Cidadeverde.com

Em nota empresa confirma que diretor testou positivo para Covid-19

Foto: Ascom/Prefeitura

Prefeito de São José do Divino faleceu na última sexta-feira (27) e esteve com o empresário que está internado.

A Delta Lacticínios divulgou nota informando que o diretor da empresa testou positivo para Covid-19. O empresário não teve o nome divulgado e é investigado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) como o paciente de quem o prefeito de São José do Divino contraiu a Covid-19. O prefeito faleceu na madrugada de sexta-feira (27) após dar entrada no hospital de Piracuruca. Os testes confirmaram a infecção do prefeito pelo novo coronavírus.

O empresário reside em Parnaíba e é um dos sete pacientes que está internado no Hospital Natan Portela. Ele está com pneumonia grave.

Na nota divulgada pela empresa, é informado que empresário foi submetido aos exames no sábado (28). A empresa também garante que todas as medidas de isolamento social foram espontaneamente adotadas sendo seguidas todas as orientações, do Ministério da Saúde em relação ao tratamento".

O Piauí já chega a três óbitos em decorrência de complicações da Covid-19. Além do prefeito que contraiu o vírus do empresário e veio a óbito, outros dois idosos faleceram em Teresina após contraírem o vírus de pessoas próximas

Foto: Reprodução

Valmir Macêdo
[email protected]

Entidades consideram discurso de Bolsonaro 'intolerável e irresponsável'

Foto: Alan Santos/PR

Entidades de saúde coletiva e da bioética divulgaram um manifesto neste domingo (29) considerando "intolerável e irresponsável o discurso de morte" feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite de 24 de março, em cadeia nacional de rádio e TV.

Para as entidades, a manifestação de Bolsonaro foi "incoerente e criminosa" e nega o conjunto de evidências científicas que vem pautando o combate à pandemia da Covid-19 em todo o mundo, "desvalorizando o trabalho sério e dedicado de toda uma rede nacional e mundial de cientistas e desenvolvedores de tecnologias em saúde".

O manifesto também reforça que o ato de Bolsonaro "desrespeita o excelente trabalho da imprensa e de numerosas redes de difusão de conhecimento, essenciais para o esclarecimento geral sobre a Covid-19, e desmobiliza a população a dar seguimento às medidas fundamentais de contenção para evitar mortes".

Segundo as entidades, essas medidas cruciais têm sido encaminhadas com muito esforço pelas autoridades municipais e estaduais, implantadas por técnicos e profissionais do SUS, os quais vêm expondo suas vidas a risco para salvar pessoas.

"Além disso, Bolsonaro comete o crime de infração de medida sanitária preventiva, a ser enquadrado no art. 268 do Código Penal Brasileiro, ao desrespeitar 'determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa'".

As entidades reforçam os efeitos nocivos os posicionamentos do presidente da República sobre a grave situação epidemiológica que o país enfrenta.

"Seu pronunciamento perverso pode resultar em mais sofrimento e mortes na já tão sofrida população brasileira, particularmente entre os segmentos vulnerabilizados em nosso país."

Para elas, as instituições da República "precisam reagir e parar a irresponsabilidade do ocupante da cadeira de presidente antes que o caos se torne irreversível".

Assinam o manifesto as seguintes entidades:
Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Centro Brasileiro de Estudos da Saúde
Associação Brasileira de Economia da Saúde
Associação Brasileira da Rede Unida
Associação Brasileira de Enfermagem
Associação Paulista de Saúde Pública
Sociedade Brasileira de Bioética
Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares
Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores
Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social
Federação Nacional dos Psicólogos
Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde
Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro
Movimento Nenhum Serviço de Saúde a Menos
Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia
Associação Brasileira de Nutrição
Federação Nacional dos Farmacêuticos
Associação Brasileira de Educação Médica
Conselho Federal de Nutrição
Conselho Federal de Serviço Social
Federação Nacional dos Enfermeiros
Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia
Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil


Fonte: Folhapress

Enfermeira do prefeito morto com Covid-19 relata últimos momentos do gestor

 

A enfermeira Diana de Jesus Sampaio, que mora em São José do Divino (a 220 km de Teresina) foi a pessoa que acompanhou os últimos momentos do prefeito Antônio Nonato Lima Gomes, de 57 anos, morto na última sexta-feira(27) com a Covid-19. Ele foi o primeiro óbito confirmado da doença no Piauí. 

Diana esteve com durante toda a semana em que ele sentia uma forte febre, mas só descansava quando o corpo não aguentava e continuava trabalhando. Ela o acompanhou ao hospital em Piracuruca, para onde Antônio Felícia foi levado com falta de ar intensa e não resistiu. A equipe médica não teria conseguido fazer a entubação do gestor, que teve uma parada cardíaca. 

Ela disse que era uma pessoa da confiança do gestor. “Ele tinha muita confiança em mim, tudo ele me perguntava, todo remédio que ele ia tomar, me perguntava. Quando ele não estava se sentindo bem me ligava: - Minha fia cuide de mim, que eu não estou bem. (E no hospital) o médico olhou para mim e me disse que não tinha jeito”, relembra chorando a enfermeira. 

Diana conta que estava isolada antes mesmo de ir atender ao prefeito, por estar gripada e depois do sepultamento continuou seu isolamento, longe da família e dos filhos. “Eu estava gripada desde segunda-feira, antes de ir à casa dele por isso estou isolada, mas estou bem, não estou sentindo nada por enquanto, o baque está sendo muito grande”.

Sobre a família do prefeito, Diana disse que conversou por telefone com a filha de Antônio Felícia e que ela falou que continua isolada, mas que não apresenta sintomas. 

A Secretaria Estadual da Saúde esteve na região e solicitou que todos que tiveram contato com o gestor se mantenham isolados. 

O prefeito teria se contaminado após ter contato com um empresário de Parnaíba que está internado no Hospital Natan Portela. 


Foto: Ascom/Prefeitura

Prefeito Antônio Felícia

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Secretário diz que o Piauí receberá 10 mil kits para testes rápidos em dois dias

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O secretário de Saúde, Florentino Neto, informa que o estado deve receber 10 mil kits para a realização de testes rápidos, em pacientes com suspeita de coronavírus. O Governo determinou a aquisição do material, já que os kits enviados pelo Ministério da Saúde, nunca chegaram. Questões de logística estariam dificultando a distribuição dos kits.

Florentino afirma que os kits devem chegar em dois dias. O secretário lembra que as testagens serão feitas em pacientes com suspeita da covid-19 e em profissionais de saúde. 

“O Piauí tem condições de fazer a testagem mediante a orientação do Ministério da Saúde. A orientação é testar os casos que apresentem sintomas. O ministro da saúde já expôs isso em rede nacional, que o ministério não tem as condições de  enviar para os estados testes para testagem de toda a população.  Por isso, contratamo a aquisição de 10 mil kits rápidos. Já estamos com uma solicitação de uma quantidade maior ainda. A empresa nos informou que já estão no porto e devem chegar em dois ou três dias. Com isso, teremos a capacidade de ampliar os testes. Mas sempre testar os sintomáticos e os profissionais de saúde.”, disse. 

Sobre a denúncia de profissionais de saúde, da possibilidade de faltar equipamentos de proteção Individual (ETIs), Florentino nega e diz que o estoque está garantido. 

“O Ministério da Saúde se comprometeu a mandar os EPIs para os profissionais de saúde para o Piauíl. No entanto, entendemos que poderíamos ter problemas. Correria o risco dos EPIs, comprados pelo Ministério da Saúde, não chegarem a tempo. Diante disso, tivemos uma grande aquisição de EPIs.  Já distribuímos para os hospitais  estaduais  quatro remessas de EPIS, não temos  ausências de EPIS nos hospitais  estaduais. Fomos solicitados pelo Hospital Universitário (HU), que vai integrar todo esse enfrentamento, EPIs. Já fizemos a primeira entrega para o Hospital da Universidade. Já fizemos duas entregas no sentido da solidariedade e da cooperação, para  o Hospital do Monte Castelo e a Maternidade do Promorar”, destacou.

Secretário de saúde do Ceará está com coronavírus

Foto: Divulgação/GovernodoCE

O secretário de saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, 54, contraiu o novo coronavírus. O resultado do exame saiu neste domingo (29).

A informação foi confirmada pela secretaria, que disse que Rodrigues está bem, continua internado e trabalhando remotamente. Ele começou a sentir os sintomas na sexta (26).

O Ceará registrou até este sábado (28) quatro óbitos por decorrência de Covid-19 no estado, com mais 322 casos confirmados.


Fonte: Folhapress

SP tem 6 vezes mais mortes por dia que a China

Foto: Nelson Antoine (P)/Folhapress

O estado de São Paulo chegou, neste domingo (29), a 98 registros de mortes relacionadas à Covid-19. Já há 1.451 casos confirmados da doença no estado.
De acordo com o balanço feito pela Secretaria da Saúde, tem morrido em média 7,5 pessoas por dia desde que o primeiro óbito foi registrado no estado, no dia 17 de março.

Em um intervalo similar, de 13 dias, a China teve média diária de 1,3 óbitos, de acordo com o levantamento feito pelo governo.

"A primeira morte no país asiático ocorreu em 11 de janeiro. No dia 23 daquele mês, a China contabilizava 17 mortes. Nesse período de 13 dias, o país também saltou de 41 para 571 casos confirmados", diz o balanço.

Os 14 novos óbitos contabilizados neste domingo (29) são de pessoas atendidas na rede particular. A maioria deles, 13, ocorreu na capital paulista. Uma das mortes, de um homem de 89 anos, foi em São Bernardo do Campo.

Na capital morreram cinco mulheres (de 71, 84, 84, 87 e 90 anos), seis homens idosos (60, 67, 79, 76, 63, 83) e dois jovens de 26 e 33 anos, em fase de investigação sobre eventuais comorbidades e histórico clínico.

Até o meio desta semana, apenas a capital paulista registrava óbitos relacionados à Covid-19. Agora, os municípios de Vargem Grande Paulista, Guarulhos, Taboão da Serra, Embu das Artes, Sorocaba, São Bernardo do Campo e Ribeirão Preto também contabilizam pelo menos um óbito.

O número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil subiu para 136 neste domingo (29), segundo dados do Ministério da Saúde. Em 24 horas, 22 pessoas morreram em decorrência da Covid19. No sábado, eram 114 mortes.

O país registra 4.256 casos da doença. O número de registros representa um salto de 9% com comparação ao sábado, quando eram contabilizados 3.904 casos.
Com relação aos casos confirmados, a mortalidade da doença é de 3,2% no país.

Balanço do Ministério da Saúde mostra que 84% das mortes no Brasil por coronavírus são de pessoas com ao menos um fator de risco, como doenças preexistentes.
Doenças cardíacas e diabetes foram as doenças associadas mais frequentes -estavam presentes em 71 e 50 pessoas que morreram, respectivamente. Em seguida, aparecem as pneumopatias (22) e doença neurológica (12).

Os dados da Saúde levam em conta 120 dos 136 óbitos registrados no país. Os 16 casos não analisados ainda estão em investigação dos técnicos da pasta. O número de mortes de Covid associados a quadro de doenças pré-existentes é de 100 dentro do universo observado.

A análise foi feita com base no boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no domingo (29), quando o país registrou 4.256 casos da doença.

O balanço mostra ainda que nove em cada dez pessoas que morreram por coronavírus tinham mais de 60 anos.

Entre os 120 casos, 108 foram de pessoas acima de 60 anos, sete de pessoas entre 40 a 59 anos e cinco entre pessoas de 20 a 39 anos.

Não há registro de óbitos de pessoas com menos de 20 anos. Ainda de acordo com o ministério, 60,8 % das mortes ocorreram em homens e 39,2% em mulheres.

O número de hospitalizações relacionadas a problemas respiratórios chegou a 15.630 casos desde janeiro. Desses, 625 (4%) são ligados ao Covid-19.

Fonte: Monica Bergamo e Renato Onofre-Folhapress

Secretário de Fazenda prevê queda de 50% na arrecadação e defende isolamento social

O secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, apontou uma queda de até 50% na arrecadação própria do Estado por reflexo da crise sanitária pela pandemia de Covid-19 e chegou a comparar a recessão econômica que se aproxima com a crise de 1917 em decorrência da gripe espanhola. A arrecadação do Estado é de cerca de R$ 400 milhões mensais. 

Em entrevista nesta segunda-feira (30) ao Notícia da Manhã, o secretário defendeu o auxílio da União para a recuperação das finanças dos estados e municípios que serão afetados, com os reflexos econômicos da crise sanitária pelo novo coronavírus.

“A gente estima uma queda da ordem de 30 a 50 % na arrecadação própria. Esses recursos para compensar as perdas de arrecadação para poder os serviços públicos funcionarem também está na pauta dos governos estadual e municipal”, informou o secretário.

Rafael Fonteles defende a permanência do isolamento social também como ação de viés econômico.

“Até por razões econômicas, não só pelas razões sanitárias de cuidado da saúde da população, esse lockdown, esse isolamento social é importante ser continuado e ser seguido”, reforçou o secretário apontando que, na última crise sanitária de dimensão internacional, as cidades que foram isoladas foram as primeiras a se recuperar financeiramente.

“Já tem muitos estudos, inclusive um artigo publicado recentemente por dois americanos que fazem parte do Banco Central de Nova York, demonstrando, com base na crise de 1917, na gripe espanhola, que as cidades que se recuperaram economicamente mais rápido foram aquelas que fizeram o isolamento mais cedo e mais rigoroso”. 

Fonteles defende que isolamento social continue assim como nos Estados Unidos, que nos últimos dias prorrogou o recolhimento por mais 30 dias. 

Segundo o secretário, ainda não foram destinados recursos da União para os estados, mas que há previsão por parte do MInistério da Economia. Ele assinala que a proposta do governo deve ser complementada e mais célere.

“O pacote que o governo federal anuncia tem que ser maior e mais imediato”. 

Foto: Clebson Lustosa

Sem limites para medidas

O secretário de Fazenda defende que não haja limites nem burocracias para investimentos no combate à epidemia como para a aquisição de UTI, vacinas e profissionais da saúde.

Rafael Fonteles chegou a citar a medida do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite e não prevê impedimentos legais para a liberação de recursos no combate ao vírus. 

Intervenção do estado

Ainda segundo Fonteles, o papel do governo é essencial para a saída da crise, não só do ponto de vista da saúde, mas também do ponto de vista financeiro.

“Não tem liberalismo nenhum que sobreviva num momento de uma crise econômica no caso de uma guerra como essa no caso do vírus”, disse.

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Coronavírus: Prefeito confirma duas primeiras mortes de pacientes com Covid-19 em Teresina

Foto: CLAUDIO FURLAN/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Ampliada às 20h50

Teresina (PI) registrou, neste domingo (29), seus dois primeiros óbitos de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Com isso, sobe para três o número de mortes confirmadas no Piauí. 

Os dois óbitos com teste positivo para a Covid-19 são de um casal de idosos, ele com 88 anos e ela com 73 anos. Eles estavam internados em um hospital privado em Teresina. Casados, os dois morreram no mesmo dia, na última quinta-feira (26).  

A notícia dos óbitos foi dada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), através das redes sociais. 

"Lamento profundamente informar que aconteceram os dois primeiros óbitos por Covid-19, em Teresina. Essa é uma informação que é muito sofrida de dar e que, mesmo sabendo que poderia acontecer, não deixa de nos causar muita tristeza. Às famílias, meu abraço de solidariedade", escreveu o prefeito. 

A confirmação dos dois primeiros óbitos em Teresina fez Firmino Filho reforçar o pedido para que a população respeite as orientações de isolamento social, para evitar que o vírus se propague com mais velocidade e sobrecarregue o sistema de saúde municipal. 

 

 

"Aos teresinenses, meu apelo mais forte que nunca: fiquem em casa! Essas duas próximas semanas são decisivas para o enfrentamento da pandemia em Teresina", completou o prefeito. 

Transmissão comunitária
Em nota divulgada após o anúncio feito por Firmino Filho, a prefeitura de Teresina informou que as duas vítimas tinham mais de 70 anos e foram infectadas por transmissão comunitária - os dois não tinham histórico de viagem e foram infectados na capital. 

Veja a nota

A Prefeitura de Teresina lamenta informar que foram registrados os primeiros dois óbitos por Covid-19 na nossa cidade. 

As vítimas, com mais de 70 anos, foram infectadas por transmissão comunitária, ou seja, tiveram contato com alguém já com o vírus na cidade. 

Neste momento, nosso apelo é para que a população fique em casa. A contribuição de todos será decisiva nesse momento. Às famílias, nossas sinceras condolências. 

A prefeitura acrescentou que as duas vítimas tinham hipertensão arterial e diabetes, sendo que uma delas sofria com pneumopatia crônica.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que o homem tinha 88 anos e a mulher 73 anos, e que está monitorando toda a rede e histórico social dos novos casos de óbito para identificar pacientes suspeitos e aplicar medidas de contenção necessárias, com a finalidade de evitar a maior propagação do novo coronavírus. 

Dados da Fundação Municipal de Saúde, divulgados na noite deste domingo, dão conta de 14 casos confirmados em Teresina, que tem ainda 168 suspeitos e outros 159 que já foram descartados. 

No Piauí, são 16 casos confirmados. Até a noite deste domingo, o estado tinha 213 casos suspeitos e 317 descartados. 

Na sexta-feira (27), o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT), 57 anos, faleceu com sintomas da Covid-19. No dia seguinte, exames confirmaram a doença. O outro caso de fora da capital é o de um paciente de Parnaíba, internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.  

O governador Wellington Dias usou sua rede social para lamentar a morte do casal.

 

 

 

Fábio Lima e Yala Sena
[email protected]

Professor de Física é internado em Teresina e Ufpi faz esclarecimento

Foto: arquivo Cidadeverde

A Universidade Federal do Piauí (Ufpi) informou neste domingo (29) que aguarda boletim médico do professor Cleanio da Luz Lima, 40 anos, que foi internado com problemas respiratórios. A instituição nega que ele testou positivo para a Covid-19 e que aguarda resultado do exame.

Cleanio é professor, doutor em Física, pesquisador do CNPQ e esteve no Rio de Janeiro no último dia 13 participando de uma banca de pós-graduação. Ele retornou a Teresina no dia 14.

Segundo a Ufpi, o professor procurou um hospital, mas foi liberado  com quadro de gripe. Na última quinta-feira (26), ele foi internado no Hospital da Unimed e realizou exame para a Covid-19. 

A Ufpi garante ainda que todas as medidas estão sendo adotadas e que aguarda o resultado do exame, que ainda não saiu, segundo a instituição.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Luciano Huck e amigos arrecadam R$ 1,5 milhão em doações para comunidades carentes do Rio

Fotos: Reprodução/instagram/@lucianohuck

Luciano Huck, 48, Neymar, 28, Thiaguinho, 37, Gabriel Medina, 26, Rafael Zulu, 37 e Bruninho Rezende, 33, formam um grupo de amigos autonomeado Diretoria. Se em tempos normais eles se reúnem para festas e viagens, diante da pandemia do coronavírus fizeram algo diferente: iniciaram na última semana uma campanha para arrecadar fundos e fazer doações à comunidades carentes do Rio de Janeiro, segundo informou a coluna de Fábia Oliveira.

Neste domingo, o apresentador usou suas redes sociais para prestar contas da campanha. "O fundo solidário que levantamos entre nossa família e amigos irá doar mais de R$ 1,5 milhão nos próximos dias. Estamos focados na rede de empreendedores sociais que atuam em favelas e comunidades, os quais conectamos ao longo dos últimos 20 anos rodando o país", disse em post no Instagram.

Ao lado da imagem havia também uma mensagem motivacional: "A solidariedade deve ser mais contagiosa que o vírus. Você que pode, faça o mesmo", acompanhada da #exemploarrasta. Celebridades como Sandy, 37, Preta Gil, 45, e Astrid Fontenelle, 58, usaram emojis de aplausos para parabenizar o amigo pela atitude.

A bela iniciativa acontece na mesma semana em que Huck se viu em meio a uma polêmica. Um de seus sócios, Junior Durski, dono da rede de restaurantes Madero, usou a internet para se posicionar na segunda-feira (23) contra o isolamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Para o empresário, o Brasil não pode parar porque "5.000 ou 7.000 pessoas vão morrer".

Na terça-feira (24), Huck usou seu Twitter para se manifestar sobre o ocorrido. "Sempre gostei de empreender. Ao longo da vida tive, e tenho, um numero expressivo de sócios, em especial fundadores das empresas nas quais investi. Não seria razoável imaginar que todos pensassem da mesma forma sobre tudo". O apresentador salientou também que é importante enxergar "o coletivo de forma coerente com o que dizem a ciência e os exemplos do passado, ou é equivocada e desumana".

Fonte: Folha Press

Posts anteriores