Cidadeverde.com

Ferido, preso deixa rastro de sangue para levar R$ 7 de agência

  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao
  • Alonso Bisorao

O homem identificado pela Polícia como Maury Kennede da Silva, foi preso em flagrante após invadir o prédio da Caixa Econômica Federal em Floriano, a 244 km de Teresina. Para entrar, o suspeito atirou uma pedra contra o vidro do local e acabou cortando o próprio braço. Mesmo ferido, Maury invadiu a agência e deixou um rastro de sangue espalhado em todos os departamentos do prédio, antes de fugir levando apenas R$ 7 do local.

De acordo com o delegado regional de Floriano, Francisco de Assis Carvalho, Maury foi preso no hospital após passar por um procedimento de sutura onde precisou de 12 pontos para estancar o sangramento. "Depois da denúncia do prédio, fomos até o hospital saber se alguém com um corte procurou por atendimento e chegamos direto a ele, que confessou o crime e disse que queria comprar roupar e comprar 3kg de crack. Maury já é conhecido na região e tem problemas mentais. Ele precisa de um tratamento diferenciado, inclusive ele toma vários remédios controlados, além de ter envolvimento com drogas", relatou o delegado.

A Polícia Civil prendeu o acusado e realizou a perícia no local. O caso foi entregue a Polícia Federal, que esteve em Floriano ainda nesta terça-feira(14), abriu um procedimento para investigar os detalhes do crime e em que tipo de crime Maury será autuado, já que o processo será mediante portaria.

Um exame de sangue do suspeito também foi coletado, além de amostra do DNA para colaborar com a investigação.A imagens das câmeras de segurança e um exame pericial detalhado também foi repassado. O delegado Francisco de Assis acrescenta, que a Polícia Federal também recebeu algumas certidões de entrada de Maury pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), para atendimento.

"Esse rapaz tem problemas mentais e inclusive várias entradas no hospital Areolino de Abreu em Teresina. Agora a Polícia Federal que tem a  atribuição de prosseguir a investigação", concluiu o delegado.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Fiéis participam da Procissão do Senhor Ressuscitado em Floriano

Na manhã do último domingo (12), dezenas de fiéis participaram da Procissão do Senhor Ressuscitado, coroando a programação da Semana Santa no município de Floriano. 

A Oitava da Páscoa, como é chamada o ato religioso, é o acontecimento mais importante da história para os cristãos, pois, Jesus, que nasceu e morreu como um ser humano, também ressuscitou, venceu a morte, está vivo e continua entre nós, guiando a sua Igreja.

Após o percurso na Praça Dr. Sebastião Martins, com a imagem do Senhor Ressuscitado, os devotos retornaram à Catedral São Pedro de Alcântara para celebração da missa, que foi marcada por orações, pedidos e agradecimentos. 

Com informações de Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Ator carrega cruz de verdade em Paixão de Cristo ritmada por violeiro

  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Reprodução/TV Cidade Verde
  • Indira Gomes/TV Cidade Verde
  • Indira Gomes/TV Cidade Verde
  • Indira Gomes/TV Cidade Verde
  • Indira Gomes/TV Cidade Verde
  • Indira Gomes/TV Cidade Verde

 

Com duas décadas de história, a encenação da Paixão de Cristo em Floriano (PI) contou com uma novidade em 2015. As encenações de sexta-feira (3) e sábado (4) tiveram a participação do violeiro Pedro Costa, que fez versos para narrar a história de Jesus Cristo na cidade cenográfica. 

O evento reuniu milhares de pessoas na cidade cenográfica no interior do Piauí, no que a organização considera o segundo maior cenário a céu aberto do Nordeste e o maior espetáculo do Estado. Desde 2001, a Paixão de Cristo é encenada no local. Antes, passou por ruas e praças de Floriano, fazendo até caravanas em 63 municípios. 

A encenação deste ano teve 350 figurantes e a presença de atores reconhecidos nacionalmente. Entre eles estava Elke Maravilha, que mesmo com anos de experiência afirmou estar com frio na barriga antes de entrar em cena. 

Nos bastidores, Luigi Baricelli, sempre simpático, chegou tranquilo no horário do espetáculo. O ator chegou a imitar Sílvio Santos para descontrair os colegas. 

Enquanto isso, Oscar Magrini recebia a ajuda do ator piauiense Jésus Carvalho para ajeitar seu chapéu. Mais tarde, Magrini seria Caifás, sacerdote que presidiu o julgamento de Jesus Cristo, personagem de Carvalho. 

Ao lado de Luigi Baricelli, a atriz Iraci Costa fez o papel de Cláudia, esposa de Pôncio Pilatos. É a quinta personagem de Iraci na Paixão de Cristo de Floriano. Assim como ela, outros atores permanecem na encenação há anos - alguns estão desde a primeira montagem. Só os papéis mudam ao longo do tempo. 

A Paixão de Cristo de Floriano também marcou a estreia de Jésus Carvalho como protagonista. O ator já participou da encenação do bairro Monte Castelo, em Teresina (PI), mas nunca havia interpretado Jesus Cristo. Para tanto, precisou fazer uma preparação física especial, uma vez que a cruz de madeira por ele carregada é real. Nos ensaios, Jésus Carvalho se machucou de verdade, e a queda nas escadarias na primeira noite de apresentação não foi simulada. 

com informações de Indira Gomes (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (Da Redação)
redacao@cidadeverde.com

Oscar Magrini elogia cenário da Paixão de Cristo em Floriano

O ator Oscar Magrini participa pela primeira vez da encenação da Paixão de Cristo em Floriano (PI). Em entrevista no Jornal do Piauí desta sexta-feira (3), horas antes da estreia no espetáculo, o artista afirmou estar ansioso para participar da encenação ao vivo. 

Diferente de Nova Jerusalém, em Pernambuco, onde o público se desloca na cidade cenográfica, em Floriano o cenário é fixo. "Aqui a gente vê a emoção das pessoas. Isso é grandioso para o ator", declarou. 

Magrini interpretará pela primeira vez Caifás, sacerdote que presidiu o julgamento de Jesus Cristo. "Já fiz Pilatos, Heródes, Cristo jamais porque passei da idade", brincou. "Fazer Caifás, eu fico emocionado do mesmo jeito". 

"É um trabalho fantástico vir aqui e conhecer Floriano, nos 20 anos da Paixão de Cristo aqui. Esse cenário é fantástico", ressaltou. 

O ator também convidou o público para as apresentações de sexta-feira (3) e sábado (4). A entrada é gratuita. "Eu vim de Teresina para cá e são várias cidadezinahs no caminho, e todo mundo está vindo para Floriano. Aqui é o baado que as pessoas querem curtir". 

Alisson Rocha, diretor do espetáculo, afirmou que os últimos ajustes do cenário serão colocados somente na hora da apresentação. "São 20 anos de Paixão de Cristo. Uma história que foi construída desde 1996, na praça, nas ruas, e hoje nós temos a nossa cidade cenográfica e esperamos todo o Piauí aqui", completou. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Cabeleireiro morre presos às ferragens em acidente na PI-105 em Floriano

Atualizada às 10h30

O cabeleireiro João Batista da Silva, conhecido como Jhony, morreu em um grave acidente de trânsito ocorrido na madrugada desta quinta-feira (2), envolvendo sua família na PI-105, próximo ao município de Floriano (a 240 km de Teresina). Sua esposa, Miriam Gonçalves da Silva, que conduzia a caminhonete S-10 teria perdido o controle e capotado o veículo.  

Segundo o tenente Hélio Pereira, também estavam no carro, os dois filhos do casal e seguiam em direção ao sítio da sogra do cabelereiro. "Os outros três tiveram ferimentos e foram levados para o hospital, mas já soube que passam bem", declarou o oficial de dia do 3º Batalhão. 

De acordo com o Coronel Lisandro, 3º Batalhão da Polícia Militar, o carro que capotou e seu corpo ficou preso às ferragens. O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a remoção.

 

"Nós não sabemos ainda a causa do acidente, porque ele morreu no local e até mesmo o carro saiu da pista e foi difícil de localizar. O que sabemos é que o carro capotou várias vezes e ele morreu na hora", informou o Coronel.

Segundo ele, Jhony era um conhecido cabeleireiro da cidade. O veículo capotado foi encontrado próximo à Penitenciária de Vereda Grande, distante cerca de 30 quilômetros de Floriano. 


Caroline Oliveira e Maria Romero (Especial para Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Comércio de Floriano fecha na sexta e só reabre na segunda

Em virtude do feriado da Semana Santa, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Floriano informa que o funcionamento do comércio será em horário diferenciado. De acordo com o presidente do Sindicato, Antônio José de Sousa (Toinho), o centro comercial de Floriano e adjacências funcionarão até as 16h00 de quinta-feira, 02 de abril.

No sábado e domingo, os supermercados e lojas situadas no entorno do Mercado Público Central poderão funcionarão como de costume, e reabre novamente na segunda-feira (06), em horário normal, segundo o que foi acordado na Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015, que serve como orientação para os trabalhadores do comércio e dos consumidores. 

O feriado da Semana Santa, além de ser um período de reflexão e fé para os religiosos, mexe com a rotina do comércio, pois concentra a venda de produtos que especificamente nesta época tem um aumento de consumo considerável, como é o caso os ovos de chocolate e também de peixes, em especial o bacalhau, costumeiramente consumido na sexta-feira santa.

O comércio aguarda um aumento considerável nas vendas também devido a tradição cultural da cidade, que anualmente reúne milhares de pessoas para acompanhar o espetáculo da Paixão de Cristo no Teatro Cidade Cenográfica.

Com informações de Florianonews
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura implanta sistema de vídeo-monitoramento em Floriano

Com o intuito de oferecer maior segurança para a população, a Prefeitura de Floriano, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Floriano e Região (Sinconflor), a Associação Comercial e a Polícia Militar, implantou o sistema de vídeo-monitoramento nas principais ruas e avenidas de acesso ao Centro do município. O Projeto Cidade Monitorada tem como objetivo coibir a ação de criminosos e auxiliar a Polícia no trabalho de segurança ostensiva.


Prefeito Gilberto Júnior acompanha trabalho no sistema de monitoramento (Foto: Divulgação)

O sistema de monitoramento está em funcionamento desde dezembro do ano passado. A sala de monitoramento foi instalada no quartel da Polícia Militar. Policiais fazem o acompanhamento das imagens 24 horas.

Floriano é o terceiro município do interior do Piauí, depois de Fronteiras e Batalha, a implantar o sistema de segurança. De acordo com estimativa da Polícia Militar, as 34 câmeras equivalem a 100 policiais nas ruas.

“Quando percebemos que era possível esse benefício tecnológico para cidade, buscamos saber até que ponto o município teria condições de arcar para implantar este sistema. O projeto foi orçado em R$ 150 mil. Fizemos uma parceria com a Associação Comercial e com o Sinconflor para que esse custo ficasse dividido, sendo que a Prefeitura cobriu R$ 110 mil do total”, explica prefeito Gilberto Júnior.

A Polícia Militar se tornou parceira para que o projeto fosse executado com excelência, mostrando em tempo real onde está acontecendo o crime. O objetivo é que, assim, a força policial se mobilize para atender as ocorrências. “É um passo importante para o desenvolvimento da segurança do município”, elogiou o subcomandante da Polícia Militar, Coronel Lindomar Castilho. “Com esse sistema, podemos ampliar nossa visão, ir direto ao ponto e garantir a segurança do cidadão”, complementou o coronel Lisandro Honório.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Saúde retoma obras de UTI em Hospital de Floriano

Em visita ao município de Floriano, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, esteve no Hospital Regional Tibério Nunes e ainda participou da reunião da Câmara Intergestora Regional (CIR), do Vale dos Rios Piauí e Itaueira. A agenda ocorreu nesta sexta, 20, e integra um roteiro de visitas aos hospitais regionais, participação nas reuniões da CIR e rodadas de conversas com prefeitos. 

No hospital, o secretário vistoriou as obras de construção de dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e mais dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), também neonatal. E mais obras estão previstas para Floriano: já foi autorizada a licitação para construir o Centro de Parto Normal e a Casa da Gestante é outra obra que vai contemplar o cuidado e atenção à saúde da mulher. 

“É nossa meta fortalecer o atendimento de média e alta complexidade em Floriano, assim como em Bom Jesus, Picos, Parnaíba e Teresina. Com a Rede Cegonha funcionando aqui, criamos uma barreira para evitar o deslocamento de pacientes para Teresina, por exemplo”, explica o secretário. 

O funcionamento do mamógrafo no hospital é outro benefício que a população já está usufruindo. A retomada do serviço ocorre após quatro anos desativado. 

Para a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão sendo feitos ajustes no orçamento para dar maior celeridade na obra. O secretário informou ainda do plano em promover a realização de cirurgias de cataratas, que vai atender a toda a região.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Professores discutem proposta de programa de Mestrado em Floriano

Na manhã desta quinta-feira,19, o corpo docente da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus de Picos, junto ao Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo da Luz, discutiram  a proposta de implantação de um programa de pós-graduação em nível de Mestrado na referida instituição de ensino.

O programa de Mestrado que deverá ser implantado na instituição em 2016 se volta para o desenvolvimento do Semiárido Piauiense, propondo novas tecnologias para os problemas vivenciados nesta região, bem como a interação com as comunidades no que diz respeito ao acesso à informação, dentre outros aspectos.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo Luz, durante a discussão e desenvolvimento da proposta ressaltou como será organizado este programa Stricto Sensu destacando que o mesmo envolverá 20 professores doutores da Uespi oriundos dos mais diversos campus e cursos, assim como professores de outras IES que trabalham a temática do Semiárido, numa ideia de estudo interdisciplinar.

“A nossa ideia é desenvolver as potencialidades da região, uma região prioritária para o desenvolvimentoeconômico do Nordeste e do país, onde este desenvolvimento econômico está atrelado ao desenvolvimento social. Esse programa de pós-graduação possibilita o desenvolvimento dessas potencialidades para que as mesmas se tornem benefícios para toda esta região”, disse Geraldo Eduardo Luz.

Os estudantes que ingressarem no programa de Mestrado desenvolveram projetos que se voltem para a realidade do Semiárido sob a orientação dos seus respectivos professores. Ao desenvolverem os projetos que possibilitam alternativas para os problemas da região, formando uma mão de obra qualificada para a disseminação de conhecimento. Estes alunos poderão inicialmente ser contemplados com bolsas que darão estrutura para dar prosseguimento a suas pesquisas.

Para o diretor do Campus da Uespi de Picos, Evandro Alberto, a universidade tem cada vez mais avançado em Pesquisa e Extensão, e a possível implantação da proposta de Mestrado é um reflexo positivo deste avanço.

Após formulação da proposta feita pelos professores, esta será encaminhada  à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, para análise, e em caso de aprovação o Programa de Mestrado é então implementado na Uespi.

Com informações de Riachãonet
cidades@cidadeverde.com

Motorista é flagrado transportando carros roubados em caminhão-cegonha

O motorista de iniciais J.C.A.G, 50 anos, natural de Goiânia-GO, foi flagrado transportando veículos roubados em um caminhão-cegonha pela BR-230, município de Floriano, neste domingo (15). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onze automóveis e uma motocicleta estavam na carroceria da carreta, alguns com altos débitos de multas de trânsito e dois com registro de ocorrência de roubo/furto.

Fotos: PRF

Ao ser abordado, o condutor disse que não sabia das irregularidades e que o conjunto articulado, conhecido como carreta-cegonha, transportava veículos adquiridos em leilão que seriam destinados a desmanche para a comercialização das peças. 

Ainda de acordo com a PRF, os veículos vinham de São Bernardo dos Campos-SP com destino a Teresina e além dos veículos roubados, a cabina do caminhão estava com todas as etiquetas de identificação suprimidas. 

"O veículo caminhão trator ostentava placa EVO 8463 e tracionava o semirreboque cegonha de placa DBC 4770. Com base nas informações da cabina, levantou-se que esta pertencia na verdade a outro caminhão com placa MWJ 1715 com ocorrencia de roubo e furto. O motorista disse que o caminhão de envolveu em um acidente e teve a carroceria substituída", informou a assessoria da PRF. 

J.C.A.G foi encaminhado à delegacia sob a supeita de receptação de veículos roubados. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores