Cidadeverde.com

Fardos misteriosos voltam a encalhar nas praias do Piauí

Durante rondas realizadas neste sábado (16), pela Companhia Independente de Policiamento Turístico - CIPTur, na praia de Atalaia em Luiz Correia, a patrulha composta pelo capitão Vilmar, sargento Olavo e soldado Ricardo, encontrou várias caixas misteriosas naquela praia.

Até o momento é desconhecido o conteúdo destes cinco fardos localizados na praia em Luiz Correia. Uma fonte da policia informou que foram encontradas outras caixas na região da praia do Peito de Moça, o que ainda não foi confirmado.

No final do mês de outubro foram encontrados encalhados dezenas de fardos com conteúdo desconhecidos em toda a extensão das praias do Piauí.

Fonte: portaldocatita

Homem é preso após arrombar e furtar residência no litoral do Piauí

Um homem identificado como Evaldo Costa Reis, conhecido como Beiçola, 23 anos, foi preso por uma guarnição da CIPTUR no inicio desta manhã de quinta-feira (14), acusado de arrombar e furtar uma residência na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí.

O acusado violou a cerca elétrica da residência e furtou alguns itens de cesta básica e outros objetos ao quebrar a janela do imóvel. Durante a fuga ele foi cercado por populares ao encontrar um muro alto a sua frente.

Na ocasião ele sacou duas facas para se defender e garantir o furto através de ameaças. A policia foi acionada e o prendeu, levando o caso para central de flagrantes em Parnaíba.

Beiçola tem um grande histórico em prisões em flagrante delito por arrombamentos em residências na cidade de Luís Correia.

Com informaçõesportal do Catita

Governador apresenta projeto do Porto a empresários do setor de infraestrutura

A comitiva formada pelo governador Wellington Dias e a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc), Viviane Moura, apresentou a investidores o projeto de construção do Porto de Luís Correia, na tarde desta quarta-feira (13), na sede da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib), em São Paulo.

A atividade faz parte de uma agenda de promoção do projeto de Parceria Público Privada para construção e administração do Porto piauiense.

Para o presidente da Abdib, Venilton Tadini, a qualidade técnica e os critérios destacados na apresentação do projeto chamaram a atenção de investidores e associados. “Nós conhecemos o trabalho do governador Wellington Dias e gostamos muito da forma como é tratado o projeto dentro de um processo de desenvolvimento, no qual ele estabelece prioridades com critérios de racionalidade. Acreditamos que esse porto causará um impacto significativo para o estado e para a região. Acho que o momento do país é oportuno, a natureza do projeto é significativa e a iniciativa privada tem todo o interesse em contribuir com os interesses do estado”, assinalou.

Está é a primeira vez que a iniciativa é apresentada ao público. O processo de consolidação do projeto ainda passa pelas etapas de consulta pública, publicações de editais e licitação.

De acordo com o economista e diretor adjunto da DTA Engenharia, empresa responsável pelos estudos técnicos de viabilidade do Porto, Daniel Kohl, o principal objetivo era chamar atenção dos investidores para a viabilidade da obra. “O porto é uma construção que está presente na história do Piauí há 40 anos, mas nunca foi de fato estudado, no sentido de se chegar à conclusão de que é viável e possível de ser colocado em pé. É a primeira vez que o Governo apresenta isso com uma possibilidade real de investimento ao público”, comenta.

Para Viviane Moura, a receptividade do público empresarial tem sido positiva, um passo importante na consolidação do projeto. “Tivemos um público extremamente qualificado, formado por pessoas que atuam nesse setor. Apresentamos a base técnica econômico-financeira, que justifica o porto do Estado do Piauí e a sua viabilidade. As empresas estão dispostas a avaliar o material que agente produziu e participar desse processo”, conclui.

O governador Wellington Dias explicou que a apresentação na Abdib é estratégica no ponto de vista de expertise de mercado. De acordo com ele, a associação congrega fundos e investidores que têm a capacidade de identificar um bom projeto. Além de atender aos critérios exigidos pelos parâmetros federais e internacionais o projeto iria ao encontro da demanda de mercado. “Com isso podemos colocar o edital para a concorrência e temos um edital em sintonia com os investidores”, destacou.

Dias ainda pontua a região de Luís Correia como território econômico para a exportação. “Nosso objetivo é ter um porto onde temos os Tabuleiros Litorâneos, uma ZPE (Zona de Processamento e Exportação), uma região onde temos minérios, produção de alimentos, madeira, etanol e uma localização estratégica pensando no turismo”, visualizou.

 Fonte: Ccom

Preso foge de delegacia no litoral do Piauí com ajuda de comparsas

(Foto: Divulgação PC-PI)

Bandidos ajudaram na fuga de um preso da delegacia de Luís Correia, no litoral do Piauí. De acordo com a Polícia Civil do Piauí, comparsas pularam o muro do prédio e entregam uma serra que foi usada para romper as grades da cela. 

Identificado como Leonardo Rodrigues Oliveira, o preso foi autuado em flagrante pelo crime de roubo na última quinta-feira (07). 

Leonardo é considerado perigoso e tem várias tatuagens pelo corpo, inclusive, um palhaço, que na linguagem dos presos é associada a roubo e morte de policiais.

A Polícia Civil divulgou imagens do suspeito para auxiliar na localização e investiga também como os comparsas conseguiram entregar a serra ao preso. O número de celular 99429.1158 também foi divulgado para realização de denúncias sobre o paradeiro de Leonardo. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Homem morre ao cair de moto no povoado Brandão em Luís Correia

Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba foi acionada para remover o corpo de um motociclista identificado como Benedito dos Santos Nascimento, que foi vítima de uma queda de moto no povoado Brandão, zona rural de Luís Correia-PI.

O acidente ocorreu por volta das 18h deste sábado (12). A informação é que a vítima teria perdido o controle da sua motocicleta marca Honda, modelo Biz de placa LWN 8569-PI, e indo de encontro ao chão tendo morte imediata no local do acidente. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi acionado, mas ao chegar no local, constatou que a vítima já estava sem vida.

Com informações do Portal do Catita

Tráfego de veículos é proibido nas praias do Piauí; sujeito a multa e reboque

(Fotos: Prefeitura de Luís Correia)

Há uma semana vigora portaria que proíbe a circulação de veículos automotores nas praias de Luís Correia, no litoral do Piauí. Roseane Galeno, bióloga e  diretora de Meio Ambiente do município, ressalta que a medida visa, sobretudo, a segurança dos banhistas e preservação das tartarugas marinhas. 

"A portaria é do fim do ano passado, mas as ações educativas de conscientização já vem desde 2016. A proibição é resultado de um grupo de trabalho que conta com o Ministério Público Federal e Estadual e visa dar segurança aos banhistas e preservação do Meio Ambiente, principalmente, das tartarugas marinhas. Além disso, não são raros atropelamentos na faixa de praia", explica Roseane Galeno. 

Trecho da portaria expedida no município de Luís Correia

Ela ressalta que a recomendação do Ministério Público de proibição do tráfego de veículos vale para os quatro municípios com faixa litorânea no Piauí: Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande e que cabe aos gestores de cada município fiscalizar o cumprimento. Nas áreas de circulação de veículos automotores a velocidade máxima permitida é de 40 km.

"No caso de Luís Correia saímos na frente em função do tamanho das orlas e demanda maior de visitantes", comenta a diretora de Meio Ambiente.

Roseana acrescenta que, em Luís Correia, a preocupação é maior devido ao período de desovas de tartarugas que coincide com o período de Carnaval, o aumento significativo do fluxo de pessoas e, consequentemente, veículos

(Foto: Reprodução Facebook/ Instituto Tartarugas do Delta (ITD))

"Na praia do Arrombado, por exemplo, é onde tem a maior concentração de ninhos das tartarugas e o fluxo de veículos nas praias faz com que a gente perda alguns desses ninhos. Entendemos que a praia deve ser ocupada, mas a circulação de veículos nos incomoda e também traz prejuízos ao Meio Ambiente", pontua Verlane Magalhães, vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta. 

As penalidades para quem for flagrado transitando nas praias do Piauí estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro e na Lei de Crimes Ambientais que dispõem sobre sanções penais e administrativas. 

"As penalidades variam de acordo com a conduta dos motoristas e incluem apreensão de veículos, multas, entre outros. A fiscalização ficará por conta do Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) até a realização de um concurso para guarda que deve sair ainda este ano", explica Galeno.

Em Luís Correia, para garantir o cumprimento da determinação, alguns acessos a praias serão fechados e a sinalização reforçada.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Suspeito de assaltos em Luis Correia é preso com arma de brinquedo

Na tarde dessa quinta-feira (13), a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), efetuou a prisão no Bairro Beira Mar, município de Luís Correia, litoral do Piauí, de um homem de 22 anos identificado como Luis Felipe Sousa de Assis, conhecido popularmente como “Filipim”.  Os agentes receberam uma denúncia de que o mesmo estava armado nas imediações de um shopping da cidade.

Na situação, os policiais da CIPTUR realizaram rondas e abordaram Felipe Assis, com que encontram um simulacro de arma de fogo. Após isso, o jovem foi levado para a Delegacia de Luís Correia.

De acordo com informações da polícia, “Filipim” é acusado de praticar vários assaltos na região de Luís Correia e em novembro de 2015 efetuou disparos em via pública com uma pistola de um policial militar de Teresina.

 com informações do Portal Costa Norte

Homens assaltam comércio em praia do Piauí

Por volta das 19hs deste domingo (9), cerca de 4 homens em um Gol de cor escura e placa não anotada, dois armados com revólveres, fizeram um arrastão em um  comércio na comunidade da praia do Macapá, em Luís Correia.

Segundo testemunhas os homens pararam o veículo em frente de uma lanchonete desceram se passando por clientes. Dois deles sacaram os revólveres e anunciaram o assalto, rendendo a proprietária identificada como Fabiana Freire,  abriram a gaveta e levaram dinheiro, mercadorias, além de telefones celulares.

a outra vítima, identificada como Tony Araújo,   que se encontrava na cozinha do comércio no momento do roubo, foi ver o que estava acontecendo no momento do assalto e acabou perdendo o celular que foi levado também pelos quatro homens.

Em posts na internet comerciantes da região  reclamam da falta de comunicação provocada pelas constantes falhas nos serviços das operadoras de telefonia celular que servem a região, e também solicitam mais presença da policia na área pelo menos durante o funcionamento dos comércios que costumam ficar abertos até as 22h.

Com informações portal do catita

Polícia realiza operação contra o tráfico de drogas no litoral e prende 5 pessoas

Foto: Polícia Civil

A Delegacia de Combate ao Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba - DHTL realizou uma operação no litoral nesta quinta-feira (8), que resultou na prisão de cinco pessoas suspeitas de tráfico de drogas. Os trabalhos tiveram o apoio de policiais da Delegacia de Luís Correia e Delegacia de Combate aos Crimes contra o Patrimônio. 

A operação foi resultado de investigações da Polícia Civil que constantemente vem monitorando pontos de vendas de droga em toda a extensão do litoral piauiense, bem como pessoas envolvidas com os referidos crimes. 

Segundo a polícia, foram presos Edilson José Siqueira da Silva, Ernésio Rodrigues Araújo, Denis da Silva Araújo, José Luís Pereira dos Santos e Rony Célio Freitas Veras. Todos foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de arma de fogo e munições de uso permitido e maus tratos contra animais. 

Durante a operação, de acordo com informações da  Polícia Civil, foram apreendidos fragmentos de substância análoga à maconha, mais de R$ 25.000, 00 em dinheiro que estavam escondidos em pequenos montes em vários locais da residência, inclusive em um compartimento secreto no fundo de um fogão, um revólver calibre 38, contendo 7 munições, além de vários galos utilizados para rinha. 

Hérlon Moraes (Com informações da PC)
[email protected]

Ibama do Piauí aguarda perícia de pacotes encontrados no litoral

  • pacotes1.jpg Divulgação / Instituto Tartarugas do Delta
  • pacotes2.jpg Divulgação / Instituto Tartarugas do Delta
  • pacotes3.jpg Divulgação / Instituto Tartarugas do Delta
  • pacotes4.jpg Divulgação / Instituto Tartarugas do Delta
  • pacotes5.jpg Divulgação / Instituto Tartarugas do Delta

Novos pacotes de origem desconhecida foram encontrados no litoral piauiense, aumentando para 42 pacotes.  O chefe da divisão técnico-ambiental do Ibama no Piauí, Rômulo Pedrosa, informou que a unidade aguarda o resultado das analises feitas pelo Ibama e a Polícia Federal em Alagoas.

Pedrosa explicou que o Piauí aguardará essa analise porque os primeiros pacotes surgiram em Alagoas e já existe uma investigação sobre o caso. 

No Piauí, os pacotes foram encontrados espalhados pelas praias de Atalaia, Peito de Moça e Pedra do Sal.

Pedrosa pede que as pessoas ao localizarem alguns pacote, objeto e material estranho entre em contato com os órgãos competentes para fazer a remoção.

"A gente trabalha com o princípio da precaução. Pedimos que as pessoas não toquem, não removam do local. Acionem os órgãos competentes. O resíduo descartado não foi descoberto. Se identificado a autoria (desse despejo), se for por omissão, poderá pagar multa de R$ 50 milhões. A detenção é de seis anos. O material está sendo recolhido e guardado", disse o diretor em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta terça-feira (30). 

Ele alerta que como a origem do material é desconhecida, o produto poderá apresentar algum risco aos humanos, bem como a fauna e a flora. Por isso, é preciso o correto manuseio.

As primeiras informações são a de que o produto seria uma borracha natural, utilizada na fabricação de pneus, mas é preciso aguardar o resultado final da investigação.

O material encontrado no litoral piauiense está na sede do Ibama em Parnaíba e será transferido para a Coordenação Geral do órgão, em Teresina, para o correto descarte após identificação.

A Capitania dos Portos em Parnaíba informou que até o momento não há informações sobre naufrágio. 

O Instituto Delta Tartarugas do Delta divulgou o  número (86) 99968 0197 para orientação e recolhimento do mateiral.

 


Fotos: Instituto Tartarugas do Delta/ Reprodução 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Posts anteriores