Cidadeverde.com

Operação Maresia: Polícia prende casal e dona de boca de fumo com 4kg de droga

As polícias Civil e Militar, em operação conjunta denominada Maresia, prenderam às 5h desta quarta-feira (21), em Luís Correia, o casal identificado como Francisco Carlos, o Senegal, e Raimunda Patrícia, vulga Patrícia Pilar, em um ônibus que vinha de São Luís (MA) com destino à cidade piauiense. Também foi presa uma mulher, cujo nome ainda não foi divulgado, em sua residência no bairro Beira Rio, para quem a dupla entregaria 1 kg de crack. No imóvel também foram encontrados 3 kg de maconha. 


Segundo Danniel Pires, delegado da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DPRE), a investigação contou com o apoio do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança e do reservado da Polícia Militar. A operação cumpriu ainda com o mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz local em decorrência da grande quantidade de furtos e roubos, nos quais os objetos eram trocados por drogas. 


“As investigações estão acontecendo há cerca de quinze dias. Conseguimos chegar aos criminosos após denúncias de populares e vamos continuar com o trabalho na região”, afirmou Pires. Ele acrescenta que durante as investigações conseguiu-se demonstrar a relação entre os crimes contra o patrimônio e o tráfico de drogas em Luís Correia, onde viciados invadem casas de veraneio furtam e roubam objetos para trocarem por crack em bocas de fumo da localidade.


A polícia também encontrou com Senegal e Patrícia Pilar uma grande quantidade de dinheiro. Durante o cumprimento dos mandados foram encontradas 25 munições calibre .40, uma pistola .40 de uso restrito da PM PI de nº SCP 47615, várias pedras de crack, maconha, cocaína para consumo, balança de precisão e considerável quantidade de pólvora embalada em vários recipientes.

Delegado Danniel Pires

O cumprimento dos mandados teve coordenação dos delegados Danniel Pires da DEPRE e Rodrigo Moreira, da Delegacia Regional de Parnaíba. 

Maconha estava embrulhada para presente


Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Prefeitura de Luís Correia inicia campanha de vacinação antirrábica

Teve início dia 17 de agosto a Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica, voltada para combater a transmissão da raiva em cães e gatos do município. A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Vigilância em Saúde, com o apoio do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com Marianne Corrêa, Diretora da Vigilância em Saúde “É importante vacinar, pois a raiva é uma zoonose de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem sintomas da doença, sendo assim uma obrigação que todos os donos de cães e gatos devem seguir a risco, para assegurar a saúde daqueles que já fazem parte da família”.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 14 pontos de vacinação na zona urbana dos municípios, sendo estes:

1.    U.E. Cristiano Neto

2.    U.E. Deputado Pinheiro Machado

3.    Creche Mário Lúcio

4.    U.E. Helena Veras

5.    PSF Cearazinho

6.    U.E. Eliana Soares

7.    U.E. Manoel Vieira

8.    Posto de Saúde Centro (CIS)

9.    Rodoviária

10.  U.E. José Maria de Lima

11.  Residencial Brisa Mar (Peito de Moça)

12.  Praça do Coqueiro

13.  Em frente ao Depósito João Ribeiro (Atalaia)

14.  Agespisa


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Luís Correia inicia pagamento de atrasados de 2012

Após negociação com os sindicatos dos servidores públicos a Prefeitura de Luís Correia iniciou pagamento do salário referente ao mês de dezembro e o 13º salário, ambos de 2012. Ficou definido, em acordo, que os valores serão pagos em 6 parcelas e teve início no fim do mês de julho. O acordo foi realizado para os servidores efetivos do município.


De acordo com a Prefeita Adriane Prado honrar os salários do servidor é fundamental para sua gestão. “O servidor tira seu sustento do salário. Ele se organiza esperando receber todos os meses e ficar sem seus proventos desorganiza, prejudica a vida pessoal.  Os débitos de 2012, da gestão passada, já estão sendo pagos e todos os servidores receberão. Nós honramos o pagamento todos os meses e vamos honrar os atrasados deixados pelo passado” afirmou Adriane Prado.


Os servidores ligados as secretarias de administração e saúde receberão as 6 parcelas por ordem alfabética e de valor. Já os servidores administrativos (merendeira, serviços gerais e vigias) da secretaria de educação receberam os atrasados em 1 parcela, no mês de julho, e os professores em 5 parcelas a partir do mês de agosto.

A tabela de pagamento por ordem alfabética e de valor está disponível no setor de Relações Humanas da Prefeitura de Luís Correia.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Governo anuncia 14 novas obras na orla da praia de Atalaia

O Comitê Gestor da Orla de Atalaia formado por entidades como Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Secretaria Estadual do Turismo (Setur), Prefeitura de Luís Correia, Secretaria do Meio Ambiente (Semar), Sebrae, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Associação dos Empresários da Orla se reuniu nesta terça-feira (13), na sala de reunião do Sesc Praia em Luís Correia para tratar de melhorias na Orla de Atalaia.


Na reunião, o gerente da Secretaria do Turismo, Edson Correia, apresentou aos membros do Comitê uma avaliação do equipamento turístico referente às modificações na estrutura original do projeto e as construções irregulares que prejudicam esteticamente o local. “Fizemos algumas visitas na Orla para avaliar a conservação do equipamento, analisar as modificações que vários empresários fizeram sem autorização do Comitê e as construções irregulares na linha de praia. Cabe ao Comitê avaliar essas modificações, o que for benéfico pode ser aprovado e até expandido por outros permissionários, o que fugir do padrão estético deve ser retirado”, disse.

Segundo o chefe de Gabinete da Setur, Francisco das Chagas Sousa, a Orla de Atalaia possui 28 barracas, que estão sendo utilizadas por empresários através de um Termo de Permissão, os empresários devem seguir normas de uso e funcionamento do estabelecimento sob pena de terem seu termo de permissão cancelado. A Secretaria do Turismo está fazendo um recadastramento dos permissionários da Orla para que novos Termos de Permissão sejam assinados. Antes da assinatura dos novos Termos, o Comitê da Orla deliberou sobre 14 pontos que devem ser implantados no equipamento.

Edson Correia, disse que entre as deliberações estão a demolição de construções irregulares, recuperação de trechos do calçadão, determinar pontos para novos estacionamentos, instalação de box da Polícia Militar, arborização da área do calçadão e instalação de lixeiras públicas ao longo da Orla, terraplanagem em áreas próximas às barracas, realização de cursos de prática de gestão elaboração de um calendário de eventos da Orla.

O representante da Superintendência do Patrimônio da União, Juarez Maranhão, disse que a SPU vem acompanhando as modificações que os empresários da Orla de Atalaia vêm fazendo na linha de praia.
O presidente da Associação dos Empresários, Inavildo Silva, se comprometeu a conversar com os empresários que estão com construções irregulares para que eles espontaneamente retirem as construções, caso isso não aconteça, os mesmos serão notificados e  podendo ser demolidos pela Setur. 

A prefeitura de Luís Correia se comprometeu em avaliar em 15 dias o que foi solicitado quanto a padronizar e pintar locais de carga e descarga na frente das barracas para facilitar o abastecimento dos estabelecimentos, realizar pequenos consertos no calçadão e a instalação de  lixeiras na Orla.

A Secretaria do Turismo se comprometeu em fazer manutenção nos refletores da Orla que estarão funcionando antes do reveillon, ficou a cargo também do Governo a instalação de um box de policiamento.
O gerente do Sebrae Parnaíba, Francisco Carvalho, disse que o Sebrae continuará com a programação de cursos e práticas de gestão  para os permissionários. “Daqui a uma semana vamos começar um curso de gestão financeira, mas temos tido dificuldades com os comerciantes da Orla. Oferecemos uma consultoria individual  e gratuita na área de cozinha, salão e gerencial, dos 28 empresários apenas quatro aceitaram, mostrando um total desinteresse dos demais empreendedores”, relata.

Quanto à realização de eventos, a preocupação do Comitê Gestor é realizar ações na baixa temporada e prolongar as férias. “Esse ano tivemos vários eventos que competiram com o litoral no fim de julho, então, precisamos criar ações para o começo de julho, antecipar as férias. Vamos reunir o Sebrae, a Setur de Luís Correia e a Associação dos Comerciantes para formatar uma proposta com sugestão de eventos para 2014”, disse Francisco das Chagas.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Homem morre em Luis Correia após colisão entre carro e moto

Um homem identificado como Nilson Nascimento Silva morreu, neste sábado (10), na cidade de Luis Correia, após envolver em um acidente de trânsito. A colisão foi registrada na estrada que liga as praias do Coqueiro à Peito de Moça, litoral piauiense.

Fotos: Portal do Catita
Nilson Nascimento Silva.

A vítima fatal conduzia uma motocicleta com placa da cidade Parnaíba. A colisão foi lateral com um motorista em veículo, modelo Gol. Nilson teve morte instantânea no local e testemunhas afirmam que o condutor evadiu sem prestar socorro.

O coro foi encaminhado para Instituto de Medicina Legal (IML) para realização de perícia. O acidente aconteceu por volta das 17h.


Com informações do Portal do Catita
Lívio Galeno
liviogaleno@cidadeverde.com

Secretaria de Educação divulga início de período letivo

O início do segundo semestre letivo nas escolas municipais de Luís Correia terão início na próxima segunda-feira (12). De acordo com informações repassadas através da secretaria de Educação, as atividades escolares estavam suspensas em virtude da realização de teste seletivo, ainda em fase de execução. 

No último dia 31, a prefeitura de Luís Correia abriu inscrições para o preenchimento de vagas nas secretarias de Saúde, Educação e Administração. Ao todo serão oferecidas 484 vagas, com salários que variam de R$ 678 a R$ 7.760 em jornadas de 16h, 20h, 24h, 30h e 40h semanais. As inscrições encerram às 13h desta sexta-feira (09).


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Pesquisa na Orla de Atalaia releva melhoria nos serviços públicos

A Secretaria do Turismo do Piauí finalizou a tabulação dos dados da pesquisa realizada com os permissionários da Orla de Atalaia, durante a temporada de julho. O resultado será apresentado e discutido com o Comitê Gestor da Orla e os empreendedores, no próximo dia 13, em uma reunião que acontecerá na Sala de Convenções do Sesc Praia em Luís Correia.


Segundo o gerente da Setur, Edson Correia, a pesquisa aplicada serve como balizador para que o Comitê Gestor possa direcionar ações e melhorar o trabalho dos comerciantes da Orla de Atalaia e assim, satisfazer os turistas. “Nesse mês de julho, pudemos ouvir dos comerciantes as melhorias que ocorreram na prestação dos serviços públicos, como fornecimento de água e energia, a limpeza da Orla que foi elogiada e ouvimos também críticas e sugestões”, disse.

Segundo a pesquisa, 92,59% dos comerciantes da Orla de Atalaia aprovaram a limpeza da Orla e o fornecimento de energia e água durante a temporada de férias em Luís Correia. A segurança pública e o corpo de bombeiros receberam uma avaliação positiva de 77,77%, quanto ao policiamento de trânsito 88,77% consideraram o serviço eficiente. Outro ponto relevante, destacado na pesquisa, é que os comerciantes empregam diretamente cerca de 400 pessoas, contratadas como garçons, cozinheiras, auxiliar de limpeza e serviços gerais.

Pesquisa também avaliou pontos negativos

Os comerciantes também elencaram os pontos que precisam melhorar na Orla de Atalaia. Entre os quesitos que foram considerados ineficientes, estão: terminais de saques, a utilização dos quiosques institucionais, os eventos culturais e esportivos, falta de policiamento noturno, falta de estacionamentos e outros.

Sobre a Reunião

Na reunião que acontecerá dia 13, na Sala de Convenções do Sesc Praia em Luís Correia a pauta ficou distribuída em dois turnos para um melhor aproveitamento dos trabalhos. Ás 9h, acontece reunião apenas com o Comitê Gestor e a Prefeitura de Luís Correia, para tratar da posse do novo administrador da Orla de Atalaia e definição de cronograma para execução de ações. No turno da tarde, às 15h, será feita a reunião com os comerciantes onde será apresentado o resultado total da Avaliação feita com os permissionários, será discutido as melhorias necessárias em quesitos como banheiros, calçadão e na realização de eventos e haverá a assinatura dos novos Termos de Permissão.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de Luís Correia abre seleção com 484 vagas de todos níveis

A prefeitura de Luís Correia abriu inscrições para o preenchimento de vagas nas secretarias de Saúde, Educação e Adminstração. Ao todo serão oferecidas 484 vagas, com salários que variam de R$ 678 a R$ 7.760 em jornadas de 16h, 20h, 24h, 30h e 40h semanais. 

Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever no Centro Educacional Doutor Fontes Ibiapina (CEFI), na rua José Ivo dos Santos, s/nº, centro, Luís Correia, até as 13h, da próxima sexta-feira (09).

Serão oferecidas vagas para auxiliar administrativo, recepcionista, secretário escolar, digitador, cozinheiro, serviços gerais, vigia, merendeira, artesão, agente comunitário de saúde, agente de endemias, agente ambiental, motorista., médico, técnico em enfermagem, enfermeiro, psicólogo, professor entre outros.


O processo seletivo contará com análise curricular,entrevista e prova escrita que será realizada no próximo dia 18. 



Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Litoral não tem falta de água pela primeira vez nas férias

Após a implementação de várias ações de fortalecimento do sistema de abastecimento hídrico na região do litoral piauiense, o Governo comemora o fornecimento ininterrupto de água nas cidades litorâneas durante o período de férias.  Depois de muitos anos, esta é a primeira vez que o fornecimento d’água não foi interrompido durante as férias, temporada em que cidades como Luís Correia e Cajueiro da Praia chegam a duplicar o número de habitantes devido aos turistas.


“Estamos trabalhando para garantir mais conforto àquelas pessoas que visitam nossas praias, além de levar mais qualidade de vida aos moradores dessa região. Agora sim, o investimento está sendo completo, pois se junta as ações de recuperação das estradas, facilitando o acesso aos pontos turísticos do litoral, bem como ações que visam o desenvolvimento econômico, como a viabilização da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), e obras de mobilidade urbana, como o rodoanel de Parnaíba e urbanização das praias”, ressalta Wilson Martins.

Segundo o presidente da Agespisa, Antônio Filho, a resolução desse antigo problema de abastecimento hídrico durante as férias no litoral se deve às ações de planejamento do Governo do Estado em conjunto com o órgão. “Começamos esse trabalho em junho, fazendo toda a parte de recuperação dos sistemas e poços de abastecimento, principalmente no município de Cajueiro da Praia e nos reservatórios de Luís Correia e Parnaíba. A instalação de geradores também foi um dos recursos que utilizamos para garantir o fornecimento total de água na região”, enumera.

Já prevendo a grande movimentação de visitantes e turistas no período de férias, a Agespisa reforçou a equipe de técnicos trabalhando em várias cidades do litoral, desde o início do mês de maio. Outra ação que contribuiu para reforçar a questão do abastecimento na região foram as obras de ampliação na Subestação Piripiri, que inclui uma segunda linha de transmissão energética, passando desde o município de Piripiri até Parnaíba. Para execução dos trabalhos foi destinado um recurso de R$ 33 milhões.

Próximo passo: licitação da Adutora do Litoral
O governador Wilson Martins já autorizou a realização da licitação da primeira e segunda etapa de construção da Adutora do Litoral, um projeto orçado em R$28 milhões que vai resolver o problema da falta de água nas cidades praianas do Piauí. Além disso, a obra vai incentivar investimentos na região e garantir de vez o abastecimento de água durante a alta estação.

A obra será executada através da Agespisa. A primeira etapa da adutora envolverá as cidades de Parnaíba, Luís Correia e municípios circunvizinhos. Após a conclusão, a adutora atenderá todas as cidades do litoral até Cajueiro da Praia. A ampliação se dará através do sistema produtor de captação direta do Rio Parnaíba, compostos por elevatórias e tubulação e adução de água tratada em uma rede de oito quilômetros. Os recursos são provenientes do Tesouro Estadual, financiados através de empréstimos do FGTS via Caixa Econômica, e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Governador inaugura climatização e entrega equipamentos no hospital

Os investimentos na melhoria das condições de infraestrutura dos hospitais regionais e locais têm diminuído a demanda de envio de pacientes para outros polos de saúde, bem como para a capital. Além da reforma e ampliação das estruturas já existentes, o governador Wilson Martins também investe na modernização dos equipamentos, além de garantir incentivos para que o profissional desenvolva um trabalho mais eficaz. Neste domingo (28), por exemplo, Wilson inaugurou a climatização do Hospital de Luís Correia, além de entregar equipamentos mais modernos, como ultrassom computadorizada, raio X, mesa cirúrgica, eletrocardiograma, entre outros. 


“A saúde é uma das áreas mais importantes do nosso Governo e, por isso, estamos trabalhando para garantir a melhoria das condições de atendimento nos hospitais de todo o Estado. Além de investimentos diretos, em reformas e ampliações, assim como na compra de equipamentos modernos e ambulâncias, também temos apostado em programas como o cofinanciamento da saúde, que nos possibilita trabalhar em conjunto com as Prefeituras. Assim, o Governo do Estado repassa o dinheiro para o custeio das despesas, tendo controle do que a Prefeitura faz com esse dinheiro”, explica Wilson Martins.


Para Socorro Candeira, secretária da Saúde do município de Luís Correia, a realização do processo de cofinanciamento contribuiu para a melhoria das condições de atendimento no hospital local, ampliando a demanda dos trabalhos realizados e da qualidade na prestação das ações junto à população. “A parceria da Prefeitura com o Governo do Estado tem sido bastante benéfica para todos da saúde, pois ao enviar técnicos para detectar os problemas existentes no hospital, o governador Wilson Martins conseguiu garantir a resolução de todos esses impasses”, comemora. Para a climatização do hospital foram investidos mais de R$44 mil, oriundos do Tesouro Estadual.

Mais obras de mobilidade urbana

Durante a inauguração da climatização do hospital de Luís Correia, o governador Wilson Martins também assinou ordem de serviço para a execução de pavimentação asfáltica da Rodovia PI-116/210, no trecho que liga Parnaíba, Pedra do Sal, Ilha Grande e os povoados Labino e Tatus. Também foi autorizado o processo licitatório para execução de serviços de mobilidade urbana em Luís Correia, que incluem a pavimentação asfáltica de duas pistas de rolamento, com seis interligações que darão acesso à Praia do Coqueiro. “Assim, evitaremos aquele tumulto que comumente ocorre nas épocas de férias, quando uma grande quantidade de visitantes se desloca até a Praia do Coqueiro ou mesmo frequentam as festividades que acontecem no local”, ressalta o governador.

A realização dessas obras é um anseio de muitas pessoas que residem na região do litoral piauiense. Para a execução da obra, o Governo do Estado investirá mais de R$17,5 milhões. Além da construção da rodovia, Wilson Martins também prevê a execução de obras de urbanização das praias de Luís Correia. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores