Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes participa do Encontro da Diversidade Cultural, no Rio de Janeiro

O Grupo Matizes foi convidado pelo Ministério da Cultura para  participar do Encontro da Diversidade Cultural, que acontece entre os dias 04 e 06 de setembro, no Rio de Janeiro. O articulista deste blog, Herbert Medeiros, representará  o segmento LGBT na roda de conversa “Preconceito e Cultura da Paz”.

A ações desenvolvidas pelo Matizes na área de cultura, visando combater à discriminação já foi premiada pelo Ministério da Cultura, em 2009. O Prêmio Nacional de Cultura LGBT reconheceu a Semana do Orgulho de Ser, realizada todos os anos pelo Matizes, como uma das melhores  experiências de promoção da cidadania LGBT no Brasil.

Parada da Diversidade: a festa e a politica no mesmo espaço

O  dia ‘D’,  o dia da Diversidade, reuniu todas as matizes humanas ontem (27) durante a 9ª Parada da Diversidade. LGBT’’s, pessoas negras, deficientes, jovens de todas as tribos, soropositivos, simpatizantes tomaram  as ruas e avenidas de Teresina para cantar e  afirmar que “Conviver com a Diversidade faz a Diferença”.

 

 Na concentração, o evento já deu  o tom da festa. Apresentação dos grupos culturais Afoxá e Coisa de Nêgo. O tom político também se fez presente neste momento. Falas públicas diziam não à homofobia e todas as formas de discriminação. A campanha do Matizes “LGBT consciente vota a favor da Diversidade”  também foi destacada.

 

 Antes da saída da caminhada da Diversidade, um minuto de silêncio em respeito à travesti Lorrane, assassinada brutalmente semana passada, demonstrou a indignação contra esse caso de violência. Cobrou-se que se faça justiça para não gerar um sentimento de impunidade nestes crimes de intolerância.  

 

Pessoas cadeirantes, simbolizando a luta pela inclusão das Diversidades,   fizeram o   abre alas  do movimento. Cinco trios e o Caminhão das Raparigas arrastaram multidões pelas ruas da cidade

 

Para oferecer tranqüilidade e proteção  aos participantes da 9ª Parada da Diversidade, o  Matizes, organizador do evento, contou com apoio da Policia Militar, Civil e seguranças particulares. 

 

 O show da Diversidade foi  outro momento impar da Parada. Pelo palco da praça Pedro II passaram  estrelas pop como Dandinha, Jô Ribeiro, Claudio Maran e Elaine Leonel.  Diversão foi a palavra de ordem.


No cenário das performances estiveram o grupo Five Queens e  a drag Paty Girl. Muita música tecno também eletrizarou os participantes. No espaço do coreto, bandas alternativas de pop rock de Teresina animavam jovens que apreciam este gênero musical.

CTA realiza teste rápido de HIV

 
O Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA  Estadual está disponibilizando uma equipe extra para atender interessados em fazer o TESTE RÁPIDO de HIV.
O teste rápido é gratuito e, para fazê-lo, não é necessário encaminhamento médico. Basta procurar o CTA (rua 24 de Janeiro, 124/N - esquina com a Álvaro Mendes), no horário de 7 às 13h.
 

O Estado Laico será tema de debate na UESPI

A programação da 6ª Semana do Orgulho de Ser segue nesta quarta-feira, com uma vasta progamação. Um dos pontos altos da programação será a palestra o Estado Laico em Debate, marcado para as 16h, no Campus Clóvis Moura, da Uespi.

A palestrante será Isabel Aparecida Félix, doutora em Ciências da Religião e integrante ONG feminista “Católicas pelo Direito de Decidir” – CDD. Isabel falará sobre o estado laico como garantidor de direitos da liberdade da religião.  

Os participantes do debate receberão material impresso que abordam temas como direitos sexuais, direitos reprodutivos e estado laico. A participação no debate é aberta a todos os públicos, inclusive estudantes. 


 

Servidores da SEMTCAS participam de formação em Diversidade


 

 A Secretaria Municipal do Trabalho Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS,  em parceria com o Grupo Matizes, realizarão  nesta quarta-feira, às 14h, a oficina Políticas Públicas de Assistência Social e Diversidades. O objetivo da oficina é sensibilizar servidores da SEMTCAS para as questões da diversidade sexual.

A oficina acontecerá no auditório da Superintendência Regional do Trabalho (SDR), localizado na Avenida Frei Sarafim, nº 1860 e será facilitada pelo Prof. Dr. Solimar Oliveira (UFPI) e pela assistente social Janaína Mapurunga.

 Os profissionais da SEMTCAS ligados aos dezessete Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), aos dois Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e as unidades sócio-assistenciais irão participar do evento, que visa sensibilizar e qualificar profissionais para um atendimento de respeito à cidadania.

A oficina integra a programação da 6ª Semana do Orgulho de Ser, que teve início no último domingo e se estende até a próxima 6ª feira. 

Projeto Chá das Quatro: “A Delícia e o (dis)sabor de sermos o que somos”

Com o tema “A delicia e o (dis)sabor de sermos o que somos”, o Centro de Referência LGBT Raimundo Pereira, através do  projeto Chá das Quatro,   promoverá  a discussão sobre as vivências da Diversidade Sexual em Teresina. O evento ocorrerá dia 26/08, às 16, na sede da entidade. Herbert Medeiros, representante do  Matizes, e João Leite, do Fórum LGBT, serão os facilitadores da atividade.

 

O Projeto Chá das Quatro é uma atividade que acontece todas as quintas-feiras para debater e refletir sobre temas de interesse do universo LGBT: Direitos Previdenciários e Homoafetividade; Adoção e Uniões Homoafetivas; Leis de combate à Discriminação por orientação sexual e identidade de gênero; Escola e Diversidade. O projeto também se constitui como um espaço de solidariedade e compartilhamento de experiências entre pessoas e grupos que atuam na defesa da diversidade sexual.

 

 

Aos interessados em participar dos debates e da construção de uma sociedade democrática pautada no respeito às Diversidades, visitar o Centro de Referência Raimundo Pereira, localizado à Av. Santos Dumont, nº 150, Vila Operária.

Matizes realiza plenária para discutir ações de candidatos para LGBT'S

Matizes realizará plenária com candidatos e candidatas a Deputado Estadual e Federal para discutir propostas de ações e projetos que reconheçam  LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais ) como sujeitos de direitos. A atividade ocorrerá segunta-feira(23/08) no auditório do Sindicato dos Servidores do Judiciário do Piauí (SINDJUS/PI), localizado na Av. Pinel, 387, Bairro Cabral.


O evento faz parte da programação da 6ª Semana do Orgulho de Ser, que acontece de 22 a 27 de agosto, tendo como ápice a 9ª Parada da Diversidade. Além do debate sobre eleições, haverá discussão também sobre: Escola, Diversidade e Diferença, Discurso midiático e Diversidade Sexual, Transexualidade e cidadania, Homossexualidade e MPB, Intolerância e Preconceito.


Após a plenária, Matizes convidará candidatos e candidatas presentes a assinarem termo de compromisso em defesa da Diversidade.

Escola e Diversidade será tema de discussão dentro da 6ª Semana do Orgulho de Ser

Preconceito e discriminações por razões de raça, deficiência, gênero e orientação sexual no âmbito da educação e saúde estarão na pauta de discussões  do Seminário Estadual sobre Diversidade e Diferença na Escola que ocorrerá dia 26/08, de 9 h às 17h, no auditório da Escola Fazendária. O Seminário integra a programação da 6ª Semana do Orgulho de Ser, evento  realizado pelo Matizes que ocorrerá de 22 a 27 de agosto.

A Conferência Magma “Diversidade e Diferença na Escola”, às 9h,  será proferida por  Marta Klum, coordenadora do Programa Saúde na Escola, do MEC.

Para debater sobre os processos de preconceito, discriminação e exclusão que LGBT’S sofrem nos espaço escolar, a mestre e doutoranda Dayane Brunetto, da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, participará, às 10h, de mesa-redonda cujo tema é “Escola: lugar de exclusão?”.

Com o tema “Racismo e escola”, a Diretora de igualdade racial da Coordenadoria Estadual  de Direitos Humanos e Juventude, Haldacy Regina, debaterá também em mesa-redonda  sobre   práticas escolares que reforçam  preconceito e discriminação racial e resulta em baixa-estima e exclusão de pessoas negras do universo escolar.

 Na ‘Conversa Afiada’, atividade que ocorre a partir das 14h, os aspectos que envolvem a exclusão de pessoas com deficiência na escola serão apresentados pela facilitadora Maria  Eleonora Pereira Sá, do CIES (Centro Integrado de Educação Especial).

 O Seminário Estadual sobre Diversidade e Diferença é uma realização da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Gerência de Inclusão e Diversidade da SEDUC – Secretaria Estadual de Educação e Cultura.

 

Matizes participa da 4ª Semana do Amor de Iguais na UFPI

Mais uma vez a  4ª Semana do Amor de Iguais  lançará novos olhares sobre a Diversidade Sexual. O evento  acontece de 25 a 26 de agosto no Auditório Noé Mendes,  na UFPI (Universidade Federal do Piauí). A atividade é uma  realização do Profº Drº Francisco Junior, do Departamento de Ciências Sociais, e integra a programação da 6ª Semana do Orgulho de Ser, evento realizado  pelo Matizes que ocorrerá de 22 a 27 de agosto.

 


No dia 25/08,  o  livro “A  TV no armário: a identidade gay nos programas e telejornais brasileiros” de Irineu Ramos, jornalista paulista e estudioso das relações entre gênero, sexualidade e mídia, será tema de palestra  às 16h.  A atividade promete desconstruir preconceitos e estereótipos veiculados pelo olhar televisivo sobre o universo gay.

 

 O debate “O que é Transexualidade?”,  que ocorrerá  26 de agosto, às 16h,  discutirá o processo de construção identitária das pessoas transexuais e sua luta por cidadania, inclusão e respeito.  Debaterão o tema:  Dayana Brunetto (Secretaria da Educação do Paraná e Liga Brasileira de Lésbicas-LBL/PR); Sílvio Lúcio (Coordenador da Diversidade Sexual – Prefeitura de Pacatuba/CE), Jovanna Baby (Presidenta da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais - ANTRA) e Joseane Borges (Presidenta da Articulação Piauiense de Travestis e Transexuais - APTTRA). 

 

 O lançamento do volume 4  da cartilha “Arco-iris do Amor de Iguais” estará no cardápio de atividades dia 26/08, às 17:30. O Profº Francisco Junior, autor da cartilha, revelará as diversas matizes do amor de iguais através de um dialogo  entre literatura (poesia e prosa), música e cinema. As ilustrações que dialogam com os textos magnetizarão  a interação do leitor com a obra.

 

A exibição dos filmes “Damas de Ferro”,  25/08,  e “Sebastiana”, 26/08, às 18 h, também integrará o menu  cultural da Semana do Amor de Iguais.

 

Posts anteriores