Cidadeverde.com

SESAPI recebe equipamentos de proteção para hospitais

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) recebeu nesta quinta-feira (26), mais uma remessa dos Equipamentos de Proteção Individual, (EPI’s), que serão distribuídos nos hospitais. São máscaras, aventais, luvas, propes, toucas e álcool em gel, utilizados pelos profissionais de saúde nos hospitais. O material faz parte do esforço da Sesapi para proteger todos os profissionais no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

São 2 mil litros de álcool em gel 70%, 4. 550 aventais cirúrgicos, 8 mil luvas de látex, 50 mil máscaras triplas cirúrgicas, mil pacotes de propes  e mil pacotes de toucas, que serão entregues nos Hospitais da Rede Estadual, Municipal e Federal.

“Os Equipamentos de Proteção Individual são necessários no enfrentamento da Covid-19. Estaremos realizando a distribuição desse material para os nossos hospitais, garantindo esses equipamentos de proteção individual, que é a grande luta da secretaria desde o inicio do enfrentamento. Estamos distribuindo para os hospitais da Rede Estadual e também para o Hospital Universitário e para dois Hospitais da Rede Municipal de Teresina. Essa é uma das atividades nessa grande luta de enfrentamento ao novo Coronavírus”, destaca Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde.

Da redação
[email protected]

CT de Badminton pode virar hospital de campanha com 80 leitos

Fotos: Prefeitura de Teresina

O centro de treinamento de badminton da Universidade Federal do Piauí (UFPI) pode ser a primeira instalação esportiva no estado a virar hospital de campanha para pacientes com Covid-19. 

O professor Sérgio Galan, coordenador da pró-reitoria de extensão de esporte e cultura da UFPI, informou ao Cidadeverde.com que o local começou a ser desocupado na manhã desta sexta-feira (27), logo após a visita do prefeito de Teresina, Firmino Filho, e sua equipe. 

"Nós colocamos à disposição o complexo de badminton para a Prefeitura. Eles vieram aqui e adoraram o espaço. É uma satistação nossa poder ajudar nessa campanha humanitária. Nosso complexo, como é um prédio novo, com ar-condicionado e fácil acesso, pode ser muito útil", disse Galan, ao Cidadeverde.com.

O CT fica no campus da Ininga, zona Leste de Teresina, e custou mais de R$ 5 milhões. O espaço é utilizado para treinos da seleção brasileira e recebeu também atletas de outros países. O local onde ficam seis quadras de padrões oficiais da modalidade poderá receber 80 leitos, segundo a Prefeitura. Também há alojamentos e salas que podem ser utilizadas pelos profissionais de saúde. 

Nas redes sociais, o prefeito Firmino Filho falou sobre a visita."Numa primeira impressão, parece um lugar mais adequado, melhor dividido e já com ar-condicionado. Segundo nossos especialistas, a possibilidade seria a instalação de 80 leitos, mais ou menos do tamanho do Hospital do Buenos Aires. Aguardo para os próximos dias a decisão dos técnicos da FMS para começarmos a instalação dos equipamentos necessários".

Nesta semana, Firmino Filho também visitou o imóvel onde funcionou um supermercado, na avenida Frei Serafim. Hoje desocupado, o local também pode ser transformado em outro hospital de campanha. 

Fábio Lima
[email protected]

Médico está sob suspeita da Covid-19 e oito são afastados de hospital no Piauí

Um médico plantonista do Hospital Regional Leônidas Melo, da cidade Barras, está afastado por suspeita de infecção por novo coronavírus. O profissional estava de plantão na última segunda-feira (23), e foi afastado do trabalho por apresentar os sintomas da Covid-19.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o médico procurou um hospital particular em Teresina, onde recebeu atendimento e realizou o exame. O hospital aguarda o resultado dos testes, realizados pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen).

“Todos os protocolos com os profissionais de saúde e pacientes, que mantiveram contato com o médico já foram tomados, como determina a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde”, informou a direção do hospital em nota.

Oito profissionais da saúde que entraram em contato com o médico de plantão, dentre eles enfermeiros, estão em isolamento domiciliar.

O Hospital Regional Leônidas Melo ressalta que por respeito e ética profissional, não divulga nomes de casos suspeitos da doença.

Segundo informações apuradas pelo Cidadeverde.com, o médico tem mais de 60 anos e está em repouso domiciliar, não apresentando mais febre.

Valmir Macêdo
[email protected]

 

Banco de Leite da MDER precisa de doações e esclarece que leite materno não transmite Covid-19

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Nesse momento extremamente delicado em que vivemos a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, os bebês prematuros e internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER) continuam precisando doação de leite das mamães que estão amamentando. A Maternidade ressalta, que ainda não há nenhum caso suspeito da doença na Casa.

A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da MDER, Vanessa Paz, pede às mães saudáveis que amamentam a ajuda para salvar vidas. “Nossa rotina continua inalterada. Apenas os serviços presenciais não estão sendo feitos, tendo em vista que a orientação é que a mãe se mantenha em casa para evitar a disseminação da Covid-19”, explica a coordenadora.

Vanessa acrescenta que a Organização Mundial de Saúde recomenda manter a amamentação, pois todos os estudos científicos – e seguros – apontam que o vírus não é transmitido pelo leite materno. “Sendo assim – e estando liberada a amamentação -, as doações também estão permitidas para acontecer, seguindo todos os protocolos e todas as recomendações que estão contidas na RDC nº 171 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que regulamenta o funcionamento do Banco de Leite Humano”, reforça. Todas as normas técnicas da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano são seguidas criteriosamente.

O Banco de Leite da Maternidade tem em estoque, neste momento, 27,5 litros de leite humano para atender a 30 leitos de UTI, 20 leitos Unidade de Cuidados Intermediários (UCINCo) e 20 de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa). A coordenadora reforça que toda a equipe do Banco de Leite da Evangelina Rosa está treinada para ir até a residência dessas mães, receber esse leite que foi retirado durante o período recomendado pelo Banco de Leite.

A linha direta para salvar vidas bebês recém-nascidos é o 0800 280 2522 ou ainda pelas redes sociais. Instagram: @bancodeleitethe e Facebook: Banco de Leite THE


Da redação
[email protected]

Governador Wellington Dias vai anunciar mais 20 leitos de UTI

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O governador Wellington Dias anunciará a ampliação do número de leitos de UTI na manhã desta sexta-feira (27). Ele inicia o dia com uma visita ao Centro Integrado de Reabilitação (CEIR). Em seguida, fará o anúncio dos novos leitos de UTI.

Equipes da Secretaria de Saúde estão reunidas agora com técnicos do Hospital Universitário (HU) para discutir a ampliação. A expectativa é que o governador faça o anúncio de mais 20 leitos de UTI. Além de mais leitos clínicos.

Os leitos serão utilizados por pacientes que venham a contrair o coronavírus. O Piauí encontra-se em estado de calamidade e o governo determinou o isolamento social para evitar contaminações.

Na visita ao CEIR, Wellington Dias acompanhará as doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIS), como máscaras e aventais utilizados pelos profissionais de saúde, além de álcool gel. O CEIR tem sido um ponto de arrecadação das doações.

Lídia Brito
[email protected] 

Naomi Munakata, uma das principais regentes do Brasil, morre vítima de coronavírus

Foto: Reprodução/instagram/@alexandredeorio

Uma das mais importantes regentes brasileiras, Naomi Munakata morreu nesta quinta-feira (26), aos 64 anos. Ela estava internada desde o dia 16 de março no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. No último dia 19, seu teste para a Covid-19 deu positivo.

Mesmo tendo apresentado uma melhora no quadro clínico nos últimos dias, Munakata teve uma piora abrupta durante a noite, que evoluiu para um choque séptico. A maestrina morreu por volta do meio-dia.

Nascida em Hiroshima, no Japão, em 31 de maio de 1955, Naomi Munakata se mudou para o Brasil com a família aos dois anos de idade. A família veio de navio, onde seu pai, o regente Motoi Munakata, montou um coral com os passageiros durante a viagem. O grupo quis continuar se reunindo após chegar a São Paulo -e foi assim que seu pai formou seu primeiro coral no Brasil.

Munakata disse em entrevista que, quando era criança, ficava brincando próxima aos ensaios do grupo. Aos quatro anos de idade, passou a estudar piano. Aos sete, entrou para o coral do pai. "Ele obrigava todos os filhos a estudar piano e, após o jantar, tínhamos a opção de lavar a louça ou ir tocar. Eu preferia tocar", contou.

Depois, acompanhou coro em igrejas, estudou violino e harpa e se formou em composição e regência na Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo. Premiada como melhor regente coral pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, a APCA, continuou seus estudos na Universidade de Tóquio após conseguir uma bolsa do governo japonês. "Sempre gostei mais de trabalhar com coro do que com orquestra, é a minha linguagem", afirmou.

Munakata foi diretora da Escola Municipal de Música de São Paulo e do Coral Jovem do Estado. Sua atuação mais notável, no entanto, foi como regente titular do Coro da Osesp, que dirigiu por duas décadas, de 1995 a 2015 -período que a lançou ao reconhecimento internacional.

"Naomi Munakata construiu um coro profissional que encantou a todos os regentes que passaram pela Osesp", diz Claudia Toni, diretora-executiva da Osesp na época em que a orquestra e o coro foram reformulados. "A partir dele, ela foi estruturando uma área na Osesp que incluiu um coro infantil e um juvenil. Mais do que isso, ela estabeleceu um novo patamar para a música coral na cidade."

Em 2007, a regente guiou o coro na missa de sétimo dia do empresário Octavio Frias de Oliveira, publisher do jornal Folha de S.Paulo. Na ocasião, foram executados trechos da peça "Requiem", de Gabriel Fauré, importante nome da música erudita francesa.

Munakata era atualmente regente honorária do Coro da Osesp e regente titular do Coral Paulistano Mário de Andrade, do Theatro Municipal de São Paulo.

Maíra Ferreira, sua assistente no Municipal desde 2016, conta que Munakata era uma profissional presente na vida de todos os membros do conjunto. "Meu aprendizado com ela foi enorme e diário. Ela me ensinou a organizar um ensaio, pensar numa programação. Dizia: 'você precisa respirar com seu corpo, com seu rosto, precisa respirar com o coro'."

Segundo Ferreira, há alunos da maestrina trabalhando com música em diversas partes do mundo. "Ela era uma pessoa que abria as portas para os outros, falava com muito orgulho desses alunos. Espero ser para os meus um pouquinho do que ela foi para mim", completa.


Fonte: Folha Press

Letícia Colin espera que pandemia de coronavírus sirva para aprendizado e evolução do mundo

Foto: Instagram/LeticiaColin

A pandemia do novo coronavírus tem mobilizado artistas ao redor de todo mundo, que tem publicado vídeos e mensagens com o intuito de informar sobre o vírus, pedir para que seus seguidores fiquem em quarentena, e dar dicas de o que fazer em casa.

Letícia Colin, 30, em especial, espera que pandemia sirva como um momento de evolução e coletividade para a população. "Nesse momento, precisamos ser responsáveis, amorosos acima de tudo e ter esperança. Precisamos cuidar das pessoas mais vulneráveis dos nossos grupos de risco", afirma ela ao F5.

"Temos que aproveitar para nos transformarmos, conseguirmos nos fortalecer, nos conectar com o que é essencial, exercitar nossa compaixão e empatia para voltarmos mais fortes, melhores e evoluídos como seres humanos. Acho que vai ser um grande momento de evolução, espero que seja. Que a gente tire disso tudo um aprendizado sobre a nossa coletividade e a nossa vulnerabilidade aqui no planeta Terra".

A atriz está entre as protagonistas da novela "Novo Mundo", de 2017, que será reprisada na Globo a partir desta segunda-feira (30). A produção entra no lugar do que deveria ser a estreia de "Nos Tempos do Imperador", uma continuação de sua trama, mas que precisou ter as gravações interrompidas-assim como outros folhetins-, em um esforço da emissora para evitar a proliferação do vírus.

"Vai ser uma oportunidade boa, um presente poder ter 'Novo Mundo' pra gente assistir, se entreter e passar um tempo acompanhando figuras históricas inspiradoras", diz Colin.

 

Fonte: Folhapress

Preta Gil afirma que está curada do coronavírus: "Não é um vírus qualquer"

Foto: Reprodução/instagram/@pretagil

Após 14 dias em isolamento em São Paulo, Preta Gil está curada da covid-19 e foi liberada para voltar para a sua casa no Rio. "Foram longos dias de muito aprendizado e preocupações comigo, com o mundo e com os mais próximos, hoje posso dizer que me sinto mais forte e mais certa de que devemos enfrentar esse vírus com coragem, união e pensamento positivo", disse.

A cantora afirmou que é fundamental diminuir o contágio do novo coronavírus no Brasil, porque ainda é o início da epidemia no país. "É muito importante que todos se conscientizem de que não se trata de um vírus qualquer."

Na tarde de quarta-feira (25), Preta fez exames de sangue, eletrocardiograma e ressonância magnética do pulmão. O resultado, segundo a assessoria de imprensa da cantora, mostrou que ela não apresenta sintomas de pneumonia e que não precisará fazer o uso de medicação. Ela também foi informada que está curada e não transmite mais o vírus.

Preta Gil disse acreditar que foi infectada após cantar no casamento de Marcella Minelli, irmã da influenciadora Gabriela Pugliese, que foi realizado no dia 7 de março, em Itacaré, na Bahia. A festa virou notícia depois que alguns dos convidados descobriram que estavam com coronavírus.

Além da cantora, a própria Pugliese e a influenciadora Shantal VePreta Gil afirma que está curada do coronavírus: 'Não é um vírus qualquer'
 

Fonte: Folha Press

Escolas prorrogam quarentena e Conselho de Educação recomenda aulas à distância

Foto: Jeane Melo/ Cidade Verde

 

Atualizada às 10h

O Conselho Estadual de Educação se reuniu, em ambiente virtual, na tarde desta quinta-feira(26) para deliberar sobre como ficará o ensino público e privado das escolas, que ainda estão sem aulas presenciais, cumprindo o isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus. O recesso e as férias antecipadas terminam na próxima semana. Algumas escolas particulares de Teresina já iniciaram as aulas online. 

De acordo com o presidente do Conselho, professor Francisco Soares, a entidade regulamentou sobre como devem ser as aulas, utilizando recursos tecnológicos desde o ensino infantil até o ensino superior, já que a Universidade Estadual do Piauí é regida pelo conselho. 

O documento aprovado determina que o material pedagógico específico para cada etapa e modalidade de ensino deve ser preparado com facilidades de execução e compartilhamento como: vídeo aulas, conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais e correio eletrônico. 

As escolas deverão registrar a frequência dos estudantes, por meio de relatórios e acompanhamento da evolução nas atividades propostas realizadas e organizar avaliações dos conteúdos ministrados neste período, para serem aplicadas na ocasião do retorno às aulas presenciais.

“O plano de ação pedagógica, tanto das escolas da Rede Pública Estadual e das Redes Municipais, não autônomas, quanto das escolas da Rede Privada deve ser remetida ao Conselho Estadual de Educação, por meio eletrônico, para ciência, em até 30 dias”, destaca o presidente do Conselho. 

Já nos locais de difícil acesso, onde houver impossibilidade de acompanhamento aos estudantes, as reposições das aulas devem acontecer quando retornarem às escolas. 

“Com o retorno às atividades regulares, após o período de aulas não presenciais, os calendários escolares deverão ser alterados oportunamente, após análise da realidade de cada escola, incluindo os dias letivos que serão caracterizados como regime emergencial”, explicou o professor Soares.

Já na Educação Infantil, para a pré-escola, as instituições poderão, propor atividades lúdicas a serem realizadas sob orientação dos responsáveis pelos estudantes, porém a reposição das  aulas deverá ser somente de forma presencial, de modo que cada estudante esteja apto a cumprir o mínimo de 60% de presença dos 200 dias letivos.

Escolas particulares começam a aulas virtuais

Algumas instituições como Madre Savina e o Objetivo já iniciaram as aulas virtuais. E algumas informaram que devem iniciar na próxima semana. 

A professora de Redação, Layana Holanda, disse que está tendo uma boa aceitação dos alunos e um público de 80% participou da aula nesta sexta-feira(27). 

Layana é professora do Ensino Fundamental e disse que mesmo sendo adolescentes, a participação está muito boa. “Está dando super certo nossa sala virtual, acredito que por gostarem de tecnologia isso atraiu os alunos. As aulas acontecem no horário que era para acontecer simulando uma sala física, a gente consegue visualizá-los e há uma interação. Consegui projetar minha tela de power point e word”, afirma a docente. 

Ela afirma que nesse período de incertezas do retorno às aulas presenciais é ima experiência que está dando certo. “Vale super a pena, dá super certo investir nessa interação virtual nesse período que a gente ainda não sabe o exato tempo que vai cessar e dizer que é possível nesse momento continuarmos o conteúdo, que paramos no meio do mês e mesmo que se estenda esse prazo, que a gente espera que não, nossos alunos não vão ter prejuízos em termos de conhecimento”, destacou.


Professora Layana deu aulas online nesta sexta

O Colégio CEV, em um comunicado enviado aos pais de alunos, informou sobre a manutenção da quarentena e o início das aulas online na próxima semana. As medidas são para turmas do infantil ao pré-vestibular e começam a valer a partir da próxima quarta-feira (1°).

“Os pais serão comunicados sobre o conteúdo ministrado em cada dia” e será dada uma “agenda diária de atividades a serem executadas pelos alunos”, explica o CEV no comunicado. 

Para algumas turmas, as aulas serão transmitidas ao vivo no horário normal. “Os alunos podem interagir com os professores e fazer perguntas”, explicou. No contra turno, haverá monitoria online e as avaliações serão realizadas a partir de casa. "A rotina de estudos continuará acontecendo de forma eficiente e eficaz com esse novo formato mediado pela tecnologia”, informa o comunicado

O Colégio Madre Savina também adotou as aulas online no início desta semana. A secretaria da escola informou ao Cidadeverde.com que o colégio aguarda as recomendações das autoridades municipais para o retorno presencial das atividades.

Katiúscia Brandão é mãe de um aluno do 2° ano do Ensino Médio e vê na rotina digital com a escola um espaço para quebrar a rotina.

“Eu acho que é muito cedo para voltar a ir a escola. Eu não sei como vai ser à distância, como vai ser o diálogo com os professores. A escola falou que vai comunicar melhor como vai ser. Mas acho válida a iniciativa. A rotina dele (filho) estava ficando muito desorganizada, está acordando tarde. Isso vai deixar ele pelo menos com uma obrigação a fazer”, contou.

  

Caroline Oliveira e Valmir Macêdo
[email protected]

Com coronavírus, Boris Johnson pede: 'fique em casa, salve vidas'

Foto:Instagram@borisjohnsonuk

 

Ao confirmar que está com o novo coronavírus, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que, mesmo isolado, continuará liderando a resposta do governo por videoconferência enquanto o Reino Unido combate o vírus. "Juntos vamos vencer isso", disse o premiê, acrescentando a hashtag #StayHomeSaveLives (Fique em casa, salve vidas). 

Boris Johnson informou nesta sexta-feira, 27, por meio de sua conta na rede social Twitter que fez o teste para o coronavírus e o resultado foi positivo. "Nas últimas 24 horas, desenvolvi sintomas leves e testei positivo para coronavírus", escreveu o premiê.


Fonte: Estadão Conteúdo

Posts anteriores