Cidadeverde.com

Aberta a X Conferência de Assistência Social em Floriano

Na manhã dessa terça-feira (25), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS), foi realizada a abertura da X Conferência Municipal de Assistência Social. Na ocasião o secretário de Educação Joab Curvina, representou o prefeito Joel Rodrigues. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores Maurício Bezerra, a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Rafaela de Barros, além dos agentes e representantes de instituições que desenvolvem e apoiam o trabalho de assistência social em Floriano, como a APAE, Conselho Tutelar e a Polícia Militar.

A abertura do evento contou apresentações artísticas realizadas por crianças e idosos integrantes de programas assistidos pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Floriano. 

O evento bienal, que possui como tema "Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS", mostra a importância da elaboração de metas e a integração dos profissionais da área para impulsionar avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Rosana Mota, o evento é indispensável para debater a construção de eixos e melhorias para o trabalho de assistência social. "A Conferência é um momento de discussão que faz parte do processo de democratização da ação de assistência social desenvolvida em Floriano", ressaltou. 

No decorrer do evento, palestras que discutem o tema central da Conferência e o debate de eixos e trabalhos realizados pelo SUAS em Floriano serão realizados para, então, eleger as prioridades das ações a serem desenvolvidas ao longo dos próximos dois anos. O evento finaliza com a eleição de delegados que irão representar a SEMDAS na XII Conferência Estadual de Assistência Social. 

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Rafaela de Barros, ressaltou a importância do SUAS para garantir o direito das pessoas que vivem em vulnerabilidade social. "Através do desenvolvimento desse programa é possível conquistar, além dos programas e benefícios que já possuímos, outros recursos para a população da nossa cidade", finalizou a secretária.

Fonte: Ascom

Garantido para agosto fornecimento de medicamentos nos postos de Floriano

O prefeito de Floriano Joel Rodrigues participou, na manhã dessa segunda-feira (24), na Secretaria Municipal de Saúde, de uma reunião sobre os resultados do processo licitatório dos medicamentos, que foi finalizado na última semana. Ele também certificou a assinatura da autorização de fornecimento dos produtos que estava marcada para a mesma manhã. Estavam presentes o diretor administrativo Márcio Trindade, a coordenadora de Atenção Básica, Pollyanne Pires e o farmacêutico responsável Jucinaldo Duarte.

O processo contou com a participação de 17 empresas e 15 delas, ganharam o direito de fornecer os produtos estabelecidos pelo contrato.

São mais de mil itens e um investimento que ultrapassa 1 milhão de reais (R$ 1.101.792,52).

Com a autorização de fornecimento dos medicamentos cada empresa tem o prazo de até o começo do mês de agosto para iniciar a entrega desses às Unidades Básicas de Saúde (UBS), que irão contemplar, da mesma forma, todos os outros pontos da cidade que necessitam de medicações, como o SAMU e o CAPS.


Fonte: Ascom

 

Polícia prende suspeito de furtar carro por 'ligação direta'

  • 20228494_1420114968078394_6783372702200995530_n.jpg Notícia da Foto
  • 20108564_1420114924745065_8133537212718197057_n.jpg Notícia da Foto
  • 19260806_1420115021411722_4180427559210011868_n.jpg Notícia da Foto

O suspeito de furtar uma camionete no município de Floriano, a 244 km de Teresina, por meio de uma ‘ligação direta’ foi preso na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Ele foi identificado como José Cícero Lima de Oliveira e, no momento, da prisão, estava com diversos bloqueadores de travamento de carros que seriam utilizados nas ações criminosas. 

O furto registrado no Piauí, na semana passada, ocorreu em um supermercado. O verdadeiro dono do veículo acredita que deixou a porta do veículo. Contudo, os bloqueadores apreendidos indicam que o suspeito pode ter acionado o equipamento para evitar o travamento da porta.

A pick up roubada foi localizada em uma estrada vicinal próximo a São João dos Patos-MA. Durante a abordagem, o suspeito estava com um veículo modelo Gol que também foi apreendido.

Com informações Notícia da Manhã
redacao@cidadeverde.com

IFPI em Floriano oferta vagas em Mestrado Profissional em Matemática

A Comissão Acadêmica Nacional do Profmat - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, divulga o edital do seu processo seletivo para 2018. O Campus Floriano do Instituto Federal do Piauí é uma das Instituições Associadas e oferece 15 vagas. As inscrições serão de 1º de agosto a 15 de setembro.

Podem se inscrever portadores de diploma de curso de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada, mediante  preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, onde  o candidato deverá Informar dados pessoais de identificação e de contato, dados da sua formação acadêmica (graduação), dados da sua atuação profissional (docência) e selecionar a Instituição Associada e o campus dessa Instituição onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso e cursar o Profmat.

O Exame acontece no dia 21 de outubro, e consistirá em 30 questões de múltipla escolha, com o objetivo de avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático necessário ao ingresso no Mestrado.

O resultado será divulgado até o dia 23 de novembro, e os candidatos aprovados devem efetivar matrícula até o dia 26 de janeiro.

Profmat - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O Profmat visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Vídeo flagra homem roubando carro em estacionamento de supermercado

Um vídeo gravado pelas câmeras de segurança de um supermercado localizado na cidade de Floriano, distante 244 km de Teresina, mostra o momento exato do roubo de um carro. O caso aconteceu nesta semana no estacionamento do estabelecimento 

Nas imagens o homem entra no veículo, uma pick-up, aciona o motor através de uma ‘ligação direta’ e rouba o carro.

O dono do carro disse que deixou a porta do veículo aberta e por isso as pessoas não desconfiaram da ação do assaltante. 

O caso está sendo investigado pela delegacia da região.

 

 

Com informações da TV Cidade Verde
redacao@cidadeverde.com

Ambulantes do centro de Floriano terão novo espaço para trabalhar

As equipes da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico começaram na última quarta-feira (19) a fazer um levantamento e também o cadastro dos vendedores que ocupam os arredores da praça Coronel Borges e também dos que ficam na Rua São Pedro, centro da cidade.

O trabalho é o início da revitalização do comércio de Floriano que o município pretende fazer nos próximos meses.

Um trecho da Rua Defalla Attem, que há anos é ocupado pelos vendedores ambulantes será esvaziada para o livre trânsito. 

Os comerciantes já tem lugar para realocar seus negócios.

O município vai reformar o segundo piso do mercado público central para acomodar os vendedores. O local tem espaço para cerca de cem comerciantes.

Ainda não há data para a mudança. Mas, os vendedores já estão recebendo todas as orientações das equipes da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Fonte: Ascom

Confirmada realização da II Feira da Agricultura Familiar

A reunião que tratou da organização da II Feira da Agricultura Familiar de Floriano foi na manhã desta quarta-feira (19), na sede da vice-prefeitura. Além do vice-prefeito e presidente da COEF (Comissão de Eventos de Floriano) Antônio Reis, também estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Rural Assis Carvalho e representantes da Secretaria de Comunicação e da SDR.

A data do evento já foi definida: 05 de agosto, no Complexo Comercial do Cruzeiro. 

A exemplo do que foi a I Feira da Agricultura Familiar, realizada durante as comemorações alusivas aos 120 anos de Floriano, a segunda edição do evento promete movimentar ainda mais os produtores e atrair mais visitantes para o evento, com a exposição e comercialização de hortifrutigranjeiros, além de atrativos da região, como mel de abelha, queijo, polpa de frutas e doces, a artesanato. 

A expectativa é de que o número de expositores das zonas rural e urbana, tanto de cultivos particulares quanto de hortas comunitárias, seja ainda maior.

Durante a reunião o secretário de Desenvolvimento Rural ressaltou o sucesso da I Feira, tanto para os expositores, que realizaram boas vendas, quanto para os visitantes, que adquiriram produtos naturais e livres de agrotóxicos. “Estamos definindo os ajustes e realizando os cadastros dos produtores para o próximo evento, que é uma reivindicação da população e que será tão rico e vantajoso quanto o primeiro”, disse o secretário Assis Carvalho.

Um dos pontos discutidos foi a possibilidade da Feira da Agricultura Familiar ser realizada a cada oito dias, integrando o roteiro semanal dos produtores e dos consumidores de Floriano. “Esta é uma feira que oportuniza os pequenos agricultores na comercialização de seus produtos e oferece ao florianense um local para realizar suas compras. É um desejo que a Feira se torne um espaço permanente”, frisou o secretário de Desenvolvimento Rural Assis Carvalho 

Fonte: Ascom

Sutran está atendendo a população em novo endereço

A Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) da cidade de Floriano, que antes funcionava na rua Antonino Freire, próximo ao Centro Administrativo, agora está com novas instalações, na rua Marques da Rocha, 1231, no centro da cidade, próximo ao 3° Batalhão da Polícia Militar. O principal motivo da mudança foi a preocupação em disponibilizar um local mais amplo e com maior acessibilidade para as pessoas que possuem deficiências físicas, uma vez que a nova sede não dispõe de escadarias. O prédio conta com uma sala de processamento de autuações, sala de arquivo, sala de espera, além das salas da direção e do superintendente.

A Sutran é responsável por fiscalizar o trânsito da cidade, através de seus agentes, organizar a sinalização das vias e também por ceder a autorização e o suporte necessário aos eventos que são realizados em vias públicas, como passeatas, carreatas, procissões, entre outros. Da mesma forma executa a elaboração dos alvarás para atividades que realizam o transporte remunerado de passageiros em Floriano, como táxis, moto-táxis e vans, garantindo a segurança dos profissionais e dos usuários dos serviços. 

Uma das ações da Superintendência, que busca fazer um trânsito mais inclusivo, é a elaboração da carteira para o condutor de transportes que possui deficiência física, para isso a documentação dessas pessoas está sendo recebida no prédio da Sutran para realização do cadastro e, posterior, confecção da carteira. Além disso, está sendo desenvolvida uma logomarca própria para adesivar esses veículos, sendo uma forma de evitar que pessoas sem qualquer necessidade utilizem o adesivo para estacionar em locais reservados para pessoas com deficiência física ou qualquer outro tipo de prioridade. 

O superintendente de Transportes e Trânsito, Carlos Eduardo Kalume, destaca a importância do respeito e do bom senso no trânsito. "A construção de um trânsito mais seguro e com mais fluidez parte, primeiramente, da mudança de comportamento, nós estamos prestando um serviço de orientação que deve ser acatado pela população para o bem de todos", disse.

A sede da Sutran funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h30. Telefone para contato: 3521-1618.


Fonte: Ascom

Instalação de Industria de Confecções deve gerar cerca de 100 empregos diretos em Floriano

O prefeito Joel Rodrigues recebeu, em seu gabinete, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano, Conegundes Gonçalves de Oliveira, o empresário Edmilson Pereira Oliveira e o arquiteto e urbanista Bruce Hilton.

A reunião, que também teve a presença dos secretários de Governo James Rodrigues, e de Comunicação Nilson Ferreira, foi para discutir o apoio do município, na implantação de uma fábrica de confecções, em Floriano, prevista para ser inaugurada até o fim deste ano.

A fábrica, que se chamará Indústria de Confecções Colten, vai gerar de 70 a 100 empregos diretos e mais de 220 indiretos. A expectativa é de que mais de 1500 empresas da região, sejam beneficiadas diretamente com a produção da indústria, segundo dados do estudo de viabilidade. A indústria Colten terá 1785 metros quadrados, só de área construída, e quase 10 mil metros quadrados de área total.

“Nos disponibilizamos a, com o seu projeto em mãos, dar todo o apoio necessário local, buscar apoio do governo do Estado, ajudar na liberação de recursos, fazer acordos de cooperação para cursos que capacitem a mão de obra local. Será, sem dúvida, uma indústria que vai gerar muitos empregos e movimentar a economia de Floriano”, disse Joel, após o encontro.

Fonte: Ascom

Mutirão de Combate ao mosquito Aedes Aegypti entra na sétima semana de trabalho com resultados impressionantes

O mutirão Floriano Limpa começou em 29 de maio. A ação é encabeçada pela Secretaria de Saúde, mas tem a parceria de outras pastas, principalmente da Infraestrutura. Em 1 mês e meio, as equipes já percorreram mais de 200 ruas e 100 travessas com o trabalho de capina. Os bairros de maior contingente populacional já tiveram o serviço concluído e estão todos limpos. Entre os contemplados estão: Bosque Santa Teresinha, Jacob Demes, Sambaíba Nova, Matadouro, Sambaíba, Juá, Alto da Cruz, Riacho Fundo, Planalto Sambaíba, Canoas, Catumbi, Curador, Vila Leão e Pau Ferrado, que está em processo de finalização. Até a próxima sexta-feira (14) a meta é iniciar o trabalho nos bairros Cancela, Tiberão e Bom Lugar.

O trabalho de tapa-buracos realizou a recuperação poliédrica em mais de 87 pontos de Floriano que estavam com seu terreno acidentado, alcançando locais de difícil acesso como a rua Olivério Araújo, no bairro Caixa D’água, e, da mesma forma, os dois acessos que interligam a Avenida Frei Antônio Cúrcio ao Conjunto Jacob Demes. Além do reparo de 38 passagens d’água (canaletas), que nivelam as ruas e evitam a obstrução do acesso, como nas Avenidas Dirceu Arcoverde, Eurípedes de Aguiar, João Luís Ferreira e rua Gabriel Ferreira.

O “Mutirão Floriano Limpa” também está desenvolvendo o reparo da iluminação pública de diversas ruas. O trabalho inicial está sendo realizado nas principais avenidas, como: Dirceu Arcoverde, Bucar Neto e vias de acesso ao centro da cidade. O propósito é avançar com esse serviço nos bairros por onde o mutirão já passou.

O resultado da limpeza das vias, até agora, tem números impressionantes: foram retiradas 612 carradas de entulhos, resíduos da capina e de materiais originados das residências dos bairros, como móveis velhos e detritos, resultado das limpezas de quintais. “O mutirão avançou e a população de Floriano atendeu a proposta. Está surpreendendo a quantidade de entulho que estamos retirando dos bairros. Estamos fazendo o trabalho nas ruas e a população está contribuindo limpando seus quintais”, disse o secretário de Infraestrutura, Marcony Allison.

A programação se mantém na sua quarta etapa, que teve início na primeira segunda-feira do mês de julho, contemplando os bairros: Taboca, Gabriel Kalume, Maria Rita, Rede Nova, Irapuá I e II. A quinta etapa tem início na próxima segunda-feira (17), alcançando mais 11 pontos da cidade. Até o final de julho todos os bairros devem ser beneficiados.

Fonte: Ascom

Posts anteriores