Cidadeverde.com

Fones de ouvido oferecem risco de contaminação

Ouvir a música preferida durante o transporte ou em casa sem incomodar ninguém, conferir com privacidade as mensagens de áudio, acompanhar podcasts e programas online, tudo no celular. Com o Brasil na 4º posição no ranking mundial de telefones móveis (1), o fone de ouvido se tornou um acessório indispensável no dia a dia. De crianças a idosos, todo mundo usa. Mas compartilhar o equipamento com outras pessoas ou utilizar o dos outros não é uma boa ideia. Pesquisa desenvolvida pela DeVry | Metrocamp apontou alto índice de contaminação nos aparelhos por bactérias que podem causar diversos tipos de infecções e colocar a saúde em risco.

No levantamento, foram analisados 40 fones de ouvidos, sendo 30 fones e 10 headphones. No primeiro modelo, das 30 unidades, 87% estavam contaminadas, sendo 11,5% com contagem acima de 10.000 colônias de bactérias e 13% acima de 1.000. Já no segundo modelo, todos estavam infectados, sendo que em 30% o índice superou 1000 microrganismos. A bactéria Staphylococcus aureus foi isolada em 50% dos equipamentos e em 100% dos headphones. Presente nas fossas nasais da maioria da população, é responsável por vários tipos de infecções, de furúnculos e abcessos a otites e sinusites, sendo mais perigosa nos casos de imunidade baixa. Também foi registrada, em menor quantidade, a presença de fungos como Candida ssp, que costumam provocar infecções oportunistas.

O ouvido, quando em contato com os fones, se torna um ambiente propício para os microrganismos pois é abafado, úmido e cheio de células mortas, o que é agravado se houver uma perfuração, prurido, secreção ou desvios anatômicos”, explica a professora Dra. Rosana Siqueira, microbiologista e orientadora da pesquisa elaborada pelo aluno do curso de Biomedicina da DeVry | Metrocamp, Márcio José Evangelista Júnior. “Em complemento, não é comum o usuário higienizar o acessório, mas é exatamente aí que mora o perigo, pois os germes aderem à superfície do equipamento, o que é facilitado pela cera inclusive, e, em grande quantidade, podem penetrar no canal auditivo, desencadeando as enfermidades”, completa Rosana.

Como se prevenir

·  Limpe periodicamente o seu fone com um algodão contendo algumas gotas de álcool isopropílico, específico para eletrônicos e que não provoca oxidação. Não utilize água, sabão, alvejantes e álcool comum, pois podem danificar o equipamento.

·  Evite emprestar o seu fone a outras pessoas e, da mesma forma, não use o acessório de outros indivíduos. Mesmo entre amigos e familiares, o ideal é que cada um tenha seu próprio equipamento e o higienize regularmente.

 

(¹) Fonte: IDC Brasil

Fisioterapeuta desenvolve jogo eletrônico que estimula a educação no trânsito

Criado com o objetivo de estimular a recuperação de pacientes por meio da Tecnologia da Informação e promover a educação no trânsito, o jogo “Rehab Saga – De volta à vida” é a mais nova ferramenta disponível no mundo dos games.

O fisioterapeuta Rascius Belfort e uma equipe de desenvolvedores de plataformas digitais criaram o jogo, que já está disponível para download gratuito para smartphones e tablets, onde um motociclista percorre as ruas de Teresina. Seu desafio é desviar dos carros e evitar acidentes, mas, caso seja atingido, uma equipe de fisioterapeutas entra em ação para reabilitá-lo.

“Além da parte educativa, o jogo também explora a questão da importância da fisioterapia na recuperação do paciente. Esse jogo foi criado com o objetivo de ganhar experiência para que novas ferramentas sejam criadas e também possam estimular a prevenção de acidentes ou doenças. Já estamos pensando em um próximo aplicativo, que terá como tema central a diabetes”, explica Rascius Belfort.

O game também conta com uma homenagem ao Coletivo Salve Rainha – que teve três de seus membros vítimas de um acidente de trânsito, dois deles vieram a óbito.

A iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14). “O Conselho tem uma função cidadã e a iniciativa dessa equipe é louvável, pois, além de estimular os avanços na recuperação de pacientes, o jogo também promove a educação no trânsito, um tema de suma importância em nossa sociedade”, comenta Marcelino Martins, presidente do Crefito 14.

Fonte: www.crefito14.org

Palestra quer despertar espírito empreendedor na área de games

Com o objetivo de despertar o desenvolvimento de games no Estado do Piauí, os professores Francisco Marcelino (IFPI) e Danilo Faria (DeVry | Facid), ministram na tarde desta sexta-feira (11), a partir das 16 horas no auditório da Faculdade DeVry | Facid, a palestra "Como se faz um game? - a produção e o mercado de trabalho de jogos digitais". 
 
Apaixonados por games, os palestrantes pretendem levar ao público um pouco de suas experiências pessoais e profissionais sobre o processo de produção de jogos e o movimentado e milionário mercado de esporte eletrônico no mundo. 
 
Engenheiro eletrônico e mestre em biotecnologia, Francisco Marcelino é exemplo de sucesso com o desenvolvimento de games no Estado. Com apoio de uma equipe do Instituto Federal, criou o Crown Brawl, jogo 3D que se passa na Idade Média, no qual desafiantes disputam entre si em batalhas no formato de arenas. O game, que teve repercussão nacional, foi finalista da Imagine Cup BR, competição criada pela Microsoft que transforma projetos acadêmicos em startups de sucesso.
 
"Eu pretendo passar um pouco dessa experiência do desenvolvimento do Crown Brawl, falar das dificuldades, dos acertos, e dos caminhos a seguir para quem deseja empreender na área, de modo que a pessoa saia da palestra motivada a também produzir um jogo", afirma o Professor. 
 
Danilo Faria, mestre em Sistemas e professor da DeVry |Facid,  vai abordar o funcionamento do mercado de esporte eletrônico. Segundo o especialista, games como "Counter Strike" e "League of Legends", movimentam milhões de dólares em premiações em torneios e ligas que deixaram o encantado mundo dos jogos mais atraente e profissional. 
 
Para quem está começando, afirmam os palestrantes, não há barreiras para produzir e vender jogos pelo mundo. "O mercado é global". afirma Marcelino. O jogo "Cabeça de Cuia", produzido por uma incubadora local, chegou a vender 50 mil cópias, especialmente para o mercado russo. 
 
"É uma área apaixonante e lucrativa, onde muita gente vive dos jogos como uma profissão, seja como programador ou apenas jogador", afirma Danilo. A palestra é gratuita. As vagas são limitadas.

Tecnologia gera mais segurança para condomínios

Com o aumento da violência nas cidades é cada vez mais necessária a implantação de mecanismos de segurança em casas, prédios e condomínios residenciais. E um grande problema para quem mora em condomínios é o controle de quem entra e sai, desde moradores até visitantes e prestadores de serviço. Isso porque para que o acesso seja somente para as pessoas que têm autorização é necessário o envolvimento dos funcionários, dos moradores e também o bom funcionamento dos equipamentos como portões e interfones.

Além disso, em muitas portarias, a guarita não oferece a segurança necessária para o funcionário, que pode ser facilmente rendido por assaltantes. De forma que algumas situações podem deixar o condomínio suscetível a entrada de pessoas estranhas.

E a tecnologia tem sido uma grande aliada para melhorar a segurança dos condomínios. Uma alternativa para evitar assaltos e ainda reduzir as despesas é a Portaria Remota, um sistema de controle e gerenciamento do acesso de condomínios à distância. Atualmente o sistema Kiper está em funcionamento em mais de 600 condomínios em todo o Brasil e começa a ser implantado agora em Teresina.

"Na Portaria Remota, o porteiro fica localizado em uma sala de monitoramento de uma empresa de segurança, não mais no condomínio, e tem seu trabalho supervisionado 24h por dia, sete dias por semana", explica o especialista em segurança empresarial e em portaria inteligente, Odirley da Rocha. O especialista estará em Teresina no dia 24 de agosto para ministrar o Seminário “Segurança em Condomínios”, que acontecerá no Blue Tree Hotel às 18h30.  

Com o sistema, cada morador possui um controle remoto anticlonagem para o portão da garagem e para o portão de pedestre ele utiliza um aplicativo (QR Code) de celular ou uma tag (cartão) de acesso, que vão dar acesso ao condomínio. No caso da perda ou roubo de qualquer um dos mecanismos, o morador liga para a central e faz o bloqueio imediato deles. Também existe um sistema de pânico silencioso, que pode ser acionado em situações de risco. Já o visitante ou prestador de serviço vai se identificar normalmente no interfone, que possui áudio e vídeo, sendo atendido na central que entrará em contato com o morador para autorizar ou não sua entrada. "No caso de eventos, como uma festa, por exemplo, o morador manda um convite de QR Code para os seus convidados do próprio celular. O que vai permitir a entrada somente de quem foi convidado", destaca Odirley da Rocha.  

E para evitar problemas com sinal instável de internet, a Portaria Remota utiliza um link, de rádio ou fibra óptica, entre o condomínio e a empresa. O que garante a qualidade do áudio e da imagem, sem perigo do sinal cair. O sistema ainda possui um mecanismo que resiste a no mínimo dez horas sem energia elétrica e que beneficia o funcionamento do interfone e dos portões de pedestre e da garagem. 


Segundo o especialista, outra vantagem da Portaria Remota é que ela garante a gravação remota de áudios e vídeos de moradores, visitantes e prestadores de serviços. Além de melhorar a segurança do condomínio, o sistema ainda gera uma redução dos custos da portaria em até 50%. "Para manter uma portaria funcionando, normalmente é necessária a contratação de quatro funcionários, que geram gastos com salários, impostos e outros encargos. E hoje também se sabe que, em alguns casos, os porteiros passam muito tempo ociosos no prédio.

Com a Portaria Remota, todos os custos com atendentes de portaria estão incluídos na contratação do serviço e também a manutenção dos motores dos portões e interfones, o que gera redução de gastos e economia para o condomínio", esclarece Odirley.

 

Banda larga registra 163,39 mil novos clientes

O serviço de banda larga fixa (internet fixa) contava com 27.469.555 milhões de assinantes até o final de maio deste ano, foram mais 163.398 mil clientes um aumento de 0,60%, se comparado ao mês anterior. Nos últimos doze meses, foram adicionados à rede 1.419.082 milhão de clientes (+5,45%).

A prestadora Vivo liderou o crescimento no mês de maio, se comparado ao mês anterior, foram mais 28.073 mil novos assinantes (+0,37%). A Tim apresentou uma elevação de 10.219 mil (+2,96%), seguida pela Sky com 6.069 mil (+1,77%).

Em comparação com abril de 2016, a Vivo teve um aumento de (+1,89%) na sua base de assinantes, foram mais 140.435 mil. A Tim registrou 57.135 mil novos clientes (+19,15%), e a operadora Claro mais 332.367 mil (+4,03%).

Nos estados, entre abril e maio deste ano, a base de assinantes de Minas Gerais aumentou 41.406 mil novos clientes (+1,55%), no Ceará a elevação foi de 32.196 mil (+5,12%), e no Rio Grande do Norte 27.779 mil (+9,91%). Nos últimos doze meses, houve aumento de usuários em todos os estados. Os maiores percentuais foram registrados nos estados de São Paulo, com 248.014 mil novos clientes (+2,63%); Minas Gerais com 207.821mil (+8,28%) e Rio Grande do Sul com 135.237 mil (+8,56%).

Faculdade oferece 46 cursos de férias gratuitos

Férias também é tempo de ampliar os conhecimentos e aproveitar aquela hora de folga extra para melhorar a qualificação profissional e se preparar para o mercado de trabalho.  E boas opções não faltam. Instituições como o Senac e faculdades particulares estão com uma enorme lista de cursos para quem pretende ampliar seus conhecimentos.
 
E melhor ainda se for praticamente de graça e com qualidade internacional. É o que oferece a Faculdade DeVry | Facid, que disponibilizou para alunos e o público em geral uma lista de 46 cursos de férias nas áreas de engenharia, saúde, direito, moda, tecnologia, gastronomia, entre outros. O valor da inscrição para os cursos é de apenas 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal, açúcar e café) que serão posteriormente doados para a casa Frederico Ozanan.

A inscrição pode ser feita online no endereço: http://dvb.to/feriasfacid. Os cursos vão de 3 a 27 de julho. 
 
Confira a lista completa de cursos. 
 
Ética jurídica
Produção de artigo científico
Oratória
Processo civil
Promoção de Saúde docente
Atendimento emergência neonatal
Eletrocardiograma
Introdução ao mundo dos vinhos
Brigadeiro gourmet
Cupcake
Noções básicas de culinária funcional
Avaliação psicológica nas organizações(*)
Seleção por competências
Preparação para o Mercado de Trabalho
Manejo do método fenomenológico na Gestalt-Terapia
Transferência um manejo clínico
Publicação em revista científica
As mortes na prática do profissional de saúde
Atuação do Psicólogo na UTI
Robótica
Autocad
Arduíno
Oficina de perfume
Elaboração de plano de negócio
Como administrar suas finanças pessoais
Formação de líderes
Monitoramento e métricas em redes sociais
Curso de relações Interpessoais
Curso de HD
Curso de excell
Curso de word
Exames radiográficos odontológicos
Moldagem em odontologia - prática
Técnicas de sutura para odontologia - prática
Noções básicas em tomografia computadorizada
Curso de fotografia
Etiqueta, moda e imagem pessoal
Curso de automaquiagem
Noções de etiquetas à mesa

APICICON lança Web Rádio

A Academia Piauiense de Ciências Contábeis (APICICON) lança neste sábado, 17,  durante a III Convenção de Contabilidade do Piauí, a Rádio Apicicon, projeto que chega para agregar os esforços da academia em divulgar, promover e valorizar o conhecimento contábil. 

A web rádio Apicion é totalmente online e já está no ar com uma programação que vai do blues ao flashback internacional passando por músicas piauienses de grande sucesso.

A rádio pode ser acessada por todos os dispositivos conectados à internet, não importando o sistema operacional ou tipo de aparelho. Usuários com sistema Android podem baixar um aplicativo próprio da Rádio Apicicon. 

Para os demais sistemas é indicado o acesso pelo Aplicativo "Rádios" (disponível para IOS e Android). Usuários de desktop também podem acessar a rádios nos links disponibilzados no site da Academia: http://www.abracicon.org/piaui.php. 
 
O projeto da Rádio recebeu apoio cultural da Masavio, empresa responsável pela criação e suporte do projeto. Confira abaixo os links de acesso: 
 
APLICATIVO ANDROID APICICON
Obs: para instalar, autorize (em segurança) app de fonte desconhecida. 
 
APLICATIVO RÁDIOS (IOS e Android)
Obs: Depois de instalar o app, ir em busca e digitar o nome da rádio apicicon
 
Link para Itunes
 
Link para windows media player

Sobe o preço do Netflix no Brasil

O Netflix anunciou nesta quinta-feira, 15/6, um aumento nos preços das suas assinaturas no Brasil, o primeiro em dois anos. A notícia foi informada pela companhia via e-mail aos seus usuários.

O mais significativo será aplicado ao plano Premium, o mais caro da plataforma. A assinatura, que dá direito a assistir ao serviço em quatro aparelhos ao mesmo tempo, incluindo resolução em HD e 4K, subirá de 29,90 reais ao mês para 37,90 reais mensais.

Já o plano intermediário, que inclui duas telas simultâneas em qualidade HD, terá o valor reajustado de 22,90 reais ao mês para 27,90 reais mensais. O plano básico, que dá direito a apenas uma tela em definição padrão, não sofreu nenhum acréscimo, sendo mantido em 19,90 reais ao mês.

Palestra sobre Marketing Digital vai abordar técnica de sucesso para Startup

Com o tema "carreira e tendência do marketing digital", o ex-Google e administrador de empresas Bruno Rebouças ministra palestra no próximo dia 22 de maio a partir das 19h no auditório da Faculdade DeVry | Facid. As vagas são limitadas e as inscrições (gratuitas) estão abertas pelo endereço www.even3.com.br/mktdigital.

Na palestra, Bruno vai falar sobre a tática de empreendedorismo desenvolvida em startups que utiliza a criatividade, o pensamento analítico e métricas sociais para vender produtos e ganhar a exposição, chamado de Growth Hacking. Também abordará sobre as tendências do digital de agora em diante e as relações entre Marketing e TI. 

Palestrante
Bruno Rebouças é administrador de empresas pela UnB em Brasília, ex-funcionário do Google no Brasil e no México, empreendedor e consultor de empresas. Iniciou a carreira no mercado financeiro antes de se apaixonar pelo mundo do digital. Já ajudou grandes empresas como Netflix, American Express, General Motors e Netshoes com sua estratégia digital. Hoje, é sócio da startup Raízs e fundador da consultoria Progmedia.

Tim Berners-Lee recebe o "Prêmio Nobel da computação"

Tim Berners-Lee, pesquisador que inventou a web e uma das pessoas mais influentes na área de privacidade na internet, recebeu o prêmio mais importante das ciências da computação, o Turing Award. Conhecido como "Prêmio Nobel da computação", o prêmio inclui o valor de US$ 1 milhão, oferecido pelo Google. Ele receberá o prêmio em uma cerimônia formal que será realizada em 24 de junho, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Em seu anúncio, a Association for Computing Machinery (ACM), responsável pelo Turing Award, lembrou que Berners-Lee "inventou a World Wide Web, o primeiro navegador de internet e protocolos e algoritmos fundamentais que permitiram à web ganhar escala". A edição de 2016 do prêmio marca o aniversário de 50 anos do Turing Award.

Um dos principais pesquisadores do Massachussetts Institute of Technology (MIT), Berners-Lee criou a web em 1989 na European Organization for Nuclear Research (Cern) com o objetivo de permitir que os cientistas pelo mundo trocassem informações por meio da internet, Ele criou os endereços das páginas de web (URLs), o protocolo de comunicação (HTTP) e a linguagem para desenvolvimento de páginas da web (HTML). Ao criar em código aberto o primeiro navegador da web, ele ajudou a impulsionar o rápido crescimento da web.

"Me sinto honrado de receber o prêmio que leva o nome de um pioneiro da computação que mostrou que o que um programador pode fazer com um computador está limitado apenas a ele mesmo", disse Berners-Lee, que é fundador e diretor do World Wide Web Consortium (W3C), que determina padrões técnicos para o desenvolvimento da web, e também da World Wide Web Foundation, que tenta estabelecer a web aberta como um direito básico de todos.

Berners-Lee já recebeu uma série de reconhecimentos por suas contribuições técnicas. Entre as de maior relevância está a medalha de cavaleiro oferecida pela rainha Elizabeth II em 2004. Ele também foi apontado como uma das 100 pessoas mais importantes do século 20 pela revista norte-americana Time.
 

Posts anteriores