Cidadeverde.com

Esperantina conta com sistema de videomonitoramento em ruas e avenidas

A Prefeitura de Esperantina, em parceria com a empresa Fiberlink- Internet Rápida, iniciou a implantação de um sistema de videomonitoramento para acompanhar em tempo real diversas ruas e avenidas da cidade.

Estão sendo utilizadas câmeras Speed Dome 360 graus e 09 câmeras Full HD.

Diversas cidades no Brasil têm instalado sistema de monitoramento online tendo em vista que o índice de criminalidade e vandalismo diminuiu com a nova tecnologia. A prefeita Vilma Amorim disse que o sistema, além de inibir os vândalos, vai auxiliar a polícia a identificar alguns suspeitos de cometerem algum delito.

“É um passo grande que estamos dando na nossa cidade em nome da segurança. Este sistema é um dos mais modernos e tem trazido muitos beneficícios onde já está em pleno funcionamento. As nossas entradas da cidade e as principais ruas vão ser monitoradas nesta parceria“, disse a prefeita.

Praças de Esperantina receberão novos bancos e lixeiras para festejos

A prefeitura de Esperantina vai implantar nesta semana 20 novos bancos de madeira nas praças Leônidas Melo e poeta Antonio Sampaio e também novas lixeiras substituindo as existentes que estão danificadas.

A prefeita Vilna Amorim, o secretário de infraestrutura Chagas Henrique e os vereadores Janio Aguiar e Zé Cláudio estiveram na manhã de hoje visitando o local conversando com moradores e definindo os locais que serão implantado os bancos e as novas lixeiras.

“Vamos implantar estes novos bancos nas duas praças que ficam no centro da cidade para dar mais conforto aos usuários e visitantes, e também colocar novas lixeiras para melhorar a coleta do lixo produzido pela população principalmente agora neste período de festejos de nossa cidade”. Disse a prefeita Vilma Amorim.

Os antigos bancos de concreto existentes nas praças serão recuperados para servirem a comunidade.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Jovem morre afogado ao tentar atravessar rio Longá

Manoel de Lima Sousa, 20 anos, morreu afogado após tentar atravessar o rio Longá em Esperantina, a 174 km de Teresina. A fatalidade aconteceu na tarde de ontem (03) e o corpo do jovem foi encontrado na manhã desta segunda-feira (04) pelo Corpo de Bombeiros.

Fotos: Portalesp

De acordo com o cabo José Antonio Castro, da Polícia Militar de Esperantina, o jovem estava acompanhado de amigos quando tudo aconteceu. "Eles estavam jogando bola e foram banhar, lá ele pode ter tido uma câimbra e se afogou. É costumeiro eles banharem nessa localidade, quando os amigos dele chegaram a margem foi que olharam para trás e não o viram", informou.

Após darem por falta do amigo, os jovens saíram em busca de socorro. As buscas tiveram início ainda na noite deste domingo, mas só na manhã de hoje os bombeiros conseguiram achar o corpo. "Lá é um local bem fundo, fizemos buscas, mas ninguém estava preparado, só os bombeiros. Agora o corpo dele foi levado para o hospital para os procedimentos legais", afirmou o cabo José Antonio Castro.

Familiares e amigos também estavam ajudando nas buscas. O jovem morava com os pais no conjunto Novo Milênio, em Esperantina.

Da redação
[email protected]

Banco do Nordeste inaugura novas instalações em Esperantina

As novas instalações da Agência do Banco do Nordeste em Esperantina já estão em pleno funcionamento. Localizada na Rua Coronel José Fortes, 859, Centro, a unidade possui 270 m² e atende, também, clientes dos municípios de Morro do Chapéu, Madeiro, Joca Marques, Matias Olímpio, Batalha, Luzilândia, Joaquim Pires, Nossa Senhora dos Remédios, Campo Largo do Piauí, além de São João do Arraial e Porto.

De acordo com o gerente da agência, Francisco das Chagas Rocha de Figueiredo, as instalações modernas e áreas bem distribuídas proporcionam melhor atendimento aos clientes, bem como maior conforto ao corpo funcional. "Os primeiros dias de funcionamento já demonstram uma maior motivação dos funcionários para trabalhar e os clientes elogiam a nova unidade. A maneira como estão sendo atendidos está mais tranqüila, com mais agilidade, dadas a organização e distribuição do espaço físico condizente com a realidade", ressaltou.

As atividades econômicas que mais se destacam na jurisdição da agência são agricultura, piscicultura, extrativismo (pó de carnaúba), assim como comércio local, indústrias de pó de carnaúba, de sabão e detergentes. "O Banco tem grande importância para a econômica local, uma vez que injeta recursos em todos os segmentos. Apoiamos desde o microcrédito, com os programas Agroamigo e Crediamigo, o micro e pequeno empresário, além do pequeno-médio. Os valores de FNE investidos na região, este ano, superaram R$ 20 milhões", enfatizou Figueiredo.

O ex-gestor da unidade, Raimundo Nonato Cardoso Almeida, conta que a construção de um prédio moderno é uma demanda da sociedade. “As novas instalações da agência de Esperantina vêm suprir uma deficiência demandada pelos clientes internos (funcionários), externos (clientes) e de toda a sociedade esperantinense. O novo prédio, com instalações modernas, amplas e bem dimensionadas, proporcionará melhores condições de acomodações e atendimento aos clientes, gerando novos negócios e fortalecendo a economia de toda a jurisdição", destacou.

O Banco do Nordeste chegou a Esperantina há 32 anos, em 3 de março de 1983. A nova unidade do município foi edificada de acordo com a nova metodologia determinada pela Diretoria do Banco: design moderno, seguindo a sistemática do "papel zero".

Da Editoria de Cidades
[email protected]

A caminho de Esperantina, acidente deixa 4 mortos na Bahia

Uma batida envolvendo dois veículos deixou quatro pessoas mortas na madrugada desta quarta-feira (16), na altura do km-104 da BR-135, entre os municípios de Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto, região oeste da Bahia.

Entre os sobreviventes do acidente estão quatro pessoas de Esperantina. Dos quatro esperantinenses, dois foram identificados apenas como são Jailson e Raimundo, ambos tem os pais residentes no interior do Piauí. Os outros dois esperantinenses não tiveram a identidade revelada, mas seriam da localidade Mundo Novo dos Amorins. Os quatro jovens trabalhavam no estado do Mato Grosso e vinham de carro passar as férias em Esperantina, quando se envolveram no acidente na Bahia.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente deixou, além dos mortos. e os  quatro esperantinenses feridos, Luís Gustavo de Araújo Barbosa, de 5 anos, filho do casal que seguia no outro veículo, teve apenas pequenas escoriações. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e socorreu as vítimas até o Hospital do Oeste, em Barreiras.

Morreram no local Lourenço Barbosa Neto, 43 anos, Elenilde de Araújo Barbosa, 43 anos, Tereza Oliveira de Araújo, 75 anos e Antonio Gomes de Araújo, 75 anos.  Os esperantinenses feridos estão sob tutela médica no Hospital do Oeste, em Barreiras na Bahia. Seus familiares já se digiram para o local.

Com informações de RevistaAZ
Edição de Rayldo Pereira
[email protected]

Esperantina ganha decoração especial para a época de natal

Foi lançado no último dia 11/12, na cidade de Esperantina, a decoração natalina. Vários pontos importantes receberam enfeites e muitas luzes como praças, terminal rodoviário e Prefeitura Municipal.

Tanta criatividade e talento devem tornar as noites de Natal em Esperantina mais especiais, com luzes e obras de arte.

Um dos pontos de destaque em que foi instalada a decoração pela prefeitura de Esperantina foi na principal praça do município, no monumento com a imagem da padroeira, o que deve melhorar a cara da cidade para receber os turistas e filhos da terra que chegam para as festas de fim de ano.

“Este é o nosso segundo ano de iluminação natalina, temos uma decoração muito bonita para a população e visitantes que chegarem à nossa cidade no período natalino. É um presente para nossa cidade, para o nosso povo. O natal é um momento que nos leva a refletir sobre as coisas boas e as conquistas para nossa cidade. Realizamos nos nossos primeiros meses de governo em 2014 e agora este ano ampliamos ainda mais para elevar cada vez mais a autoestima de nossa população”, falou a prefeita Vilma Amorim.

Mulher é morta com pelo menos 16 facadas e tem membros decepados

A mulher identificada como Marlene Canuto da Silva, de 30 anos, foi morta com pelo menos 16 facadas e teve um braço e a mão decepada na noite desta quarta-feira (9) em Esperantina, município a 174 km de Teresina. De acordo com o comandante da Polícia Militar do município, capitão Luiz Gonzaga Albuquerque, o principal suspeito é o companheiro da vítima, identificada apenas como Naldo.

"Desde a morte ele está foragido e estamos em diligência para localiza ele. Foi um crime com requintes de crueldade e ele retirou a mão e decepou o braço dela", descreveu o policial.

Segundo informações de um portal local, a mãe de Marlene já havia registrado um boletim de ocorrência contra o companheiro e o relacionamento era conflituoso.

Neste momento a Polícia Militar encontra-se em diligência no povoado Varjota, a 3 km do Centro da Cidade e há informações de que o suspeito ainda estaja na cidade.  O corpo de Marlene foi levado para o Hospital de Esperantina e o crime chocou o município.

Rayldo Pereira
[email protected]

Preso é morto com perfurações e sindicato alerta para briga de facções dentro do presídio

O detento identificado como Juliano dos Santos Melo, de 25 anos, foi morto com várias perfurações durante o banho de sol na Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo em Esperantina, município a 174 km de Teresina. De acordo com o presidente do Sinpoljuspi, José Roberto Pereira, Juliano estava preso por tráfico de drogas mas já respondeu por outros crimes e a morte é resultado de uma briga entre facções dentro do presídio.

Segundo ele, “banho de sangue” foi evitado graças a ação rápida dos agentes, já que a muitos  presos confeccionaram armas dentro das celas.

“Os detentos de Campo Maior tem uma briga com os detentos de Esperantina. Eles se intitulam PCM (Primeiro Comando de Campo Maior) e PCE (Primeiro Comando de Esperantina). O PCM havia tentado matar um do PCE semana passada e o PCE se vingou matando o Juliano, que é de Piracuruca, mas aliado dos presos de Campo Maior. Eles usaram vergalhões retirados da estrutura do presídio e por pouco não houve um banho de sangue entre eles pois há muitos presos armados. Os agentes conseguiram trancar todos e agora eles devem permanecer assim para evitar uma tragédia”, alertou o presidente do sindicato.

O crime aconteceu na cela 5 do pavilhão B, ocupado por 80 presos. Atualmente a penitenciária tem 300 internos e segundo Kleyton Holanda, diretor do Sinpoljuspi, a situação caótica já foi alertada à Secretaria, que não tem como transferir os detentos, por conta da superlotação dos presídios do sistema.

“Já avisamos para a secretaria a situação caótica, mas não tem como transferir porque está tudo lotado. Aquele lugar é uma bomba relógio e isso é só o início de tragédias anunciadas. Já pedimos reforço pelo menos nas guaritas para agirmos com segurança, mas não tivemos nada. São apenas quatro agentes de plantão para conter todos os presos e por pouco eles conseguiram, mesmo sem nada, trancar todos”, declarou Kleyton.

Com os presos trancados, o clima de tensão aumenta e Kleyton reforça que o estado é de alerta. “A situação é de alerta geral em todas as unidades e é só o início do que pode acontecer”, concluiu.

Rayldo Pereira
[email protected]

Justiça determina e PM retira 28 famílias de terreno da Prefeitura de Esperantina

O juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto determinou na manhã desta quarta-feira (25) a retirada de 28 famílias de um terreno da Prefeitura de Esperantina, a 175 quilômetros de Teresina. A remoção foi coordenada pela Polícia Militar. A área será utilizada para a construção de uma creche.

A retirada das 28 famílias foi organizada pela coronel Júlia Beatriz, que relatou que não houve confrontos. "A saída das famílias foi pacífica, até porque já vinha sendo negociada há quatro meses", comentou a militar no meio da tarde desta quarta-feira.

Até o fim da tarde, a Polícia Militar pretende entregar o terreno à Prefeitura de Esperantina. Após a saída das famílias, a PM trabalha para derrubar as casas e limpar a área. 

Ao determinar a remoção das famílias do local, o juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto argumentou que o terreno será utilizado para a construção de uma creche para 324 crianças. Os recursos para a obra serão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

“Inicialmente, foi dado um prazo de dez dias para que todos fossem retirados. Mesmo assim, eles passaram quase quatro meses para sair”, informou a coronel Julia Beatriz.

Os moradores, porém, lamentaram a decisão da Justiça. Judite da Silva, de 35 anos, foi uma delas. Segundo ela, o pai, de 80 anos, tem sérios problemas de saúde e não tem onde morar. “Essa desocupação pegou a gente de surpresa e não temos onde morar agora”, declarou a dona de casa.

O desempregado Manoel Urdulino, de 34 anos, que também havia invadido o local, disse que no momento não tem como pagar aluguel porque está sem emprego. Ele morava com a atual esposa e cinco enteados. “É uma situação horrível essa que estamos passando aqui agora”, falou o desempregado.

Flávio Meireles
Com informações do jornalesp.com
[email protected]

Polícia prende homem suspeito de praticar cinco arrombamentos em um único dia

A Polícia de Esperantina prendeu nesta segunda-feira Francisco Erison Silva Brito, de 21 anos, conhecido como Corisco, suspeito de ser o maior arrombador da região. O homem, que é conhecido pela Polícia foi preso após buscas da PM em sua casa na noite desta segunda-feira (23).

"Ele já vinha sendo procurado desde a semana passada em decorrência de vários arrombamentos e do furto de uma motocicleta de um parlamentar. Na verdade, as buscas contra ele ocorriam de maneira incessante", reforçou o delegado Igor Gadelha, titular do município.

Segundo o delegado, somente no último domingo (22), Corisco é suspeito de envolvimento em cinco arrombamentos e nos últimos 2 meses há pelo menos 10 registros envolvendo o suspeito.

Com ele foi apreendida uma motocicleta, que havia sido furtada de um vereador do município e um aparelho celular. Corisco havia furtado cerca de sete celulares após roubar um armazém no município.

"Ele era usuário de drogas e praticava esses furtos e arrombamentos para consumir, vender e trocar tudo por droga", acrescentou o delegado.

Corisco foi autuado em flagrante por furto qualificado e o flagrante foi encaminhado para análise do juiz.

Rayldo Pereira
[email protected]

Posts anteriores