Cidadeverde.com

Joel Rodrigues avalia estragos provocados pela chuva e as ações emergenciais em Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, reuniu sua equipe de secretários, no fim da tarde desta terça-feira (31), para receber números das equipes envolvidas no trabalho de acompanhamento, ações emergenciais e atendimentos aos prejudicados com os estragos provocados pela chuva, que durou mais de dez horas e chegou a 148mm. 

A Secretaria de Infraestrutura disponibilizou 50 homens, máquinas e caminhões, para desobstruir bueiros e riachos e retirar lixo e areia das áreas atingidas.
 
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social visitou cerca de 15 famílias para dar o apoio necessário, onde residências foram invadidas pela água, e uma família foi removida de uma das duas casas que desabaram. A família da outra casa atingida preferiu ficar no local.

A secretaria de Meio Ambiente, que já tinha iniciado um levantamento da situação dos riachos de Floriano, intensificará este trabalho, e deve notificar e punir pessoas que porventura sejam identificadas como responsáveis por jogar lixo, entulhos e árvores cortadas, nos riachos. A Sutran, Superintendência de Trânsito, identificou cerca de 5 pontos com placas danificadas, que posteriormente serão consertadas. 

“A situação é tranquila na cidade  e os pontos alagados não devem ter o quadro repetido caso haja nova chuva forte, graças ao excelente trabalho de todos, mesmo assim determinei as nossas equipes que fiquem em estado de alerta”, disse Joel Rodrigues, que também destacou as parcerias com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. 

Joel pediu a ajuda e consciência da população para não jogarem lixo nos quase 20 riachos que cortam a zona urbana, fator determinante nos alagamentos, e também para que possam denunciar casos identificados, junto à secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Fonte: Ascom

Floriano realiza 12° Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões

A cidade de Floriano realiza de 8 a 12 de novembro a 12ª edição do Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. O encontro, que promete uma imersão no imaginário atual do cinema brasileiro, reunirá as mais belas imagens produzidas pelos cineastas que se comprometem em modernizar o fazer cinematográfico.

O público terá a oportunidade de ver o longa-metragem Torquato Neto – Todas as Horas do Fim, do Rio de Janeiro, do diretor Eduardo Ades e Marcus Fernando, que traz o universo do anjo torto para as telas do cinema nacional. O filme conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Outros longas que farão parte do Encontro Nacional de Cinema são: Bye Bye Jaqueline, do Paraná; A Repartição do Tempo, de Brasília; A Fera na Selva, do Rio de Janeiro; e Divinas Divas, também do Rio de Janeiro. O público poderá conferir os curtas-metragens documentários: O Elo Perdido, de São Paulo, que abrirá o encontro no dia 8 de novembro; depois virão os filmes: Cabelo Bom, do Rio de Janeiro; Antes da Chuva, de São Paulo; Cine Rio Branco, da Bahia, e o filme Maria, do Amazonas.

Vampiros é um filme de Filipi Silveira, que abre a Mostra Competitiva de curtas-metragens ficção, produzido no Mato Grosso do Sul. Nos dias seguintes serão exibidos os filmes: Roleta Russa em Trânsito, do Piauí; Diamante; O Bailarina, de São Paulo; Intocável, do Goiás; e Através de Ti, do Rio Grande do Sul.

Entre as animações estão: Uma Aventura na Caatinga, da Paraíba; No Caminho da Escola, do Espírito Santo; A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina, do Rio Grande do Sul; O Violeiro Fantasma, do Goiás; e, Meu Vaqueirão, do Piauí.

Curta Xavier de São Paulo

O Piauí estará bem representado este ano, com mais cinco filmes que farão parte da Mostra Competitiva de curtas-metragens documentários “Piauí na Tela”, com as produções: Reação do Gueto, Estado da Arte (Adriano Abreu), Mistérios e Encantos da Cidade de Pedra, Além das Barracas, Mosaico de Memórias, Na Feira Livre de Picos e Galeria Rua.

Programação

O público também poderá conferir a programação paralela do Piauí Mix, com os músicos e bandas: Nilton Veloso, Retrohard, Rosinha Amorim, Maurício e Banda e Ícaro e Avelã. Os shows serão realizados no Cineteatro Maria Bonita, após a exibição dos filmes.

E para os que pretendem investir na própria formação, o Encontro dos Sertões oferecerá gratuitamente oficinas, palestras e workshop, de 9 a 11 de novembro, com temas: Direção, Direção de Arte e Produção, ministrante Fabi Penna; Animação, ministrante Jackson Abacatu e Workshop de Roteiro, ministrante Paulo Betty. As inscrições já estão abertas das 8h às 13h, no Cineteatro Cidade Cenográfica.

O 12° Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões será realizado de 8 a 12 de novembro, na cidade de Floriano. O evento é uma realização da Escalet Produções Cinematográficas, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e ainda do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).


Da redação
[email protected] 

Temporal causa alagamento e deixa carros submersos em Floriano

  • 0d275542-2728-4281-bc80-5cb65564b3f2.jpg Repórter Amarelinho
  • 51582014-765b-41bf-9fe1-8846ef251e73.jpg Repórter Amarelinho
  • bd984adc-224a-4129-b21f-da889d2d7dc2.jpg Repórter Amarelinho
  • 28789ec7-be7d-4e5c-b549-8cf0fb70400c.jpg Repórter Amarelinho
  • 9388d653-3224-470e-92bd-08f66aa259b8.jpg Repórter Amarelinho
  • 6977efdf-4618-4cd0-9168-095f27d0962f.jpg Repórter Amarelinho
  • 55bcffc3-8634-4702-b4ff-9be4dff8ad8a.jpg Repórter Amarelinho
  • 22886260_1736279456382336_8664523762164441842_n.jpg Repórter Amarelinho

Ampliada às 12h40

O prefeito Joel Rodrigues disse que a cidade de Floriano está em estado de alerta devido o temporal que durou cerca de 8 horas. Segundo o gestor, a tempestade invadiu residências, lojas, o Hospital Regional Tibério Nunes e algumas escolas tiveram que suspender as aulas. A chuva também destruiu algumas casas. 

"Tivemos alguns 'riachos' localizados. Me reuni com o secretariado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil. Estamos em estado de alerta, fazendo o acompanhamento já que a previsão é de chuva nos próximos dias também. A chuva começou ontem à noite e parou hoje pela manhã. As equipes estão fazendo algumas intervenções para desobstrução de alguns pontos e equipes de Assistência Social dando apoio as famílias", disse Joel Rodrigues ao Cidadeverde.com.

O prefeito também conversou por telefone com a Rádio Cidade Verde. Ouça:

 

Matéria original postada às 9h20

O B-R-O BRÓ (período que compreende os meses de setembro a dezembro) tem castigado os piauienses com temperaturas habituais de 39° C. Mas, na noite desta segunda-feira (31), a população da cidade de Floriano, a 244 km de Teresina, foi surpreendida com um temporal. A chuva já demora algumas horas e tem deixado ruas alagadas e carros encobertos pela água. Com o temporal, o prefeito Joel Rodrigues se reúne com secretários  para discutir estratégias que possam amenizar os efeitos da chuva.

Devido as altas temperaturas do B-R-O BRÓ, o temporal causa estranheza para os piauienses. Contudo, a meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sônia Feitosa, explica que fenômeno é normal e representa o início das primeiras precipitações. A previsão para a Capital é de chuva nesta terça (31) e quarta-feira (01).

"As primeiras chuvas começam no fim de outubro e início de novembro por conta da  zona de convergência de umidade. Geralmente, elas são fortes e causam alagamento devido a intensidade, pois não dá tempo para a água escoar. Também são comuns trovoadas", explica Sônia Feitosa. 

A metereologista diz ainda que a zona de convergência de umidade deve durar até o dia 02 de novembro. A chuva teve início pela região Sul do Estado e deve se espalhar pelo resto do Piauí. 


Graciane Sousa
[email protected]

Hospital de Floriano realiza mutirão de cirurgias ortopédicas este final de semana

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, realiza até domingo, 29, o mutirão de cirurgias ortopédicas. Trinta pacientes que estão internados serão atendidos na ação que envolve grande número de profissionais de saúde da unidade hospitalar.

De acordo com o superintendente de Assistência à Saúde, Alderico Tavares; e o diretor Geral da unidade, Ancelmo Jorge; o mutirão vai atender, de forma ágil e resolutivo, a demanda por procedimentos ortopédicos de pacientes tanto de Floriano, como de municípios vizinhos. “É um esforço contínuo da Secretaria de Estado da Saúde em garantir as condições, sejam estruturais, como de equipamentos, insumos e pessoal, para aumentar a oferta de serviços, como este primeiro mutirão na área de ortopedia que estamos realizando aqui”, declara.

Além desse mutirão, essa semana também teve grande movimentação nos centros cirúrgicos, especialmente na área de bucomaxilofacial. Foram 18 pacientes atendidos, o que praticamente zerou a fila de espera, tendo um paciente, que deve passar pelo procedimento em breve. 

O Tibério Nunes vem recebendo continuadamente investimentos, inclusive, sendo disponibilizados mais equipamentos e profissionais, o que contribuam para o aumento da oferta dos serviços. 

Ainda em fevereiro deste ano, durante o período carnavalesco, o hospital iniciou a assistência em neurocirurgia, evitando o deslocamento de pacientes para Teresina e dando maior resolutividade aos casos neurológicos. De lá pra cá, mais de 300 pacientes foram atendidos e mais de 160 cirurgias realizadas. 

Outro importante avanço foi a implantação da telemedicina, que permitiu melhores resultados no diagnóstico, assistência e alta nos leitos da Unidade de Terapia Intensiva. Para isso, profissionais que atuam no Hospital daqui interagem com as equipes do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, diariamente, numa troca de experiências em que se ganha o paciente, que no interior do Piauí, tem a oportunidade de ser acompanhado por equipes capacitadas e especializadas em alta complexidade.
 
Fonte: Ccom

Floriano tem noite memorável com concerto da Orquestra Sinfônica de Teresina

Na noite do último sábado (21) Floriano teve a honra de receber, na Catedral São Pedro de Alcântara, o espetáculo “Concertos pelo Piauí: Rio abaixo, Rio Arriba”, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Teresina que está percorrendo municípios do Piauí com a apresentação. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, autoridades e secretários municipais, além de representantes da parceria que promoveu o concerto e a comunidade em geral, que lotou a Catedral para prestigiar a apresentação.

O evento foi realizado mediante uma parceria entre a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura, e a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, na pessoa do seu presidente, Luís Carlos, do SESI, na pessoa do seu presidente de Conselho Nacional, João Henrique, e da Associação de Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina.

O prefeito Joel Rodrigues, na ocasião, exprimiu sua alegria agradecendo a todos que trabalharam para que tal noite acontecesse e ao público que prestigiou o evento. “A nossa cidade merece acesso a todos os tipos de expressões culturais, a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina ficará para sempre na memória daqueles que assistiram a apresentação”, disse o prefeito Joel.

Fonte: Ascom

Município de Floriano é incluído na região do semiárido brasileiro

O Ministério da Integração Nacional incluiu 36 municípios do Piauí na nova proposta de delimitação da região semiárida do Brasil, entre eles está a cidade de Floriano. Além destas, mais 15 no Ceará e três na Bahia. Em todo Brasil, chega a 1.189 o número de municípios reconhecidos como parte do semiárido. A proposta de uma nova delimitação foi elaborada pelo ministro da Integração, Helder Barbalho, em reunião do conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em Recife. 

A decisão se apoiou no fato de que a região vive a pior seca dos últimos anos, permitindo às localidades serem beneficiadas com apoio federal para o estímulo do desenvolvimento regional, entre elas, acesso a investimentos em condições mais favoráveis para geração de emprego e renda e ações emergenciais de convivência com a seca. Foram analisados alguns critérios, como: média anual de chuvas igual ou inferior a 800 milímetros, índice de aridez igual ou inferior a 0,5 e percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, ao considerar todos os dias do ano.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, a inclusão do município de Floriano como parte integrante do semiárido é benéfica, pois facilita a adesão aos programas subsidiados pelo Governo Federal. “Será mais fácil o acesso dos pequenos agricultores a benefícios como menores taxas de juros, com melhores condições de financiamentos. Além da execução de projetos específicos, decretos de emergência e trabalhos com carro-pipa e perfuração de poços. Estas são importantes ações emergenciais enquanto esperamos e torcemos pelo retorno das chuvas”, disse Assis.

Fonte: Ascom

Justiça entrega melhorias na Penitenciária Vereda Grande

Na manhã dessa sexta-feira (13), na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, Vereda Grande, o prefeito Joel Rodrigues recebeu a visita do secretário de Estado de Justiça, Daniel Oliveira. A visitação foi para realizar a entrega de uma viatura, de um gerador de energia e da reforma da recepção e muros da penitenciária. Na ocasião estiveram presentes o gerente da penitenciária, Luiz Ferreira, secretários municipais, representantes do Poder Legislativo e da Polícia Militar, além de profissionais do sistema penitenciário. 

Entre as melhorias que foram entregues à penitenciária de Vereda Grande estão a reforma e climatização da recepção da penitenciária, uma viatura com capacidade para oito detentos, além da reforma dos muros e da entrega do gerador de energia elétrica. Também foram entregues 10 coletes à prova de bala e 256 cartuchos de bala de borracha. 

Durante a solenidade também houve a certificação do primeiro e segundo ciclos do projeto de ressocialização "Leitura Livre", que busca a redução de pena através da leitura e do envolvimento do detento com práticas pedagógicas. Outra iniciativa de humanização que é desenvolvida na Penitenciária é o "Projeto Nortear" que, em parceria com profissionais da Saúde, visa o diálogo e conscientização sobre a dependência química.

Considerando a melhoria da qualidade de vida na Penitenciária Vereda Grande, o prefeito Joel salientou a importância de parcerias que mostram resultados capazes de mudar vidas, além de parabenizar os profissionais que atuam na instituição. "Estamos juntos trabalhando pela reestruturação da cidadania, uma penitenciária mais humana e moderna é prioridade", disse o prefeito Joel.

Fonte: Ascom

Sejus entrega nova viatura e equipamentos de segurança em Floriano

A Secretaria de Justiça do Piauí entregou, na manhã desta sexta-feira (13), nova viatura e equipamentos de segurança para os agentes penitenciários da Penitenciária Regional Gonçalo de Castro Lima, conhecida como Vereda Grande, em Floriano, região Centro-Sul do Estado.

Entre os equipamentos estão munições de elastômero (balas de borracha) e coletes balísticos. Além disso, a Secretaria de Justiça entregou o gerador de energia elétrica à unidade prisional, bem como certificados aos detentos que concluíram o projeto Leitura Livre – que busca incentivar a leitura e ajuda na remição da pena.

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, destaca que a ação desta sexta é fundamental para garantir a continuidade das medidas no programa de modernização do sistema prisional do Estado, dando mais segurança aos estabelecimentos penais, aos servidores dos presídios e à população.

Entre as autoridades presentes, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, destaca o apoio da administração pública municipal ao Governo do Estado, para assegurar melhorias no setor prisional, tanto no tocante à estrutura como na ressocialização de pessoas privadas de liberdade, e, consequentemente, na segurança da população.

Da Redação
[email protected]

PM encontra mais de 100 quilos de maconha em bagageiro de veículo


Uma barreira policial da Força Tática de Floriano apreendeu 107 tabletes de maconha prensada em um veículo que vinha de Brasília. O condutor teria desobedecido à ordem de parada e foi perseguido pelos policiais. 

A ação aconteceu por volta das 9h, sob o comando do tenente Martins, ao realizar uma blitz na rodovia PI-140 (entre Floriano e Itaueira). O veículo, um Up Move, cor vermelha de placa PQF3122, foi abordado na zona urbana de Floriano. 

Ao vistoriar o veículo, os policiais encontraram 107 tabletes de maconha, cada um com cerca de um quilo, acondicionados em caixas de papelão fechadas no bagageiro. 

O condutor, identificado como João Carlos Nunes da S. Ferreira, disse que pegou o veículo em um estacionamento em Brasília e iria deixá-lo em outro estacionamento em Teresina. Ele alegou não saber o conteúdo da carga que estava transportando. 

Além do condutor, sua esposa Fabiola Regea Nunes, também foi conduzida à Central de Flagrantes em Floriano. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Secretária faz campanha para reduzir número de incêndios

Nesse período, época mais seca e quente do ano, é recorrente o aumento do número dos focos de incêndios e queimadas, principalmente em terrenos baldios presentes na cidade. Mas o que as pessoas que provocam essas queimadas esquecem é que o fogo descontrolado prejudica a flora, fauna, solos e os rios, além de ser um crime ambiental (Lei 9.605/98). 

Segundo a Companhia de Corpo de Bombeiros, em Floriano, apenas entre os meses de maio e agosto, foram registradas 81 ocorrências relacionadas a fogo em vegetação e/ou em terrenos baldios. Nos meses de julho e agosto de 2016 foram registrados 62 focos de incêndios, seis ocorrências a menos se comparado ao mesmo período de 2017. 

Ainda em aberto, o mês de setembro/17 já apontava, até a data de fechamento da matéria, 23 registros de fogo em terrenos baldios ou em vegetação. De acordo com o fluxograma da CIA de Corpos de Bombeiros, os bairros com maiores focos de incêndio são: Taboca (16%), Manguinha (11%), Meladão (9%), São Cristóvão (9%), entre outros. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, para informar a população e visando reduzir o número de queimadas, irá promover, durante os meses de outubro a dezembro, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, palestras com o teor de educação ambiental e prevenção às queimadas. O calendário será divulgado em breve e alcançará escolas das Rede, com maior atenção à zona rural, visto a recorrência dos focos de calor nessa região.


[email protected]

Posts anteriores