Unidades Básicas de Saúde de Piripiri ganham internet banda larga

Por meio de parceria entre a prefeitura e os ministérios da Saúde e das Comunicações, as Unidades Básicas de Saúde de Piripiri vão contar com conexão banda larga de internet.

 
O município foi contemplado graças à adesão ao Plano Nacional de Banda Larga, do Governo Federal, que faz parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ).
 
“Com a nova conexão vamos garantir a plena informatização dos serviços de Saúde em Piripiri, facilitando acesso aos sistemas e a marcação de consultas”, observa o prefeito Odival Andrade.
 
A conexão banda larga será implantada até o final deste ano. Para Odival Andrade, “a nova conectividade vai agilizar a prestação de serviços à população, melhorando significativamente o atendimento”.
 
Foram contempladas com a banda larga as Unidades Básicas de Saúde dos bairros e localidades Floresta, São João, Paciência, Formosa, Conjunto, Furnas, Vista Alegre, Caldeirão, Sussuarana, Assentamento Várzea, São Luís, Caixa D’água, Matadouro, Germano, Estação, Recreio e Vertentes. Também foi contemplado o Centro de Saúde Dr. Adauto Coelho Rezende.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Juiz suspende eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri

O juiz do Trabalho de Piripiri, Delano Serra Coelho, determinou a suspensão da eleição do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri, prevista para acontecer neste domingo (19).

De acordo com o juiz, a decisão se fundamenta no fato de não ter sido confeccionada uma lista de votantes que distribua os eleitores por seção e uma folha de votação individualizada para cada seção. A lista também deve ser publicada.

A decisão prevê um prazo de 30 dias para a realização da nova eleição. O cancelamento deve ser comprovado no prazo de cinco dias, sob pena de, no caso de descumprimento, ser aplicada multa de R$ 5 mil.

Leia a cópia do mandado de cumprimento:


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Mais de 20 mil fieis participam da procissão de encerramento do Festejo

Mais de 20 mil pessoas participaram nesta quinta-feira (16) da procissão de encerramento do festejo da padroeira de Piripiri, Nossa Senhora dos Remédios. A tradição da procissão atraiu fieis de Piripiri, municípios vizinhos, Teresina, e várias cidades brasileiras. 

A procissão percorreu várias ruas e avenidas da cidade até chegar ao adro da igreja matriz de N. Sra. dos Remédios onde foi encerrada. Texto: Hélcio Ferreira. 

Fotos: Leocadio Santos



Com informações de Piripiri40graus
cidades@cidadeverde.com

Dois da mesma família são esfaqueados após briga com antigos rivais

Dois jovens identificados como José Carlos Pereira da Silva e Vanderlei Pereira de Almeida foram transferidos em estado grave para Teresina após serem esfaqueados nas proximidades de um bar na avenida João Bandeira Monte, em Piripiri, a 157 km de Teresina. As vítimas são parentes e teriam se envolvido em uma discussão com antigos desafetos. 

                            Fotos: Valdo Silva e Paulinho/ Piripiri40º

Segundo o cabo Eriberto Pereira, da Força Tática, uma das vítimas havia sido posto em liberdade há um dia, após ser preso pela acusação de furto. 

"Dois homens foram apontados como autores da tentativa de homicídio e já foram identificados. Estamos em diligência para capturá-los. Os quatro têm uma rixa antiga. A motivação para o crime ainda será apurada", explica Pereira. 



Nenhum familiar dos acusados compareceu ao Complexo de Delegacias para registrar Boletim de Ocorrência. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Plano de carreira dos servidores da Saúde de Piripiri é encaminhado para votação na Câmara

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, encaminhou, nessa quarta-feira (8), o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da rede municipal de Saúde para a apreciação da Câmara dos Vereadores. A expectativa é que alguns pontos do documentos sejam colocados em vigor até o final deste ano.

O PCCS dos servidores municipais da Saúde vem sendo negociado com a categoria desde 2013. Odival Andrade afirma que espera que a votação ocorra o mais breve possível, possibilitando o cumprimento do cronograma proposto para a implantação dos pontos do acordo.


"Algumas medidas do plano deverão entrar em vigor ainda este ano, como as incorporações salariais. Outras ações serão implantadas a partir de 2015, beneficiando todos os trabalhadores da Saúde", afirma o prefeito Odival Andrade.

Ainda na área da Saúde, Odival anunciou a implantação do Sistema de Gerenciamento de Produtividade das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A partir de novembro, cada UBS contará com um gestor para monitorar o trabalho desenvolvido pelos profissionais, bem como a entrada e saída de medicamentos e as condições de funcionamento dos equipamentos.

As obras no Centro Administrativo Municipal de Piripiri, que entre outros órgãos, abrigará a Secretaria de Saúde (Sesam), estão em fase de conclusão e já foram liberadas pela Secretaria do Patrimônio da União.

Além da Sesam, o centro abrigará a Secretaria Municipal de Educação, o Arquivo Municipal e três escolas públicas que hoje funcionam em prédios alugados.

Piripiri sedia II Seminário de Valorização da Advocacia

Piripiri sediará o II Seminário “A Valorização da Advocacia” na Subseção da Ordem dos Advogados de Piripiri. O evento- que ocorre nesta sexta-feira (10), das 14h às 18h, na Subseção da Ordem dos Advogados- será realizado pela Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí) em parceria com a OAB, Seccional Piauí e terá como público-alvo, advogados e estudantes de Direito.

O seminário contará com programação voltada para variados temas da área jurídica como “Ética no Exercício da Advocacia”; “As Dificuldades do Início da Carreira Profissional”; “Processo Judicial eletrônico (PJe) e Certificação Digital” e “Cobrança de honorários advocatícios- parâmetros e valorização profissional”.

“É com muita satisfação que a subseção sediará esse seminário, que possibilitará uma maior valorização da classe na região. O evento não poderia vir numa melhor hora, já que teremos a intenção de inaugurar a nova sala da Escola na Subseção, com cursos telepresenciais da Associação dos Advogados de São Paulo”, declarou Mauro Benício, presidente da Subseção de Piripiri.

As inscrições serão realizadas na data e no local do evento mediante entrega de 01 kg de alimento. Os participantes receberão um certificado de 04 horas/ aula.

 
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Festejos de Nossa Senhora dos Remédios começam nesta segunda em Piripiri

A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em Piripiri abre nesta segunda-feira (6) os festejos da padroeira do município. Este ano completando 150 anos de existência. O festejo tem como tema ''Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor...'' (Jo 15,10), e lema: ''Maria guardava tudo no seu Coração'' (Lc 2,19).


A programação envolve novenas na Igrena Matriz envolvendo comunidades e catequistas. Confira a programação completa:

Programação

06.10 – SEGUNDA-FEIRA: “OS DEZ MANDAMENTOS”

17:00h – SAÍDA DO MASTRO DA BANDEIRA:  Capela Nossa Senhora de Fátima, bairro ANAJÁS 
18:30h – Levantamento do Mastro, hasteamento da bandeira e conclusão com a celebração Eucarística na Igreja Matriz.
LEITURAS: Gl 1,6-12; Sl 111 (110); LC 10,25-37 
# Após a Santa Missa teremos um ENCONTRO MUSICAL com ZÉ VICENTE no Patamar da Igreja Matriz.

07.10 – TERÇA-FEIRA: “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS”

Noite das Comunidades e Catequistas.
Acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora vinda de Teresina.
LEITURAS: At 1, 12-14; Sl Lc 1,46-55; Lc 1,26-38 

08.10 – QUARTA-FEIRA: “NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO”

Noite da Pastoral da Criança, APAE, Monte Tabor, Ministros da Eucaristia, Conselhos Municipais e Artistas da terra.
LEITURAS: Gl 2,1-2.7-14; Sl 117 (116); Lc 11,1-4

09.10 – QUINTA-FEIRA: “GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA”

Noite da OFS, Luizas de Marillac, Vicentinos, RCC, Marias e Amor Exigente.
LEITURAS: Gl 3,1-5; Sl Lc 1,69-75; Lc 11,5-13 

10.10 – SEXTA-FEIRA: “HONRAR PAI E MÃE”

Noite dos Benfeitores, Aposentados, Melhor Idade, Segurança Pública (PRF, TG, PM, P. Civil, GETRA) e segurança privada.
LEITURAS: Gl 3,7-14; Sl 111 (110); Lc 11,15-26

11.10 – SÁBADO: “NÃO MATAR”

Noite do Apostolado da Oração, Comunicadores, Comerciantes e Comerciários.
LEITURAS: Gl 3,22-29; Sl 105 (104); Lc 11,27-28 

12.10 – DOMINGO: NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE”

Noite dos Motoristas, Bancários, Dizimistas e PIRIPIRIENSES RESIDENTES EM OUTRAS CIDADES.
LEITURAS:  Est 5,1b-2; 7,2b-3; Sl 45 (44); Ap 12,1.5.13ª.15-16ª; Jo 2,1-11

13.10 – SEGUNDA-FEIRA: “NÃO ROUBAR” (Panelas)

Noite das Famílias, estudantes, acólitos, escoteiros, Past. Juventude, JUFRA, vocacionados, Cáritas, Desportistas, Past. Saúde (Profissionais da Saúde).
LEITURAS: Gl 4,22-24.26-27.31-5,1; Sl 113 (112); Lc 11,29-32 

14.10 – TERÇA-FEIRA: “NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO”

Noite dos Servidores Públicos, Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço dos Homens.
LEITURAS: Gl 5,1-6; Sl 119 (118); Lc 11,37-41 

15.10 – QUARTA-FEIRA: “NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO”

Noite dos Profissionais da Educação, Vaqueiros e Criadores.
LEITURAS: Gl 5,18-25; Sl 1; Lc 11,42-46 

16.10 – QUINTA-FEIRA - FESTA: “NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS”
LEITURAS: Gn 3,9-15.20; Sl 98 (97); Ef 1,3-6.11-12; Lc 1,26-38

Missas solenes em honra à Mãe de Deus
06:00h - 09:00h  (MISSA JUBILAR) - 12:00h - 15:00h – MISSA DOS ROMEIROS

DIARIAMENTE HAVERÁ:

06:00h – Santa Missa na Igreja Matriz (no domingo também às 08:00h).
07:00h – Acompanhamento do retiro nas rádios FM Família, FM Cidade e Itamarati.
08:00h - Confissões individuais (exceto aos sábados e domingos)
12:00h – Oração do Ofício de Nossa Senhora;
15:00h – Confissões individuais (exceto aos sábados e domingos)
18:00h – Momento Devocional Mariano Patamar (Oração do Ângelus e Santo Terço): Rádio FM Família.
19:00h – Santa Missa do novenário (Patamar da Igreja)
Após a Santa Missa da noite, leilão e confraternização na Praça da Bandeira.

DIAS E HORÁRIOS ESPECIAIS

Dias 1º de setembro a 02 de outubro peregrinação da Imagem de Nossa Senhora dos Remédios em Teresina.

Dias 20 de setembro a 06 de outubro peregrinação da Imagem de Nossa Senhora dos Remédios nas comunidades da cidade.

Dia 06 às 05:00h – Alvorada na Igreja Matriz (músicas, fogos, café da manhã...).

Dia 06 às 17:00h – Saída do mastro da bandeira: Capela Nossa Senhora de Fátima, bairro ANAJÁS 

Dia 07 às 05:00h – Alvorada na Capela do Rosário (reza do Rosário)

Dia 12 às 08:00h – Missa das crianças

Dia 12 às 16:00h – Carreata e benção dos veículos

Dia 13 às 08:00h – Missa com os doentes e idosos

Dia 13 às 12:00h – Santa Missa/ Terço dos homens

Dia 15 às 08:00h – Missa e benção dos vaqueiros

Dia 16 às 05:00h – Salva de fogos em todas as famílias

Dia 16 às 09:00h – MISSA JUBILAR com todos os frades, padres, freiras filhos de Piripiri e amigos 

Dia 16 às 17:00h – Procissão Luminosa de encerramento do Festejo

Dia 16 às 20:00h – Show “Tempo de Paz” com Frei Ricardo Regis – Praça da Bandeira

Com informações de Piripiri 40 graus
cidades@cidadeverde.com 

Prefeitura intensifica recolhimento de animais de rodovia em Piripiri

A equipe do Departamento de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Piripiri intensificou, nesta semana, o trabalho de recolhimento de animais no trecho da rodovia federal BR-343 que corta o município. A ação é realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pretende evitar acidentes de trânsito, tendo em vista a expectativa do aumento do fluxo de veículos nas estradas por conta das eleições deste domingo (5).


Normalmente, o serviço de correição motorizada de Piripiri atua apenas no perímetro municipal. Na estradas e rodovias, esses trabalho é feito em parceria com a PRF e a Secretaria Estadual de Transportes. Com a expectativa do aumento do fluxo, a prefeitura disponibilizou a equipe para atuar nas rodovias.

“Quando há solicitação da PRF para apreensão de animais nas rodovias, deslocamos a equipe de captura para dar esse apoio, pois sabemos do perigo que a presença de animais soltos pelas ruas e estradas representa para o trânsito”, destaca o prefeito Odival Andrade.

No último mês de setembro, a prefeitura entregou a nova correição municipal. O local tem currais com capacidade para alojar até 200 cabeças de bovinos e equinos. Além disso, há também baias coletivas para abrigar até 150 animais menores, como suínos, ovinos e caprinos. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Caminhão estoura dois pneus ao transportar dobro do peso suportado

Um caminhão com placa do Ceará estourou os pneus traseiros do lado do motorista por conta do excesso de peso. A Polícia Rodoviária Federal de Piripiri, localizou o veículo estacionado no acostamento com os pneus estourados.


O local fica no km 202 da BR 343, em Piripiri. Após a averiguação da documentação, a PRF descobriu que o veículo transitava com o dobro do peso suportado para o veículo, que foi autuado e teve o excesso transportado para outro caminhão.

Em comunicado a imprensa, a PRF alerta para a importância dos cuidados com o peso transportado nos veículos, "uma consequência do excesso de peso, provocando danos, dessa vez, somente no veículo"

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Irmãos são presos com mais de R$ 1 mil em dinheiro falso em clube

Dois irmãos foram presos acusados de distribuir cédulas falsas no município de Piripiri, a 157 km de Teresina. De acordo com o Delegado Regional Gustavo Jung, a dupla estava com mais de R$ 1 mil em notas falsas. 

                                Fotos: Cliquepiripiri   

Os dois teriam sido flagrados aplicando o golpe em um bar e na bilheteria de um clube. As cédulas falsas eram de R$ 100. 

"Pessoas que trabalhavam no clube disseram que na bilheteria e no bar foram apresentadas cédulas de R$ 100, o que gerou a desconfiança", contam policiais do Ronda Cidadão que efetuaram a prisão. 

Os irmão foram identificados como Rafael Bruno Carvalho Martins, 27 anos, e Cristiano Bruno Carvalho Martins, 29 anos. Com eles foram encontrados ainda cédulas de menor valor, mas a suspeita é que somente as notas de R$ 100 fossem falsas. 



"Fizemos o procedimento cabível e encaminharemos o caso à Polícia Federal", reitera Jung. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores