Cidadeverde.com

Hospital de Piripiri realiza 3º mutirão de cirurgias pediátricas

O Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, realiza até este sábado (21), o 3º Mutirão de Cirurgia Pediátrica. Iniciado nesta quinta, 19, a meta é atender 60 crianças nesta etapa, sendo que nos outros mutirões, 60 crianças foram atendidas. 

Estão sendo realizadas cirurgias de hérnia, hidrocele, frenectomia, fimose e outras. Os pequenos pacientes estavam cadastrados na Central de Regulação e antes passaram por uma triagem. A triagem foi feita contemplando as crianças dos 23 municípios do Território dos Cocais. 

De acordo com a diretora do Hospital, Nádia Costa, “os mutirões são uma iniciativa da instituição que, junto à Secretaria de Estado da Saúde, mobiliza esforços para atender a demanda reprimida de cirurgias pediátricas”, afirma.

Participaram do mutirão o médico cirurgião, Ivo Lima; o anestesista, Bruno Luiz S. Lima. Além deles, toda equipe de enfermagem do Hospital, técnicos administrativos também foram envolvidos no mutirão.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

 

Agricultor achado com 90% do corpo queimado e moto em chamas morre no HUT

Fotos: Piripiri Repórter

O agricultor Raimundo Viana, 49 anos, faleceu na tarde desta sexta-feira (6) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ele foi encontrado na última quarta-feira (4) ao lado de uma moto em chamas, na região da comunidade Salgado, em Piripiri (PI). A polícia investiga o caso. 

Raimundo Viana apresentava cerca de 90% do corpo queimado e foi transferido para Teresina em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos. Na noite do incidente, a moto do agricultor ainda pegava fogo quando ele foi encontrado, ao lado do veículo. 

O HUT confirmou ao Cidadeverde.com a morte do agricultor. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Teresina (PI), onde exames poderão ser fundamentais para descobrir se a morte de Raimundo Viana foi acidente ou premeditada.

No dia do caso, surgiram dúvidas sobre lesões no pescoço e no rosto da vítima, que poderiam indicar uma tentativa de homicídio. 

Fábio Lima (com informações do Piripiri Repórter)
fabiolima@cidadeverde.com

Dias entrega equipamentos para pequenos produtores e autoriza obras em Piripiri

O governador Wellington Dias visitou neste sábado (16),  a ExpoAgro 2017 no Parque de Exposição Carolina Freitas, em Piripiri, que iniciou no dia 13 e segue até amanhã (17). O evento atrai produtores, criadores e empresas ligadas ao agronegócio, sendo um celeiro de oportunidades de geração de negócios não só para Piauí, mas também para vários estados da região. Na oportunidade, além de conversar com os criadores envolvidos no evento o chefe do executivo estadual assinou as autorizações para o asfaltamento do trecho que liga o Parque de Exposição a BR- 222, assim como o asfaltamento das vias internas do Parque; a perfuração de um poço para garantir o funcionamento do mesmo, e ainda a aquisição de equipamentos para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, no valor de aproximadamente R$ 1,2 milhões.

Dias também fez a entrega de certificado aos concludentes do curso de Construção Civil, proporcionado pela secretaria de Trabalho e Emprendedorismo, com duração de 80h. E entregou raquetes de palma forrageira e kits de irrigação a pequenos produtores por meio da ação da Coordenadoria de Combate a Pobreza Rural. 

Para Wellington Dias, a ExpoAgro Piripiri diferente de outras feiras já nasceu grande e com o diferencial de ser organizada pela iniciativa privada, sem esperar apenas a atitude do Governo."Não conheço lugar no mundo que seja desenvolvido que não tenha contato com a iniciativa privada. A ideia desse momento nasceu dos produtores.Temos aqui o momento de cultura com os shows, mas sem perder a noção que objetivo principal desse evento é desenvolver o campo e dar melhores condições para crescer a economia. É importantes também destacar a integração de diversos líderes, independente de partidos políticos para a realização desde evento", disse. 

O governador disse ainda que neste mês haverá uma reunião com os produtores para a criação de uma Câmara de Corte e de Bacia Leiteira, onde a presença majoritária será do setor privado e com isso trabalhar um plano de desenvolvimento do setor para os próximos dez anos. "Queremos trabalhar sabendo onde queremos chegar. E quando soubermos aonde queremos vamos delegar a parte que cabe a cada um para atingirmos o nosso objetivo", ressaltou Wellington Dias. 

Dias também ressaltou que o Piauí é um dos poucos estados apesar da crise vem crescendo, e segundo ele "o campo é o maior impulsionador da economia. Por isso temos apoiado os pequenos, os médios e os grandes produtores. O Piauí cresceu 5 vezes mais que o Brasil", enfatizou o chefe do executivo estadual. 

O pecuarista Leônidas Freire, ressaltou a movimentação financeira do evento que até o último dia deve girar em torno de R$ 3 milhões, nos sete dias de evento.

O evento é uma realização da Associação dos Criadores do Norte do Piauí (Ascrinpi), com a parceria da Prefeitura Municipal de Piripiri e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Setre), Emater e Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi), e da iniciativa privada.

Fonte: Ccom

APPM participa da 1º edição da ExpoAgro de Piripiri

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, visitou neste sábado (16), a ExpoAgro 2017 - Feira Agropecuária que reúne criadores do Norte do Piauí.  A exposição é uma realização da Associação dos Criadores do Norte do Piauí (Ascrinpi) em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Piripiri. O evento acontece no Parque de Exposições Carolina Freitas, em Piripiri, e tem como objetivo movimentar a pecuária na região Centro-Norte do Estado.
 
Para Gil Carlos, a ExpoAgro é de extrema importância para o desenvolvimento econômico da região. ”O município já tinha uma tradição em exposição e agora retoma esse incentivo ao agronegócio, que hoje é responsável pelo crescimento do país. Vemos aqui uma exposição grandiosa, onde os prefeitos da região estão buscando soluções e parcerias com o setor privado, para que assim seja possível avançar e desenvolver ainda mais essa região”, afirma o presidente da APPM.  
 
De acordo com o Governador Wellington Dias, a exposição tem como objetivo qualificar profissionais e garantir a criação da câmara setorial do leite e da carne. “Esse passo é fundamental para o desenvolvimento da região, queremos que os criadores tenham a noção do que é preciso melhorar para alcançarmos o desenvolvimento da pecuária em nosso estado. Os setores privado, industrial, comercial e criadores necessitam saber qual o seu papel para chegarmos a esse desenvolvimento. Com isso o poder público também se planeja, e indo nessa direção vamos ter em breve bons resultados”, concluiu.   
 
O prefeito de Piripiri, Luiz Meneses, destacou que a exposição tem a finalidade de incentivar o agronegócio, através de investimentos e desenvolvimento tecnológico. “ Graças aos avanços tecnológicos, hoje podemos realizar procedimentos como inseminação, clonagem e prevenção, fato esse que contribui de forma significativa para a redução de morte de animais”, disse.  
 
 A ExpoAgro teve início no dia 13 e segue até amanhã (17), buscando valorizar e incentivar o empreendedorismo comercial, através de novos investimentos e divulgação dos potenciais do Estado.  

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Margarete participa da inauguração do Parque de Exposição em Piripiri

A vice-governadora Margarete Coelho participou, nessa quarta-feira (13), da inauguração do Parque de Exposições Carolina Freitas Lira, onde será realizada a ExpoAgro – Feira Agropecuária que reúne criadores do Norte do Piauí, no município de Piripiri. Com infraestrutura e segurança adequadas, a expectativa é de casa cheia até o domingo (17).

O evento é uma realização da Associação dos Criadores do Norte do Piauí (Ascrinpi), com a parceria da Prefeitura Municipal de Piripiri e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Setre), Emater e Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi), e da iniciativa privada.

“Falar da ExpoAgro primeiramente é falar de um sonho realizado com muita garra, é falar de uma experiência que deu certo devido à união, que eu coloco principalmente em dois nomes, ao do meu pai Leônidas Freire e ao do José Neto. Esse parque simboliza uma experiência em que o recurso público foi colocado de fato em prática. Com pouco recurso que veio de última hora, deu origem à construção desse parque, que ficou pronto em 42 dias”, disse o vice-presidente da Ascrinpi, Leônidas Filho.

Já, o empresário Leônidas Freire agradeceu a Deus por ter dado força, coragem e condição de ter feito junto com uma equipe de mais de 100 pessoas a realização do sonho de muitos da região. Durante sua explanação, ele chamou à frente as pessoas que trabalharam na obra e pediu que todos aplaudissem os trabalhadores que se dedicaram à mesma.

“Tivemos pessoas que doaram parte do seu salário para que isso acontecesse, por isso quero agradecer de coração a todos eles. Um agradecimento muito especial ao Edvaldo Lira que doou oito hectares para que isso acontecesse, a família Lira não se preocupou em valores, acreditou no projeto. Nossa feira tem o melhor em todas as raças no caprino, bovino, equino e ovino. Isso é um esforço em conjunto que fortalece a todos nós da região”, afirmou Leônidas.

Margarete Coelho salientou a homenagem feita pelos criadores em ter colocado o nome do Parque de Carolina Freitas Lira. “Dona Iazinha, como ela carinhosamente conhecida, foi uma grande criadora. Fico feliz em presenciar essa homenagem que foi de grande justiça e belíssimo gesto. Sei da grande mulher que ela era, mãe e educadora. Então, tenho certeza que essa homenagem é do tamanho dela”, afirmou a vice-governadora.

Ela apontou que esse é um empreedimento que já começa grande e disse que, na condição de representante do povo, como vice-governadora, e antes como cidadã, já foi a vários parques de exposições e nesse, de Piripiri, ela não viu nenhuma diferença de outros que estão estabelecidos há tanto tempo. “Quando me dizem que foi feito em um pouco mais de um mês fico pensando, o que resiste a força do trabalho? Nada resiste à força do trabalho. Sei que estão expostos aqui mil animais e não sou especialista, mas a beleza é incontestável, os animais são saudáveis e bonitos, você ver que eles têm uma boa genética que enchem os olhos. Entrando para a historia junto com o parque que vai ser longa e de êxito. Vamos no próximo ano estar aqui aplaudindo o crescimento do parque, que certamente obterá mais galpões e animais. Desejo bons negócios, que o comércio da cidade aproveite bem essa oportunidade divulgando o potencial de nosso estado”, pontuou Margarete.

O prefeito Luiz Meneses destacou a finalidade da feira de incentivar e valorizar o empreendedorismo comercial do agronegócio, atraindo novos investimentos, desenvolvendo tecnologias e divulgando o potencial do trabalho dos criadores. “Nessa feira, hoje, temos a oportunidade de usar as tecnologias em todas as áreas e na pecuária, principalmente, clonagem, transposição, inseminação e prevenção, que antes você via os animais com facilidade morrem a toda hora e às vezes por falta de um simples cuidado preventivo que não tínhamos informação. Aqui ocorre também uma troca de informação, vamos descobrir a qualidade das raças e eles vão levar informações importantes e ver a qualidade dos animais e seriedade do trabalho dos criadores do Norte que não deixa a desejar a outra região”, ressaltou o gestor.

Participaram da solenidade, o presidente da Ascrinpi, José Amaral Neto; o empresário e doador do terreno, Edivaldo Lira; os secretários Francisco Limma, Gessilvado Isaias e o deputado Marden Menezes.

Fonte: Ccom

Homem é encontrado morto a pauladas em casa abandonada

Foto: Piripiri Repórter

A Polícia Civil investiga um homicídio que teria ocorrido na noite da última terça-feira (5) no Centro de Piripiri (PI), Norte do Estado. Um homem, ainda não identificado, foi encontrado morto em uma casa abandonada, com marcas de pauladas na cabeça. 

O corpo foi achado por volta de 13h no imóvel na rua Padre Domingos, que estaria abandonado em meio a uma disputa judicial. Policiais foram ao local e encontraram a vítima com afundamento de crânio, segundo informações obtidas pelo Cidadeverde.com. A avaliação preliminar é de que a morte teria ocorrido a menos de 24 horas. 

Ao lado do corpo, foram achados pedaços de madeira, um deles partido ao meio. O provável instrumento do crime foi levado para a delegacia regional de Piripiri. 

O delegado Jorge Terceiro e agentes da Polícia Civil estão em diligências desde o início da tarde e buscam informações que possam levar à identificação da vítima e a quem possa ter cometido o crime. A perícia foi acionada para buscar pistar na casa abandonada. 

O corpo foi levado para o necrotério do hospital regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. 

Foto: Piripiri 40 graus

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Acidente na BR 343 mata jovem e deixa três feridos em Piripiri

Um grave acidente registrado na BR 343 matou um jovem DE 24 e deixou outros três feridos, em Piripiri, município a 157 km de Teresina. O carro modelo Classic de São Luís do Maranhão seguia com quatro homens pela rodovia quando saiu da pista e colidiu com uma árvore. 

O veículo foi partido ao meio com a colisão.  Segundo a PRF o acidente ocorreu neste sábado (22) por volta das 12h10 e o veículo seguia com direção a região norte do Estado.

Os passageiros que sobreviveram tinham 21, 26 e 46 anos e a identificação não foi divulgada pela PRF. Todos foram levados para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri e dois deles precisaram ser transferidos para Teresina por conta da gravidade das lesões.

Rayldo Pereira
Com informações de Piripiri Reporter
rayldopereira@cidadeverde.com

Polícia pede prisão de casal suspeito de estuprar criança de 12 anos

A Polícia Civil de Piripiri solicitou à Justiça a prisão preventiva de um casal suspeito de estuprar uma criança de 12 anos de idade. Segundo as investigações policiais, o homem e a mulher, que não tiveram a identidade revelada, usavam a menina para “realizar fantasias sexuais”.

O caso foi denunciado à polícia pelo Conselho Tutelar do município, no último mês de maio. A delegada Lucivânia Vidal solicitou, nesta semana, a prisão preventiva dos suspeitos, mas o pedido foi negado pela Justiça, que alegou a existência de “provas rasas” no inquérito.  

No entanto, a delegada afirma que a criança contou, com riqueza de detalhes, os abusos que sofreu nos últimos meses. O casal aliciava a vítima e atraia a menina oferecendo a ela dinheiro.

Os abusos ocorriam na casa dos suspeitos, na localidade Beleza, na zona Rural de Piripiri, e a criança era obrigada a ficar na cama com o casal.

Ainda de acordo com a delegada, os dois suspeitos não possuem parentesco com a menina, mas eram próximos do convívio familiar dela. 

A delegada indiciou o casal por estupro. Procurado pelo Cidadeverde.com, o Conselho Tutelar da região afirmou que as investigações do caso são sigilosas e não quis conceder entrevista. 


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Homem de 57 anos é preso suspeito de estuprar criança

A Delegacia da Mulher de Piripiri registrou mais um estupro no município vizinho Brasileira, distante 157 quilômetros de Teresina.  Desta vez, foi preso Antônio Marques, 57 anos, suspeito de abusar sexualmente de uma menina.

A criança, de 10 anos de idade, sofreu abusos sexuais, pelo menos, três vezes. A Delegada da Mulher, Lucivânia Vidal, informou que Antônio Marques era vizinho da família da menina e frequentava constantemente a casa dela. 

O suspeito era amigo da avó da menina e quando a criança ia até a residência de Antônio para chama-lo para almoçar os abusos ocorriam. 

“Um vizinho, desconfiado, flagrou pela janela que, quando a menina entrava na casa, Antônio a encostava sob a parede e tocava suas partes íntimas. Logo em seguida a mãe da menina procurou a Delegacia”, conta a delegada Lucivânia. 

Em depoimento, Antônio Marques disse que não sabia que tocar nas partes íntimas da menina configurava estupro. 

 “Esta foi a primeira vez que ele foi preso. Infelizmente, estuprador é um homem muito bem visto pela sociedade. Ele não tem perfil de outros criminosos, como traficantes, por exemplo. O estuprador geralmente tem uma relação de confiança com a vítima porque ele é frequentador de sua casa, na maioria das vezes”, pondera a delegada. 

Após o suposto estupro,  Antônio Marques fugiu para Piripiri, onde foi preso nesta semana. O suspeito foi encaminhado à Penitenciária de Esperantina.


Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Julgamento de radialista acusado de matar garçom no trânsito será em novembro

O radialista Ivan Carlos Carvalho Panichi será levado a júri popular em novembro, para ser julgado pela morte do garçom João Fidelis, ocorrida em setembro de 2000, em Piripiri (PI). O caso ganhou grande repercussão porque o réu teria ido beber em um bar após a colisão da caminhonete com a moto da vítima. 

O juiz João Bandeira Monte Júnior marcou a sessão para o dia 14 de novembro, às 8h30, no auditório do Fórum de Piripiri. Ele também determinou a intimação das testemunhas para prestarem depoimento em plenário. 

João Fidelis morreu na manhã de 11 de setembro de 2010, quando sua moto e uma caminhonete L200 colidiram no entroncamento das BRs 222 e 343. O garçom morreu no local. Depois o acidente, Ivan Panichi, supostamente com sinais de embriaguez, teria desdenhado da família da vítima e ido a um bar.

A defesa do radialista tentou evitar o júri popular, mas teve recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). 


João Fidelis

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Posts anteriores