Cidadeverde.com

Luz para todos: 30 mil famílias estão sem o programa no Piauí

Foto: Bartolomeu Almeida/cidade verde

O programa Luz para todos que atende com o fornecimento de energia elétrica famílias de baixo poder aquisitivo do meio rural e comunidades quilombolas e indígenas, foi implantado pela lei 10.438/2001 com o objetivo de atender locais até então sem o fornecimento de energia. 

De lá para cá foram anunciados vários prazos para a universalização do programa, mas sempre adiados por falta de cumprimento das metas estabelecidas. 2023 é o último prazo, mas o governo federal já sinalizou que não será possível a finalização das ligações ficando 2026 a nova previsão. 

De acordo com o gerente de relacionamento da equatorial Piauí, Joaquim Milhomem a dificuldade maior está na operacionalização e na mão de obra. Ainda de acordo com o representante da empresa, 95% das famílias que se enquadram no programa dentro do estado já foram atendidas. “Faltam 5% para a conclusão, mas esse trabalho é demorado. Às vezes é necessário um grande esforço e custo para levar energia para localidades distantes. Tem caso da instalação de uma rede de 1km para atender duas pessoas” disse.

Apesar dos avanços trinta mil famílias ainda não foram contempladas com o programa no estado.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais