Cidadeverde.com

Agonizando, Rio Gurgueia pode desaparecer

Foto: Maurício Pereira

Maior afluente do Rio Parnaíba pelo lado direito, o Gurgueia nasce no município de São Gonçalo do Gurgueia no extremo sul do Piauí e tem uma extensão de aproximadamente 535 km cortando boa parte do sul do estado.

A bacia abrange, total ou parcialmente, 33 municípios: Cristalândia do Piauí, Corrente, Sebastião Barros, Parnaguá, Júlio Borges, Avelino Lopes, Gilbués, Curimatá, São Gonçalo do Gurgueia, Riacho Frio, Redenção do Gurgueia, Morro Cabeça no Tempo, Bom Jesus, Santa Luz, Guaribas, Currais, Cristino Castro, Palmeira do Piauí, Uruçuí, Alvorada do Gurgueia, Manoel Emídio, Colônia do Gurgueia, Pavussu, Bertolínia, Eliseu Martins, Canavieira, Itaueira, Floriano, Sebastião Leal, Landri Sales, Jerumenha, Canto do Buriti e Monte Alegre do Piauí.

Ao longo de sua extensão são comuns registros de assoreamento e degradação ambiental. O blog recebeu do Sindicalista Mauricio Pereira, de Colônia do Gurgueia, fotos da situação do Rio entre os municípios de Colônia do Gurgueia e Manoel Emídio. Os registros feitos na altura da comunidade Aliança, a 8 km do centro de Colônia do Gurgueia, mostram a situação degradante de um dos mais importantes mananciais do estado. 

Além de uma beleza exuberante, as terras do Vale do Gurgueia, são consideradas altamente férteis, comparadas com as Terras do Vale do Rio Nilo, no Egito, as mais férteis do mundo.

O governo do estado, tem uma dívida enorme com o Rio Gurgueia e o vale do Gurgueia como um todo. O local sofreu algumas intervenções tímidas via secretaria de meio ambiente e do governo federal através da Codevasf. Mas nada suficiente para mudar a triste realidade do Rio, e dos municípios cortados por ele.

O governo de Rafael Fonteles com o apoio do Governo federal tem que dotar com urgência, ações que tornem o vale do Gurgueia, um celeiro de alimentos como é Petrolina – PE. Potencial tem de sobra o que faltam são inicitativas eficazes que resultem em resultados concretos para a região.

Mesmo com muito tempo perdido com ações paliativas, ainda há tempo de uma obra estruturante na altura da grandeza do Gurgueia. O jovem governador eleito do Piauí poderá entrar para a história como um gestorn de visão  que soube aproveitar bem , o potencial da região. Agora é aguardar.

 

 Foto: Maurício Pereira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais