Secretaria de Saúde realiza palestras em alerta ao Câncer de Mama

Em Outubro, mês em que se intensificam as ações de alerta contra o câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Floriano realiza palestras a fim de orientar e conscientizar as mulheres quanto à importância do autoexame da mama.


De acordo com a enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde Raimundo Filho, localizada no Bairro Catumbi, Rouse Luz, durante todo o mês de outubro às mulheres serão orientadas quanto aos sintomas, possíveis causas e tratamento do câncer de mama.

“Nesse período de Outubro Rosa, em que se fala bastante sobre o assunto, resolvemos abraçar esta causa. Hoje, estamos fazendo um mutirão de câncer de colo do útero e juntamente com este tema estamos abordando o câncer de mama, mostrando a importância de fazer mamografia para as mulheres acima de 40 anos e o autoexame da mama no intuito de detectar precocemente a doença”, explica Rose.

Esta mesma atividade será realizada também nas UBS Camilo Filho, Dirceu Arcoverde, Theodoro Sobral, Protásio de Moraes (Loc. Boqueirão) e na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Outubro Rosa

Em 2014, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama.

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. Ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco.

Fatores ambientais

• Obesidade, principalmente após a menopausa;

• Sedentarismo (não fazer exercícios);

• Consumo de bebida alcoólica;

• Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).

Fatores hormonais

• Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos;

• Primeira gravidez após os 30 anos;

• Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;

• Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.

Fatores genéticos

• História familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos;

• A mulher que possui um desses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.

A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente a doença.

Amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso corporal são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver a doença.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Pronatec Cultura beneficia 325 estudantes em Teresina, Parnaíba e Floriano

A Fundação Cultural do Piauí (Fundac), o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Educação (MEC) ofereceram, no primeiro semestre deste ano, cerca de 325 vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Cultura, no Piauí. Em setembro, mais 160 vagas foram ofertadas pelo programa.

O Pronatec Cultura é um programa do Governo Federal destinado a ampliar a oferta de cursos de formação profissional na área cultural e incentivar a qualificação, o acesso à renda e o aumento da empregabilidade para os trabalhadores da cultura.

Além de Teresina, os municípios de Parnaíba e Floriano também oferecem os cursos de assistente de produção cultural, músico de banda, maquiagem cênica e figurino. Cada turma possui capacidade para cerca de 25 estudantes. Os cursos do Pronatec Cultura são realizados no  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

De acordo com Francisco Pellé, assessor técnico da Fundac, esta é uma oportunidade de qualificação para os jovens. “O Pronatec já vinha oferecendo cursos de qualificação em várias áreas e a cultura tinha esta lacuna a ser preenchida. Assim, os interessados podem se qualificar e o mercado ganha mão de obra capacitada para este segmento”, conta.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

PRF flagra trio transportando tamanduá morto em Floriano

Três homens foram presos em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal enquanto transportavam um tamanduá, no km 305 da BR 230 em Floriano. De acordo com o inspetor Almir Bílio o animal estava morto e sendo transportado no veículo de modelo Hylux e placa EVF 5620.


"O condutor e dois passageiros foram levados para a delegacia local, já que trata-se de crime ambiental. Eles não informaram exatamente que uso dariam ao animal, mas provavelmente ele seria comido", explicou o inspetor.

A possibilidade de serem caçadores, não foi confirmada pois não foram apreendidos armas ou material de caça.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Dezenas de fieis saem em procissão e celebram santo padroeiro

Os festejos do padroeiro de Floriano, tiveram início nesta sexta-feira (10) e seguem até o próximo dia 18. Durante todas as noites, serão realizadas missas, a partir das 19h, na catedral de São Pedro de Alcântara, no centro da cidade.



As comemorações em alusão ao santo foram marcadas com o encontro das imagens de São Pedro de Alcântara e Nossa Senhora da Conceição, que foram transportadas de barco da Localidade Manga até o centro de Floriano. 

Dezenas de fieis acompanharam a cerimônia religiosa e entoaram hinos de louvor e orações. Em procissão, os devotos seguiram à catedral.

“Essa é uma das mais tradicionais festas religiosas de Floriano, a festa do padroeiro de nossa cidade, onde os florianenses se recordam dos tempos de sua infância, das tradições e como as famílias se reuniam para festejar o padroeiro São Pedro de Alcântara,” destacou o prefeito Gilberto Júnior. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mulher é acusada de matar o irmão com facada no peito

Um homem de 37 anos foi assassinado enquanto dormia na residência da família.  A acusada é uma irmã da vítima que foi presa. Segundo o delegado Walter Cunha, do 1º Distrito Policial de Floriano, a mulher fazia uso de medicação controlada, com sinais evidentes de insanidade mental. 

                            Foto: Florianonews

O caso ocorreu nesta quarta-feira (08), no bairro Tiberão, localidade Buraco do Sapo, em Floriano, a 244 km de Teresina. A vítima, identificada como Ivaldo Pereira da Silva, não teve tempo de ser socorrida e morreu com uma faca cravada no peito. 

"Ela teve um surto. Familiares contam que a acusada já nutria raiva pelo irmão por que ele administrava a medicação dela e intervia quando tinha crises e tentava agredir a mãe e uma criança que moravam na mesma casa", explica o delegado Cunha. 

Edimilza Pereira da Silva, 23 anos, foi encaminhada a um presídio e aguarda resultado de exames complementares para confirmar a insanidade mental. A acusada foi presa em frente ao prédio da delegacia.

"Mesmo sofrendo com transtornos mentais, a acusada parece ter tido um lapso de consciência e ao ter cometido o crime foi para a delegacia. Quando os policiais iam efetuar a prisão, a mulher  tentou agredi-los. Após decisão da Justiça, a acusada deverá ser encaminhada para um manicômio judiciário", finaliza Walter Cunha. 


Graciane Sousa
gracianeosousa@cidadeverde.com

PRF prende homem com tablete de maconha e moto sem emplacamento

O cearense Laécio da Silva Gonçalves, natural da cidade de Crato, foi preso nesta quinta-feira (25), durante abordagem no posto da Polícia Rodoviária Federal, em Floriano. De acordo com a PRF, o acusado foi encontrado com um tablete de droga prensado escondido dentro de uma mochila. 


De acordo com a inspetor Vanderley Melo, o acusado pilotava uma motocicleta Honda Biz que mesmo tendo sido adquirida em 2012, ainda não havia sido emplacada. 

"Ele estava transportando 315 gramas de maconha e foi levado para a delegacia de Floriano. A moto também foi apreendida. O acusado estava ainda com R$ 70 em dinheiro", reitera o inspetor. 



Laécio da Silva alegou que se dirigia para município de Landri Sales, 370 km de Teresina, mas não informou detalhes que só deverão ser esclarecidos pela Polícia Civil. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

CRF-PI leva a Floriano a ação Farmacêutico na Praça durante toda a semana

Esta semana, de 22 a 26, acontece em todo país ações pela Semana Nacional do Farmacêutico, que marca a celebração do Dia Internacional do Farmacêutico, dia 25. No Piauí, o Conselho Regional de Farmácia realiza ação social em Floriano, na quinta-feira, com o evento “Farmacêutico na Praça”.


Durante toda a manhã, farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia, atenderão a população da cidade. Serão oferecidos os seguintes exames: aferição de pressão, índice glicêmico, ICM (índice de massa corpórea) e tipagem sanguínea, mas o objetivo principal é informar sobre o uso racional de medicamentos, o perigo da automedicação e a importância do farmacêutico no balcão da farmácia, para orientar e tirar dúvidas.

A Semana Nacional do Farmacêutico acontece logo após a aprovação da nova lei da Farmácia, que confirma o que já preconizava uma lei anterior, sobre a obrigatoriedade da presença do farmacêutico nas farmácias e drogarias. Dois mil e quatorze é também o ano em que as entidades farmacêuticas destacam a valorização dos profissionais da classe.

Para o secretário-geral do CRF-PI, Osvaldo Bonfim, a Semana Nacional do Farmacêutico, tendo seu ponto alto na quinta-feira, com o Dia Internacional do Farmacêutico, é um momento para evidenciar a importância de ter um profissional qualificado atendendo nas farmácias e drogarias, dispensando medicamentos em clínicas e hospitais, além de industrias e laboratórios. “A presença do farmacêutico é uma necessidade que a sociedade não pode mais ignorar. A população precisar ter assistência farmacêutica de qualidade e nós do CRF, estamos dia a dia lutando por essa primordialidade”, explica Bonfim.

O conselheiro do CRF, Raulino Firmino, explica a escolha da cidade de Floriano para realização do evento. “Como sempre fizemos ações informativas na capital, este ano preferimos levar o Conselho até o interior e Floriano é ideal. Pela quantidade de habitantes, já que é uma das maiores cidades do Estado, e também por ser a única fora de Teresina que oferece o curso de Farmácia”, revela Firmino. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mutirão tem objetivo de julgar 320 processos criminais em Floriano

As  1ª e 2ª Varas Criminais de Floriano realizam, de hoje até o dia 26 de setembro, esforço concentrado para o julgamento de 320 processos. A prioridade é para ações relacionadas a crimes de violência contra a mulher (Lei Maria da Penha). A Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) oferece suporte para a realização do mutirão.

Segundo o juiz Noé Pacheco, responsável pelas Varas, houve um crescimento da movimentação forense e por isso buscou apoio da CGJ-PI visando à finalização dos processos penais com instrução já concluída. Foram deslocados para o município, por intermédio da Corregedoria, quatro juízes com este objetivo.

Além da promoção de mutirões, a Corregedoria também tem oferecido auxílio às comarcas do interior visando à desoneração de suas secretarias. Esse apoio se dá através da cessão de servidores às varas e pagamento de diárias, por exemplo, de acordo com planejamento confeccionado pelos juízes e enviado à CGJ-PI. Comarcas como as de São João do Piauí e de Piripiri já receberam esse reforço.

O juiz auxiliar da Corregedoria Max Paulo Alcântara ressalta que dentre os objetivos da atual gestão da CGJ-PI está o apoio aos magistrados de 1º Grau, visando à melhoria da prestação jurisdicional.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Corpo de mulher é encontrado próximo a usina de coco desativada

Um corpo foi encontrado às margens do Rio Parnaíba na madrugada desta segunda-feira (15), em Floriano. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima seria uma mulher e ainda não há informações sobre a identidade e as causas da morte. 

Populares encontraram o corpo próximo a uma usina de coco desativada. O local é conhecido por ser ponto para o consumo de drogas. Policiais militares e civis foram acionados e vítima encaminhada ao necrotério do Hospital Regional Tibério Nunes.

O caso está sendo investigado peloDelegado Regional de Floriano, Francisco de Assis Carvalho. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

PRF autua 25 motoristas por trafegar com carga acima do peso permitido


A Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização a veículos de transporte de cargas. Ao todo, 25 motoristas foram autuados por transportar mercadorias com peso superior ao permitido, na região do município de Floriano, a 244 km de Teresina. A ação integra a  operação 'Transporte Seguro IV' e ocorreu de 09 a 12 de setembro. 

Trafegar com carga acima da capacidade permitida traz riscos tanto para o motorista como para os demais condutores que utilizam a via, explica o inspetor Fabrício Loiola. Os perigos vão desde a formação de buracos, danificando a sinalização, até a acidentes graves. 

De acordo com dados da PRF, nestes quatro dias, foram registradas mais de 208 toneladas de excesso de peso em rodovias no sul do Piauí. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores