Cidadeverde.com

Polícia investiga participação de adultos no desaparecimento de amigos

 

A Polícia Civil investiga a suposta participação de adultos no desaparecimento de quatro jovens da cidade de José de Freitas, no fim de semana passado. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o delegado Hildson Rodrigues, titular do 17º DP, disse que os adolescentes negam o envolvimento de qualquer outra pessoa na fuga, mas que a Polícia Civil irá exaurir todas as dúvidas.

Os adolescentes alegam que saíram de casa para fazer um curso na Bahia e se proteger de demônios. Uma das hipóteses é que os jovens tenham sido influenciados pela leitura de livros da série Fallen, da escritora Lara Katen. As obras de ficcção Paixão e Tormenta foram encontradas na casa de um dos jovens. Os livros falam sobre anjos, paixão, tristeza, morte, escuridão e solidão. 

"É um caso incomum. Uma das adolescentes teria se aprofundado demais na leitura e talvez tenha criado essas fantasias e tentou materializá-las. A busca deles, segundo depoimentos, era para evoluir, se tornando guardiões e um dia vir a combater demônios, o que é justamente tema desta literatura. Nosso primeiro trabalho foi encontrá-los, mas temos alguns indícios que nos remetem à Bahia para exaurir qualquer possível participação de adultos", explica o delegado Hildson Rodrigues. 

Os jovens foram identificados como Thalyson Vinicius (14 anos),  Deslane Rodrigues (14 anos), Fernanda Silva Higino (14 anos) e Maria Fernanda dos Santos Sousa (15 anos), esta última seria a que mais se aprofundou na leitura e teria convencido os amigos a embarcar na viagem fantasiosa. 

"Ela teria absorvido demais a leitura e aos poucos vinha introjetando nos demais. Eles são um grupo muito fechado, muito unido, confiam muito um no outro, acreditam muito um na palavra do outro. São quatro jovens bem unidos, dentro e fora da sala de aula. Ela deve ter convencido os demais a seguir nesta empreitada", reitera. 

De acordo com testemunhas, antes do desaparecimento, o grupo de amigos foi visto na saída de José de Freitas entrando em um carro cor vermelha. 

Entenda o caso

Os quatro adolescentes de José de Freitas que estavam desaparecidos desde a madrugada de domingo (13) foram localizados pela Polícia Civil no fim da tarde de ontem (14), no município de São Pedro do Piauí. Eles só foram reencontrados após um deles, desistir da viagem. 

Para a Polícia Civil, o grupo de amigos disse que fugiu de casa para fazer um curso na Bahia e se proteger de demônios. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

"Me sinto aliviado", diz jovem que fugiu de casa para combater demônio

Um mistério ainda paira sobre o desaparecimento dos quatro jovens que saíram do município de José de Freitas, supostamente, para fazer um curso na Bahia e se proteger de demônios. Os adolescentes sumiram na madrugada de domingo (13) e foram localizados na cidade de São Pedro do Piauí, no fim da tarde desta segunda-feira (14). Eles só foram reencontrados após um deles, desistir da viagem. 

Thalyson Vinicius foi o primeiro a ser encontrado. O garoto de 14 anos voltou para José de Freitas no meio da tarde desta segunda-feira e auxiliou a Polícia Civil na localização das outras três adolescentes - Deslane Rodrigues (14 anos), Maria Fernanda dos Santos Sousa (15 anos) e Fernanda Silva Higino (14 anos). 

Para retornar à cidade, Thalyson conta que vendeu o próprio celular e aproveitou que as amigas estavam dormindo para voltar para casa. Com o auxílio do adolescente, a Polícia Civil resgatou o grupo em uma parada de ônibus por volta das 18h, meia-hora antes deles se aventurarem para outro Estado. 

"Eles estavam em uma parada de ônibus da cidade de São Pedro e já se encontravam com malas e mochilas prontos para irem a Bahia. Chegamos no município por volta das 18h e o ônibus sairia às 18h30. Por pouco não seguiram viagem para a Bahia. O que temos até agora é que livros teriam influenciado os jovens. Eles disseram que enfrentariam pandemônios, eram do bem e que passariam por um treinamento na Bahia, depois Minas Gerais e em seguida São Paulo", disse Gilson Ferreira, coordenador de Polícia Civil do 17º DP, em entrevista ao Notícia da Manhã.

A Polícia Civil ainda investiga o que teria motivado o desaparecimento dos adolescentes. Uma das hipóteses é que os jovens tenham sido influenciados pela leitura de livros da série Fallen, da escritora Lara Katen. As obras de ficcção Paixão e Tormenta foram encontradas na casa de um dos jovens. Os livros falam sobre anjos, paixão, tristeza, morte, escuridão e solidão. 

Dos adolescentes, apenas Thalyson quis falar ainda que de forma sucinta. Ele conta que dormiu no mato e desistiu da viagem por medo. "Estou aliviado", resumiu. 

Para os familiares, o sentimento de reencontro também foi de alívio. O pai de uma das meninas veio de São Paulo para procurar a filha. 

"No início pensei que fosse coisa de adolescente, mocinha querendo namorar. Depois foram dizendo as coisas e eu comecei a ficar imaginando. No início não liguei, mas depois me preocupei bastante, no que poderia ocorrer", disse Raimundo Filho, pai de uma das meninas. 

Os jovens estão sendo acompanhados pelo Conselho Tutelar e serão encaminhados ao Crea para acompanhamento psicológico. 

"Eles estão aparentemente dopados, mas acreditamos que é pelo cansaço. As mães contam que eles foram a pé e depois pegaram um ônibus. Esse silêncio deve ser pelo cansaço", disse a conselheira tutelar, Fernanda Araújo.


Graciane Sousa
[email protected]

Após desaparecimento, adolescentes de José de Freitas são localizados em São Pedro do PI

Os quatro adolescentes de José de Freitas que estavam desaparecidos desde a madrugada de domingo (13) foram localizados pela Polícia Civil no fim da tarde desta segunda-feira (14).

De acordo com o delegado Hildson Rodrigues, Thalyson Vinicius foi o primeiro a ser encontrado. O garoto de 14 anos voltou para José de Freitas no meio da tarde desta segunda-feira e auxiliou a Polícia Civil na localização das outras três adolescentes - Deslane Rodrigues (14 anos), Maria Fernanda dos Santos Sousa (15 anos) e Fernanda Silva Higino (14 anos) - em São Pedro do Piauí. 

Em conversa com o delegado de José de Freitas, Thalyson disse que ele e as três amigas fugiram de casa para receber um treinamento na Bahia com o objetivo de se tornarem guerreiros para combater demônios.

Em depoimento à Polícia Civil, Thalyson também contou que os quatro venderam seus telefones celulares para conseguir dinheiro para viajar para o interior da Bahia, onde receberiam o treinamento. "A ideia deles era pernoitar na margem da rodovia, mas o Thalyson disse que não queria dormir na mata. Quando chegaram em São Pedro, ele desistiu da fantasia", relatou o delegado.

De acordo com Hildson Rodrigues, Thalyson contou que foi ameaçado pelas companheiras de aventura caso desistisse da viagem. "É o que ele informa".

No fim da tarde desta segunda-feira, as outras três adolescentes foram encontradas em São Pedro do Piauí. "Elas se mostraram envergonhadas e só perguntaram se seus familiares estavam bem. Devem ser ouvidas ainda hoje", resumiu o delegado Hildson Rodrigues.

Flávio Meireles
[email protected]

Jovens fogem de casa após deixar bilhete e Polícia investiga desaparecimento

Atualizada às 15h

Ligações anônimas estão auxiliando a Polícia Civil na investigação sobre os quatro adolescentes desaparecidos na madrugada do domingo (13) em José de Freitas, a 50 quilômetros de Teresina. A informação é do delegado Hildson Rodrigues, que deve pedir até o fim da tarde o reforço da Gerência de Polícia Metropolitana (GPM).

Segundo Hildson Rodrigues, a Polícia Civil trabalha com três informações diferentes que podem levar ao paradeiro de Deslane Rodrigues (14 anos), Maria Fernanda dos Santos Sousa (15 anos), Fernanda Silva Higino (14 anos) e Thalyson Vinicius (14 anos). 

"Por enquanto, não temos nenhuma novidade. Os informes anônimos estão chegando e a gente vai checando. Uma informação que chegou e que mais tarde não foi confirmada dizia que os adolescentes tinham embarcado em um determinado carro, mas nós averiguamos o rapaz citado e descobrimos que ele estava em outro local e na presença de muita gente", comentou o titular da Delegacia de José de Freitas.

De acordo com Hildson Rodrigues, se até o fim da tarde os agentes da Polícia Civil de José de Freitas não localizarem os quatro adolescentes, a investigação contará com o apoio da Gerência de Polícia Metropolitana, coordenada pelo delegado Luci Keiko.

Hildson Rodrigues afirma que nenhum dos desaparecidos manifestou problemas de comportamento antes da madrugada de domingo. "O clima na cidade é de comoção e surpresa. Os quatro são adolescentes de comportamento exemplar. Nenhum deles tem qualquer envolvimento com drogas. Dois deles são até coroinhas da paróquia de José de Freitas. Por tudo isso, causa espanto esse desaparecimento".

Atualizada às 12h31

O pai de um dos adolescentes que desapareceu em José de Freitas, na madrugada do último domingo(13), João Batista, informou em entrevista ao Jornal do Piauí, que supostos livros de magia negra foram encontrados entre os objetos pessoais de uma das colegas de sua filha. 

“Ela nunca tinha feito isso anos, tem 14 anos e era obediente, não dava trabalho. Mas, segundo relatos aqui, eles não estão na cidade, porque a gente encontrou livros diabólicos, coisa que não é desse mundo, com rituais (satânicos). A minha menina estava com dois livros e disse que era do colégio, mas na verdade eram livros de magia negra”, revelou o pai. 

João Batista chora no ar e apela para que a filha volte para casa. “Quero que ela volte para casa. Estamos preocupados, desesperados com a falta dela”, se emociona o pai.

Matéria original

Quatro adolescentes fugiram juntos na madrugada deste domingo (13) do município de José de Freitas, a 48 km de Teresina. De acordo com o delegado titular, Hildson Rodrigues, os jovens arquitetaram a fuga conjunta, marcaram um ponto de encontro e desde então estão desaparecidos.

Foto: JF Agora

"Eles estudam na mesma sala na escola e são muito unidos. Eles se organizaram, arquitetaram essa fuga conjunta e marcaram um ponto de encontro na saída da cidade de José de Freitas", explicou o delegado.

Os jovens desaparecidos são Deslane Rodrigues, de 14 anos, Maria Fernanda dos Santos Sousa, de 15 anos, Fernanda Silva Higino, de 14 anos e Thalyson Vinicius também de 14 anos. Um dos jovens chegou a deixar uma carta avisando que retornaria em quatro dias. "Não venha atraz de mim, venho em 4 dias. É serio" [sic]. A fuga ocorreu por volta das 1h e desde então a Polícia Civil está em diligência a procura dos jovens.

"Estamos apurando todas as denúncias que recebemos sobre o paradeiro dos quatro. Recebemos a informação que eles teriam recebido carona em um carro vermelho de uma pessoa daqui de José de Freitas, mas essa pessoa estava em outro lugar nesse horário e agora estamos investigando se eles foram para Teresina", esclareceu o delegado.

Hildson explica que os jovens não conseguiram viajar de ônibus pois o terminal rodoviário do município não funciona durante a madrugada. O Conselho Tutelar também participa da investigação e qualquer informação popde ser repassada à delegacia de Polícia Civil de José de Freitas.

Rayldo Pereira e Flávio Meireles
[email protected]

Bebê nasce morto e família denuncia suposto caso de negligência médica durante parto

A Polícia Civil de José de Freitas investiga um caso relacionado ao nascimento de um bebê morto no Hospital Nossa Senhora do Livramento. De acordo com o delegado Hildson Rodrigues, a família do recém-nascido acredita que houve negligência médica durante o parto e não aceita que a criança tenha nascido sem vida. 

O titular do 17º DP explica  ainda que o bebê era do sexo masculino e nasceu na última terça-feira (08). O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e submetido à exames. O resultado deve sair em 30 dias. 

"Estamos aguardando o resultado do laudo para, assim, instaurar ou não o inquérito. A família está indignada  porque o bebê nasceu morto e culpam a equipe de negligência. Basicamente, eles contam que pediram para trazer a mãe para Teresina porque acharam que o parto seria complicado, mas o médico plantonista teria dito que a vinda para a capital não era necessária, pois existiam alguns protocolos a serem seguidos", explica o delegado. 

A mãe que perdeu o bebê estava grávida de nove meses e teve parto normal. Os pais do recém-nascido moram na zona rural de José de Freitas. 

Socorro Silva, gerente do setor de Enfermagem do hospital, conta que a paciente não foi levada para Teresina, porque a transferência de pacientes segue alguns critérios impostos pela Central de Regulação. 

"A transferência de qualquer paciente deve obedecer a alguns critérios, aos quais essa mãe não se enquadrava. Se a gestante é adolescente, está grávida pela primeira vez, apresenta sangramento, a bolsa não dilatou, está acima de 42 semanas...nestes casos, providenciamos a transferência. Porém, essa paciente tem 31 anos, era o segundo filho, estava com as contrações boas", explica a enfermeira. 

Ainda de acordo com informações do Hospital Nossa Senhora do Livramento, a paciente deu entrada 1h da madrugada e o parto ocorreu por volta das 5h. A gerente do setor de Enfermagem disse também que o bebê nasceu com o cordão umbilical enrolado ao pescoço, mas que os exames realizados antes do parto, não demonstraram anormalidade.

"Anteriormente, checamos os batimentos da criança e estavam normais. A ultrassom também não mostrou nada de errado, mas o bebê nasceu enlaçado, sufocado pelo cordão umbilical. Ele teve uma parada cardiorespiratória e a equipe tentou reanimá-lo por cerca de 40 minutos. Acreditamos que não houve negligência médica e qualquer profissional teria tido a mesma conduta", finaliza Socorro Silva. 


Graciane Sousa
[email protected]

Homem suspeito de estuprar irmã de criação é preso em José de Freitas

Um homem identificado como Antônio Júnior, 42 anos, foi preso após ameaçar de morte a irmã de criação, de 22 anos, na última sexta-feira (28). As ameaças ocorreram depois que ele foi denunciado por estupro contra a jovem. De acordo com o delegado Hildson Rodrigues, o homem está preso na delegacia da cidade e um mandado de prisão já foi solicitado. 

O delegado informou que a garota era enteada do pai biológico do agressor desde os cinco anos de idade. Segundo depoimento da vítima, Antônio cometeu o estupro em maio deste ano depois que invadiu o quarto da garota, que é estudante.

"Pelo trauma, ela não teve coragem de denunciar até o final de junho deste ano. Quando ela passou a temer que um novo estupro acontecesse, ela buscou a polícia. Assim que as investigações começaram, a Justiça determinou medida protetiva para que ele se mantivesse afastado dela. Ele cumpriu até semana passada", disse o delegado. 

De acordo com Hildson, os laudos dos exames relativos ao estupro somente chegaram à polícia na última semana. Depois disso, o suspeito foi até a casa da vítima, tentou invadir o imóvel e fez ameaças de morte contra ela. 

A família da jovem está muito abalada com a situação e o pai do agressor pediu sua prisão, para que novos abusos não aconteçam. O homem está preso na delegacia da cidade e será encaminhado a uma das unidades prisionais do estado em breve. 

 

Maria Romero
[email protected]

PM solta presos em flagrante ao se depararem com delegacia fechada

Policiais militares da 3ª Companhia de José de Freitas, 48 km ao norte de Teresina, prenderam dois homens que entraram em luta corporal por volta do meio dia, mas tiveram que soltar a dupla após encontrarem a porta da delegacia fechada.

A polícia foi acionada por conta de tumulto em um bar no Bairro Tijuca, por volta das 12h40. Após prender os dois homens, os soldados tentaram registrar o flagrante na delegacia, mas o agente de plantão não se encontrava no local. O portal Realidade em Foco fez o registro dos PMs na porta da delegacia.

Após esperarem por mais de uma hora, a guarnição foi acionada novamente e teve  que liberar os brigões.

Em contato com o Cidadeverde.com,  a Secretaria de Segurança estranhou a postura dos policiais, já que há uma orientação de que prisões em flagrante na região metropolitana da capital, os envolvidos devem ser encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina.

"A Secretaria Estadual de Segurança Pública esclarece que as prisões em flagrantes na região metropolitana de Teresina, durante o final  de semana, os detidos são conduzidos  para Central de Flagrantes na capital.  A região da grande Teresina envolve os municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil e União", disse a SSP em nota.

Hérlon Moraes 
[email protected]

Operação Livramento: polícia estoura oficina de arma caseira

  • 20150828054615.jpg Fabiano Sousa
  • 20150828054616.jpg Fabiano Sousa
  • 20150828054622.jpg Fabiano Sousa
  • 20150828054629.jpg Fabiano Sousa
  • 20150828054627.jpg Fabiano Sousa
  • 20150828054630.jpg Fabiano Sousa
  • 20150828054618.jpg Fabiano Sousa
  • 20150828054617.jpg Fabiano Sousa
  • 20150828054615_(1).jpg Fabiano Sousa
  • 20150828054702.jpg Fabiano Sousa
  • 20150828054702_(1).jpg Fabiano Sousa
  • 20150828054653.jpg Fabiano Sousa
  • 20150828054649.jpg Fabiano Sousa

Atualizada às 12h47
O número de presos na operação Livramento, cuja segunda etapa foi deflagrada nesta sexta-feira (28), na cidade de José de Freitas, subiu para 19 com o cumprimento do mandado de prisão do suspeito de tráfico Janiel Ferreira dos Santos, vulgo Janiel Maguim. Ele estava com o mandado em aberto e se entregou à polícia.

De acordo com o delegado Mateus Zanatta, a boca de fumo do suspeito tinha sido estourada no dia 5 de agosto pela delegacia de José de Freitas. "Ele se evadiu do local com uma grande quantidade de droga. Sabíamos que era ele quem fazia a decretamos a prisão. Ele é o segundo maior traficante de José de Freitas e tem ligação com Teresina pois pegava a droga na capital e distribuía em José de Freitas", informou. 

Zanatta acrescenta que em breve irá ser deflagrada a terceira etapa da operação. Todos os presos no início da ação continuam presos e devem ter suas prisões preventivas transformada em temporárias. 

 

Publicada às 8h

Equipes da Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) deflagraram a 2ª fase da operação Livramento que ocorre, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (28), no município de José de Freitas, 48 km de Teresina. Ao todo são sete mandados de buscas e apreensão e três de prisão, o que resultou em dois presos. O delegado Matheus Zanatta, que preside o inquérito, informou que com a ação policial de hoje, sobe para 18 o número de presos em toda a operação, todos investigados por tráfico de drogas. 

De acordo com a Polícia Civil, os presos foram identificados como Antônio de Pádua Cerqueira e Igor Lava Jato. Durante o cumprimento de um dos mandados judiciais, a equipe da Depre localizou uma suposta oficina de fabricação e conserto de armas artesanais

"No local encontramos canos de espingarda, peças para armas caseiras e acreditamos que lá funcionasse uma oficina. A quadrilha que atua no tráfico de drogas precisa andar armada", explica o delegado Cadena Júnior. 

Zanatta explica que as prisões foram baseadas em depoimentos dos presos na 1ª fase, que ocorreu no último dia 13 e resultou em 16 prisões. 

"Essa operação que ocorre hoje é o desdobramento da 1ª fase. Após colher os depoimentos, representamos pelas prisões e o juiz de José de Freitas expediu os mandados judiciais. O objeto da investigação é o tráfico de drogas, mas durante a operação encontramos uma oficina com algumas peças de arma e será apurado a ligação dessa apreensão com a comercialização de entorpecentes. Nosso trabalho começou há seis meses e temos tido êxito. Na 1ª fase prendemos o Carlim que era considerado um grande traficante na região e outros criminosos. Agora, subiu para 18 o número de pessoas capturadas na operação e todos permanecem presos. Nos próximos dias vamos solicitar novas ordens judiciais", disse Zanatta, em entrevista ao Notícia da Manhã.

O coordenador da Depre, Menandro Pedro, reforça que a operação Livramento poderá ter novos desdobramentos. 

"Estamos trabalhando com o Serviço de Inteligência. Após as prisões realizadas no início do mês, voltamos novamente para a cidade. Pode ter a 3ª e 4ª etapa, enfim, quantas forem necessárias para deixar as pessoas de bem, tranquilas", resume.

Os dois investigados estão sendo trazidos para a Central de Flagrantes em Teresina. 


Graciane Sousa
[email protected]

Jovem motociclista é atropelado por caminhão e morre em José de Freitas

Um jovem motociclista de 21 anos morreu após ser atropelado por um caminhão na manhã deste sábado (22) em José de Freitas, a 50 quilômetros de Teresina. O acidente aconteceu na avenida Paulino Pacífico, e o motorista responsável pela colisão foi conduzido pela Polícia Militar para o 17º Distrito Policial.

De acordo com testemunhas, o jovem identificado como Carlos Douglas conduzia uma Honda Pop 100 na avenida Paulino Pacífico quando foi atropelado por um caminhão dirigido por um homem identificado como Francisco das Chagas.

Segundo sites de José de Freitas, o impacto da colisão foi tão grande que parte da massa encefálica da vítima se espalhou na via.

A Polícia Militar conduziu Francisco das Chagas para o 17º DP para prestar esclarecimentos. diante da Polícia Civil, ele confessou que não tinha habilitação para dirigir caminhões.

Flávio Meireles
[email protected]

Após ataques de piranhas, 210 mil alevinos são soltos em barragem

  • 20150817130504_(1).jpg Divulgação
  • 20150817130452.jpg Divulgação
  • 20150817130505_(2).jpg Divulgação
  • 20150817130505_(1).jpg Divulgação
  • 20150817130505.jpg Divulgação
  • 20150817130506_(1).jpg Divulgação
  • 20150817130506_(2).jpg Divulgação
  • 20150817130506.jpg Divulgação

210 mil aleviinos foram soltos na Barragem do Bezerro em José de Freitas. A ação foi executada em conjunto com vários órgãos e visa combater os ataques de piranhas no local. A inserção dos peixes é uma das medidas que estão sendo adotadas para controlar a superpopulação de piranhas existentes no aqüífero que estão atacando os banhistas.

De acordo com o diretor do Dnocs , Djalma Policarpo, serão colocados um milhão  de alevinos na Barragem do Bezerro  em datas alternadas “ hoje colocamos 210 mil peixes, na sexta-feira iremos trazer mais 210 mil, até completar um milhão” declarou.

O prefeito Josiel Batista informou que deverá assinar um decreto proibindo a pesca de tucunaré no local, até que o desequilíbrio  ambiental seja sanado.O promotor de justiça da comarca de José de Freitas, Dr. Flávio Teixeira, informou que a Barragem não está interditada.  "Em Recife nós sabemos que há ataques de tubarão e não está proibido banhar, mas tem as placa lá avisando sobre a possibilidade de ataques, então eu recomendei que colocasse as placas aqui na Barragem avisando sobre a possibilidade de ataques, daí banha quem quiser” declarou.

De acordo com o coordenador Estadual do DNOCS, Djalma Policarpo, que esteve no local, apesar dos problemas de  recarga dos açudes em decorrência das poucas chuvas invernosas, o DNOCS continua com seu trabalho de produção e distribuição de alevinos para prover as populações rurais de alimento de alto valor nutricional.

Com informações de RealidadeemFoco
[email protected]

Posts anteriores