Cidadeverde.com

Pe. Herculano Negreiros inaugura comitê do PT em São Raimundo Nonato

Foi inaugurado da última desta sexta feira (20/07) o comitê eleitoral da campanha  de Pe. Herculano Negreiros prefeito e Ravenna Assis vice-prefeita. 

Fotos: Sãoraimundo.com

O evento foi bastante movimentado, contando com a presença da militância do seu partido (PT), candidatos a vereador, amigos, correligionários e simpatizante.

Em sua fala de abertura, Pe. Herculano disse que esta muito cansado e que já tinha decidido não mais concorrer a reeleição, mas atendendo a uma convocação do seu partido resolveu enfrentar mais essa campanha. “Enfrentarei mais esta campanha por vocês e por São Raimundo Nonato, não por mim.” Disse Herculano.


Depois de encerrada a inauguração do Comitê o candidato Pe. Herculano e sua comitiva seguiram em carreata até a Praça Afonso Barreto Negreiros no Bairro Umbelina, onde foi realizada uma palestra.


Fonte: Saoaimundo.com

Padre Herculano Negreiros tem coreógrafa como candidata a vice

O atual prefeito e candidato a reeleição em São Raimundo, Herculano Negreiros terá uma nova candidata a vice. Ravenna Assis foi escolhida pelo Partido dos Trabalhadores em substituição a Neuma Borges que desistiu do pleito. 

                           Foto: Saoraimundo.com

"Pretende lutar pelos direitos dos artistas, músicos, grupos afros e tudo que envolva a cultura e tradição da nossa cidade. Vou me dedicar a projetos que envolva a juventude do município", disse a coreógrafa e candidata a vice , Ravenna Assis, nesta quinta-feira (19)


Fonte: São Raimundo.com

Candidato a prefeito inaugura comitê de campanha

O candidato a prefeitura de São Raimundo Nonato, Péricles Filho (PPL) e seu vice Jorlan Negreiros, lançaram comitê de campanha nesta terça-feira (17). 

        Fotos: Saoraimundo.com

O candidato apresentou propostas de seu plano de governo, entres estas melhorias na educação e saúde e incentivos ao turismo. O  evento contou com a participação de correligionários e simpatizantes dos candidatos. 


Péricles Filho disputará a prefeitura do município com mais quatro candidatos.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Promotora pede impugnação de três candidaturas na região de SRN

Dos cinco candidatos que concorrem a prefeitura de São Raimundo Nonato, dois podem ser impedidos de disputar o pleito municipal em outubro. Na última sexta-feira (13), a promotora Flávia Castro, da 13ª Zona Eleitoral do município, solicitou o pedido de impugnação das candidaturas do atual prefeito José Herculano de Negreiros (PT) e Avelar de Castro Ferreira (PSD).

Promotora Flávia Castro, da 13ª Zona Eleitoral de SRN

A representante do Ministério Público também solicitou a impugnação do candidato de São Lourenço do Piauí, Dalmiran Ribeiro dos Santos Castro (PTB).

De acordo com a promotora eleitoral, Flávia Castro, foram analisados 181 processos de registros de candidaturas nos quatro municípios jurisdicionados a 13ª zona eleitoral.  

De acordo com Flávia Castro o pedido de impugnação das candidaturas se deve a reprovação de contas dos candidatos junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os candidatos impugnados serão notificados e terão sete dias para apresentar defesa, podendo ainda recorrerem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As candidaturas seguem agora para apreciação do judiciário.



Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Reunião discute a situação da agricultura familiar no Piauí

As atividades desenvolvidas pelo Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) no território São João do Piauí foram tema de reunião entre representantes do poder público, entidades executoras e comunidades beneficiadas. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (13) no auditório da Câmara Municipal de São Raimundo Nonato.



O momento foi dedicado a discussões relacionadas a realidade vivida pelo PDHC em todos os estados brasileiros onde as atividades são desenvolvidas. A preocupação tem justificativa: há seis meses o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), órgão financiador do PDHC, não realiza o repasse de recursos financeiros referentes ao custeio das atividades.



Com salários atrasados, os técnicos que acompanham as famílias beneficiadas – 1.059 apenas no território Serra da Capivara – paralisaram suas atividades. As entidades executoras seguem o mesmo caminho e buscam alternativas para solucionar o problema. Sem recursos para manutenção da assessoria técnica e suporte das equipes de trabalho, as entidades estão se articulando em nível estadual a fim de cobrar uma definição por parte do governo federal.


Para Hildebrando Pires, coordenador da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, uma das entidades executoras do projeto no território Serra da Capivara, o momento exige atenção por parte da sociedade. 


"É necessário que a mobilização seja feita pensando em três situações: repasse dos recursos que estão em atraso; contingenciamento dos recursos do PDHC; e a continuidade do projeto", pondera. Segundo as entidades executoras, é possível que nos próximos meses haja diminuição no valor dos recursos destinados ao projeto.


A dificuldade financeira foi confirmada pelo gerente financeiro do projeto, Geraldo Firmino. “O caixa que nós temos garante até agosto as despesas fundamentais (aluguel, telefone, água, entre outras), então não temos caixas para liberar recursos para as parceiras”, afirma. Firmino atribui as dificuldades atuais à mudança na chefia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, assumido por Pepe Vargas em março de 2012.


Também presente ao evento, o deputado federal Jesus Rodrigues (PT/PI) afirmou que dialogou recentemente com a equipe ministerial, ressaltando que Vargas teria assegurado a regularização do PDHC para os próximos meses. No entanto, a continuidade do projeto ainda é incerta.


Um documento com encaminhamentos propostos e assinaturas colhidas em meio às famílias acompanhadas pelo projeto será encaminhado à secretaria geral da presidência da república, aos congressistas piauienses e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.



Da Editoria de Cidades

[email protected]

CarnaFérias movimenta turismo em São Raimundo Nonato

A partir desta sexta-feira (13) e até o próximo domingo (15), acontece em São Raimundo Nonato a décima terceira edição do CarnaFérias, micareta que promete movimentar todo o final de semana na cidade de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), com a chegada de turistas e foliões de diversas regiões do Piauí, Bahia e Pernambuco. Hotéis estão com reservas esgotadas e há expectativa de muito movimento no comércio e na área de prestação de serviços, entre bares, restaurantes e lanchonetes, antecipam a importância do evento cultural.

Grande parte dos visitantes que chegam para curtir o carnaval fora de época na cidade piauiense também terminam visitando o Parque Nacional Serra da Capivara, incrementando o número de turistas na reserva e fortalecendo o mercado turístico na região com a contratação de guias e prestadores de serviços. O evento também tem como objetivo divulgar as belezas da Serra da Capivara através de uma festa jovem, com gente bonita, muita música e consciência ambiental.

Com a presença das bandas Chicana, Asauê e Chica Égua, de Salvador e Teresina, tocando no Trio New Eletrônico, e ainda com a alegria e animação diária de Tita Veiga, o CarnaFérias 2012 deve movimentar mais de 20 mil pessoas durantes os três dias de folia, envolvendo diretamente a contratação de 130 cordeiros, sendo 36 deles apenas na área da segurança. Conta com carro bar e quase 120 comissários de venda, grande parte deles das 13 cidades que formam a microrregião de São Raimundo Nonato. 

Criado em 1999 sob a coordenação do ativista cultural e bancário, Pereira Lima, através de Fundação Cultural, Recreativa e Assistencial, uma entidade sem fins lucrativas que tem como objetivo manter a tradição do carnaval de São Raimundo Nonato atraindo turistas do Piauí e de outras regiões, o CarnaFérias mostrou nessa mais de uma década de existência que já faz parte da história da cidade, responsável por trazer nomes como Netinho, Ricardo Chaves e Harmonia do Samba para incrementar o evento em São Raimundo alguns anos atrás.   

Governo doa terreno para construção resort próximo à Serra da Capivara

O governo do Piauí fez doação de terreno de aproximadamente 568 hectares para a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM). O espaço será destinado para implantação de área de preservação ambiental e construção de complexo hoteleiro.


A concessão tem como objetivo o desenvolvimento integrado do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado na cidade de São Raimundo Nonato, a 517 quilômetros de Teresina. Segundo o documento oficial, será construído na área um hotel resort.

A informação consta na edição desta segunda-feira (09) do Diário Oficial do Piauí, divulgado nesta quarta-feira (11) no site oficial do governo na internet. A formalização do processo de doação ficará a cargo da Procuradoria Geral do Estado.

A FUMDHAM fica obrigada a desenvolver o espaço para a conservação da fauna e flora local, no prazo máximo de cinco anos, sob a pena de perder o imóvel, que será devolvido ao patrimônio do Estado do Piauí.

O terreno será divido em cinco partes. O imóvel está localizado nas adjacências do Parque Serra da Capivara.

Lívio Galeno

Carro de candidata a vereadora é apedrejado em São Raimundo Nonato

O veículo de uma candidata a vereadora Auricélia Paes, foi apedrejado na noite desta terça-feira (10), no bairro Gavião, em São Raimundo Nonato-PI. O veículo estava parado em frente ao escritório "Cabeça Comunicação Visual", onde seria plotado com o nome da candidata.

Fotos: Portal SRN

Segundo informações de um vizinho, um veículo com 5 pessoas parou no local, duas pessoas desceram e jogaram pedras no carro da candidata.

O esposo da candidata Auricélia pretende acionar o Ministério Público e acredita ser "vandalismo político de candidato concorrente".


O Cidadeverde.com entrou em contato com a delegada Cíntia Vasconcelos, mas a polícia não foi notificada de nenhuma ocorrência.

Adversários da candidata, estão acusando Auricélia de Farsa, e comentam que a notícia serve apenas para causar tumulto no período político na região.


O Cidadeverde.com não conseguiu localizar a candidata, mas deixa aberto o espaço para qualquer esclarecimento.


Fonte: Portal SRN
Rayldo Pereira

Avelar Ferreira e Antônio Isaías inauguram comitê

Na disputa para uma vaga no executiva municipal, prefeitos do interior do Piauí iniciam "caminhada" na divulgação de suas propostas. Em São Raimundo Nonato, os candidatos Avelar Ferreira (PSD)  e Antônio Isaías inauguraram comitê de campanha neste fim de semana. 

Na foto, o candidato a prefeito Avelar Amorim e seu vice Antônio Isaías

Durante o encontro, foram apresentadas propostas do plano de governo dos candidatos e também apresentado a intenção política dos 26 candidatos a vereador.

Entre os pontos discutidos estão propostas de incentivo ao turismo e  melhorias na educação do município. 


Com informações Saoraimundo.com

Deputado do MA, filho de Sarney concede Medalha do Mérito Legislativo a Niède Guidon

O deputado Federal pelo Estado do Maranhão, Sarney Filho, líder do PV na Câmara Federal, através da legenda, indicou a arqueóloga Niède Guidon para receber a Medalha do Mérito Legislativo. A entrega da honraria, concedida anualmente a personalidades, instituições ou entidades que realizam serviços ou ações de relevância para o poder legislativo e para o Brasil, acontecerá neste mês de julho.

 

De acordo com o site do parlamentar, a indicação da pesquisadora se deve ao "trabalho desenvolvido à frente da Fundação Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, no Piauí, e é uma das grandes defensoras e mantenedoras do Parque Nacional da Serra da Capivara, unidade de conservação incluída na lista do patrimônio histórico mundial pela Unesco".

“O esforço contínuo e desmedido da Dra. Niède Guidon no sentido sensibilizar a sociedade brasileira e a comunidade internacional para a necessidade premente do efetivo exercício de uma cidadania ambiental, conservacionista, responsável e comprometida com o futuro da humanidade, seguramente a qualifica para merecer tão elevada comenda”, destacou da Bancada do PV, deputado Sarney Filho ao indicar a pesquisadora. 

Da Redação

Posts anteriores