Cidadeverde.com

Moradores de Floriano e região recebem mais de 600 produtos ortopédicos

Cadeiras de rodas, cadeiras de banho, próteses, órteses, muletas, bengalas, calçados para pés diabéticos e coletes. Esses foram alguns dos produtos ortopédicos entregues pela equipe do Ceir Móvel nesta sexta-feira (24), para os moradores da cidade de Floriano e região.

Até este sábado (25), o projeto vai entregar mais de 600 produtos ortopédicos para as pessoas com deficiência física das cidades de Floriano, Nazaré do Piauí, Jerumenha, Francisco Ayres e Guadalupe.

Todo equipamento entregue foi solicitado durante a primeira visita do Ceir Móvel aos municípios, quando aconteceram as retiradas dos moldes e medidas dos pacientes para a confecção dos produtos ortopédicos na Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Todos os equipamentos são feitos sob medida.

A proposta do projeto é descentralizar os serviços de reabilitação oferecidos pelo Ceir e oferecer as pessoas que moram no interior do Piauí mais praticidade para a realização do tratamento de reabilitação física.

“Buscamos beneficiar a maior quantidade de pessoas possíveis durante nossas ações. A entrega em Floriano está sendo realizada de forma gradativa, muitos pacientes já compareceram no primeiro momento da entrega e iremos continuar até sábado”, explica a coordenadora do projeto, Raquel Brito.

O Ceir Móvel é um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado juntamente com a Associação Reabilitar, uma instituição social sem fins lucrativos que administra o Ceir.

Da Editoria de Cidades

O caminhão itinerante da Eletrobrás chega a Floriano e leva sustentabilidade às escolas

A 10ª Gerência Regional de Educação, de Floriano, firmou parceria com a Eletrobras e o Instituto Bioterra no Projeto Multiplicar Energia nas escolas públicas. O Projeto teve início no mês de agosto deste ano e incentiva professores e alunos da rede estadual e municipal a conhecerem o processo de geração e consumo de energia de forma sustentável nas escolas e em seus lares.

O caminhão itinerante da Eletrobras percorrerá Floriano e se instalará em pontos próximos às unidades das escolas estaduais, como a Bucar Neto, a Escola Normal Osvaldo da Costa e Silva a e Fauzer Bucar, no bairro Tiberão; a Jacob Demes e Zezinho Vasconcelos, no Premen; escola Odorico Castelo Branco, no bairro Lindolfo Uchoa; e no Posto Fiscal, alunos das escolas Mirtes Demes, Djalma Nunes e Ribeiro Gonçalves.

Segundo a gerente regional, Luciana Acioly, o caminhão é uma sala toda equipada em que alunos e professores terão aulas ministradas por agentes da Eletrobrás e do Instituto Bioterra, com acesso à tecnologias inovadoras.

“Parabenizo toda a equipe da 10ª Gre pelo empenho e a dedicação na implementação de uma ideia de uso sustentável de energia e água. Esse já é um projeto abraçado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, que devolve para a escola cada real economizado no consumo de energia e água. Então já é algo conhecido, não estamos alheios às questões ambientais. Estamos todos envolvidos e queremos o melhor para avançar em desenvolvimento", frisou a Gerente.

O Projeto transcorre durante todo o mês de agosto e setembro podendo se estender ao Ensino Médio e outros municípios da região.

Da Editoria de Cidades

Candidata de Floriano sofre acidente de moto e fica com escoriações

A jornalista e candidata a vereadora em Floriano-PI, Jaquelina Nascimento (PRTB) , sofreu acidente de moto em um trecho da avenida Dirceu Arcoverde. A candidata afirmou que o veículo estava em alta velocidade quando bateu em sua motocicleta.


Jaquelina afirmou que sofreu um pancada forte e teve muitas dores nas pernas e braços, mas não sofreu lesões e fraturas. “Foi uma pancada enorme. Chorei muito de dores na perna e no braço.Deus é maravilhoso, pois eu teria morrido se não fosse Sua Mão”, desabafou a candidata.

Após o acidente, Jaquelina foi levada para o pronto socorro do Hospital Regional Tibério Nunes, bairro Manguinha. Agora ela segue em repouso por alguns dias.

Fonte: Notícias de Floriano

Hemocentro Regional de Floriano precisa de doadores de sangue

Com o estoque em baixo, o Hemocentro Regional de Floriano necessita com urgência de doadores de sangue, principalmente de pessoas com sangue tipo A negativo, B negativo, O negativo e AB negativo. Atualmente, o hemocentro está com apenas 29 bolsas de sangue. 


A coordenadora do hemocentro, Joara Carvalho, ressalta a importância de campanhas que incentivem as pessoas à doação, evitando assim os baixos estoques.

Os interessados em doar sangue podem ir ao hemocentro das 07h30 às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, na Rua João Dantas, 1161, centro do município. 

Quem pode e quem não pode doar

Para doar sangue é preciso alimentar-se bem antes da doação; não estar em uso de medicamentos; ter entre 16 e 67 anos de idade; pesar acima de 50 quilos; dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação; não praticar exercícios físicos antes da doação; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e evitar fumar duas horas antes da doação.

Não podem doar sangue portadores de doenças infecto-contagiosas, como sífilis, AIDS, chagas, malária, hepatite B ou C; parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV; pessoas com múltiplos (as) parceiros (as) sexuais; pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses; usuários de drogas injetáveis; e mulheres grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos três meses.


Com informações Florianonews

Secretário dos Transportes visita obras do aeroporto Cangapara

Em Floriano, o Secretário dos Transportes, Avelino Neiva visitou as obras do aeroporto Cangapara, neste fim de semana. O aeroporto, que apresenta uma alternativa de pouso e decolagem do Extremo Sul do Piauí, tem previsão de entrega para o  mês de setembro. 

                        Fotos: Florianonews

“As obras estão em andamento e já com todo equipamento de iluminação. A previsão de inauguração é para o dia sete de setembro, estamos trabalhando fazendo uma inspeção à obra e acreditamos que  vamos conclui-la no prazo estipulado pelo governador Wilson Martins", disse o secretário durante vistoria.


Avelino Neiva ainda prevê que após a conclusão do asfaltamento da pista do aeroporto  serão retomadas as obras de asfalto nas ruas do município. 


Com informações Florianonews

Homem é acusado de render policial e tentar matar detento

Um homem identificado apenas como “Twitter” é acusado de invadir a delegacia do município de Barão de Grajaú, no Maranhão, cidade vizinha a Floriano,  e desferir vários golpes de facão e tiros de armas de fogo contra o detento Donizete Bastos de Oliveira, de 29 anos, que se encontrava a apenas 15 dias preso na delegacia.  

                      Fotos: Florianonews
O crime teria acontecido nesta sexta-feira (17) após o acusado render o único policial que estava de plantão e roubar sua arma. 



A delegada Juliana Oliveira, titular da delegacia de São João dos Patos, informou que as motivações para o crime ainda estão sendo investigadas, mas que já existem pistas sobre o acusado que teria fugido do local do crime com um comparsa em uma motocicleta.

A vítima foi encaminhada para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, para a realização de cirurgias. 

Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Floriano sediará cursos de capacitação para empreendedores

Cursos de capacitação para empreendedores serão ofertados em Floriano pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, a partir deste sábado (18). As capacitações são direcionadas a empresários e demais profissionais que pretendem aprimorar conhecimentos nas áreas de gestão, empreendedorismo e inovação.
 
Neste sábado (18) tem início o curso "Crescendo e Empreendendo" com a instrutora Eunice Bandeira. Já nos dias 21 e 22 será realizado o curso Higiene e Manipulação de Alimentos, ministrado pela instrutora Nadia Carvalho.
 
Os empresários também serão contemplados com o módulo Gestão da Inovação da solução Sebrae Mais, nos dias 24 e 25. A capacitação será ministrada pela consultora Teresa Mota.
 
No modulo Gestão da Inovação serão apresentadas boas práticas que podem levar às empresas a tratar a inovação como elemento do dia-a-dia, destacando-se as possibilidades que existem para a pequena empresa também inovar constantemente. No curso será elaborado um conjunto de ações práticas para incentivar a cultura da inovação nas empresas participantes, aumentando sua competitividade.
 

Maiores informações e inscrições na sede do Sebrae em Floriano, localizada na avenida Eurípedes de Aguiar, nº 419, Centro; ou pelo telefone (89) 3522-3164.

Da Editoria de Cidades

Candidatos a prefeito participam de debate

Os três candidatos que disputam a prefeitura de Floriano Almir Reis (PTB), Enéas Maia (PSDB) e Gilberto Júnior (PSB) participarão nesta sexta-feira (17), do primeiro debate eleitoral realizado no município, a partir das 20h, no Sindicato dos Empregados no Comércio de Floriano.

No debate os candidatos irão apresentar suas propostas à população florianense, além de contribuir com o eleitorado para a escolha do candidato que governará o município pelos próximos quatro anos. 


Autoridades, assessorias dos candidatos e integrantes de grupos políticos acompanharão o debate. 

Segundo informações do presidente do Sindicato, Antonio José de Sousa, será instalado um "telão" para que o público também possa acompanhar o  o evento político. 

O debate também será transmitido em meios de comunicação nas rádios Princesa FM e Santa Clara AM.


Com informações Florianonews

Carro de ex-prefeita de Curimatá incendeia em acidente na PI-140

Atualizada as 16h28

O veículo Ecoesport que conduzia a ex-prefeita de Curimatá, Estelita Guerra de Macedo e mais duas pessoas, incendiou após bater em um boi na PI-140 entre Itaueira e Floriano, no Sul do Estado. Os três ocupantes morreram na hora carbonizados. 


De acordo com a delegada Luana Alves, da delegacia especializada de Floriano, o acidente ocorreu por volta das 20 horas, de ontem(15). “O Ecoesport estava no sentido Itaueira para Floriano, quando bateu em um boi, incendiou, perdeu o controle e bateu numa carreta que virou”, disse a delegada. 


A delegada informou ainda que os corpos estão irreconhecíveis e por isso foram encaminhados no início da tarde de hoje(16) para Teresina para que possam ser identificados. “Como estão carbonizados não tivemos como identificá-los, o carro também incendiou todo. Ligamos para a locadora do veículo e eles informaram apenas que eram médicos que saíram de Curimatá em direção a Teresina”, destacou. 


O motorista da carreta teve apenas ferimentos leves, era a única testemunha no local, já que o acidente aconteceu à noite, há 50 quilômetros de Floriano. 

Há informação, ainda não confirmada, que a médica teria vindo participar de uma palestra em Teresina. Estelita Guerra deixa três filhas. 


O acidente comoveu todo o Sul do Estado de Corrente a Floriano que conhecia o trabalho de Estelita Guerra tanto como médica, quanto como prefeita por duas vezes na década de 1990 em Curimatá. 

Os corpos devem chegar ao Instituto Médico Legal (IML) de Teresina por volta das 16 horas. 



Reconhecimento

A família de Estelita Guerra de Macedo, encontra-se neste momento no IML (Instituto Médico Legal) de Teresina, onde faz o reconhecimento do corpo da médica.

Ozimar Guerra, irmão da vítima, afirmou que toda a família está mobilizada e dois irmãos que moram em Brasília já confirmaram a vinda para o velório que até o momento não tem data definida.

Ainda não foi confirmada pela família a vinda de Dr. Carlyle Guerra, ex-presidente da OPAS(Organização Pan-Americana de Saúde) em Washington, que também é irmão da vítima.

O reconhecimento será feito através de objetos encontrados no local.



Caroline Oliveira e Yala Sena

Secretaria de Saúde promove capacitação em teste de Snellen em Floriano

A Secretaria Municipal de Saúde  promoveu nesta terça-feira (14), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em Floriano, uma capacitação para os profissionais da área da saúde sobre o teste de Snellen. A capacitação teve como objetivo capacitar e orientar profissionais da saúde a avaliar o cuidado visual dos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde com ação do Programa saúde na Escola. 

Fotos: Florianonews

O teste de Snellen usa uma tabela com diferentes tamanhos de letras ou formas para avaliar a acuidade visual, isto é, a nitidez da visão central. Este teste mostra com que precisão a pessoa consegue ver à distância.

A pessoa coloca-se de pé ou sentado a uma distância específica da tabela (normalmente 3 metros) e é-lhe pedido para cobrir um olho com um pedaço de cartão ou com a mão enquanto lê as letras com o outro olho e as diz em voz alta ao médico. Depois repete o procedimento para o lado oposto.

Numa clínica de oftalmologia pode existir uma versão mais sofisticada deste teste, no qual a pessoa olha para a tabela através de lentes com diferentes graduações para que o médico possa identificar a graduação correcta das suas lentes dos óculos ou das suas lentes de contacto. Este teste demora apenas alguns minutos.


A pessoa pode saber imediatamente se a sua visão central é normal (“10/10”) ou se tem uma deficiência de visão. Os óculos não permitem corrigir todos os problemas da visão, mas o médico oftalmologista irá dizer se estes são ou não úteis.

Fonte: Florianonews

Posts anteriores