Cidadeverde.com

Candidatos querem museu do PT e diretório com cotas

Imprimir
No Piauí, três chapas disputam o Diretório Estadual do PT nas eleições internas do partido neste domingo. Após intervenção do governador Wellington Dias (PT), as chapas fizeram um pacto de não agressão na campanha para não atrapalhar a pré-candidatura do partido nas eleições 2010.
 

O atual presidente do diretório, deputado estadual Fábio Novo, 35 anos, disputa a reeleição e conta com o apoio do governador e da corrente que historicamente comanda o partido no Estado, a Articulação Unidade na Luta. No Piauí, 27 mil filiados estão aptos a votarem, mas a previsão é que somente a metade compareça às urnas.

A coordenadora Estadual do Fome Zero no Estado, Rosângela Sousa, que encabeça chapa de oposição a Fábio Novo, critica a falta do que denominou de "democratização das decisões" da atual gestão do PT e propõe combater as filiações em massa.
 

"É preciso enfrentar um vício que começa a se alastrar no partido que é o de filiações em massa sem cuidado com a formação política", disse Rosângela Sousa.

Fábio Novo contesta a adversária e afirma que a formação política sempre foi uma prioridade. "Criamos a escola de formação on-line para novos filiados e investimentos muito na formação política", disse. Novo, que conta com o apoio da cúpula do PT, afirmou que, se for reeleito, vai trabalhar para a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República. Ele defende a candidatura própria do partido com alianças com PMDB e os partidos que deram vitória a Lula e Wellington Dias.
 
Museu do PT

Uma das promessas de Fábio Novo para a próxima gestão é criar um museu virtual do partido para resgatar a história do PT no Estado. Ele promete ainda informatizar o partido nos 100 maiores municípios, lançar o Guia de dirigentes petistas, produzir um documentário com o nome PT - Uma história de lutas no Piauí e criar uma TV e Rádio do PT na internet.
 
Rosângela Sousa defende que os diretórios municipais do PT tenham direito de indicar uma cota dos cargos no futuro governo do partido. Ela promete também fortalecer a candidatura de Dilma e Antônio José Medeiros (pré-candidato ao governo do Estado) e valorizar os núcleos do PT.
 
 

O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Piauí, Adalberto Pereira, que disputa a eleição pela chapa Socialismo pela base defende que o partido volte a ter relação direta com os movimentos sociais. Ele promete ainda descentralizar o PT e valorizar a militância.

"O PT do Piauí se voltou para a institucionalidade, tomando decisões só em cúpula e é preciso descentralizar e ouvir a base", afirmou Adalberto Pereira.
 
VOTAÇÃO
 
As eleições tiveram início agora pouco (às 9horas) na Escola engenheiro Sampaio, na avenida Campos Sales, no centro de Teresina.

 
Por Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: