Cidadeverde.com

Iniciativa privada pode incrementar turismo na Serra da Capivara

Foto: reprodução

Em janeiro deste ano, o Parque Nacional da Serra da Capivara ganhou destaque internacional ao ser incluído na lista de 52 lugares para se visitar em 2022 divulgada pelo jornal norte-americano The New York Times. Buscando oferecer acomodações modernas e confortáveis para os turistas que passam pela região, a Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI) lança o edital de licitação da parceria público-privada (PPP) do Hotel Serra da Capivara para reforma, ampliação e operação do equipamento pelos próximos 35 anos, garantindo um melhor suporte ao turismo em São Raimundo Nonato e região.

O New York Times destacou as belezas naturais da Caatinga, com seus cânions e cactos, além da importância arqueológica do parque que, segundo o texto, se distingue de inúmeras outras paisagens brasileiras de tirar o fôlego devido aos restos arqueológicos e artísticos de humanos antigos que muitos pesquisadores acreditam ter chegado há mais de 20 mil anos. A publicação destaca ainda o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, localizados no parque, e as recentes melhorias feitas nas dependências do local para melhor receber os turistas.

E quem visitar o parque poderá contar com acomodações confortáveis no padrão cinco estrelas. A PPP do Hotel engloba a reforma e modernização das atuais instalações para receber turistas estrangeiros e nacionais que buscam turismo diferenciado, além daqueles que visitam a região a negócios. A previsão de investimentos é de R$ 5,4 milhões de reais e geração de mais de 400 empregos diretos e indiretos. A concessão inclui uma área de 13 mil metros quadrados para construção de um centro de eventos ou equipamento de apoio ao turismo regional.

O Parque Nacional Serra da Capivara foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1993. Segundo o IPHAN, na área tombada estão localizados cerca de 400 sítios arqueológicos dos mais relevantes das Américas, a maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico e que têm fornecido dados e vestígios importantes para uma revisão geral das teorias estabelecidas sobre a entrada do homem no continente americano. A região do Hotel Serra da Capivara se destaca pelo turismo científico, caracterizado pela exploração de paisagens históricas, naturais e urbanas.

Da Redação

Entidades cobram votação de projeto que cria Dia do Orgulho LGBTQIA+ em São Raimundo Nonato

Foto: Ascom

A Câmara de Vereadores de São Raimundo vota, nesta quinta-feira (17), o Projeto de Lei 05/2021, que cria o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+. Em meio aos impasses, que travam a conclusão da tramitação da proposta, de autoria da vereadora Katiuscia Ribeiro (MDB), a gerência de enfrentamento a LGBTFOBIA da Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC) manifestou apoio a iniciativa.

Em nota ao Cidadeverde.com, o órgão lembrou que o município já  aderiu ao Pacto Estadual de Enfrentamento a LGBTFOBIA e que, portanto, deve contribuir com a adoção de ações e legislações que promovam os direitos humanos da população LGBTQIA+, além de reiterar que qualquer atitude discriminatória contra este público está passível de punição por está amparada no crime de Racismo. 

Confira a nota na íntegra:

No próximo dia 17/03/2022 irá acontecer na Câmara de Vereadores de São Raimundo Nonato a votação para criação do Projeto de Lei 05/2021 Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+, proposto pela Vereadora Katiuscia Ribeiro, o pedido para criação da PL foi solicitado pelo coletivo Coletivo Caroá, tendo como coordenador Claudio Neto, que relatou a referida situação sendo que sequer os mesmos possam contribuir com suas falas na tribuna.

A gerência de enfrentamento a LGBTFOBIA da Superintendência de Direitos Humanos da SASC, vem através desta, enviar nosso apoio a vereadora, pois sabemos que toda e qualquer tipo de atitude discriminatória, principalmente em se tratando do caso, pois sabemos que a punição por LGBTFOBIA no Brasil está amparada pelo crime de Racismo. Principalmente se tratando do município de São Raimundo Nonato/PI, que aderiu ao Pacto Estadual de Enfrentamento a LGBTFOBIA, portanto o município aceitou a parceria no intuito a contribuir com ações e legislações que promovam os direitos humanos da população LGBTQIA+ daquele município.

A Gerencia LGBT do estado se coloca a disposição do Coletivo CAROÁ, para que possamos fazer de São Raimundo Nonato, do Piauí e do Brasil um Território Livre da Discriminação e do Preconceito.

A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Raimundo Nonato também manifestou apoio ao projeto que tem como objetivo conscientizar a população acerca da vivencia das pessoas LGBTQIA+, fomentar a temática nos diversos campos de discussão, dialogando, trazendo informações, quebrando tabus, para assim desconstruir preconceitos.

 

 

O impasse

O projeto que cria o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+ em São Raimundo Nonato foi apresentado em novembro de 2021, ocasião em que chegou a ser colocado em primeira votação mas retirado de pauta. Após ser modificado, o texto foi apresentado no final do ano passado, porém acabou arquivado pela Casa Legislativa.

Desarquivado no começo de 2022, a proposta voltou a tramitar nas comissões, onde foi apreciada e aprovada. A expectativa era que o projeto fosse finalmente votado na sessão plenária realizada na última quinta-feira (10), mas acabou sendo retirado de pauta pelo presidente da Câmara, vereador Rian Marcos (Progressistas), após acatar um ofício de outro parlamentar, o vereador Valdecir Soares (PSD).

Contrário a aprovação da proposição, Rian Marcos pontuou naquela oportunidade que novo o adiamento da votação vislumbrava ampliar a discussão da proposição com outros segmentos da sociedade civil, como o bispo Dom Eduardo Zielski e representantes da Ordem dos Pastores do município.

"Não sou favorável ao projeto, não nego para ninguém. É o meu posicionamento, mas fui bem claro que também não iria ser empecilho para alguém votar contra ou a favor. Eu estou atendendo a um ofício e irei ouvir a sociedade. Do jeito que ouvi vocês vou ouvir os outros", declarou o presidente durante a sessão.

Por sua vez, a vereadora Katiuscia Ribeiro contestou a decisão da presidência. Além de lembrar que o regime interno da Casa só prevê a retirada de pauta através de requerimento e não de ofício, afirmou que apesar de respeitar os segmentos religiosos, este não é o tipo de discussão ao qual está envolvido o projeto.

“Estamos discutindo aqui uma questão de seres humanos, pessoas que tem sentimentos, que querem simplesmente uma coisa, respeito, de terem os direitos assegurados [...] O que percebi desde o momento que entrei com esse projeto, que havia coisa acontecendo por trás, movimentações tentando barrar, e isto é inadmissível", disse a vereadora.

Comunidade LGBT

A proposição legislativa pelo Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+ em São Raimundo Nonato atende uma solicitação do Coletivo Caroá, que ao Cidadeverde.com disse estranhar e não entender a dificuldade para colocar a pauta em votação e aprovação da inclusão de um dia alusivo a este público no calendário oficial do município.

“Nossa comunidade está apenas pedindo um dia para que possamos nos reunir, discutir e conversar sobre nossas dificuldades, sobre o que é ser LGBTQIA+, tanto nós que fazemos parte da comunidade como para a população em geral, quem estiver disposto a conhecer e entender um pouco mais sobre a população LGBTQIA+. Não queremos obrigar ninguém a falar pela gente, a sentir orgulho por nós”, afirmou Cláudio Neto, coordenador do grupo.

Breno Moreno
[email protected]

Hospital realiza mais de 200 mil atendimentos em São Raimundo Nonato

O Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, localizado em São Raimundo Nonato, realizou 213.035 atendimentos ambulatoriais e de emergência e 4.774 internações no ano de 2021. Os dados são do levantamento sobre o desempenho no atendimento à população, realizado anualmente pela direção desta unidade de saúde.

Os números também consideram as cirurgias ortopédicas, partos cesarianas e normais, cirurgias gerais e curetagem uterina. O hospital realizou 207.608 atendimentos ambulatoriais, tendo destaque para as consultas médicas/geral, contabilizando 35.184 consultas. Os atendimentos de patologias clínicas somam 111.736 atendimentos ao longo do ano.

O setor de radiologia e sessões de fisioterapia também tiveram bastante destaque no trabalho de atendimento à população realizados pela unidade. Já na emergência, as imobilizações e pequenas cirurgias são os trabalhos que mais se destacaram na unidade, totalizando 2.781 atendimentos de emergência em 2021.

A diretora do hospital, Nilvânia Nascimento, comemora a evolução dos serviços na unidade de saúde nos últimos três anos. “Atendemos à população de 20 municípios da região da Serra da Capivara com uma equipe preparada e muita resolutividade. A implantação da UTI Geral do hospital tem feito toda a diferença no atendimento. Agradecemos o apoio e a dedicação do governador Wellington Dias e do secretário Florentino Neto”, fala a diretora.

Para o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, os resultados do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, no ano de 2021, refletem os investimentos que a Sesapi vem fazendo na unidade garantindo uma melhoria na qualidade do atendimento para a população.

“Os números apresentados pela gestão do hospital Senador José Cândido Ferraz demonstram a excelência do trabalho que nossas unidades vêm desempenhando no atendimento à população. Temos trabalhado diariamente para melhorar cada vez mais a estrutura dos nossos hospitais e receber relatórios como esse mostra que estamos no caminho certo para levar atendimento de maior qualidade para os piauienses”, diz o gestor.

Da Redação

Gêmeas recém-nascidas morrem enquanto aguardavam vaga em UTI neonatal

Foto: Divulgação/Ccom

Gêmeas recém-nascidas morreram enquanto aguardavam vagas em uma UTI Neonatal no Piauí. A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) afirmou que foi dada toda a assistência para o atendimento das crianças, que morreram antes da transferência ser realizada.

O problema da família começou na última sexta-feira, 11 de fevereiro, quando a mãe, que estava de 29 semanas, saiu do município de São Lourenço do Piauí, onde mora, e se deslocou até São Raimundo Nonato, distante 25 km, em busca de atendimento médico após se sentir mal.

Segundo a Sesapi, a mãe estava com 7 meses de gestação e deu entrada no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, por volta das 13h30 relatando que estava sentindo dor no ventre nos últimos dias, mas que havia piorado.

“Ela foi examinada pelo médico plantonista e identificado trabalho de parto prematuro. Então foi solicitada transferência para maternidade de alto risco e feitas medicações para tentar inibir as contrações e amadurecer os pulmões dos fetos”, informou a Secretaria de Saúde.

Em nota, a Sesapi disse que por volta das 17h, a equipe estava pronta para fazer a transferência da gestante para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, que possui uma UTI Neonatal, mas foi identificado que o trabalho de parto já se encontrava em estado avançado. A equipe decidiu não fazer a transferência para não correr o risco de nascimento das bebês em trânsito.

Foto: Ascom/Sesapi

UTI Neonatal no Piauí

As gêmeas acabaram nascendo às 18h daquele dia, uma pesando 1.200g e outra 1.150g.  “Receberam assistência imediata da pediatra do plantão e da equipe de enfermagem. Os recém-nascidos foram aquecidos, receberam oxigenioterapia, feito cateterismo umbilical para hidratação e antibioticoterapia, e se mantiveram estáveis”, informou a secretaria.

Após o nascimento das gêmeas, no dia 11 de fevereiro, foi solicitada vagas na UTI Neonatal do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, distante 277 km de São Raimundo Nonato, devido ao alto risco de saúde das bebês.

As bebês tiveram que esperar pelas vagas, e mais de 29h após o nascimento ocorreu a primeira morte. No sábado, 12 de fevereiro, às 23h, uma das gêmeas teve uma piora no seu estado de saúde, foi intubada, mas infelizmente não resistiu. 

A segunda morte ocorreu no domingo, 13 de fevereiro, às 13h. Segundo a Sesapi, a bebê já estava sendo transferida para a maternidade, quando teve uma parada cardíaca na ambulância e faleceu.

Em nota, a Sesapi lamentou o ocorrido e afirmou que foi prestada toda a assitência para as recém-nascidas. “Nos solidarizamos com a família enlutada, porém reiteramos que foi dada toda assistência binômio materno-fetal durante a internação no nosso serviço”, afirmou a Sesapi.

Leia a nota na íntegra:

Na última sexta-feira, dia 11/02/22, por volta das 13:30h, deu entrada no pronto atendimento da obstetrícia do Hospital Regional Senador Candido Ferraz, a gestante MI, proveniente de São Lourenço, G3P2, gestação gemelar monocoriônica e diamniótica, no curso de 29 semanas de gestação, com pré-natal iniciado tardiamente (por volta das 17h), relatando dor em baixo do ventre há alguns dias com piora naquela manhã. 

Foi examinada pelo médico plantonista e identificado trabalho de parto prematuro. Então solicitada transferência para maternidade de alto risco e feitas medicações para tentar inibir as contrações e amadurecer os pulmões dos fetos.  Por volta das 17h, quando a equipe e a ambulância estavam prontas para fazer a transferência, o trabalho de parto já se encontrava avançado e, por segurança da mãe e dos fetos, para não correr o risco do nascimento em trânsito, foi decidido que a mesma não seria mais transferida. 

Às 18h, nasceram os recém-nascidos vivos, um pesando 1200g e o outro 1150g, receberam assistência imediata da pediatra do plantão e da equipe de enfermagem. Os recém-nascidos foram aquecidos, receberam oxigenioterapia, feito cateterismo umbilical para hidratação e antibioticoterapia, e se mantiveram estáveis. 

Foi solicitada vaga em maternidade de alto risco para seguimento da assistência. No sábado, dia 12/02, às 23h, um dos gemelares desestabilizou, foi intubado pelo plantonista, mas infelizmente não resistiu. No domingo, dia 13/02, às 13h, quando estavam em processo de transferência na ambulância do Samu, o outro gemelar teve uma parada cardíaca e também foi a óbito.

Nos solidarizamos com a família enlutada, porém, reiteramos que foi dada toda assistência ao binômio materno-fetal durante a internação no nosso serviço.

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Comando da PM abre investigação contra policial suspeito de comercializar armas no Piauí

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O comandante da Polícia Militar do Piauí, o coronel Lindomar Castilho, determinou a abertura de uma investigação contra o cabo Cleiton Alves Landim que é suspeito de comercializar armas na região de São Raimundo Nonato.

Lindomar Castilho determinou a instauração de um Conselho de Disciplina, por meio da portaria de nº 6, que foi publicada no Diário Oficial do Estado de 11 de fevereiro.

Na portaria o comandante informou que existe um inquérito policial, de nº 122/2021, da 8ª Delegacia Regional de São Raimundo Nonato, que trata sobre o comércio ilegal de arma de fogo e por crime contra a economia popular, contra o policial militar Cleiton Landim.

O comandante então determinou a instauração de um Conselho de Disciplina que irá investigar no campo administrativo, os aspectos da honra pessoal, do pundonor militar e o decoro da classe em relação a conduta do policial após uma operação policial ter sido realizada no dia 28 de janeiro de 2021 contra a prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico na região de São Raimundo Nonato.

Segundo a portaria, durante essa operação “constatou, em tese, o envolvimento do acusado em prática reiterada e contínua, em condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, adquirir, vender e expor à venda, em proveito próprio, de atividade comercial, arma de fogo, acessório e munição, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, bem como cobrar juros sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei, com a agravante de ser militar”.

O Conselho de Disciplina vai ficar responsável por ouvir depoimentos e elaborar um relatório com parecer se manifestando sobre a culpabilidade ou não do policial, assim com deve opinar se ele deve permanecer ou não na instituição militar.

O coronel Lindomar Castilho afirmou que a investigação é necessária, já que “constitui dever do comandante geral, zelar pela perfeita sintonia na corporação, notadamente quando são atingidos duramente a ética policial militar e os princípios basilares da Instituição hierarquia e disciplina”.

Também foi determinado o afastamento de Cleiton Landim das atividades de policiamento ostensivo, até a emissão do Relatório deste Conselho de Disciplina. O policial não foi localizado para comentar o caso.

Redacao
[email protected]

Parque Serra da Capivara ganha veículo tanque para combater incêndios

Fotos: Joaquim Neto

O Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio da humanidade, ganhou essa semana um aliado de peso. É o caminhão bombeiro Auto Bomba Tanque Florestal, projetado para combater incêndios em áreas como as do parque. 

No Brasil, foram fabricados apenas 15, já que é um caminhão caro e feito sob orientação dos técnicos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).  O caminhão é orçado em R$ 1 milhão e 300 mil.

O tanque tem capacidade de armazenamento de sete mil litros de água e mais de 600 metros de mangueiras para captação de água de lagos e rios. 

Para facilitar o deslocamento em terrenos acidentados, os veículos contam com tração nas quatro rodas. Na parte de cima, um esguicho canhão de longo alcance espalha a água nas chamas mais distantes.  

A chefe do Parque da Serra da Capivara, Marrian Rodrigues, comemorou a chegada do veículo e disse que equipe está sendo treinada para manusear o veículo. 

“É uma grande conquista para o parque. O veículo é essencial para combater incêndios. Ano passado tivemos incêndios que foi preciso ter ajuda de avião. O caminhão tem jato de água que chega a 50 m e todo equipado para combate ao fogo”, disse Marrian Rodrigues. 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Passageiro de ônibus é preso com 10 kg de maconha no sul do Piauí

Foto: Divulgação/PM

O passageiro de um ônibus foi preso na tarde deste domingo (23) com 16 tabletes de maconha (10 kg) na PI 140, município de São Raimundo Nonato, sul do Piauí.  A prisão foi efetuada por equipes da Força Tática da Polícia Militar, que receberam o informe de que o homem tranportava uma quantididade significativa de drogas dentro de uma mochila. 

Os policiais interceptaram o ônibus nas próximidades do povoado Serra Branca, na zona rural do município. "Encontrando o ônibus,foi dada a ordem para que o motorista parasse e este atendeu de imediato. Foi feita a busca nas bagagens de todos os passageiros até que o suspeito foi identificado, assim como toda sua bagagem após indagações", informou a Polícia Militar. 

Além da droga, também foram apreendidas 10 munições de calibre 32 que estavam intactas na mala do suspeito. 

O homem foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de São Raimundo Nonato para as medidas cabíveis. 

 

Natanael Souza
[email protected] 

Mulher é morta a facadas no Piauí; ex-companheiro é principal suspeito

Foto: Arquivo Pessoal 

Atualizada às 12h40

Uma mulher identificada como Maria Claudiana da Costa Paes Lima, de 36 anos, foi morta a facadas no município de São Raimundo Nonato, distante 517 quilômetros de Teresina. O principal suspeito do crime é seu ex-companheiro, identificado Raimundo da Rocha Silva, de 54 anos.

Segundo o delegado Filipe Bonavides, da Polícia Civil de São Raimundo Nonato, o crime ocorreu na localidade Poço do Angico, na residência da vítima. O casal já estava separado há cerca de três meses e uma vizinha escutou os gritos de Maria Claudiana durante uma discussão. A vítima era dona de casa e o suspeito trabalhava como pipeiro na região. 

“Uma vizinha escutou os gritos, mas quando chegou a vítima já estava no chão morta e o suspeito já estava fugindo”, explicou o delegado.  

Foto: Divulgação/PC-PI

Possível faca utilizada no crime 

De acordo com o 11º Batalhão da Polícia Militar, após desferir os golpes de faca contra a ex-companheira, Raimundo da Rocha correu para um matagal próximo a região onde tirou a própria vida.

Maria Claudiana não resistiu aos ferimentos e faleceu no local, ela possuía ferimentos na região do tórax, abdômen, pernas e braços. 

A Polícia Civil foi acionada, realizou perícia no local e apreendeu a possível faca utilizada no crime. Equipes do Instituto de Medicina Legal (IML) também foram acionadas para fazer a remoção do corpo. A principal motivação do crime seria o término do relacionamento e não haviam registros de Boletins de Ocorrência contra o suspeito. 

“A gente ouviu testemunhas, apreendemos essa faca que foi encontrada aos pés do suspeito e estamos aguardando laudo do médico legista”, finalizou o delegado Filipe Bonavides.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Hospital Regional Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, recebe 10 novos leitos de UTI

Fotos: CCom

O Hospital Regional Cândido Ferraz, do município de São Raimundo Nonato, a 517 quilômetros de Teresina, recebeu dez novos leitos de UTI com equipamentos modernos para atender a demanda da população, em alta complexidade de diversas doenças. 

A entrega dos leitos foi realizada pelo governador do Estado, Wellington Dias, em visita ao município. De acordo com o gestor, os novos leitos contribuirão para a estabilização de pacientes.  

“Este hospital de São Raimundo Nonato, juntamente com a UPA e outros hospitais complementares da região, foram fundamentais para que a gente pudesse suportar momentos críticos. E aqui, um passo a mais, agora com 10 novas UTIs para pacientes em geral e temos as condições de atendimento para a estabilização de pacientes como na UPA”, frisa Wellington Dias. 

Para a diretora do Hospital Senador Cândido Ferraz, Nilvana Nascimento, os novos leitos ampliam a capacidade de atendimento do local e evitam a transferência de pacientes para outros municípios. 

“É com grande satisfação que esse grande sonho se tornou realidade. Nós tivemos no mês de novembro, 23 atendimentos não só do território, mas de outros municípios, como Corrente e Bom Jesus que vieram prestar esse atendimento aqui e foi sucesso. Já tivemos várias extubações e contamos também com uma grande parceria da teleneurocirurgia de Floriano que está nos ajudando muito, ou seja, foram 23 transferências a menos para Floriano ou Teresina desde quando inauguramos a UTI geral aqui em São Raimundo Nonato”, explica.

A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, que também participou da inauguração dos leitos, agradeceu a preocupação com os investimentos no município. 

“É um prazer e uma vitória muito grande para São Raimundo e nossa região da Serra da Capivara, temos muito a agradecer ao governador e a todos que ajudam São Raimundo Nonato. Porque ajudando São Raimundo, ajuda também outros 23 municípios da região”, destaca a prefeita.

 

Da Redação
[email protected]

Mulher é agredida com golpes de faca e pauladas; marido é suspeito

Foto: Ascom/Sesapi 

Uma mulher de 39 anos, identificada como Eliane da Mota Ribeiro, foi agredida com golpes de faca e pauladas na manhã desta segunda-feira (15) no município de São Raimundo Nonato. O caso aconteceu  por volta das 5h.

De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, com quem ela tem uma relação amorosa. Até o momento, ele segue foragido.

A mulher foi socorrida e encaminhada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo Nonato. O golpe de faca atingiu a região do pescoço da vítima e o quadro de saúde dela é estável.

“Ela se encontra em observação na UPA de São Raimundo Nonato, até o momento o quadro dela é estável. Ela está com um curativo no pescoço”, informou o agente da Polícia Civil, André Tavares.

O agente informou ainda que a família não registou boletim de ocorrência e que a filha de Eliane Ribeiro deverá prestar depoimento na delegacia.

“As informações ainda estão superficiais, a família ainda não registou boletim de ocorrência e a filha está indo à delegacia”, explica o agente da Polícia Civil.

A Polícia Civil também se encontra em diligências para localizar o suspeito e um exame de corpo de delito será realizado na vítima.  

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Posts anteriores