Cidadeverde.com

Imagem de satélite ajudará a desvendar origem de mancha de óleo no litoral do PI

Foto: Instituto Tartarugas do Delta

Uma imagem de satélite que registra suposto navio na costa pernambucana no início deste mês pode ajudar a desvendar a origem da mancha de óleo que atingiu pelo menos 109 locais de 50 municípios em oito estados nordestinos nos últimos 25 dias, incluindo o Piauí.

O grupo que analisa o caso, composto por órgãos ambientais estaduais e federais e pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), identificou um ponto em alto mar com uma mancha ao lado. Ainda não há resultado conclusivo. A grande dificuldade é a qualidade da imagem, que foi aproximada para se analisar ponto a ponto.

Os primeiros materiais começaram a aparecer nas praias nordestinas no dia 2 de setembro em oito estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Na região, só o estado da Bahia não foi atingido.

Eduardo Elvino, diretor de controle de fontes poluidoras da CPRH (Agência Pernambucana de Meio Ambiente) que estuda o problema desde o início em parceria com a UFPE e UFRPE, diz que as imagens são distorcidas e, por isso, a análise é bastante dificultada.

"Imagine que temos quase uma cor só. Por isso, a gente está analisando pixel a pixel (ponto a ponto). Identificamos um ponto, que seria um suposto navio, e estamos trabalhando para saber a densidade desta mancha", disse.

Elvino informou que não há, até o momento, detalhes sobre a possível embarcação. Ainda não tem como precisar a distância entre o ponto que está sendo analisado e a costa pernambucana. Ele disse também, sem especificar a quantidade, que, na imagem, aparecem vários navios que serão analisados posteriormente.

Marcus Silva, professor do departamento de oceanografia da UFPE, que também trabalha no grupo de investigação do problema, declarou que, pela quantidade de óleo descartada, é preciso análise muito detalhada para saber se o material teve origem na mesma fonte.

Ele afirma, de maneira preliminar, que existe coincidência entre o tempo de saída do óleo com o período em contato com a água e posterior chegada à areia da praia.

"Mas há um volume bastante expressivo, que só fomos percebendo com o passar do tempo. Uma lavagem de um tanque de um único navio, por exemplo, não produz essa quantidade de material", afirma.

O professor diz que, no momento, ainda não é possível cravar o que realmente aconteceu. Atesta apenas que a origem é marinha e que o sistema de ventos está distribuindo o material.

Marcus Silva declara que também investiga imagens dos mapas de vento para construir um padrão de circulação superficial capaz de espalhar um grande volume de óleo, como foi identificado.

"É um quebra-cabeça. Pego o mapa de vento e a imagem de satélite para construir esse padrão. O tempo de chegada na costa vai dar um histórico para apontar há quanto tempo isso está viajando", declara.

Ao contrário do que a CPRH informou nesta quinta-feira (26), a mancha de óleo avança aproximadamente 10 centímetros em um segundo.

Relatório do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) aponta entre as praias afetadas alguns dos destinos turísticos mais famosos do Nordeste, como Pipa e Natal (RN), Carneiros, Porto de Galinhas e Boa Viagem (PE), e João Pessoa (PB).

A análise das amostras do óleo feitas pela Petrobras e pela Marinha revelou que a substância é petróleo e não é de origem brasileira.

A fauna também foi afetada. Em quatro estados, foram encontradas mortas seis tartarugas marinhas e uma ave (Bobo-pequeno). Outras duas tartarugas foram resgatadas com vida.

De acordo com a CPRH, as manchas não seguirão, necessariamente, para a Bahia e o Sudeste. A tendência é que o óleo siga para o norte do país.

Orientação

O Ibama orienta que banhistas e pescadores não entrem em contato com o óleo e que, se identificarem o material, notifiquem a prefeitura. Caso cidadãos encontrem animais com óleo, devem acionar órgãos ambientais. Esses animais não devem ser lavados e devolvidos ao mar.

Na manhã desta quarta (25), as manchas chegaram a Sergipe. A praia de Ponta dos Mangues, no município de Pacatuba, amanheceu coberta pelo material.

A área atingida fica perto da reserva biológica de Santa Isabel, na cidade litorânea de Pirambu. Essa unidade de conservação é dos principais pontos do projeto Tamar, executado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que atua na preservação de espécies de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.

A dermatologista Alessandra Romiti, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que o contato de banhistas e pescadores com o óleo pode causar irritações na pele e alergias.

"Os dois principais riscos para a pele são a reação alérgica, que pode gerar coceira e vermelhidão e a formação de acnes de oclusão, ou seja, acnes geradas pelo excesso de óleo na pele, similar a quando se passa produtos oleosos demais como os protetores solares."

Romiti destaca que se deve tomar cuidado com a região dos olhos, nariz e boca. Ela orienta que, em caso de contato com o material e eventual irritação na pele, deve-se procurar um dermatologista para o tratamento, que varia do uso de pomadas e sabonetes específicos à prescrição de remédios de ingestão oral.

Em nota, o Ibama corrobora a versão da dermatologista e acrescenta que o petróleo cru "pode conter compostos considerados cancerígenos"

 

Fonte: Folhapress

Manchas de óleo são encontradas na praia do Arrombado e Capitania dos Portos faz inspeção

Foto: Instituto Tartarugas do Delta

O Piauí passou a integrar oficialmente nesta sexta-feira (27), a lista de estados afetados pelas manchas de petróleo encontradas em várias praias do litoral nordestino. Material semelhante já havia sido detectado na Ilha dos Poldros, no Delta do Parnaíba, só que na cidade de Araioses, no Maranhão. As manchas no Piauí foram achadas na praia do Arrombado, em Luís Correia, por uma equipe do Instituto Tartarugas do Delta. 

“Hoje pela manhã durante o monitoramento de praia foram encontradas essas manchas. Ontem a gente fez o mesmo monitoramento e não estava ainda aqui. Como já foi registrado em Jericoacoara e na Ilha dos Poldros, a gente achava que em pouco tempo as manchas fossem vistas por aqui”, explicou Werlanne Magalhães, vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta.

Segundo ela, o trecho onde as manchas apareceram ainda é pequeno. “Não podemos dizer que como vai estar amanhã”, afirmou.

Werlanne Magalhães disse que o Ibama foi avisado imediatamente da situação. A Capitania dos Portos também foi informada das manchas e enviou uma equipe de inspeção naval para a região.

“Nós recebemos a informação do Ibama, e determinamos de imediato a equipe de inspeção naval pra que possa ser feito uma análise da área e recolhimento do material para que possa ser enviado ao Instituto Almirante Paulo Moreira, que é a organização militar na Marinha que tem expertise nessa área”, disse o comandante Dante Duarte, da Capitania dos Portos.

“Essas manchas estão aparecendo em todo o litoral nordestino, aqui era o último estado que ainda não tinha aparecido. Agora nós temos a confirmação da existência de óleo na praia do Arrombado”, ressaltou.

Em comunicado à imprensa, o Ibama disse que estudo feito pela Marinha e Petrobras apontou que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru, ou seja, não se origina de nenhum derivado de óleo. A suspeita é que o petróleo que está poluindo todas as praias seja o mesmo. Contudo, a sua origem ainda não foi identificada. 

Em análise feita pela Petrobras, a empresa informou que o óleo encontrado não é produzido pelo Brasil. O Ibama requisitou apoio da empresa para atuar na limpeza de praias. Nos próximos dias, a empresa irá disponibilizar um contingente de cerca de 100 pessoas.

Ainda de acordo com o Ibama, até o momento não há evidências de contaminação de peixes e crustáceos. O alerta é para que banhistas e pescadores evitem contato com o material. 

O Instituto orienta que, caso alguém encontre animal com óleo, sejam acionados imediatamente os órgãos ambientais para adotar as providências necessárias. O animal não deve ser lavado nem devolvido ao mar antes da avaliação de veterinário.

Mais de 40 municípios distribuídos nos 9 estados da região nordeste do país foram afetados.

Veja nota da Marinha na íntegra:

A Marinha do Brasil por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval participa que tomou conhecimento, às 12h, por intermédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) do Piauí, do aparecimento de manchas de óleo nas proximidades da praia do Arrombado, município de Luís Correia, PI.

Tempestivamente foi enviada uma equipe de Inspeção Naval desta CPPI, composta de peritos que analisaram a área afetada, realizaram registro fotográfico e colheram amostras do material que serão encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira - IEAPM, localizado em Arraial do Cabo-RJ, organização Militar da Marinha do Brasil, com expertise nesta área de conhecimento. Após o resultado da análise será possível descobrir qual a origem destas manchas de óleo, que já vem aparecendo em todo o litoral nordestino.

Hérlon Moraes
[email protected]

Pai suspeito de abusar filha está foragido há seis dias

Foto: Reprodução/Polícia Civil-PI

O pai suspeito de engravidar a filha de 11 anos no município de Luís Correia permanece foragido. José Elton da Costa do Nascimento, 30 anos, está foragido desde a última quinta-feira (28), quando sua prisão foi decretada.

A polícia pede ajuda da população para localizar o suspeito. Informações podem ser passadas confidencialmente pelo número 190.

Fotos de um homem em uma bicicleta, na entrada do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), divulgadas no dia 29, seriam de José Elton. Ele teria ido visitar a filha. Após a denúncia, o Conselho Tutelar solicitou que a menina fosse impedida de ser visitada.

A menina está internada no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, onde deu entrada no dia 12 de agosto e deu a luz após uma cesária. A mãe o bebê continuam internados. Caso a menina receba alta, o conselho adiantou que planeja o acolhimento em uma casa de apoio em Parnaíba. 

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Luís Correia, sob coordenação do delegado João José Pereira Filho, o  'JJ', que assumiu interinamente o distrito policial.

Valmir Macêdo
[email protected]

Funcionário de pousada morre após colidir com picape em rodovia do litoral

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um motociclista de 24 anos, identificado como Francisco Wellington do Nascimento Silva, morreu após colidir com uma picape L200 na PI-116, em Luís Correia. O acidente ocorreu por volta das 19h desse domingo (1).

Segundo o major Danilo Palhano, da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), Francisco Wellington morreu no local e o motorista da picape fugiu do local. “O condutor da L200 se evadiu do local. O advogado dele ficou de apresentar ele a polícia”, informou.

O acidente interrompeu parte do fluxo da da pista por algumas horas. Francisco era funcionário de uma pousada da região, que emitiu nota lamentando a morte do colaborador.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

...LUTO...

Uma publicação compartilhada por Pousada Coqueiro Beach (@pousadacoqueirobeach) em

 

O corpo foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal (IML). As causas do acidente ainda são investigadas.

Valmir Macêdo
[email protected]

Menina de 11 anos grávida por abuso deve ir para casa de apoio

Foto: Paulo Barros/CCom

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, onde menina e bebê estão internados.

Deverá ser encaminhada a uma casa de acolhimento a menina de 11 anos grávida por abuso. O pai é o principal suspeito do crime e a menina já tem histórico de abandono, segundo o Conselho Tutelar de Luís Correia, onde o caso foi registrado.

De acordo com a coordenadora do Conselho Tutelar de Luís Correia, Vanessa Damasceno, como a menina morava com o pai e a madrasta, ela poderá ser amparada por algum centro de apoio. “Ela pode ir para uma casa de acolhimento”, explicou. 

A conselheira relatou ainda que a mãe biológica da menina, que reside em Ilha Grande de Santa Isabel, acompanhou a filha na internação no hospital e também está gestante de seis meses. Segundo a conselheira, a mãe se diz impossibilitada de cuidar da menina.

“A criança tanto em sala de aula como nas atividades extraclasse sempre mostrou-se recatada e tímida. Por ser novata, não tínhamos conhecimento e nem convívio com a família da mesma. Nesse período quem a trazia e pegava era o pai. Com o passar dos dias, os professores e funcionários foram percebendo que a atenção era fora do comum.  No início de agosto, ao retornarmos, foi percebido a mudança corporal”, informou a diretora da escola em um vídeo enviado à TV Cidade Verde.

Estado de saúde

A criança e o bebê continuam internados em estado estável no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. O bebê é prematuro e está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

A coordenadora do Conselho Tutelar de Luís Correia  informou que a criança recém-nascida está estável ganhando peso. “Estamos acompanhando de perto desde que recebemos a denúncia, por parte da escola. Primeiramente conversamos com o pai da criança, que até então ainda era o responsável por ela, que iríamos levá-la para alguns exames no Heda. Fizemos com que ele não desconfiasse. Lá foi confirmada a gravidez de seis meses”, relatou Vanessa.

Os exames na menina detectaram que a gestação era de risco e ela estava com pouco líquido. Ela foi submetida a uma cesariana para dar a luz ao bebê prematuro.

O acompanhamento da menina por parte do conselho iniciou há duas semanas. “Quando entramos em contato com ela, o que ficou aparente é que a barriga dela estava um pouco grande, mas nada que tivéssemos certeza da gravidez, por isso a necessidade dos exames”, explicou Vanessa. 

Prisão preventiva

Até o momento, o pai da menina - suspeito do abuso sexual e principal alvo das denúncias - ainda não foi preso preventivamente. O caso é investigado pela Delegacia de Luís Correia e aguarda um parecer do Judiciário para encaminhar as medidas cautelares.

Visita do pai

O Conselho Tutelar solicitou ao Heda que reforce o monitoramento das visitas à menina. Denúncias alertaram que o pai, principal suspeito do abuso, teria ido visitar a filha na enfermaria. 

Furto no conselho

Cinco conselheiros tutelares acompanham o caso em regime de plantão. A coordenadora lamentou que durante o processo de acompanhamento da menina o Conselho chegou a ser roubado, de onde foi levado um dos veículos. “Invadiram a sede e roubaram nossa moto”, lamentou a coordenadora.

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Suspeito de abusar filha teria ido a hospital onde ela está internada

Foto: Polícia Civil - Luís Correia

Atualizada às 13h21

Fotos de um homem em uma bicicleta, na entrada do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), divulgadas nesta sexta-feira(30), seriam do pai da menina, segundo a polícia de Luís Correia. A garota de 11 anos está internada, se recuperando de um procedimento cirúrgico. O Conselho Tutelar solicitou à unidade de saúde, que a menina não seja visitada por familiares. A medida se deu após denúncias de que o pai estaria tentando encontrá-la no hospital. 

Ele foi identificado como José Elton da Costa do nascimento, 30 anos, que é considerado foragido depois que teve a prisão decretada nesta quinta-feira(29). A polícia de Luís Correia esteve na casa dele duas vezes, mas o suspeito não foi localizado. Ele é o principal suspeito de ter abusado a filha.

MATÉRIA ORIGINAL

A Polícia Civil de Luís Correia, litoral do Piauí, trabalha para realizar a prisão preventiva do pai, que é principal suspeito de abusar e engravidar a filha de 11 anos. A menina deu à luz após uma intervenção cirúrgica.

O homem, encontra-se foragido desde esta quinta-feira (29), quando a prisão foi decretada por um juiz da comarca de Luís Correia. “Ficamos sabendo que ele estaria em casa, mas uma equipe foi até o local e não o encontrou. Estamos com equipes, incluindo policiais militares. Ele está por aqui. Vamos localizá-lo”, informou o delegado João José Pereira Filho, o  'JJ',  que assumiu interinamente a DP de Luís Correia.

O inquérito corre em secreto em justiça. 

Segundo o conselho tutelar, o estado de saúde da menina continua estável. “Graças a Deus ela está bem, está se recuperando de uma gripe mas está bem. O bebê está na UTI neonatal”, repassou a conselheira de plantão, Patrícia Elias.

Caso a menina receba alta, o conselho adianta que planeja o acolhimento em uma casa de apoio em Parnaíba

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Menina de 11 anos dá à luz após engravidar de estupro; pai é suspeito

Foto: Google Street View

Um pai é suspeito de ter engravidado a filha de 11 anos em Luís Correia,a  348 Km de Teresina. A criança está internada no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, onde deu entrada no dia 12 de agosto e deu a luz a uma menina. As duas continuam internadas.

O caso é investigado pela Delegacia de Luís Correia, delegado João José Pereira Filho, o  'JJ', assume interinamente a delegacia

“Há suspeitas por parte de professores, do colégio, do conselho, de assédio por parte do pai. Há uma história bastante similar de que a mesma (criança) vivia uma situação de assédio. Isso de certa forma, aumenta a ligação contra o pai da criança”, explica o delegado JJ

A Polícia Civil deve emitir mandado de prisão preventiva do pai da menina. “As investigações estão conclusas. Hoje mesmo vou trabalhar no sentido de relatar e tomar as providências de natureza cautelar que o caso requer que tomando as providência de natureza cautelar”, concluiu.

A menina vivia com o pai e a madrasta em Luís Correia. De acordo com a polícia o pai fazia tratamento contra dependência química.

O Hospital de Parnaíba informou que o bebê nasceu prematuro e é acompanhado na ala de obstetrícia. A adolescente também está internada para ficar em observação, já que teve uma gestação de risco.

"Tanto a mãe como o bebê passam bem", informou assessoria do hospital. 

O Conselho Tutelar de Parnaíba e o serviço social do hospital acompanham o caso.   

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Trilha das Emoções tem 187 km de percurso no litoral do Piauí; confira

  • trilha8.jpg Roberta Aline/Ccom
  • trilha7.jpg Roberta Aline/Ccom
  • trilha6.jpg Roberta Aline/Ccom
  • trilha5.jpg Roberta Aline/Ccom
  • trilha4.jpg Roberta Aline/Ccom
  • trilha3.jpg Roberta Aline/Ccom
  • trilha2.jpg Roberta Aline/Ccom
  • trilha.jpg Roberta Aline/Ccom

O litoral piauiense é cheio de belezas naturais e paisagens deslumbrantes que merecem ser descobertas. A Trilha das Emoções, inaugurada nesta sexta-feira (23), veio para colocar o turista de todo o mundo mais próximo de nossas praias e proporcionar experiências incríveis ao lado de uma natureza única. O governador Wellington Dias participou da inauguração oficial da trilha que aconteceu no Hotel Arrey, em Parnaíba. 

São 187 quilômetros de percurso onde o turista poderá conhecer um destino rico de belezas naturais que ainda é pouco conhecido. A trilha tem início no município de Chaval, no Ceará, passando por Cajueiro da Praia, incluindo Barra Grande, Luís Correia e Ilha Grande, encerrando na divisa com o Maranhão. 

Ela passa ainda por importantes pontos como o Projeto Peixe-Boi, o Cajueiro Rei, povoado Barra Grande, Lagoa do Portinho, Dunas do Portinho e Tabuleiros Litorâneos. O turista também terá a opção de conhecer as praias de Macapá, Maramar, Arrombado, Coqueiro, a Lagoa do Sobradinho, a Pedra do Sal, o Porto das Barcas e o Delta do Parnaíba.

“Estou muito animado porque a entrega da Trilha das Emoções é um fator para o desenvolvimento do turismo econômico. Estamos inaugurando a primeira rota internacional, a primeira trilha nessa área de triciclo e quadriciclo. Temos, hoje, o apoio de equipes do Governo do Ceará e do Maranhão que vão nos oferecer o suporte necessário. Queremos ainda ampliar nossas trilhas em direção ao Parque Nacional de Sete Cidades, ao município de Pedro II, para a região da Serra da Capivara que são regiões com naturezas belíssimas e precisamos mostrar isso ao mundo”, disse o governador Wellington Dias. 

Em 2017, o governador Wellington Dias esteve no Canadá onde reuniu-se com executivos da empresa canadense Bombardier que fabrica veículos off road, quadriciclos e motos aquáticas. Na oportunidade ela demonstrou interesse em investir na Rota das Emoções. A trilha segue modelos já utilizados em circuitos off-road do Canadá. 

O diretor de vendas da BRP Brasil, Roberto Bruder comemorou. "É muito importante essa parceria, é uma parceria que gostaríamos de fazer com todos governadores de todos os estados a nível nacional. É uma forma de faciliar com que pessoas participem e visitem lugares que seria impossível fazê-lo com seu próprio carro. É uma iniciativa que ajuda toda comunidade a acessar locais de difícil acesso e aumentar o seu o negócio de turismo. Desde 2017 firmamos essa parceria e nosso desejo é de ver esse exemplo ser replicado em todo país", disse. 

O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior também destacou a importância da trilha para o Piauí. “São 187 km de trilhas sinalizadas com equipamentos de gps e internet durante todo percurso. Pensamos e elaboramos isso durante dois anos e hoje entregamos com alegria e satisfação. Nós sabemos que a alta temporada aqui no litoral se dá justamente nessa época, no segundo semestre pela prática do kitesurf e os amantes dessa prática vem de todo país. A ideia do Governo do Estado é de que janeiro a dezembro haja um fluxo ainda maior de turistas para movimentar ainda mais a economia, emprego para alavancar o nosso estado Brasil afora”, disse. 

O coordenador de Comunicação, Allisson Bacelar também participou da inauguração do equipamento turístico. “A trilha das emoções é mais um produto que temos no litoral piauiense, que vem crescendo rapidamente, sendo um potencial turístico. Este dia marca a inauguração dessa trilha que está toda sinalizada, licenciada e que vai ser uma grande opção de lazer e atrativo para que cada vez mais pessoas venham conhecer as nossas praias, participar de muitas aventuras e adquirir novas experiências”, declarou. 

Segundo Luís Filho, um dos organizadores da trilha o percurso é bastante variado. “Com a nova trilha os turistas que têm veículos off road podem circular legalmente em um terreno seguro. Poderão fazer toda a rota, saindo de Jericoacoara até os Lençóis Maranhenses, passando pelo Delta do Parnaíba. A rota atrairá turistas o ano todo e não só nas altas temporadas, o que vai aquecer a economia da região”, garantiu.

 

Da Redação
[email protected]

Marinha alerta para ventos de até 60km no litoral do Piauí

Foto: Hérlon Moraes

A Marinha do Brasil emitiu, nesta sexta-feira (23), um alerta de mau tempo na região Nordeste, entre os estados do Rio Grande do Norte e Maranhão. Segundo a Marinha, os ventos podem ter intensidade de até 61 km/h (33 nós).

Os ventos fortes vão acontecer ao norte de Touros (RN), e do Maranhão, a leste de São Luís (MA), entre este sábado (24) pela manhã e o dia 26 à noite.

A Marinha alerta aos navegantes que consultem as informações sobre o tempo antes de entrarem no mar.

Da Redação
[email protected]

Marinha alerta para ventos de 74Km/h e ondas de até 3,5 metros no Piauí

 A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta que ventos intensidade 74 Km/h e ondas de até 3,5 metros podem ser registradas no litoral piauiense até a manhã desta quinta-feira (8). 

“No litoral Norte do país, a intensificação dos ventos alísios poderá provocar ventos de direção
Sudeste a Leste, com intensidade até 74 km/h (40 nós) entre o litoral dos estados do Rio Grande do Norte, ao norte de Touros (RN), Ceará, Piauí e do Maranhão, ao sul de São Luís (MA)”, diz o boletim da Marinha do Brasil.

A Marinha alerta que, devido à essas condições atmosféricas, poderão ser observadas ondas 3,0 e 3,5 metros, em alto-mar,  nas proximidades do litoral do Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão. 

Foto: Herlon Moraes

O comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba alerta que comunidades de pesca e esporte e lazer fiquem atentos às aos avisos de mau tempo da Marinha do Brasil antes de adentraram ao mar. 

“A orientação para as pessoas que vão fazer pescas, entrar nas rotas de turismo aquático, é que sigam as instrução da Marinha do Brasil e não entram no mar sob risco de náufrago . As ondas podem aparecer repentinamente no alto mar”, alerta o comandante major Rivelino Moura.

O major Rivelino prevê que a maré deve subir mais e banhistas devem ter cuidado ao entrar no mar devido às correntes de retorno que podem formadas.

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Posts anteriores