Cidadeverde.com

Hospital de Floriano realizou cerca de 2.500 atendimentos durante a Semana Santa

Sempre em períodos de grande mobilização, como feriados prologados, a Secretaria de Estado da Saúde reforça os cuidados para garantir os atendimentos na rede hospitalar. E nesta Semana Santa não foi diferente. Somente no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, foi cerca de 1.200 pacientes atendidos, sendo registrados 2.432 procedimentos, entre eles, 70 cirurgias realizadas.

Dos procedimentos cirúrgicos, um foi em neurocirurgia, dois de bucomaxilofacial, quatro curetagens, cinco pequenas cirurgias, sete cirurgias pediátricas, 15 cesarianas, 16 cirurgias ortopédicas e as demais do tipo gerais. 

Também foram 1.189 atendimentos na classificação de risco, 121 procedimentos na sala de curativos, 26 pareceres neurológicos. 

De todos os atendimentos realizados no Tibério Nunes durante o feriado, apenas nove pacientes foram transferidos para Teresina, o que equivale a menos de 1% de transferências, comprovando mais uma vez a resolutividade do Hospital Regional em toda a região sul do estado. 

Para isso, todas as equipes da escala de plantões estavam completas, contando com mais de 10 médicos, entre eles urgentistas, cirurgiões, ortopedistas, obstetras, anestesistas e pediatras, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem em cada turno. Um médico de sobreaviso também foi escalado para qualquer eventualidade. O estoque de medicamentos e materiais médico-cirúrgicos também foi reforçado para que não faltasse nada durante o período.

Segundo a gerente de Enfermagem do Hospital Tibério Nunes, Tays Mendes, “apesar do feriado prolongado, tudo transcorreu normalmente, dentro das expectativas traçadas no plano de contingência elaborado entre direção, gerências e coordenações”.

Fonte: Ccom

Joel Rodrigues confirma retomada de obras de conjunto habitacional

Em reunião em Teresina, na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito Joel Rodrigues assinou contrato com a construtora que irá executar a retomada das obras das 499 casas do conjunto habitacional Alto da Cruz, na região do Riacho Fundo, com investimentos de quase 27 milhões de reais. "Estamos felizes com mais essa grande conquista para nossa Floriano. É emprego e renda que serão gerados na cidade. São centenas de famílias que terão acesso ao sonho da casa própria", disse o gestor.

Na sede da Caixa Econômica Federal, participaram do momento, o senador Ciro Nogueira, grande força para esta conquista, o superintendente da CEF no Piaui Elizomar Guimarães, 
Edilberto Miranda, gerente regional de Governo e Judiciário da CEF, Raul Gomes, gerente regional da Construção Civil da CEF, Marcelo Lima Almeida, da Construtora e Empreendimentos Imobiliários União Ltda, além do deputado Júlio Arcoverde e o secretário municipal de Comunicação, Nilson Ferreira. 

Fonte: Ascom

Reunião avalia ação cadastral dos feirantes de Floriano

A ação realizada no último sábado (24), que buscou a conscientização dos feirantes através de informações sobre o descarte correto do lixo em visita as imediações do Mercado Público Central, foi avaliada na manhã desta terça-feira (27), pelos secretários de Governo, James Rodrigues, de Saúde, Thais Braglia, coordenador da Vigilância Sanitária, Chico Alves, e demais profissionais que cooperaram com a coleta de dados. A avaliação levou em consideração a necessidade de contribuir para um espaço limpo e agradável para os feirantes e clientes que circulam naquela região, realizando suas compras diariamente. Infelizmente, no dia seguinte a ação, ainda foi possível detectar o descarte de modo irregular do lixo produzido no local.

A operação realizada em dois dias cadastrou 212 feirantes, destes 188 residem em Floriano, pertencendo a zona rural e urbana e 24 deles de outras cidades para realizar a venda de seus produtos. O cadastro é importante, pois é um modo de conhecer o perfil dos feirantes, que desempenham esta trabalho significativo para a população. Alves ressaltou a importância da cooperação de todos para um bom resultado na busca por um espaço limpo e organizado, sugerindo que o descarte do lixo produzido seja feito nos toneis distribuídos ou devido à grande demanda, em sacolas, e colocadas para recolhimento da equipe de limpeza da prefeitura, uma vez que o lixo é recolhido duas vezes por dia. 

Para que todos possam usufruir de um espaço agradável é necessário a integração de todas as partes: poder público, feirantes e demais pessoas que circulam neste espaço tão importante para a comunidade florianense. O simples ato de recolher o lixo em sacos plásticos e dispor de modo ordenado para recolhimento, contribui para a eficácia dos trabalhos contínuos realizados no local.

Fonte: Ascom

Prefeito Joel visita trechos do rio Parnaíba para verificar nível das águas

Na manhã desta segunda-feira (26) o prefeito Joel Rodrigues realizou visitas a trechos do rio Parnaíba, na zona central de Floriano, com o objetivo de averiguar, in loco, o nível do rio que vem subindo devido às últimas chuvas que caíram no Estado do Piauí. Estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Rural, Assis Caravalho; de Comunicação, Nilson Ferreira; da Sutran, Carlos Eduardo Kalume, e o coordenador da Defesa Civil em Floriano, João Raimundo. 

A Defesa Civil, através do Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu um alerta geral em razão do aumento da quantidade de chuva que tem atingido a região em que Floriano está localizada. Através de uma medição oficial, realizada às 6 horas da manhã desta segunda (26), o rio Parnaíba estava com 6,28 metros de profundidade, quase o dobro da sua medida em estado de normalidade, isso porque até às 9 horas desta manhã foram registrados 184 milímetros de água precipitada apenas no mês de março de 2018.

Este configura, de acordo com com o coordenador da Defesa Civil local, João Raimundo, um inverno com expressivos índices de chuva, apontando de outubro de 2017 a março de 2018 mais de 1 033,6 milímetros. "A média nos últimos anos não ultrapassava os 900 milímetros, o maior registro que temos na história de Floriano foi dos 1 200 mm precipitados nos anos 80. Este ano vem se destacando, um exemplo foram os 395,4 milímetros apurados no último fevereiro", explicou João Raimundo.

O prefeito Joel Rodrigues demonstrou sua preocupação, uma vez que as comportas da Barragem de Boa Esperança já estão liberando água, o que vai resultar no aumento do nível da água no rio Parnaíba. "A previsão é de chuva, mas com a ausência de uma população ribeirinha significativa, resultado da saída dessas famílias para residir nos conjuntos habitacionais, estamos fora de qualquer risco maior. Nosso desejo é que a chuva não cause nenhum transtorno", disse o prefeito Joel.

Fonte: Ascom

Dupla é flagrado roubando o depósito de bebidas no Centro de Floriano

 

Uma dupla foi flagrada roubando um depósito de bebidas no Centro de Floriano (a 240 km de Teresina). O assalto aconteceu neste final de semana. O proprietário do local é agredido pelos suspeitos. 

Os assaltantes estavam armados e obrigaram o dono do estabelecimento a entregar todo o dinheiro do caixa, além de objetos pessoais.

No vídeo é possível observar que dois assaltantes estavam com boné e um de capacete. Eles agridem o proprietário mesmo ele não tendo esboçado qualquer tipo de reação. 


Com informações do Notícia da Manhã
redacao@cidadeverde.com

Mutirão “Floriano Limpa – Todos contra o mosquito” tem início dia 02

Convocada pelo prefeito Joel Rodrigues, na manhã desta sexta-feira (23), ocorreu uma reunião entre Secretarias Municipais para organizar e definir a programação do próximo mutirão “Floriano Limpa – Todos contra o mosquito”, que tem como objetivo principal deixar Floriano livre de focos da dengue. Com data determinada, o lançamento do mutirão acontece no próximo dia 02 de abril (segunda-feira), às 7h30, no bairro Campo Velho em frente à Igreja de Senhora Santana, sendo este o primeiro bairro a ser contemplado com as ações das equipes de limpeza e dos agentes endêmicos da Secretaria de Saúde.

Com um cronograma que atenderá 16 bairros na primeira etapa e deve durar 3 meses para atender toda a cidade, no dia 03 de abril (terça-feira) os trabalhos têm início no bairro Alto da Cruz, onde também será realizada a inauguração da reforma e ampliação da UBS Santa Cruz. Conforme o calendário de ações, durante os 90 dias de mutirão, as equipes estarão sempre atendendo dois bairros simultaneamente.

São 200 homens munidos do maquinário e equipamentos necessários para o trabalho intensivo de atenção à limpeza do município, conforme a disponibilidade financeira e orçamentária da Prefeitura de Floriano e com a intenção de realizar um trabalho organizado e acelerado. Além disso, a população, à medida que a equipe chegar ao seu bairro, poderá, ao realizar a limpeza de seus terrenos, contar com o recolhimento desses entulhos pela Prefeitura.

De acordo com as definições propostas pela reunião, essa é uma ação que dá continuidade ao trabalho de limpeza que já vem sendo realizado em diversos bairros da cidade, no entanto, com uma atenção maior ao mosquito Aedes aegypti, fator transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

Fonte: Ascom

Ações de reparo e limpeza das vias públicas de Floriano continuam

As equipes responsáveis pelo trabalho de tapa-buracos, reparo  e limpeza das vias estão trabalhando firme em diversos pontos da cidade. Nesta quinta-feira (22) a rua Padre Reis (Sambaíba) continua recebendo ações de reparo; pararelo a isso as obras iniciadas em outras vias dos bairros Sambaíba e Alto da Cruz já foram concluídas. 

Alguns serviços de atenção aos bueiros também estão sendo efetuados, o último realizado foi na rua Júlio Guimarães, no bairro Catumbi, intensificando a segurança para os transeuntes. Os trabalhos seguem em ritmo intensificado para atender as demandas da população.

As equipes responsáveis pela limpeza pública estão atuando nos conjuntos Zé Pereira e Aparecida Procópio, assim que concluídos os serviços, outros setores serão contemplados.

Fonte: Ascom

Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Social se reúne com artesãos florianenses

Na manhã desta quarta-feira (21) na sala do Micro Empreendedor Individual, localizada no Complexo Comercial do Mercado do Cruzeiro, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico recebeu artesãos florianenses para apresentar ideias, ouvir suas opiniões e solicitar um cadastro dos mesmos para parcerias em possíveis cursos realizados pelo município, incentivando-os, dessa forma, a expandir o artesanato na cidade através do apoio do poder municipal.

Uma das pautas da reunião foi a abertura da sala do artesão, que se encontra desativada no prédio do Complexo Comercial do Mercado do Cruzeiro e a participação dos artesãos na feira de Agricultura Familiar. A secretária da pasta, Jaqueline Monteiro, tem buscado parcerias para o desenvolvimento desta classe no município. A partir da abertura da sala já existente no Mercado do Cruzeiro e das demais ações, espera-se que o artesão tenha maior visibilidade.

A reunião foi realizada dois dias após a data em que comemorado o dia do artesão, momento  recordado pela secretária, que presidiu a reunião e esteve atenta as colocações dos artesãos e suas necessidades atuais. Jaqueline garantiu que é importante a integração do poder público e dos artesãos, observando ainda a importância de que as ações acordadas nesta reunião sejam executadas para que a partir daí outros trabalhos possam transcorrer da melhor maneira possível.

Fonte: Ascom

Secretaria de Infraestrutura intensifica ações de tapa-buracos e reparo de vias

As ações de tapa-buracos e reparos das vias não param, e dando sequência ao cronograma, as equipes da Secretaria de Infraestrutura estão operando nesta terça-feira (20) na rua Maestro Eugênio, no Campo Velho e no bairro Sambaíba Velha, mais precisamente na rua João Viana de Carvalho.

Os serviços de reparo já passaram por algumas ruas da cidade, como as ruas Raimundo Vieira de Sá e Genésio Rosado, conjunto Pedro Simplício; Padre Reis e Clementino Ribeiro, Sambaíba; Desembargador Everton, Nogueira Paranaguá e João Chico, Manguinha; Adelina Monteiro, Meladão; Raimundo Ataíde, Matadouro; São Miguel, no bairro Catumbi, entre outras.

São serviços de recuperação do calçamento, meio-fio, correção de canaletas, além do tapa-buraco, como os reparos que foram efetuados no cruzamento entre a BR-230 e a PI-140, garantindo maior fluidez ao retorno de veículos. 

O bairro Cajueiro II, assim como o Princesa do Sul, também recebeu serviços de correção de solo com piçarramento, dando assistência a pontos críticos causados em decorrência da vazão de água das últimas chuvas. As equipes seguem detectando e recuperando as ruas da cidade, o que facilita o tráfego de pedestres e veículos.

Fonte: Ascom

Joel Rodrigues participa de visita a obra do Floriano Clube

A visita às obras de restauração do histórico Floriano Clube estão avançadas  e está sendo possível através de doações  mobilizadas pela Fundação Floriano Clube, Estado e apoio do município. A previsão é de que prédio histórico seja inaugurado em 7 julho deste ano, mesmo período em que a prefeitura entregará a primeira etapa da revitalização da rua São Pedro, o Calçadão. 

O secretário de Estado da Cultura Fábio Novo, um dos parceiros nesta reconstrução do Floriano Clube, veio a cidade especialmente para acompanhar o trabalho. Membros da Fundação Floriano Clube e outros amigos estavam presentes, entre eles, Lauro Cronemberger, Nagib Demes, Cid Soares Martins, Maria do Carmo Drumond, Rosenilta  Attem, Luis Paulo Lopes, Teodoro Sobral, Pauliran da Costa e Silva, Marcelo Guimarães, César Crispim, além das equipes do município: vice-prefeito, Antônio Reis, secretários, Marcony Alisson, Assis Carvalho, Nilson Ferreira, Jaqueline Monteiro, Elineuza Ramos e a diretora da educação Paizinha. Durante a visita o secretário Fábio Novo reafirmou a garantia dos recursos para a conclusão da obra e se comprometeu em lutar pela restauração do Terminal Turístico. 

Joel Rodrigues explicou ao secretário detalhes da obra de revitalização do calçadão da rua São Pedro, disse que está pronto para lutar pela reforma do Terminal Turístico, lembrou que o projeto de reconstrução do Cais do Porto já está pronto e agradeceu ao secretário pelo envolvimento com Floriano. "A reforma do Floriano Clube é  a prova de que Floriano unida, sociedade e governos, pode ser mais, cada vez mais", disse Joel Rodrigues.

Fonte: Ascom

Posts anteriores