Cidadeverde.com

II Baile da Magia da Terceira Idade abre carnaval de Floriano

Abrindo alas para o carnaval de Floriano 2018, a noite de quinta-feira foi do II Baile da Magia da Terceira Idade, o tradicional Carnaval do Idoso. Animando a Praça PEC, no bairro Conjunto Pedro Simplício, o Baile contou com a presença do prefeito Joel Rodrigues, do vice-prefeito Antônio Reis, da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Rafaela Barros, demais secretários, autoridades e vereadores municipais, além do Rei e Rainha do Carnaval, Larissa Maria e Suelio Santos.

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o Baile da Magia é uma ação que visa levar aos idosos assistidos pelos programas de fortalecimento de vínculo e assistência de convivência do CRAS a felicidade que só a folia carnavalesca possui. Além do mais, idosos da comunidade também entraram na folia. 

Com marchinhas de carnaval embaladas pela Banda de Música do Município e Henrique Felizberto, também houve distribuição de lanches, além da escolha das majestades do Baile da Magia, sendo eleita rainha a senhora Joana Oliveira de 65 anos e o reinado com o senhor Manoel Pereira, 75 anos.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Rafael Barros, o Baile da Magia ultrapassou as expectativas e destacou a importância do evento. "Brincar carnaval é uma felicidade também para a terceira idade, eleva a autoestima e aumenta o convívio em coletividade", disse a secretária.

Fonte: Ascom

Prefeito Joel anuncia mudança na equipe de secretariado

Na manhã dessa quarta-feira (07) o prefeito Joel Rodrigues anunciou mudança no secretariado municipal de Floriano. A nomeação e assinatura do Termo de Posse da nova secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico foi realizada na sede da Prefeitura Municipal, com a presença do vice-prefeito Antônio Reis, presidente do Poder Legislativo Maurício Bezerra, secretários, vereadores e convidados.

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a partir dessa data, será conduzida pela especialista em Educação Física Jaqueline Monteiro da Mota, que assume o cargo antes comandado pelo engenheiro Antônio de Pádua Kalume, que deixa a pasta por motivos pessoais, porém continua integrante da equipe de governo dessa gestão. Durante a solenidade o prefeito Joel Rodrigues expressou sua gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo ex-secretário e desejou sucesso ao companheiro e amigo Antônio Kalume, assim como ressaltou a alegria em ter mais uma mulher compondo o time da administração municipal de Floriano. 

A secretária empossada destacou a honra em ocupar o cargo e assegurou dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo secretário anterior. “Essa secretaria é de suma importância para o município, iremos nos empenhar, como equipe, para buscar parcerias que ajudem no desenvolvimento socioeconômico de Floriano”, finalizou a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico. 

Jaqueline Monteiro também é formada em Letras – Português pela Universidade Estadual do Piauí e especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade de São Marcos, é professora universitária e atua como educadora física no CAPS II. Além disso, é militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), partido pelo qual foi indicada para assumir a pasta, e do Movimento Negro Modjumba e do FORIR (Fórum Regional da Promoção da Igualdade Racial).

Fonte: Ascom

Reunião trata de atrações para a sexta feira de carnaval em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues se reuniu na noite desta terça-feira (06), com integrantes da COEF, Comissão de Eventos de Floriano, liderada pelo vice-prefeito Antônio Reis, e com outros secretários e diretores, para discutir detalhes da organização do carnaval 2018, que este ano tem como tema: O Samba Vai Levantar. 

Estavam presentes, ainda , o superintendente da SUTRAN, Carlos Eduardo, secretários: de Desenvolvimento Econômico Antônio de Pádua Kalume, de Desenvolvimento e Assistência Social Rafaela Barros, de Comunicação Nilson Ferreira, de Governo, James Rodrigues, de Cultura, Esporte e Lazer Elineuza Ramos, Ouvidor Joilson Rodrigues, diretor da Infraestrutura Renee Moreira e Alcemarry, representando o Cerimonial.

Foram repassados ao prefeito todo o plano de ação e informações técnicas e de pessoal, na atuação durante os arrastões, carnaval do Cais, desfiles, Carnaval do Idoso e outros.

Joel anunciou para a COEF que haverá atrações extras para ampliar os dias de atrações musicais, de 4 para 5, levando para a sexta-feira, que não constava na programação oficial, trio elétrico no Cais do Porto, a partir das 21:00 horas, valorizando as atrações locais, com as bandas locais: Jonas Filho, Hiury Barros e Romã com Mel.

Do gabinete a comitiva se deslocou até a avenida Getúlio Vargas, para ver de perto a montagem da ornamentação do carnaval deste ano, que tem como tema: A Coroa do Reino da Princesa.

Joel Rodrigues ainda se reuniu com o comando do 3º BPM e com a SUTRAN, para discutir sobre as estratégias de ação e contingente, que atuarão no carnaval deste ano, falaram sobre as normatizações em relação aos paredões, que serão repassadas aos seus representantes, em reunião esta semana, e sobre o tráfego dos vendedores ambulantes durante os arrastões, que serão orientados a circularem nas laterais das avenidas, para evitar acidentes com os foliões. 

Os veículos motorizados para venda ambulante não poderão circular dentro do corredor dos arrastões, também por questão de segurança. O uso de bebidas com garrafas de vidro nas regiões dos eventos oficiais da prefeitura também está proibido, através de decreto e será fiscalizado pelo município.

Estiveram presentes, além de Joel Rodrigues, o vice-prefeito e presidente da COEF Antônio Reis, o comandante Ten-Cel Rubens Lopes, o capitão PM Ubiracy Torres, o superintendente de Transportes e Trânsito Carlos Eduardo e o diretor de Fiscalização de Trânsito, Isaías Rodrigues e o Secretário de Governo, James Rodrigues.

Fonte: Ascom

Secretaria de Educação realiza abertura da Jornada Pedagógica 2018

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (05) a abertura da Jornada Pedagógica 2018, que reuniu dezenas de educadores e gestores da Educação para discutir e planejar o ano letivo que irá se iniciar. No auditório da Universidade Federal do Piauí, também estiveram presentes o prefeito Joel Rodrigues, o secretário de Educação Joab Curvina, o vereador Dessim Almeida, além de secretários e autoridades municipais. 

Com a temática "Aprendizagem Significativa: planejando, refletindo e construindo saberes", a Jornada Pedagógica abre o período de organização e planejamento para o ano letivo que tem início em 19 de fevereiro. Na ocasião foi apresentada a Agenda Gestão Escolar 2018 que contém, de forma organizada, as principais atividades e suas respectivas datas para execução durante o ano. O encontro reúne  professores da Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental, perpassando pela modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, os educadores assistiram a uma palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ministrada pelo palestrante Antônio de Sousa. 

Durante a programação, que se estende até sexta-feira (09), e objetiva alcançar os 523 professores da Rede, serão ofertadas palestras, oficinas e fóruns para trocas de experiências e metas para a Educação Municipal. O cronograma está disponível nos comentários desta publicação.

O prefeito Joel destacou ações que estão sendo realizadas e aplicadas na Rede Municipal de Educação, além de destacar a importância desse momento de organização das atividades escolares. "Podemos observar uma gestão educacional efetiva e integrada, que através da determinação e do planejamento irá desenvolver mais um ano de sucesso no ensino e aprendizagem de Floriano", disse Joel Rodrigues.

Fonte: Ascom

Mensagem do prefeito marca abertura dos trabalhos do legislativo em Floriano

Na noite desta quinta-feira, 01 de fevereiro, a Câmara de Vereadores de Floriano realizou sessão de abertura do primeiro período legislativo de 2018 da 12ª legislatura. A sessão, realizada na Associação Comercial por motivos de reforma no prédio da Câmara, foi conduzida pelo vereador e presidente da casa legislativa, Maurício Bezerra, e contou com a presença do prefeito Joel Rodrigues da Silva (PP), que, conforme previsto na Lei Orgânica do Município, leu a mensagem do Poder Executivo Municipal. Em seu pronunciamento, o gestor municipal fez um balanço das ações de 2017 e falou sobre excelentes previsões para o ano de 2018.

Confira a mensagem na íntegra:

“É com satisfação que venho a essa augusta Casa Legislativa para, cumprindo o que preceitua o Artigo 106, inciso XV, da Lei Orgânica do Município, lhes apresentar mensagem por ocasião da abertura da sessão legislativa de 2018 da 12ª Legislatura, de modo a apresentar um resumo dos resultados alcançados ao longo do exercício de 2017, primeiro ano de gestão do ciclo de quatro anos do mandato a mim outorgado, por ocasião da eleição de 2016 e o planejamento fixado para o exercício que se inicia.

Nessa ocasião, reservo especial reconhecimento e sincero agradecimento ao meu amigo e companheiro de gestão, Antônio Reis Neto, ser humano fantástico que tenho a honra e privilégio de tê-lo como meu Vice Prefeito. Agradeço também a todos os servidores do município, desde os gestores com quem pude interagir com mais proximidade, àqueles funcionários com quem não pude gozar do privilégio de estar mais próximo, mas que realizam com dedicação e zelo o seu labor.

Não poderia, neste momento, deixar de destacar e estender a mais intensa gratidão aos homens e mulheres, de todos os recantos da nossa Princesa do Sul, e também às lideranças das mais simples as mais proeminentes que, se comprometeram em contribuir para promover uma agenda positiva para nossa cidade, apontando as necessidades e identificando os avanços alcançados no primeiro ano de nossa gestão, compromissos dessa natureza, indicam em um mundo competitivo e individualista, os caminhos do amanhã, de um futuro mais próspero, através da construção coletiva, de uma Floriano cada vez melhor. Desse modo, a razão do nosso incontido entusiasmo nesse dia, decorre do fato de que, já no primeiro ano de nossa gestão, conseguimos arrumar a “casa”, organizar o Município, retirá-lo do cadastro de inadimplentes e habilitá-lo para formalizar convênios, através de uma articulação com o Governo Federal e estadual. 

Nobres Vereadores, nesse segundo ano do terceiro mandato, agora possuidor de mais conhecimento sobre as prioridades e desafios a enfrentar, através do contato direto e espontâneo com a população, cabe ser afirmativo e, com espírito público, distinguir que para a obtenção dos resultados aqui dispostos, bem como para a superação de novos desafios, sem dúvida foi e é fundamental que o Município mantenha, parceria com os governos federal e estadual, ao lado da prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Floriano, colocando a cidade e o povo em primeiro lugar, seguiremos firmes na missão de fazer muito mais. De toda forma, certamente, a cidade está a clamar por ações bem mais aprofundadas, muito mais ousadas e estas somente se concretizarão de forma consistente através de um planejamento com viés estratégico de longo prazo, abraçado e legitimado pela sociedade, para além da vontade política de um governo, na medida, portanto, em que se configure como uma política de Estado, formulada para responder às transformações estruturais reclamadas por uma cidade polo e com a centralidade regional que Floriano possui.

Dessa forma, queremos reiterar nosso compromisso com o povo da nossa cidade, conhecemos as deficiências e mostramos, já no primeiro ano de gestão, avanços nas mais diversas áreas, a exemplo da Educação, onde logo que assumimos, regularizamos os salários dos servidores, que estavam atrasados, atualizamos o piso, pagamentos o terço de férias em atraso, investimos na modernização e universalização do transporte escolar, de boa  qualidade, que atinge 23 rotas, reformamos escolas, uma delas, a Antônio Waquim, do Campo Velho, que tinha  desabado  em dezembro de 2016 e teve que ser reconstruída, e realizamos a obra e investimento mais importante para uma criança em idade escolar, que é proporcionar um ambiente escolar digno, dotado da alimentação, proporcionando de forma lúdica a construção do conhecimento, oportunizando as nossas crianças, a possibilidade de sonhar e construir caminhos para realização desses sonhos através de uma educação de qualidade.

O município trabalhou simulados preparando alunos para a Prova Brasil, e promoveu o I Aulão de Revisão da Prova Brasil. Implantamos o projeto “Fome de Leitura”, com a entrega das geladeiras literárias, que se transformaram em bibliotecas móveis de livros infantis, em quatro escolas do município. Entregamos kits odontológicos nas escolas, através do programa Saúde na Escola (PSE).

O projeto de pesquisa e extensão desenvolvido por cerca de 25 escolas municipais, das zonas urbana e rural, intitulado “Floriano 120 Anos – Educando Para a Vida”, recontou a história de Floriano.

Fornecemos 1400 kits escolares para todas as escolas da rede municipal, que atendem crianças do Maternal ao Pré II, com a entrega de uma bolsa, livro didático, agenda escolar, um caderno de atividade e um mapa interativo.

Nos destacamos, também, na Educação Inclusiva, que realizou um grande fórum e que está presente nas escolas municipais de Floriano, atendendo hoje a mais de 300 alunos com necessidades especiais, que são inseridos no contexto da sala de aula regular. Na missão de cuidar das pessoas, encontramos um sistema de SAÚDE, adoecido, profissionais desmotivados, com salários atrasados, sem condições de reagir e ofertar serviços essenciais a população, vivenciamos dificuldades para restabelecer os serviços de saúde, mas todas as dificuldades enfrentadas foram recebidas em caráter pedagógico, os problemas se transformaram em ensinamentos, os quais foram extremamente necessários para que tivéssemos a competência para integrar o governo municipal ao governo federal e poder ainda no final do ano passado, planejar e iniciar a reforma de todas as 24 Unidades de Saúde do Município, investindo quase 1 milhão e meio de reais e gerando emprego nessas obras.

Reativamos serviços especializados que estavam paralisados, como CAPS II e CAPS AD III, este último com uma nova  estrutura, e ao lado, a Unidade de Acolhimento, com capacidade para 15 pessoas, para o trabalho de recuperação onde o paciente pode ficar internado por até seis meses. O Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, voltou a funcionar, e reimplantamos os serviços de transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio – TFD. Reformamos e ampliamos o Samu, com a cobertura das ambulâncias e da lavanderia, e construção da sala de expurgos e depósito de material biológico. Inauguramos a Academia de Saúde Dr Pedro Alves Pereira da Rocha, no bairro Bosque Santa Terezinha, e por falar em academia, o equipamento para a construção uma academia popular, em outra modalidade, também já está em Floriano.

Realizamos o grande Mutirão “Floriano Cidade Limpa” com foco no combate ao Mosquito transmissor da dengue e zica vírus, ação dessa natureza, embora não vista como outras obras físicas, revela a preocupação do nosso governo em assegurar mais SAÚDE para nossa população, pois a prevenção foi fator determinante para diminuirmos os casos de dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito em nossa cidade. Além de outras ações que retomaram o curso normal, como as campanhas de pleno sucesso, como a de Multivacinação, para crianças e adolescentes com até 15 anos; contra a gripe, contra HPV e Meningite C e vacinação Antirrábica.

Trabalhos intensos no dia Mundial de Luta Contra a Aids, Outubro Rosa, Novembro Azul, combate a hanseníase através de mutirões e outras ações; Dia Nacional da Luta de Pessoas com Surdez; Agosto Dourado, na Semana Mundial Da Amamentação; a prevenção ao Suicídio, com a campanha Setembro Amarelo; Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais; Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e os treinamentos para os profissionais da saúde.

No Mutirão Odontológico, no CEO, Centro de Especialidades Odontológicas, foram realizados cerca de 600 procedimentos, como consultas, limpeza, profilaxia, radiografias, periodontia e cirurgias complexas, e realizados cadastros de pacientes para confecção de próteses. 

Na infraestrutura a nossa gestão constatou, logo no inicio de 2017, a inexistência de qualquer obra conveniada ou em andamento, evidenciando ausência de planejamento da gestão anterior e comprometendo a prestação de serviços essenciais. Em que pese os problemas, realizamos ações importantes, ampliamos as equipes de iluminação pública, inclusive, na parceria com a Eletrobrás, iluminando a ponte sobre o rio Parnaiba, a avenida São Pio, além de serviços de tapa buraco, limpeza pública, recuperação asfáltica, reparo de passagens d’água, as canaletas, que nivelam as ruas e evitam a obstrução do acesso. Obras de reconstrução da galeria do bairro Matadouro, no trecho que contempla o cruzamento da avenida Frei Antônio Curcio, Beira Rio, com a rua Manoel Sousa Santos. A desobstrução de galerias na cidade para melhorar o escoamento da água acumulada, evitando alagamentos, como aconteceu na rua Gabriel Ferreira, no bairro Manguinha.

Outros projetos estão acelerados e devem ser executados nos próximos meses.

Foi em 2017 que, com a ajuda do nosso legislativo, tivemos a aprovação do projeto Avançar Cidades, que na Caixa teve o teto máximo de 15 milhões de reais aprovado, para obras de mobilidade urbana, que incluem calçamento, asfalto, construção de pontes, sinalização da cidade.

Ainda nessa área, destaco o nosso empenho para retomada das obras do esgotamento sanitário de Floriano, que depois de passar 4 anos paradas, conseguimos retomá-la durante o aniversário da cidade, e hoje temos garantidos recursos em conta na ordem de mais de 7 milhões para construção do sistema de tratamento, possibilitando a operação do serviço de tratamento de esgotos, já implantada.

Em que pese os problemas enfrentados na cidade, não esquecemos do homem e mulher trabalhadora do campo, por essa razão investimentos na distribuição de sementes, aração de terra e melhoria das estradas da zona rural, como no Exu, e com destaque para a obra de construção da estrada da região do Mucambo e Baixas, que beneficia cerca de 10 comunidades e também a estrada do Amolar. Trabalhamos a convivência com a seca, reformando chafarizes, fazendo manutenção de bombas hidráulicas, e com carro pipa atuando diariamente na distribuição de água nas comunidades rurais. No Rio Branco, junto com o chafariz, ainda reformamos uma unidade básica de saúde.

Fizemos algo que deu muito certo e que continua acontecendo que é a Feira da Agricultura Familiar, no Complexo Econômico e Cultural do Cruzeiro, beneficiando dezenas de agricultores da região e trazendo para a cidade produtos sadios e mais baratos. Houve a assinatura, através da SUTRAN, do Termo de Cooperação, com o Batalhão de Trânsito do 3º BPM para reforçar a fiscalização no trânsito de Floriano. Também foram entregues uniformes e equipamentos para os agentes de trânsito do município.

Conseguimos, em 2017, trabalhar muitos projetos sociais e culturais.

No Capacita Floriano, com os cursos. 

No projeto Cultura e Cidadania com várias oficinas como dança, música, capoeira, bordado e percussão.

No projeto Criança Feliz, a assistência e mais qualidade de vida para crianças de 0 a 3 anos de idade e gestantes inseridas no Cadastro Único.

No Projeto Reviver, com o atendimento a idosos no CRAS II e o Serviço de Fortalecimento de Vínculos que atende a idosos no CRAS I, que fica no bairro Sambaíba. O CRAS nos Bairros, levou para o conjunto Pedro Simplício, várias ações e serviços gratuitos, com cerca de 450 atendimentos realizados

Outras grandes ações da assistência social marcaram 2017, como a semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual.Também reativamos os eventos que geram divisas, emprego e renda, como o carnaval, a Feira Agropecuária, as festividades do aniversário da cidade, apoiamos fortemente eventos como a Paixão de Cristo, o Festival Nordestino de Cultura Junina, virada Cultural e outros eventos. Fizemos grandes parcerias com outros entes, como o Estado, para praticamente resolver o problema da falta dágua em Floriano, com a construção de dois grandes reservatórios, um no bairro Planalto Sambaíba e outro no bairro Bela vista, o aumentou a capacidade de reserva de água em 30%, beneficiando mais de dez bairros da cidade. 

Outra parceria com a Agespisa garantiu a ampliação da rede de abastecimento em alguns bairros da cidade. A Agespisa se responsabilizando pela tubulação e interligações e a prefeitura de Floriano, através da secretaria de Infraestrutura, disponibilizando o serviço de escavação e reposição de calçamento,

Nos unimos a Associação Comercial e Empresarial do Sul do Piauí,  reativação mantutenção do Guardião Eletrônico, um sistema de monitoramento importante para a segurança do município.

Um Termo de Cooperação Técnica entre o município de Floriano e a Secretaria de Administração e Previdência do Estado do Piauí (SEADPREV) e a superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC) passou a nos garantir apoio técnico na discussão, avaliação e implantação de Parceria Público Privada (PPP) e concessões no âmbito da administração municipal.

Em parceria histórica com 3º Batalhão de Engenharia e Construção (3º BEC), de Picos, conseguimos resgatar a seleção de jovens alistados para o serviço militar. A última vez que isso tinha acontecido foi em 1991, há 26 anos.

Outra parceria com o governo Federal trouxe para Floriano o ID Jovem, um programa que beneficia jovens com direito a meia entrada em eventos artísticos, culturais, esportivos e mais facilidades no sistema de transporte coletivo interestadual. O Espaço da Cidadania também ganhou, com as parcerias entre governos, para o funcionamento das novas sedes do PROCON, Ouvidoria, Tributos e emissão de Carteira de Identidade, que antes só era confeccionada em Teresina e com demora para o recebimento e que agora é entregue em menos de uma hora. Mas a principal ação desse governo foi a capacidade de organizar a administração municipal, tirar o Município do CAUC, e depois de quatro anos fazer com que Floriano pudesse formalizar convênios, como o firmado com o Ministério das Cidades, o qual garantiu o aporte de cinco milhões de reais para obras de asfaltamento de ruas de nossa cidade. Essa articulação entre governos é o diferencial da nossa gestão. 

Trazemos a essa casa, não apenas um resumo das principais ações realizadas em 2017, mas, sobretudo, registramos os caminhos tortuosos que vivenciamos, reconhecemos que muito há de ser feito, porém, reitero o jargão conhecido mundialmente, sim nós podemos! Nós podemos fazer Floriano voltar a andar na linha do crescimento, da valorização social e do desenvolvimento, para tanto, é preciso darmos as mãos, construirmos compromissos, e, nesse momento não poderia deixar de destacar o PAPEL FUNDAMENTAL, dessa casa, que sensível a missão de fazer mais, aprovou matérias essenciais para esse desenvolvimento.

Senhor presidente, eminentes vereadores e vereadoras, Senhoras e Senhores nesse plenário, ao submeter esta Mensagem de Prestação de Contas à soberana análise dessa Casa Legislativa, solenemente faço uso da oportunidade para reafirmar o propósito de continuar a valorizar o relacionamento respeitoso e profícuo que temos estabelecido durante minha atuação como agente público, são 25 anos de dedicação exclusiva  e servidão ao nosso povo, algo que nos motiva a seguir firme na missão de fazer a melhor administração que a cidade de Floriano já teve.

Muito Obrigado”,

Fonte: Ascom

Realizado sorteio da ordem de desfile de Blocos do Carnaval de Floriano

 

Em reunião realizada no final da manhã dessa quarta-feira (31), na sede da vice-prefeitura, entre a Comissão Organidora de Eventos de Floriano (COEF) e Liga das Escolas de Samba e seus representantes, ficaram acertados detalhes sobre o desfile dos blocos e escolas carnavalescas.

Em conjunto, durante a reunião os presentes concluíram a adaptação do regulamento para o desfile do carnaval 2018, detalhando sobre comissão julgadora, apuração de notas, organização e tempo dos desfiles, premiação, penalidades, entre outros. Também foi realizado o sorteio da ordem dos desfiles de escolas e blocos, que tem início às 19h. Através de um processo justo e transparente, o resultado foi:

Blocos de acesso - dia 11 (domingo)

1° - Unidos do Samba

2° - Mocidade Independente

3° - Os Gaviões

4 ° - Acadêmicos do Irapuá

Escolas de Samba - dia 13 (terça-feira)

1° - Beija-flor da Princesa

2°- Os Caipiras

3° - Arrocha Um, Aperta o Outro

Os blocos terão 30 minutos para se apresentar na avenida, tendo as premiações para primeiro lugar R$ 1 mil e para segundo lugar R$ 500. Serão julgados de acordo com: samba-enredo, evolução, bateria, fantasia. Tempo de 10 minutos de intervalo entre um bloco e outro. 

As escolas de samba terão 40 minutos para o desfile, sendo as premiações para primeiro lugar R$ 3 mil e segundo lugar R$ 1 500 com base em comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, fantasia e alegoria, samba-enredo, bateria e evolução. Tempo de 15 minutos de intervalo entre uma escola e outra. 

Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito e presidente da COEF, Antônio Reis, o presidente da Liga das Escolas de Samba Fefê, secretários de Cultura Elineuza Ramos; de Desenvolvimento Econômico Antônio Kalume; Comunicação Nilson Ferreira, além de representantes das escolas de samba e blocos, exceção de Os Gaviões.

Fonte: Ascom

Implantação da rede de distribuição de água tem início no bairro Santa Rita

Na manhã dessa terça-feira (30) o prefeito Joel Rodrigues realizou uma visita ao bairro Santa Rita, localizado por trás da Cidade Cenográfica, para oficializar e dar início aos trabalhos de implantação da rede de abastecimento de água que irá contemplar a região. Estiveram presentes o vereador Miguel Vieira, responsável pela solicitação, o gerente da Agespisa em Floriano Carlos Afonso e o coordenador operacional Neto Saraiva. A ação acontece em parceria com a Agespisa. 

Atendendo à solitação da comunidade, que foi repassada ao Poder Municipal pelo vereador Miguel Vieira, a implantação da rede de abastecimento irá contemplar cerca de 70 pessoas que moram na localidade e que não possuem acesso a serviços público, fazendo uso da água de poços, além disso a ação alcança os 180 lotes que já foram vendidos no bairro.

 A rede será implantada com a tubulação padrão de 60 milímetros tendo a extensão, inicialmente, de aproximadamente 1.500 metros, a água que irá abastecer será proveniente do reservatório do bairro Nossa Senhora da Guia. A parceria entre a  Prefeitura e a Agespisa se dá, pelo serviço de escavação através da Prefeitura e, em contrapartida, a empresa disponibiliza a mão-de-obra e a tubulação. 

Na ocasião o prefeito Joel expressou que o próximo passo, se tratando o bairro Santa Rita, está sendo a elaboração de um projeto que será apresentado à Eletrobrás para atender a região com energia elétrica pública. Também ressaltou que o serviço de ampliação da rede de abastecimento de água irá contemplar outras regiões da cidade, como o bairro Taboca. "A ideia é expandir essas ações para outros setores, o trabalho será efetuado na medida do possível e da disponibilidade da Agespisa", disse o prefeito Joel.

Fonte: Ascom

Floriano realiza lançamento do carnaval com escolha de rei e rainha 2018

Na noite do último sábado (27) foi realizado o lançamento do carnaval de Floriano, com a escolha do rei e rainha do Carnaval, além da apresentação dos sambas-enredo das Escolas de Samba. O evento aconteceu no Comércio Esporte Clube e contou com a participação do vice-prefeito Antônio Reis, que na ocasião representou o prefeito Joel Rodrigues, além de secretários, autoridades municipais, incentivadores do carnaval e da população que prestigiou o momento.

Com muita alegria e samba no pé, cinco concorrentes disputaram a faixa e coroa de rainha do carnaval de Floriano, mostrando que muito mais que beleza, simpatia e desenvoltura contam muito para representar o maior carnaval do Piauí. Para disputar o posto de Rei Momo, dois candidatos se apresentaram. As coroas ficaram com as majestades Larissa Maria Ribeiro e Suelio Santos, que representam o carnaval da princesa em 2018 e foram escolhidos através de uma banca julgadora experiente e entendedora de carnaval. Os vencedores também levaram para casa um cheque no valor de um salário mínimo, cada um.

Além disso, as escolas Mocidade, Beija-Flor da Princesa, Arrocha um, aperta o outro e Os Caipira apresentaram seus sambas-enredo com acompanhamento da bateria presente. Também se fizeram presentes no evento os representantes das escolas Unidos do Samba, Acadêmicos do Iraguá e Gaviões.

O vice-prefeito Antônio Reis durante seu pronunciamento destacou o trabalho em equipe que está sendo realizado pela gestão municipal para trazer a Floriano um carnaval seguro e contagiante, e pediu a união dos foliões para fazer desse carnaval 2018 uma festa inesquecível. “Estamos todos com o mesmo objetivo, fazer de Floriano a rainha do carnaval do Piauí, será uma festa linda e, mais uma vez, daremos um show na avenida”, disse o vice-prefeito Antônio Reis.

Fonte: Ascom

Município promove "Avenida da Saúde" para incentivo a uma vida mais saudável dia 02

A Secretaria de Saúde de Floriano, através da Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realiza no dia 02 de fevereiro a “Avenida da Saúde”, uma ação que envolve diversos parceiros para incentivar a prática de atividades recreativas, funcionais, além de disponibilizar diversos outros serviços de Saúde.  O evento acontece na Avenida Frei Antônio Cúrcio, em frente à Academia da Saúde, a partir das 16h.

Durante o “Avenida da Saúde”, com o apoio dos profissionais do NASF, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Sutran, serão ofertadas atividades para as crianças, como futebol e recreação, assim como o incentivo a práticas de exercícios funcionais e de ciclismo, corrida e caminhada. Haverá ainda serviços de aferição de pressão, avaliação de glicemia e antropométrica, além da distribuição de material educativo no incentivo à alimentação saudável e apalestras sobre a importância de atividades físicas.

As atividades serão acompanhadas por nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e educadores físicos. Além disso, o “Avenida da Saúde” também conta com o apoio e acompanhamento da Polícia Militar, garantindo a segurança do evento.

Fonte: Ascom

Coordenadoria de Saúde Mental de Floriano promove ação do “Janeiro Branco”

A manhã dessa quinta-feira (25) foi de abraçar e incentivar o cuidado com a saúde e o bem-estar mental. Em alusão a campanha nacional do “Janeiro Branco”, foi realizada uma série de ações voltadas a essa temática de cuidado e atenção com as emoções. A iniciativa foi executada pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na praça dr. Sebastião Martins.Estiveram presentes o vice-prefeito Antônio Reis, representando o prefeito Joel Rodrigues, a secretária de Saúde Thaís Braglia, a coordenadora de Saúde Mental Idalina de França, além de secretários e autoridades municipais, profissionais da Saúde Municipal e pessoas assistidas pelos CAPS II e CAPS AD III. 

Com o objetivo de incentivar a reflexão e o debate em prol da Saúde Mental e de uma vida mais prazerosa, o “Janeiro Branco" aproveita o recomeço e a renovação, marcas do primeiro mês do ano, para alertar e promover maior atenção à essa temática. Durante a ação aconteceu uma intensiva panfletagem, assim como momentos de dinâmicas e oficinas que incentivaram a expressão das emoções por meio de pinturas, palavras e gestos, como os abraços gratuitos que foram distribuídos no centro da cidade. Também houve a importante participação da escuta de orientação, realizada pelos psicólogos da rede e uma oficina laboral com fisioterapeutas, além da entrega de perfumes e flores brancas. 

A coordenadora de Saúde Mental de Floriano, Dra. Idalina de França, destacou que a iniciativa também reforça a necessidade da autorreflexão sobre as emoções que o indivíduo sente e expressa no seu dia-a-dia. “Essa manhã das emoções, como chamo, é um reflexo da importância dessa atenção e da necessidade de sabermos lidar e entender o que sentimos, para, a partir disso, nos mantermos saudáveis mental e emocionalmente”, concluiu.  

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

Na Saúde Municipal esse trabalho é reforçado pelos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), que são dispositivos de caráter aberto e comunitário, compostos por equipes multiprofissionais e interdisciplinares. Em Floriano, o CAPS dispõe de médicos psiquiatras, assistentes sociais, psicólogas, educadores físicos, enfermeiros fisioterapeutas, farmacêuticos, pedagogos, artesãos, além da equipe administrativa. As atividades desenvolvidas nesses Centros permeiam entre oficinas terapêuticas e psicoterapêuticas, atividades educativas, palestras informativas, terapia medicamentosa, atendimento e acompanhamento familiar, além do apoio matricial.

Fonte: Ascom

Posts anteriores