Cidadeverde.com

Marinha alerta para ventos de até 60Km/h no litoral do Piauí

Foto: Hérlon Moraes

O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil emitiu alerta para mau tempo no litoral piauiense neste fim de semana. Segundo o boletim, ventos com intensidade até 60 Km/H podem ser registrado entre este domingo (4) e segunda-feira (5). O mar pode ficar agitado.

Além do Piauí, Centro de Hidrografia explica que  a intensificação dos ventos alísios poderá provocar ventos de direção Sudeste a Leste entre o litoral dos estados do Rio Grande do Norte, ao norte de Touros (RN), Ceará e do Maranhão, ao sul de São Luís.

 A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

A Marinha do Brasil alerta aos navegantes que consultem essas informações antes de entrarem ao mar.


Izabella Pimentel
[email protected] 

Homem de 58 anos morre atropelado em Luís Correia

Um homem de 58 anos que pedalava pela Avenida Piauí em Luis Correia, na manhã deste domingo (28), morreu ao ser atingido por um carro modelo Toyota Hilux de cor preta. O acidente aconteceu próximo a Colônia De Férias do IAPEP.

Adalto de Araújo Damasceno morreu no local. Segundo um parente da vítima, o idoso, teria saído de casa para comprar pão.

O corpo foi encaminhado para o Posto avançado do Instituto Médico Legal em Parnaíba para exame necroscópico antes de ser liberado aos familiares para velório e sepultamento.

Fonte e fotos: blogdopessoa

Operação fecha rinha e apreende 25 galos; um animal estava morto

Fotos: BPA-PI

Uma operação do Batalhão de Polícia Ambiental apreendeu 25 galos na noite dessa segunda-feira (22) em uma rinha no bairro Rancho Alegre, em Luís Correia. Um dos animais estava morto. 

A prática é considerada crime ambiental e foi autuada pela polícia depois de receber denúncia anônima de maus-tratos de animais.

O animal encontrado morto estava com graves ferimentos na cabeça. No local também foram encontradas gaiolas improvisadas onde os galos eram mantidos presos e a arena onde os animais eram submetidos às lutas. Uma garrafa de bebida alcoólica encontrada próxima à rina aponta para a consumação da bebida enquanto os animais lutavam. 

 

Além do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a ação contou com o apoio da Rone e de equipe da CIPTUR.

“Havia mais gente, mas quando chegamos no local, flagramos somente o autor do fato com a arena no seu quintal, um dos galos já em óbito pois havia acabado de participar de uma luta. Encontramos a arena usada para as lutas e todas as provas que estavam no local”, explicou  o capitão Josué de Lima, do BPA.

O proprietário do local, suspeito de ser autor dos fatos, vai responder em liberdade pelo crime ambiental  pelo crime de abuso e maus-tratos de animais e poderá ser julgado a detenção de três meses a um ano, e multa. A lei prevê que a pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.


Arena improvisada utilizada nos maus-tratos.

Segundo o capitão Josué, tem  aumentado o número de apreensões em rinhas. O batalhão pretende trabalhar um projeto específico para combater a rinha do estado. Somente neste mês já foram duas rinhas apreendidas, uma em Teresina e outra em Luís Correia.

"A rinha é uma questão cultural mas é um crime de maus-tratos e mutilação de animais e por ser uma infração de menor poder ofensivo, eles reincidem no crime, não são intimidados", avalia o capitão do BPA.

O Batalhão encaminhou um projeto para a Assembléia Legislativa para que os PMs possam lavrar multa aos infratores. Atualmente somente as secretarias de Meio Ambiente municipais e estadual, e o Iphama, podem lavrar multa para estes crimes.

O Batalhão de Polícia Ambiental recebe denúncias através do telefone WhatsApp: (86) 9 9514 3417

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Semar utiliza drones para fiscalizar veículos na faixa de areia do litoral

Foto: Paulo Barros/CCOM
Paulo Barros

Neste fim de semana, equipes da Gerência de Fiscalização e do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Estado (CGeo) da Semar, estão em Parnaíba e Luís Correia intensificando a fiscalização da presença de veículos nas praias. Serão utilizados drones para aumentar a área de cobertura de fiscalização, além da possibilidade do registro de condutores de veículos infratores.

A ação faz parte da campanha “Veículos na Praia, Não!”, voltada a conscientizar sobre os riscos do trânsito de veículos nas praias tanto para as tartarugas, quanto para as pessoas. “O litoral do Piauí é uma importante área de desova de cinco espécies de tartarugas marinhas, todas ameaçadas de extinção, sendo o tráfego de veículos na praia ameaça total à biodiversidade”, afirma Sádia Castro, Secretária de Estado do Meio Ambiente.

Os condutores de veículos na praia sofrerão as sanções previstas na Legislação Ambiental e no Código de Trânsito Brasileiro. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) modificar, danificar ou destruir ninhos, abrigo ou criadouro de espécimes da fauna silvestre é crime ambiental, com penalidade de detenção de 6 meses a 1 ano e multa e com o agravamento da pena por se tratar de espécies ameaçadas de extinção e por se tratar em área de Unidade de Conservação - APA do Delta do Parnaíba.

“Há ainda multa de até R$ 5.000 por indivíduo de espécie constante de listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção, inclusive da Convenção de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites)", ressalta Waneska Vasconcelos, auditora fiscal Ambiental da Semar, em Parnaíba.

A Campanha “Veículos na Praia, Não!” é uma iniciativa conjunta do grupo de trabalho composto pela Semar, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio); Superintendência do Patrimônio da União no Piauí (SPU-PI); Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR); Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Luís Correia; Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba e ONG Instituto Tartarugas do Delta.

 

[email protected]

Setur alerta turistas sobre lixo nas praias do Piauí

Foto: Paulo Barros

É comum nesse período de férias o fluxo de turistas aumentar na região litorânea do Piauí. Já pensando no resultado após a alta temporada, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) orienta os turistas e também comerciantes que trabalham no local para manter a limpeza e fazer com que o litoral piauiense, mesmo sendo o menor do Brasil, continue sendo reconhecido por sua beleza. 

Na segunda quinzena de julho, durante o período de ações das férias dos órgãos estaduais no litoral, uma equipe da Setur irá circular pelas praias para conversar e conscientizar os turistas sobre o lixo. As praias da Atalaia e Coqueiro, em Luís Correia; Barra Grande, em Cajueiro da Praia; Ilha Grande e Pedra do Sal, em Parnaíba, são as mais frequentadas. 

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, praia linda, é praia limpa. “Queremos nessa temporada alertar e observar para as demais. A conscientização dos frequentadores é parte importante desse trabalho nas nossas praias. É importante que se tenha em mente que aquilo que será descartado por mim, deverá ser também recolhido por mim e despejado no lugar correto e não na praia”, enfatiza o gestor, relembrando que em 2016, o cenário após o período de carnaval foi assustador. Foram retirados cerca de 35 toneladas de lixo das praias, onde no mesmo ano a Setur havia implantado 120 lixeiras pela região. 

Veículos

Além da conscientização sobre o lixo, outro trabalho importante no litoral é feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar) que traz a Campanha “Veículos na Praia, Não!”, voltada sobre os riscos do trânsito de veículos nas praias tanto para as tartarugas, quanto para as pessoas. O litoral do Piauí é uma importante área de desova de cinco espécies de tartarugas marinhas, todas ameaçadas de extinção, sendo o tráfego de veículos na praia ameaça total à biodiversidade.

Equipes da Gerência de Fiscalização e do Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental do Estado (CGeo) da Semar utilizam drones para intensificar a fiscalização. “Com os drones, temos o aumento da área de cobertura de fiscalização, além da possibilidade do registro de condutores de veículos infratores”, afirma Sádia Castro, secretária de Estado do Meio Ambiente.

Da Redação
[email protected]

PI 116 em Luiz Correia apresenta perigo para usuários devido as chuvas

Foto: Blog do Tiago Mendes

A rodovia PI 116 localizada no trecho urbano de Luiz Correia entre as praias de Atalaia e Coqueiro, a cada nova chuva se torna ainda mais intrafegável. São buracos que aumentam e impedem que veículos transitem em segurança pelo local.

Especificamente no trecho que antecede o SESC Praia, além dos buracos, existe um agravante, a pista tornou-se uma espécie de passagem molhada. É que o acúmulo de águas já atravessou os dois sentidos da pista, com isso, os veículos que passam por lá correm o risco de não concluir a travessia com sucesso.

Foto: Blog do Tiago Mendes

Além dos condutores de veículos, os pedestres também estão sujeitos ao risco, já que precisam colocar os pés na água acumulada, para chegarem a seus destinos.

Nesses locais considerados críticos, não há nenhuma sinalização de que obras estão sendo tocadas para amenizar o problema, nem mesmo as obras paliativas, que diminuiriam os transtornos para a população que passa pelo trecho diariamente.

As praias de Atalaia e Coqueiro são consideradas duas das principais no roteiro turístico do estado do Piauí.

A recuperação da pista é de responsabilidade do DER – PI (Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí), que informou  que o trecho da PI 116 teve sua obra de recuperação autorizada, mas que aguarda o fim do período chuvoso para iniciar.

Foto: Blog do Tiago Mendes

Fonte: Blog do Tiago Mendes

Litoral piauiense tem ressaca e mar fica impróprio para banho, diz Corpo de Bombeiros

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura, alerta que o litoral piauiense está impróprio para banho. Nessa quinta-feira (18) ondas atingiram quase todas as barracas da praia da Pedra do Sal, na região Norte do Estado. 

De acordo com o comandante, estão sendo registradas ressacas no mar e, por isso, as marés e as ondas estão mais altas. “A maré está subindo até três metros a mais do que já sobe normalmente. A ressaca está acontecendo em praticamente todo litoral do Estado e o mar está impróprio para banho”, alerta o major. 

Apesar dos riscos para os banhistas, até a manhã desta sexta-feira (19) o Corpo de Bombeiros não registrou episódios de afogamento no litoral. 

Fotos: Corpo de Bombeiros Parnaíba

O comandante alerta que as ondas irão continuar fortes e mais altas durante o feriadão da Semana Santa e é preciso tomar cuidados. 

“O orientação é não entrar no mar nesse dias”, orienta o major Rivelino.  


Izabella Pimentel
[email protected] 

Orla da Praia de Atalaia alaga e carros ficam atolados em buracos

As volumosas chuvas que estão sendo registradas em Luís Correia, litoral do Piauí, continuam causando estragos. Nesse domingo (14) a Avenida Teresina, na orla da Praia de Atalaia, ficou alagada e carros ficaram atolados na via. 

Imagens enviadas ao Cidadeverde.com mostram dois carros presos em buracos da Avenida Teresina. Por conta da lama acumulada no trecho, os veículos tiveram que ser removidos do buraco com ajuda de guincho. 

Regina Dourado, moradora da região, conta que a situação da orla “está horrível” e a Avenida Teresina “toda esburacada”. “A orla está abandonada. Toda hora carros caem no buraco”,conta. 

Nas imagens gravadas pelo filho de Regina, vários homens tentam retirar dois carros de um buraco. O autor das imagens chega a ironizar a situação a diz na Avenida Teresina os “carros são como as lanchas”. 

Fotos: João Filho Veloso

O major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros em Parnaíba, conta que ontem choveu muito em Luís Correia e que as áreas “baixas” da cidade estão alagadas. 

“Vários pontos foram alagados. Ali na orla não tem para onde a água escoar e acaba alagando”, conta.

No início deste mês o município de Luís Correia decretou situação de emergência por conta dos alagamentos. O prefeito Kim do Carangueijo chegou a pedir ajuda dos deputados estaduais.


Izabella Pimentel
[email protected]

Homem é morto com quatro tiros na orla da Atalaia

Um homem identificado por Iranildes Rodrigues da Silva, foi assassinado na noite desse domingo (7) com quatro disparos de arma de fogo na região da cabeça. O crime aconteceu na orla da Praia de Atalaia, em Luís Correia, litoral do Piauí. A vítima é filho do proprietário do Bar 70.

Segundo informações, os suspeitos andavam numa motocicleta Yamaha Factor de placa não anotada, os quais teriam praticado a execução. Após o crime, a dupla empreendeu fuga.

Instituto de Criminalística de Parnaíba realizou a perícia na cena do crime. O Instituto Medicina Legal foi acionado para fazer o recolhimento do corpo para realização da autópsia e posterior liberação para a família realizar os funerais.

A Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) realiza diligências em busca dos meliantes.

Com informações Portal do Catita

Prefeito de Luís Correia decreta emergência e pede ajuda dos deputados

Foto: Assessoria de Imprensa – Assimp/PMLC.

O prefeito do município de Luís Correia, Kim do Caranguejo, visitou a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Ele pediu a ajuda dos deputados para socorrer as famílias da cidade que estão desabrigadas. O prefeito decretou estado de emergência no dia 1 de abril. 

O gestor encaminhou ofício à Defesa Civil solicitando ajuda de emergência. "O deputado Themistocles Filho vai nos ajudar na conversa com a Defesa Civil. Pedimos fornecimento de alimentos, medicamentos e colchões. Tudo que possa minimizar o drama das famílias da nossa cidade", afirmou.

"É muito triste a situação de Luís Correia. As fortes chuvas causaram estragos. As famílias estão desabrigadas e a situação é triste. As crianças não podem sair de casa. O Corpo de Bombeiros teve que levar uma canoa para resgatar as famílias afetadas. Algumas famílias ainda resistem", disse. 

O prefeito afirma que um levantamento está sendo feito para anunciar oficialmente o número de famílias desabrigadas. 

"Vamos esperar o levantamento dos Bombeiros. Casas ameaçam desabar. De segunda-feira até hoje já choveu mais de 300 mm em comparação ao ano passado", destacou.


Lídia Brito
[email protected] 

Posts anteriores