Cidadeverde.com

Veja dicas do estudantes que conseguiram nota 1000 na redação do Enem no Piauí

Imprimir

Foto: Arquivo pessoal

Por Bárbara Rodrigues

O Piauí conseguiu mais uma vez se destacar e registrou seis redações nota 1000 no Enem. O Cidadeverde.com falou com quatro dos seis candidatos que conseguiram a nota máxima, e eles deram algumas dicas de como se sair bem na prova.

Millena Martins, Pedro Henrique, Lídia Carolina, Amiel Alencar contaram como se preparam. Além deles  Ana Luíza Lustosa e Alessandra Ribeiro foram os feras do Piauí na redação que falou sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. 

No Piauí, um total de 99.644 candidatos foram inscritos para participar da prova. No dia 22 de janeiro, iniciam as inscrições para o Sisu, ocasião em que os candidatos vão poder escolher os cursos que desejam fazer.

Leia também:

 

Conheça os estudantes nota mil

Millena Martins 

Percorrendo mais de 23 km da zona rural de Teresina para o bairro Ininga, na zona urbana da capital piauiense, a estudante Millena Martins Bacelar, de 19 anos, acordava 5 horas da manhã para estudar e tentar passar no exame.  Ela contou ao Cidadeverde.com que estudava cerca de 10 horas, em casa e no curso pré-vestibular. O objetivo dela é cursar Medicina.

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Ela revelou que a leitura do escritor e jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein a ajudou a melhorar seu vocabulário. 

A estudante recomendou ler e treinar bastante a escrita para quem quer tirar nota boa na redação.  

“Redação é treino, é treinar muito. Não desistir quando você não consegue um resultado satisfatório, corrigi os textos, vê onde você está errando e sempre recorrer aos professores”. 

 

Lídia Carolina

Apesar de ser formada em Engenharia Cartográfica de Agrimensura, Lídia Carolina Rodrigues Resende França, de 27 anos, não desistiu do sonho de cursar de Medicina e decidiu voltar a estudar em casa para o Enem, principalmente assistindo cursos online no Youtube. Na terça-feira (16), ela descobriu que todo seu empenho deu certo, pois conseguiu atingir nota 1000 na redação do Enem.

Foto: Arquivo pessoal

Lídia é casada, e se formou em Engenharia Cartográfica de Agrimenssura na Universidade Federal do Piauí (UFPI) no ano de 2019. Em 2022, ela decidiu que iria em busca do seu sonho de se formar em Medicina, e começou a estudar em casa.

Além de ter uma rotina diária de estudo, Lídia acredita que estudar as redações de outros candidatos foi importante para conseguir uma nota mil.

“Acho que é muito importante estudar redações nota mil dos anos anteriores. O Inep disponibiliza isso, e ao ler essas redações, você entende como os participantes escreveram, a ordem das frases, entender a escrita, destrinchar mesmo e assim você adquire vocabulário. Também fazer cursinho de redação online. A redação ela tem muito valor, então um mês antes da prova, eu diminuí o uso de redes sociais e cheguei a fazer de 3 a 4 redações por semana. Tem muitos cursos onlines gratuitos que a pessoa pode acompanhar para estudar”, apontou.

 

Pedro Henrique

O jovem Pedro Henrique Soares, de 17 anos, revelou que tinha exaustivas horas de estudo, tanto na escola, como nos horários de estudo em casa. Mas para ele, a ajuda dos amigos com quem estudava foi fundamental para ter um bom desempenho. 

O estudante, que vai tentar com a nota ingressar no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), conta que o grupo de seis amigos trocava informações de assuntos que estavam sendo debatidos nas provas e que poderiam ser cobrados no Enem.

Foto: Reprodução

Pedro Henrique afirmou que estudava todos os dias. De segunda a sexta, tinha aulas na escola, aos sábados, os simulados, e mesmo aos domingos, fazia provas antigas do Enem em casa.

Para ele é importante ter um planejamento e entender que é preciso abdicar de algumas coisas para conseguir o êxito na prova.

"Eu acho que antes mesmo de começarem as aulas, devem ser realizados alguns planejamentos, devem ser estabelecidas algumas metas, e as pessoas têm que ter a consciência de que muita coisa tem que ser abdicada para algo maior, que é a aprovação. E o processo não pode ser tão doloroso, árduo, ele tem que ser feito com prazer, com gosto, com a certeza de que vai dar certo", finalizou.

 

Amiel Alencar

O estudante Amiel Alencar, de 19 anos, contou que escrevia, em média, três redações por semana e citou na prova os autores brasileiro e estrangeiros, Milton Santos, Émile Durkheim e Goethe.  Ele pretende cursar Medicina.

Foto: Arquivo pessoal

"Dentro das minhas estratégias argumentativas, usei três repertórios socioculturais. Na introdução citei o geógrafo brasileiro Milton Santos, com sua teoria das Cidadanias Mutiladas; nos dois parágrafos de desenvolvimento citei o sociólogo francês Émile Durkheim e o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe", contou o piauiense.

Amiel Alencar diz que o segredo para se dar bem na prova é "fazer muitos textos" baseados em eixos temáticos como saúde, segurança, educação, entre outros. 

"Não tem como adivinhar tema, mas tem como se preparar bem estudando por eixos temáticos. Por exemplo, se cai algo sobre os malefícios do cigarro eletrônico e você está bem preparado, fez muitos textos no eixo da saúde, você consegue fazer uma boa prova", conta Alencar.

Ana Luíza Tobler

 

 Ana Luiza Lustosa Tobler, de 18 anos, disse que continua surpresa com o desempenho alcançado na prova. Mas, que desde o 1º ano do ensino médio faz Enem como treineira e foram anos de muita preparação para essa prova, com muita dedicação.  

“Até agora estou meio sem acreditar, porque para gente a nota 1000 às vezes parece inalcançável. A gente não vai para a prova buscando alcançar essa nota na redação, vamos com a mentalidade de dar o melhor de si, mas a nota mil parece meio distante”, disse. 

Essa foi terceira vez que Ana Luiza participa do Enem. Em 2020, quando estava no primeiro ano do ensino médio, alcançou 940 pontos na redação. Ela manteve a mesma nota no ano seguinte e tirou 920 em 2022, quando concluiu o ensino médio. 

O coordenador de 3ª série e pré-vestibular, Felipe Ávila, destacou que a preparação realizada pela estudante Ana Luiza Lustosa, com rotina intensa de estudos e três simulados por semana, ajudou a estudante durante sua preparação. 

A Ana Luíza é uma aluna incrível e brilhante que nós, do Colégio Objetivo, temos um imenso orgulho de tê-la em nossa instituição desde o ensino médio, ainda primeira série, e hoje ela faz parte de uma das nossas turmas de alto desempenho. Ela tem uma rotina de estudo que é bastante intensa e que isso lhe propicia uma disciplina nos estudos. Na Turma Média Advanced, por exemplo, a Ana Luíza tem uma rotina das manhãs todas preenchidas, com aulas de segunda a sábado. Também tem aulas no contraturno, como aulas de laboratório de redação e aulas de língua estrangeira. Ao todo, são 42 horas aulas semanais, o que lhe confere uma rotina intensa de estudo”, especificou o coodenador.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais