Cidadeverde.com

ASA alerta: falta de água fecha escolas na região do semiárido

Imprimir
A escassez de água está provocando o fechamento de escolas no semiárido. O alerta foi feito pela Articulação Semiárido Brasileiro durante o 8º Encontro de Jornalistas do Nordeste, promovido pela Fundação Banco do Brasil, em Natal (RN), nesta sexta-feira (9), em Natal (RN).

 
De acordo com o censo realizado pelo Governo Federal, 50% das escolas não têm água e algumas estão sendo fechadas, devido à falta de chuvas. “Uma média de oito escolas são fechadas por mês, segundo dados do último censo escolar”, revela a coordenadora de Comunicação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). 
 
O coordenador-geral do Programa de Acesso à Água do Ministério de Desenvolvimento Social, Igor Arsky, informou durante o encontro que o Governo Federal irá lançar o programa “Cisternas nas Escolas” para evitar o fechamento e evasão escolar.

 
A iniciativa será lançada este mês pela presidente Dilma Rousseff em Brasília. “O programa está sendo formatado e será lançado nos próximos dias pela presidente Dilma Rousseff por isso, não podemos antecipar dados”, disse Igor Arsky.
 
Segundo Arsky, as informações meteorológicas que chegam ao ministério é que as chuvas voltaram em muitas localidades este ano. “Parte do Nordeste está com cisternas reabastecidas, mas as chuvas estão irregulares em algumas regiões”, informou o coordenador-geral do programa de Acesso a Água.
 
Participaram do debate o presidente da Fundação Banco do Brasil, Caetano Minchillo, a coordenadora de comunicação da ASA, Fernanda Cruz, e o gerente-geral da Unidade Desenvolvimento Sustentável do Branco do Brasil, Rodrigo Nogueira.

 
Cisterna
Dentro do programa de um milhão de cisternas, o Piauí conseguiu entregar 19 mil cisternas, faltando ainda 17 mil. Segundo a Fundação, já foram sendo construídas cerca de 700 mil cisternas em todo o Brasil. “Isso representa um compartilhamento de 8 bilhões de litros de água”, disse Fernanda Cruz.
 
A ASA está investindo também em “cisterna calçadão” com capacidade de mais de 50 mil litros de água, reserva suficiente para família sobreviver durante toda a estiagem.
 
Flash Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais