Cidadeverde.com

Autoridades discutem implantação de hemodiálise em São Raimundo Nonato

Foto: Ccom

Em reunião, nesta terça-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) discutiu junto com parlamentares do território da Serra da Capivara e pacientes renais crônicos, a implantação de um centro de hemodiálise na cidade de São Raimundo Nonato.

Para possibilitar a instalação desse tratamento na cidade, a Sesapi precisou fazer um estudo para avaliar a qualidade da água da região, o que é de suma importância para a implantação de equipamentos de hemodiálise.

“Devido à necessidade de ter uma água de qualidade para estes pacientes, a secretaria realizou este estudo e constatou que houve melhorias neste elemento, o que nos possibilitou a realização de hemodiálise no hospital regional da cidade”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A manutenção da qualidade da água usada nos tratamentos de hemodiálise é primordial para a segurança do paciente. Isso porque alguns compostos, como alumínio e flúor, além de toxinas geradas por bactérias (as endotoxinas), se presentes na água, podem debilitar o estado de saúde do paciente.

Para a implementação do tratamento dos pacientes renais, que necessitam de terapia substitutiva, a Sesapi abriu um procedimento para que as empresas interessadas possam se habilitar.

“Aquela empresa que obtiver todas as condições para a prestação do serviço, será credenciada e habilitada pela secretária. Nosso intuito é que esse processo seja finalizado o mais breve possível”, destaca o gestor.

Após os estudos sobre a qualidade da água, a Secretaria de Estado da Saúde implantou o serviço de hemodiálise para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, que atende a toda população do território.

Da Redação
[email protected]

CAPS de São Raimundo Nonato é inspecionado pelo MPPI

O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, com apoio do CAODS (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde), realizou nesta sexta-feira (23) inspeção virtual no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de São Raimundo Nonato. Em respeito às recomendações de contenção e prevenção à Covid-19, o trabalho de fiscalização foi feito por videoconferência. Os trabalhos foram coordenados pelos promotores de Justiça Gabriela Almeida e Jorge Pessoa.

O objetivo da inspeção, feita pelos representantes do Ministério Público, foi conhecer toda a estrutura física e o funcionamento do CAPS, para avaliar quais melhorias foram realizadas no local após os laudos técnicos emitidos pela Vigilância Sanitária Estadual e pelo CRM-PI (Conselho Regional de Medicina do Piauí). Apesar das orientações dos dois órgãos técnicos sobre quais melhorias deveriam ser efetuadas, para aperfeiçoar os serviços prestados pelo CAPS de São Raimundo Nonato, ainda foram constatadas várias deficiências. Entre os problemas encontrados estão: a falta de controle sobre a entrada e a saída de medicamentos e de ambiente adequado para sua conservação; consultório médico sem itens necessários para a realização de consulta; recepção sem quaisquer instruções sobre manutenção de distanciamento e sem itens para a segurança dos profissionais que ali trabalham; banheiros não adaptados para pessoas com deficiência, e outros.

Entre os encaminhamentos foi sugerida a realização de reunião com o secretário municipal de Saúde de São Raimundo Nonato e municípios circunvizinhos para verificar a possibilidade da celebração de um consórcio público com o intuito de oferecer um serviço de saúde mental de qualidade aos cidadãos da região. Outra medida a ser executada consiste na verificação da existência de algum procedimento licitatório em tramitação para melhorias do CAPS e, se houver, deve ser verificada qual a situação em que se encontra.

Por último, foi sugerido que seja realizada consulta junto à Secretaria Estadual de Saúde sobre a instalação do sistema Hórus, do Ministério da Saúde para o controle de medicação, no CAPS de São Raimundo, além do fornecimento de equipamentos para melhor controle na dispensação dos medicamentos.

Além dos promotores de Justiça, a equipe de vistoria foi integrada também pelos médicos do MPPI, Celso Pires Filho e Viviane Pompeo. Os dois profissionais vão elaborar relatórios técnicos sobre o trabalho de inspeção. Os documentos devem subsidiar a atuação dos promotores de Justiça para requerer junto ao estado e ao município as correções das irregularidades encontradas e o aperfeiçoamento do CAPS, principalmente nos aspectos estrutural e funcional. A vistoria contou também com a participação de representantes da Vigilância Sanitária Estadual, do CRM e da Coordenação de Saúde Mental da Sesapi.

Com informações Ascom

Funcionários do setor funerário querem prioridade na vacinação em São Raimundo Nonato

Foto: reprodução

Representantes do setor funerário no município de São Raimundo Nonato querem  prioridade na vacinação contra a Covid-19. Os representantes da classe realizaram uma manifestação no final da tarde de ontem (13),  em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) reivindicando a vacina contra a Covid-19,  e contra a gripe para todos os profissionais do setor funerário. "Os profissionais do setor estão muito expostos ao vírus, mesmo com todos os protocolos de prevenção adotados. Parte do trabalho é retirar os corpos em hospitais e residências ou estar em contato com famílias vítimas da Covid-19, que muitas vezes podem estar contaminadas”, disse um dos representantes do setor.

"Superlotação do sistema de saúde preocupa", diz secretário de Saúde

A superlotação do sistema de saúde tem preocupado autoridades em saúde de cidades no interior do Piauí. Em São Raimundo Nonato, município piauiense que faz divisa com a Bahia, o atendimento covid está sendo exclusivo para pacientes do próprio estado. Mesmo assim, a ocupação de UTIs é de 100%.

"Infelizmente é uma realidade que estamos vivenciando agora dentro do Território Serra da Capivara que é composto por 20 municípios. A UPA está estruturada com 15 leitos de UTIs, mas 100% estão ocupadas. A nossa preocupação é que esses leitos estão disponíveis para a regulação do estado. Temos alguns pacientes da própria cidade e também de algumas cidades do Território Serra da Capivara. O que mais vem nos preocupando é essa superlotação do sistema de saúde, não somente em São Raimundo Nonato, mas em todo o Piauí", disse Jussival Júnior.

A situação da pandemia da Covid-19 chegou ao limite em todo o estado. Nos próximos dias, o governador Wellington Dias deve anunciar medidas ainda mais restritivas em um pacto com outros estados da federação. Atualmente, o Piauí tem quase um óbito por hora em um dia; já são 3.545 mortes pela covid.

 

Graciane Sousa
[email protected]

São Raimundo Nonato lança campanha reforçando medidas contra a Covid-19

Foto: Ascom

No início da noite desta quinta-feira (25) a Prefeitura de São Raimundo Nonato, em parceria com órgãos municipais e estaduais da saúde deu início a campanha "Quem Ama Cuida".

De acordo com a prefeita Carmelita Castro a campanha visa conscientizar a população para que todos se cuidem contra o novo coronavírus. “O nome da campanha se deve ao fato de que muitas pessoas não entendem e desdenham do vírus, mas a realidade é que aqueles que passaram pela situação de contrair a Covid-19, tiveram familiares que contraíram a doença ou até mesmo perderam um ente querido sabem da gravidade da situação. O que precisamos é que as pessoas se conscientizem que essa doença mata. Que estamos lidando com vidas e  que quem ama cuida. Então, se faz necessário que cuidemos uns dos outros para que esse vírus não prolifere, para prevenir que mais vidas sejam perdidas”, disse a gestora.

Fazendo Alusão a campanha, a Prefeita Carmelita juntamente com o Coordenador da 12ª Regional de Saúde, João Eudes Castro; a Diretora do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, Nilvânia Nascimento; o Secretário Municipal da Saúde, Jussival Júnior; Policiais Militares e Agentes da Fiscalização Sanitária foram até bares e restaurantes da cidade para  orientar os donos dos estabelecimentos para reforçar as medidas de segurança adotadas contra a Covid-19.

No momento em que visitavam os estabelecimentos, os gestores pediam a ajuda e compreensão dos proprietários dos estabelecimentos e dos clientes para que ajudassem o município a cumprir as medidas do Decreto 

Da Redação
(com informações ascom)

Hospital de São Raimundo Nonato inicia atendimentos e cirurgias urológicas

O Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, iniciou, no dia 29 de janeiro, atendimentos ambulatoriais para a especialidade de urologia. Na unidade, também estão sendo realizadas cirurgias na área.

“Nosso atendimento começou na sexta-feira (29) e algumas cirurgias foram realizadas no sábado (30). O que nos deixa muito felizes em poder proporcionar mais uma especialidade para nossa população”, explica a diretora da unidade de saúde, Nilvânia Nascimento.

A implantação da especialidade, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, ajudou a reduzir a transferência de pacientes para outras unidades de saúde e desafogar o atendimento. “Foi muito importante a implementação desse atendimento em nosso hospital, que ajudou a desafogar a fila de espera e também não precisamos fazer transferência para outros hospitais”, enfatiza a gestora.

Para ter acesso ao atendimento de urologia e outras especialidades, os pacientes precisam ser regulados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além de urologista, o hospital também possui consultas e cirurgias nas áreas de cirurgia geral, dermatologia, ortopedia, ginecologia e de proctologia. “Fora os atendimentos eletivos, nossos especialistas também realizam procedimentos de urgência, para qualquer cidadão que procure nossa unidade de saúde”, lembra Nilvânia Nascimento.

Da Redação
[email protected]

Hospital Regional de São Raimundo Nonato volta a ter 100% de UTIs ocupadas

Fotos: Divulgação CCOM

O Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, a 523 Km de Teresina, voltou a ter taxa de 100% de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid. 

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgados na noite dessa terça-feira (8), todos os 20 leitos de UTI do hospital estão com pacientes.  Quanto à situação dos leitos clínicos, 12 dos 20 disponíveis estão ocupados. A cidade de São Raimundo Nonato já contabiliza 2436 casos confirmados de coronavírus e 21 óbitos causados pela Covid-19.

No Sul do Estado também chama atenção a ocupação dos leitos clínicos do Hospital Regional Dr João Pacheco Cavalcante, na cidade de Corrente. De acordo com a Sesapi, todas as cinco vagas disponíveis estão ocupadas. Há apenas dois leitos de estabilização sem pacientes. O município já registrou  883 casos de coronavírus.

No Norte do Estado o Hospital Regional de Campo Maior está com a ocupação de leitos clínicos no limite. Das 19 vagas, 18 estão ocupadas, que representa lotação de 94,7%. 

Na rede estadual de saúde a ocupação dos leitos de UTI está em 46,5%. Quanto aos leitos clínicos, a lotação é de 41,3%. 

Os casos  confirmasdos de coronavírus no Piauí chegam a 132.718.  A mortes somam 2.695 notificadas em 198 municípios. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Hospital de São Raimundo Nonato ganha novas UTIs

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), ampliou de 15 para 20 o número de leitos de UTI do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, no município de São Raimundo Nonato. Os novos leitos chegam para aumentar a capacidade de atendimento da unidade de saúde por conta da lotação da terapia intensiva do Hospital.

Para o secretário Florentino Neto, o aumento no número de leitos de UTI no HRSJCF é uma resposta rápida do Governo à necessidade pontual da região, onde os leitos estão todos ocupados. “Vamos ampliar a estrutura de enfrentamento à Covid-19 sempre que houver necessidade. Estamos monitorando não só a situação em São Raimundo Nonato como também em todo o Piauí”, diz o secretário.

“Sempre que houver necessidade de uma atenção maior em qualquer região do Estado estaremos atuando prontamente, através do Pró Saúde e o Pró Piauí. Nosso objetivo é garantir a assistência adequada à população, principalmente neste período crítico da pandemia”, enfatiza Florentino.

De acordo com a avaliação do secretário, tudo o que foi feito até agora tem demonstrado nossa capacidade de reação no enfrentamento à Covid. “A estrutura continua montada e, em alguns locais, está sendo é ampliada, dependendo da necessidade. É preciso ter ações preventivas, articulação com os municípios e organização da rede de assistência à saúde para conseguirmos vencer a pandemia. Juntos, vamos conseguir”, finaliza o secretário.

Da Redação
[email protected]

Governador anuncia reforços para o Hospital de São Raimundo Nonato

O governador Wellington Dias anunciou neste sábado (07) reforços para o município de São Raimundo Nonato. A cidade receberá novos monitores, respiradores e ambulâncias equipadas para atender pacientes diagnosticados com covid-19.  Os equipamentos irão para o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz.

“Deslocamos para região mais respiradores e monitores. São cinco novos leitos com seis monitores, sete ventiladores e uma torre de videolaparoscopia, além do suporte de profissionais e ambulâncias equipadas. Estamos unindo esforços, Estado e Município para poder dar todo suporte aos piauienses da região sul”, garantiu o chefe do executivo estadual.

Wellington Dias informou ainda que equipes de profissionais de Floriano com fisioterapeutas e médicos intensivistas também serão deslocados. “Eles vão somar trabalho junto aos heróis e heroínas da saúde do Hospital de São Raimundo Nonato e da UPA do município. Tudo é resultado de um trabalho liderado pelo secretário de Saúde, Florentino Neto e da prefeita Carmelita Castro, que faz um intenso esforço pelo município”, disse.

O governador destacou ainda a importância da continuidade do enfrentamento ao coronavírus. “Precisamos continuar com as medidas de higiene, distanciamento para reduzirmos a transmissibilidade, reduzir o adoecimento. O programa Busca Ativa tem nos ajudado nesse importante trabalho de identificação de novos casos com a testagem para garantir o cuidado e tratamento cedo, isso é fundamental”, comentou.

O superintendente de Atenção da Rede de Média e Alta Complexidade, Alderico Tavares, explicou que os equipamentos são de última geração e que farão grande diferença na qualidade de atendimento da população. “Iremos a São Raimundo Nonato com um olhar técnico para ajudar a unidade, além de começar o suporte de médicos intensivos, que já foi autorizado pelo secretário Florentino Neto, que irão auxiliar os profissionais da região”, explicou o superintendente.

Da Redação
[email protected]

Com 90% dos leitos ocupados, governo manda médicos e equipamentos para São Raimundo

O governador Wellington Dias (PT) anunciou neste sábado (07) reforço na saúde de São Raimundo Nonato. O município enfrenta constante lotação dos leitos de  UTI para tratamento de pacientes com a covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), dos 15 leitos ofertados no Hospital Regional Senador Candido Ferraz, 13 estão ocupados. Dos 20 leitos clínicos, 11 estão com pacientes.

Wellington Dias autorizou novos monitores, respiradores e ambulâncias equipadas para atender pacientes diagnosticados com covid-19. Todos os equipamentos irão para o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz.

“Deslocamos para região mais respiradores e monitores. São cinco novos leitos com seis monitores, sete ventiladores e uma torre de videolaparoscopia, além do suporte de profissionais e ambulâncias equipadas. Estamos unindo esforços, Estado e Município para poder dar todo suporte aos piauienses da região sul”, garantiu o chefe do executivo estadual.

Segundo o governador, equipes de profissionais de Floriano como fisioterapeutas e médicos intensivistas também serão deslocados para São Raimundo. “Eles vão somar trabalho junto aos heróis e heroínas da saúde do Hospital de São Raimundo Nonato e da UPA do município. Tudo é resultado de um trabalho liderado pelo secretário de Saúde, Florentino Neto e da prefeita Carmelita Castro, que faz um intenso esforço pelo município”, disse.

Foto: Roberta Aline

O governador destacou ainda a importância da continuidade do enfrentamento ao coronavírus. “Precisamos continuar com as medidas de higiene, distanciamento para reduzirmos a transmissibilidade, reduzir o adoecimento. O programa Busca Ativa tem nos ajudado nesse importante trabalho de identificação de novos casos com a testagem para garantir o cuidado e tratamento cedo, isso é fundamental”, comentou.

O superintendente de Atenção da Rede de Média e Alta Complexidade, Alderico Tavares, explicou que os equipamentos são de última geração e que farão grande diferença na qualidade de atendimento da população. “Iremos a São Raimundo Nonato com um olhar técnico para ajudar a unidade, além de começar o suporte de médicos intensivos, que já foi autorizado pelo secretário Florentino Neto, que irão auxiliar os profissionais da região”, explicou o superintendente.

Hérlon Moraes (Com informações da Ccom)
redacao@cidadeverde

Posts anteriores