Cidadeverde.com
Diversidade

Telespectador de novelas abram os olhos!!!


A novela é o produto de maior sucesso da televisão brasileira. Não apenas comercialmente, por ser vendida para dezenas de países e dublada em idiomas tão diferentes do português, como o russo e o chinês. A verdadeira força da novela é revelada na influência sobre o comportamento dos brasileiros.


Um dos segredos desse sucesso está na combinação entre ficção e realidade. Ao abrir mão da fantasia e incorporar situações contemporâneas ao seu enredo, a novela brasileira cria uma enorme relação de intimidade com o telespectador. Diante da televisão, ele identifica seu cotidiano.



Porém, o dia-a-dia da novela não é exatamente real. Os autores sabem captar comportamentos presentes na sociedade e retratá-los após um filtro moral. Daí vem a satisfação do telespectador. Atitudes condenáveis e muitas vezes comuns a milhões de brasileiros são deslocadas para os vilões da história. Apenas eles buscam as mais diferentes maneiras de fraudar. A falta de ética geralmente é comum apenas aos mais ricos. O sexo pelo prazer está longe dos casais apaixonados.


Este filtro moral dá segurança ao telespectador. Após um duro dia em que conviveu com o transporte público de má qualidade e a rotina massacrante do mercado de trabalho, entre outros problemas, ele pode chegar em casa e passar seu tempo observando a vida que idealizou. Durante uma hora, finalmente uma trégua dos problemas.

 

Mesmo ciente deste comportamento conservador do telespectador brasileiro, fico impressionado com algumas reações. Alguns comentários no texto “Passione e a crise da televisão” causam espanto ao mostrar que parte da população prefere fechar os olhos a enxergar a realidade, mesmo que ela seja fabricada por uma emissora de televisão.

 

A trama de Silvio de Abreu é acusada de apostar na maldade e na falta de moral. Parte da audiência acha um absurdo que temas como aborto, drogas e infidelidade sejam retratados. Fico me perguntando que conceitos de maldade e falta de moral têm essas pessoas que preferem ignorar situações que existem e que, em muitas vezes, até protagonizam.


Não é nada pessoal. Não me leve a mal se você comentou algo neste sentido. Apenas reflita: nunca em sua vida cometeu uma pequena transgressão? Violou alguma norma ou até mesmo a lei para fugir de uma situação ou encontrar prazer? Impossível. Não há ninguém que viva apenas de acordo com as regras. Se assim fosse, este seria outro país.

 

Não estou ratificando a desonestidade, a exploração de menores e outros temas que andam causando polêmica. Tomo como exemplo Fátima (Bianca Bin). Um aborto sem qualquer suporte médico gera graves consequências físicas e psicológicas, não uma garota rapidamente restabelecida. Devo me preocupar em condenar a presença do tema em “Passione” ou discutir os problemas da prática?

 

A novela não deve se abster de tratar nenhum assunto. Que continue assim, mesmo com os problemas de verossimilhança causados pelo filtro moral dos autores. Torço para que os telespectadores deixem o comportamento reacionário de lado. Quem sabe, assim, temas ainda proibidos virem debate e reflexão, não motivo de repulsa.


 Fonte: Yahoo

Madrinha e Padrinho da Parada 2010 serão eleitos pelos internautas

O Grupo Matizes iniciou ontem a votação para escolha da  Madrinha e do Padrinho da 9ª Parada da Diversidade. A votação será através do site www.grupomatizes.org.br



A organização da Parada selecionou as seguintes personalidades para serem votadas pelos internautas: Madrinha:  GRAÇA AMORIM (Secretária Municipal de trabalho, Cidadania e Assistência Social); GRAÇA CORDEIRO (Coordenadora do Lar da Esperança); ROSÁRIO BEZERRA (Vereadora); YALA SENA (Jornalista).
Padrinho: CARLOS WAGNER (Procurador Geral da República); FÁBIO TELES (Jornalista); FRANCISCO JÚNIOR (Professor da UFPI); HENRIQUE DOUGLAS (Jornalista); JUNIOR MP3 (militante do movimento hip hop)

 
SOBRE O CONCURSO
O Concurso de Madrinha e Padrinho da Parada da Diversidade foi instituído pelo Grupo Matizes, com o objetivo de externar o reconhecimento público a pessoas que, nas suas áreas de atuação, conVIVEM com a DIVERSIDADE e fazem uma Teresina DIFERENTE.

Todos os anos são pré-selecionados candidat@s das mais diferentes áreas: jornalismo, política, academia e meio artístico-cultural. A decisão final é sempre dos internautas
Em 2008, houve concurso somente para Madrinha. A escolhida foi a jornalista Cíntia Lages. Em 2009, Cristiane Sekeff e Fábio Novo foram os eleitos.

Teresina é Pop 9 segue recebendo inscrições

Três dias de paz, amor e música. Não estamos falando do famoso festival acontecido em Woodstock no ano de 1969, mas sim do Teresina é Pop 9. O evento realizado pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves continua recebendo inscrições de bandas piauienses de diversos gêneros musicais, como rock, pop, reggae, alternativo, heavy metal, pop gospel, até o dia 23 de julho na sede da FCMC.

 

De acordo com a coordenadora de Música da Monsenhor Chaves e uma das responsáveis pelo evento, Luciana Nunes, os grupos interessados em participar devem se inscrever, das 8h às 13h30, na sede da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, localizada na Rua Elizeu Martins, nº 1.373, centro. “É importante frisar que o evento não tem finalidade de lançar novas bandas, mas sim reunir os grupos de maior destaque na nossa música numa festa feita para o público”, ressalta Luciana.

 

No ato da inscrição, as bandas devem apresentar um CD com pelo menos 5 músicas autorais para análise preliminar e uma lista com todas as músicas a serem executadas durante a apresentação, que deve ter cinquenta minutos de duração (tempo de cada grupo). Além disso, um mapa de palco contendo a localização de cada músico e o que vai precisar, juntamente com release e fotos para divulgação. O resultado dos grupos musicais selecionados para esse grande evento será divulgado no dia 28 de julho.

 

Retornando à praça Ocílio Lago (também conhecida como praça dos skatistas), na zona leste, a 9ª edição do Teresina é Pop agitará as noites de 13, 14 e 15 de agosto de 2010. De fato, um grande evento para brindar o público teresinense no aniversário da cidade com muita música e cultura. “Além de valorizar os nossos talentos, contribuindo para a divulgação dos trabalhos dos artistas e, dessa forma, impulsionar a produção musical da cidade”, finaliza a coordenadora de Música.

 

 

Fonte: Fundação Monsenhor Chaves

Matizes discute com estudantes de Serviço Social sobre desigualdade de gênero e Diversidade Sexual

O Grupo Matizes e a Liga Brasileira de Lésbicas participaram ontem (20/07) de acalorada roda de diálogo  sobre o tema Gênero e Diversidade Sexual. A discussão aconteceu dentro da programação de atividades  do Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social(ENESS), que ocorre no Colégio Agrícola de Teresina/UFPI até 24 de julho.


 


A dominação masculina, com todas as suas formas de poder, exclusão e violências, esteve no eixo das críticas sobre os modos como sua ação rotineira e insidiosa produz relações socioculturais que negam direitos e cidadania para LGBT’s e mulheres.

 

Na mesma oportunidade, aconteceram outros grupos de discussão, que refletiram sobre opressão Étnico-Racial, Loucura e Exclusão social e  Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Hoje, a partir das 8h30min, o debate será sobre o tema "o papel  da mídia  como  instituição educativa  e transformadora".

 

OAB quer que cartórios lavrem escritura pública nos contratos de convivência

A Ordem dos Advogados do Brasil protocolou, na manhã desta sexta-feira (16), ofício requerendo à Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí providências no sentido de alterar o Provimento 09/2008 daquela instituição.

 

O citado provimento dispõe sobre o registro de contrato de convivência junto a cartórios cíveis do estado do Piauí. Contudo, os cartórios vêm cumprindo a norma parcialmente, já que efetuam o registro, mas se recusam a lavrar escritura pública dos mesmos.

 

Com a alteração sugerida pela OAB no documento protocolado nesta sexta-feira, será feita uma reforma no texto da minuta do provimento, onde constará, além da expressão “registro de contrato”, o termo “e escritura pública”, dissipando qualquer sombra de dúvidas sobre a obrigatoriedade da lavratura da escritura.

 

O ofício encaminhado pela OAB-PI foi assinado pelo presidente da Ordem, Sigifroi Moreno, e pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Lúcio Tadeu. A providência atende a reiterados pedidos do grupo Matizes.


Fonte: OAB -PI

 

Matizes participará do Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social

Por lutar e acreditar que  ‘Um outro mundo é possível’, O Matizes participará do  XXXII Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social que ocorrerá entre os dias 18 a 24 de julho no Colégio Agrícola de Teresina – CAT/UFPI.

“Partimos do princípio que o dialogo e a solidariedade com o segmento estudantil e demais segmentos socialmente marginalizados são a  base para enfrentar desigualdades e discriminação de toda ordem”, afirma Carmem Ribeiro, Coordenadora Geral do Matizes.

 

Segundo a organização do evento, o encontro será um espaço para debater e propor idéias, visando  fortalecer as lutas sociais para  reivindicação de Políticas Públicas e construção de uma sociedade mais equitativa.

Os eixos de discussão temática abordarão:  a organização de trabalhadores frente à crise econômica mundial, a função transformadora do Serviço Social dentro da cultura e o papel social, político   e cultural  da mídia.

II Encontro Estadual de Travestis e Transexuais em Teresina

O II  Encontro Estadual de Travestis e Transexuais acontece dias 19 e 20 de julho no Hotel Água Limpa, em Teresina. O evento é uma realização da Articulação Piauiense juntamente com a Articulação Nacional de Travestis e Transexuais.

 

Entre os objetivos do encontro estão a luta por políticas públicas, o acesso ao processo de transexualização através do SUS e a implementação efetiva, pelo Poder Público,  da Lei do Nome Social das Pessoas Travestis, Transexuais e Transgêneros.

Projeto Boca da Noite traz banda Cochá nesta quarta(14)

O Projeto Boca da Noite da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC) traz, nesta quarta-feira(14), a partir das 19 horas, show com a banda piauiense Cochá, no Espaço Cultural Osório Júnior, no Club dos Diários.


A banda Cochá, que quer dizer Corisco na Chapada, está há 4 anos no cenário fonográfico piauiense e vem se destacando entre os artistas locais.  Ao longo de sua trajetória, a banda participou de diversos eventos na capital como o Salão de Humor, Teresina é pop, Verão no Litoral. I Circuito Underground, Festival de Alto Longá, entre muitos outros.


A banda é formada por Agliodo Meneses na guitarra, Rafael Gomes no vocal, Fernando Barros no contrabaixo e Marcos Panda na bateria.


Este ano a banda Chochá se prepara para começar a divulgação de seu trabalho para além fronteiras, tendo na agenda shows marcados para Fortaleza, São Luís e, provavelmente, se apresentando no Sul o Brasil.


Para quem gosta de um bom reggae, finamente destilado na chapada do corisco, a melhor pedida desta quarta é o show da banda Cocha, no Espaço Osório Júnior no Club dos Diários, a partir das 19 horas.


Para mais informações sobre a banda Cochá falar com Luis Paulo Bacelar no: (86) 8882-1038.

 FONTE: FUNDAC

Posts anteriores