Cidadeverde.com
Diversidade

Miss Gay Piauí no Rio de Janeiro

O concurso Miss Beleza Gay Brasil acontecerá dia 17 de julho, na Quadra da Unidos da Tijuca no Rio de Janeiro. O Piauí participa pela primeira vez de um evento a nível nacional, através da representante Lind Skeitt, a nossa Miss Beleza Gay Piauí 2010, eleita em maio no Atlantic City.




A nossa torcida vibra para que Lind Skeitt faça um ótimo desfile nacional!

Parada gay reúne milhares de pessoas nas ruas de Londres

Aconteceu no último sábado (03/07) a Parada do Orgulho Gay de Londres. Este ano, a manifestação lembrou o 40º aniversário da Frente de Libertação Gay (GLF), que reuniu milhares de participantes pelas ruas de Baker Street finalizando o trajeto na Trafalgar Square.

O desfile contou com a participação da deputada democrata Lynne Featherstone, que recentemente revelou que o Governo deveria permitir que hinos religiosos possam ser cantados em uniões civis de homossexuais.

O prefeito de Londres, Boris Johnson, também apoiou a manifestação. "Fico feliz em apoiar as celebrações de orgulho gay em nossa cidade, e orgulhoso da reputação de Londres de ser um lugar onde você pode ser quem você é", afirmou.

Madri

Madri também teve seu momento de diversidade nesse último final de semana. No sábado, milhares de pessoas se reuniram para comemorar a Parada do Orgulho Gay da cidade, que contou com um show de Kylie Minogue.

Durante a apresentação, a cantora australiana foi surpreendida com um flashmob, em que o público todo se reuniu para dançar uma coreografia pré-ensaiada.

A homenagem à diva foi ideia de um programa de televisão, chamado Fama, da emissora Cuatro, que convocou alguns professores de dança para ensaiarem uma coreografia para os espanhóis.


Fonte: A CAPA

Livros de ensino religioso em escola públicas estimulam a homofobia

(UOL) O Portal de notícias divulgou dados de pesquisa da UnB (Universidade de Brasília) que revela que o preconceito e a intolerância religiosa estão sendo ensinados para milhares de crianças e jovens do ensino fundamental brasileiro. O estudo “Laicidade: O Ensino Religioso no Brasil” analisou 25 livros de ensino religioso mais usados pelas escolas públicas do país e conclui que a discriminação, principalmente contra homossexuais, faz parte do conteúdo das obras.

 

“O estímulo à homofobia e a imposição de uma espécie de ‘catecismo cristão’ em sala de aula são uma constante nas publicações”, declarou uma das autoras do trabalho, a antropóloga Débora Diniz.

 

“Desvio moral”, “doença física ou psicológica”, “conflitos profundos” e “o homossexualismo não se revela natural” são algumas das expressões que aparecem nos livros para se referir aos homossexuais. A pesquisa cita que um exercício com a bandeira com as cores do arco-íris acaba com a seguinte pergunta: “Se isso (o homossexualismo) se tornasse regra, como a humanidade iria se perpetuar?”.

 

“É sugerida uma associação de que um ateu tenderia a ter comportamentos violentos e ameaçadores”, observa Débora Diniz. “Os livros usam de generalizações para levar a desinformação e pregar o cristianismo”, completa a pesquisadora.


“Cristãos tiveram 609 citações nos livros, enquanto religiões afro-brasileiras, tratadas como ‘tradições’, aparecem em apenas 30 momentos”, comenta a especialista. A reportagem lembra que "os números contrastam com a previsão da Lei de Diretrizes e Base da Educação de garantir a justiça religiosa e a liberdade de crença. A lei 9475, em vigor desde 1997, regulamenta o ensino de religião nas escolas brasileiras".

 

Fonte: Agência Patricia Galvão

Introdução a uma viagem de inclusão

               
                             

Este manual faz parte da coleção de 4 volumes do Ministério do Turismo sobre Turismo Acessível. O Volume I apresenta os conceitos e marcos legais em turismo e acessibilidade e orienta os gestores públicos e privados para os procedimentos necessários ao bom desenvolvimento do turismo acessível nos destinos.


O turismo é uma das atividades econômicas que tem tido as maiores taxas mundiais de crescimento anual há várias décadas. Isto fez ampliar mercados antes inexplorados e atingir amplas camadas da população, devido às diferentes facilidades de acessos e meios de transportes, aumento da renda e ações promocionais.


Porém, o crescimento das viagens de turismo ainda não permitiu que todos os segmentos da população fossem beneficiados para desfrutar do turismo de lazer. Pessoas com deficiência de diferentes tipologias e pessoas com mobilidade reduzida, tais como idosos e obesos, também poderiam ser incluídos nas estatísticas de exclusão social do turismo, pois encontram dificuldades para se adaptarem às instalações e equipamentos nas edificações turísticas e espaços de lazer, ao mesmo tempo em que encontram prestadores de serviços sem qualificações específicas para um atendimento diferenciado.


Mesmo com essas dificuldades, e talvez por consequência delas, a acessibilidade no turismo vem se tornando prioridade do Governo Federal. Com a assinatura do Decreto Federal nº. 5296/2004, pessoas com deficiência, e com mobilidade reduzida passam a ter o direito de fazer turismo como mais um meio de integração social.



Promover eventos e ações de sensibilização para os diferentes atores do poder público e privado sobre o assunto, além de desenvolver projetos em parceria com diferentes segmentos, contribui para o avanço das políticas públicas voltadas para parcelas menos favorecidas da população brasileira.



O incentivo à acessibilidade no turismo promoverá a integração das pessoas com deficiência permanentes e também daquelas com mobilidade reduzida, ou seja, idosos, crianças, gestantes, obesos em diferentes graus, pessoas temporariamente imobilizadas devido a acidentes etc.

 Fonte: Turismo Adaptado

Câmara Municipal aprova projeto antitabagismo

Os ares de Teresina ficarão mais saudáveis: a Câmara Municipal aprovou ontem Projeto de Lei da vereadora Rosário Bezerra, que proíbe o fumo em ambientes fechados públicos e privados.


Aprovado em segunda votação, o projeto segue agora para sanção do Prefeito Elmano Ferrer.

Posts anteriores