Cidadeverde.com

Whindersson Nunes grava pedido aos piauienses: fica em casa

 

 

O youtuber Whindersson Nunes usou as redes sociais para mandar um recado aos piauienses: #Piauíficaemcasa. Ele aderiu a mobilização nas redes sociais promovida pelo Governo do Estado para incentivar o isolamento social como mecanismo de prevenção ao novo coronavírus.

No último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), das 18h30 de sábado (28), o Piauí estava com uma morte e 11 casos confirmados para Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Esse boletim também destacou que o Piauí já está com 176 casos suspeitos e 251, até o momento, foram descartados.

Neste domingo (29), o perfil oficial do Instagram do Governo do Estado divulgou um pedido especial: que as pessoas deixassem uma mensagem especial aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente no tratamento dessa doença, que virou uma pandemia no mundo. 

 

 

 

 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Em reunião com Paulo Guedes, Firmino pede recursos contra crise econômica

Foto:Divulgação

O prefeito de Teresina Firmino Filho participou  de uma videoconferência com Ministro da Economia, Paulo Guedes, na manhã deste domingo (29). A videoconferência contou com a participação da Frente Nacional dos Prefeitos, que congrega todos os prefeitos de cidades com mais de 80 mil habitantes.

Firmino afirma que os prefeitos cobraram do ministro medidas urgentes contra crise econômica que as cidades vivem em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Entre as pautas, a necessidade de  recursos na “intensidade necessária e com na agilidade”  para manter a máquina municipal funcionando. 

 “Levantei a necessidade de medidas mais intensas e ágeis nesse momento. Uma semana, agora, é uma eternidade. É preciso passar por cima da burocracia e fazer o que for necessário para salvar nosso povo e nossa economia. A pauta incluiu a necessidade de termos os recursos na intensidade e na agilidade necessárias para que possamos ter a máquina municipal funcionando, especialmente nas cidades médias e grandes, que não dependem apenas de FPM [Fundo de Participação dos Municípios]”, disse o prefeito. 

A agilidade de recursos para famílias em situação mais vulnerável também foi discutida com o ministro Guedes. O prefeito citou que a preocupação mais urgente é com os trabalhadores autônomos. Segundo ele, o taxista, por exemplo já está sem o dinheiro da corrida, sem o dinheiro da feira e fome já começa a bater. 

“É preciso que o Ministério da Economia puxe para si a responsabilidade operacional dessas ações, sob pena de não conseguirmos fazer chegar à ponta a ajuda emergencial para os autônomos”, analisa Firmino.

Segundo o prefeito de Teresina, o ministro Paulo Guedes ouviu as pautas de reivindicação e demonstrou interesse em atendê-las. 

“Em breve esperamos ter notícias concretas para dar para a população, pois é isso que a população está querendo”, acrescentou Firmino.


Izabella Pimentel
[email protected]

Após Mandetta defender isolamento, Bolsonaro faz giro por comércio em Brasília

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro) em

 

 

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) saiu na manhã deste domingo (29) de sua residência oficial, o Palácio da Alvorada, em Brasília, para visitar pontos de comércio local e o Hospital das Forças Armadas (HFA).

O comboio presidencial passou por lojas na Asa Norte, no Sudoeste e em Ceilândia. Bolsonaro falou com funcionários de um posto de combustível, de uma farmácia, de um mercado e com vendedores. Depois, passou pelo HFA e em seguida dirigiu-se a Ceilândia, cidade satélite de Brasília. Em Ceilândia, Bolsonaro conversou com um assador de churrasco em espetinhos e defendeu sua visão de o comércio ficar aberto.

"Eu defendo que você trabalhe. Lógico, quem é de idade fica em casa. Às vezes, o remédio demais vira veneno", afirmou.

O giro de Bolsonaro ocorre um dia após o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ter reforçado a importância do distanciamento social à população nesta etapa da pandemia do novo coronavírus. "Todo o comércio está falando: eu quero abrir, eu quero abrir, eu quero abrir. Calma. Nós vamos ter que fazer isso com uma regrinha para vocês saberem", disse sobre o isolamento.

Ele criticou, por exemplo, as carreatas, impulsionadas por discurso do próprio presidente, que pedem a retomada da rotina em alguns estados -em São Paulo, uma delas passou pelo centro da cidade na manhã deste domingo, sendo recebida com panelaços em alguns prédios e gritos de "Fora, Bolsonaro".
A visita de Bolsonaro causou aglomeração de pessoas no momento em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda isolamento para evitar o contágio do novo coronavírus, que já causou 114 mortes no Brasil.

O presidente foi diversas vezes questionado sobre o motivo da visita ao HFA, mas preferiu não responder. Bolsonaro evitou cumprimentar pessoas com apertos de mão.

No sábado (28), em entrevista coletiva, o ministro Luiz Henrique Mandetta defendeu o isolamento social como forma de evitar a propagação do vírus e criticou a defesa das manifestações em favor da abertura do comércio. "Ainda não dá para falar: 'Libera todo mundo para sair', porque a gente não está conseguindo chegar com o equipamento 'just in time' [na hora certa], como a gente precisa", afirmou o ministro.

"Essa doença entrou pela elite econômica. Aqui, em Brasília, os casos são quase todos no Plano Piloto e no Lago Sul. Não chegou a Samambaia [cidade satélite], não chegou na periferia", disse o ministro.

O ministro disse ainda que é hora de poupar o sistema de saúde "seja pelo que for" e que a pandemia vai atingir a todos. "Se sair andando todo mundo de uma vez, vai faltar [atendimento] para rico e pobre", completou.

Mandetta também criticou as manifestações pela reabertura de empresas e de estabelecimentos comerciais, desencadeadas pelo pronunciamento em que Bolsonaro defendeu a ideia." Os mesmos que fizerem [carreata] vão ser os mesmos que vão ficar em casa. Não é hora, agora", declarou.

Na coletiva, o ministro criticou ainda quem vai às redes sociais atacar medidas da pasta para agradar seus seguidores."Aqueles que têm todo o direito, todas as concepções de todos os planos, que fazem leitura, que são especialistas colaborem com o Ministério da Saúde. Muitas vezes uma colaboração que é mandada por email para o COE [Comitê de Operações de Emergência] a gente dá muito mais valor, mas muito mais valor, do que aqueles que fazem vídeos para cinco minutos de glória nos seus canais", disse Mandetta no sábado.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

- Agora, Ceilândia/DF.

Uma publicação compartilhada por Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro) em

 

 



O presidente tem defendido a abertura do comércio como forma de evitar a crise econômica durante o combate ao coronavírus, em oposição ao que vem fazendo a maioria dos governadores e ao que recomendam autoridades sanitárias.

Por ordem do governo do Distrito Federal, apenas serviços essenciais estão funcionando na cidade.? Desde o início da crise mundial do novo coronavírus, Bolsonaro tem dado declarações nas quais busca minimizar os impactos da pandemia e, ao mesmo, trata como exageradas algumas medidas que estão sendo tomadas no exterior e por governadores de estado no país.

Nos protestos de 15 de março, por exemplo, Bolsonaro desrespeitou recomendações do Ministério da Saúde e cumprimentou apoiadores. "Se eu resolvi apertar a mão do povo, desculpe aqui, eu não convoquei o povo para ir às ruas, isso é um direito meu. Afinal de contas, eu vim do povo. Eu venho do povo brasileiro."

Depois, em pronunciamento em cadeia de rádio e TV, falou em "gripezinha ou resfriadinho".

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro) em

 

 


Fonte: Folhapress 

Bahia registra primeira morte por coronavírus no Estado

Foto: instagram/govba

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia divulgou, na manhã deste domingo, 29, o primeiro óbito pelo novo coronavírus no Estado.

Segundo nota da pasta, o paciente, um homem de 74 anos, estava internado em um hospital privado de Salvador, entubado e em diálise contínua.

Antes deste caso na Bahia, o Ministério da Saúde divulgou no sábado, 28, o número oficial de 114 mortos no País.

Desde o anúncio, secretarias estaduais indicaram a ocorrência de mais cinco mortes.

Além desta da Bahia, foram mais dois em São Paulo, um em Brasília e um no Rio Grande do Norte.


Fonte: Estadão Conteúdo 

Letícia Colin reflete sobre quarentena em família nas redes sociais

Fotos: Reprodução/instagram/@leticiacolin

Letícia Colin, 30, falou em suas redes sociais na manhã deste sábado (28) como está sendo sua quarentena na companhia do marido, o ator Michel Melamed, 44, o filho do casal, Uri, de apenas quatro meses, e a mãe da atriz Ana, 71. Minha mãe veio pra cá há 17 dias. "Dois cachorros com 1 que aqui já vivia, + 1 gato. Bela força tarefa. Nós 4 humanos estamos juntos! Restritamentenós 4. Ninguém mais entra nem sai! Nem honrados entregadores, nem vizinhos queridos, apenas o vento", iniciou a artista.

Aos poucos ela foi descrevendo de forma poética a rotina de união da família, comparando-os a animais na savana e destacando o fato de seu pequeno grupo ter pessoas com diferentes idades e perfis. "Somos destemidos. Não há outra alternativa. Aqui na nossa savana todo mundo ajuda e principalmente protege a todo momento os mais vulneráveis. Esmero, disciplina e paciência. Assim se faz uma savana. Estamos cansados mas teimosos na vigilância. É apenas o início desse ciclo, é sim gente, os bichos sabem".

Colin - que ilustrou a postagem usando uma imagem de sua mãe com o neto nos braços –finalizou falando sobre a importância do amor e união neste momento de isolamento social. "Savanas em toda parte. Para posteridade essa imagem do pequeno Uri e da gigante Dona Ana. União e luta nessa quarentena que nenhum dos dois nunca tinha visto acontecer. Nossos tesouros guardados aqui em casa. Tesouros são o que importam. Tesouros de carne humana".

A artista deu à luz seu primeiro filho em 14 de novembro de 2019, na maternidade da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. O filho do casal, que está junto desde 2016, nasceu de parto normal. A partir da próxima segunda-feira (30), a atriz poderá ser vista na reprise da novela "Novo Mundo" (Globo), na qual deu vida à princesa Leopoldina.

Fonte: Folha Press

Domingo de quarentena tem shows de Beyoncé e Rihanna e websérie sobre musicais

Foto: Reprodução/instagram/@beyonce

Com o avanço do novo coronavírus, as atividades culturais de modo geral estão suspensas. As aglomerações estão proibidas para shows, exposições, cinemas e teatros, e muitas pessoas estão passando o tempo em casa, enquanto aguardam por uma melhora nas condições de saúde pública.
Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias cinematográficas foram para o streaming, canais de TV abriram o sinal, museus promovem visitas virtuais e espetáculos de dança e teatro foram filmados e disponibilizados na internet.
Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa neste domingo (29).

Música
Nos Estados Unidos, o grande destaque do dia será o show beneficente iHeart Living Room Concert for America, em que Elton John, Billie Eilish, Mariah Carey e outros nomes de peso se apresentam na Fox para auxiliar no combate à pandemia de coronavírus. Infelizmente, a rede televisiva não exibirá o concerto em seus canais brasileiros. Mas, para quem gosta de música, outros grandes artistas também embalam a programação do dia em outras plataformas.
No site do serviço de streaming Tidal, o dia será de R&B, com transmissões de shows pré-gravados exclusivos de Beyoncé, Rihanna, Ari Lennox, Trey Songz, Jorja Smith e H.E.R, a partir das 13h.

Este domingo também marca o último dia do festival Música em Casa, promovido pela Universal Music desde o dia 20 de março. São cinco shows diários, a partir das 19h. O line-up é revelado no próprio dia no Instagram do evento, que direciona o público para os perfis de quem fará apresentações.
Artistas nacionais também são as estrelas do Ziriguidum em Casa, que encerra neste domingo com nomes como Pedro Miranda, às 21h, e Isabella Taviani, às 20h30.

Literatura
A Casa Natural Musical promove, durante a quarentena, a série de performances ao vivo Sala da Casa. Neste domingo, no entanto, a programação será voltada para as crianças, com narração do livro "Carlos Viaja", do músico pernambucano China. Ele começa a ler a obra às 15h, no Instagram da casa de shows.

Cinema
O MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo criou uma websérie a partir da exposição "Musicais no Cinema", que esteve em cartaz na instituição até o Carnaval. Neste domingo ocorre a estreia do segundo episódio, dedicado a Carmen Miranda, no canal do MIS no YouTube. Nele, Claudia Raia, Silvio de Abreu, Diogo Vilela e Miguel Faria Jr. falam sobre a relevância da atriz luso-brasileira.

Artes plásticas
Museus de todo o mundo paralisaram suas atividades para auxiliar no combate ao coronavírus. Para quem sente falta de visitar esses locais, o Google oferece um amplo acervo de arte digital, o Arts and Culture, no qual estão disponíveis passeios em 360º por grandes instituições culturais, com fotos em alta resolução de várias obras. Entre os destaques estão o British Museum, em Londres, o D'Orsay, em Paris, e o Masp, em São Paulo.

Teatro
Ivam Cabral, ator e diretor da companhia Os Satyros, encerra às 21h, em suas redes sociais, a temporada virtual de seu monólogo "Todos os Sonhos do Mundo", em que trata da depressão a partir de sua própria trajetória.

Ópera
A Metropolitan Opera, de Nova York, pode estar fechada por causa da pandemia, mas nem por isso deixou de pensar nos apreciadores de ópera. A instituição disponibiliza, neste domingo, performance de "Tannhäuser", de Wagner, com Eva-Maria Westbroek, Michelle DeYoung, Johan Botha, Peter Mattei e Gunther Groissböck, sob regência de James Levine.

 

Fonte: Folha Press

Coronavírus: Filha de Brad Pitt quer passar confinamento com o pai

Foto: Reprodução/instagram/@bradpittofflcial

Shilloh, 13, primeira filha biológica de Brad Pitt, 56, e Angelina Jolie, 44, pediu para ficar com o pai durante o confinamento para evitar a propagação do coronavírus. A razão seria que a menina se sente protegida ao lado do ator e, assim como seus irmãos, ama o comportamento tranquilo dele.

"No momento, eles acham que o pai é uma influência realmente calmante. Pitt se sente mais do que feliz em ter seus filhos a qualquer momento, mas é claro que essa será uma decisão de Jolie ", disse uma fonte ao tabloide Star.

A fonte disse ainda que Shiloh vê a casa do pai como um refúgio quando "os tempos ficam dificeis" na casa da mãe. A fonte afirmou que os filhos do casal de atores se divertem mais com o galã, mesmo que ele os faça estudar em casa e cobre que o ajudem nas tarefas domésticas. Ele se junta a eles em tudo, o que torna as atividades divertidas.

"É claro que eles amam e respeitam a mãe, mas agora se sentem muito mais confortáveis no ambiente descontraído da casa do pai", acrescentou o informante. Além disso, Maddox, 18, que estuda na Coreia do Sul, voltou aos EUA devido a pandemia após ter o semestre cancelado na universidade. De acordo com o Mirror, o jovem está com sua mãe e irmãos Pax, 16, Zahara, 15, os gêmeos Knox e Vivienne, 11 e Shiloh.

Em entrevista à revista Harper's Bazaar, no último mês de novembro, Jolie, afirmou que gostaria de morar fora dos Estados Unidos, mas não o faz por dividir a custódia dos filhos com Pitt. "Eu adoraria morar no exterior e o farei assim que meu filhos tiverem 18 anos. No momento, tenho que ficar onde o pai deles escolhe residir".


Fonte: Folha Press

Governador faz novo apelo para população ficar em casa e condena brincadeiras

 

 

O governador Wellington Dias (PT) gravou um vídeo na manhã deste domingo (29) fazendo um apelo para o povo piauiense.  O chefe do executivo estadual quer que a população leve a pandemia do novo coronavírus a sério e adote o isolamento social.

No vídeo de quase dois minutos, Dias critica brincadeiras feitas diante da disseminação da Covid-19. “Eu sei que tem pessoas perto de você que ainda está brincando com a situação. Gente que diz pra você que isso ai eu vou curar com alho, com limão, com São João da Barra, vou tomar uma pinga e vai resolver. Ou seja, pessoas que ainda brincam com uma situação muito grave”, criticou o governador Wellington Dias.

O governador reforçou o pedido de isolamento social e disse que é preciso seguir as orientações das autoridades sanitária para vencer a luta contra o coronavírus.

“Lembre-se que além de você, tem sua mãe ,seu pai, seus avós, seus filhos, seus netos, as pessoas que vocês amam. É pensando nestas pessoas que você tem que cuidar de você e nos ajudar nessa campanha seguindo todo regimento para vencer o coronavirus. Ficar em casa é a grande ajuda que a gente pode dar”, pede o governador recomendando ainda que as pessoas lavem as mãos com água e sabão.

Em casos suspeitos, o governador pede, novamente, que as pessoas não brinquem e procurem as Unidades Básicas de Saúde.

“Vamos leva a sério, muito a sério. É grave, mas vamos vencer. Tudo isso vai passar se Deus quiser”, finalizou.

Veja aqui boletim sobre situação do estado


Izabella Pimentel
[email protected]

Firmino Filho quer testes por amostragem e admite falta de dados sobre coronavírus

Foto:ArquivoCidadeverde.com

O prefeito Firmino Filho anunciou, na manhã deste domingo (29), que avalia realizar testes por amostragem de coronavírus em Teresina. A ideia é testar cerca de 900 pessoas assim que o Ministério da Saúde encaminhar o material para realização dos exames.

No Twitter, o prefeito justificou a possível adoção da estratégia. A Prefeitura considera quea capital ainda não tem informações precisas sobre o percentual da população que está infectada com o coronavírus em Teresina. 

“Como infelizmente não temos testes suficientes para fazermos uma testagem em massa, estou avaliando a possibilidade de fazer por amostragem. Como a Covid-19 pode ter sintomas semelhantes aos de outras doenças, é muito importante que a gente tenha uma noção da nossa realidade. Por enquanto estamos cegos em um terreno, que a gente sabe que pode ser bem mais complicado do que parece”, declarou o prefeito.

O prefeito Firmino pretende realizar 300 testes por dia. Para ele, essa verificação é necessária para adotar medidas de controle e prevenção.

“Nossa proposta é detectar os focos, fazer o isolamento e o monitoramento”, adiantou o prefeito.

O prefeito citou, ainda que  em várias regiões da Ásia, as medidas foram mais bem-sucedidas no controle da doença, com testagem em massa de pacientes e contatos, isolando seletivamente e bloqueando cadeias de transmissão.

“Infelizmente não conseguimos seguir esse modelo, mas precisamos buscar alternativas mais inteligentes para o controle da doença”, finalizou Firmino.

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Aluno de instituto de química da USP morre de covid-19

Foto: Cadu Rolim /Fotoarena/Folhapress

Um aluno do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) morreu ontem pela manhã após contrair o coronavírus. Verdy Luís Tiburcio, de 56 anos, estava internado no Hospital Universitário e não resistiu. Ele cursava graduação em Química na instituição.

A informação foi confirmada pela universidade. Seguindo a orientação da Prefeitura, não haverá velório. Em nota, a USP disse que ele não era morador do Crusp, como chegou a ser cogitado. O texto diz ainda que a instituição "lamenta profundamente o ocorrido e informa que está tomando providências para identificar eventuais colegas, professores e funcionários que estiveram contato com o aluno e orientá-los como proceder".

O serviço social da USP está também oferecendo suporte à família A filha do estudante publicou uma mensagem nas redes sociais informando sobre a morte do pai e que não haveria velório.

A USP havia confirmado no dia 11 o primeiro caso de coronavírus no câmpus. Naquele dia, as aulas apenas no Departamento de Geografia, onde o aluno infectado estuda, foram suspensas após a informação. Dois dias depois, a instituição teve um segundo caso, de um estudante da Escola Politécnica.

USP e Universidade Estadual Paulista (Unesp) suspenderam as aulas no dia 17. Já a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fechou seu câmpus no dia 13.

Alunos que moram no conjunto residencial da Universidade de São Paulo (Crusp), no câmpus Butantã, têm reclamado de falta de estrutura e de condições de higiene para enfrentar a pandemia, e dizem temer pela própria saúde. Por falta de internet, também dizem não saber como continuarão a assistir às aulas e a fazer provas, que passaram a ser online.

"Nas cozinhas, não tem pia que funcione. Não tem nem fogão, nem onde lavar roupa. Na semana em que tivemos o primeiro caso de coronavírus confirmado na USP, um dos blocos ficou sem água por seis dias", relata a estudante de Pedagogia e moradora do conjunto Carina Matheus.

Segundo o aluno de Meteorologia Welton Silva, os problemas são antigos, mas vieram à tona com o surto da Covid-19. "Com o avanço da pandemia, o que preocupa é sobretudo a questão da saúde. Se tivermos algum caso da doença aqui, acho que a coisa sai de controle", diz Silva.

Eles também alegam que a falta de internet os impede de continuar estudando a distância. "Parei de acompanhar as aulas porque, para isso, tenho que usar dados móveis, o que acaba consumindo muito", conta o aluno de Ciências Sociais Friedrich Wendell, de 19 anos. "Só na semana passada foram R$ 40, e isso porque só tive uma aula e uma monitoria."

No dia 20, os moradores do conjunto protocolaram uma carta na reitoria. "Hoje, não temos a devida infraestrutura básica para viver, sobretudo nesse quadro de isolamento e quarentena no Crusp", escreveram. Os estudantes também se reuniram com a Superintendência de Assistência Social (SAS) da universidade na semana passada, quando foram prometidas a reforma emergencial das cozinhas e a instalação de dispositivos de álcool em gel.

Procurada, a USP mostrou, por meio de sua assessoria de imprensa, documento enviado aos alunos, onde admite a necessidade de manutenção do conjunto. "As cozinhas coletivas do Crusp necessitam de manutenção para funcionar. É triste dizer, mas o estado precário das cozinhas se deve, na origem, ao mau uso, à falta de limpeza pelos usuários, ao roubo de peças, tais como torneiras e queimadores do fogão", diz o texto.

A instituição também afirmou ter instalado dispensadores de álcool em gel em locais estratégicos do Crusp e fornecido materiais de limpeza a todos os apartamentos, além de ter colocado à disposição a estrutura de três locais onde os alunos poderiam usar internet, como os institutos de Física, o de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e o de Geociências

Mesmo assim, os alunos ainda reclamam da dificuldade em usar os locais porque há horas marcadas e necessidade de sair antes das 18 horas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão Conteúdo

Posts anteriores