Cidadeverde.com

Esperantina recupera acessos e calçamento de várias ruas da cidade

A Prefeitura Municipal de Esperantina através de sua Secretaria de Infraestrutura está realizando recuperação de acessos e calçamento de várias ruas da sede do município. O trabalho visa melhorar as condições de trafegabilidade com melhores condições de deslocamento de veículos e pedestres na área urbana da cidade.


 
As ações estão sendo executadas nas ruas do centro da cidade, e serão intensificadas em outros trechos da cidade que necessitem de reparos. A reforma destas ruas se faz necessário diante de tantos transtornos que as deformidades no calçamento e canaletas vinham trazendo à população, principalmente após o período chuvoso, danificando os meios de transportes de todos. 
 
Além de trechos de calçamentos, a prefeitura municipal tem avançado também na manutenção de canaletas nas principais ruas de acesso ao centro da cidade a exemplo da Rua Patriotino Lages, Coronel silvestre Lopes (próximo a Igreja Assembléia de Deus), Francisco Fortes, Conrado Melo (próximo a Casa São Vicente), Vereador Joaquim Fernandes, Praça Wagner Campos (próximo a Metal Ferro),  e outros trechos que mereciam melhorias no acesso, em alguns destes locais, como por exemplo, nas imediações da Casas São Vicente, o acúmulo de água e lama prejudicava os moradores e a população ha décadas.
 
Para a prefeita Vilma Amorim, “Os serviços realizados recentemente visam dar melhores condições de trafegabilidade nas vias urbanas do município e contribui para que nossos transportes possam trafegar de forma ágil, pois o transito flui com maior tranqüilidade.  Em alguns casos é necessário apenas reparos, já em outros trechos é feita a remoção e construído um novo calçamento, destacou a prefeita.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Aposentado morre após cair de cabeça em poço de 10 metros

O aposentado identificado como Francisco das Chagas Silva, 67 anos, morreu após cair em um poço dentro da própria residência, na zona urbana de Esperantina, a 174 km de Teresina. A família informou aos policiais militares que o idoso sofria de ataques de epilepsia e teria tido uma crise recente. O incidente ocorreu quando ele tentava instalar uma bomba d'água no reservatório. 

Segundo o cabo Freitas, da 4ª Companhia de Polícia Militar, a guarnição foi acionada por volta de 11h30, deste domingo (02). "O poço fica a uns 50 metros de distância da casa. A família conta que quando o encontraram, já fazia cerca de meia-hora que ele havia saído. Foi uma fatalidade. O poço tinha em média 10 metros de profundidade e a vítima caiu de cabeça", explica o militar. 

Além dos próprios familiares, equipes do Samu auxiliaram na remoção do corpo e ainda tentaram reanimá-lo, mas a vítima já estava sem vida. 

O corpo do aposentado está sendo velado na própria residência. O sepultamento ocorrerá na manhã de segunda-feira (03), no cemitério da localidade Limpeza, zona rural da cidade. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Polícia investiga morte após suposto erro médico no hospital de Esperantina

A Polícia Civil está investigando um possível caso de erro médico ocorrido no Hospital Regional Julio Hartman, em Esperantina (175 Km de Teresina). Jailton Sales, 65 anos, motorista, deu entrada no hospital no último dia 28 com problemas gástricos e faleceu na manhã de ontem (31). A família afirma ter ocorrido erro na prescrição medicamentosa do paciente. 

Um advogado foi constituído pela família, que registrou Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade. De acordo com o delegado Igor Gadelha, ainda não há confirmação da denúncia, mas a polícia já solicitou a perícia do Instituto de Medicina Legal (IML). 

"A família está inconformada com a morte, registrou boletim de ocorrência e acredita que houve erro na prescrição da medicação. Não temos como avaliar isso somente com relatos, vamos aguardar a perícia do corpo para avaliar isso", informou. 

O delegado destacou que o laudo pericial deve ser divulgado dentro de 10 dias e que, somente após o resultado, a polícia vai avaliar se será necessário colher depoimentos de profissionais do hospital. O laudo deve indicar se o homem morreu em decorrência de administração de medicamento equivocadamente ou devido a complicações da doença que sofria. 

 

Maria Romero
[email protected]

Jovem com equizofrenia é envenenado com soda cáustica em Esperantina

O delegado titular de Esperantina, Igor Gadelha, informou que a polícia instaurou inquérito para apurar o envenenamento de Juscelino Barbosa, 23 anos, nesta terça-feira (28). O jovem sofre de problemas mentais e tem envolvimento com drogas. Ele foi encontrado desacordado em uma rua deserta do município ao lado de uma embalagem de soda cáustica. 

De acordo com o delegado, a polícia vai apurar se ele tentou se envenenar ou se foi vítima de tentativa de homicídio. "Ele tem envolvimento com drogas, pode ter sido vítima de alguém que tentou envenená-lo. Vamos apurar o que realmente aconteceu", declarou. 

O delegado disse ainda que o rapaz sofre de esquizofrenia e já esteve envolvido com diversos crimes no município. 

De acordo com a equipe de enfermagem do Hospital Regional Julio Hartman, o rapaz foi atendido na tarde de ontem e que foi transferido para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). De acordo com o Hospital, o rapaz está estável e já teve alta. Ele passou por uma lavagem estomacal e recebeu medicação. 

Juscelino precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros no dia 04 de junho deste ano, depois que passou mais de sete horas no alto de uma torre de telefonia do município. Ele subiu na instalação e ameaçava se atirar.

 

Yala Sena Flash
Maria Romero Redação
[email protected]

Incêndio destrói mercado no município de Esperantina

  • incendio5.jpg jornalesp.com
  • incendio4.jpg jornalesp.com
  • incendio3.jpg jornalesp.com
  • incendio2.jpg jornalesp.com
  • incendio1.jpg jornalesp.com

Um incêndio no final da tarde desta sexta-feira (24) destruiu o mercado público de Esperantina, que funcionava provisoriamente no centro da cidade. O antigo mercado foi demolido para a construção de um novo, mas a obra está parada há 6 meses. A polícia foi chamada ao local e, até agora, não há informações de como as chamas começaram.

"Só a perícia vai dizer o que realmente aconteceu. Ninguém ficou ferido e o prejuízo foi apenas material", disse o policial militar identificado como cabo Luis.

O fogo foi controlado pelos próprios feirantes com a ajuda de caminhão tanque da Defesa Civil. Segundo informações colhidas pelo Cidadeverde.com, o mercado tinha cobertura de palha e algumas barracas usavam plástico, o que contribuiu para que as chamas se alastrassem rapidamente.

O Mercado Municipal de Esperantina foi construído em 1951 e demolido recentemente para a construção de um novo prédio.

Hérlon Moraes
[email protected]

Suspeito de matar mãe de desafeto, apreendido, também teria matado taxista

A Polícia Militar prendeu no município de Esperantina, na tarde de ontem (23), o último suspeito de participar da morte de Maria Gorete Pereira de Sousa, no bairro Primavera, zona Norte de Teresina. A vítima foi atingida com um tiro no peito e a informação da polícia é de que ela seria mãe de um rival dos suspeitos. 

De acordo com o comandante da Rone, tenente-coronel Raimundo Sousa, o jovem tem apenas 17 anos e teria participado também do homicídio contra o taxista Carlos Alberto de Sousa, em agosto do ano passado.

 

A ação criminosa contra o taxista causou grande comoção popular. O crime ocorreu na rua Anísio de Abreu, centro de Teresina, e foi registrado por câmeras de segurança de um condomínio. De acordo com o comandante da Rone, o adolescente seria o responsável por conduzir o táxi roubado da vítima. No vídeo, ele aparece de camisa azul e após o comparsa sair correndo atrás do taxista, o jovem se aproxima e aplica uma voadora na vítima que cai.

Sobre o crime desta semana, a morte da mulher teria ocorrido por engano, enquanto os quatro jovens buscavam executar um rival da região, filho de Maria Gorete. 

O restante do grupo  foi apreendido em Teresina nos bairros Porenquanto, Morro da Esperança e Ilhotas e levado para a Central de Flagrantes de Teresina. Um dos suspeitos foi encontrado com 10 pedras de crack e fazia consumo do entorpecente no momento em que foi localizado. Com eles também foi apreendido um aparelho celular contendo áudios em que os suspeitos conversam sobre o crime logo após ocorrido ()

Em um dos arquivos, um dos jovens afirma ter visto pela televisão a notícia da morte da vítima e questiona os colegas: "Vocês mataram a mulher sem ela ter nada a ver, 'ladrão', porque vocês fizeram isso aí? Isso aí foi vacilo".  

De acordo com a polícia, todos têm passagens por crime de roubo. A principal suspeita da polícia é de que havia uma disputa pelo território do tráfico na região. 


Entenda

Segundo os policiais, os jovens roubaram um carro no bairro Ilhotas na tarde desta quarta-feira (22), mantiveram a proprietária refém e após libertá-la foram até o local onde o crime ocorreu.

Os jovens chegaram à casa do alvo dos tiros e, sem encontrá-lo, dispararam contra duas mulheres que estavam na porta de casa. Uma delas era mãe do rapaz que seria assassinado. 

Maria Gorete morreu a caminho do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) após ser atendida pelo Samu. Sua vizinha, que levou um tiro no braço, recebeu atendimento médico. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Agentes descobrem túnel de seis metros em cela de presídio de Esperantina

  • Esperantina4.jpg Divulgação/Sinpoljuspi
  • Esperantina_5.jpg Divulgação/Sinpoljuspi
  • Esperantina_3.jpg Divulgação/Sinpoljuspi
  • Esperantina_2.jpg Divulgação/Sinpoljuspi
  • Esperantina_1.jpg Divulgação/Sinpoljuspi

Agentes penitenciários e policiais militares descobriram na noite de terça-feira (21) um túnel de seis metros em uma cela da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rabelo, em Esperantina, a 175 quilômetros de Teresina.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciáris do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, a descoberta aconteceu após agentes escutarem sons de pancadas vindos de dentro de um dos pavilhões.

"Os quatro agentes de plantão e os dois militares que cuidam da vigilância externa ouviram várias batidas no interior da parte onde ficam as celas. O vice-diretor da unidade reuniu os agentes e os militares, pediu o apoio da Guarda Militar e da Força Tática e fez uma vistoria. Tudo isso aconteceu por volta das 23h. Na cela 1 do Pavilhão B, foi encontrado um túnel de seis metros de comprimento", detalhou o sindicalista.

Segundo Kleiton Holanda, a cela onde o túnel foi cavado abrigava 11 presos. Para quebrar a laje, os detentos usaram pedaços de ferro arrancados da parede da próprio cela. Para cavar, marmitas. "O chão é úmido e fácil de ser escavado. A estrutura é muito frágil. Havia responsáveis por roubos, assaltos e tráfico de drogas. Eles passarão por um processo disciplinar e podem pegar até 30 dias de isolamento sem direito a visita e banho de sol", explicou o vice-presidente do Sinpoljuspi.

A Penitenciária Luiz Gonzaga Rabelo tem capacidade para atender 157 presos, mas abriga atualmente um total de 275. "Está acima do dobro da capacidade e temos um número insuficiente de agentes penitenciários. Tivemos êxito nesse momento, mas é preciso ter sorte para ouvir essas batidas", lamentou Kleiton Holanda.

Flávio Meireles
[email protected]

Caso de feto humano encontrado em Esperantina permanece um mistério

O caso do feto humano encontrado no quintal de uma casa de Esperantina, a 175 quilômetros de Teresina, permanece um mistério. Mesmo após um dia de investigações, a Polícia Civil ainda não descobriu quem foi responsável pelo abandono.

Em parceria com profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) do conjunto Mão Santa, onde o feto foi encontrado, policiais descobriram que todas as mulheres grávidas acompanhadas pelo PSF na região continuam gestantes.

Com a informação, a Polícia Civil descartou que a responsável por abandonar o feto morasse no bairro. Agora, os policiais trabalham com duas hipóteses: ou a mulher mora em outra região ou estava escondendo a gravidez.

Flávio Meireles
[email protected]

Mulher encontra suposto feto humano no quintal de casa em Esperantina

Uma mulher encontou um suposto feto humano no quintal de sua casa no conjunto Mão Santa, em Esperantina, município a 174 km de Teresina. De acordo com o policial J. Batista, da Força Tática do município a Polícia foi acionada por volta das 10h e isolou a área onde será realizada a perícia.

"A mulher informou que estava passando e viu o que parece ser um feto humano. Nosso trabalho foi isolar e acionar a Polícia Civil que irá investigar", explicou o policial.

A Polícia Civil está no local e ainda aguarda a chegada a perícia de Parnaíba que foi chamada até o local.  Moradores acreditam que trata-se de um feto humano pela presença de estruturas que parecem mãos.

Após a conclusão da perícia, um inquérito deve ser aberto caso seja constatado tratar-se de um feto humano. O Cidadeverde.com tentou contato com o delegado titular do município Igor Gadelha, mas não obteve retorno até o momento.

Rayldo Pereira
[email protected]

Federação de Ciclismo do Piauí realiza etapa durante 1ª Festa do Peixe em Esperantina

A 8ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike acontecerá na cidade de Esperantina, a 170 km a norte de Teresina. A etapa será realuzada durante a 1ª Festa do Peixe de Esperantina, no próximo dia 19 de julho, e será ealizada pela diretoria da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, sob direção do presidente George Augusto Rodrigues. A prova valerá ainda pelo ranking nacional da CBC e, além da premiação tradicional com medalhas e troféus, serão oferecidos aos primeiros colocados R$ 5 mil em dinheiro.

A etapa será no estilo maratona e terá cerca de 80 KM de percurso e acontecerá paralelamente a um grande acontecimento em Esperantina, que é a Festa do Peixe, já que o município é grande produtor da espécie e certamente terá a presença de muitos visitantes, que poderão curtir altas pedaladas das feras do Ciclismo. George Rodrigues disse que são esperados além de quase 170 bikers que disputam o campeonato piauiense, também atletas do Maranhão e do Ceará.

Um dos pontos altos será a passagem pela famosa Cachoeira do Urubu e trilhas ainda pouco exploradas pelos atletas. “Tomamos a frente para realizar esta etapa, em substituição ao Parnabike, que deixou de fazer parte do nosso ranking. Será uma prova agradável e bem classificada. Quanto ao terreno, além do calor, belas trilhas com estradões, onde a velocidade poderá fazer a diferença e uma vantagem é que será um terreno novo, que os atletas adoram explorar”, destacou o presidente. O briefing acontecerá no dia 18 de julho, em local que divulgaremos em breve. A largada e chegada acontecerão na praça central da cidade. Breve, inscrições abertas.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Posts anteriores