Cidadeverde.com

Detento foragido há seis meses é preso em José de Freitas

Há seis meses foragido da penitenciária Major César Oliveira, o detento Gilson Pires da Silva, conhecido como "Boca Preta", de 29 anos, foi preso na noite desta sexta-feira no bairro Suco de Uva, em José de Freitas, município a 48 km de Teresina.

De acordo com o delegado titular do município Jarbas Lima,  Gilson cumpria pena por tráfico de drogas, mas já responde a outros 17 processos desde sua adolescência. Ele foi preso enquanto se escondia na casa de sua companheira.

"Ele foi localizado através de uma denúncia anônima e foi preso com a ajuda dos agentes Ribeiro e Leonardo na casa da amante", pontuou o delegado.

Boca Prera está em uma das celas da delegacia de José de Freitas de onde será transferido para o presídio.

Rayldo Pereira
[email protected]

Moto fica presa a camionete em acidente na PI-113

              Fotos: Jfagora

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo uma motocicleta e uma camionete na PI-113,  zona rural de José de Freitas, a 48 km de Teresina. Com o impacto, a moto ficou presa ao carro e os ocupantes foram arremessados a vários metros. O acidente ocorreu na segunda-feira (05). 

As vítimas foram identificadas como Francisco Craveiro da Silva e Antônio e Antônio Daniel. Os dois veículos seguiam na mesma direção, quando a camionete colidiu com a motocicleta. 

"O condutor da motocicleta parou no asfalto para pegar uma estrada vicinal, onde seguiriam para a localidade Quilombo, na zona rural do município de Altos", disse o sargento Miguel, do 16º Batalhão da Polícia Militar.

Os feridos foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas. As causas do acidente devem ser apuradas. 

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Jfagora

Moradores do entorno da Barragem do Bezerro discutem regularização

  • unnamed_(5).jpg Emgerpi
  • unnamed_(4).jpg Emgerpi
  • unnamed_(3).jpg Emgerpi
  • unnamed_(2).jpg Emgerpi
  • unnamed_(1).jpg Emgerpi

Gestores da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) voltaram a se reunir com as pessoas que residem no entorno da Barragem do Bezerro, localizada no município de José de Freitas. Dessa vez, o encontro contou com a participação de representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e entidades comunitárias da região.

Segundo a diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, o objetivo da reunião foi repassar aos moradores e entidades comunitárias da região que ações já foram adotadas para que a regularização fundiária dos lotes seja realizada, como, por exemplo, a identificação das famílias que moram no local e quais as áreas que serão destinadas para reserva ambiental.

Para o promotor Flávio Medeiros, “a reunião serviu para esclarecer aos moradores as etapas que ainda serão necessárias para que a regularização fundiária ocorra e também evidenciar os órgãos que estão trabalhando para que a preservação da barragem seja mantida". Ele afirma que, além de preservar a existência dos mananciais, a meta é organizar a situação de cada lote para que possíveis ocupações irregulares sejam realizadas na região.

O diretor de Regularização Patrimonial Imobiliária da Emgerpi, Leonardo Botelho, falou que a eficácia dos trabalhos técnicos depende muito da compreensão de cada pessoa, incluindo aquelas que residem em áreas de risco. “É importante que as medidas legais estabelecidas pelos órgãos competentes, em prol da segurança, sejam respeitadas por todos”, declarou Botelho, destacando que nenhuma ocupação irregular poderá atingir as áreas dos mananciais que abastecem a barragem.

Ribamar Bastos, diretor de Engenharia do Idepi, falou que o objetivo da Emgerpi e dos demais órgãos, que foram acionados pelo MPE-PI, é preservar um dos maiores patrimônios da cidade e a integridade física das pessoas que estão residindo em locais de risco e que prejudicam  o abastecimento da barragem.

Ao final da reunião, o analista ambiental da Semar, Sérgio Landim, apresentou o mapa que traz o Plano de Conservação e Usos Múltiplos da Barragem do Bezerro. Conforme Landim, “a secretaria ficou responsável para fazer o zoneamento ambiental, logo, o mapa exposto sinaliza, de forma preliminar, os limites de uso das áreas que devem utilizadas para lazer e  preservação ambiental”, afirmou o analista acrescentando que outros trabalhos serão feitos pela Semar, como o levantamento aéreo para diagnosticar o comportamento da bacia hidrográfica da região.

Conforme a presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro São Sebastião, Adélia Batista, a regularização fundiária das casas “é de fundamental importância porque, além de ser um direito social, trará melhores condições de moradia para as pessoas que residem no entorno da barragem e que ainda não contam com boas condições de saneamento básico”, relatou a conselheira municipal do Meio Ambiente.

"Achei muito bom porque tiramos muitas dúvidas sobre quais os nossos direitos e deveres para que  a regularização das nossas casas aconteça", pontuou a moradora da Vila São Francisco, Osmarina Damasceno.

O deputado estadual João de Deus também participou do encontro. O parlamentar apontou a importância do bom uso dos recursos naturais que a barragem oferece às dezenas de famílias que sobrevivem por meio dela. O deputado finalizou pedindo para que a população acate as decisões que forem impostas pelos orgãos competentes, visto que o propósito deles é proteger e legalizar a situação de cada morador.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Ex-pastor é preso suspeito de estuprar criança durante 3 anos no Piauí

Cícero José Lúcio, 37 anos, é ex-pastor de uma igreja evangélica e foi preso às 15h de ontem (1º) na cidade de José de Freitas (48 km de Teresina). Ele é suspeito de estuprar uma menina dos oito aos 11 anos de idade, quando ela estava sob sua custódia. À polícia, Cícero negou a informação e disse que as denúncias ocorreram por vingança. Exames comprovaram o estupro. Este foi o quarto estupro de vulnerável registrado em menos de 24 horas no Piauí.

Outros dois estupros de crianças foram registrados em Campo Maior e União. E um terceiro ocorreu em Prata do Piauí. 

Segundo o delegado Jarbas Lima, titular da delegacia de José de Freitas, o homem foi preso enquanto trabalhava como pedreiro em um sítio às margens da PI-113. "Ele negou todas as informações, disse que o pessoal da igreja tinha raiva dele e estava inventando isso, para se vingar", informou. 

O homem é suspeito de estuprar a criança desde que ela tinha apenas oito anos, quando foi morar com ele. A menina vivia em uma família envolvida em diversos crimes e sua mãe deixou que Cícero, pastor de uma igreja evangélica à época, a criasse. 

"A mãe da menina foi presa tem menos de dois meses, por furto. O irmão é envolvido com vários crimes, tem um extenso histórico. A irmã é casada com um ex-presidiário. Então a gente vê que é uma família bastante desestruturada, com vários problemas", declarou Jarbas. 

Os abusos teriam começado na casa do ex-líder religioso e só foram interrompidos porque familiares da garota tiraram a menina da casa de Cícero, descobriram os abusos e levaram o caso ao conselho tutelar da cidade. Exames já comprovaram o crime. 

"A situação está bastante esclarecida, temos um inquérito bastante robusto com provas desses estupros. Além do depoimento de pessoas da igreja, que colaboraram totalmente com a investigação, temos depoimentos de familiares, relatórios psicológicos da vítima que indicam trauma intenso devido aos estupros e um exame médico que confirmou a violência", disse. 

O homem está detido na delegacia de José de Freitas e aguarda vaga no sistema prisional. Ele vai responder pelo crime de estupro de vulnerável e pode cumprir pena de oito a 15 anos, prevista no artido 217 do código penal.

O delegado informou ainda que a mãe da menina pode responder por abandono de incapaz, por ter deixado que a criança fosse morar com o suspeito. 

"Ela agora está com outros familiares, que vão cuidar dela. E eu solicitei acompanhamento psicológico para que ela receba atendimento a partir de agora", destacou Jarbas. 

 

Maria Romero
[email protected]

Jovem é assassinado dentro de casa com tiros pelas costas

         Foto:Realidadeemfoco

O jovem identificado como Caleb Feitosa de Vasconcelos, 23 anos, foi executado com quatro tiros nas costas na madrugada desta quinta-feira (01). O crime ocorreu dentro da própria residência, no bairro Matadouro, em José de Freitas, a 48 km de Teresina. Um suspeito foi preso pela Polícia Militar. 

O subcomandante da Polícia Militar na cidade, capitão Pedro Moreira, explica que a vítima estaria usando drogas na companhia de um amigo quando foi assassinado. 

"O Caleb estava usando drogas com um amigo dentro de casa e o pai dele os expulsou. Os dois ficaram no terraço onde ocorreu o crime. O pai da vítima conta que depois só ouviu os tiros e viu o filho morto. O amigo do Caleb sumiu", disse Moreira. 

O amigo da vítima- que não teve a identidade revelada- não foi localizado. A moto dele foi apreendida com um suspeito que foi preso e presta depoimento. "Esse indivíduo estava com essa moto tentando consertá-la e foi levado para a delegacia", reitera o PM.

O homicídio está sendo investigado pelo 17º DP. O capitão Pedro Moreira acrescenta que Caleb Feitosa era ex-presidiário e acusado de crimes como roubo, tráfico de drogas e receptação e que, inclusive, já havia sido preso nesta semana. 


Graciane Sousa
[email protected]

Médico é baleado na testa durante atendimento em clínica

Um médico foi atingido com um tiro na testa durante atendimento em uma clínica no centro de José de Freitas, a 48 km de Teresina. De acordo com a PM, o caso ocorreu por volta das 16h, desta quarta-feira (24). Clientes e funcionários foram mantidos reféns e tiveram os pertences roubados. 

A clinica é credenciada ao Departamento de Trânsito do Estado do Piauí (Detran-PI)  e atende candidatos que irão tirar a Carteira de Nacional Habilitação ou precisam renovar o documento de trânsito. Dois suspeitos armados participaram da ação criminosa.

"Eles chegaram, fecharam a clínica e mandaram todo mundo deitar no chão e saíram recolhendo os pertences. Em seguida, foram para o consultório e atiraram na testa do dono da clínica, mesmo sem ele ter reagido. Pegaram o dinheiro e foram embora", disse o capitão Pedro Moreira, subcomandante da Polícia Militar em José de Freitas. Não há informações sobre a quantia em dinheiro roubada. 

O oftalmologista baleado foi socorrido pelo Samu e não quis ser levado ao hospital. "Após os primeiros socorros, ele continuou o atendimento", reitera o militar. 

Logo após o crime, dois suspeitos foram detidos e encaminhados à Central de Flagrantes. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Após protestos, preço da passagem de ônibus em José de Freitas é reduzido

Fotos: Jfagora

O aumento da tarifa dos ônibus que fazem linha entre as cidades de Teresina e José de Freitas provocou reação nos usuários do transporte público. Após protestos, um novo valor foi definido por um prazo de 60 dias.

A reunião ocorreu nesta terça-feira (23) no Fórum Juiz Alberto Veras, centro de José de Freitas, e contou com a participação de estudantes, trabalhadores, representantes do da Secretaria Estadual de Transportes, Ministério Público e da empresa de ônibus que opera no trecho. 

O preço da passagem inteira que havia subido para R$ 5,60 custará temporariamente R$ 5,20. Já para estudantes e trabalhadores que têm direito à meia-passagem, o valor passou de R$ 5 para R$ 3,90 nos próximos dois meses. 

Com o acordo, manifestações e bloqueios na PI-113 ficarão suspensos.

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Jfagora

Motorista morre esmagado pelo próprio carro em acidente na zona rural

Um capotamento resultou na morte de um caminhoneiro na zona rural de José de Freitas, a 48 km de Teresina. A vítima- identificada como Pedro Sampaio, 62 anos- sacou do veículo e foi esmagada pelo próprio carro. O acidente ocorreu no fim da tarde deste domingo (21). 

O outro ocupante do carro- que não teve a identidade confirmada- saiu apenas com escoriações leves. Os dois estavam vindo da localidade Lagoa de Piripiri, zona rural da cidade, onde haviam passado o dia. 

Policiais militares isolaram a área. O Samu ainda foi acionado, mas a vítima teve morte imediata. De acordo com a PM, ele não usava cinto de segurança.

A perícia foi acionada e o corpo do caminhoneiro encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Teresina. Ainda não informações sobre as causas do acidente, apenas que o motorista perdeu o controle do veículo.


Graciane Sousa
[email protected]

Mulher é executada a tiros ao abrir porta de casa

           Foto: Jfagora

Uma mulher identificada como Ayla Maria Martins Sales, 40 anos, foi executada dentro de casa no povoado Felicidade, zona rural de José de Freitas, a 48 km de Teresina. A investigação da Polícia Civil aponta que a vítima estava na residência sozinha, abriu a porta e foi atingida com três disparos de revólver. Ela teve morte imediata. 

O crime ocorreu por volta das 23h30 de segunda-feira (15). O  titular do 17º DP, delegado Jarbas Lima, adianta que uma das hipóteses é de crime passional e que a vítima, provavelmente, conhecia o suspeito. 

"Ela foi executada friamente. Na casa não há sinais de arrombamento e nenhum objeto foi roubado. Pelo horário, supomos que a vítima abriu a porta houve a execução. Ela não teve chances de se defender. No local não achamos nenhuma cápsula de pistola e acreditamos que a arma usada tenha sido um revólver", disse o delegado. 

Jarbas Lima acrescenta que já existem dois suspeitos e que as equipes estão em diligências. Ayla Maria morava sozinha. A filha havia se mudado de casa há um mês. 

Vizinhos relataram que, momentos antes do crime, viram um carro de cor escura circulando nas proximidades da casa da vítima e que após ouvirem os tiros, o veículo saiu em disparada. A Polícia Civil informou ainda que Ayla Maria não tinha passagens pela polícia e era muito querida por familiares e amigos. 


Graciane Sousa
[email protected]

Usuários interditam PI-113 em protesto contra aumento da passagem de ônibus

Usuários do transporte público de José de Freitas bloqueiam desde às 4h30 desta quarta-feira (17) trecho da PI-113. A interdição é um protesto contra o aumento da passagem de ônibus que faz linha José  de Freitas-Teresina/ Teresina-José de Freitas. A tarifa passou de R$ 3,50 para R$ 5. 

          Fotos: Realidademefoco

O major Walter Pinto, do 16º BPM, informou que está sendo liberado apenas o tráfego de ambulâncias ou veículos com pacientes que estão em deslocamento para fazer algum tratamento de saúde. A intenção dos manifestantes é impedir a circulação de ônibus que fazem linha entre os dois municípios. 

A alternativa para motoristas que necessitam trafegar pela rodovia é um desvio que acrescenta cerca de 10 km no percurso. Não há previsão para desobstrução da via. 


Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

Posts anteriores