Cidadeverde.com

Odival Andrade diz que permanece prefeito de Piripiri

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, concedeu entrevista à imprensa do município para falar sobre a decisão do juiz eleitoral do município que deferiu seu afastamento do cargo e a realização de novas eleições.


Prefeito falou com a imprensa de Piripiri
 

Odival Andrade disse que não foi notificado pela Justiça e que permanece no cargo. Ele afirmou estar tranquilo e assegura que sua assessoria jurídica já está providenciando o recurso para reverter a decisão do juiz.
 
“Continuo sendo prefeito, inclusive porque os trâmites legais acerca da decisão não foram cumpridos. Fui eleito de maneira limpa, com a maioria expressiva de 5.311 contra o ex-prefeito, quase 60% dos votos, respeitando as leis e as pessoas e toda a cidade sabe disso. Isso sim representa a vontade e soberania do povo e é o que deve ser respeitado”, destaca.
 
Odival Andrade diz que o grupo político de oposição, derrotado na eleição de 2012 após 30 anos na prefeitura, tem buscado meios para “tentar se manter no poder a qualquer custo, inclusive entrando com ações a esmo, na tentativa de desestabilizar a nova gestão”.
 
“O povo deu uma mensagem nas urnas, ao derrotar o ex-prefeito, dando fim a uma era de abusos e perseguição. Mas o ex-prefeito não respeita a vontade do povo e quer a qualquer custo inviabilizar nossa gestão. A Justiça, ao final, dirá quem está com a razão”, finaliza.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Jovem com várias passagens pela polícia é achado morto em matagal

                                                     Foto: Cliquepiripiri

O jovem identificado como Daniel de Sousa Gomes, conhecido como Papa-Léguas, foi encontrado morto com pelo menos três disparos de arma de fogo, no fim da tarde desta sexta-feira (19), no bairro Vista Alegre, em Piripiri. 

De acordo com o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, major Erisvaldo Viana, a vítima tem algumas passagens pela polícia e o crime tem características de execução. 

Papa-léguas foi encontrado próximo a uma mata, nas proximidades de uma fazenda. Os tiros atingiram a cabeça e o tórax do jovem que morreu ainda no local. Ainda não há informações sobre os suspeitos. O caso será investigado pelo Delegado Regional Jorge Terceiro. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeito e vice de Piripiri tem mandatos cassados e juiz determina nova eleição

O juiz João Damasceno da 11ª zona eleitoral de Piripiri cassou o mandato do prefeito Odival José de Andrade (PSB) e sua vice Maria do Socorro de Oliveira Mesquita. Com a decisão o prefeito é afastado do cargo e quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara Municipal Genival Sales (PT). A decisão obriga ainda a realização de uma nova eleição para o cargo.

O magistrado julga também improcedente o pedido de declaração de inelegibilidade dos gestores.

No texto da decisão, o juiz versa que existem "fortíssimos indícios de ilícito eleitoral, consistente no desvio de verbas públicas". A decisão será encaminhada ao Ministério Público Eleitoral que deve investigar os ilícitos citados.

Por ser em primeira instância, a decisão ainda permite recurso e o prefeito Odival Andrade entrará com liminar para permanecer no cargo até julgamento no Tribunal Regional Eleitoral.

Segundo o advogado do prefeito, Raimundo Junior, a defesa ainda desconhece o teor da decisão e que ficou sabendo da cassação através da imprensa. "Não houve intimação ainda. A defesa está tranquila em relação a reforma da decisão", disse, o advogado ressaltando que as provas são frágeis.

Assim que o gestor for notificado, o advogado disse que irá recorrer junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI). 

Rayldo Pereira e Hérlon Moraes
redacao@cidadeverde.com

Empresário morre na porta durante roubo a residência

                                      Foto: Piripiri40°

O empresário do ramo de construções, Francisco Firmino Araújo, 60 anos, foi vítima de latrocínio, roubo seguido de morte, na noite desta quinta-feira (19), na estrada de acesso ao açude Caldeirão, em Piripiri, a 157 km de Teresina. Ele chegava em casa com a esposa e foi mantido refém por três criminosos. 

"Além dos dois, o caseiro também ficou na mira dos bandidos. O empresário foi mantido refém dentro do próprio carro após ser baleado na perna e morreu em decorrência de uma hemorragia", explica o Delegado Regional Jorge Terceiro. 

A esposa do empresário e o caseiro foram colocados em cômodos separados, enquanto o trio fazia um 'arrastão' na residência, levando joias e dinheiro, quantia não revelada. A casa possui sistema de monitoramento eletrônico, porém as câmeras de segurança não estavam em funcionamento. 

"Imagens de câmeras das imediações da casa serão analisadas. O corpo está sendo velado e aguardaremos o sepultamento para ouvir as outras vítimas e tentar identificar os suspeitos", reitera Terceiro. 

O latronício ocorreu por volta das 20h e toda a ação criminosa durou em média 15 minutos. Francisco Firmino Araújo veio a óbito ainda no local. 

                                       Foto: Piripiri40°

                                       Foto: Cliquepiripiri

 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Carteiras de trabalho serão emitidas on-line em Piripiri

A partir do dia 5 de janeiro de 2015, a emissão de carteiras de trabalho em Piripiri será feita via on line, graças a convênio firmado entre a prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego.


 
Dentre os municípios do Piauí que não têm agência do Ministério do Trabalho, Piripiri foi o primeiro a ser contemplado com o sistema, que vai garantir mais agilidade e segurança na emissão das carteiras.
 
De acordo com a secretária municipal de Trabalho e Ação Social, Clarinda Andrade, o sistema vai reduzir pela metade o tempo de emissão da carteira de trabalho.
 
“Investimos em leitores óticos e computadores para que o sistema possa funcionar bem, com facilidade e rapidez, além de colaborar para evitar fraudes e erros”, pontua Clarinda.
 
Por orientação do Ministério do Trabalho e Emprego, a emissão das carteiras foi suspensa temporariamente para a implantação do novo sistema.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

 

 

Piripiri sanciona lei de equiparação salarial dos professores do 2º turno

O prefeito de Piripiri Odival Andrade sancionou nesta segunda-feira (15) a Lei 806/2014, que amplia carga horária bem como institui equiparação salarial dos professores da rede municipal de ensino. A lei entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2015.

 
“Essa é uma antiga reivindicação dos professores que, infelizmente, não foi atendida pela gestão anterior. Reconhecer esse benefício é fazer justiça e colaborar para a plena valorização dos educadores de Piripiri”, destaca Odival Andrade.
 
O ato de sanção da Lei, que é de autoria do prefeito Odival Andrade, aconteceu durante solenidade realizada na Secretaria Municipal de Educação, da qual participaram professores, autoridades e contou com apresentação poética dos escritores do livro Leiturarte – Piripiri nas Ondas da Leitura.
 
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino (Sinte) de Piripiri, Iolete Pereira, acredita que a implementação da lei vai provocar um avanço significativo na educação municipal.
 
“É um momento de avanço, um marco na nossa história profissional e serve de referência para todo o Piauí. Tenho certeza de que mais conquistas serão alcançadas para a educação de Piripiri”, frisa Iolete Pereira.
 
A educadora Eulália Menezes observa que a aprovação da lei era uma luta de muitos anos manifestada pela categoria. “Desde o início na profissão almejamos essa reforma, mas faltava vontade dos gestores anteriores. É uma medida simples que realiza o nosso sonho”, diz.
 
Já o secretário de Educação de Piripiri, Rodrigo Amaral, destaca que o benefício vai respaldar na melhoria da educação como um todo, promovendo a continuidade das políticas e ações voltadas à qualidade da área.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Foragido desde maio é recapturado pela Força Tática de Piripiri

A Força Tática de Piripiri prendeu na madrugada deste domingo um foragido da delegacia de Piripiri. Identificado pela Polícia como Maciel de Sousa, o acusado foi presos pela Polícia junto com Antônio Francisco da Silva e autuado por porte ilegal de arma de fogo.


Com Francisco, foi achado um revólver calibre 32 com cinco munições intactas. 

Maciel fugiu da delegacia com outros detentos em maio deste ano e foi reconhecido pela Polícia e recolhido.

Rayldo Pereira
Com informações de Piripirireporter
rayldopereira@cidadeverde.com

Procuradoria ajuiza ação eleitoral contra prefeito de Piripiri

A Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí (PRE/PI), por meio do procurador eleitoral auxiliar Marco Túlio Lustosa Caminha, ajuizou ação eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), contra Odival José de Andrade, prefeito de Piripiri, no Piauí, e seu filho Brenno de Sousa Andrade, candidato ao cargo de deputado estadual nas últimas eleições, por prática de conduta vedada pela legislação eleitoral.

A ação diz que o prefeito Odival Andrade demitiu vários servidores nos três meses que antecederam as eleições, utilizando a máquina pública em benefício da candidatura de seu filho Brenno de Andrade. 

Segundo a PRE/PI, os servidores foram demitidos porque se negaram a votar, trabalhar na campanha ou apoiar a candidatura do filho do prefeito. Segundo os depoimentos que integram o Procedimento Preparatório Eleitoral que apurou a prática de conduta vedada, alguns servidores chegaram a sofrer pressão política dentro do ambiente de trabalho. 

De acordo com o procurador, ficou constatado na apuração realizada pela Procuradoria Regional Eleitoral a gravidade das circunstâncias que permearam a prática de conduta vedada pelos representados, consistente na demissão de servidores ligados diretamente à Prefeitura Municipal de Piripiri em benefício da candidatura do então candidato a deputado estadual Brenno Andrade, filho do gestor do município. 

O procurador eleitoral pediu à Justiça a aplicação de multa aos dois réus na ação em seu valor máximo, mais de R$ 100 mil, e a cassação do registro de candidatura ou do diploma de Brenno Andrade. Em despacho, no Procedimento Preparatório Eleitoral que apurou a prática de conduta vedada pelo gestor, ele pediu que fosse extraída cópia dos autos e remessa ao Ministério Público Estadual para fins de ajuizamento de eventual ação de improbidade, nos termos do art. 73, § 7º, da Lei 9.504/97. 

Considerando que os fatos podem configurar abuso de poder de autoridade, hipótese elencada no art. 22 da LC nº 64/90, bem como crime previsto no art. 301 do Código Eleitoral, o procurador solicitou também que fosse remetida cópia dos autos ao procurador regional eleitoral no Piauí para a tomada de providências que entender cabíveis.

Fonte: MPF/PI

Bandidos arrombam cofre de loteria e fogem com dinheiro

Bandidos invadiram a agência lotérica próxima à Câmara Municipal de Piripiri, na madrugada desta sexta-feira (12). A ação foi silenciosa e só percebida durante a manhã, quando funcionários chegaram para trabalhar. 

            Fotos: Cliquepiripiri

O local estava totalmente revirado e vários documentos foram encontrados espalhados. Os criminosos conseguiram arrombar o cofre e levar o dinheiro, quantia não revelada. 

A Polícia Civil foi acionada e está no local realizando a perícia. Câmeras de segurança serão analisadas para auxiliar na identificação dos bandidos. De acordo com a polícia, pela cena do crime, pelos menos duas pessoas participaram da ação. 






Com informações Piripiri40°
cidades@cidadeverde.com

Crianças da rede pública de ensino de Piripiri lançam livro

Crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública educacional de Piripiri lançaram na última sexta-feira (5) o livro Leiturarte – Piripiri nas Ondas da Leitura.

 
A obra conta com 30 publicações feitas pelos próprios alunos, nos gêneros literários conto, reconto, bilhetes, dentre outros. O lançamento do livro foi na Praça da Bandeira, durante a Feira Literária.
 
A iniciativa parte do projeto Leiturarte – Piripiri na Ciranda da Leitura, implantado pela prefeitura no início de 2013 e que tem como objetivo desenvolver a leitura e a escrita das crianças nas escolas municipais.
 
“Estamos realizando um sonho. As crianças estão de parabéns, bem como a equipe de profissionais da educação de Piripiri”, afirma o secretário de Educação Roberto Amaral.
 
O representante do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais em Piripiri, Valério Carvalho, destaca que os investimentos feitos pela gestão municipal em educação têm colaborado para desenvolver o setor.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores