Cidadeverde.com

Policiamento em Luís Correia conta com 500 agentes de Segurança

  • f6668f92-c8dc-4cf6-bc05-df38e6255f9c.jpg Secretaria de Segurança
  • f4b3c277-7109-4711-8d30-34a1e3b283df.jpg Secretaria de Segurança
  • e3c926af-9bda-471e-9fdc-b1c491267bca.jpg Secretaria de Segurança
  • 7d33557b-1259-4824-bd4c-28fd6823265d.jpg Secretaria de Segurança
  • 0f333eae-3bdc-4a00-a0ad-768590f67cac.jpg Secretaria de Segurança
  • ea057132-0760-4cf0-90cd-da45b7c99c05.jpg Secretaria de Segurança
  • 23530940-b6ba-4b66-bd56-abdc01b7a43b.jpg Secretaria de Segurança
  • 37062d71-d7ac-48be-b1d6-2e9ddaaab049.jpg Secretaria de Segurança
  • 23a644d1-2307-47f2-a0ce-d2a00c02e935.jpg Secretaria de Segurança
  • 3c46512b-9ce0-4cd5-bf9a-7c00567e9d7c.jpg Secretaria de Segurança

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí realizou, na manhã deste sábado (10), em parceria com a Secretaria de Turismo e a Escola Piauiense de Trânsito, uma blitz educativa no Centro Integrado de Segurança localizado, em frente ao Sesc Praia, no litoral do Piauí.

A parceria também realizou uma panfletagem na entrada de Luís Correia com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No local,  uma barreira policial fixa  funcionará durante o período carnavalesco, outra barreira também foi montada no Povoado Camurupim. O Policiamento está sendo realizado no litoral piauiense com um reforço de cerca de 500 agentes de segurança com viaturas, quadriciclos, motocicletas e o helicóptero.


Da Redação
[email protected] 

Litoral terá pontos de atendimento ao turista neste carnaval

O litoral do Piauí tem um dos melhores carnavais do Nordeste e recebe neste período um maior fluxo de turistas. Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 100 mil pessoas circulam pelo local nessa época festiva do ano. Pensando no bem-estar dos visitantes, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), irá realizar ações voltadas para a segurança do folião. 

Dois pontos de informação serão montados para atender os turistas que precisam de informações sobre as praias, mapas e municípios litorâneos. Equipes de turismólogos da Setur estarão em Luís Correia, ao lado do Centro de Operações da Secretaria de Segurança, e Na praça principal de Barra Grande, povoado localizado no município de Cajueiro da Praia. 

Na ocasião, serão entregues exemplares do Guia Piauí Destinos, Guia Piauí - Litoral, material de divulgação dos demais municípios como Pedro II, São Raimundo Nonato, entre outros. A equipe também vai orientar como baixar e interagir com o APP Piauí Destinos, desenvolvido pela Coordenaria de Comunicação do Estado (CCom). 

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, o envolvimento dos demais órgãos, é o ponto principal para o crescimento do carnaval. "Sem dúvida, a organização de todos é o que traz tamanho sucesso. Nas reuniões, tratamos tanto com relação à Segurança como Saúde, Trânsito, Lazer", frisa o gestor, acrescentando que o litoral já vem sendo preparado com a limpeza e iluminação da orla de Atalaia, além de reforçar a importância das Centrais de Atendimento ao turista.

"Vamos direcioná-los às programações dos eventos, as praias, bares, restaurantes e sugerir passeios e empresas que os realizem com melhores instalações e excelente atendimento. Além de ter um feed back dos atrativos mais procurados e opiniões sobre cada um deles pelo próprio visitante", reitera Romilla de Macedo, turismóloga.

Segurança 

Durante o período de carnaval, o Centro Integrado de Segurança será montado no litoral em frente ao Sesc Praia com uma maior estrutura que o ano passado. Assim como no réveillon, a ideia é receber e orientar os turistas para um carnaval seguro. 

Piauí Praia Acessível 

Localizado na Praia de Atalaia, o Piauí Praia Acessível oferece atendimento para as pessoas com deficiência que querem se divertir e tomar banho de mar. O projeto já atendeu mais de 3 mil atendimentos e nesse período de carnaval contará com equipes da Faculdade Maurício de Nassau, parceira do Governo nesse projeto. A Secretaria de Estado para Inclusão da pessoa com Deficiência (Seid) reforça o convite. "Vamos funcionar nos dois turnos. Estamos preparados para receber aqueles que buscam e querem se divertir de forma segura. Gostaria de convida-los a ir ao nosso litoral, conhecer as nossas belas praias e também nosso projeto que só tem crescido e somado", finaliza o gestor da pasta, Mauro Eduardo.

 

Da Redação
[email protected]

Sem saber, jovem oferece droga a delegado, pede desculpas e acaba preso no Piauí

Um jovem tentou vender drogas para um grupo no litoral do Piauí e foi surpreendido com uma “voz de prisão”. O caso aconteceu no sábado (03) quando o delegado civil, Eduardo Aquino, estava na companhia de alguns policiais civis quando o rapaz, identificado como Kayrann Vasconcelos Pinto, se aproximou e perguntou se eles queriam comprar cocaína. 

“A gente estava de folga e esse rapaz se aproximou e perguntou se eu não queria comprar pó. ‘Se eu não tinha interesse’. Então, fizemos uma revista nele e encontramos uma quantidade droga e dinheiro trocado, resultado da venda do dia”, disse o delegado ao Cidadeverde.com.

O delegado e os amigos participavam de um bloco de carnaval, que já tinha se dispersado pela Avenida Beira Mar. 

“Fiquei sem acreditar no que estava acontecendo. Dei voz de prisão, chamamos a Polícia Militar para conduzir o rapaz até a Central de Flagrantes. Ele ficou pedindo desculpas porque não sabia que éramos policiais. Até disse que era filho de um vereador pra tentar influir, mas respondi ‘que era até bom’ porque ia precisar de um bom advogado”, contou o delegado.

O suspeito está na Penitenciária Mista de Parnaíba. O pedido de prisão preventiva já foi decretado. 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Tio e sobrinho são mortos a tiros após sair de festa em Luís Correia

Um tio e um sobrinho foram assassinados na madrugada desta segunda-feira (05) em Luís Correia, no litoral do Piauí. O caso ocorreu no bairro Beira Mar por volta das 2 horas e chocou os moradores da região. Até o momento, não há informações de suspeitou e da motivação do crime.

As vítimas foram identificadas apenas como Giliard Galvão e Silvio Galvão. Os dois estavam em uma motocicleta quando foram atingidos pelos tiros e morreram no local.

“Estamos apurando as informações, o que sabemos no momento é de que eles estavam em festa, tipo em uma seresta, tomando uma cerveja, e tinham saído do local”, contou o tenente da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), tenente Mesquita.

Tenente Mesquita destacou que no local foram encontradas diversas capsulas de pistola Ponto 40. 

Outra informação que estávamos verificando é de que o irmão de uma das vítimas foi assassinado há cerca de dois anos, e era conhecida como “Neguinha da Pedra”. 

A suspeita é de que as mortes estejam relacionadas com o tráfico de drogas na região. A Polícia Civil de Parnaíba investiga o caso. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Homem é amarrado pela população durante tentativa de assalto

O homem identificado pela Polícia como Leonardo dos Santos Sousa de 21 anos foi preso após ser amarrado e espancado durante uma tentativa de assalto em Luís Correia, Litoral do Piauí. O crime ocorreu na noite desta quarta-feira (31) e o suspeito, conhecido como "cabeça de ovo" tentava assaltar um comércio quando o proprietário reagiu e outras pessoas conseguiram amarrá-lo.

De acordo com o major Danilo Palhano comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico, CIPTUR, o suspeito foi levado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde onde foi atendido por conta das escoriações.

Após a liberação, Leonardo foi levado para a delegacia onde se encontra a disposição da Justiça

Rayldo Pereira
[email protected]

Suspeito de estuprar enteadas é preso com droga e arma de fogo

Um homem identificado como Francisco José dos Santos, conhecido popularmente como "Tito", de 41 anos, residente à Rua Parnaíba, nº 19, no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí, está preso na delegacia de polícia da cidade de Luís Correia, acusado dos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e suspeito de ter abusado de duas enteadas menores de idade.

A prisão foi efetuada nesta manhã de segunda-feira (08/01/2018) por volta das 9h30min, por uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur), composta pelo cabo Veloso e soldado Araújo, lotada no município de Cajueiro da Praia, litoral piauiense.

A polícia atendeu a denúncia de que o homem em questão teria abusado de duas crianças menores. 

Em sua posse os policiais encontraram uma espingarda bate bucha, que em razão dos fatos, o mesmo recebeu a ordem de prisão e encaminhado à delegacia de polícia de Luís Correia.

O acusado passou por uma revista minuciosa e foi encontrado alojado em suas partes íntimas, um frasco contendo 79 pedras de crack, duas trouxas de maconha e R$ 910 reais em espécie, o que caracterizou mais uma acusação: tráfico de drogas. 

Já quanto a acusação de estupro de vulneráveis as informações dão conta   que uma das meninas tem a idade de 14 anos, e que o padrasto começou abusa-la desde os 09 anos. A outra vítima tem 16. As duas menores e a mãe serão ouvidas ainda hoje pelo delegado local, mas que a última vez que foram abusadas foi na passagem do ano.

Pela natureza das informações, Francisco José deve responder pelos crimes de tráfico de drogas,  posse ilegal de arma de fogo e ser suspeito de estupro de vulnerável.

Fonte: Jornal da Parnaíba

Carro furtado na Atalaia é recuperado pela CIPTUR

A Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) recuperou um carro Chevrolet, modelo Corsa Wind, cor branca, de placas LVK 2488 Teresina (PI), por volta das 10h30 desta terça-feira (02/01), no Bairro Atalaia, município de Luís Correia.

Os policiais realizaram uma consulta e constataram que o carro havia sido furtado na Praia de Atalaia no domingo (31/12). O veículo foi rebocado pela Polícia Militar e o proprietário Franklin Sousa Pereira foi comunicado, sendo que tem endereço em Teresina. A ação foi resultado do patrulhamento ostensivo da CIPTUR.

Fonte: portalcostanorte

Incêndio na colônia de férias do Iapep assusta turistas no litoral

Um incêndio assustou os turistas que passaram o réveillon na Colônia de Férias do IAPEP, em Luís Correia, litoral do Piauí. O costume de soltar foguetes, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, major Rivelino, foi o que ocasionou o início das chamas.

"Tinha muita gente no local e começaram a soltar foguetes. Em um determinado momento, depois da virada do ano, um foguete caiu no capim seco e teve o incêndio. Fomos acionados e enviamos duas equipes ao local", afirmou o major.

Um morador que mora perto ao local contou, através de áudio de Whatsapp, que houve muito "corre-corre" no momento do incêndio e que as chamas ficaram muito altas. 

O comandante dos Bombeiros acrescentou que as equipes levaram cerca de uma hora para controlar o incêndio, porque o vento dificultava o trabalho. "Mas não houve feridos", completou.

O major também explicou que não há como responsabilizar alguém pelo problema porque havia muita gente no local. 

Rivelino disse ainda que mais cedo da noite, por volta das 18h, houve um incêndio em uma loja de roupas, também em Luís Correia, perto da Secretaria de Educação. Essa ocorrência também não registrou mortos ou feridos, apenas danos materiais.

 

Jordana Cury

[email protected]

Universitário é preso com LSD; droga seria traficada no Réveillon de Barra Grande

Ação da Polícia Civil resultou na prisão em flagrante de Adson Tavares Leite Siqueira Sousa, nesta sexta-feira (29),  no litoral do Estado.  O jovem  foi flagrado com 12 micropontos de LSD e uma porção de maconha. 

A droga sintética, de acordo com as investigações policiais, seria traficada em festas de réveillon da praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia. Adson Leite é estudante de Direito de uma faculdade de Teresina. Ele já foi apreendido em 2015, quando ainda era adolescente, por tráfico de drogas. 

Também foi preso Rômulo Vitorino Oliveira Boson de Castro. O jovem estava com uma pequena quantidade de Skank, conhecida como “supermaconha”. Foi realizado o Termo Circunstanciado de Ocorrência de porte para uso pessoal.  

As diligências que resultaram nas prisões são provenientes de denúncias anônimas realizadas no formulário da Delegacia Regional de Parnaíba, que pode ser acessado no seguinte link: bit.ly/denunciapcphb

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Litoral do PI deve receber mais de 100 mil visitantes e Segurança reforça policiamento

Cerca de 100 policiais devem sair de Teresina em destino ao litoral na manhã desta quarta-feira (27). O objetivo é reforçar a segurança da região, que é um dos principais destinos para as festas de fim de ano.  Ao todo, serão 280 policiais militares, civis e bombeiros que devem atuar na segurança. O secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira Junior, disse ao Cidadeverde.com que a expectativa é de que o litoral receba  mais de 100 mil visitantes. 

Um Centro Integrado de Segurança será montando em Luís Correia. De acordo com a Secretária de Segurança Pública, o Centro funcionará a partir de desta quinta-feira (28) até o dia 07 de janeiro de 2018, e estará localizado entre as praias de Atalaia e Coqueiro, em frente ao SESC Praia.  

O Centro busca integrar as forças policiais e garantir um final de ano tranquilo. Para o secretário de segurança, Fábio Abreu, o trabalho de policiamento será contínuo e a intenção é ampliar cada vez mais. 

“O Centro Integrado já é uma marca dessa gestão e que deu certo. Desde a primeira iniciativa no carnaval, e o resultado tem sido satisfatório tanto para a população quanto para a segurança pública. Estamos aperfeiçoando cada vez mais, incluindo parcerias como a PRF e já estamos nos preparando para o carnaval, que contaremos com câmeras de monitoramento e a maior estrutura de todos os Centros Integrados já realizados”, disse o secretário.

Policiamento e Blitz 

Os policiais militares extras realizarão policiamento ostensivo com cavalaria, aeronaves, viaturas e motocicletas, e policiamento de trânsito junto à Polícia Rodoviária Federal.

Já a Polícia Civil se encarregará do policiamento judiciário e contará com delegados, escrivães e agentes para flagrantes, Termos Circunstanciados de Conduta (TCO) ou boletins de ocorrência. 

Bombeiros realizarão os primeiros socorros, além de atuar na prevenção de afogamentos, acidentes e no combate a incêndios em toda a extensão do litoral piauiense.

Em parceria com o Detran e a Secretaria de Educação, também serão realizadas blitz educativas. 

Turismo 

Para o secretário de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, "esse ano, acreditamos que o número de turistas que irão ao nosso litoral será maior do que os anos anteriores. Além de termos os eventos promovidos pela Secretaria de Turismo nas praias de Luís Correia e Parnaíba, teremos o réveillon Piawaii, em nossa Barra Grande. Um evento que promete colocar o Piauí no cenário internacional como um dos melhores réveillons do mundo".

Para ele,  mais de 100 mil pessoas estarão no visitando o litoral piauiense nesse período de final de ano. "Por isso, fizemos a articulação com os demais órgãos e também com permissionários do local para garantir uma estrutura para receber bem esses turistas para que eles tenham uma imagem positiva do nosso Estado e possam voltar em outras oportunidades" , destacou Flávio Nogueira. 

Réveillon no Litoral 

O litoral piauiense está com uma programação especial para os dias 30 e 31 de dezembro de 2017. Confira aqui a programação. Dentre as atrações estão Solange Almeida, Farra da Gordinha e Taty Girl. 

 

Carlienne Carpaso
Com informações da Secretaria de Segurança 
[email protected] 

Posts anteriores