Cidadeverde.com

Carga de cerveja que vinha para Teresina cai na BR-343 em Piripiri

  • Fotos: Piripiri Repórter
  • Fotos: Piripiri Repórter
  • Fotos: Piripiri Repórter
  • Fotos: Piripiri Repórter
  • Fotos: Piripiri Repórter

Parte da carga de cerveja de um caminhão caiu sobre a pista na BR-343 na última segunda-feira (30) no bairro Petecas, em Piripiri (PI).

O veículo seguia de Fortaleza (CE) para Teresina (PI). O motorista relatou a repórteres em Piripiri que uma das fitas que seguravam os engradados se soltou quando o caminhão fazia a rotatória.

A carga de cerveja Proibida e D'Ávila que caiu na pista estava do lado direito do veículo. Ninguém se feriu no acidente.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para liberar a pista. 

com informações do Piripiri Repórter
redacao@cidadeverde.com

Saúde entrega sala de ortopedia do Hospital de Piripiri

A Secretaria de Estado da Saúde entregou a nova estrutura da sala de ortopedia do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. Além disso, os pacientes agora terão um ambulatório específico de atendimento, pois antes, a ortopedia funcionava apenas com atendimento de urgência e emergência.  

“Com a reforma, o Pronto Socorro da unidade vai proporcionar mais qualidade e eficiência no atendimento ortopédico aos usuários. A sala fica próxima ao serviço de radiologia, o que vai facilitar o deslocamento dos pacientes, sobretudo aqueles imobilizados ou com dificuldade de locomoção”, frisou o secretário da Saúde, Francisco Costa.

Para continuar dando suporte aos pacientes da urgência, também foi entregue uma sala de observação aos pacientes críticos, sendo a mesma composta com dois novos leitos e todos devidamente equipados para melhor atender os usuários em estado grave. A sala conta com equipe técnica específica.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Sem freio, ônibus da Apae perde controle, atravessa praça e bate em muro

  • Piripiri 40 Graus
  • Piripiri 40 Graus
  • Piripiri 40 Graus
  • Piripiri 40 Graus
  • Piripiri 40 Graus

Um ônibus desgovernado quase causou uma tragédia na tarde desta quarta-feira (24) em Piripiri, a 160 quilômetros de Teresina. Sem freios, o veículo avançou um semáforo, invadiu uma praça, destruiu bancos e canteiros e só parou ao bater no muro de uma antiga churrascaria. Apesar do susto, ninguém se feriu gravemente.

O ônibus envolvido no acidente transportava dois alunos e uma professora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Os três se seguraram nas poltronas e evitaram ferimentos.

O motorista, que ficou parcialmente preso nas ferragens, também não se feriu gravemente, mas foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao pronto-socorro do Hospital Regional Chagas Rodrigues.

O ônibus, por sua vez, ficou bastante danificado ao destruir bancos e canteiros da Praça da Bandeira, no Centro da cidade.

Após o susto, testemunhas destacaram a perícia do condutor, que evitou uma tragédia ao não atingir nenhum pedestre ou veículo em um horário de intenso trânsito na região. O presidente da APAE de Piripiri, que testemunhou o acidente, comemorou a perícia do condutor.

"Quando eu vi o ônibus desgovernado a 80 km/h, enxerguei uma tragédia. O motorista foi fundamental para que não ocorresse uma tragédia. Graças a Deus, ele conseguiu evitar um acidente que poderia ter grandes proporções”, disse.

Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com

Motorista morre após bater o carro em concessionária

Um homem identificado como Raimundo Santiago morreu na manhã deste domingo (21), vítima de acidente automobilistico no município Piripiri, a 157 km ao norte de Teresina.

Foto: Piripiri 40 Graus

De acordo com informações do site Piripiri 40 Graus, o acidente aconteceu próximo à Praça da Flores por volta das 5h20 da manhã.

O motorista seguia na Avenida Aderson Ferreira quando, segundo testemunhas, sobrou em uma curva batendo violentamente o carro na calçada de uma revendedora de veículos.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Agespisa inicia obra de implantação do esgotamento sanitário em Piripiri

A Agespisa iniciou nesta terça-feira (16) a obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Piripiri, localizada a 160 quilômetros de Teresina, onde serão investidos R$ 20,3 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, com contrapartida do Governo do Piauí. Serão implantadas 6.598 ligações domiciliares que irão beneficiar 27 mil habitantes.

“Com essa obra, vamos garantir uma cobertura de 60% dos serviços de esgotamento sanitário em Piripiri”, afirmou o presidente da Agespisa, Raimundo Nonato Trigo, durante a sua visita, hoje de manhã, ao prefeito do município, Odival Andrade. Acompanhado por técnicos da companhia, os engenheiros Joaquim Maia e José Maria Freitas, Raimundo Trigo fez questão de comunicar oficialmente o início das obras ao prefeito. A visita contou ainda com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Genival Oliveira, e do superintendente Norte da Agespisa, Antônio Menezes.

A obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Piripiri compreende a construção de uma estação de tratamento com capacidade para tratar 60 litros por segundo, a construção de três estações elevatórias, a implantação de 72,6 mil metros de rede coletora em tubos de PVC e de 6.598 ligações domiciliares. O projeto prevê ainda a construção de 50 módulos sanitários (banheiros), 700 ligações intradomiciliares e 180 fossas sumidouros para famílias carentes.

O supervisor da obra e técnico da Agespisa, engenheiro José Maria Freitas, ressalta que o projeto de esgotamento sanitário é completamente sustentável e não vai causar agressão ao meio-ambiente. As lagoas de tratamento, chamadas lagoas de estabilização, vão utilizar energia solar para tratar o esgoto coletado. 

Atualmente, o serviço é oferecido em apenas seis cidades: Teresina, Altos, Parnaíba, Oeiras, Picos e Corrente, com um percentual de 11,7% em todo o Estado. “Essa obra vai representar um avanço na cobertura de esgotamento sanitário existente no Piauí”, concluiu Raimundo Trigo.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Piripiri inaugura novos postos do PSF e reforma de escolas

Os 105 anos de emancipação política de Piripiri serão comemorados com uma série de inaugurações, que incluem obras e ações nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. Entre elas, constam dois novos postos do Programa de Saúde da Família (PSF), nos bairros Genipapeiro e Residencial Petecas 3, além da entrega da reforma de quatro escolas, uma na zona rural e três na zona urbana. Também está prevista a inauguração de ginásios cobertos, bem como a entrega de novos calçamentos.

“Desde o início da gestão, estamos investindo em obras que repercutam diretamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas. A expansão do PSF é uma necessidade em nossa cidade, assim como a melhoria da estrutura das escolas, garantindo à população serviços de qualidade. Com os novos calçamentos, nossa cidade ganhou um novo rosto, pois aos poucos estamos acabando com antigos grotões e o grave problema do acúmulo da água nas ruas”, ressalta o prefeito Odival Andrade (PSB).

O processo de reestruturação das escolas teve início ainda no ano passado, com o intuito de proporcionar aos estudantes um ano letivo sem interrupções. A partir do próximo mês, a comunidade escolar de Piripiri também vai poder contar com os Centros Educacionais Ciclo Operário, Dr. Antenor Freitas e Padre Raul Formiga, que receberam melhorias no teto, na parte hidráulica, pintura, além da aquisição de novos equipamentos. 

A Prefeitura também está concluindo os acabamentos de dois novos ginásios cobertos, nos bairros Germano e Santa Maria.

105 anos de emancipação

A Prefeitura de Piripiri preparou uma vasta programação de aniversário para a cidade, tendo início no dia 3 de julho, devendo seguir até o final do mês. Nesse intervalo, serão realizadas missas, apresentações culturais e feiras abertas à população, bem como a tradicional micareta Pirifolia. A final do campeonato de futebol Pé de Chulé envolverá equipes de toda a cidade, assim como o Copão Rural, que incentivam a prática do esporte entre jovens e adultos em Piripiri.

Segue a programação:

03/07/2015 – SEXTA-FEIRA

EVENTO: FEIRA AGROECOLÓGICA DA AGRICULTURA FAMILIAR
LOCAL: PARQUE CURUMI
HORÁRIO: 07H

EVENTO: ABERTURA DO PIRIFOLIA
LOCAL: AV. DEP. RAIMUNDO HOLANDA
HORÁRIO: 21H

04/07/2015 – SÁBADO

EVENTO: SOLENIDADE CÍVICA
LOCAL: SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRIPIRI
HORÁRIO: 08H

EVENTO: MISSAEM AÇAO DE GRAÇAS
LOCAL: IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
HORÁRIO: 18H

EVENTO: PIRIFOLIA
LOCAL: AV. DEP. RAIMUNDO HOLANDA
HORÁRIO: 21H

05/07/2015 – DOMINGO

EVENTO: REGATA DE CANOAS
LOCAL: AÇUDE CALDEIRÃO
HORÁRIO: 09H

EVENTO: PIRIFOLIA
LOCAL: AV. DEP. RAIMUNDO HOLANDA
HORÁRIO: 21H

09/07/2015 – QUINTA-FEIRA

EVENTO: CULTO EVANGÉLICO
LOCAL: AUDITÓRIO OSIRES NEVES DE MELO – PÇA DE EVENTOS
HORÁRIO: 19H

10/07/2015 – SEXTA-FEIRA

EVENTO: COMENDA JUNCAL
LOCAL: AUDITÓRIO OSIRES NEVES DE MELO
HORÁRIO: 19H

11/07/2015 – SÁBADO

EVENTO: ENCONTRO DE COMUNIDADES DA ZONA RURAL
LOCAL: PRAÇA DE EVENTOS ARIMATÉA SOUSA
HORÁRIO: 19H

18/07/2015 – SÁBADO

EVENTO: INAUGURAÇAO DE OBRAS
HORÁRIO: 08H

EVENTO: FINAL DA COPA BATOM
LOCAL: ESTÁDIO MUNICIPAL ITACOATIARA
HORÁRIO: 17H

19/07/2015 – DOMINGO

EVENTO: FINAL COPÃO RURAL
LOCAL: ESTÁDIO ITACOATIARA
HORÁRIO: 17H 

25/07/2015 – SÁBADO

EVENTO: A PREFEITURA ATÉ VOCÊ
LOCAL: BAIRRO SANTA MARIA
HORÁRIO: 08H 

26/07/2015 – DOMINGO

EVENTO: FINAL DO CAMPEONATO PÉ DE CHULÉ
LOCAL: ESTÁDIO MUNICIPAL ITACOATIARA
HORÁRIO: 17H

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Piripiri capacita diretores de escolas sobre o Educacenso

A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou esta semana, no Auditório Osíris Neves de Melo, uma formação dirigida aos diretores, secretários e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino sobre o Censo Escolar (Educacenso).

O Educacenso objetiva colher dados sobre as escolas, matrículas, funções dos docentes, movimento e rendimento escolar. As escolas fazem anualmente este levantamento que servirá de base para os repasses que vêm para o município, a exemplo dos recursos para a merenda escolar, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica e o transporte escolar para os estudantes. 

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre os índices de aprovação, reprovação e abandono escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep, são utilizados para o cálculo do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O indicador serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

“Todo o trabalho é feito de forma online, obedecendo uma data-base para o repasse destas informações. Ao mesmo tempo em que nós estamos aqui hoje fazendo este trabalho, o Brasil todo faz o mesmo trabalho simultaneamente. Piripiri é sempre um dos municípios que primeiro termina seus trabalhos”, ressalta a coordenadora da Seduc, Elenice Silva.

 

redacao@cidadeverde.com

PM de Piripiri apreende carro roubado em Teresina com placa de Fortaleza

Após denúncia anônima, a Polícia Militar de Piripiri apreendeu na manhã desta sexta-feira (5), um automóvel HB20 nas proximidades da praça da Bandeira, no centro da cidade. O veículo estava transitando pelas ruas do município em atitude suspeita e foi constatado que se tratava de um veículo roubado em Teresina com placas frias de Fortaleza. 

 

Foto: Piripiri 40 graus

 

Segundo o SPM do 12º BPM, sargento Mariscal de Araújo, havia três indivíduos no veículo. “A nossa guarnição fez a abordagem e eles ficaram bastante nervosos. Mostraram a documentação, mas ela não batia com o chassi. Então levamos até a PRF que fez uma consulta no sistema e foi constatado que o carro estava com registro de roubo em Teresina e a documentação era falsa”, explicou. 

O militar acrescenta que também foi encontrado um documento do Detran do Ceará em branco. “Provavelmente, o documento seria utilizado em outro carro. Os três tinham como origem Teresina e se entregaram. Agora estão na delegacia para os procedimentos cabíveis”, relatou o sargento Mariscal. 

De acordo com a polícia, os dois maiores de idade foram identificados como Moizaniel Moreira da Silva Filho e Jorge Luís Sousa. 

 

Carlos Lustosa Filho
carloslustosa@cidadeverde.com

PRF localiza jovem com problemas mentais na BR-343 em Piripiri

Desaparecido desde o último domingo (31), o jovem Lucas Evangelista de Assis Oliveira foi encontrado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quarta-feira (3). Ele estava caminhando às margens da BR-343, na altura do município de Piripiri.

Depois que viram o jovem vagando pela rodovia, os policiais o identificaram e descobriram que sua família estava à sua procura. Ele fugiu de casa no município de Castelo do Piauí, povoado de Pedreira.

Localizados os parentes, o senhor Francisco de Assis Ferreira, tio do jovem, dirigiu-se ao posto PRF em Piripiri, onde pode buscá-lo com segurança. Segundo ele, a família estava sofrendo muito sem notícias do rapaz. 

Da editoria de Cidades.
redacao@cidadeverde.com

Prefeitura de Piripiri faz reposição de lâmpadas e reatores no sistema de iluminação pública

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Serviços Públicos (SEDESP), está realizando a reposição de lâmpadas e a troca de reatores na iluminação pública da cidade, tendo em vista a necessidade de manutenção do sistema, além da expansão da eletrificação no município.

“A iluminação pública é um direito do cidadão que paga por esse serviço, além disso, é essencial para a qualidade de vida noturna da população, para a segurança pública, para o tráfego de veículos e pedestres e ainda contribui para o desenvolvimento socioeconômico do município. Por isso, autorizo a qualquer momento os trabalhos de manutenção e conservação de toda a rede elétrica do município”, ressalta o prefeito Odival Andrade.

De acordo com o secretário da Sedesp, Valdinar Sales, a reposição das lâmpadas, bem como o reparo e a troca de equipamentos começou nas ruas Martins Sousa, Rua São Francisco e rua Dr. Antenor de Araújo Freitas.

“O prefeito Odival tem a preocupação de melhorar cada vez mais a iluminação pública no município e, atendendo a solicitação dos moradores, determinou que a ação fosse executada no Centro e, em seguida, nos demais bairros”, completa Valdinar Sales. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores