Cidadeverde.com

Justiça eleitoral define plano de mídia da campanha em São Raimundo Nonato

O juiz Antônio Oliveira da 13ª Zona Eleitoral convocou reunião com representantes de coligações, partidos políticos e emissoras de rádio de São Raimundo Nonato, para discutir a veiculação de propaganda política no horário eleitoral gratuito, que terá início no dia 21 de agosto. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (09), na sede do TRE no bairro Aldeia.

Os representantes de coligações e partidos foram orientados sobre as regras da propaganda eleitoral nas três emissoras de rádio do município. A veiculação será feita em dois horários – 07h00 da manhã e às 12h00. Os dois momentos com 30 minutos de duração.

Fonte: PortalSRN

Prefeitura publica relação de aprovados em concurso público

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, através da empresa Gabriel & Gabriel Consultoria e Projetos Ltda, divulgou nesta semana a relação dos aprovados e classificados no concurso do município.


O concurso público é destinado ao provimento de cargos do quadro permanente de pessoal da administração municipal e cadastro de reserva para preenchimento de vagas em decorrência da necessidades da administração pública.

Veja abaixo a relação



Da Editoria de Cidades

Avelar e Pe. Herculano são indeferidos e recorrem para disputar eleição

Dois dos cinco candidatos a prefeito de São Raimundo Nonato tiveram registros indeferidos pelo juiz Antonio Francisco Gomes de Oliveira, da 13ª Zona Eleitoral. Avelar Ferreira (PSD) e Padre Herculano Negreiros (PT) já recorreram da decisão e, por enquanto, estão apto a disputar as eleições de 7 de outubro. 

Avelar Ferreira

Segundo a chefe do cartório da 13ª Zona, Lidiane Lopes, os juiz indeferiu os registros em função de problemas de prestações de contas dos dois candidatos. A decisão saiu no dia 4 de agosto. Insatisfeitos, Avelar e Herculano recorreram na última terça-feira (7), condição da Justiça Eleitoral para que eles continuem em campanha. 

Pe. Herculano

Os outros três candidatos a prefeito, Beto Macedo (PSB), Iran Moraes (PCdoB) e Péricles Filho (PPL) já tiveram registro deferido pela Justiça Eleitoral.

O juiz Antônio Gomes de Oliveira também indeferiu o registro de seis candidatos a vereador de São Raimundo Nonato, quatro deles por não terem conseguido comprovar que são alfabetizados. Os outros dois casos dizem respeito a falta de documentos e não quitação com as obrigações eleitorais (deixou de votar em eleições anteriores).

Fábio Lima

Serra da Capivara é destaque em série documental

O Parque Nacional Serra da Capivara, mundialmente conhecido e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, novamente representa as belezas do estado do Piauí além de suas fronteiras. Dessa vez foi o canal norte americano Discovery Channel escolheu a Serra da Capivara como um dos quatro lugares no Brasil para gravar a versão nacional da série Desafio em Dose Dupla. Os cânions, desfiladeiros e as florestas de caatinga da região de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), foram o palco para as filmagens sob o sol escaldante do sertão.

Equipe do Discovery Channel durante as gravações (Foto:André Pessoa)

Desafio em Dose Dupla - Brasil, que tem estreia prevista para o próximo dia 21 de agosto, é a versão nacional da série documental que tem feito muito sucesso nos Estados Unidos, pelo Discovery Channel. No programa, dois especialistas apresentam ao público suas habilidades contrastantes, em um cenário especial do continente latino-americano.

Após o lançamento e exibição no Brasil o documentário ganha tradução e legendas em inglês e espanhol e será veiculado em dezenas de países.

Para as gravações no Piauí foram contratados guias, mateiros e motoristas da região gerando renda e movimentando uma série de áreas da economia local, como aluguel de carros, contratos com restaurantes e hotéis, entre outras ações. 

A equipe técnica que veio realizar as gravações na Serra da Capivara era formada por profissionais mexicanos. Um dos executivos do grupo que trabalha no escritório da Discovery, em Miami, também acompanhou parte das filmagens no Piauí e ficou impressionado com a beleza da região.

Equipe do Discovery Channel durante as gravações(Foto: André Pessoa)

Segundo um dos diretores do documentário, o uruguaio Rodrigo Astiz, o material ficou tão bonito e impactante, que os profissionais americanos escolheram o episódio da caatinga como um dos melhores da série brasileira.


Da Editoria de Cidades

Casal morre após caminhonete ultrapassar caminhão-pipa

A colisão entre uma motocicleta e um caminhonete modelo F-250 levou à morte de um casal no município de São Raimundo Nonato, nesta quinta-feira (02). Segundo informações do tenente Ivanaldo, as vítimas se deslocavam ao velório de um amigo no assentamento Novo Zabelê quando foram colhidas pelo veículo que tentava ultrapassar um caminhão pipa. 

                       Fotos: São Raimundo.com

As vítimas foram identificadas como  Eduardo Marinho dos Santos, 45 anos,  e Ederliete Soares Macedo, 36 anos. O casal era natural do município de Caracol e residiam no bairro Milonga em São Raimundo Nonato. Os dois tinham um filho adolescente.


"Todos os envolvidos vinham na mesma direção. O casal pretendia entrar para o assentamento, deram sinal de entrada mas não se recolheram ao acostamento. Neste momento, o carro estava ultrapassando o caminhão-pipa e não viu a motocicleta o que ocasionou o acidente", explica o tenente.


Ivanaldo ainda informou que o motorista do F-250 abandonou o veículo no local do acidente. "Já temos a identificação do condutor e sabemos que ele irá se apresentar à polícia nesta segunda-feira (06) acompanhado de seu advogado", finaliza o tenente Ivanaldo. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

Agricultores da região Sul organizam protesto sobre problemas da estiagem

Entidades da sociedade civil, movimentos populares e organizações que formam o Fórum Territorial da Sociedade Civil Sobre Estiagem realizam nesta sexta-feira (3) a Marcha do Grito do Semiárido, ato público que pretende colocar nas ruas de São Raimundo Nonato mais de mil agricultores da região Sul do Piauí e cobrar respostas do poder público às urgências provocadas pela seca.


Além da marcha pelas principais ruas da cidade, uma audiência pública está marcada para as 10h, no Ginásio Poliesportivo de São Raimundo Nonato, com presença confirmada de representantes das principais entidades públicas ligadas ao meio rural.

Entre as pautas provocadas pelo Fórum para realização da manifestação e audiência pública, providências imediatas sobre as proposições e reivindicações apresentadas em três documentos da sociedade civil – Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, Carta dos Bispos do Piauí e Fórum Territorial sobre Estiagem Serra da Capivara – que estão em posse do Governo do Estado e Governo Federal.

Pontos específicos dos documentos são considerados prioridade para o Fórum, entre eles: a estratégia adotada pela Defesa Civil do Estado para equipamento de poços nos próximos dois meses e suprimento da deficiência no número de carros pipas que abastecem a região. Uma estratégia emergencial do Governo do Estado e Conab para ação de distribuição de alimentos que esteja além do PAA também é vista como necessária e urgente.

As entidades são ainda unanimes em solicitar a anistia e desburocratização na concessão de crédito financeiro destinado a pequenos produtores rurais. De acordo com representantes do Fórum, boa parte das famílias que vivem da agricultura familiar está com pendências em programas de fomento, sendo obrigada a desfazer-se de rebanhos e impossibilitada de produzir nas terras.

A ampliação da Bolsa Estiagem de R$ 80 para R$ 300 e a firmação de ações estruturantes realizadas Pela ASA Brasil e Projeto Dom Hélder Câmara – PDHC no território são vistas como alternativas viáveis que devem ser priorizadas e reproduzidas, dizem as entidades. Todos esses pontos devem ser ecoados na Marcha do Grito do Semiárido.


Da Editoria de Cidades

Avelar Ferreira apresenta propostas para a educação

O candidato a prefeitura de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira (PSD) apresentou propostas de seu plano de governo para a área de educação. Entre as propostas estão a valorização dos professores e melhorias na infra-estrutura das escolas do município. 

"Pretendo construir prédios próprios para as creches que estão em imóveis alugados. Os portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida também deverão receber estímulos para que não abandonem os estudos. As unidades escolares serão equipadas com rampas que permitam a  acessibilidade. Também pretendo construir e equipar laboratórios de informática nas escolas proporcionando acesso gratuito à internet a alunos e funcionários", informou o candidato.


Avelar Ferreira ainda prevê diminuir os índices de retenção e a distorção idade série em todas as séries do ensino fundamental. "Para manter o aluno mais tempo em sala de aula pretendo desenvolver projetos de cultura, esportes e lazer  vinculados ao ensino regular", revelou.

Para valorizar o magistério, o candidato destaca que oferecerá cursos de capacitação para a permanente atualização do profissional. " Também vamos realizar seminários e workshops para auxiliar o professor na preparação de aulas", destacou.

Caso seja eleito, Avelar Ferreira ainda pretende desenvolver projetos que envolva a comunidade escolar de forma geral."Trata-se de um evento realizado uma vez por ano, envolvendo todos os alunos e professores das escolas municipais em uma competição intelectual estimulante e saudável para a comunidade escolar . Os alunos vencedores em suas categorias serão premiados com medalhas e troféus em cerimônia especial, enquanto as escolas melhor classificadas receberão investimentos e melhorias. Os professores responsáveis pelas classes e escolas vencedoras também receberão premiação e estímulos na carreira", finaliza o candidato a prefeito. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)

São Raimundo Nonato sedia Fórum para discutir Serviços de Proteção Social

De 30 de julho a 1º de agosto, a cidade de São Raimundo Nonato, região Sul do Estado, receberá o Fórum Regional do Suas, que discutirá A Proteção Social Básica do Suas e a Importância da Vigilância Social.

O evento será realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e terá a presença de gestores municipais da assistência social, técnicos e coordenadores dos CRAS, Conselheiros dos 37 municípios dos territórios do Vale dos Rios Piauí, Itaueiras e da Serra da Capivara.

Palestras, oficinas e paineis marcarão o Fórum, que tem como objetivo discutir e propor encaminhamentos sobre a Gestão e a Operacionalização dos Serviços Socioassistenciais de Proteção Social Básica do Suas. “A ideia é termos uma equipe da Sasc atendendo nos municípios e contribuindo para a melhoria da assistência social no Estado”, diz a coordenadora de acompanhamento dos CRAS, Gracilia Carvalho.

Programação
Dia 30 (Segunda-feira)

19h - Credenciamento dos Participantes
19h30 - Abertura com apresentação artística e composição da mesa
20h - Paineis: A Proteção Social Básica do Suas e a Importância da Vigilância Social. Expositora: Janaína Mapurunga; O Plano Mais Viver em Consonância com BSM. Expositora: Representante do Programa mais Viver
21h30 - Encerramento

Dia 31 (Terça-feira)

8h - Palestra: As Normatizações do Sistema Único de Assistência Social - Proteção Social Básica. Palestrante: Emanuelle Marreiros
9h30 - Oficina I: O Processo de Construção do Diagnóstico do Território. Expositora: Gracília Carvalho
14h - Oficina II: O Acompanhamento de Famílias no CRAS. Expositora: Socorro Nunes
17h - Encerramento

Dia 1° de agosto (Quarta-feira)

8h - Painel: Vigilância Social: Conceito, Estruturação e Ferramentas de Acompanhamento. Expositores: Maria Goes e Francisco Gustavo
9h30 - Oficina III: Operacionalização e Gestão do BPC. Expositora: Evanilda Batista Dantas
14h - Oficina IV: O Uso dos Sistemas de Informação como Ferramenta de gestão do Suas: CadÚnico/Formulários de Registro do CRAS/Cad SUAS/SAA. Expositores: Roberto Oliveira/Francisco Gustavo e João Lopes
17h - Encerramento e avaliação dos trabalhos

Fonte: Portal SRN

Incêndio em São Raimundo Nonato não atingiu Serra da Capivara

O incêndio que atinge a cidade de São Raimundo Nonato, situada a 517 km de Teresina, não chegou ao Parque Nacional Serra da Capivara. É o que garantiu o coordenador do Prevfogo, Francisco Medeiros, órgão do Ibama que trabalha no combate e prevenção de incêndios.


Medeiros explicou, em entrevista ao Notícia da Manhã de hoje (26), que os brigadistas estão trabalhando no entorno do parque para evitar que o fogo se alastre.


Em todo o Piauí, até o início do mês, foram registrados mais de 2.500 focos de incêndios. A proliferação dos incêndios se deve principalmente à ação humana. Porém, as altas temperaturas, a baixa umidade do ar e a vegetação seca contribuem para o aumento dos registros.


"O incêndio em São Raimundo ainda não atingiu o parque e a brigada está trabalhando para isso", declarou.


Os trabalho dos brigadistas já conseguiu diminuir em 50% a incidência dos sinistros no Estado. Os profissionais são, geralmente, pessoas com conhecimentos agrícolas, contratados e treinados pelo Corpo de Bombeiros para atuarem nas regiões em que vivem.


Leilane Nunes
[email protected]

 

Herculano Negreiros propõe transformar município em país europeu

O atual prefeito e candidato a reeleição em São Raimundo Nonato, José Herculano de Negreiros (PT), em entrevista a uma rádio local, ressaltou que transformará o município com características semelhantes a Suíça, país do continente europeu com elevados Índices de Desenvolvimento Humano.


" Se eu tiver mais quatro anos como prefeito criarei mais monumentos e deixarei município igual a Suíça", revelou nesta segunda-feira ( 23). 

O gestor também ressaltou questões referentes ao saneamento básico, saúde, educação e parcerias com o Governo Federal entre as prioridades de seu plano de governo.


Com informações Portalsrn

Posts anteriores