistência em neurocirurgia, com atendimento de urgência e emergência, ambulatorial e em procedimento cirúrgico. No fim de semana de Carnaval foi realizada a primeira neurocirurgia no interior do Estado, pelo Sistema Único de Saúde(SUS). O procedimento cirurgico aconteceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, a 244 km de Teresina. 

O secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, ressalta que a implantação do serviço de neurocirurgia integra uma estratégia do Governo para descentralizar os serviços, levando esse tipo de assistência para mais perto do usuário.

O paciente, um adolescente de 13 anos, do município de Nazaré do Piauí, passou pelo procedimento de drenagem de hematoma extradural e passa bem. 

“Foi compromisso do governador Wellington Dias de iniciar, antes do carnaval, esse importante serviço. Vários atendimentos já estão sendo feitos, inclusive com a realização do primeiro caso cirúrgico. O paciente está tendo uma boa evolução, com previsão de alta e não precisou de UTI. Um paciente que habitualmente iria para Teresina, lá para o HUT, agora pôde ser submetido esse procedimento aqui, em Floriano, na primeira cirurgia que acontece fora da Capital”, disse Costa em visita as novas instalações do hospital. 

Com o novo serviço, o Hospital Regional Tibério Nunes passa a contar com uma equipe de neurocirurgião com plantão 24 horas e está sendo adequada uma área específica para neurocirurgia, com atendimento adequado e total condições de receber qualquer paciente com politrauma.

“O volume que nós temos do trauma, de acidente automobilístico, de motocicleta da nossa região, é muito grande. Vamos ter uma estrutura maior, para evitar filas em corredores, essa grande problemática de todo hospital de urgência e emergência”, reitera o secretário de Saúde. 

Os equipamentos para implantação do serviço foram adquiridos através de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho(PT).O prefeito Joel Rodrigues também acompanhou a visita do secretário de Saúde.

“São grandes investimentos que acontecem na região e no hospital regional, como esse importante serviço de neurocirurgia que evitará que esses pacientes se dirijam para Teresina, facilitando a vida das pessoas que estão em Floriano e nos municípios vizinhos”, disse o prefeito de Floriano.
 
Visita às obras 

Ainda no Hospital Regional Tibério Nunes, o secretário Francisco Costa visitou as obras em andamento, como a da ambiência obstétrica, a construção do Centro de Parto Normal(CPN) e Casa da Gestante, colocando como meta a entrega para o primeiro semestre de 2017. 

“Vamos entregar a ambiência no mês de abril e em maio, inauguraremos o Centro de Parto Normal e a Casa da Gestante, novas estruturaras da saúde, fortalecendo a assistência à mulher e o bebê. E até o final de 2017, com os entendimentos com a prefeitura, implantaremos o Centro de Especialidades Médicas”, anunciou Francisco Costa.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Idosos de Floriano se divertem no Carnaval da Terceira Idade

Iniciando as atividades do carnaval 2017, a Prefeitura de Floriano promoveu no final da tarde desta quarta-feira (22), o animado Baile Magia da Terceira Idade. O evento é realizado através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, para os idosos que fazem parte dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS I e II).

A festa, realizada no Espaço Mais Criança, foi animada pelas tradicionais marchinhas de carnaval da banda Musical de Floriano. No clima de carnaval, os jovens da terceira idade caíram na folia e mostraram muita disposição. Durante a festa, foram escolhidos o Rei e Rainha da Melhor Idade 2017.

O prefeito Joel Rodrigues (PP) participou da folia e acompanhou tudo de perto. A Comissão organizadora do Carnaval (COC), formada pelos secretários Carlos Eduardo (Comunicação), Elineuza Ramos (Esporte, Cultura e Lazer) e Antônio de Pádua (Turismo e Desenvolvimento Econômico) também prestigiaram a festa, além do vice-prefeito Antônio Reis e esposa e os secretários Enéas Maia (Saúde), Rafaela Barros (Desenvolvimento e Assistência Social) e Ancelmo Jorge (Administração). Também estiveram presentes os vereadores Flávio e Acássio, o Controlador-Geral do Município, Arnanaldo Messias, diretor da Atenção Básica, Daniel Gutembergue e o superintendente da Sutran, Magno Weverson.

Em seu discurso, o prefeito Joel Rodrigues agradeceu a presença de todos e parabenizou a organização do evento. Destacou também o trabalho realizado pelos CRAS, através da Secretaria de Assistência Social, na missão de cuidar da saúde dos idosos.

“O carnaval da terceira idade busca fazer essa integração entre os idosos e seus familiares, resgatando a autoestima e a saúde, através desse momento de descontração. É onde podemos retribuir e transmitir todo o nosso respeito àqueles que muito contribuíram na construção da história de Floriano”, finalizou.

Fonte:Ascom
cidades@cidadeverde.com

Eleitos Rei e Rainha do Carnaval 2017 de Floriano

Foi dada a largada para o carnaval 2017 de Floriano na noite deste sábado (18). O concurso para escolha das majestades do carnaval da Princesa do Sul aconteceu na Avenida Getúlio Vargas, durante o tradicional Zé Pereira com a animação da Banda Malandra. A festa realizada há 26 anos pelo empresário Ozires Freitas é considerada o grito do carnaval de Floriano.

O concurso foi realizado pela Prefeitura, através da Comissão Organizadora do Carnaval (COC), formada pela secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Elineuza Ramos; secretário de Comunicação, Carlos Eduardo e secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e presidente da comissão, Antônio de Pádua.

Três candidatos e duas candidatas disputaram o título de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2017. O corpo de jurados analisou simpatia, ritmo, desenvoltura e beleza. Um a um os candidatos mostraram alegria e muito samba no pé. Os escolhidos pelo comissão julgadora foram Poliana da Conceição Silva e Sebastião Leal, que recebem o título pela segunda vez.

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, passou a faixa para a nova Rainha do Carnaval, além da chave da cidade, cedro e um cheque no valor de um salário mínimo. A transição da coroa foi feita pela Rainha do Carnaval 2016, Marana Sousa. Já o Rei Momo 2017, recebeu a faixa e premiação pelas mãos da secretária de Esporte, Cultura e Lazer e considerada musa do carnaval de Floriano, Elineuza Ramos.

“Participar do Zé Pereira com a banda Malandra é um momento de alegria para nós florianenses e visitantes de toda região. Agradecemos ao Ozires, coordenador do evento, pelo espaço nos dado para que realizássemos o nosso concurso, que é quando o clima de alegria começa a contagiar os foliões. Não temos dúvida de um grande carnaval em Floriano”, disse o prefeito Joel Rodrigues.

Com o tema “É carnaval, é Floriano! Na rua e no coração!”, a folia de momo em Floriano caminha para uma festa com sucesso absoluto de público, diversão, alegria e segurança.

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores