Cidadeverde.com

OAB de Floriano recebe a Caravana da Jovem Advocacia

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoveu durante toda a sexta-feira (15), uma série de palestras com o objetivo de capacitar os jovens profissionais da advocacia do município de Floriano. Intitulado Caravana da Jovem Advocacia, o evento aconteceu na sede da Subseção. 

As atividades tiveram início às 09h00, com o minicurso sobre PJ e a Caravana da Saúde da CAAPI, que ofereceu serviços de aferição de pressão arterial, glicemia e índice de massa corporal, atendimento com clínico geral, nutricionista e vacinação contra gripe e hepatite B.

Floriano foi terceira cidade a receber a ação. A primeira edição da Caravana aconteceu em Parnaíba, e em seguida na cidade de Picos. A atividade visa levar qualificação aos profissionais que militam na região por meio de palestras e debates sobre temas diversificados.

À tarde, os participantes atualizaram seus conhecimentos e receberão orientações acerca dos seguintes temas: Contratos Advocatícios, Novo Código de Processo Civil (CPC) na Constituição de 1988, Prerrogativas dos Advogados e mudanças no Direito Previdenciário. 

As palestras foram ministradas pelo promotor de Justiça Cláudio Roberto Soeiro, que falou sobre a Lei Maria da Penha, e o advogado e Prefeito de Floriano, Gilberto Carvalho Guerra Júnior, que abordou os fóruns do interior e os servidores municipais.

De acordo com o organizador da Caravana, o presidente do Conselho Estadual do Jovem Advogado, Rafael Cavalcanti, o primeiro passo é a pesquisa sobre o que os jovens profissionais necessitam, realizando um estudo sobre os principais anseios e dúvidas dos profissionais do local, e a partir daí, organizando o ciclo de palestras e cursos de acordo com a demanda do município. 

A programação contou ainda com palestras com temas como a contração de Honorários Advocatícios; o novo Código de Processo Civil; Prerrogativas dos Advogados e as Mudanças no Direito Previdenciário.

A ação envolveu dezenas de profissionais de Direito e estudantes, que receberam informações de jovens profissionais, que compartilharam suas experiências e conhecimentos, como o empresário e advogado Alex Noronha, presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB-PI, que tratou do tema “Contratos de Honorários Advocatícios”. 

Na palestra, Noronha tirou dúvidas sobre como contratar e manter o correto relacionamento entre advogado e cliente. Segundo o palestrante o tema é palpitante, porém bastante escasso na literatura jurídica. 

Ao final do evento, o advogado piauiense, Joaquim Magalhães lançou o livro “O diário de um advogado”. Escrito em parceria com o advogado Nestor Ximenes, a obra reúne crônicas que tratam da rotina dos profissionais em mais de 30 anos de profissão.

Com informações de Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Conselho Regional de Medicina realiza nesta sexta e sábado curso para médicos de Floriano

O Conselho Regional de Medicina realizará na cidade de Floriano neste final de semana o Curso de Suporte Avançado em Cardiologia – SAC, que faz parte do Programa de Educação Médica Continuada, programa do Conselho Federal de Medicina, que acontece em todo país. O curso é voltado para a categoria médica e podem participar médicos de Floriano e de municípios vizinhos. A coordenação do curso realizará o curso em dois dias, com aulas teórica e prática. A primeira aula acontecerá no auditório da Unimed, situada na Av. Eurípedes de Aguiar, 943, centro, nesta sexta-feira (15), a partir das 18 horas, e na manhã e tarde do sábado (16). Na oportunidade, o presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, estará presente e fará algumas visitas a autoridades e médicos da região para saber como anda o sistema de saúde pública na cidade.

                                   
 
O curso começou em janeiro deste ano e seguirá até o final do ano com vários módulos, em áreas e interesses variados. O coordenador do curso, médico cardiologista Luiz Bezerra Neto, explica que o objetivo principal é levar atualização de conhecimentos médicos a serem aplicados aos profissionais de diferentes áreas da medicina, dentre elas a de urgência e emergência hospitalar.
 
A abertura está programada para as 18 horas. A partir das 19 horas, o tema será infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, a ser ministrado pelo Dr. Jonatas Melo Neto. A partir das 20 horas, o tema será: Síndromes coronarianas agudas sem supra do segmento ST, a ser ministrado pelo Dr. Luiz Bezerra Neto. No sábado, a partir das 8 horas, o tema será Urgência e emergências hipertensivas, com o Dr. Ivo Canamary; a partir das 10 horas, dois temas: Arritmias supraventriculares e Arritmias ventriculares, com o ministrante Jonatas Melo Neto , até as 12 horas. Das 14 horas até as 18 horas, aula prática de reanimação cardiovascular com modelos e simulações, tendo a frente Luiz Bezerra Neto, Ivo Canamary e Jonatas Neto.

As inscrições podem ser feitas por telefone (86) 3216-6100 e pelo email: cursos@crmpi.org.br, com as seguintes informações: nome completo, número do CRM, RG, CPF e telefones de contato pessoais. Também será possível a inscrição momentos antes da abertura do curso.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

PRF Detém Condutor com anfetaminas nas meias em Floriano

  • Divulgação / PRF
  • Divulgação / PRF
  • Divulgação / PRF
  • Divulgação / PRF

O condutor identificado como I.C.B.A. de 21 anos foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal transportando anfetaminas na tarde do último domingo (10), no km305 da BR 230 em Floriano. I.C.B.A. conduzia de Picos até Cariri do Tocantins (TO).

Durante a abordagem policiais perceberam que o condutor caminhava com dificuldade. Ao solicitar que ele retirasse o calçado, foram encontrados 11 comprimidos de Nobesio Forte (substância ativa: Clobenzorex), escondidos nas meias.

O fato tipifica a infração ao artigo 28 da lei 11.343/200. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Floriano para procedimentos legais.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Subseção discutirá morosidade da Justiça em Floriano

Advogados de Floriano se reuniram nesta quarta-feira (06), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Floriano, para debater a morosidade da Justiça do município. 

O presidente da Subseção da OAB, Osório Júnior, esclarece que a audiência com os profissionais foi o meio encontrado para reunir todas as demandas geradas em Floriano e encaminhar documento com as informações colhidas ao judiciário.

Cerca de 260 advogados militam na região atualmente. Uma parcela da categoria integrará a audiência e representará os demais em reunião com o juiz titular do local.

Além da demora na movimentação dos processos nas Varas da Comarca, outros pontos deverão ser esclarecidos, como a ausência de juiz, especificamente na 2ª Vara, e o atendimento dispensado aos advogados pelos servidores do Judiciário, que, em alguns casos, estão em desacordo com as prerrogativas profissionais.

“Estamos vivendo um verdadeiro caos no judiciário do município. Falta servidor, um único juiz responde por mais de duas varas e desloca-se frequentemente para outras comarcas a fim de participar de mutirões da justiça, enquanto no nosso município há tempos não temos uma ação do tipo”, desabafa Osório Júnior.

Há cerca de um mês, o presidente esteve reunido com o corregedor de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, a fim de solucionar o entrave na região. A demanda foi apresentada pelo presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, que pediu uma solução imediata da corregedoria. Embora o corregedor garantisse que iria solucionar a questão, designando um juiz substituto para responder pela Vara o mais breve possível, nada foi feito até o momento.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Imepi fiscaliza postos de combustíveis e supermercados de Floriano

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) está realizando uma operação na cidade de Floriano. Duas equipes, cada uma formada por um fiscal e um auxiliar, estão fiscalizando balanças e bombas de combustíveis para atestar se os instrumentos verificados satisfazem as exigências regulamentares. No caso das balanças de supermercados, mercadinhos e mercados públicos, basicamente é observado se elas estão desconformidade no peso.

“Não estamos apenas multando os comerciantes irregulares. Também estamos providenciando a troca dos selos obrigatórios e cobrando a higienização das balanças, o que é muito importante para a população”, completa Maycon Danilo, diretor geral do Imepi.

Postos de combustíveis 

O outro foco do Imepi Itinerante é verificar as condições de uso das bombas de combustível, visando a segurança do consumidor, e também, a volumetria desses instrumentos através de procedimento de exames periciais, utilizando medidas de volume de 20 litros, conforme a portaria Inmetro 023/1994.

O erro máximo admissível para este instrumento é de 0,5%, ou seja, a cada 20 litros de combustível que é despejado no tanque do veículo, o erro não poderá ser superior a 100 ml, para mais ou para menos. Quem for flagrado pela venda de produtos com quantidade incorreta, é  autuado e fica sujeito ao pagamento de multa, que varia de acordo com a gravidade do caso.

Até o momento já foram fiscalizados 14 postos de combustíveis em Floriano, onde 26 itens apresentaram irregularidades. “No caso dos postos, também verificamos se eles tem o selo do Inmetro, o tamanho da mangueira e o a vazão do bico das bombas. As multas podem varia de RS 100 a R$ 1 milhão”, alerta Maycon Danilo.

“Nosso objetivo é fazer com que todos os comerciantes e empresários trabalhem em conformidade com a lei para que a população de Floriano não seja penalizada”, completa.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Bandidos rendem motorista e roubam 36 pneus de caminhão

Bandidos armados roubaram 36 pneus de um caminhoneiro que circulava em Floriano. O motorista foi abordado durante a madrugada enquanto dormia no pátio de um posto de combustível.

Os bandidos renderam o condutor que foi obrigado a dirigir na direção da cidade de Baixa Grande do Ribeiro, quando os assaltantes retiraram todos os pneus do caminhão. O assalto ocorreu na entrada da comunidade de Rio Branco, zona Rural de Floriano.

Além de levarem os pneus, os bandidos derramaram a carga de calcário que seria transportada para o Ceará pelo caminhoneiro.

Os pneus roubados estão avaliados em R$ 100 mil.

Rayldo Pereira
Com informações de FlorianoNews
rayldopereira@cidadeverde.com

Ferido, preso deixa rastro de sangue para levar R$ 7 de agência

  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao

O homem identificado pela Polícia como Maury Kennede da Silva, foi preso em flagrante após invadir o prédio da Caixa Econômica Federal em Floriano, a 244 km de Teresina. Para entrar, o suspeito atirou uma pedra contra o vidro do local e acabou cortando o próprio braço. Mesmo ferido, Maury invadiu a agência e deixou um rastro de sangue espalhado em todos os departamentos do prédio, antes de fugir levando apenas R$ 7 do local.

De acordo com o delegado regional de Floriano, Francisco de Assis Carvalho, Maury foi preso no hospital após passar por um procedimento de sutura onde precisou de 12 pontos para estancar o sangramento. "Depois da denúncia do prédio, fomos até o hospital saber se alguém com um corte procurou por atendimento e chegamos direto a ele, que confessou o crime e disse que queria comprar roupar e comprar 3kg de crack. Maury já é conhecido na região e tem problemas mentais. Ele precisa de um tratamento diferenciado, inclusive ele toma vários remédios controlados, além de ter envolvimento com drogas", relatou o delegado.

A Polícia Civil prendeu o acusado e realizou a perícia no local. O caso foi entregue a Polícia Federal, que esteve em Floriano ainda nesta terça-feira(14), abriu um procedimento para investigar os detalhes do crime e em que tipo de crime Maury será autuado, já que o processo será mediante portaria.

Um exame de sangue do suspeito também foi coletado, além de amostra do DNA para colaborar com a investigação.A imagens das câmeras de segurança e um exame pericial detalhado também foi repassado. O delegado Francisco de Assis acrescenta, que a Polícia Federal também recebeu algumas certidões de entrada de Maury pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para atendimento.

"Esse rapaz tem problemas mentais e inclusive várias entradas no hospital Areolino de Abreu em Teresina. Agora a Polícia Federal que tem a  atribuição de prosseguir a investigação", concluiu o delegado.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Fiéis participam da Procissão do Senhor Ressuscitado em Floriano

Na manhã do último domingo (12), dezenas de fiéis participaram da Procissão do Senhor Ressuscitado, coroando a programação da Semana Santa no município de Floriano. 

A Oitava da Páscoa, como é chamada o ato religioso, é o acontecimento mais importante da história para os cristãos, pois, Jesus, que nasceu e morreu como um ser humano, também ressuscitou, venceu a morte, está vivo e continua entre nós, guiando a sua Igreja.

Após o percurso na Praça Dr. Sebastião Martins, com a imagem do Senhor Ressuscitado, os devotos retornaram à Catedral São Pedro de Alcântara para celebração da missa, que foi marcada por orações, pedidos e agradecimentos. 

Com informações de Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Ator carrega cruz de verdade em Paixão de Cristo ritmada por violeiro

  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Indira Gomes/TV Cidade Verde
  • Indira Gomes/TV Cidade Verde
  • Indira Gomes/TV Cidade Verde
  • Indira Gomes/TV Cidade Verde
  • Indira Gomes/TV Cidade Verde

 

Com duas décadas de história, a encenação da Paixão de Cristo em Floriano (PI) contou com uma novidade em 2015. As encenações de sexta-feira (3) e sábado (4) tiveram a participação do violeiro Pedro Costa, que fez versos para narrar a história de Jesus Cristo na cidade cenográfica. 

O evento reuniu milhares de pessoas na cidade cenográfica no interior do Piauí, no que a organização considera o segundo maior cenário a céu aberto do Nordeste e o maior espetáculo do Estado. Desde 2001, a Paixão de Cristo é encenada no local. Antes, passou por ruas e praças de Floriano, fazendo até caravanas em 63 municípios. 

A encenação deste ano teve 350 figurantes e a presença de atores reconhecidos nacionalmente. Entre eles estava Elke Maravilha, que mesmo com anos de experiência afirmou estar com frio na barriga antes de entrar em cena. 

Nos bastidores, Luigi Baricelli, sempre simpático, chegou tranquilo no horário do espetáculo. O ator chegou a imitar Sílvio Santos para descontrair os colegas. 

Enquanto isso, Oscar Magrini recebia a ajuda do ator piauiense Jésus Carvalho para ajeitar seu chapéu. Mais tarde, Magrini seria Caifás, sacerdote que presidiu o julgamento de Jesus Cristo, personagem de Carvalho. 

Ao lado de Luigi Baricelli, a atriz Iraci Costa fez o papel de Cláudia, esposa de Pôncio Pilatos. É a quinta personagem de Iraci na Paixão de Cristo de Floriano. Assim como ela, outros atores permanecem na encenação há anos - alguns estão desde a primeira montagem. Só os papéis mudam ao longo do tempo. 

A Paixão de Cristo de Floriano também marcou a estreia de Jésus Carvalho como protagonista. O ator já participou da encenação do bairro Monte Castelo, em Teresina (PI), mas nunca havia interpretado Jesus Cristo. Para tanto, precisou fazer uma preparação física especial, uma vez que a cruz de madeira por ele carregada é real. Nos ensaios, Jésus Carvalho se machucou de verdade, e a queda nas escadarias na primeira noite de apresentação não foi simulada. 

com informações de Indira Gomes (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (Da Redação)
redacao@cidadeverde.com

Oscar Magrini elogia cenário da Paixão de Cristo em Floriano

O ator Oscar Magrini participa pela primeira vez da encenação da Paixão de Cristo em Floriano (PI). Em entrevista no Jornal do Piauí desta sexta-feira (3), horas antes da estreia no espetáculo, o artista afirmou estar ansioso para participar da encenação ao vivo. 

Diferente de Nova Jerusalém, em Pernambuco, onde o público se desloca na cidade cenográfica, em Floriano o cenário é fixo. "Aqui a gente vê a emoção das pessoas. Isso é grandioso para o ator", declarou. 

Magrini interpretará pela primeira vez Caifás, sacerdote que presidiu o julgamento de Jesus Cristo. "Já fiz Pilatos, Heródes, Cristo jamais porque passei da idade", brincou. "Fazer Caifás, eu fico emocionado do mesmo jeito". 

"É um trabalho fantástico vir aqui e conhecer Floriano, nos 20 anos da Paixão de Cristo aqui. Esse cenário é fantástico", ressaltou. 

O ator também convidou o público para as apresentações de sexta-feira (3) e sábado (4). A entrada é gratuita. "Eu vim de Teresina para cá e são várias cidadezinahs no caminho, e todo mundo está vindo para Floriano. Aqui é o baado que as pessoas querem curtir". 

Alisson Rocha, diretor do espetáculo, afirmou que os últimos ajustes do cenário serão colocados somente na hora da apresentação. "São 20 anos de Paixão de Cristo. Uma história que foi construída desde 1996, na praça, nas ruas, e hoje nós temos a nossa cidade cenográfica e esperamos todo o Piauí aqui", completou. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Posts anteriores