Cidadeverde.com

Bispo do município de Parnaíba está curado da Covid-19

Foto: reprodução

Dom Juarez Sousa da Silva, Bispo de Parnaíba,  foi diagnosticado com Covid-19 no dia 15 de maio, nesta terça-feira (26), ele realizou um novo teste com resultado negativo para o coronavírus.

Em um comunicado Dom Juarez agradeceu a todos os fiéis que oraram por ele. “Vim para dizer com alegria e gratidão que eu venci a covid-19, após o isolamento doméstico por recomendações médicas, e ontem eu fiz um novo teste que deu negativo. Deus me deu a graça de superar esse problema, rezei bastante...” afirmou Dom Juarez Sousa da Silva.

Em Parnaíba já foram registrados 366 casos de Covid-19. Bairros como Igaraçu, Piauí, São José e Nova Parnaíba são os que possuem mais casos de pessoas doentes na cidade,  que contabiliza um total de sete mortes provocadas pela doença.

João Bandeira
[email protected]

Cidade de Parnaíba registra mais uma morte provocada pelo Covid-19

Em Parnaíba um total de 145 pessoas de acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura da cidade já foram recuperadas. No relatório consta que 157 pacientes estão cumprindo isolamento domiciliar, 11 estão em leitos clínicos e 03 pacientes  estão internados em leitos de UTI.

No boletim divulgado na noite de ontem(26) pela Saúde de Parnaíba,  o número de óbitos na cidade é de apenas 05 pessoas. Já no boletim da Secretaria de Saúde do Piauí(Sesapi) esse número já alcança 07 casos, sendo a sétima morte de uma mulher de 74 anos de idade.

Em Parnaíba alguns dos  bairros da cidade  com maior incidência de casos de Covid-19 São Igaraçu, Piauí,  Nova Parnaíba, e São José. No município o número total de infectados de acordo com a Prefeitura é de 321 casos. O município de Parnaíba tem um total de 145.729 moradores, desse total 8.222 estão na zona rural de acordo com a Prefeitura.

João Bandeira
[email protected]

Município de Parnaíba já registra um total de 174 casos de Covid-19

 Parnaíba no norte do Piauí já contabiliza 174 casos confirmados de Covid-19, sendo a segunda cidade do Estado com maior números de registros oficiais da doença, que já matou quatro pessoas do município.

Na noite desta quarta-feira(20) a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde divulgaram os últimos dados atualizados da doença  em território parnaibano. De acordo com o boletim,  um total de 68 casos da doença já foram recuperados, mas os números de novos casos diagnosticados pelo trabalho de busca ativa da Prefeitura de Parnaíba  ainda assustam.

De acordo ainda com o boletim de Parnaíba apenas um paciente está em tratamento em leito de Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e dois em leito de enfermaria.

João Bandeira
[email protected] 

Desvio ilegal é encontrado para passagem de peixes na Lagoa do Portinho

Um desvio ilegal de água foi aberto na Lagoa do Portinho, no litoral piauiense, pelos moradores da região. A secretária estadual do Meio Ambiente, Sádia Castro, esclarece que essa "abertura artificial" aconteceu para substituir um processo que antes ocorria naturalmente. 

"A Lagoa do Portinho em certa época do ano enche, arrebenta, e faz um tráfego, um acesso de água, de peixes, da Lagoa do Portinho para o Rio Portinho e para o mar; assim ocorre um povoamento de peixes. Está com mais ou menos uns três anos que esse processo natural não acontece, ou seja, que a Lagoa do Portinho não rompe", disse.

Diante do não acontecimento natural desse processo, a secretária afirmou que as comunidades de pescadores entorno da Lagoa do Portinho abriram  "uma vala, um canal, para que a lagoa via portinho ache o acesso com o mar para que os peixes trafeguem: do mar via Rio Portinho para a Lagoa do Portinho". 

"A rigor isso não seria um crime ambiental. O problema ou crime ambiental - podemos dizer assim - é que não foi pedido autorização ao órgão. Teria que ser pedido uma autorização a Semar (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) para que pudesse fazer um estudo e autorizar essa ação, a abertura desse canal. A Semar não foi comunicada e não sabia", alerta a secretária. 

A Semar por meio do escritório de Parnaíba tomará as providências necessárias para resolver a questão. Equipes da Semar e das secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Infraestrutura  de Parnaíba estiveram no local nesta quinta (07). Eles fizeram uma análise prévia da situação e do tamanho da vala.

"Eles chegaram a levar um trator, mas a vala está em cima das dunas e concluíram que não dava para fazer o entupimento do canal com o trator. Então, vão levar uns homens para fazer a interrupção desse canal manualmente. Sabemos que foi a comunidade, mas não temos nenhum nome de infrator. Estamos orientando as comunidades para que qualquer intervenção entorno da Lagoa do Portinho comuniquem e peçam a autorização, que a gente faz os estudos e orienta como poderá ser feito exatamente porque o local é de preservação ambiental". 

 


Fotos enviadas ao Jornal do Piauí 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Cerest de Parnaíba orienta trabalhadores em supermercados

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Parnaíba (Cerest Parnaíba) realizou, na terça-feira (5), uma visita técnica em supermercados do município, com objetivo de promover a proteção e os cuidados com a saúde dos trabalhadores desses locais durante pandemia da Covid-19.

Durante a ação, as equipes do Cerest Regional orientaram os funcionários desses serviços quanto às rotinas de trabalho e a importância sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “As orientações são para que esses trabalhadores que atuam em serviços essenciais estejam cada vez menos expostos a riscos de contaminação, uma vez que para isso, precisam utilizar também as medidas de prevenção, como por exemplo a higienização das mãos ou o uso de álcool em gel a 70%”, explicou a coordenadora do Cerest de Parnaíba, Tatyana Torloni.

O Cerest de Parnaíba dará continuidade com as ações de proteção à saúde dos trabalhadores de todas as áreas e em todo seu território.

Da Redação
[email protected]

Florentino Neto realiza visitas em Parnaíba para reforçar enfrentamento a Covid-19

Neste domingo (03) o Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto realizou duas visitas em Parnaíba, para analisar pontos que ajudem o estado do Piauí no enfrentamento da pandemia de COVID-19.Primeiramente o Secretário realizou visita a sede da empresa piauiense TRON, para conversar sobre tecnologias e equipamentos desenvolvidos para ajudar no combate a COVID-19, e em seguida o secretário acompanhou o andamento das obras de recuperação do hospital Promédica.

Durante a visita a empresa TRON, o secretário conversou com o professor Gildário Lima, que também é pesquisador da UFDPar, sobre o processo de desenvolvimento do projeto dos respiradores mecânicos de baixo custo intitulados de Air-TRON e sobre as máscaras respiratórias reutilizáveis Delfi-TRON, que podem substituir as conhecidas máscaras N95.

Durante apresentação do respirador para o Secretário Florentino Neto, equipe técnica da Sesapi, fisioterapeutas e médicos da rede hospitalar piauiense no último dia 27, o professor Gildário Lima destacou o benefício que o item pode trazer.“Esse é um projeto robusto, sofisticado, ao mesmo tempo de baixo custo e feito com materiais acessíveis. Ele é capaz de trabalhar nos diversos módulos respiratórios. E para melhorar ainda mais a eficiência do nosso produto estamos, nessa oportunidade, ouvindo os especialistas e dessa forma adequá-lo a demanda exigida. Esse projeto é aberto para fins filantrópicos, qualquer pessoa que queira produzir para doar vai ter acesso a toda documentação”, destacou o professor.

Após visita a empresa, o secretário se dirigiu para as obras de recuperação do Hospital Promédica, em Parnaíba. A unidade será utilizada como anexo do hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) para atendimento exclusivamente direcionado a pacientes que sejam acometidos pela COVID-19. 

“Com essas visitas primeiramente verificamos dois projetos bastante promissores para nos ajudar no enfrentamento a COVID-19 no nosso estado, tanto de respiradores de baixo custo como de máscaras que podem vir a substituir as máscaras N95. Sobre o Hospital  verificamos que as obras apresentam um ritmo avançado e até a próxima semana estaremos incorporando estes leitos ao enfrentamento da COVID-19”, destacou o secretário.

Da Redação
[email protected]

 

Caminhão-pipa é usado para tirar água de casas alagadas em Parnaíba

Um caminhão-pipa tem sido usado para drenar a água da chuva que invadiu casas no bairro Piauí, no litoral do Piauí. Na área conhecida como Piscinão, cerca de 300 famílias foram atingidas; 

"A prefeitura vem retirando rotineiramente água desse local que sempre alaga e dando assistência com outros órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, secretaria de Saúde para que o sofrimento dessa população seja amenizado", explica o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba. 

Ele explica ainda que os bombeiros têm atuado dando assistência a famílias também em outras cidades ao Norte do Piauí como Luís Correia, Buriti dos Lopes e Luzilândia.

 

Aguarde mais informações

 

Graciane Sousa
[email protected]

Suspeito é encontrado morto em delegacia um dia após ser preso

Um preso identificado como Edenilson Batista da Costa, 18 anos, foi encontrado morto em uma das celas da Central de Flagrantes de Parnaíba, no litoral do Piauí. O corpo foi encontrado no último domingo (26), um dia após a prisão. 

Edenilson Batista era suspeito de furtar uma TV do clube da Caixa Econômica Federal na cidade. Segundo o delegado Marcelo Leal, da Gerência de Polícia do Interior (GPI), a morte foi constatada quando o suspeito seria ouvido pelo delegado. 

"Ele foi conduzido pela PM sob alegação de furto no interior de uma Associação Recreativa daquela cidade. No momento da condução, ele não apresentava condições de ser ouvido, devido ao estado de alteração, e foi posto em uma das celas. Esse suspeito seria ouvido na manhã de domingo, mas quando foram buscá-lo não deu sinais de vida. De imediato foi chamado o Samu que constatou o óbito. Diante dessa situação, a autoridade policial plantonista requisitou perícia no local, que foi feita por um perito oficial, e em seguida o corpo foi removido para o IML", explica Marcelo Leal. 

Foto: Blog do Pessoa

O delegado acrescenta que o laudo pericial não constatou lesão corporal recente no preso. As causas da morte continuam sendo investigadas. 

"Estamos de posse do laudo pericial e podemos afirmar que o perito médico legista não constatou qualquer lesão corporal recente na vítima e que tenha relação com a morte. Foi retirado material do indivíduo para que seja submetido a perícia toxicológica", concluiu o delegado. 


Graciane Sousa
[email protected]

Parnaíba: fisioterapeuta desenvolve ventilador mecânico de baixo custo

Foto reprodução facebook

O Fisioterapeuta Kelson Sales da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), desenvolveu um ventilador pulmonar mecânico de baixo custo. O projeto foi desenvolvido no HEDA em Parnaíba-PI, onde contou com a colaboração dos fisioterapeutas Thiago Judah e João Dutra.

O desenvolvimento é fruto de uma parceria do Serviço Escola de Fisioterapia (UFDPar) com o HEDA. O equipamento já passou pela fase de testes em pulmão artificial e demonstrou bom desempenho e segurança.

Fisioterapeuta Kelson Sales da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) Foto: reprodução

Uma empresa cearense de produtos hospitalares vai trabalhar a finalização do protótipo e buscar autorização junto as autoridades públicas para a produção do equipamento.

Segundo Kelson Sales, o ventilador mecânico pode ser aplicado na urgência, para transporte e para o uso do paciente por longos períodos.

No atual cenário de pandemia estes equipamentos estão inflacionados e escassos no mercado. A média de preço de um ventilador convencional é em torno de US$ 15.000,00, enquanto o ventilador desenvolvido em Parnaíba, gira perto dos US$ 400.

Com informações jornaldaparnaiba

Polícia Federal inicia operação contra o Coronavírus no litoral do Piauí

A Polícia Federal em Parnaíba inicia nesta quarta-feira (15/04) a fase ostensiva da Operação “CONSCIÊNCIA É CIDADANIA”, ação cívico-social de combate ao Coronavírus no litoral piauiense.

Servidores, policiais e administrativos, foram capacitados para orientar a população sobre os riscos de contágio, sobre medidas preventivas, e a respeito do acesso aos serviços e ao auxílio emergencial prestados pelo Governo Federal.

O Grupo Especial de Polícia Marítima (GEPOM) atenderá as comunidades de difícil acesso, os portos, as embarcações, e as entidades responsáveis pelo transporte e hospedagem de moradores e turistas na região do Delta do Parnaíba.

Foram designados para o trabalho 25 Policiais Federais e 3 Servidores Administrativos, distribuídos pelos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

Com informações  da Polícia Federal no Piauí

 

Posts anteriores