Cidadeverde.com

Pintor é morto com golpes de faca, pedradas e tiros

 Foto: Jfagora

Uma morte violenta foi registrada na noite deste domingo (07), em José de Freitas, a 48 km de Teresina. Francisco das Chagas Alves Leal, 26 anos, foi morto a pedradas, golpes de faca e três tiros de arma de fogo. O delegado Jarbas Lima, titular do 17º DP, aposta em hipóteses como acerto de contas ou vingança.

"A vítima era morador do bairro Suca de Uva e havia saído de casa para encontrar alguém. Testemunhas informaram que ouviram uma discussão e em seguida souberam da morte. O crime pode ter sido cometido durante uma briga ou mesmo tenha ocorrido por vingança. O  que podemos dizer no momento é que o autor ou autores do crime estavam com muita raiva pois o crime teve requintes de crueldade", disse o delegado de José de Freitas. 

Jarbas Lima acredita que mais de uma pessoa tenha participado do homicídio. A hipótese de latrocínio foi descartada, uma vez que, a motocicleta do pintor estava no local da morte, às margens da PI-113. 

"Tivemos informações de que os suspeitos estariam em uma moto; outros já nos informaram que eles  estariam em um veículo. Tudo está sendo apurado. Fizemos um levantamento da vida pregressa da vítima e não encontramos nennhum registro na polícia", reitera.

Ainda não há informações sobre os suspeitos e policiais estão em diligência na região.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Secretaria de Segurança inaugura BPM de José de Freitas

No último final de semana a Secretaria de Segurança inaugurou a sede do 16º Batalhão de Polícia Militar em José de Freitas. Assim como já aconteceu na Vila Irmã Dulce, em Teresina e na cidade de Bom Jesus, ação faz parte da descentralização dos trabalhos de segurança pública.

Durante a solenidade, que contou com as presenças do Comandante da PMPI, Coronel Carlos Augusto, o secretário Fábio Abreu Costa acrescentou que levará ao governador projeto para equiparar as diárias dos praças aos dos oficiais.

O prédio onde está sediado o 16º BPM de José de Freitas foi reformado e receberá o reforço no efetivo, além de viaturas e novo armamento para atender aos municípios da região, como Cabeceiras e Lagoa Alegre.

“O efetivo passa a ser o dobro, em torno de 90 PMs e de três viaturas agora o BPM terá seis, além de fuzis para fazer o policiamento ostensivo na região. Assim, queremos atender bem a sociedade, mas também dar aos policiais as condições adequadas para trabalhar com mais rigor e comodidade”, disse o secretário.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Acidente deixa uma vítima fatal e um ferido na PI-113

Um grave acidente deixou uma mulher morta e um homem gravemente ferido na PI-113, saída de José de Freitas para Cabeceiras por volta das 7h30 da manhã deste domingo(31). Um veículo Fiat Bravo, de cor branca e placa PIL-2900, teria supostamente perdido o controle e batido na traseira da moto em que as vítimas andavam. 

De acordo com os sites locais, com o impacto o carro capotou e o casal foi arremessado a vários metros do local. A mulher, identificada como Maria Antonia de Oliveira, teve morte imediata e o homem foi conduzido ao hospital Nossa Senhora do Livramento. Não há informações sobre o condutor do Fiat Bravo.

A perícia compareceu ao local, mas o corpo da senhora ficou no local até o final da tarde aguardando o Instituto Médico Legal (IML), que só conseguiu sair de Teresina por volta das 16 horas. 

Policiais militares permanecem no local até que o corpo seja removido. O acidente ocorreu perto do Clube Bandeirantes e o casal seguia para José de Freitas.  

Caroline Oliveira
Com informações do Realidade em Foco
[email protected]

 

José de Freitas realiza a 7ª Feira da Agricultura Familiar

A 7ª edição da Feira da Agricultura Familiar de José de Freitas foi realizada nesta sexta-feira (29), como parte das feiras da agricultura familiar do Território Entre Rios. O evento tem como objetivo promover a comercialização dos produtos colhidos e produzidos pelos agricultores locais, a realização de palestras de capacitação, além de garantir a sustentabilidade da agricultura familiar a nível de território.

José de Freitas realiza a 7ª Feira da Agricultura Familiar( Foto: Emanuel Ramos/Ascom Emater)O espaço também foi destinado à oferta de serviços como expedição de documentos para agricultores, assinatura de projetos produtivos e atestes de animais, além da exposição de mais de 20 barraquinhas com a comercialização de vários produtos, ressalta-se também a inclusão do artesanato para a comercialização.

Para o coordenador regional do Emater, Alvaci Orsano, esta oportunidade garante ao agricultor a comercialização a partir do apoio dos órgãos do Estado. “O agricultor unido faz a diferença, mas é importante destacar que as parcerias estabelecidas com os órgãos contribuem para o crescimento de momentos como este”, declarou.

Na ocasião, o Emater trouxe para a feira 56 mulheres dos municípios de São João da Serra, Campo Maior e Cabeceiras. As mulheres fazem parte da Chamada Pública "Mulheres Rurais do Território dos Carnaubais", e vieram para o evento conhecer a iniciativa, a forma de gestão das associações que participam da feira e como é feito o processo de comercialização.

José de Freitas realiza a 7ª Feira da Agricultura Familiar( Foto: Emanuel Ramos/Ascom Emater)Para a participante da Chamada Pública, Marinalva Viera Gomes, este foi o momento de interagir com outras produtoras rurais, além de observar a maneira com que elas se organizam, para consequentemente ampliarem sua produção. “A diversidade de produtos, a organização e o fato da feira ter mais mulheres na organização foram as coisas que mais me chamaram atenção”, disse a produtora rural.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Sindicato de José de Freitas Maria da Cruz destacou que todos são responsáveis pelo sucesso da feira, e que durante todo o dia terá uma programação extensa destinada ao agricultor. “Teremos palestras, e atrações culturais, e o apoio que recebemos de todos os parceiros são de grande importância para que pudêssemos realizar este evento”, afirmou.

Participaram da abertura da feira o coordenador do Emater Alavací Orsano, o diretor da Agricultura Familiar da Sdr Antonio José Pereira , um representante da Câmara Municipal, representantes do STTR de União e Miguel Alves, Incra, Ifpi, Nedet e Fetag. Acontecem ainda nos meses seguintes as feiras de Miguel Alves, Monsenhor Gil e Demerval Lobão.

 

[email protected]

Tráfico motivou 50% das mortes investigadas pela Força Nacional em José de Freitas

A Força Nacional elucidou cerca de 70% dos casos de homicídios ocorridos em José de Freitas, a 48 km de Teresina. Os inquéritos estavam parados desde 2013. Os policiais civis foram designados para o município e atuaram pouco mais de um mês. Dos 14 processos, quatro já foram remetidos à Justiça e 10 serão concluídos até o fim do mês pelo titular do 17º Distrito Policial, delegado Jarbas Lima. 

"Os policiais do Força Nacional deram andamento aos inquéritos que estavam parados por falta de estrutura. A grande demanda impedia a investigação. Então, esses crimes foram elucidados e alguns não foram concluídos pela Força Nacional porque as equipes tiveram que se deslocar para as Olimpíadas. Esses inquéritos serão finalizados até o fim do mês de julho", explica Jarbas Lima. 

O delegado acrescenta que metade dos casos dolosos de crimes contra a vida tiveram relação com a disputa pelo tráfico de drogas e que alguns autores dos homicídios até morreram. 

"Em alguns casos, a pessoa que matou até já morreu e a droga foi o grande fator. Dos quatro casos enviados pela Justiça, por exemplo, em dois, os autores de terem cometido o crime já morreram e os outros dois vamos representar pela prisão preventiva, aliviando a sensação de impunidade nas famílias das vítimas", finaliza Jarbas Lima. 

Além de José de Freitas, equipes da Força Nacional foram deslocados para concluir inquéritos de homicídios nas cidades de Parnaíba, Picos e Floriano. No mês de abril, a Força Nacional encerrou a atuação na Capital, atualizando inquéritos atrasados nos DPs de Teresina, pendentes desde 2014.


Graciane Sousa
[email protected]

Salão de Livro de José de Freitas começa nesta quinta-feira (07)

A cidade de José de Freitas recebe nos dias 7, 8 e 9 de julho, na Unidade Escolar Antônio Freitas, o Salão do Livro de José de Freitas(Salijo) – Ano Francisco Gil Castelo Branco. O escritor Salgado Maranhão é a atração nacional do evento, que tem na programação lançamentos de livros, bate-papo, palestras, feira de livros e shows.

Salgado Maranhão recentemente recebeu o Título de Cidadão Piauiense pela Assembleia Legislativa se sentindo muito honrado com a homenagem. O escritor que é natural de Caxias, morou em Teresina e tem uma profunda relação com o estado do Piauí. Salgado é conhecido por sua obra não só no Brasil, mas também no exterior.

Ele abre o Salijo, amanhã, às 19h, com a palestra 'O poeta que nasceu numa casa que não havia livros' em que o escritor relata parte da sua trajetória de vida mostrando a importância da leitura para seu crescimento como pessoa e a descoberta pelo caminho das letras. “Na casa dele não havia livros. Ele veio descobrir a leitura, os livros, no ensino médio quando veio morar em Teresina e teve a oportunidade de conhecer as bibliotecas”, diz Wellington Soares, um dos organizadores do Salão.

O escritor maranhense recentemente esteve nos Estados Unidos onde sua obra tem sido divulgada. “Nós dizemos que o Salgado é o embaixador do Piauí. Ele esteve em várias universidades americanas expondo sua obra”, diz.

A programação na sexta-feira, dia 8, começa com 'A Importância da Cultura na Formação do Cidadão', às 8h; 'Causos de José de Freitas', com o professor e historiador Pedro Paulo às 10h; 'A Paixão pelos Livros e pela Escrita' às 14h, proferida pelo professor Wellington Soares. Às 16h continua com 'Torquato Neto: O Poliedro de Faces Infinitas', com historiador Edwar Castelo Branco. E às 19h,  'A Literatura Infanto-juvenil em Sala de Aula', palestra de Jasmine Malta. E o dia será encerrado com muita música.

No sábado, o Salijo começa trazendo 'A Linguagem no Século XXI', às 8h, com o professor Luis Romero. Às 10h, palestra 'Rodas de Leitura' da pedagoga Socorro Saraiva. A tarde traz 'O Despertar Poético em Coletivo' proferida pelo escritor Ernane Getirana, às 14h. 'Redação do Enem' é tema de Hildalene Pinheiro, professora e coordenadora do Pré-Enem da Seduc, às 16h. Encerrando o evento 'Luiz Gonzaga: Cultura Acústica e Imagens de Nordestinidade', com o professor e músico, Jonas Moraes.

Os recursos para a realização do festival são provenientes de emenda do deputado João de Deus Sousa.

Da Redação
[email protected] 

Jovem de 12 anos é atingido por bala perdida em José de Freitas

Um adolescente ficou ferido durante a prisão de um suspeito de roubar uma drogaria em José de Freitas, a 42km ao Norte de Teresina. Segundo o site JF Agora, o jovem foi ferido na perna quando um PM atirou para o chão na ação. Ninguém da Polícia Militar foi encontrado para comentar o caso. Agentes do 17º Distrito Policial também não comentaram a ocorrência.

O suspeito, identificado como Lucas Maciel, de 22 anos, teria cometido o delito na farmácia com uma faca, sendo localizado em seguida numa festa. Ao ser abordado pelos PMs houve reação e um deles teria atirado para o chão para intimidá-lo, atingindo um jovem de 12 anos.

O adolescente foi levado ao hospital de José de Freitas e o suspeito encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina.

Com informações do JF Agora
[email protected]

Dona de casa fica com zíper preso na pálpebra ao tentar vestir roupa

                                                Foto: Jfagora


Um caso inusitado ocorreu com uma dona de casa na cidade de José de Freitas, a 48 km de Teresina. Elza Maria Campos, 58 anos, ficou com um zíper preso na pálpebra superior do olho direito enquanto vestia um vestido. Após o incidente, a mulher buscou socorro no hospital Nossa Senhora do Livramento se queixando de fortes dores. 

"Ela relatou que estava vestindo um vestido que tinha um zíper na parte da frente e quando foi descê-lo, o objeto ficou preso. A mulher reclamava de fortes dores...o zíper estava bem aderido à pálpebra e a médica que a atendeu achou que o melhor era transferí-la para Teresina, porque tirar o objeto traria riscos a paciente", disse uma enfermeira do hospital. 

A paciente deu entrada no Nossa Senhora do Livramento no fim da tarde da última segunda-feira (27) e foi transferida para Teresina para realização de procedimento cirúrgico para a retirada do objeto.


Graciane Sousa
[email protected]

Salgado Maranhão é a atração nacional no Salão do Livro de José de Freitas

O município de José de Freitas também terá o próprio evento literário. O lançamento do Salão do Livro de José de Freitas (Salijo) ocorre nesta quinta-feira (23), no Teatro Barítono Raimundo Pereira. O poeta e letrista Salgado Maranhão é a atração nacional da primeira edição que acontece de 7 a 9 de julho, no ginásio Antônio Freitas. 

Escritor Salgado Maranhão

O Salijo contará com exposições e shows englobando literatura, escultura, pintura, música, com a valorização de artistas da terra e a participação de autores locais, regionais e nacionais.

“Eventos literários como este  têm o poder de agregar, atrair as pessoas, propiciar o hábito da leitura, reunindo outras modalidades como a música, a dança, a literatura”, destaca o deputado estadual João de Deus (PT), que destinou emendas parlamentares para a realização do Salijo, que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

 

Da Redação
[email protected]

Bandidos arrombam e levam cofre com dinheiro dos Correios

Bandidos invadiram os Correios da cidade de José de Freitas, a 48 km de Teresina. Na fuga, os criminosos fugiram levando o cofre da agência. A quantia em dinheiro roubada não foi divulgada. O caso foi registrado no 17º DP, mas será investigado pela Polícia Federal.

 

De acordo com a Polícia Militar, os bandidos arrombaram uma porta que fica no fundo do prédio e em seguida entraram no imóvel. O arrombamento ocorreu na madrugada da última segunda-feira (06).

Esta não é a primeira vez que a agência é alvo de criminosos. Em julho do ano passado, por exemplo, bandidos invadiram o local pelo telhado. Nos dois casos, a ação dos suspeitos só foi percebida pela manhã quando os funcionários chegaram para trabalhar. 

 

Com informações JFagora
[email protected]

 

Posts anteriores