Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre Enxaqueca no quadro Saúde

Imprimir

O quadro Saúde, do Notícia da Manhã, desta terça(7), falou sobre o tema "Enxaqueca" e trouxe para o estúdio o médico neurologista Daniel França.

A enxaqueca atinde 20 por cento da população brasileira, cerca de 35 milhões de brasileiros. As mulheres são as mais atingidas, onde uma em cada quatro sofrem do mal. Isso se justifica pela questão hormonal.

Os sintomas da doença são fortes dores latejantes e constantes, acompanhadas por náuseas. A causa é genética e as crises podem ser desencadeadas por fatores ambientais, como odores, claridade e barulhos.

O problema não tem cura, mas existem tratamentos eficientes, que associam ingestão de medicamentos específicos e prescritos por um especialista, com estilo de vida saudável, que inclui prática de exercício físico, manter o peso ideal e dormir bem.

Durante a entrevista o médico neurocirurgião Daniel França, alertou que a auto medicação, ou seja, a ingestão de medicamentos por conta própria, principalmente analgésicos, pode piorar o quadro de enxaqueca. "Uso abusivo de analgésico acaba perpetuando o ciclo da dor", disse o especialista, que ainda ressaltou que a dor diminui temporariamente, mas não está tratando o âmago da doença. "Trata a crise e não a causa e vai levar a cronificação do quadro", concluiu.

Daniel França informou ainda que 95 por cento das crises de enxaqueca são incapacitantes e só analgésico nao são eficientes. Ele falou que após tratar a crise é necessário o uso de medicações profiláticas, que podem abortar as crises ou fazer com que elas sejam menos frequentes, menos intensas e menos duradouras. Mas ele alerta que esse tratamento só deve ser feito  com o acompanhamento do médico, pois precisam de receita controlada e nem todo mundo reage da mesma forma.

Ainda na entrevista, o doutor falou que TPM(tensão pré-menstrual) e enxaqueca não estão necessariamente conectadas. Ele ainda alertou que o uso de anticoncepcional piora o quadro de enxaqueca porque vai agir na produção hormonal. Também explicou que o fator alimentar é muito importante no controle das crises. "O uso de alimentos e sua falta podem desencadear crises de enxaqueca", disse. Daniel França orientou que as pessoas com enxaqueca não devem ter grandes intervalos de jejum e evitar o consumo de chocolate, vinho tinto, queijo, principalmente os mais amarelos, e melancia.

Encerrando sua participação, o neurocirurgião afirmou que o principal fator desencadeador das crises de enxaqueca é o stress, por isso apontou que a melhora da qualidade de vida é importante porque ajuda a diminuir o stress ou aumenta a capaciadade de conviver com ele. Mas o doutor afirmou que livre de crise o paciente nunca estará.

Veja na íntegra o quadro Saúde do Notícia da Manhã!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais