Cidadeverde.com

Motoqueiro morre após ser arrastado por carro em Piripiri

Um motoqueiro morreu após ser arrastado por vários metros na noite desta sexta-feira (23), na BR-343, trecho que liga os municípios de Piripiri a Brasileira. A vítima não foi identificada pois estava sem documentos e não foi reconhecida por nenhum popular, no momento do acidente.


Equipes das Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar atenderam a ocorrência. Segundo os primeiros levantamentos, um automóvel Fiat Punto, branco, com placa de Piracuruca, conduzido por uma mulher, que seguia no mesmo sentido da moto, em direção a Piripiri, teria batido da motocicleta, arrastando por vários metros o homem que morreu na hora.


Ainda de acordo com a Polícia, a primeira informação é de que supostamente a moto estaria com a lanterna traseira apagada, situação que será investigada. Segundo informações de um site local, a condutora do veículo deverá se apresentar à Polícia. O corpo foi levado para o necrotério do hospital de Piripiri.


Rayldo Pereira

Preso trava luta corporal com delegado dentro de Distrito

A dissimulação de um preso em Piripiri quase leva a uma tragédia dentro do 2º Distrito Policial do município. Ao ouvir o depoimento de um preso, acusado de assassinar a ex-mulher com três tiros, o delegado Gustavo Jung foi surpreendido pelo detento que tentou lhe imobilizar para roubar sua arma.


O delegado contou ao Cidadeverde.com que o preso Gleidson Brendo Santos Ferreira, 21 anos, conhecido como Dudu, estava algemado quando colhia seu depoimento e foi surpreendido com ele sem algemas.

                                     Foto: Jota Júnior
Dudu no hospital após ser baleado

“Ele estava algemado com as mãos pra trás quando voo pra cima de mim já com as algemas abertas. Ele queria pegar minha pistola, tivemos uma luta corporal, conseguir derrubá-lo e com o barulho os policiais entraram na sala e me ajudaram a contê-lo”, contou o delegado que colhia depoimento por volta das 23h30.


O Dudu tem uma vasta lista de crimes, segundo o delegado. Desde os 8 anos de idade ele responde a processos.

No último crime, ele roubou a arma e colete de um vigilante num supermercado da cidade, em seguida roubou uma moto em meio a tiros e em sua casa, tentou matar o irmão, a sogra e assassinou a ex-mulher.

                             Foto: Cliquepiripiri

“Ele é de alta periculosidade, bastante conhecido na região e será encaminhado para uma penitenciária”.

O incidente mostra o perigo vivido diariamente pelos policiais e delegado. Se não fosse a experiência do delegado e ajuda dos policiais, a ousadia do preso causaria uma tragédia sem precedente.


                              Vídeo: Piripiri40°


Flash Yala Sena

Estudo revela dados sobre o Polo de Confecção de Piripiri

A indústria de confecção de Piripiri, cidade localizada a 157 quilômetros ao norte de Teresina, tem faturamento bruto anual de mais de R$ 22 milhões e gera quase 600 empregos diretos.


Esses e outros dados são revelados pelo Diagnóstico da Indústria da Confecção de Piripiri. O estudo foi realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, por meio do escritório da instituição naquele município.

De acordo com a pesquisa, anualmente são produzidas cerca de oito milhões de peças. 72% da mão de obra é composta por mulheres.

Entre os segmentos de peças produzidas pelas empresas da região estão a moda masculina, roupas de aluguel, jeans, uniformes, modinha sendo que o destaque é para a moda íntima.

A indústria de confecção agrega colaboradores de diversas funções, a exemplo, de estilistas, operador de máquinas, cortador, embalador, vendedor, serviços gerais, auxiliar de escritório, serigrafista, supervisor de produção, recepcionista, vigia, líder de produção, estoquista, serviços de lavanderia, office boy, cronometrista, gerente, mecânico, limpador de peças, bordador e design.

Dos funcionários dessas empresas, 68% tem idade entre 26 e 35 anos. Destaca-se também que a matéria-prima utilizada é genuinamente piauiense.

Boa parte da produção é vendida para outros Estados. Maranhão, Pará e Ceará estão entre os principais compradores.

Os canais de distribuição dos produtos são as lojas, internet e representantes. O número de sacoleiras é de mais de sete mil.

O diagnóstico mostra ainda que os principais meios de divulgação utilizados pelas empresas são anúncios em rádio, mídias sociais e portais de notícia. 71% dos empreendimentos têm a marca registrada por meio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Inpi.

Entre os principais problemas enfrentados pelo setor estão a falta de mão de obra qualificada, falta de incentivos financeiros e fiscais, necessidade de um centro industrial e deficiência na aquisição de matéria prima na própria cidade.

A pesquisa foi elaborada através de um questionário com 30 perguntas. As informações prestadas foram somente utilizadas pelo Sebrae no Piauí para montar o diagnóstico.

“O objetivo foi o de conhecer mais detalhes sobre a indústria que mais gera emprego e renda no município para que possamos, juntamente com os diversos parceiros, proporcionar as melhores soluções para o setor”, avalia o gerente do Sebrae em Piripiri, Helder Freitas.

A partir da análise foram listadas sugestões de melhorias como facilitação de empréstimos, apoio de governantes, capacitação de mão de obra, maior participação em feiras e eventos do setor; criação de um centro industrial; caracterização de Piripiri como pólo de confecção entre outras.

O diagnóstico responde a outros questionamentos entre os quais estão o tipo de incentivo que os funcionários recebem; colaboradores indiretos e qual tipo de serviço contratado; necessidades atuais de capacitação; como é realizado o processo de criação de peças; participação em feiras e processo de formação de preço dos produtos.

Para realização da pesquisa foram entrevistados empresários de 37 empreendimentos.

Segundo Helder Freitas, em setembro serão realizadas capacitações que terão como tema principal o associativismo.

“Com as empresas do polo de confecção unidas, o setor irá se fortalecer e se tornar ainda mais competitivo”, destaca o gerente.

Freitas afirma que as ações das instituições parceiras como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial , Senai e a Prefeitura Municipal de Piripiri e outras são essenciais para a consolidação do polo.

A empresária Josilene Vieira Maciel, da Duallto, considera que a partir desse diagnóstico o segmento de confecção em Piripiri poderá crescer.

“Esse estudo é uma forma de nos organizarmos e mensurar riscos. Além disso, as informações podem nos auxiliar a encontrar novas oportunidades”, afirma Josilene que destaca a atuação do Sebrae, por meio de cursos e consultorias, para o setor.

Maiores informações no escritório do Sebrae em Piripiri, localizado na Rua Santos Dumont, nº 584 – Centro; ou pelo telefone (86) 3276-1929.

Da Editoria de Cidades

Prefeitura de Piripiri retoma construção de ginásio poliesportivo do Estação

A população do Bairro Estação, em Piripiri, deve contar com o ginásio poliesportivo concluído até o final de outubro. A Prefeitura Municipal retomou neste mês de agosto os trabalhos no local. A obra  faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, mas estava abandonada desde a gestão anterior.

Fotos: Divulgação

O ginásio poliesportivo do Bairro Estação ficará localizado ao lado da Praça Nelson Carneiro. Pelo projeto, a quadra terá toda a sua estrutura coberta, além de banheiros, vestiários e arquibancadas. A área vai beneficiar a população dos bairros Ytacoatiara, Matadouro, Floresta, Estação, Flor dos Campos, Santa Maria e Vista Alegre, entre outros.


Menandro Brito, secretário Municipal da Juventude, Esportes e Cultura (Sejuce), visitou o as obras do ginásio e lembrou que as solicitações da população para a construção e reforma de áreas esportivas é grande e há um calendário com os agendamentos destes serviços no município.


“É preciso que tenhamos mais ginásios para a prática de esportes e até mesmo para tirar a juventude da ociosidade. O prefeito Odival Andrade, como um grande incentivador do esporte de um modo geral, retomou a construção desta obra importante”, destacou o secretário Menandro Brito.

A construção do Ginásio Poliesportivo do Bairro Estação é uma parceria do Governo Federal e da Prefeitura Municipal de Piripiri.

Da Editoria de Cidades

Vídeo: Jovem chora e confessa ter matado ex-esposa por pressões da família

O jovem Gleidson Brendo Santos Ferreira, 21 anos, confessou ter assassinado a ex-esposa a tiros na tarde de ontem (21). Conhecido como Dudu, o acusado ainda disparou contra a sogra da vítima e revelou que, pressões familiares o teriam motivado a cometer crime.

                             Fotos: Clique Piripiri

Luana Duarte Quaresma Silva, 15 anos, foi morta com tiros na cabeça, na região do bairro Santa Maria, em Piripiri. A mãe identificada como Luciana Duarte Quaresma foi alvejada com um tiro e está internada.

Dudu foi preso após confronto com policiais da Força Tática quando tentava empreender fuga para o município de Barras. Gleidson Brendo atirou na polícia e foi alvejado, sendo levado para o hospital e em seguida à delegacia.

O casal tem um filho de um ano e se conheciam há cerca de quatro anos. Em vídeo, Dudu se diz arrependido e chora ao afirmar o sentimento pela jovem. Sobre o crime, o acusado não revela detalhes, mas ressalta que assassinou a ex-esposa sob efeito de drogas.

Confira vídeos

                     Vídeos: Clique Piripiri






Matéria relacionada



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)

Prefeitura formaliza queixas contra promotor; Nivaldo Ribeiro reage

A gestão do prefeito Odival Andrade (PSB) resolveu travar confronto nos bastidores com o promotor Nivaldo Ribeiro, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri (PI). A Procuradoria do Município entrou com representação na Corregedoria do Ministério Público por suposta exposição exagerada na mídia e excesso de ações e recomendações em comparação à gestão do ex-prefeito Luiz Meneses (PSD). O promotor se defende e diz que também foi alvo de reclamações da administração anterior. 

Prefeito Odival Andrade

De acordo com o procurador-geral de Piripiri, George Magno Cardoso, a gestão atual reclama que o volume de ações movidas pelo promotor é maior do que na anterior. "Nós entendemos que o promotor não está sendo imparcial. Nos oito anos da gestão passada ele entrou com um número muito pequeno de ações civis públicas. Neste ano nós já respondemos mais seis ações civis públicas em oito meses", relatou. Em oito anos, nas contas dos reclamantes, Luiz Menezes não teria respondido a cinco ações.

Ainda segundo George Cardoso, a Prefeitura foi alvo de mais de 50 notificações recomendatórias em cinco meses.  

Outra queixa diz respeito a aparição do promotor na imprensa, que se daria de forma exagerada, sempre criticando a administração pública. Em um dos casos, Nivaldo Ribeiro teria aparecido ao lado de crianças pobres denunciando que as mesmas são desassistidas pelo Município. A procuradoria entende que a exposição é vetada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Promotor já foi reclamado pelos Menezes
Um dos argumentos do promotor em sua própria defesa é o de que foi alvo de pedido de afastamento nas eleições de 2012, movido na época pelo deputado estadual Marden Menezes, filho de Luiz Meneses, que também pediu sua suspensão. Segundo Nivaldo Ribeiro, a denúncia foi arquivada. "Isso é um atestado para mim", declarou ao Cidadeverde.com.

Promotor Nivaldo Ribeiro

O promotor confirma que já ajuizou três ações por improbidade administrativa e uma ação civil pública contra Odival Andrade. "A ilegalidade está é na atual administração. Quando a gente recomenda é porque quer que conserte. O trabalho da gente é fiscalizar. Se há exagero no descumprimento da lei, o Ministério Público tem que exagerar nas suas ações também".

Nivaldo Ribeiro informou que a Procuradoria-geral de Justiça também está sendo informada por ele de suas ações e disse que a diferença da gestão de Odival Andrade para a de Luiz Menezes é que o último interrompia as ilegalidades quando era acionado. "Quem faz o poder não gosta do Ministério Público, não", finaliza. 

Fábio Lima

Jovem é morta com 3 tiros na cabeça e ex-marido é preso após troca de tiros

Uma jovem de 16 anos foi morta na tarde desta quarta-feira (21), com três tiros na cabeça e um na perna no quintal de sua residência no bairro Pedreiras, em Piripiri. O acusado é seu ex-marido, conhecido como Dudu, que acaba de ser preso no povoado "Piqui", após trocar tiros com a Polícia em um matagal.

Fotos: Veja Piripiri

De acordo com o cabo Anselmo Carvalho do 12º Batalhão de Polícia Militar, Dudu foi até um supermercado de Piripiri, rendeu o segurança com uma faca e roubou sua arma e seu colete. "Na saída do supermercado ele roubou uma moto, foi até a casa dela que estava com a família toda, ela correu, mas ele deu três tiros nela e outro na sogra", contou o policial.


A mãe da vítima foi levada para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, mas passa bem. Segundo o policial, a vítima já havia sido sequestrada pelo ex-marido que não aceitava o fim do casamento, no último domingo (18) após uma festa. "Ele levou ela para uma casa e ficava rondando, mas depois ela conseguiu fugir", contou o policial.

O acusado foi levado para a delegacia Regional de Piripiri, que deverá ser indiciado pelo assassinato.

Rayldo Pereira

Prefeitura de Piripiri entrega cadeiras de rodas a crianças do município

A prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Educação do Município, realizou, nessa segunda-feira (19), a entrega de duas cadeiras de rodas às irmãs Maria Daiely, de 5 anos, e Juliana Florisgomes, de 9 anos.

 
A doação foi feita pela secretária municipal de Educação, Clarinda Andrade, durante visitas às escolas Creche Virgem Poderosa e Linoca Pires, onde estudam, respectivamente, Daiely e Juliana.
 
“É com muita satisfação e emoção que entregamos as cadeiras para Daiely e Juliana. Tenho certeza de que isso vai melhorar muito a qualidade de vida das irmãs e é justamente com esse sentimento que estamos fazendo a doação”, destaca Clarinda.

 
Os pais das meninas, Edilson Cavalcante e Raimunda Maria Freire, professores e amigos de Daiely e Juliana acompanharam a doação em clima de alegria e emoção.
 
“Essas cadeiras irão beneficiar muito minhas filhas. A partir de hoje, será mais fácil fazer o deslocamento delas. Agora eu poderei passear com minhas filhas”, ressalta Edilson.
 
As cadeiras de rodas foram adquiridas por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Piripiri e o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).


Da Editoria de Cidades

Prefeitura de Piripiri realiza ações de promoção à saúde do homem

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde do Município e do Núcleo de Ações de Saúde da Família (NASF), está realizando uma série de atendimentos de promoção de saúde e prevenção de doenças do homem.

 
Nesta segunda-feira (19), a equipe do NASF, com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), acadêmicos da Chrisfapi e da Equipe de Saúde da Família do Bairro Paciência, esteve no Quartel do 12º Batalhão de Polícia Militar de Piripiri, atendendo policiais militares e comunidade masculina em geral.
 
No local, foram realizados teste de glicemia, aferição de pressão arterial, antropometria, aplicação de vacinas contra tétano, rubéola, hepatite B e coleta para exames anti HIV, Hepatite B e Sífilis.
 
A coordenadora do NASF, Mayanna Flávya Carvalho, comenta sobre estatísticas que mostram que o homem adoece bem mais que as mulheres e o poder público está agindo para estimular o acompanhamento deste grupo.
 

“O índice de homens que procuram atendimento de saúde é pouco e é importante estimular a prevenção de doenças que acometem esse grupo. Em breve, inclusive, o Centro de Saúde do Homem contará com sede própria”, destaca Mayanna.
 
Nesta terça-feira (20), a equipe do NASF estará na Capela Nossa Senhora da Glória, no bairro Vista Alegre. Dia 22, quinta-feira, os atendimentos serão realizados no povoado Ingazeira, zona rural de Piripiri. A culminância do projeto ocorre dia 30, no Mercado Central.

Da Editoria de Cidades

Casal é preso pela 4ª vez por praticar crimes em motel de Piripiri

O casal Claudemir de Oliveira Vasconcelos e Elane da Silva foi preso pela quarta vez, na madrugada do último domingo (18), por tentar praticar crimes novamente no motel Erus, que fica na BR 343 em Piripiri (160 km de Teresina). Segundo informações da polícia, desta vez, a dupla, que já foi detida por furto e por sair sem pagar a conta, não conseguiu levar nada, pois fora impedida antes.

“Realmente é a quarta vez que eles são presos. Recebemos a ligação do gerente às 3h30 informando que tinha um casal com atitude suspeita, tentando sair sem pagar. Fomos até lá e conseguimos abordá-los antes que eles saíssem. Eles foram conduzidos ao distrito”, conta o comandante do 12º BPM, major Erisvaldo Viana.


Rayldo Pereira
Carlos Lustosa Filho

Posts anteriores