Cidadeverde.com

Luís Correia deve decretar emergência por conta de alagamentos

Foto: Cidadeverde.com

O município de Luís Correia, a 365 km ao Norte de Teresina, deve decretar nesta quarta-feira (27) situação de emergência por conta das enchentes no litoral. A situação da cidade não está diferente de Parnaíba, muitas áreas como os bairros Cearazinho, Alto do Bonito e Rancho Alegre estão em situação de alagamento por conta das fortes chuvas que se somam ao nível da maré.

A diretora de Meio Ambiente do município, Roseane Galeno, informou ao Cidadeverde.com que a prefeitura está trabalhando com o maquinário municipal levando areia e desobstruindo ruas para auxiliar a população afetada. Em algumas áreas há casos de famílias ilhadas pela água.

 A situação de alagamento é mais grave nas áreas do subúrbio mais baixas próximas às lagoas e na margem do Rio Portinho, que corta a cidade e os bairros Santa Luzia e Nossa Senhora da Conceição.

“Fizemos uma limpeza nos bueiros e na drenagem antes do período chuvoso. Bastante lixo foi retirado dos canais de drenagem que já existiam. Durante a chuva eles estão drenando naturalmente mas quando a maré está alta encontra dificuldade”, explicou a diretora de Meio Ambiente

Ainda de acordo com a diretora municipal, a emissão do decreto auxilia o poder público na contratação de serviços em caráter emergencial. “Precisamos em caráter de urgência contratar carros-pipa e de serviços para amparar as famílias em risco. Com o decreto poderemos fazer as coisas mais rápido, dispensa de licitação”, informou Roseane. A prefeitura possui carros-pipa mas com destinação para transporte de água potável para localidades da cidade.

Valmir Macêdo (Especial para Cidadeverde.com)
[email protected]

Homem é preso acusado de furtar quadriciclo em Luís Correia

Um jovem, residente no bairro Coqueiro da Praia em Luís Correia, litoral do Piauí, foi detido no final da noite deste domingo (17) suspeito de furtar um quadriciclo de casa de veraneio de Paulo de Tarso de Moraes Souza, irmão do prefeito de Parnaíba, Mão Santa.

Segundo informações, o suspeito entrou na casa que fica localizada no bairro Coqueiro e arrebentou o cadeado que segurava a corrente ao quadriciclo.

Ao notar o furto, o vigia da casa acionou a polícia, que saiu em diligência à procura do quadriciclo furtado. O suspeito foi visto pela equipe de motopatrulhamento da Ciptur em alta velocidade nas areias da praia do Coqueiro.

Houve perseguição e o suspeito acabou sendo alcançado pelas motos da Ciptur. Recebeu a ordem de prisão e foi conduzido à Central de Flagrantes em Parnaíba.

O suspeito contou ao delegado Maikon Kaestner, que arrebentou o cadeado da corrente que segurava o quadriciclo, fez a ligação direta e o furtou para dar uma volta, e que depois abandonaria o quadriciclo.

Fonte: Costa Norte

Crimes de furtos lideraram número de ocorrências durante o Carnaval em Luís Correia

(Foto: SSP: Divulgação)

Crimes de furto lideraram as ocorrências policiais em Luís Correia, cidade turística no litoral do Piauí, durante os quatro dias de Carnaval. No período foram registrados 86 boletins de ocorrência, sendo 45,35% relacionados a furtos de celulares, entre outros objetos. 

“Repetindo os anos anteriores, o Carnaval no litoral foi marcado pela ordem, seguiu de forma tranquila e pacífica. No ano passado não tivemos nenhuma morte e neste ano também não ocorreu nenhum registro de crime violento”, relatou o major Audivam Nunes, coordenador do Centro Integrado de Segurança Pública. 

Durante o Carnaval foram registradas 19 ocorrências por perda ou extravio de documento, oito boletins de ameaça, cinco colisão sem vítimas e dois roubos. Nas praias de Cajueiro da Praia e Coqueiro, 11 pessoas registraram queixa-crime por perturbação do sossego. 

O Centro Integrado de Segurança funcionou durante 24 horas, com apoio de 250 policiais militares, policiais civis e do Corpo de Bombeiros durante o período de festas, reforçando o efetivo de 100 PMs do 2º Batalhão e da Ciptur. 


Graciane Sousa
[email protected]

Bombeiros não registram ressacas do mar e orientam banhistas

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O Corpo de Bombeiros (CBM) informou que até o momento não registrou nenhuma intercorrência grave no litoral piauiense, como desaparecimento de crianças, mortes e ressaca no mar. De acordo com o Tenente do CBM, Everton Almeida, o trabalho nas praias tem sido de orientação aos banhistas. Na última semana, a Capitania dos Portos soltou um alerta para possíveis ondas de três metros de altura. A expectativa é de que a partir deste domingo o fluxo de turistas aumente no litoral.

A Secretaria Estadual de Segurança também informou, neste domingo (03), que o "Centro Integrado de Segurança Pública segue monitorando a orla das praias no litoral piauiense durante a Operação Carnaval 2019. Viaturas da Polícia Militar estão em patrulha permanente". 

“Estamos com nossas equipes preparadas da Pedra do Sal a Barra Grande, com plataformas elevadas e percorrendo a orla. O que temos até agora são pessoas que excedem um pouco a mais com a bebida alcoólica e se aventuram no mar. Monitoramos e pedimos para que retornem à segurança da praia”, declarou Almeida. 
 

Carlienne Carpaso
Com informações da SSP
[email protected] 

1º dia de Carnaval é considerado tranquilo em Luís Correia

(Foto: Divulgação SSP-PI)

O primeiro dia de carnaval em Luís Correia, no litoral do Piauí, foi considerado tranquilo com apenas dois flagrantes por furto e roubo. Na cidade foi montado o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) com policiais civis e militares. 

Ao todo, 250 policiais foram deslocados para Luís Correia que conta ainda com 100 PMs do 2º Batalhão e da Companhia Independente de Policiamento Turístico(Ciptur). Blitzen educativas foram realizadas no trecho entre as praias de Atalaia e Coqueiro, além de outros pontos estratégicos. 

"É um momento em que orientamos sobre o trabalho do CICC e passamos dicas de segurança aos turistas, tanto no cuidado com o trânsito quanto a procedimentos que podem evitar problemas, como identificar as crianças com pulseiras (facilita localização em caso de desaparecimento) e evitar deixar objetos de valor muito à vista ou dentro de veículos", explica o major Audivam Nunes, coordenador do CICC. 

O CICC funciona 24 horas durante o carnaval. No local é possível registrar Boletim de Ocorrência. Abordagens e revistas, combate ao uso de álcool ao volante e crimes ambientais estão sendo realizados de forma preventiva e repressiva. O Corpo de Bombeiros está com bases desde a praia da Pedra do Sal até Barra Grande.

(Foto: Divulgação SSP-PI)

 

Graciane Sousa
[email protected]

Homem é morto a pauladas e corpo é jogado em buraco em Luiz Correia

Um homem identificado como Bernardo Almeida da Silva, foi assassinado a pauladas, na noite de ontem terça-feira (26), no povoado Mexeriqueira, zona rural de Luiz Correia. Após o crime o corpo da vítima foi jogado em um buraco no meio de uma mata, cerca de 500 metros de onde ocorreu o crime.

“Recebemos uma denúncia de um suposto homicídio aqui na região de Mexeriqueira e os denunciantes relataram o nome do suspeito, chegando ao local conseguimos localizar o acusado, e ele conduziu a equipe de serviço até o local onde estava o corpo”, contou o tenente da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), tenente Mesquita. 

O acusado Ayrton Souza dos Santos negou a participação no crime, o mesmo foi encaminhado para Central de Flagrantes onde ficará a disposição da justiça.

O Corpo de Bombeiros de Parnaíba fez o resgate do corpo do homem e em seguida o corpo foi levado para o Posto Avançado do Instituto Médico Legal (IML). A polícia continua em diligencia no intuito de localizar mais dois suspeitos que teriam participação direta no crime que chocou os moradores do povoado.

Fonte:Click Parnaíba/JornaldaParnaíba

Marinha emite alerta de ressaca com ondas de até 3 metros no Piauí

(Foto: Proparnaiba)

Ondas de 3 metros de altura devem invadir o litoral piauiense novamente. A Capitania dos Portos alerta banhistas, pescadores, esportistas e pilotos de embarcações para a possibilidade de ressaca no mar, fenômeno caracterizado pelo movimento anormal das ondas. 

"A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania, lançou uma nota à imprensa de aviso de ressaca em virtude da passagem de um sistema frontal pelo hemisfério norte que provocou a incidência de ressaca com ondas de até 3 metros de altura. Isso é importante para aquele navegador, pescadores ou aqueles que são da área de esporte e recreio, os amadores para que eles tomem das devidas precauções", disse Fragata Dante, capitão dos Portos do Piauí. 

Na semana passada, ondas da mesma proporção deixaram um rastro de destruição em Luís Correia. Proprietários de donos e restaurantes ainda estão assustados com a força da maré e temem novos prejuízos. O coeficiente de marés, que mede o nível de segurança, chegou a 111 em uma escala máxima de 120.

Para a segunda-feira de Carnaval (04), o coeficiente previsto é de 74 e no dia seguinte de 80. 

"Trabalharemos diuturnamente no período de Carnaval. Vamos trabalhar sempre buscando a segurança da navegação para que a população fique bastante tranquila", completa o capitão Fragata Dante.


Graciane Sousa
[email protected]

Casa tinha mais de 100 kg de drogas que seriam vendidas no Carnaval

(Foto: divulgação Depre)

Uma operação do Departamento de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) descobriu mais de 100 kg de maconha escondidos em uma residência no bairro Cearazinho, em Luís Correia, no litoral do Piauí. Segundo o delegado Cadena Júnior, coordenador da especializada, o entorpecente seria comercializado durante o Carnaval. 

"Recebemos a denúncia e logo cedo, uma equipe da Depre, sob comando do delegado Eduardo Aquino, se deslocou para o litoral. Eles passaram o dia fazendo campana, mas ninguém apareceu. À noite, os policiais invadiram a residência e encontraram vários tabletes de drogas, totalizando mais de 100 kg", disse o delegado Cadena Júnior. 

A apreensão do entorpecente ocorreu na noite desta sexta-feira (22) e contou com o apoio da Delegacia de Combate ao Tráfico de Drogas e Latrocínio de Parnaíba (DHTL). O delegado explica que agora as investigações se darão no sentido de descobrir o proprietário da casa e os responsáveis pela droga. 

(Foto: divulgação Depre)

"Apuramos que o local não servia como boca de fumo, mas como um depósito. A partir da apreensão desse material, prosseguir nas investigações", finaliza o coordenador da Depre. 


Graciane Sousa
[email protected]

Setur trata sobre a administração da Orla de Atalaia

Foto: Google Maps

Gestores da secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), trataram na tarde de ontem (21) sobre a renovação da cessão da área referente a Orla de Atalaia na região litorânea piauiense. A ideia é que o Governo do Estado continue na administração da área, que hoje, é dotada de restaurantes, banheiros públicos, quiosques e ainda a sede do Projeto Piauí Praia Acessível que também tem uma estrutura montada pela Setur.

Para o secretário de turismo, Bruno Correia Lima, é importante que o Estado tenha o controle das ações naquele local, vez que é a principal atração turística do nosso estado. “Temos um planejamento e isso inclui organizar e fiscalizar toda a orla de Atalaia que hoje recebe um grande número de turistas. A Orla é um grande potencial econômico e turístico para o Estado e queremos ainda mais melhorias e investimentos”, ressalta o gestor acrescentando ainda que existe a ideia de futuramente ser realizado um novo processo para novos permissionários, tudo decorrente da nova cessão para o estado.

Ainda na tarde desta quinta, outra reunião aconteceu com o Ministério Público Federal, a fim de tratar sobre a situação dos atuais permissionários e as condições de funcionamento do equipamento turístico.

Na ocasião, o Gestor da Orla, Paulo Afonso, reforçou que tem sido feito um trabalho de fiscalização na Orla de Atalaia por parte do Estado. “Temos feito um trabalho de fiscalização relacionado a conservação das barracas, documentação e já deixamos cientes ao MPF as ações desenvolvidas e queremos continuar realizando um trabalho de forma correta”, disse.

Praia de Atalaia

A praia de Atalaia em Luís Correia é a principal praia do litoral piauiense. É uma das praias mais movimentadas por sua proximidade com o Centro da cidade, hotéis e pousadas. Possui uma ampla faixa de areia plana, com ondas brandas e mar calmo.

Da Redação
[email protected]

Ondas de 3 metros deixam rastro de destruição no litoral do Piauí

Donos de bares e restaurantes da Praia do Coqueiro, em Luís Correia, foram surpreendidos com o avanço da maré. As ondas chegaram a 3 metros de altura e deixaram um rastro de destruição. 

Donos dos estabelecimentos comerciais relataram que nunca tinham vistos ondas tão fortes. 

O coeficiente de marés, que mede o nível de segurança, chegou a 111 em uma escala máxima de 120.

(Foto: Reprodução: WhatsApp)

 

Com informações Notícia da Manhã
[email protected]

Posts anteriores