Cidadeverde.com

Parceria Semic/Sebrae leva consultoria para micro e pequenos empresários em Oeiras

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio - Semic/Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, está levando a diversos micro e pequenos empreendedores do município de Oeiras uma consultoria sobre gestão empresarial. A consultoria faz parte do programa ‘Negócio a Negócio’ do Sebrae, que se propõe a fazer um diagnóstico da gestão empresarial, e oferecer soluções que contribuam para o sucesso das empresas.

Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio, explica que, através do atendimento e orientação empresarial, os consultores oferecem um diagnóstico de gestão empresarial e sugerem soluções para melhoria dos empreendimentos. 

“A consultoria abrange a questão do layout, a questão contábil e financeira da empresa e a questão de estoque. É uma parceria que a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio tem com o Sebrae por conta da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Desde 2013, trabalhamos com esse tipo de consultoria. Em 2018, foram 38 empresas visitadas. São duas horas de consultoria em cada empresa. O empresário tem a oportunidade de destrinchar toda e qualquer dúvida ou problema que ele tenha dentro da sua empresa, porque o consultor é justamente capacitado para esse tipo de serviço”, pontua Carla Martins.

Em cinco anos, quase 80% das micro e pequenas empresas do município receberam a consultoria. “Acredito que, de 2013 para cá, já atendemos em torno de 78% das micro e pequenas empresas cadastradas na Semic. Temos esse diagnóstico e esse banco de dados das empresas que foram contempladas com esse tipo de consultoria. É um trabalho de suma importância para a sobrevivência dessas micro e pequenas empresas”, argumenta a secretária.

O programa atende de forma continuada Empreendedores Individuais e Empresários de pequenos negócios da economia popular - Microempresas. Uma das empresas visitadas foi o Mercadinho Canário, situado no Bairro Canela.

“Chegou num momento oportuno para nossa empresa. Num momento de crise econômica é sempre bom ver novas ideias, ter novas expectativas. Quero parabenizar a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, um órgão que está se preocupando com os pequenos empresários. Isso mostra que o município se preocupa com os pequenos empresários, na forma como estão trabalhando. Foi muito importante a visita do Sebrae, agora só vem a expectativa de colocar em prática as conversas que tive”, diz Elias Vieira, proprietário do Mercadinho Canário.  

A loja de roupas Leide Kar Modas também recebeu a consultoria. “Fiquei muito grata em ter conhecimento que ainda não tinha. Foi proveitoso em todas as áreas, mas principalmente no meu caderno de caixa. Teve muitos esclarecimentos que eu ainda não botava em prática. Só tenho a agradecer e falar o quanto melhorou”, celebra Carleide Leal, proprietária da Leide Kar Modas. 

Fonte: Ascom

Oeiras promove Fórum do Selo Unicef e Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O município de Oeiras realizou nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef e a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Promovidos de forma integrada, os eventos foram organizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão Intersetorial do Selo Unicef e Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.

O Fórum contou com a participação de estudantes, professores, assistentes sociais, psicólogos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, conselheiros tutelares, secretários municipais e comunidade em geral.

Na ocasião, representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde apresentaram o diagnóstico do município em suas áreas de atuação. Em seguida, foram formados os grupos, responsáveis por formular propostas para serem implantadas no município com intuito de fomentar a implementação de um conjunto de ações estratégicas e políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos da criança e adolescente.

 "É com compromisso que estamos aqui hoje para elaborar estas ações. Daqui sairão propostas que serão prioridade para dentro das políticas públicas para a melhoria da vida de nossas crianças e adolescentes", disse a secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo, na abertura da solenidade.

"Tivemos uma participação excelente, em torno de 170 participantes, dos mais variados segmentos do município, desde as secretárias envolvidas - Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude - aos segmentos diversos da sociedade civil organizada, participação maciça dos meninos do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), que são 28 participantes. Pudemos desenvolver todas as etapas que são prescritas pelo Fórum, desde a cerimônia de abertura, a apresentação cultural, apresentação da metodologia do Selo; apresentação do diagnóstico do município, que deu embasamento para todos os trabalhos dos grupos; fizemos os trabalhos dos grupos, o compartilhamento das ideias e concluímos com a socialização das ações, que vão nos fundamentar para a elaboração do Plano de Ação", avalia a coordenadora municipal do Selo Unicef, Inez Martins.

Na próxima segunda-feira, 27, a Comissão Intersetorial do Selo Unicef vai se reunir para elaboração do Plano de Ação Municipal. Oeiras concorre à edição 2017/2020 do selo e trabalha para apresentar avanços significativos nas políticas de atendimento às crianças e adolescentes, a partir do comprometimento de gestores, empresas e sociedade civil organizada. 

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do município de Oeiras teve como tema central a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. Mediado pela presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ádylla Brito, o evento teve como conferencista a assistente social Luciana Evangelista, atual presidente do Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente.

A Conferência Municipal mobilizou os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, crianças, adolescentes e a sociedade em geral para a construção de propostas voltadas para implementar a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando as diversidades.

Na oportunidade foram debatidos diversos eixos temáticos, entre eles: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.

Fonte: Ascom

Saúde inaugura posto de coleta para análises clínicas em Oeiras

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram na manhã desta segunda-feira, 20, o Posto de Coleta para Análises Clínicas. O posto fica localizado dentro da Secretaria Municipal de Saúde e funcionará de segunda à quarta-feira, a partir das 6:45h da manhã.

Auridene Freitas afirma que a implantação do posto de coleta fortalece a política municipal de atenção à Saúde do Homem, através da estratégia pré-natal do parceiro. “Posto de coleta veio como um dispositivo a mais dentro da política de Saúde do Homem, que é o pré-natal do parceiro, que implantamos recentemente no município. Dentro da proposta do pré-natal do parceiro, entendemos a necessidade de criar essa estrutura, onde iremos garantir o acesso do parceiro à realização de exames. É uma forma de resgatar a saúde do homem, que muitas vezes não tem a preocupação de procurar o serviço de saúde. Então, na oportunidade do pré-natal já estaremos garantindo que ele possa estar realizando todos os seus exames”, assegura a secretária.

Alexsandra Fontes, coordenadora de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, explica que o pré-natal do parceiro é uma oportunidade para que os homens cuidem da própria saúde ao mesmo tempo em que acompanham a gestação das parceiras, por meio da realização de exames de rotina, de testes rápidos, da atualização da carteira vacinal e da participação nas atividades educativas nos serviços de saúde.

“O posto de coleta foi construído com o objetivo de garantir a acessibilidade de exames aos homens que suas parceiras estão grávidas e com isso garantir a estratégia pré-natal do parceiro. Conseguimos organizar uma logística em que o homem faz seu pré-natal no posto e já tem a sua vagas garantida para fazer os exames. Primeiro ele procura o posto de saúde, faz o pré-natal com o enfermeiro ou enfermeira de cada posto, tanto da zona urbana quanto da zona rural, e aí ele pode vir. Não precisa marcar, nós temos vagas suficientes para esse público. Nosso público são parceiros, ou seja, homens “grávidos””, detalha a coordenadora.

Entre os exames que serão oferecidos no posto de coleta estão: tipagem sanguínea, glicemia de jejum, hemograma, VDRL (sífilis), anti-HIV, hepatite B, hepatite C, lipidograma, dosagem de colesterol (HDL), dosagem e colesterol (LDL), dosagem de colesterol total e eletroforese de hemoglobina.

“O que queremos agora é estimular estes homens a virem fazer o pré-natal e consequentemente fazer suas coletas. Temos profissionais capacitados, que nesses três dias da semana estão aqui, a partir das 6:45h. Os exames são entregues em até 15 dias”, acrescenta Alexsandra Fontes.  

Dentro do processo de implantação do Pré-Natal do Parceiro, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma oficina para qualificação profissional dos servidores que atuam na área da saúde no município de Oeiras. A oficina envolveu cerca de 250 profissionais de saúde, entre eles: agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares em enfermagem, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, professores de educação física, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

Fonte: Ascom

Oeiras é um dos melhores municípios do Piauí com ações de Vigilância em Saúde

O Ministério da Saúde divulgou esta semana no Diário Oficial da União o resultado da Fase de Avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde. Na avaliação, Oeiras desponta entre os melhores municípios do Piauí nas ações voltadas para a Vigilância em Saúde, ao lado de Piripiri e Piracuruca. Os três municípios piauienses atingiram 11 das 14 metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

O diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde explica que o resultado representa novos recursos para a saúde do município e é um reconhecimento ao trabalho dos profissionais que compõem as equipes de Vigilância em Saúde.

“O programa traz a proposta de qualificação das ações e incentivos financeiros para os municípios que alcançarem as metas pactuadas. Isso é resultado de um esforço e do apoio da gestão e do envolvimento de toda a equipe. Esses indicadores estão dentro das pastas e coordenações municipais – Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde Ambiental (controle das endemias e qualidade da água), Vigilância de Óbitos e Nascidos Vivos, Tuberculose e Hanseníase, relacionados aos exames de HIV e imunização”, ressalta Lemontier Martins.

Instituído em 2013, o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde - PQA-VS compõe o conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a garantia do acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população, para redução das iniquidades e para a promoção da qualidade de vida dos brasileiros.

Fonte: Ascom

Oeiras promove Fórum do Selo Unicef e Conferência da Criança e do Adolescente

O município de Oeiras realiza nos dias 22 e 23 de agosto, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef e a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Realizados de maneira integrada, os eventos são organizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão Intersetorial do Selo Unicef e Secretaria Municipal de Assistência Social.

O 1º Fórum Comunitário é o momento em que os cidadãos e cidadãs participam efetivamente e em conjunto das definições de quais são as prioridades que seu município irá considerar nas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes. É neste momento que a comunidade sugere e discute as melhores soluções para os principais problemas de seu município e garante que estas propostas façam parte da estratégia de implementação das ações do Selo UNICEF. Durante o Fórum Comunitário, o município envolve a comunidade para identificar os principais problemas relativos à situação das crianças e adolescentes do município, com base nos indicadores oficiais e no diagnóstico participativo.

De acordo com a articuladora municipal do Selo Unicef, Inez Martins, o evento tem o objetivo de elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente da cidade, articulado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e demais entidades envolvidas.

Oeiras concorre à edição 2017/2020 do selo e deve comprovar avanços significativos nas políticas de atendimento às crianças e adolescentes, a partir do comprometimento dos gestores nas esferas federais, estaduais e municipais, empresas privadas e sociedade civil organizada.

Após o Fórum, será elaborado um diagnóstico com informações que subsidiarão a criação de um Plano de Ação Municipal a ser executado pela Comissão Intersetorial. Para que o Unicef reconheça o município como aprovado com o selo, os equipamentos públicos voltados para criança e adolescentes devem ter um desempenho satisfatório.

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do município de Oeiras tem como tema central a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. O objetivo é mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, crianças, adolescentes e a sociedade em geral para a construção de propostas voltadas para implementar a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando as diversidades.

Serão debatidos os seguintes eixos temáticos: Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes; Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 22/08/2018

08:00h – Credenciamento;

08:30h - Abertura do 1° Fórum Comunitário e IX Conferência Municipal

dos Direitos da Criança e do Adolescente;

 - Apresentação Cultural

 - Composição da Mesa;

09:30h - Leitura do Regimento Interno da IX Conferência Municipal;

09:45h - Apresentação da Metodologia do Selo UNICEF;

10:00h - Apresentação do Diagnóstico;

10:40h - Grupos de Trabalho (GT) do 1° Fórum Comunitário;

12:00h - Compartilhando Ideias;

13:00h - Almoço;

14:30h - Palestra Magna/ Debate da IX Conferência Municipal dos

Direitos da Criança e do Adolescente;

15:30h - Abertura dos Trabalhos da IX Conferência Municipal dos Direitos

da Criança e do Adolescente;

15:40h - Leitura do texto base;

16:10h - Trabalhos em Grupo;

17:30h - Encerramento do 1° dia.

Dia 23/08/2018

08:00h - Apresentação Cultural;

08:20h - Plenária Final: Compartilhando Ideias;

10:00h - Escolha de Delegados para XI Conferência Estadual dos Direitos

da Criança e do Adolescente;

12:00h - Encerramento.

Fonte: Ascom

Prefeitura de Oeiras dá posse a quatro novos servidores concursados

A Prefeitura de Oeiras deu posse a quatro novos aprovados no último concurso público realizado pelo município. A solenidade de nomeação dos habilitados aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, na sala de reuniões do Paço Municipal.

Os novos servidores irão integrar os quadros da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, no cargo de fiscal de campo. Nomeados, eles têm 15 dias para tomar posse dos cargos junto à secretaria em que estão alocados.

Com a nomeação dos novos servidores, a Prefeitura de Oeiras reafirma o compromisso de valorizar o serviço público, oferecendo mais qualidade nos serviços prestados à população.

Foram nomeados:

Cargo: Fiscal de Campo - Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Juvenal Antônio de Souza

Ederivan Ferreira dos Santos

Fransicley Pereira dos Santos

Glauber Rodrigues Alcoforado

Fonte: Ascom

Escola Municipal Visconde da Parnaíba ganha quadra, sala de leitura e multimídia

Os estudantes da Escola Municipal Visconde da Parnaíba ganharam novos aliados no desenvolvimento das práticas esportivas e das atividades de leitura. O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, inauguraram na manhã desta segunda-feira, 13, uma quadra poliesportiva e uma sala de leitura e multimídia na escola.

A quadra poliesportiva recebe o nome de Tatiana Lopes, professora da rede municipal, atleta e grande incentivadora do esporte, falecida em maio deste ano. Já a sala de leitura e multimídia, homenageia o escritor oeirense, José Expedito Rêgo, autor de diversos livros, entre eles, a biografia romanceada do Visconde da Parnaíba.

Em nome da família, a professora Christiane Barros agradeceu a homenagem, lembrando o gosto de Tatiana Lopes pelas mais diversas práticas esportivas. “Nós temos muitos muito agradecer pela homenagem. Uma homenagem forte, sincera e valiosa. Isso vem num momento de muita dor e sofrimento, que ainda estamos passando, e ameniza, nos dá força e fortaleza para que a gente enfrente o caminho, porque é isso que Tati queria de todos nós. Costumamos dizer que Deus precisou de Tati no time dele, na seleção dele, porque ela era uma pessoa de muita fé e fortaleza. Agradecemos por essa valorização. Tati é um exemplo, um bom exemplo”, comenta Christiane Barros, sobrinha da homenageada.

O prefeito José Raimundo ressalta a importância dos investimentos em educação e diz que todas as escolas municipais das zonas urbana estão recebendo melhorias. “A educação norteia nossa gestão. Para que os alunos se sintam confortáveis para dar o melhor deles, estamos entregando uma sala de leitura toda aparelhada, reforma e ampliação dos sanitários, da cantina, da diretoria e coordenação e a ferramenta de grande anseio dos estudantes, que é a quadra de esportes. Com todas essas ferramentas transformamos o Visconde da Parnaíba numa das melhores escolas de Oeiras, tanto em estrutura quanto em quadro docente. Esse é nosso papel de gestor: trabalhar para levar cidadania a todos”, assinala o prefeito.

A secretária municipal de Educação destaca que mais de 300 alunos estão sendo beneficiados com as melhorias. “Com esta quadra, trabalhamos a educação física e a saúde corporal das crianças. Estamos também com a sala de leitura, onde temos um trabalho com o projeto Borboleta, que ativa a leitura. Hoje, temos quase 100% dos nossos alunos leitores e estamos entregando este espaço de leitura, que também é um espaço multimídia, com 20 computadores, data show, TV, exatamente para aprofundar as pesquisas e o olhar no conhecimento. Também ampliamos toda a estrutura de organização de diretoria, coordenação, cantina, depósitos, secretaria e banheiros. São muitas as melhorias, são muitos os investimentos voltados para o desenvolvimento da educação”, pontua Tiana Tapety.

“A educação se faz também com transformações físicas. Não adianta sermos bons, sermos dedicados, se não tivermos o aparato para poder trabalhar. Nós agradecemos, em nome dos alunos. A escola está linda. Todos os dias acordo muito feliz para vir para cá. Com esta quadra, com esta sala de leitura, nós iremos produzir muito mais”, celebra o professor Vicente Monteiro.

Na obra de reforma e ampliação da escola e construção da quadra poliesportiva foram investidos cerca de R$ 400 mil, oriundos de recursos da Prefeitura Municipal de Oeiras. As instalações físicas obedecem aos padrões de estética e funcionalidade, de acordo com as necessidades das crianças e atendendo aos parâmetros de infraestrutura do Ministério da Educação.

 

Fonte: Ascom

Campanha ‘Liquida Oeiras’ vai sortear prêmios em dinheiro e uma TV de 32 polegadas

Foi lançada na noite desta quinta-feira, 09, a campanha ‘Liquida Oeiras’. Realizada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), Câmara Dirigentes de Lojistas e Associação de Comércio, Indústria e Agricultura Oeirense (CDL/ASCOM), a campanha vai sortear prêmios em dinheiro e uma TV de 32 polegadas. O lançamento aconteceu no auditório da CDL/ASCOM e contou com a presença de representantes do empresariado local.

O objetivo, segundo a secretária municipal de Indústria e Comércio, é aquecer as vendas e promover a circulação econômica nos setores de comércio e de prestação de serviço da cidade. “Demos esta nova roupagem à campanha, com sorteios semanais, que serão feitos através de links ao vivo, em algum lugar público. Pensamos no antigo Mercado Público”, pontua Carla Martins.

“É uma campanha interessante, o custo para cada empresário participar é somente de R$ 100, um valor irrisório para o cliente dele participar de nove sorteios. Toda sexta-feira, a partir de 31 de agosto serão sorteados três cheques no valor de R$ 300. Esse cheque a pessoa pode resgatar na CDL, em até sete dias corridos. E no último sorteio, na nona sexta-feira, além dos três cheque também será sorteada uma televisão de 32 polegadas”, detalha a secretária municipal de Indústria e Comércio, informando que a campanha acontecerá até 26 de outubro.

Para participar dos sorteios, o consumidor deve adquirir os cupons da campanha, fazendo compras nas empresas cadastradas e adesivadas com o selo Liquida Oeiras. De acordo com o presidente da CDL/ASCOM, Último Campos, a meta é que 220 empresas participem da campanha.

“Nossa proposta é otimizar a campanha Liquida Oeiras, que já vinha sendo desenvolvida pela, Semic, e agora com a parceria da CDL, estamos trazendo incrementos de renovação e mobilização, através da capilaridade que a CDL tem com as pessoas jurídicas, pela sua gama de associados. Nosso próximo passo é mobilizar e fazer com que a gente atinja a nota de empresas participantes. Vamos unir forças para mobilizar e fazer uma grande campanha”, comenta o presidente da CDL/ASCOM.

Fonte: Ascom

Semana do Bebê e da Amamentação acontece de 13 a 17 em Oeiras

Com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças prioridade na agenda do município, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove de 13 a 17 de agosto a Semana do Bebê.

A iniciativa é apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e contribui para mobilizar diversos setores da sociedade sobre os cuidados com a primeira infância – que vai de zero a seis anos de idade – e para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças.

“A Semana do Bebê é um demonstrativo do que o município já faz. É uma semana que vem fortalecer as garantias e direitos da crianças do nascimento até o sexto ano de vida. Nesta estratégia, realizamos durante toda a semana uma mobilização em favor dos direitos da criança e da gestante, observando o que os atores do município estão fazendo, em termo de Secretaria Municipal de Saúde, Educação e de Assistência Social”, explica a nutricionista Márcia Estevão, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O evento acontece integrado à Semana da Amamentação, que reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Como estamos no mês de agosto, o Agosto Dourado, estamos intensificando as ações de amamentação e incentivo ao aleitamento materno”, pontua Márcia Estevão.

Entre as atividades da Semana do Bebê está a entrega do título de bebê prefeito. “Durante esta semana, a primeira criança que nascer entre o dia 13 e o dia 17, de parto normal, que mãe tiver feito no mínimo sete consultas de pré-natal e que seja do município de Oeiras, será o bebê-prefeito. E assim nós finalizaremos a Semana do Bebê, mas continuaremos por todo o mês de agosto fazendo eventos de estímulo à amamentação”, conclui a coordenadora do NASF.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

SEGUNDA-FEIRA - 13/08/2018

 14:00 H: ABERTURA OFICIAL DO EVENTO (SEMANA DO BEBÊ E AMAMENTAÇÃO)

LOCAL: CINE TEATRO DE OEIRAS

Público: profissionais da Semusa, Semas e Semed

17:00H:PRAÇA DA VITÓRIA

Atividades recreativas e abordagem lúdica sobre a alimentação Saudável na Primeira Infância

Público:alunos menores de 6 anos das escolas municipais (Mercês Romão e Mãe Tança)

17:00H - PRAÇA DE EVENTOS

Atividade: MAMAÇO

Público: gestantes e lactantes

 

14/08/2018– 08:00 HORAS

LOCAL: UBS TAMBORIL SALINAS

Atividades: Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento materno e Shantala (massagem para bebês)

Oficina: Alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 2 anos e atividades recreativas

Público: mães, gestantes e crianças menores de 02 anos.

 

14/08/2018 – 08:00 HORAS

LOCAL: UBS OEIRAS NOVA E GERARDO MAGELA

Atividades:  Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento materno e Shantala (massagem para bebês)

Público: gestantes e lactantes.

 

14/08/2018 – 14:00 HORAS

LOCAL: UBS DR. HAILTON ALVES e DR. PEDRO BARBOSA

Atividades: Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento materno e Shantala (massagem para bebês)

Público: gestantes e lactantes.

 14/08/018 – 14:00h

LOCAL: CRAS I E II

Atividades:  palestra: Acorda mamãe

Exercícios: como manter a autoestima

Público: gestantes e lactantes 

 14/08/2018 – manhã e tarde

LOCAL: Escola Municipal Júlia Miranda

Antropometria e avaliação nutricional

Oficina: alimentação Saudável na Primeira Infância.

Atividades recreativas.

Público: alunos menores de 6 anos, pais, diretores e professores.

 16/08/2018 – 08:00 HORAS

LOCAL: UBS FOMENTO

Atividades: Roda de conversa com equipe multiprofissional sobre Aleitamento Materno e Shantala (massagem para bebês)

Orientações sobre a importância do teste do pezinho

Oficina: Alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 02 anos

Público: mães, gestantes e crianças menores de 02 anos.

16/08/2018 – manhã e tarde

 LOCAL: Escola Municipal Santinha Nunes

Antropometria e avaliação nutricional

Oficina: alimentação Saudável na Primeira Infância

Atividades recreativas

Público: alunos menores de 6 anos, pais, diretores e professores

 

16/08/2018 – 08:00 HORAS

LOCAL: UBS RODAGEM DE PICOS

Atividade: Puericultura compartilhada

Oficina: Alimentação adequada, segura e saudável para crianças menores de 02 anos

Saúde bucal e atividades recreativas

Público: mães e crianças menores de 02 anos.

 16 e 17/08/018 – 18:00 HORAS

LOCAL: ESCOLAS MUNICIPAIS

ATIVIDADE:   Roda de conversa sobre o fortalecimento do vínculo como prevenção à violência e Alimentação Saudável na Primeira Infância

Público: Pais de alunos menores de 06 anos e profissionais

 17/08/2018 – manhã e tarde

 LOCAL: Escola Municipal Balduíno de Deus

Antropometria e avaliação nutricional

Oficina: alimentação Saudável na Primeira Infância

Atividades recreativas

Público: crianças menores de 6 anos, pais, diretores e professores

Fonte: Ascom

Povoado Alagoinha terá sistema de abastecimento d’água ampliado em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estão ampliando a rede de distribuição e tratamento d’água, no povoado Alagoinha, na zona rural do município. Na manhã desta terça-feira, 07, o prefeito José Raimundo visitou a comunidade e acompanhou o andamento dos trabalhos.

Assuéro Rêgo, presidente do SAAE, explica que com a obra de infraestrutura hídrica, a água consumida na comunidade será captada no Rio Salinas e, em seguida, passará uma Estação Compacta de Tratamento, implantada através de uma parceria da Prefeitura com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Segundo Zé Raimundo, a ampliação do sistema de abastecimento beneficiará toda a população do povoado com água tratada. Ele adianta que o novo sistema será entregue em breve à comunidade, junto com uma série de benfeitorias que a Prefeitura de Oeiras está realizando, como melhorias na infraestrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS), revitalização da praça e instalação de uma Academia da Saúde no povoado.

Fonte: Ascom

Posts anteriores