Cidadeverde.com

Curso de Auxiliar de Produção do Caju será realizado em Luís Correia

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Luís Correia reuniu-se com representantes da FIEPI em Parnaíba, o técnico Francisco Loiola e o Coordenador do Programa Alimentos Seguros no Estado do Piauí - Engenheiro Agrônomo Paulo Pires para tratar da viabilização de capacitações para o município Luís Correia por meio do processo de interiorização de cursos de formação profissional do SENAI-PI, ocasião em que foi solicitado oficialmente a realização do curso de Auxiliar de Produção para Indústria de Caju, através do Programa de Ações Móveis - Educação Profissional do SENAI-PI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Luís Correia.

 
Fabiano Almeida, secretário de agricultura, justifica a iniciativa pelo potencial deste produto no município. “O caju está entre as principais culturas de subsistência humana no nosso litoral e se sobressai nas exportações do Estado, que segundo o IBGE é o segundo maior produtor de caju do país, perdendo, apenas, para o Ceará. Desta forma, devido a estiagem, os prejuízos para nossa economia são bastante consideráveis” afirma Fabiano.
 
De acordo com o Secretário, no agronegócio do caju desenvolvem-se diversas atividades econômicas que começam com a produção agrícola, passam pelo processamento do pedúnculo e da castanha, pelos segmentos de embalagens, transportes, armazenamento, atingindo os mercados interno e externo. Portanto, os diversos elos da cadeia produtiva do caju agregam valor ao produto e são responsáveis pela absorção de grande contingente de mão-de-obra.
 
Fabiano Almeida destaca, ainda, a excelente formatação da capacitação pelo SENAI que, no módulo básico, trabalha disciplinas de desenvolvimento pessoal e interpessoal, formação para ética e cidadania, noções de qualidade, segurança no trabalho, educação ambiental e empreendedorismo. E no módulo específico, as boas práticas de fabricação, o processamento do pedúnculo e beneficiamento da castanha perfazendo um total de 160 horas/aula com 15 alunos por turma gratuitamente.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais