Cidadeverde.com

Vídeo flagra homem roubando carro em estacionamento de supermercado

Um vídeo gravado pelas câmeras de segurança de um supermercado localizado na cidade de Floriano, distante 244 km de Teresina, mostra o momento exato do roubo de um carro. O caso aconteceu nesta semana no estacionamento do estabelecimento 

Nas imagens o homem entra no veículo, uma pick-up, aciona o motor através de uma ‘ligação direta’ e rouba o carro.

O dono do carro disse que deixou a porta do veículo aberta e por isso as pessoas não desconfiaram da ação do assaltante. 

O caso está sendo investigado pela delegacia da região.

 

 

Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Ambulantes do centro de Floriano terão novo espaço para trabalhar

As equipes da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico começaram na última quarta-feira (19) a fazer um levantamento e também o cadastro dos vendedores que ocupam os arredores da praça Coronel Borges e também dos que ficam na Rua São Pedro, centro da cidade.

O trabalho é o início da revitalização do comércio de Floriano que o município pretende fazer nos próximos meses.

Um trecho da Rua Defalla Attem, que há anos é ocupado pelos vendedores ambulantes será esvaziada para o livre trânsito. 

Os comerciantes já tem lugar para realocar seus negócios.

O município vai reformar o segundo piso do mercado público central para acomodar os vendedores. O local tem espaço para cerca de cem comerciantes.

Ainda não há data para a mudança. Mas, os vendedores já estão recebendo todas as orientações das equipes da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Fonte: Ascom

Confirmada realização da II Feira da Agricultura Familiar

A reunião que tratou da organização da II Feira da Agricultura Familiar de Floriano foi na manhã desta quarta-feira (19), na sede da vice-prefeitura. Além do vice-prefeito e presidente da COEF (Comissão de Eventos de Floriano) Antônio Reis, também estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Rural Assis Carvalho e representantes da Secretaria de Comunicação e da SDR.

A data do evento já foi definida: 05 de agosto, no Complexo Comercial do Cruzeiro. 

A exemplo do que foi a I Feira da Agricultura Familiar, realizada durante as comemorações alusivas aos 120 anos de Floriano, a segunda edição do evento promete movimentar ainda mais os produtores e atrair mais visitantes para o evento, com a exposição e comercialização de hortifrutigranjeiros, além de atrativos da região, como mel de abelha, queijo, polpa de frutas e doces, a artesanato. 

A expectativa é de que o número de expositores das zonas rural e urbana, tanto de cultivos particulares quanto de hortas comunitárias, seja ainda maior.

Durante a reunião o secretário de Desenvolvimento Rural ressaltou o sucesso da I Feira, tanto para os expositores, que realizaram boas vendas, quanto para os visitantes, que adquiriram produtos naturais e livres de agrotóxicos. “Estamos definindo os ajustes e realizando os cadastros dos produtores para o próximo evento, que é uma reivindicação da população e que será tão rico e vantajoso quanto o primeiro”, disse o secretário Assis Carvalho.

Um dos pontos discutidos foi a possibilidade da Feira da Agricultura Familiar ser realizada a cada oito dias, integrando o roteiro semanal dos produtores e dos consumidores de Floriano. “Esta é uma feira que oportuniza os pequenos agricultores na comercialização de seus produtos e oferece ao florianense um local para realizar suas compras. É um desejo que a Feira se torne um espaço permanente”, frisou o secretário de Desenvolvimento Rural Assis Carvalho 

Fonte: Ascom

Sutran está atendendo a população em novo endereço

A Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) da cidade de Floriano, que antes funcionava na rua Antonino Freire, próximo ao Centro Administrativo, agora está com novas instalações, na rua Marques da Rocha, 1231, no centro da cidade, próximo ao 3° Batalhão da Polícia Militar. O principal motivo da mudança foi a preocupação em disponibilizar um local mais amplo e com maior acessibilidade para as pessoas que possuem deficiências físicas, uma vez que a nova sede não dispõe de escadarias. O prédio conta com uma sala de processamento de autuações, sala de arquivo, sala de espera, além das salas da direção e do superintendente.

A Sutran é responsável por fiscalizar o trânsito da cidade, através de seus agentes, organizar a sinalização das vias e também por ceder a autorização e o suporte necessário aos eventos que são realizados em vias públicas, como passeatas, carreatas, procissões, entre outros. Da mesma forma executa a elaboração dos alvarás para atividades que realizam o transporte remunerado de passageiros em Floriano, como táxis, moto-táxis e vans, garantindo a segurança dos profissionais e dos usuários dos serviços. 

Uma das ações da Superintendência, que busca fazer um trânsito mais inclusivo, é a elaboração da carteira para o condutor de transportes que possui deficiência física, para isso a documentação dessas pessoas está sendo recebida no prédio da Sutran para realização do cadastro e, posterior, confecção da carteira. Além disso, está sendo desenvolvida uma logomarca própria para adesivar esses veículos, sendo uma forma de evitar que pessoas sem qualquer necessidade utilizem o adesivo para estacionar em locais reservados para pessoas com deficiência física ou qualquer outro tipo de prioridade. 

O superintendente de Transportes e Trânsito, Carlos Eduardo Kalume, destaca a importância do respeito e do bom senso no trânsito. "A construção de um trânsito mais seguro e com mais fluidez parte, primeiramente, da mudança de comportamento, nós estamos prestando um serviço de orientação que deve ser acatado pela população para o bem de todos", disse.

A sede da Sutran funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h30. Telefone para contato: 3521-1618.


Fonte: Ascom

Instalação de Industria de Confecções deve gerar cerca de 100 empregos diretos em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues recebeu, em seu gabinete, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano, Conegundes Gonçalves de Oliveira, o empresário Edmilson Pereira Oliveira e o arquiteto e urbanista Bruce Hilton.

A reunião, que também teve a presença dos secretários de Governo James Rodrigues, e de Comunicação Nilson Ferreira, foi para discutir o apoio do município, na implantação de uma fábrica de confecções, em Floriano, prevista para ser inaugurada até o fim deste ano.

A fábrica, que se chamará Indústria de Confecções Colten, vai gerar de 70 a 100 empregos diretos e mais de 220 indiretos. A expectativa é de que mais de 1500 empresas da região, sejam beneficiadas diretamente com a produção da indústria, segundo dados do estudo de viabilidade. A indústria Colten terá 1785 metros quadrados, só de área construída, e quase 10 mil metros quadrados de área total.

“Nos disponibilizamos a, com o seu projeto em mãos, dar todo o apoio necessário local, buscar apoio do governo do Estado, ajudar na liberação de recursos, fazer acordos de cooperação para cursos que capacitem a mão de obra local. Será, sem dúvida, uma indústria que vai gerar muitos empregos e movimentar a economia de Floriano”, disse Joel, após o encontro.

Fonte: Ascom

Mutirão de Combate ao mosquito Aedes Aegypti entra na sétima semana de trabalho com resultados impressionantes

O mutirão Floriano Limpa começou em 29 de maio. A ação é encabeçada pela Secretaria de Saúde, mas tem a parceria de outras pastas, principalmente da Infraestrutura. Em 1 mês e meio, as equipes já percorreram mais de 200 ruas e 100 travessas com o trabalho de capina. Os bairros de maior contingente populacional já tiveram o serviço concluído e estão todos limpos. Entre os contemplados estão: Bosque Santa Teresinha, Jacob Demes, Sambaíba Nova, Matadouro, Sambaíba, Juá, Alto da Cruz, Riacho Fundo, Planalto Sambaíba, Canoas, Catumbi, Curador, Vila Leão e Pau Ferrado, que está em processo de finalização. Até a próxima sexta-feira (14) a meta é iniciar o trabalho nos bairros Cancela, Tiberão e Bom Lugar.

O trabalho de tapa-buracos realizou a recuperação poliédrica em mais de 87 pontos de Floriano que estavam com seu terreno acidentado, alcançando locais de difícil acesso como a rua Olivério Araújo, no bairro Caixa D’água, e, da mesma forma, os dois acessos que interligam a Avenida Frei Antônio Cúrcio ao Conjunto Jacob Demes. Além do reparo de 38 passagens d’água (canaletas), que nivelam as ruas e evitam a obstrução do acesso, como nas Avenidas Dirceu Arcoverde, Eurípedes de Aguiar, João Luís Ferreira e rua Gabriel Ferreira.

O “Mutirão Floriano Limpa” também está desenvolvendo o reparo da iluminação pública de diversas ruas. O trabalho inicial está sendo realizado nas principais avenidas, como: Dirceu Arcoverde, Bucar Neto e vias de acesso ao centro da cidade. O propósito é avançar com esse serviço nos bairros por onde o mutirão já passou.

O resultado da limpeza das vias, até agora, tem números impressionantes: foram retiradas 612 carradas de entulhos, resíduos da capina e de materiais originados das residências dos bairros, como móveis velhos e detritos, resultado das limpezas de quintais. “O mutirão avançou e a população de Floriano atendeu a proposta. Está surpreendendo a quantidade de entulho que estamos retirando dos bairros. Estamos fazendo o trabalho nas ruas e a população está contribuindo limpando seus quintais”, disse o secretário de Infraestrutura, Marcony Allison.

A programação se mantém na sua quarta etapa, que teve início na primeira segunda-feira do mês de julho, contemplando os bairros: Taboca, Gabriel Kalume, Maria Rita, Rede Nova, Irapuá I e II. A quinta etapa tem início na próxima segunda-feira (17), alcançando mais 11 pontos da cidade. Até o final de julho todos os bairros devem ser beneficiados.

Fonte: Ascom

Passageiro recebe R$ 1.500 para transportar crack e é preso em ônibus

Fotos: PRF-PI

O passageiro de um ônibus interestadual foi preso com uma barra de aproximadamente 1 kg de substância análoga ao crack, droga derivada da cocaína. O flagrante ocorreu na noite de ontem (11) no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Floriano. 

A droga estava dentro de uma mochila e foi descoberta durante fiscalização da PRF. O suspeito informou que recebeu o material ilícito em Brasília-DF e ganharia R$ 1.500 para transportar a encomenda até a cidade de Oeiras- PI.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil de Floriano. O passageiro- identificado apenas pelas iniciais M.V.S.M, 20 anos, deverá responder pelo crime de tráfico de drogas. 

 

Da Redação
[email protected]

Prefeito Joel entrega as novas instalações da Escola Municipal Antônio Waquim

Prosseguindo com o cronograma alusivo aos 120 anos de Floriano, aconteceu nessa manhã de quinta-feira (06) a entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal Antônio Waquim, no bairro Campo Velho. Na solenidade estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o vice-prefeito Antônio Reis, o secretário estadual de Justiça Daniel Oliveira, representando o governador do Estado Wellington Dias, o secretário de Educação Joab Curvina, o presidente da Câmara Municipal Maurício Bezerra, a diretora da escola contemplada Evelise Jorge, além do Deputado Estadual Hélio Oliveira, do tenente coronel Rubens Lopes, dos demais secretários e servidores municipais e da comunidade em geral. 

A escola, que tem 182 alunos matriculados e destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) à nível municipal e nacional em série do quinto ano, havia recebido a última reforma há dez anos, tendo perdido, no mês de dezembro de 2016, parte do seu teto em um incidente. Visto a necessidade, em janeiro o prefeito Joel assinou o decreto de reforma e em fevereiro de 2016 as obras foram iniciadas. A escola recebeu reparo de toda sua estrutura, sendo contemplada com duas novas salas de aula e dois banheiros adaptados para crianças com deficiências físicas. 

O secretário de Educação, destacou a entrega de um prédio com a estrutura necessária e adequada para desenvolver as práticas pedagógicas. "Tivemos a preocupação em entregar uma escola confortável para nossos alunos e professores no prazo determinado, com paciência e confiança estamos avançando", disse o secretário Joab Curvina.

O prefeito Joel Rodrigues expressou a felicidade em entregar as novas instalações da Escola Municipal Antônio Waquim. "Reconstruímos essa escola após 10 anos sem reformas, diante disse temos a missão de reconstruir toda essa cidade e estamos trabalhando para isso", finalizou.

Fonte: Ascom

II Fórum de Educação Inclusiva acontece em comemoração aos 120 anos de Floriano

Na manhã dessa quarta-feira (05), no auditório da UFPI, seguindo o cronograma de festividades alusivas aos 120 anos de Floriano, aconteceu a abertura do II Fórum de Educação Inclusiva de Floriano, que tem como objetivo refletir as práticas inclusivas por meio de palestras e do compartilhamento de vivências. Na ocasião, representando o prefeito Joel Rodrigues e o Presidente da Câmara Municipal, estiveram presentes o vice-prefeito Antônio Reis e o vereador Akássio, respectivamente, o secretário de Educação, Joab Curvina, o tenente coronel Rubens Lopes, a coordenadora de Educação Inclusiva, Raimunda Paiva, a presidente do Sinte, professora Léa Almeida, além da representante da UFPI, Anne Karoline e dos demais educadores municipais que formaram uma numerosa plateia para prestigiar o evento. 

O Fórum que tem como tema "Repensando as Práticas Pedagógicas Incluídas", é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria de Educação Inclusiva, que trabalham em parceria com as escolas regulares, oportunizando o acesso e o desenvolvimento de todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. A solenidade de abertura foi conduzida pelo hino de Floriano, interpretado simultaneamente na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e agraciado com a apresentação artística do aluno da Escola Municipal Raimundinha Carvalho, Diogo Máximo. 

A coordenadora de Educação Inclusiva da SEMED, ressaltou a importância de um trabalho que começou a ser desenvolvido há 11 anos, quando Floriano passou a integrar o Pólo Regional de Educação Inclusiva Brasileiro. "Essa é uma oportunidade de discutir um tema que está presente no dia-a-dia e que faz parte da formação do educador da Rede Municipal de Ensino", finalizou.

De acordo com o secretário de Educação, Joab Curvina, a escolas municipais atendem mais de 300 alunos com necessidades especiais, que são inseridas no contexto da sala de aula regular. "Esse espaço de formação é uma ferramenta que minimiza as dificuldades de incluir os educadores e as crianças com necessidades especias no processo de ensino-aprendizagem, é uma conquista de toda a comunidade", explicou o secretário. 

Na ocasião o vice-prefeito, também professor, Antônio Reis, reconheceu a relevância da educação inclusiva e parabenizou as ações desenvolvidas pela SEMED. "São medidas assim que tornam nossas escolas municipais reconhecidas, para o nosso governo a educação é um prioridade", disse o vice-prefeito. 

O evento que, além de discutir a inclusão de crianças com necessidades especiais, trabalha com debates sobre inclusão étnico-racial, faz parte do calendário da SEMED e acontece anualmente no mês de julho.
 
Fonte: Ascom

Floriano sedia o I Encontro Regional de Gestores Municipais de Meio Ambiente

Na manhã dessa segunda-feira (03) aconteceu a abertura do I Encontro Regional de Gestores Municipais de Meio Ambiente, no Auditório da OAB, subseção Floriano. Na solenidade estavam presentes o auditor fiscal ambiental, Daniel Guimarães, representando a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), a secretaria Municipal de Meio Ambiente, Manuela Simplício, o vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Simplício, representando a diretoria da OAB – subseção Floriano, Dr. Solano Mousinho e figurando o Ministério Público, o promotor de Justiça Manoel de Barros, além dos gestores e representantes das 12 prefeituras municipais participantes do evento. 

Realizado através da SEMAR, com o apoio da Prefeitura Municipal de Floriano, OAB, IBAMA e IFPI, o principal intuito da capacitação é orientar os municípios piauienses a exercerem a gestão ambiental local e fortalecerem o sistema de proteção ao meio ambiente. Com uma programação que se estende até sexta-feira (07), os secretários e técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente da região irão receber um treinamento especializado em licenciamento e fiscalização ambiental, além de gestão municipal do meio ambiente e procedimentos administrativos.

De acordo com o auditor fiscal ambiental da SEMAR, Daniel Guimarães, práticas de coordenação ambiental são essenciais para que as cidades possam começar um trabalho mais efetivo. “Muitos municípios ainda não possuem seus órgãos locais de gestão ambiental, quando esses passarem a exercer suas atribuições receberão do Governo do Estado incentivo e fomento para assumir suas atividades legais”, disse o auditor fiscal. Além desse fomento, as cidades que desenvolvem ações ambientais propiciam uma melhor qualidade de vida a sua população e são contemplados com benefícios vinculados ao ICMS Ecológico. 

Na solenidade a secretária de Meio Ambiente, Manuela Simplício, frisou a importância da capacitação para dar suporte aos gestores e funcionários que trabalham diretamente com as Secretarias e para os municípios que ainda estão buscando o licenciamento ambiental. “É um momento de troca de experiências essencial para discutir soluções que avançam o trabalho ambiental na nossa região”, finalizou a secretária.

Fonte: Ascom

Posts anteriores