Cidadeverde.com

Sindicato pede proibição de carros de som em campanha no centro de Floriano

O Sindicato do Comércio Varejista de Floriano e Região, encaminhou ofício à Justiça Eleitoral, solicitando a proibição da circulação de carros de som com a propaganda eleitoral em alguns pontos do centro comercial de Floriano.


De acordo com as alegações apresentadas pelo Presidente do Siconflor, Sr. Conegundes Gonçalves, diz que no centro comercial já há um volume acentuado de serviço de som para o anúncio dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, além disso comentou o Presidente: “As pessoas que estão no centro comercial, na sua quase totalidade são oriundas dos bairros ou de cidades vizinhas. A propaganda eleitoral deve se dirigir, portanto, para os bairros, onde vivem e moram os eleitores. Para as pessoas que advém de cidades vizinhas, a propaganda eleitoral dos candidatos de Floriano não interessa aos mesmos.”

O Sinconflor aguarda um posicionamento dos juízes eleitorais de Floriano sobre esta solicitação.

Fonte: Florianonews

Eneas Maia propõe descentralização da saúde e educação em tempo integral

O candidato a prefeito de Floriano pelo PSDB, Eneas Maia, afirmou que, se eleito, criará Unidades de Pronto Atendimento para descentralizar o serviço médico e odontológico no município. O candidato da oposição disse ainda que pretende implantar a educação em tempo integral.


"A cidade precisa de renovação, de novas ideias, de novos projetos. Queremos fazer Floriano ter a mesma força que teve anos atrás e para isso, o esporte e a cultura são aspectos importantes. Vamos utilizar nosso plano de governo e trabalhar com a verdade", enfatizou o bioquímico.

Eneas Maia criticou a atual gestão do município e prometeu dar mais atenção às áreas da Educação e da limpeza pública. "A atual gestão não é satisfatória. Eles tiveram oito anos, mas deixaram muito a desejar, principalmente em infraestrutura e desenvolvimento do município. Boa parte das nossas crianças estão fora das salas de aula. Queremos melhorar essa questão, vamos trabalhar para colocar a escola em tempo integral. Na área da limpeza pública, pretendemos fazer com que os próprios moradores fiscalizem o trabalho dos zeladores", disse.


Questionado sobre as dificuldades enfrentadas por ser um candidato jovem, Eneas disse que sua condição só o favorece, mas que sente o preconceito de algumas pessoas. "Há quem ache que não temos experiência. Mas, vamos trabalhar ao lado de pessoas muito experiente, como a nossa candidata a vice, Ana Cleide, que é vereadora. Além disso, a juventude favorece novas ideias", destacou.

Jordana Cury
redacao@cidadeverde.com

Representantes de partidos recebem orientações sobre propaganda eleitoral

O Fórum Desembargador Correia Lima, em Floriano, sediou reunião sobre propaganda eleitoral nesta quarta-feira (18). O encontro teve como objetivo definir algumas normas sobre o período eleitoral em relação à propaganda volante e horários e locais de circulação dos veículos.

                       Fotos: Floriano News

“Estabelecemos limites de 85 decibéis de sonorização conforme a legislação eleitoral. Os candidatos devem observar a distância em relação a templos religiosos,escolas, hospitais, creches, casa de saúde e também as sedes do poder Executivo, Legislativo e Judiciário", esclareceu o promotor  Edmar Piauilino.


De acordo com o magistrado os candidatos que descumprirem a lei responderão a procedimentos judiciais e ainda estarão passíveis a aplicação de multas.

O promotor destacou que o Ministério Público avaliará a procedência das denúncias em todos os meios sejam estas através da propaganda eleitoral volante ou em redes sociais. 

"Quem se sentir prejudicado poderá recorrer através de reclamação à promotoria eleitoral ou ao cartório eleitoral do juiz da zona eleitoral ou também ao Ministério Público", finaliza. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com

Agentes Penitenciários de São Raimundo Nonato e Floriano recebem treinamento

Os agentes penitenciários lotados na Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopes Santamaria em São Raimundo Nonato, e na Penitenciária Regional Gonçalo de Castro Lima em Floriano, participaram na semana passada de um treinamento de Intervenção em Estabelecimentos Prisionais.


O treinamento objetivou a preparação dos agentes penitenciários no uso técnico operacional da espingarda calibre 12, no uso de armas não-letais, além de como atuarem em situações de crise nas unidades penais, como rebeliões ou brigas generalizadas.

De acordo com a direção da Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopes é imprescindível que as unidades prisionais do interior do estado tenham um efetivo de agentes penitenciários aptos a atuarem em situações de crise.

O treinamento foi realizado pela Secretaria Estadual de Justiça através da Direção da Casa de Detenção de São Raimundo Nonato e foi ministrado pelo agente da Penitenciária de Vereda Grande Delfran de Sousa Rodrigues, que participou recentemente do 160° Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário Módulo Básico, em Brasília/DF.


Da Editoria de Cidades
Cidades@cidadeverde.com

Menor é apreendido com 28 trouxas de maconha em Floriano

Policiais militares apreenderam um menor com drogas, na tarde desta terça-feira (17), próximo a Agespisa, no bairro Viazul, em Floriano. Segundo informações do cel. Lisandro Honório, o adolescente R.M.S, de 16 anos, foi abordado durante um patrulhamento de rotina. Com ele, foram apreendidas 28 trouxas de maconha, 1 pedra de crack e a quantia de R$ 42,00, o que configura o tráfico. 


O menor também tinha em seu poder uma motocicleta Honda XTZ, de cor vermelha, alegando que a mesma era alugada. Em seguida, foi levado para a Central de Flagrantes.


O jovem seria ainda acusado de vários outros crimes, como explica o delegado, "no distrito descobrimos que na verdade esse menor já tinha outras passagens e seria suspeito de vários outros crimes, dentre eles um crime ocorrido em um supermercado que fica no bairro Catumbi", afirmou o delegado.

Segundo o ele o acusado foi reconhecido pelas testemunhas do assalto, mas como o acusado é menor de idade e não usou violência ele foi liberado.

O menor será liberado e vai diante compromisso comparecer ao promotor de justiça nesta quarta-feira (18), que analisando o caso será encaminhado uma via do procedimento que foi feito e determinando o destino do mesmo com relação a droga. 


“Com relação aos outros fatos nós continuamos as investigações e dependendo da confirmação podemos representar pela internação dele para que fique recolhido em Teresina, em tratamento porque se diz dependente de droga e também por suspeitas de práticas de outros atos infracionais”, ressaltou o delegado. 

Em seu depoimento o menor ainda denominou a área da rodoviária como sendo uma verdadeira cracolândia, onde inclusive vendeu parte da droga que estava com ele.

Fonte: Floriano News

Em Floriano, Ministério Público transmite orientações a candidatos

O Promotor de Justiça Edmar Piauilino Batista, com atuação na cidade de Floriano, reuniu os candidatos a cargos eletivos para transmitir informações sobre as normas que regem a propaganda eleitoral. O representante do Ministério Público falou sobre condutas vedadas, principalmente para evitar que a campanha perturbe a população e que haja abuso de poder político ou econômico. 

Na próxima quarta-feira (18/07), os responsáveis por "carros de som" - motoristas, representantes de empresas e outros - também serão conscientizados quanto ao respeito aos limites determinados pela legislação, relativos aos níveis sonoros máximos e ao respeito a áreas residenciais, escolas, igrejas, sedes de instituições públicas e outros estabelecimentos.
 
"O Ministério Público permanecerá atento, executando as medidas cabíveis se houver qualquer irregularidade", assegura Edmar Batista, que coordenará uma equipe de fiscalização.

 Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Carreta tomba e motorista fica preso nas ferragens em Floriano

Uma carreta carregada de ração para gado tombou no início da noite da última sexta-feira (13), em uma curva na localidade Vereda Grande, zona rural do município de Floriano. Segundo informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu quando Edson Flávio Silva Fonseca que conduzia o veículo Scania, de cor vermelha, placa MAF-3872/PB, perdeu o controle da direção.

Fotos: Florianonews

A vítima que havia ficado presa nas ferragens foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e pelo SAMU, e logo em seguida encaminhada para o Hospital Regional Tibério Nunes, onde se encontra internada e sob observações médicas.




Fonte: Florianonews

Sindicato do Comércio Varejista realizará seminário em Floriano

O Sindicato do Comércio Varejista de Floriano está organizando um grande evento para os dias 10 e 11 de agosto, um seminário que será realizado com a previsão de 500 empresários, inclusive empresários do sul do estado do Piauí. O evento será ministrado por palestrantes do Paraná, Ceará e Piauí com objetivo de trazer serviços, informações e conhecimentos aos empresários de Floriano e região. 

De acordo com o empresário e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano, Conegundes Gonçalves de Oliveira, o seminário vai contribuir para o encontro de discussão de ideias contribuindo para o desenvolvimento da economia do município.

Fonte: Floriano News

Promotores de justiça realizam reunião com coligações de partidos políticos

Os promotores de justiça Edmar Piauilino, titular da 9ª Zona Eleitoral, e Carlos Washington, titular da 61ª Zona Eleitoral estiveram reunidos nesta quarta-feira (11) no Fórum Desembargador Correia Lima, em Floriano. Durante o encontro, os representantes do Ministério Público explanaram questões relacionadas as eleições municipais. 

                      Fotos: Florianonews

A entrega da documentação das coligações que disputarão o pleito municipal foi um dos pontos discutidos. "Existem alguns candidatos que ainda não entregaram por completo a documentação. O prazo termina ainda nesta quinta-feira (12) e os candidatos que não cumprirem a determinação terão suas candidaturas impugnadas", disse Edmar Piauilino. 

Sobre a propaganda política foi fornecido um material explicativo sobre o que era ou não permitido.


Em relação a utilização de veículos de propaganda eleitoral, uma das coligações presentes sugeriu que no trecho que compreende o centro da cidade  fosse evitado este tipo de campanha.

A sugestão foi lavrada em ata e na próxima quarta-feira (18), uma próxima reunião com proprietários e os motoristas dos veículos de sons determinará o horário de início e termino da propaganda diária e o perímetro em que os veículos poderão realizar campanha. 


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com
Com informações Florianonews

Joel Rodrigues empossa novos secretários

O prefeito Joel Rodrigues empossou nesta segunda-feira (09), os novos secretários de sua administração. O anúncio se deu por consequência da saída de alguns integrantes do governo atual, que ocorreu no final do mês de junho. 


Os ex-secretários Amara Procópio (Assistência Social), Edilberto Araújo (Governo), Honorato Sérgio (Comunicação) e João Raimundo (Desenvolvimento Rural), deixaram as pastas devido a incompatibilidade ideológica com a postura do atual prefeito. 


Confira o nome dos novos secretários

Governo – James Rodrigues dos Santos 
Assistência Social – Francisca Rafaela Barros da Fonseca Lima 
Comunicação – José Rodrigues da Silva 
Ouvidoria – Alexandre Bucar da Silva 
Desenvolvimento  Econômico – Mamede Arudá Bucar de Arruda Neto 
Desenvolvimento Rural - Francisco de Assis Carvalho


Fonte: Florianonews

Posts anteriores