Cidadeverde.com

Floriano terá sete pontos de acesso à internet gratuita

O prefeito Gilberto Júnior assinou termo de autorização para a instalação de internet gratuita em praça e na beira-rio de Floriano. Ao todo serão sete torres que emitirão sinais de wifi, em um raio de cobertura que pode variar entre 150 metros a 200 metros.

Os pontos de conexão serão instalados na praça Dr. Sebastião Martins (Matriz), Beira Rio, praça Coronel Borges (Câmara), Praça da Prefeitura, praça do Alto da Cruz, praça Idelfonso Ramos (Hospital), praça Sobral Neto (Estadual).

Beira-Rio de Floriano

“Até o dia 31 de dezembro queremos que pelo menos quatro pontos já estejam funcionando; na praça da matriz, beira rio, praça da câmara municipal e praça da prefeitura. A proposta é facilitar o acesso a internet a toda população, proporcionando a inclusão digital no nosso município,” disse o prefeito.

Gilberto Júnior destaca ainda que estão sendo investidos cerca de R$ 10 mil em cada ponto, parceria entre o Governo do Estado e  prefeitura de Floriano. A instalação das torres deverá começar nesta segunda-feira, 22.

 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Suspeita de agredir pai de 95 anos é presa após pedir abrigo em delegacia

A suspeita de agredir o próprio pai de 94 anos, Denilde da Costa Alvarenga teve o mandado de prisão preventiva expedido e cumprido no início da tarde desta quarta-feira (10) em Floriano, a 244 km de Teresina. De acordo com o delegado regional Walter Cunha ela havia procurado pela Polícia ainda durante a manhã para se abrigar na delegacia, pois temia um linchamento pelos moradores da região e até parentes.

  Fotos: Imagens/ TV Alvorada

"Ela nos procurou pelo receio de ser linchada e pediu para ficar na delegacia. Em cerca de uma hora que ela estava lá foi expedido o mandado de prisão e ela já permaneceu no local. Ela tinha receio de ser agredida por populares e inclusive um irmão dela a ameaçou e teve que ser contido por policiais para que não a agredisse", explicou o delegado.

Walter Cunha explica que a parte probatória do inquérito será concluída nesta quinta-feira (11), quando serão ouvidas o restante das testemunhas. O documento será entregue ao Ministério Público na próxima segunda-feira (15). "Só falta agora ouvir algumas pessoas. Já temos a prova pericial, o exame de corpo de delito do idoso, várias pessoas ouvidas, anexo fotográfico e o vídeo. Todas as diligências possíveis foram feitas e as últimas oitivas serão realizadas amanhã", acrescentou o delegado.

O idoso foi encontrado em estado de desnutrição e sujo o que, segundo o delegado, caracteriza o crime de maus tratos. A jovem poderá ainda ser indiciada por violência doméstica e cárcere privado com agravante pela idade do idoso que ultrapassa os 60 anos e com o somatório dos crimes sua pena total pode ultrapassar oito anos.

A OAB Piauí informou também que o caso será acompanhado por representantes enviados à Floriano.

Entenda o caso

O Ministério Público requisitou à Polícia Civil de Floriano que instaurasse inquérito policial para investigar um suposto caso de maus-tratos contra um idoso de 94 anos. O caso foi denunciado por um vizinho que gravou as agressões. As imagens mostram o idoso durante o banho sendo agredido a tapas e cotoveladas. A acusada é a própria filha Denilde da Costa Alvarenga, 63 anos, que em um dos momentos chega a derramar uma jarra com água gelada no próprio pai.


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Filha é acusada de maus-tratos contra pai de 95 anos

O Ministério Público requisitou à Polícia Civil de Floriano que instaurasse inquérito policial para investigar um suposto caso de maus-tratos contra um idoso de 95 anos. O caso foi denunciado por um vizinho que gravou as agressões. As imagens mostram o idoso durante o banho sendo agredido a tapas e cotoveladas. A acusada é a própria filha Denilde da Costa Alvarenga, 63 anos, que em um dos momentos chega a derramar uma jarra com água gelada no próprio pai.

                   Fotos: Imagens/ TV Alvorada

O delegado Walter Cunha, responsável pelo inquérito, conta que no vídeo fica evidente o crime de maus-tratos, porém aguarda o resultado das provas pericial e testemunhal, para que se tenha provas mais consistentes e assim, caso sejam confirmadas, possa ser pedido a prisão da acusada.

"Já ouvimos cinco testemunhas e a vítima está no hospital para ser submetida a exame de corpo de delito. Só com o vídeo não podemos pedir a prisão e como há indícios de crimes de cárcere privado e lesão corporal, estamos agregando provas e aguardando os resultados para tomarmos providências", explica o delegado do 1º Distrito de Polcial de Floriano.

Walter Cunha acrescenta ainda que, entre os indícios de que o idoso pudesse estar sendo privado de liberdade, está o fato da filha ter gradeado o interior da residência, provavelmente, para impedir a circulação do pai.

De acordo com o depoimento do denunciante, os maus-tratos ocorreriam há pelo menos um ano. Na casa residiam apenas os pai e a filha, que após repercussão do caso saiu da residência com medo de ameaças. O idoso está sob cuidado dos netos.

Denilde da Costa já prestou depoimento e, primeiramente, negou os maus-tratos. "Porém, quando mostramos as imagens, ela permaneceu calada. Vamos aguardar o resultados da perícia", finaliza Walter Cunha.




Conselho da Pessoa Idosa

A presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Leidimar Alencar, informou que a entidade serve para orientar e aconselhar os idosos e familiares em casos que são desrespeitados o Estatuto do Idoso. 

Segundo ela, o conselho está acompanhando o caso e vai cobrar das autoridades as punições necessárias contra a filha, que também é idosa. “Mesmo ela sendo idosa, a pena não é aliviada”, destacou. 

Leidimar disse que quem conhecer casos de maus-tratos deve denunciar no Disque 100. “Também pode entrar em contato com o Conselho, que nós encaminhamos as denúncias ao Disque 100”, afirmou.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Sistema on line visa melhorar sistema de marcação de consultas e exames

Atendentes de postos de saúde de Floriano receberam capacitação para manusear o novo sistema on-line de regulação do Ministério da Saúde. A plataforma permite otimizar as marcações de exames e consultas, além de monitorar, o atendimento aos pacientes de Floriano e região. 


A primeira etapa do treinamento consistiu na parte técnico-teórico; A próxima fase será a prática nos postos, que terá início nesta sexta-feira (12). De acordo com Sérgio Eufrásio, coordenador da central de regulação de Floriano, a proposta é que a partir da próxima semana, o sistema agregue todas as informações dos pacientes do município. 

“O que antes era feito manual agora será feito todo on-line. As consultas e exames serão marcados via internet e enviadas para todos os prestadores, e assim vamos otimizar todo esse serviço e acabar com a fila de espera,” completa Eufrásio.

Por meio deste sistema, a coordenação da central de regulação poderá acompanhar todo o processo de marcação e realização dos exames e consultas que forem agendadas nos pontos de marcação.

Em Floriano serão montados 20 pontos de marcação, sendo 18 em postos de saúde, 01 no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento DST/AIDS) e outro ponto no CAPS AD.  Sérgio Eufrásio frisa que outros 28 pontos deverão ser montados nos municípios que fazem parte da pactuação de saúde com Floriano através do SUS.

“Primeiro vamos capacitar e colocar em funcionamento os pontos de marcação de Floriano. Em seguida será a vez dos municípios vizinhos que dependem de Floriano para realização de exames e consultas especializadas. Os atendentes vão passar por esse mesmo treinamento com a equipe da secretária estadual de Saúde, e cada município vai contar com um ponto de marcação com computador ligado a internet para utilização do Gestor Saúde” reitera o coordenador. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Animais invadem BR-343 e causam acidente entre veículos

Um acidente envolvendo animais na pista quase termina em tragédia, na BR-343, próximo ao Parque de Exposições, em Floriano. A colisão ocorreu no início da manhã desta sexta-feira (28) e envolveu dois veículos que ficaram parcialmente destruídos. 

                             Fotos: Piauinoticias
 

“Estava chegando a Floriano e um gado entrou na pista, seguido de dez animais. Foi tudo de repente. Me assustei com o impacto e não tive como frear ou desviar. O motorista do carro que vinha logo atrás também não deu tempo de desviar, bateu e desceu o aterro", disse Alcindo Junior dirigia que carro modelo veraneio, com placa de Guadalupe.



O outro motorista, identificado como Thiago de Almeida, trafegava com direção a Teresina, onde faria uma revisão no carro. “Graças a Deus estamos bem, foram somente danos materiais e após muito trabalho a gente consegue outro”.

Integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionados e realizaram o levantamento da ocorrência.

"Graças a Deus não teve nada de grave com a gente. Vamos tentar agora descobrir quem é o dono desses animais”, ressalta Alcindo Junior que transportava uma paciente que iria fazer hemodiálise, em Floriano.

O acidente deixou pelo menos quatro animais mortos. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Piauinoticias

Detentos provocam tumulto no presídio de Vereda Grande

Cerca de 70 detentos provocaram um tumulto no presídio de Vereda Grande, em Floriano. A movimentação aconteceu no inicio da noite desta quinta-feira (27). Houve briga entre os detentos e a Polícia Militar usou balas de borracha para conter a situação.


Segundo a polícia, a movimentação aconteceu devido a uma desavença entre alguns dos presos, que seriam rivais. "Durante o banho de sol, os presos de um dos pavilhões se envolveram em uma briga, que causou o tumulto entre os demais, mas o Comando de Operações Especiais (COPE) e a força tática conseguiram conter", informou o coordenador do COPE, Jean Beirão.

Os ânimos no presídio já estavam exaltados por conta da suspensão das visitas aos presos, provocada pela paralisação dos agentes penitenciários em todo o Piauí. 

Com a situação contornada, os policiais realizaram os procedimentos padrões em caso de amotinamento. Os detentos foram colocados em uma área de contenção, os policiais entraram no pavilhão e fizeram uma vistória, depois eles foram colocados novamente nas celas.

"Fizemos a conferência, vistoriando encontramos muitos estiletes, ferro e facas. Mas já foi resolvido e eles retornaram para as celas", afirmou Jean Beirão.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, ainda aguarda informações de que drogas teriam sido encontradas no presídio. Há poucos dias, segundo ele, uma bola de futebol foi chutada para dentro da unidade e quando aberta, o interior do objeto estava rechado com droga.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Proprietário de bar trava luta corporal com bandido e evita assalto

O proprietário de um bar, que não teve a identidade revelada, conseguiu evitar um assalto ao próprio estabelecimento comercial na rua Francisco Lima, no município de Floriano, a 244 km de Teresina. De acordo com o tenente da Polícia Militar, Leomar de Oliveira, o acusado estaria bebendo com a vítima e resolveu assaltá-lo com um comparsa. 

"O acusado é o ex-presidiário conhecido como Pereirinha. Ele estava bebendo com a vítima e pela madrugada resolveu praticar o assalto. A vítima foi atingida com uma coronhada, mas ainda conseguiu travar luta corporal e remover a peça do revólver calibre 32, conhecida como 'tambor", explica o tenente. 

Após ser desarmado, Pereirinha empreendeu fuga em uma motocicleta com um comparsa, que não foi identificado. A tentativa de assalto foi registrada por volta de 1h30, no bairro Bosque, em Floriano. O proprietário do bar teve apenas escoriações. 

"O Pereirinha está em liberdade condicional e contra ele já existe mandado de prisão em aberto. Estamos em diligência e ele deverá retornar a penitenciária Vereda Grande assim que for localizado", finaliza o tenente Leomar de Oliveira. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeito assina ordem de serviço para 5 pontes em Floriano

Cinco novas pontes serão construídas para ligar comunidades rurais a zona urbana de Floriano. O lançamento da ordem de serviço aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) no Bairro Taboca, onde a ponte que dá acesso a localidade Casulo e demais comunidades rurais estava sem uso desde o ano passado.


A ordem de serviço é no valor de R$ 828. 462,23 e deverá ser utilizada na construção das pontes da Taboca, Manga, Tabuleirinho, Boca da Entrada e Barra do Coqueiro. A construtora que ganhou a licitação vai utilizar estruturas de aço e concreto na construção das pontes.

“O serviço já começa esta semana, e as duas primeiras pontes a serem construídas serão das comunidades Taboca e Manga, as duas irão ser feitas ao mesmo tempo. Em seguida será a vez das outras pontes já licitadas,” disse Cézar Pedrosa, secretário de governo. 

As pontes terão a capacidade para suportar 45 toneladas com longarinas de aço, e o tablado da passagem de concreto.

O prefeito Gilberto Júnior, entregou a ordem de serviço a construtora licitada – Labor Construtora LTDA – e fez uma visita a ponte do bairro Taboca acompanhado dos secretários George Everson (infraestrutura), Idílio Macedo (desenvolvimento econômico) e Marcos Veras (comunicação).

Gilberto ainda cumprimentou os moradores e falou que logo a ponte estará pronta, facilitando o livre acesso as comunidades.

Na ocasião foi anunciado que em 2015, a prefeitura dará inicio ao asfalto ecológico, e as primeiras localidades contempladas serão bairro Guia e Tabuleiro do Mato.

O asfalto ecológico é uma das soluções encontradas para compactar a terra e acabar com o incômodo da poeira e do lamaçal na estrada, problemas estruturais que são enfrentados diariamente pelos moradores dessas comunidades. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Dupla invade restaurante em assalto e um é morto com tiro no pescoço

O jovem Marcelo Régis Chaves de Morais, 27 anos, foi morto durante um assalto a um restaurante entre o Terminal Rodoviário e o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Floriano. Segundo Walter Cunha, delegado do 1º Distrito Policial do município, a vítima foi atingida com um tiro no pescoço ao recolher o dinheiro do caixa. 

O crime ocorreu por volta das 21h, desta terça-feira (18). Marcelo Régis e um comparsa, que não teve a identidade revelada e fugiu do local, chegaram de motocicleta ao restaurante e  teriam rendido os clientes. 

Walter Cunha, delegado do 1º Distrito Policial de Floriano

"Estamos apurando de onde partiu o tiro. No momento em que a Polícia Militar chegou ao local estavam apenas o proprietário do restaurante e uma senhora que trabalha na cozinha. Eles contam que durante o crime se esconderam e não sabem identificar o autor dos disparos. Os clientes que foram mantidos reféns estavam apenas de passagem por Floriano e não conseguimos identificá-los", explica Cunha. 

O delegado explica ainda que a arma utilizada para ferir o assaltante era de grosso calibre. Marcelo Régis morreu no local e policiais apreenderam a faca usada no assalto e o capacete que encobria o rosto do acusado. 

"Ele era conhecido pela prática de assaltos e morou um tempo em Teresina, mas como tem familiares em Floriano, veio para a cidade e voltou a delinquir. A  moto foi encontrada abandonada em frente a uma escola e estamos apurando quem seria o comparsa e quem teria efetuado o disparo", finaliza Walter Cunha. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões premia destaques em Floriano

O município de Floriano, a 244 km de Teresina recebeu na última semana O 9º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. O evento premiou dezenas de produções em sua mostra-competitiva, que recebeu filmes de curta-metragem Ficção, Curta-metragem Animação, Curta-metragem Documentário e Longa-metragem. O festival contou ainda com as mostras não competitivas Curta Criança, Nordeste de Documentário, 50 Anos do Golpe Militar. Ao todo foram exibidos 58 filmes produzidos em 24 estados do Brasil. 


As exibições aconteceram no Teatro da Cidade Cenográfica e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPI. A programação contou com exibições, oficinas, palestras e shows realizados em paralelo no 9º Piauí Mix.

Diretores, produtores, atores e técnicos vieram ao evento representar seus filmes - ao todo 30 profissionais expuseram e debateram seus trabalhos, provocando na comunidade o desejo de fazer cinema de forma mais profissional. O objetivo do Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é incentivar a produção audiovisual no Piauí, facilitando a troca de experiências entre o público e profissionais das mais diferentes áreas e regiões. 


O Encontro foi selecionado pelo Programa Petrobras de Cultura e conta com a realização da ESCALET Produções Cinematográficas e com o apoio do SIEC/Governo do Estado do Piauí. Foi consenso a importância do patrocínio da Petrobras ao longo das edições do Encontro, pois o incentivo garante a continuidade e qualidade do evento.


Confira os ganhadores de 2014:
 
MOSTRAS COMPETITIVA
 
FILMES DE LONGA-METRAGEM FICÇÃO NACIONAL
 
- Melhor Filme - Os Pobres Diabos – Fortaleza – CE
- Melhor Diretor - Rosemberg Cariry - Os Pobres Diabos – Fortaleza – CE
 
- Melhor Ator - Pedro Maia - Depois da Chuva – Salvador – BA
- Melhor Atriz - Talita Sousa - O Exercício do Caos – São Luiz – MA
- Melhor Roteiro - Domingos Oliveira - Infância – Rio de Janeiro – RJ
- Melhor Fotografia - Paulo Violeta - Infância – Rio de Janeiro – RJ
- Melhor Direção de Arte - Ronaldo Teixeira - Infância – Rio de Janeiro – RJ
 
- Melhor Montagem - Claudio Marques - Depois da Chuva – Salvador – BA
 
- Melhor Trilha Musical - Joaquim Santos - O Exercício do Caos – São Luiz – MA
 
- Melhor Maquiagem - Amaro Bezerra - Os Pobres Diabos – Fortaleza – CE
- Melhor Figurino - Sergio Silveira - Os Pobres Diabos – Fortaleza – CE
 
FILMES DE LONGA-METRAGEM DOCUMENTARIO NACIONAL
 
- Melhor Filme - Outro Sertão – Vitória – ES
- Melhor Diretor - Soraia Vilela e Adriana Jacobsen - Outro Sertão – Vitória – ES
- Melhor Roteiro - Soraia Vilela e Adriana Jacobsen - Outro Sertão – Vitória – ES
- Melhor Fotografia - Gabbo Marsavi - Tudo Que Move – Rio de Janeiro – RJ
- Melhor Montagem - Isabela Monteiro de Castro - Outro Sertão – Vitória – ES
 
- Melhor Trilha Musical - Renato Alencar - Luz, Anima, Ação – Rio de Janeiro – RJ
 
 
FILMES DE CURTA-METRAGEM FICÇÂO NACIONAL
 
- Melhor Filme - O que ficou pra trás – Porto Alegre – RS
- Melhor Diretor - Pedro Guindani - O que ficou pra trás – Porto Alegre – RS
- Melhor Ator - Ravel Andrade - O que ficou pra trás – Porto Alegre – RS
- Melhor Atriz - Rita Carelli - Au Revoir – Recife – PE
- Melhor Roteiro - Pedro Guindani - O que ficou pra trás – Porto Alegre – RS
- Melhor Fotografia - Felipe Rosa - O que ficou pra trás – Porto Alegre – RS
- Melhor Direção de Arte - Thales Junqueira - Au Revoir – Recife – PE
 
- Melhor Montagem - Lucas Scandura - Causa Vitae Curriculum Mortis – São Paulo - SP
 
- Melhor Trilha Musical - Raphael Andrade - O Florista – Campo Grande – MS
 
 
FILMES DE CURTA-METRAGEM DOCUMENTARIO NACIONAL
 
- Melhor Filme - Caixa D’água: Qui-Lombo é Esse? – Aracaju – SE
- Melhor Diretor - Everlane Moraes - Caixa D’água: Qui-Lombo é Esse? – Aracaju – SE
- Melhor Roteiro - Chistian Jafas - Cine Paissandu – histórias de uma geração – Rio de Janeiro – RJ
- Melhor Fotografia - Moema Pascoini e Eduardo Freire - Caixa D’água: Qui-Lombo é Esse? – Aracaju – SE
- Melhor Montagem - Pedro Bedê - Desdobráveis – Brasília – DF
 
 
FILMES DE CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
 
- Melhor Filme - Viagem na Chuva – Goiânia – GO
- Melhor Diretor - Wesley Rodrigues - Viagem na Chuva – Goiânia – GO
- Melhor Roteiro - Lisandro Santos - Hotel Farrapos – Porto Alegre – RS
- Melhor Montagem - Manlio Macchiavello - Ilhas Humanas – São Luiz – MA
 
- Melhor Trilha Musical - Gustavo Félix - O homem que pintava músicas – Belo Horizonte – MG
 
- Melhor Fotografia - Wesley Rodrigues - Viagem na Chuva – Goiânia – GO
- Melhor Direção de Arte - Wesley Rodrigues - Viagem na Chuva – Goiânia – GO
 
 
GANHADORES JÚRI POPULAR
 
Melhor Filme Longa-metragem Ficção – Infância – Rio de Janeiro – RJ
Melhor Filme Longa-metragem Documentário – Tudo Que Move – Rio de Janeiro – RJ
Melhor Filme Curta-Metragem Ficção – O Florista – Campo Grande – MS
Melhor Filme Curta-Metragem Documentário – Não me Deixaram Lutar – São Paulo – SP
Melhor Filme Curta-Metragem Animação - Vida – Fortaleza - CE

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores