Cidadeverde.com

Estradas vicinais da zona rural são recuperadas

O tesoureiro geral da Prefeitura de José de Freitas, Edmilson Alves Viana, informou que várias estradas vicinais da zona rural estão sendo recuperadas pelo município. Segundo ele nos próximos dias serão recuperadas as vias de acesso ao São Luiz e a estrada que liga a Graciosa aos Marcos.

Edmilson Viana citou ainda outras melhorias já finalizadas, como as estradas que dão acesso as comunidades Caçote, Aprazível, Curva, Assentamento Santa Lia, Poço Escuro Buriti Alegre e a ponte Maracujá.

Fonte: Portal Em Dia

Avenida que liga Teresina a José de Freitas será duplicada

Motoristas que utilizam a avenida Nicanor Barreto para se deslocarem de Teresina para José de Freitas terão melhores condições de trafego após a duplicação da via. A obra já está autorizada e custará R$ 4.403.670,99, com uma contrapartida de R$ 449.070,99 da Prefeitura de Teresina.


Os recursos para a obra já estão liberados pelo Ministério das Cidades, como resultado de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Átila Lira. A avenida terá quatro quilômetros de extensão com ciclovias e deverá se transformar num dos principais corredores de tráfego de Teresina.

Utilizando a avenida Nicanor Barreto os motoristas saem ao lado do Posto da Polícia Rodoviária Estadual na localidade Santa Tereza e pegam em seguida a PI 113 para chegar a José de Freitas. No sentido contrário as pessoas que optarem pela via entrarão na Santa Tereza e chegarão a Teresina pelo bairro Planalto Uruguai.  

Fonte: Portal Em Dia

Assentamento rural ganhará Casa Digital

A Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Piauí informou que entregará nos próximos dias equipamentos para a montagem da chamada casa digital em José de Freitas. O centro será instalado em um dos assentamentos da zona rural do município.



De acordo com o delegado do MDA no Piauí, Pedro Calisto, a Casa Digital é um espaço público deve dispor de energia elétrica e segurança adequada para receber os equipamentos de informática (computadores, servidor, antena via satélite, roteador wireless, datashow e mobiliário).

Os territórios digitais buscam contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, a agricultura familiar e o reconhecimento do acesso legítimo à terra por comunidades tradicionais.

Fonte: Portal Em Dia

Ministério enviará máquinas agrícolas para recuperar estradas

Os municípios de José de Freitas, Lagoa Alegre e União, estão entre os que serão contemplados com máquinas agrícolas (retroescavadeiras ou motoniveladoras) enviadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para melhorar a infraestrutura e recuperação de estradas vicinais.


As máquinas foram adquiridas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A lista de municípios contemplados está disponível nos sites do Diário Oficial da União e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).       

Fonte: Portal Em Dia

Agência previdenciária funcionará em novo horário

A Agência da Previdência Social de José de Freitas funcionará no novo horário estabelecido pelo Ministério da Previdência. Segundo entendimentos entre governo e previdenciários, as agências funcionarão a partir do próximo dia 1º de março de 7h às 19h ininterruptamente.

                                                                                                                                                    Foto: Portal Em Dia


Segundo o presidente do Sindicato dos Previdenciários do Piauí, Inácio Shuck, a mudança no horário de atendimento beneficia tanto os servidores, quanto os beneficiários, já que os processos terão maior agilidade.

As obras da Agência da Previdência Social de José de Freitas já foram concluídas, faltando apenas à aquisição de mobiliário e a instalação de computadores e outros equipamentos para seu pleno funcionamento.


Fonte: Portal Em Dia

Guarda Municipal divulga balanço do Zé Pereira

Foi divulgado para a imprensa, através do comandante da Guarda Municipal GM Cunha, o balanço total dos trabalhos realizados pelas forças de segurança durante o Zé Pereira 2012, que aconteceu no último final de semana, 11 e 12 de fevereiro, em José de Freitas. 

Participaram das ações de segurança guarnições da Polícia Militares do 5º BPM (Batalhão de Polícia Militar), Rone (Rondas Ostensiva de Natureza Especial), BPRE (Batalhão Rodoviário Estadual), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar local.


Segundo GM Cunha, o trabalho foi planejado e executado de forma positiva durante as três noites de festa. Com a maior parte do contingente aplicado no perímetro do evento, nenhum tipo de ocorrência grave foi registrado. As guarnições também fizeram o policiamento ostensivo em todos os bairros da cidade.

Uma equipe do corpo de bombeiro atou na Barragem do Bezerro, dando suporte aos banhistas, principalmente sábado e domingo, dias de grande movimentação e também não foi registrada nenhuma ocorrência do tipo.


Os policiais fizeram várias abordagens em pessoa suspeita na tentativa de encontrar algum produto ilícito. O prédio da Guarda Municipal foi usado como ponto de apoio para as guarnições  que no final da festa avaliou o evento com um dos mais tranquilos dos últimos anos.


Fonte: Portal Em Dia

Município solicita mais verbas para a saúde

O município de José de Freitas que compõem o Território Entre Rios está se organizando para receber recursos do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede Urgência e Emergência, no programa do QualiSUS-Rede: uma cooperação entre Ministério da Saúde e o Banco Mundial.

As articulações entre gestores e Ministério da Saúde estão sendo feitas através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM). Outros 29 municípios do território serão beneficiados.

De acordo com a coordenadora do Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência, Christianne Rocha Leal, essa cooperação entre Governo Federal e municípios tem o objetivo de qualificar e fortalecer as redes regionais. Além do Piauí, outras 13 regiões do Brasil, consideradas estratégicas e prioritárias, receberão recursos na área da saúde pública.


Fonte: Portal em Dia

Turistas reclamam do acesso à barragem

Durante todo o dia deste domingo (12) participantes do Zé Pereira de José de Freitas movimentaram a Barragem do Bezerro, a principal atração turística do município. A maioria das pessoas reclamavam das condições de tráfego que estavam péssimas, principalmente no paredão.



Por conta da chuva que caiu pela manhã, as vias de acesso à barragem estavam ruins com muita lama e buracos, o que ocasionou lentidão e congestionamento no trânsito. Homens do Corpo de Bombeiros fizeram a segurança dos banhistas.



A Rua Gentil Freitas que liga o centro da cidade ao balneário ainda continua em péssimas condições com muitos buracos em praticamente toda a sua extensão, fato que obriga motociclistas e motoristas desviarem dos buracos em todo o percurso.


Fonte: Portal Em Dia

Foliões lotam circuito oficial do Zé Pereira

O circuito oficial do tradicional Zé Pereira de José de Freitas começou neste sábado (11) por volta das 17h com premiação para os melhores Zé Pereiras, seguida das apresentações das bandas que aconteceram em dois palcos, um deles instalado próximo a sede da guarda municipal e outro na praça das Rosas.



A movimentação dos foliões estava tranquila até o final da tarde e se intensificou por volta das 19h quando começaram de fato as apresentações das bandas Patchanka, Nanaê, Groove da Negona e Cavalo Branco que se revezaram nos dois palcos.

Até o fechamento da matéria, tanto a polícia militar quanto a guarda municipal haviam registrado somente pequenas ocorrências, como documentos perdidos entre os participantes. O evento conseguiu reunir uma quantidade expressiva de público.


Fonte: Portal Em Dia


Zé Pereira anima o fim de semana dos foliões em José de Freitas

 O " Zé Pereira de José de Freitas", começou neste sábado (11) e nem a chuva atrapalhou os foliões. O circuito alternativo do Zé Pereira, foi ao som das bandas Samba no Compasso, Meire e Banda, e Levada Elétrica, que animaram a multidão.

O chefe de plantão na delegacia de José de Freitas, agente João Batista, informou que foram registrados apenas perdas de documentos, mas nenhuma pessoa foi conduzida para o 17º DP.  "A noite ocorreu sem anormalidades", afirmou.

A equipe de segurança é composta por policiais locais, Rone, bombeiros e Guarda Municipal, além de  seguranças particulares contratada pela organização do evento para reforçar a equipe. O prédio da Guarda Municipal está sendo usado como base para as forças de segurança. De acordo o comandante da corporação GM Cunha, apesar da grande movimentação no primeiro dia de festa, foi feito um trabalho em todo perímetro do evento, para combater todo tipo de ação delituosa. Cunha afirmou ainda que nenhuma ocorrência considerada grave foi registrada pelas equipes.

Fonte: Portal em dia

Posts anteriores