Cidadeverde.com

Sem suspeitas de coronavírus, Fábio Jr. permanece hospitalizado após sofrer pico de estresse

Foto: Reprodução/instagram/@fabiojroficial

Fábio Jr., 66, permanece internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, sem previsão de alta. O cantor foi hospitalizado na noite do último domingo (22), após sentir mal-estar ligado a estresse e estafa.

O músico chegou a fazer um teste para Covid-19, mas o resultado deu negativo. De acordo com a assessoria de imprensa, Fábio Jr. fez uma bateria de exames e seu quadro de saúde está estável. "Ele está ótimo, fez uns exames e está tudo ok."

Fábio Jr. não está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e tem como diagnóstico "pico de estresse e estafa", permanecendo em observação médica.
O estresse causa sintomas como cansaço, dor de cabeça e alterações no sono.

O incentivo para que Fábio procurasse um médico depois de relatar os sintomas que sentia foi do infectologista particular do cantor, David Uip, o mesmo que cuida da campanha contra o coronavírus no país. Uip é amigo pessoal de Fábio e padrinho do filho Fiuk.

 

Fonte: Folha Press

Padre Marcelo Rossi celebra missa sem público, mas com fotos de fiéis

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Amados que emoção ontem na Santa Missa de Libertação #bomdia #missa #jesus #maria #familia #family #fé ????#compartilhe ????

Uma publicação compartilhada por Padre Marcelo Rossi (@padremarcelorossi) em

 

O padre Marcelo Rossi celebrou uma missa no Santuário Mãe de Deus mesmo sem a presença do público na quinta-feira, 26, durante a pandemia do novo coronavírus. E como a indicação de isolamento social permanece, o sacerdote resolveu homenagear os fiéis.

A missa foi transmitida ao vivo em seu site, no Facebook e na página oficial do Youtube do padre. Mas, dessa vez, mais da metade das cadeiras do Santuário e do altar estavam com fotos dos fiéis e suas famílias coladas.

"Eu confesso a vocês, na quinta passada quando entramos aqui e eu vi as cadeiras vazias, foi muito triste! Agora vocês podem ver, não apenas pessoas, mas famílias representadas nas cadeiras Hoje estou me sentindo melhor com vocês comigo", declarou o padre.

Acostumado a receber cerca de 20 mil pessoas por missa, o Santuário terá novas fotos dos fiéis a cada celebração, tanto nas missas de quinta, sábado e domingo. "Lembrando que tudo está debaixo do altar. Todas as fotos estão em oração", completa.

A missa começou com Padre Marcelo cantando Manda Teus Anjos enquanto passeava pelo altar e mostrava as fotos pregadas nos bancos e cadeiras. Ele também aproveitou para mostrar alguns espaços do Santuário, como onde acontecem os batizados, para os fiéis que assistiam à missa online.

Falando sobre o momento atual de isolamento, o Marcelo Rossi destacou que as pessoas têm duas opções. "Ou você entra em um processo depressivo ou você aproveita o momento de solidariedade e de contato com os seus", disse.

"Estamos em uma tempestade, mas vai passar. Guarde bem isso. Tenham a esperança e a certeza", concluiu.

Fonte: Estadão Conteúdo

Escolas particulares marcam retorno de aulas para 13 de abril

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O período letivo das escolas particulares de Teresina, suspenso pela pandemia de Convid-19, só irá retornar no dia 13 de abril após o feriado da Semana Santa. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe) divulgou nesta sexta-feira (27) comunicado antecipando por mais dias o período de férias coletivas dos alunos e professores.

As escolas particulares já estavam de férias antecipadas desde o dia 19 de março até o dia 31. A pausa no período letivo vai durar por mais oito dias, se somando ao feriado da Semana Santa, que vai até o dia 12 de abril.

“A partir do dia 13 de abril, se não pudermos voltar presencialmente por determinação da prefeitura, voltaremos com o ensino à distância. Temos de garantir os 200 dias letivos de aula acordados em contrato com os pais e previstos em lei”, explica Marcelo Rodrigues, presidnete do Sinepe.

Com a antecipação de mais de férias, o recesso no mês de junho só terá cinco dias e as aulas deverão durar até meados do mês de dezembro. Os colégios já começaram a comunicar os pais sobre o retorno após a Semana Santa.

Algumas escolas já haviam prorrogado o período de férias antecipadas e anunciado aulas à distância. O Conselho Estadual de Educação se reuniu, em ambiente virtual, na tarde desta quinta-feira (26) para deliberar sobre como ficará o ensino público e privado das escolas, que ainda estão sem aulas presenciais, cumprindo o isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus. 

Foto: Jeane Melo/ Cidade Verde

Aluno assiste à aula transmitida por videochamada.

Valmir Macêdo
[email protected]

Brasil tem 92 mortes por novo coronavírus e mais de 3 mil casos confirmados, segundo Ministério da Saúde

Foto: CLAUDIO FURLAN/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

 

O número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil chegou a 92 nesta sexta-feira, 27, segundo dados divulgados em plataforma do Ministério da Saúde. Em relação a ontem, houve um aumento de 15 mortes, quando o registrado foi 77 óbitos. O Ministério da Saúde informou que são 3.417 casos confirmados da doença, o que representa 502 novas confirmações em relação à última atualização dos dados da pandemia no País. O índice de letalidade está em 2,7%.

Enquanto a pandemia avança no País e Estados adotam medidas de quarentena, o governo federal lançou uma campanha publicitária chamada "O Brasil não pode parar" para defender a flexibilização do isolamento social. A iniciativa é parte da estratégia montada pelo Palácio do Planalto para reforçar a narrativa do governo em relação à crise envolvendo novo coronavírus, e divulga também medidas que o presidente Jair Bolsonaro considera necessárias para a retomada econômica.

A medida vai contra recomendações médicas, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde no combate à propagação da covid-19. Especialistas apontam que a quarentena é uma das formas mais eficazes de se evitar a transmissão. Isso porque o contato com alguém contaminado é a principal forma de contágio do coronavírus. No mundo todo, o número de mortes pelo novo coronavírus já ultrapassa 26 mil.

A campanha do governo foi lançada dois dias depois de Bolsonaro convocar a rede nacional de TV e rádio na terça-feira, para defender a suspensão de medidas adotadas na maior parte do País no combate ao coronavírus. O presidente afirmou que autoridades estaduais e municipais "devem abandonar o conceito de terra arrasada, a proibição de transporte, o fechamento dos comércios e o confinamento em massa". Também defendeu a reabertura das escolas, com o argumento de que o risco maior da doença é para idosos e pessoas com outras comorbidades (outras doenças). O argumento do presidente é de que o efeito destas restrições na economia do País será a de deixar milhões de desempregados.

O pronunciamento do presidente, em que voltou a minimizar a covid-19, tratando a doença como "gripezinha" e "resfriadozinho", deixou perplexos a comunidade médica e até mesmo aliados políticos.

A OMS já alertou que há risco da doença mesmo entre os jovens. "Vocês não são invencíveis. Esse vírus pode colocar você no hospital por semanas ou até matar. Mesmo que não fique doente, as escolhas que faz sobre onde ir podem fazer a diferença sobre a vida ou a morte de outra pessoa", afirmou na semana passada o diretor-geral do órgão, Tedros Ghebreyesus.

Especialistas também apontam o risco de um jovem contaminado com coronavírus, mesmo que não desenvolva os sintomas, possa transmitir o vírus para algum parente idoso, como pais e avós.

Por André Borges e Emilly Behnke
Estadão Conteúdo

Bolsonaro diz que usou nome codificado para fazer exame e teste para covid-19

Foto: Isac Nóbrega/PR


Resistente em divulgar os exames que fez para o novo coronavírus, o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse que usou um nome codificado para realizar os testes e, por isso, o resultado poderia ser contestado. Ele argumentou adotar a prática há anos, inclusive para encomendar remédios de manipulação, com o objetivo de evitar contaminações. "Fiz dois exames (para covid-19), ambos deram negativo", afirmou em entrevista ao Programa Brasil Urgente, ancorado pelo jornalista José Luiz Datena.

Bolsonaro realizou exames no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, que mantém em sigilo nomes de pacientes que fizeram o teste no local.

O governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) afirmou nesta semana que se trata de uma obrigação do presidente apresentar seu exame à sociedade. "Lógico, todos nós, como homens públicos, temos de apresentar os resultados. Isso é uma obrigação como gestor público", disse ele.

Fonte Estadão Conteúdo

PRF realiza ação preventiva em parceria com o Sest Senati

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Em resposta a solicitação dos caminhoneiros ao Sindicato de Transportes de Cargas e Logística do Piauí (Sindicapi), a  Polícia Rodoviária Federal em parceria com o Sest Senat , iniciou na manhã desta sexta-feira (27),  uma ação preventiva  e educativa para apoiar os trabalho dos caminhoneiros  durante o período de pandemia. A ação começou na BR-343 em Teresina, mas irá ocorrer também na cidade Picos, no sul do estado, na BR 316.

Durante  ação será repassado aos condutores informações sobre como se prevenir do Covid-19 e  haverá a distribuição de kits de limpeza contendo álcool em gel, máscaras e luvas além de  lanches Segundo o inspetor Alexsandro Lima,  o objetivo é minimizar as dificuldades que os caminhoneiros estão tendo durante este período.

A Polícia Rodoviária Federal informou ainda que está realizando um levantamento dos pontos de apoio que foram fechados, para tentar uma flexibilização  no intuito de tentar reabrir alguns desses pontos, para atender aos caminhoneiros.

Yasmim Cunha (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Papa faz oração pelo fim da pandemia de coronavírus, em Praça São Pedro vazia

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

EN: From this colonnade that embraces Rome and the whole world, may God’s blessing come down upon you as a consoling embrace. PT: Desta colunata que abrac?a Roma e o mundo desc?a sobre vo?s, como um abrac?o consolador, a be?nc?a?o de Deus. ES: Desde esta columnata que abraza a Roma y al mundo, descienda sobre vosotros, como un abrazo consolador, la bendicio?n de Dios. IT: Da questo colonnato che abbraccia Roma e il mondo scenda su di voi, come un abbraccio consolante, la benedizione di Dio. FR: Que, de cette colonnade qui embrasse Rome et le monde, descende sur vous, comme une e?treinte consolante, la be?ne?diction de Dieu. DE: Von diesen Kolonnaden aus, die Rom und die Welt umarmen, komme der Segen Gottes wie eine tro?stende Umarmung auf euch herab.

Uma publicação compartilhada por Pope Francis (@franciscus) em

 


O papa Francisco realizou uma oração especial pelo fim da pandemia do novo coronavírus nesta sexta-feira, 27. A celebração ocorreu em uma Praça São Pedro isolada e bloqueada para fiéis. O papa rezou diante do "Crucifixo Milagroso", que foi levado para a Praça São Pedro, no Vaticano, onde ficará exposto por tempo indeterminado.

A iniciativa havia sido anunciada pelo papa no domingo, dia 22, durante o Angelus, quando o sumo pontífice disse: "convido todos a participar espiritualmente através dos meios de comunicação".

A cerimônia foi transmitida ao vivo para o mundo pela Vatican Media e pôde ser acompanhada em vários idiomas pelo site oficial, pelo Facebook Live e pelo YouTube.

O papa fez leituras das Escrituras, orações de súplica e adoração ao Santíssimo Sacramento, e concluiu dando a bênção "Urbi et orbi".

No dia 15 de março, em meio a pandemia que assola o mundo, o sumo pontífice também esteve diante do "Crucifixo Milagroso" e também fez uma oração especial pelo fim dos casos da covid-19.

Pior dia na Itália

O Ministério da Saúde da Itália registrou ao menos 969 mortes por causa do coronavírus na quinta-feira, 26, o maior número desde o início da epidemia no país, e um aumento de 11,9% em relação ao dia anterior (quarta-feira, 25). O balanço divulgado nesta sexta-feira, 27, mostra que, no total, desde o início da epidemia, o país contabiliza 9.134 mortos. 

Fonte: Estadão Conteúdo

Deputados apelam a Wellington e Firmino para que algumas atividades voltem a funcionar

Fotos: Roberta Aline

Os deputados estaduais Themístocles Filho e Henrique Pires protocolaram, por email, uma moção de apelo ao governador do Piauí, Wellington Dias, e ao prefeito de Teresina, Firmino Filho, pedindo alterações “pontuais” nos decretos do estado e município que restringem o funcionamento, de alguns setores ligados a economia, durante a pandemia causada pelo coronavírus.

Estão na lista, segundo apurou o Cidadeverde.com, construção civil (obras), materiais de construção, autopeças, lojas de conveniência, clinicas medicas e odontológicas, oficinas mecânicas, borracharias, restaurantes, lanchonetes, escritórios de advocacia, escritórios de contabilidade, indústrias e agroindústria.

Leia mais:

Os parlamentares, ambos do MDB, justificaram que temem o “colapso financeiro consubstanciado no desemprego geral, que por sua vez impedirá o Estado de arrecadar, e por fim a instalação do caos social, a saber, um óbice a mais no enfrentamento à situação calamitosa que atualmente se instalou no Brasil e no mundo”.

No requerimento, os emedebistas sugerem o cumprimento das regras de higienização no seu mais alto rigor, indispensáveis para tanto, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e exigindo ainda que essas atividades ao retornarem, mantenha um número máximo de 50% do seu quadro de funcionários para que possam desenvolver suas atividades, podendo até mesmo fazer rodizio dos seus colaboradores.

Segundo o deputado Themístocles, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), já há medidas semelhantes no estado de São Paulo, principalmente relacionadas à Construção Civil.


Henrique Pires, um dos autores do requerimento

“Isso já está em São Paulo. As lojas que vendem produtos para a construção civil já estão funcionando. O que é que eles fizeram lá: trabalha gente até 59 anos. De 60 anos em diante é que tenham determinadas medidas de proteção. O cidadão precisa trabalhar. Eu estava vendo na televisão que em 90% dos casos são acima de 60 anos”, afirmou Themístocles.

O deputado disse que até domingo deve se reunir com o governador Wellington Dias para tratar do assunto. “Vou falar com ele daqui pra domingo. Isso envolve muita gente. O pão de cada dia do servente, do ajudante. O regramento quem faz é o Executivo”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Juiz concede decisão e suspende liberação de trabalhadores de call center

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O juiz José James Gomes Pereira concedeu tutela antecipada que exime a empresa de telemarketing Almaviva do Brasil de dispensar centenas de funcionários durante a epidemia de coronavírus. A empresa conta com quase 6 mil funcionários em três turnos de serviço.

Funcionários de da empresa chegaram a parar as atividades em protestos contra as condições de trabalho diante da pandemia de coronavírus. A decisão do juiz foi publicada no dia 25 de março.

A prefeitura de Teresina havia anunciado que as empresas de call center deveriam adequar seu funcionamento para manter 50% dos seus funcionários em trabalho remoto, ou seja, de casa. A medida fazia parte do decreto Nº 19.538 que dispõe sobre a intensificação de ações para o enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A empresa recorreu à justiça. Na decisão, a empresa de telemarketing afirma que “reduzir de quase 6.000 para apenas 100 pessoas significaria inviabilizar a atividade de call center” e acrescenta que que o decreto municipal “fere gravemente a premissa da manutenção de um serviço público essencial” na medida em que traz “prejuízos imensuráveis”.

O juiz avaliou o complemento do decreto emitido pela prefeitura que eximia os “serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e Imprensa” de suspensão das atividades e concedeu decisão favorável à empresa.

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Transporte de pacientes crônicos está permitido para tratamento contínuo no PI

Foto: Governo do Piauí

O transporte de pacientes crônicos no Piauí está permitido, mas é preciso obedecer as recomendações necessárias para evitar a transmissão do coronavírus entre os passageiros, confirmou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Muitos pacientes saem dos seus municípios no interior do Piauí em vans ou ônibus para passar por sessões de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise em outras cidades, principalmente em Teresina. A Sesapi informou que esses serviços são essenciais e contínuos para garantir o tratamento dos pacientes.  O carro específico para esse transporte da Sesapi está com funcionamento normal no estado.  

Devido a pandemia do coronavírus, a Secretaria de Estado dos Trasportes determinou medidas preventivas para combater a transmissão entre os ocupantes do veículo, em especial os que já passam por algum tipo de acompanhamento médico por causa de doença.

Dentre as medidas está "a disponibilização de álcool gel em todos os veículos que prestam o serviço de transporte de passageiros intermunicipal no Piauí".

Além disso, no âmbito do serviço semi-urbano e alternativo, está proibido o "transporte de passageiros em pé".

A recomendação é para "o uso de janelas abertas nas viagens, bem como a determinação para a redução de horários e de frota do transporte semi-urbano, alternativo e convencionais, sob pena de responsabilização administrativa e cível em caso de descumprimento".

 

A Secretaria de Estado dos Transportes informa que, em cumprimento ao Decreto Estadual Nº 18.902, de 23 de Março de 2020, recomendou a disponibilização de álcool gel em todos os veículos que prestam o serviço de transporte de passageiros intermunicipal no Piauí, durante a crise do Covid-19. Foi proibido, no âmbito do serviço semi-urbano e alternativo, o transporte de passageiros em pé, recomendação para o uso de janelas abertas nas viagens, bem como a determinação para a redução de horários e de frota do transporte semi-urbano, alternativo e convencionais, sob pena de responsabilização administrativa e cível em caso de descumprimento.

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Posts anteriores