Cidadeverde.com

Vigia é preso suspeito de estuprar quatro crianças dentro de escola particular

O vigia identificado pela Polícia como Paulo de Tarso Oliveira Varão, de 57 anos, foi preso suspeito de estuprar pelo menos quatro crianças de seis anos dentro de uma escola particular em Floriano, município a 244 km de Teresina. A denúncia partiu dos próprios alunos, de ambos os sexos, que relataram aos pais os abusos que aconteciam na hora do recreio ou no horário de saída da escola. 

"Segundo as crianças ele as colocava no colo e tocava as partes íntimas. Uma das crianças ele chegou a beijar na boca e culminou em sexo oral. Pedimos a prisão preventiva dele que foi concedida pela proximidade e o fácil acesso que ele tinha a essas crianças. O próprio colégio demitiu ele assim que soube das denúncias e que as crianças começaram a comentar os abusos", relatou a delegada Nayana da Paz, delegada da Mulher e titular do 2º Distrito de Polícia Civil de Floriano.

A delegada acrescenta que todas as crianças foram submetidas a exame de corpo de delito que constataram que não houve conjunção carnal. "O que surpreende ainda mais é que Paulo de Tarso é um senhor  quase fora de suspeitas, pela idade e por ser conhecido de todos na região",  acrescenta a delegada.

O nome da escola não foi divulgado pela delegacia.

Pai estupra filhas

Este foi o segundo vigia de escola preso no mesmo dia em Floriano.  Identificado pela Polícia como Alan Kardek Alves Reis de, de 36 anos, também foi preso suspeito de estupro. Desta vez o crime foi cometido contra as próprias filhas do vigia, menores de 12 anos. Segundo a Polícia, Alan trabalhava como cuidador de crianças com necessidades especiais em uma escola da rede municipal de ensino da cidade e foi afastado do cargo, após as primeiras denúncias. Entretanto, o acusado permaneceu como vigia da mesma escola.

"A mãe das crianças flagrou ele em casa com as crianças nas pernas em uma situação suspeita e procurou a assistente social. Ela encaminhou elas até a delegacia, colhemos depoimento das duas crianças que narraram atos libidinosos como tocar genitália, cheirar e até se masturbar na frente das crianças. Pelo fato de trabalhar diretamente com crianças, este foi um dos requisitos principais da prisão preventiva", explicou a delegada

Ambos encontram-se presos na delegacia de Floriano à disposição da Justiça.  Nayana da Paz, informa que tem 10 dias para concluir o inquérito envolvendo os dois casos, mas garante que as investigações já foram concluídas e os dois serão indiciados pelo crime de estupro de vulnerável.

Rayldo Pereira
[email protected]

Prorrogadas as inscrições para teste seletivo da Prefeitura Floriano

A Comissão Organizadora do processo seletivo do município de Floriano, decidiu, na tarde desta segunda-feira (04), prorrogar o prazo de inscrições, que terminaria neste dia 04 de dezembro.

Em uma coletiva de imprensa no fim desta tarde, o presidente da comissão organizadora do processo seletivo, Arnaldo Messias, divulgou os novos prazos que regem agora o edital do seletivo.

A começar pelo prazo de inscrição e de pagamento do boleto, que agora vai até a para a próxima sexta-feira, dia 08 de dezembro.

Quem tinha boleto com vencimento em 4 de dezembro e não efetuou o pagamento deve acessar o site do Instituto Machado de Assis e gerar um novo documento.

As provas que seriam realizadas no dia 17 de dezembro agora serão aplicadas no dia 07 de janeiro de 2018.

O resultado final, que estava previsto para 08 de janeiro, será divulgado no dia 26 de janeiro.

A convocação dos aprovados está mantida para o mês de fevereiro de 2018.

Segundo o presidente da comissão, os prazos foram prorrogados depois da solicitação de vários candidatos que tiveram dificuldades de efetuar o pagamento antes de receberem seus salários, em início de mês. “É uma oportunidade que estamos dando para muitas pessoas que ficariam de fora do certame”, disse o presidente.

O edital modificado deve estar disponível ainda na noite desta segunda-feira (04), no site www.institutomachadodeassis.com.br

Fonte: Ascom

Dia D de vacinação contra raiva acontece em Floriano

Na manhã desse sábado (02), na FUNASA, aconteceu a abertura do Dia D de Vacinação Antirrábica, uma campanha promovida pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o presidente da Câmara dos Vereadores Maurício Bezerra, a secretária de Saúde Thaís Braglia, o diretor do Centro de Zoonoses Thales Rodrigues, além de secretários e vereadores municipais. A ação também alcança a zona rural, entre os dias 04 e 08 de dezembro. 

A campanha que, na zona urbana, se estende até às 17h desse dia 02, é uma iniciativa que visa manter Floriano sem nenhum caso de raiva, e para continuar com esse quadro positivo, são esperados, em média, 19 800 animais para vacinação, entre cães e gatos a partir de três meses de idade. Na zona urbana serão 30 pontos de atendimento, entre escolas e postos de saúde, na zona rural haverão equipes de vacinação distribuídas por toda zona, a relação das localidades e datas estão no final dessa publicação.

A secretária de Saúde, Thaís Braglia, pontuou a importância dessa prevenção para manter os animais domésticos livres da raiva e, consequentemente, os seres humanos. “É uma grande demonstração de carinho e cuidado, quem perder o dia D pode se dirigir ao centro de Zoonoses para deixar seu animal protegido”, disse a secretária de Saúde Municipal. 

Às pessoas que, por ventura, forem mordidas por animais desconhecidos ou sem a vacinação atualizada é indispensável que procure ajuda médica para realizar o exame e a aplicação de vacinas.

Fonte: Ascom

Agentes descobrem buraco e corda de lençóis e impedem fuga em presídio

  • cc4427da-4f47-4457-8c10-833364ce0b41.jpg Sinpoljuspi
  • 34a6c4c3-104c-426e-98ba-cb89d8de4b90.jpg Sinpoljuspi
  • 5ce91dc3-7e9a-4678-b814-5aa90841c6f3.jpg Sinpoljuspi
  • 4b060537-3a28-4129-9a22-02dd8c605ceb.jpg Sinpoljuspi

Agentes penitenciários abortaram a fuga de detentos da penitenciária Gonçalo de Castro Lima, na localidade Vereda Grande, município de Floriano, a 244 km de Teresina. Os presos abriram um buraco em uma parede e improvisaram uma corda de lençóis, conhecida como teresa, para escalar o muro. 

A tentativa de fuga foi abortada no pavilhão A onde há cerca de 90 detentos. A suspeita é que os presos tentariam fugir na noite de sábado (02). 

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto, destaca a fragilidade da estrutura física do presídio e acredita que o buraco foi cavado em menos de 24 horas. 

"O local onde funciona o presídio de Floriano é um antigo depósito do Exército Brasileiro que foi doado ao Governo do Estado na década de 80. A estrutura é precária e só são feitos remendos. Os presos sabem da fragilidade do prédio. Acreditamos que eles abriram o buraco em menos de 24 horas, pois no dia anterior os agentes não encontraram nada durante a vistoria", explica José Roberto. 

Jefferson Dias, diretor de assuntos sindicais, acrescenta que o Sinpoljuspi já pediu providências à Secretaria de Justiça para reforçar as unidades prisionais no período de fim de ano.

O presidente do Sinpoljuspi reitera que a possibilidade de fuga aumenta consideravelmente em dezembro. Segundo José Roberto, a quantidade insuficiente de agentes penitenciários facilita a ação dos presos, apesar das vistorias diárias e esforço individuais da categoria. 

No presídio de Floriano há 400 detentos. 


Graciane Sousa
[email protected]

Serviços de recuperação asfáltica alcançam principais vias de Floriano

A Secretaria de Infraestrutura está realizando serviços de recuperação asfáltica das principais vias de Floriano, as ações dão continuidade aos trabalhos de readequação da pavimentação poliédrica que antecedeu essa ação. As vias que já estão sendo contempladas são as avenidas Bucar Neto, Getúlio Vargas e Dirceu Arcoverde.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Marcony Allison, com a chegada do período chuvoso ampliou-se o número de buracos nas ruas e avenidas, por isso, o trabalho é no sentido de melhorar as condições de tráfego nas vias. “Importante destacar que a gestão municipal verifica as necessidades da população e se prontifica a fazer esse atendimento”, disse o secretário.

As ações de reforma da malha asfáltica continuam e a previsão é de alcançar a avenida Santos Dumont, a rua Padre Uchôa, além de outros trechos isolados da cidade. O secretário de Infraestrutura ainda pontuou que outros serviços nesse mesmo sentido estarão sendo divulgados em breve para a população.

Fonte: Ascom

Profissionais da Saúde de Floriano participam de treinamento sobre o e-SUS

Na manhã dessa quarta-feira (29) foi realizada, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, uma capacitação sobre o e-SUS para os profissionais da Saúde de Floriano. Estiveram presentes a coordenadora de Atenção Básica, Adenilde Coêlho, o técnico em Tecnologia da Informação da Sesapi, Paulo Ferreira, além dos Agentes Comunitários de Saúde.

Durante o encontro foram discutidas e apresentadas as vertentes do programa e-SUS, que é um sistema de informação sobre os usuários da Saúde Pública e que já é utilizado pelos profissionais da área no município. Também ocorreu a entrega do Manual do Sistema com Coleta de Dados Simplificado (CDS) aos presentes, que tem objetivo de registrar a atividade de visita ao cidadão. As informações solicitadas na ficha são indicadores de monitoramento e avaliação para as Redes de Atendimento à Saúde, esse sistema compõe diretamente o e-SUS. Além disso, os agentes comunitários de saúde foram informados e convocados para a campanha de vacinação antirrábica, que tem o Dia D nesse sábado, 02 de dezembro, na zona urbana e entre os dias 04 e 08 na zona rural de Floriano. 

A mesma capacitação será ofertada no turno da tarde para enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos e profissionais do NASF (Núcleo de Assistência da Saúde da Família).

Fonte: Ascom

Palestra sobre o "Novembro Azul" é ofertada ao Sindicato dos Arrumadores do Comércio de Floriano

Na manhã dessa quinta-feira (23), uma parceria entre a UBS João Elias Oka e o PAM realizou uma palestra informativa e incentivadora sobre a campanha do "Novembro Azul" na sede do Sindicato dos Arrumadores do Comércio de Floriano. Participaram da ação, o ouvidor municipal Joilson Rodrigues, representando o prefeito Joel Rodrigues, o médico urologista, Hugo Coêlho, a enfermeira do PAM Seanny Formiga, além de profissionais do NASF e estagiários de enfermagem da FAESF. 

O momento foi para apresentar e incentivar o cuidado com a saúde masculina, dando ênfase na campanha do "Novembro Azul", que objetiva a prevenção do câncer de próstata, entre outras doenças que afetam o sistema reprodutor-urinário dos homens. Durante a ação foi realizada a verificação da pressão arterial, de glicemia e o teste de massa corpórea (IMC). O encontro foi finalizado com um café da manhã e um sorteio de brindes ofertados aos Arrumadores do Comércio de Floriano.

O médico urologista Hugo Coêlho, que atende na UBS João Elias Oka, ressaltou a importância de momentos como esse, que levam informações e orientação aos homens. "É o terceiro ano que esse momento é realizado, falar da saúde masculina e, principalmente, da prevenção do câncer de próstata, é algo necessário, e hoje cumprimos essa missão junto a esses homens", disse o médico Hugo Coêlho.

Fonte: Ascom

Secretaria de Cultura dá início às comemorações da programação do Dia da Consciência Negra

Na manhã dessa segunda-feira (20) foi realizada a abertura oficial da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, que se comemora nessa data. A solenidade aconteceu no Complexo Comercial e Cultural do Cruzeiro e contou com a presença do prefeito Joel Rodrigues, do presidente da Câmara dos Vereadores, Maurício Bezerra, dos secretários municipais e da comunidade que prestigiou o evento. 

O primeiro dia da programação, que vai até 08 de dezembro, denominado KIZOMBA - Festa da Raça, contou com a participação do grupo Abadá Capoeira, Colecionadores de Reggae, Pagode do Mimbó, vindo diretamente do Quilombo Mimbó, localizado no município de Amarante, além de contar com exposiçoes das religiões de matriz africana. 

Durante a ocasião a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos, destacou a importância de eventos que cultuam e dão espaço para a representatividade das raízes culturais e históricas do povo negro. "Pensando em comemorar essa data tão importante em grande estilo, montamos uma extensa programação aberta ao público e gratuita, contamos com a presença de todos", convidou a secretária Elineuza Ramos.

PROGRAMAÇÃO 

21 e 22/11 – Terça-feira e quarta-feira

Evento: Palestras e mesas redondas

Local: FAESF

Horário: 19:00

23/11 – Quinta-feira

Evento: Grande Roda de Capoeira

Local: Praça do Complexo Cultural e Econômico do Cruzeiro

Horário: 18:30

25/11 – Sábado

Evento: Feira Afro Cultural

Local: Espaço Cultural Maria Bonita

Horário: 19:00

Atrações: Promoção Grupo Colecionadores de Reggae de Floriano em parceria com a Sec.Mun. de Cultura, Esporte e Lazer, Movimento Negro Dandhara, Governo do Estado e outros movimentos

26/11 – Domingo

Evento: Atividades diversas

Local: Comunidade Mimbó

Horário: 12:00

30/11 e 01/12– Quinta-feira e sexta-feira

Evento: Seminário de Arte e Cultura

Local: UFPI

Horário: Dia todo

Atrações: Parceria Movimento Negro Dandhara e Associação Brincantes do Folclore Nordestino

08/12 

Evento: Festa da Beleza Negra

Local: Espaço Cultural Maria Bonita

Horário: 19:00

Atrações: Eleição do Rei e Rainha da Beleza Negra

Grupos de Consciência Negra e Movimento Negro Dandhara.

Fonte: Ascom

Menina de 12 anos filma prima de 10 anos sendo estuprada e ajuda polícia na prisão


Delegado Francisco de Assis Carvalho (Foto: Floriano News)

Uma menina de 10 anos foi vítima de violência sexual e, para provar o crime, a sua prima de 12 anos gravou um vídeo para denunciar o caso. O suspeito é o companheiro da avó materna da criança, tem 39 anos e foi preso em flagrante no sábado (18). De acordo com o Conselho Tutelar de Floriano, que acompanha o caso, o suspeito chegou a oferecer o valor de R$ 50 para que a criança o deixasse tocar nela. 

O delegado Francisco de Assis Carvalho disse ao Cidadeverde.com que tanto a vítima, o suspeito e a prima que fez a gravação foram ouvidos separadamente. O delegado ressaltou que a criança de dez anos tentou falar para os familiares, que não acreditaram. Então, a prima de 12 decidiu fazer uma filmagem. 

“Na versão da vítima, desde cedo da tarde, ele a estava molestando e teria falado para alguém da família, mas não acreditaram nela. Então, a prima conseguiu filmar ele pegando nas pernas dela, na vagina. Aqui temos o estupro de vulnerável consumado pelos atos libidinosos, e nós já requisitamos (o exame) de estupro”, disse o delegado. 

O Conselheiro Tutelar ressaltou que é possível ver o ato claramente nas filmagens e que ao perceber que estava sendo gravado, o suspeito chegou a agredir as duas crianças. A conselheira contou que no vídeo é possível ver a vítima sentada na cama, ele colocando o órgão genital para fora e pegando nas partes íntimas da criança. 

“A menor contou para a prima que ele tinha oferecido dinheiro para ‘fazer saliência’ com ela; foram essas as palavras ela. Então, a de 12 pegou o celular de outra prima, que é mais velha, e resolveu filmar, nem ela acreditou nisso”, disse a conselheira Jocirlane dos Santos.

 O Conselho Tutelar ressaltou que está acompanhando o caso e oferecendo assistência psicológica a família. 

Versão do suspeito

O delegado comentou que, em depoimento, o suspeito disse não se lembrar do ocorrido, pois estava embriagado e “se mostrou arrependido”.

O suspeito está preso na Penitenciária de Floriano a disposição da Justiça.

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Floriano assina Cooperação Técnica com Secretaria de Administração do Estado

Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (17), na sede da Prefeitura de Floriano, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Município de Floriano e a Secretaria de Administração e Previdência do Estado do Piauí (SEADPREV) e a Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC) para fornecer apoio técnico na discussão, avaliação e implantação de Parceria Público Privada (PPP) e concessões no âmbito da administração municipal. Na ocasião se fizeram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o secretário de Administração do Estado, Franzé Silva, a superintendente da SURPAC, Viviane Bezerra, além dos secretários municipais.

A Cooperação Técnica é uma medida que garante apoio ao município para capacitar gestores e técnicos da prefeitura no sentido de estruturar alguns modelos de investimentos através de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Floriano é a segunda cidade do Piauí a assinar esse termo de cooperação, depois da capital Teresina. “Esse termo vai fazer com que possamos agilizar parcerias que tragam melhorias e investimentos para os serviços municipais”, disse o secretário de Administração do Estado, Franzé Silva.

De acordo com a superintendente da SURPAC, Viviane Bezerra, o município já possui uma legislação que facilita a execução de parcerias, o que, segundo ela, demonstra uma organização de governo, além disso, garante o apoio do Governo Estadual para transformar Floriano em um modelo de implementação de PPPs municipais. 

O prefeito Joel Rodrigues reconheceu a importância desse Termo de Cooperação Técnica para o município e pontuou que a conquista dessa chance de futuros investimentos e melhorias é uma grande demonstração de zelo e comprometimento com o povo de Floriano.

Fonte: Ascom

Posts anteriores